[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

Jogando 8hs por dia, quanto se gasta a mais de luz usando intel?
jogando o consumo dos dois praticamente serão os mesmos na média dos 45w, pra mais ou pra menos conforme a temperatura

um cálculo de +ou- ficaria aqui na minha região jogando 8hr
45w+130w=175w não sei o consumo dos outros componentes, então não vou contar
ficaria:
R$0,17 hora
R$1,33 dia
R$40,45 mes
R$485,46 ano
eu adicionaria mais uns R$0,40 por dia pelo uso dos outros componentes
 
Nossa tava vendo no youtube um monte de gente que comprou depois de mim já recebeu o G15, comprei essa merda dia 07, que raiva da Dell e dessa TNT Radar... :mad:
 
é vc q tá falando comigo através do meu canal do youtube né?


Eu vi os stories do dan no insta..

cara, tá mto estranho esse papo do intel ser mais frio.. Não pode ser possível. Só existem duas opções pra isso:
- curva de fan diferente no 11800h
- sistema de resfriamento mais parrudo no intel(eu já vi um fabricante fazendo isso...acho q foi na xmg... )


Tá parecendo q a Dell favoreceu Intel..
Eu tenho outro g15 vindo, mas é 5800h tb...... Se aparecer Intel com preço bom, vou comprar e devolver esse segundo pedido do amd..
QUero testar ambos aqui, lado a lado. E tirar minhas próprias conclusões..


PS.
a dell encurtou bastante o prazo de entrega...pode ver nos parceiros...
Fala amigo, pois é, isso que eu estava dizendo:
o ryzen rodando a 95 graus com limite de temperatura a 105 eh mais ou menos a mesma coisa que o intel rodando a 90 com limite de 100.

Agora o grande lance eh que esta questão de temperatura eh muito mais complexa do que parece: quando a GPU entra em uso máximo a potência do CPU diminui pois o laptop não consegue fornecer energia suficiente pra rodar os dois no máximo - dai a plataforma da Intel trata isto de uma forma e a da AMD trata de outro. Inclusive em testes de uso pesado apenas pra CPU o Ryzen fica mais frio do que a Intel (no video da comparação chinesa da pra ver isso). Então é muito mais complexo do que a gente pensa.

Apenas como chute, eu bolei uma teoria vendo os videos do Jarrod e alguns outros de que o 11800H por ter PCI-e Gen4, possibilita uma banda maior para a GPU e que acaba extraindo mais perfomance dela precisando de menos potência na CPU e consquentemente esquentando menos a CPU. Este possivelmente pode ser o motivo de rodar mais frio.

Inclusive, se vc colocar uma 3070 ou superior no 11800H, a diferença para o 5800H vai aumentar ainda mais como já foi mostrado em alguns testes.

Mas no final das contas eu acho que pra esta configuração com a 3060 os dois processadores atendem muito bem com uma diferença muito pequena de perfomance e temperatura porém a diferença de autonomia de bateria do Ryzen fica muito evidente e levando em conta cerca de 400-500 reais a menos o Ryzen acaba se destacando.

Em uma diferença de preço menor acho que o Intel pode levara uma pequena vantagem, principalmente se seu uso for quase sempre plugado na tomada e pelo Thunderbolt 4.
 

Sensacional esse video....

Essa explicação tem no Manual de serviço do dell g15 disponível no site da dell, só recomendo ao pessoal desconectar o cabo da bateria para mexer na placa, só puxar o conector com a ponta da unha...
 
Galera, meu G15 chegou ontem e estou simplesmente amando! Nunca tive uma máquina potente como essa, e estou curtindo bastante as temps.

CONSIDERAÇÕES PARA QUEM FOR COMPRAR COM RYZEN: O programa do Radeon que vem de fábrica não atualiza sozinho e nem pelo Support Assist da Dell, tem que ir no próprio site da Radeon e baixar o Driver da 5800H. Pode parecer besteira mas não avisa no software que a CPU precisa de atualizações.

Percebi que as temps estavam muito altas, e com um pequeno throttle em jogos que utilizavam muito a CPU, mas após a atualização venho com temperaturas excelentes no Note.

