Multiplayer
Dark Souls não tem multiplayer tradicional. Você não pode convidar os amigos, não existe matchmaking, nada de conversar diretamente com os outros. É algo mais… especial.
Existem duas maneiras de jogar junto: em cooperação ou em PvP (o que parte dos fãs chamam de “cooperação antagônica”). Cada jogador conectado tem seu mundo, e o que acontece é que é possível uma pessoa interferir no mundo da outra de várias formas.
A mais básica é usando um item chamado Orange Guidance Soapstone. Com ele você pode deixar uma mensagem no chão, como, por exemplo, “cuidado com a emboscada”, perto de um lugar perigoso. Quando você escreve a mensagem, os outros jogadores que passam por ali vão vê-la e, quanto mais “Joinhas” derem nela, mais tempo ela dura. Você nem precisa estar em forma humana para usá-lo.
Mas o mais legal é interagir diretamente com as outras pessoas. Com a White Sign Soaspstone você pode deixar um sinal luminoso (que aparece em branco) e, se a pessoa “do outro lado” quiser, pode chamar você para ajudar a matar um chefe difícil, por exemplo. E vice-versa.
O “problema” é que você pode deixar seu sinal de ajuda mesmo estando Hollow, mas para chamar outras pessoas, é necessário ir para a forma humana, e isso deixa você vulnerável a invasões. Pelo menos é impossível alguém de nível 99 estragar a sua festa se o seu personagem estiver nível 10. A regra é que um jogador só consegue invadir quem estiver com níveis acima do dele. Na cooperação, os outros precisam estar 10 níveis acima ou abaixo do seu, mais 10%. Existem exceções, mas o básico é isso.
O multiplayer de Dark Souls está profundamente ligado ao sistema de Covenants, que são como as facções presentes no mundo. Cada uma delas tem um mestre (que é com quem você precisa falar para entrar), um papel definido e as suas próprias recompensas.