DRIVER DA 5800H: https://www.amd.com/pt/support/apu/...-processors-radeon-graphics/amd-ryzen-7-5800h

Estou vendo uma galera do Youtube fazendo vídeos com as temperaturas do que parece ser sem essa atualização, saí de +93°C para 75-77°C na CPU, isso em um Laptop é simplesmente incrível, principalmente para mim que jogava em um que chegava fácil aos 100°C.

AC: Origins depois da atualização



EDIT: Jogo está capado no V-sync 60fps

Valeu pela dica amigo! Espero que o pessoal que comprou o 11800H e já recebeu publique por aqui tb.
 



Nesse video da pra ver q nao tem XMP na bios..
ou seja...comprem memórias com jedec 3200 e 1.20v... senao vai dar ruim
 
exatamente
ter que reduzir performance para que não sofra de throttling meio que faz toda a busca pelo "melhor gpu", "melhor ram", "tal modelo de ram melhor tem 50% mais desempenho", "tal processador tem 40% mais desempenho", "tela com 166hz" perder todo o sentido, já que limitando o desempenho vai cair e no final ser praticamente igual de modelos inferiores/antigos.
negócio é undervolt, melhor pasta térmica, base se precisar... Mas nada de desativar turbo ou enforcar o processador
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


excelente, ja vou divulgar pra todos isso
Fala amigo, eu concordo em partes mas sinceramente acho que quem está buscando perfomance máxima, extrair cada gota do PC está procurando no lugar errado: a linha G15 é a linha gamer de entrada da Dell. Pra perfomance maior tem a Alienware, alguns Legions da Lenovo, etc. Na real perfomance máxima mesmo é em Desktop.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pois é... no teste em video do adrena tb bateu 100 graus no m15 r6...

é impossível ter 15 graus de diferença para o 5800h....

isso ai tá cheirando a teste noob ou vendido...
O cara deve ter ligado o intel e capturado o video logo em seguida...enqnto o 5800h estava rodando ha mto mais tmpo...
ai obviamente vai ter mta diferença..


Acabei de olhar o data sheet de ambos e as fotos do sistema de resfriamento são idênticas...
nao consegui achar nenhum video de desmontagem do 5511, apenas do 5515 ryzen.. q bosta
Pois é amigo, eu fiquei um tempão assistindo os detalhes deste vídeo chines e inclusive capturei o áudio, fiz o caption pelo Premiere e traduzi a legenda. De fato em vários jogos a temperatuar do 11800H ficou mais baixa - mas no teste de FPU do AIDA 64 (rodando apenas a CPU) o Intel ficou mais quente, batendo os 100 graus que é a temp. máxima estipulada pela Intel.

Por isso acho que o assunto é bem mais complexo do que parece. Além disso os testes podem ser feitos sem aquele G Shift, com o G Shift, com um perfil X das ventoinhas, com um perfil de energia do Windows X ou Y, com Bios diferente, driver diferentes, etc- se vc pegar dois testes de pessoas diferentes podemos ter ainda condições climáticas diferentes, ar condicionado, etc.

Então é muito difiicl achar um teste em condições iguais e provavelmente devem existir maneiras de melhorar a relação perfomance/temperatura em ambas as versõs.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

travado e 60 vai ficar frio, certeza..
olha a clock da gpu, ta mto baixo tb...

vc desabilitou a vega na bios?


PS.
esse driver da amd é por causa da gpu vega.... não acredito q influencie em temps do cpu...
Provavelmente deve influenciar pq a GPU é integrada ao CPU. Tinha um laptop com o 7700HQ e quando fazia undervolt na GPU integrada a temperatura abaixava.
 
Última edição:
jogando o consumo dos dois praticamente serão os mesmos na média dos 45w, pra mais ou pra menos conforme a temperatura

um cálculo de +ou- ficaria aqui na minha região jogando 8hr
45w+130w=175w não sei o consumo dos outros componentes, então não vou contar
ficaria:
R$0,17 hora
R$1,33 dia
R$40,45 mes
R$485,46 ano
eu adicionaria mais uns R$0,40 por dia pelo uso dos outros componentes
Então mas no caso do intel, ele nao é fraco em 45w? No caso esse seria mais um calculo para o amd, não?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sensacional esse video....

Essa explicação tem no Manual de serviço do dell g15 disponível no site da dell, só recomendo ao pessoal desconectar o cabo da bateria para mexer na placa, só puxar o conector com a ponta da unha...
No acer tem um botao que quando abre a tampa ele corta a energia, o dell não tem?
 




Esse video fala sobre a bios 1.2...

Somente o modo G libera 45w depois dessa bios..os outros modos só vão até 35w..
Então o modo G não altera apenas FAN, pra deixar claro..
 
Por isso acho que o assunto é bem mais complexo do que parece. Além disso os testes podem ser feitos sem aquele G Shift, com o G Shift, com um perfil X das ventoinhas, com um perfil de energia do Windows X ou Y, com Bios diferente, driver diferentes, etc- se vc pegar dois testes de pessoas diferentes podemos ter ainda condições climáticas diferentes, ar condicionado, etc.
Ai que está, o teste nunca vai ser igual justamente por não ser o mesmo produto, principalmente a Bios, fui olhar as bios no site da Dell e:
G15 5511 Intel - Mais atual: 1.5.0 lançado em 02/09
G15 5515 AMD - Mais atual: 1.4.0 lançado em 27/08

Inclusive internamente, o modelo AMD tem o que parece ser uma folha de cobre o que já é uma mudança fisica no chassi, provavelmente do outro lado deve mudar a quantidade de heatpipes.
K4uCizn.png
 
Fala amigo, eu concordo em partes mas sinceramente acho que quem está buscando perfomance máxima, extrair cada gota do PC está procurando no lugar errado: a linha G15 é a linha gamer de entrada da Dell. Pra perfomance maior tem a Alienware, alguns Legions da Lenovo, etc. Na real perfomance máxima mesmo é em Desktop.
Não to me referindo a comparativos de desempenho, nada a ver sobre performance maior ou menor vs outro modelo
me refiro a extrair o máximo do note, seja lá qual for, das peças que veio quando você comprou, e pra isso é só ele não dar throttling

vi e algum lugar que limitaram o uso de energia do cpu quando a gpu está sendo usada na bios, vou ver se acho o link
 
vi e algum lugar que limitaram o uso de energia do cpu quando a gpu está sendo usada

sim, todo notebook faz isso....
45w(g mode) do 5800h é qando a gpu ta sendo usada...

Nao lembro do tdp qndo é usado apenas o cpu no G15..
 
Então mas no caso do intel, ele nao é fraco em 45w? No caso esse seria mais um calculo para o amd, não?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


No acer tem um botao que quando abre a tampa ele corta a energia, o dell não tem?
não fica mais fraco, olha esse video


em jogos o uso do cpu é esse ai
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

sim, todo notebook faz isso....
45w(g mode) do 5800h é qando a gpu ta sendo usada...

Nao lembro do tdp qndo é usado apenas o cpu no G15..
todo notebook não
 
Uma saida pra poder testar:





1. Right click the Start menu and select Control Panel.
2. Click Hardware and Sound.
3. Select Power Options.
4. Find Processor power management and open the menu for Minimum processor state.
5. Change the setting for on battery (turbo mode power settings) from 100% to Min and Max 99%.
6. Change the setting for plugged in to 99%.
Youre Cpu wil run 3.1 ghz stable and run cooler when playing games around 70 - 80 degrees depends on games before it was 86-93 degrees.

If there is no option then it's disabled on you're laptop then u need to enabled first in the register. I can help you whit how to do it.



--- Post duplo é unido automaticamente: ---

todo notebook não

q eu saiba todo note gamer faz isso
 
Uma saida pra poder testar:





1. Right click the Start menu and select Control Panel.
2. Click Hardware and Sound.
3. Select Power Options.
4. Find Processor power management and open the menu for Minimum processor state.
5. Change the setting for on battery (turbo mode power settings) from 100% to Min and Max 99%.
6. Change the setting for plugged in to 99%.
Youre Cpu wil run 3.1 ghz stable and run cooler when playing games around 70 - 80 degrees depends on games before it was 86-93 degrees.

If there is no option then it's disabled on you're laptop then u need to enabled first in the register. I can help you whit how to do it.



--- Post duplo é unido automaticamente: ---



q eu saiba todo note gamer faz isso

Isso não seria uma forma desabilitar o turbo boost não? Não é mais fácil fazer isso via Bios?
Tem no YouTube um tutorial ensinando a restringir o clock do 5800h no G15 a 3.6 GHZ se não me engano usando o app da AMD. Basta procurar por lá.
 
Nossa tava vendo no youtube um monte de gente que comprou depois de mim já recebeu o G15, comprei essa merda dia 07, que raiva da Dell e dessa TNT Radar... :mad:


Deve ser quem comprou com intel
 
Isso não seria uma forma desabilitar o turbo boost não? Não é mais fácil fazer isso via Bios?
Tem no YouTube um tutorial ensinando a restringir o clock do 5800h no G15 a 3.6 GHZ se não me engano usando o app da AMD. Basta procurar por lá.

pelo oq eu vi, isso limita apenas clock..

quero testar o ryzen controller tb
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

não fica mais fraco, olha esse video


em jogos o uso do cpu é esse ai
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


todo notebook não



exemplo do lenovo:


45 W PL1 / Sustained
65 W PL2 / Short Burst,



G15

54 W PL1 / Sustained
65 W PL2 / Short Burst,
 
Última edição:
Uma saida pra poder testar:





1. Right click the Start menu and select Control Panel.
2. Click Hardware and Sound.
3. Select Power Options.
4. Find Processor power management and open the menu for Minimum processor state.
5. Change the setting for on battery (turbo mode power settings) from 100% to Min and Max 99%.
6. Change the setting for plugged in to 99%.
Youre Cpu wil run 3.1 ghz stable and run cooler when playing games around 70 - 80 degrees depends on games before it was 86-93 degrees.

If there is no option then it's disabled on you're laptop then u need to enabled first in the register. I can help you whit how to do it.



--- Post duplo é unido automaticamente: ---



q eu saiba todo note gamer faz isso

99% desativa o turbo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

pelo oq eu vi, isso limita apenas clock..

quero testar o ryzen controller tb
--- Post duplo é unido automaticamente: ---




exemplo do lenovo:


45 W PL1 / Sustained
65 W PL2 / Short Burst,



G15

54 W PL1 / Sustained
65 W PL2 / Short Burst,
não não, você esta confundindo as coisas, pl1 e pl2 tem nada a ver com o limite que falei
pl1 e 2 você pode editar até se quiser via throttlestop
 
99% desativa o turbo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


não não, você esta confundindo as coisas, pl1 e pl2 tem nada a ver com o limite que falei
pl1 e 2 você pode editar até se quiser via throttlestop

sim, pl1 e pl2 é valor para sustentada e o boost..

Mas todo notebook tem uma "potencia" pra qndo somente o cpu está em uso e outra qando a gpu tá junto..
o g15 tem 45w qndo é cpu + gpu.... ou seja, games
 
sim, pl1 e pl2 é valor para sustentada e o boost..

Mas todo notebook tem uma "potencia" pra qndo somente o cpu está em uso e outra qando a gpu tá junto..
cara esses pl1 e 2 ai é até mesmo quando só o cpu esta sobre carga
o limite que me refiro é outro, via bios e como esse modelo é amd provavelmente não tem como destravar. Tem um nome especifico, mas não lembro agora.
 
cara esses pl1 e 2 ai é até mesmo quando só o cpu esta sobre carga
o limite que me refiro é outro, via bios e como esse modelo é amd provavelmente não tem como destravar. Tem um nome especifico, mas não lembro agora.


sim, ti entendi...

Eu vou procurar qual a potencia do G15 qndo é somente cpu...
 
sim, ti entendi...

Eu vou procurar qual a potencia do G15 qndo é somente cpu...
cara esses pl1 e 2 ai é até mesmo quando só o cpu esta sobre carga
o limite que me refiro é outro, via bios e como esse modelo é amd provavelmente não tem como destravar. Tem um nome especifico, mas não lembro agora.


Não sei se o teste é confiável, mas acredito que seja isso no G15:
11min40s




Cpu package power(dá pra ver nas imagens)
5800H: 63w
11800h: 103w

O Intel consumiu 80% mais....caralho...!!!

Tinha obrigação de ficar na frente mesmo.. Mas a eficiência é mto ruim.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo