[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

Vou testar isso qndo chegar, mas sou contra desligar turbo boost por causa de temperatura..
isso é um desaforo com nós clientes..
Concordo mas Laptop gamer caso não fizer undervolt ou desabilitar o boost é sempre na casa dos 85~90°C o processador tanto AMD como Intel também acho um tapa na cara da sociedade rs mas se quiser temperaturas menores tem que fazer isso.
 
G15 5800H, 3060
CPU batendo 100ºC, já com bios atualizada
GPU na faixa de 80ºC. Só a questao do TDP nao entendi muito bem "TDP é de 80w, com consumo de até 125w" Momentos do video 1:13:38 / 3:07:38
SSD (Menorzinho), leitura de 2k, veio com 2 dissipadores menorzinhos (Se for usar SSD normal vai ter de comprar por fora)
Memorias 1Rx8 (Pelo menos isso)
 
Última edição:
Vi um vídeo de um cara que desabilitou o Turbo Boost do Ryzen, diminuiu a temperatura em 20 ºC e teve pouca perda de fps. Dependendo de como for, provavelmente farei o mesmo pra testar, pois jogar direto com 90 ºC é pegado.


Que jogo é esse? Me lembrou o unreal tournament
 
Concordo mas Laptop gamer caso não fizer undervolt ou desabilitar o boost é sempre na casa dos 85~90°C o processador tanto AMD como Intel também acho um tapa na cara da sociedade rs mas se quiser temperaturas menores tem que fazer isso.
Pois é, infelizmente é a realidade - obviamente que os laptops de ponta possuem um sistema de refrigeração melhor e rodam bem mais frios mas de fato estes processadores são projetados para rodar a 100 - 105 graus mantendo a vida útil estimada, então em teoria não tem problema rodar nestas temperaturas e com certeza a Dell deve economizar no sistema de resfriamento deste laptop pra manter o baixo custo fazendo o suficiente pra não passar da temperatura máxima recomendada.

Obviamente todo mundo quer rodar com o processador mais frio e por isso no Intel vale a pena fazer undervolt. Já no caso do Ryzen vi que existe um aplicativo que chama Ryzen Controller que promete abaixar as temps, porem não sei o que ele faz exatamente. Outra opção é alterar as opções de energia do Windows e diminuir o Max Processor State - tem que testar e ver o que mantem o máximo de perfomance com uma temperatura razoável.

Mas de qualque forma é de se esperar alguns pontos negativos em um laptop com este nível de hardware por 6200 reais, que provavelmente fica mais barato do que comprar nos EUA. Tenho quase certeza que até desabilitando o boost você terá uma perfomance superior ao Intel 10750H por exemplo que equipa grande parte dos laptops gamers disponiveis no Brasil e que estão até mais caros do que o G15.
 
G15 5800H, 3060
CPU batendo 100ºC, já com bios atualizada
GPU na faixa de 80ºC. Só a questao do TDP nao entendi muito bem "TDP é de 80w, com consumo de até 125w" Momentos do video 1:13:38 / 3:07:38
SSD (Menorzinho), leitura de 2k, veio com 2 dissipadores menorzinhos (Se for usar SSD normal vai ter de comprar por fora)
Memorias 1Rx8 (Pelo menos isso)

limite de temp do ryzen é 105c e da nvidia é 85c
no video ele atingiu 103c usando menos de 45w na cpu e a gpu atingiu o limite de 85c e até passou as vezes
fiquei impressionado com isso, pasta termica que a dell usou é oq? pasta de dente?
 
Pois é, infelizmente é a realidade - obviamente que os laptops de ponta possuem um sistema de refrigeração melhor e rodam bem mais frios mas de fato estes processadores são projetados para rodar a 100 - 105 graus mantendo a vida útil estimada, então em teoria não tem problema rodar nestas temperaturas e com certeza a Dell deve economizar no sistema de resfriamento deste laptop pra manter o baixo custo fazendo o suficiente pra não passar da temperatura máxima recomendada.

Obviamente todo mundo quer rodar com o processador mais frio e por isso no Intel vale a pena fazer undervolt. Já no caso do Ryzen vi que existe um aplicativo que chama Ryzen Controller que promete abaixar as temps, porem não sei o que ele faz exatamente. Outra opção é alterar as opções de energia do Windows e diminuir o Max Processor State - tem que testar e ver o que mantem o máximo de perfomance com uma temperatura razoável.

Mas de qualque forma é de se esperar alguns pontos negativos em um laptop com este nível de hardware por 6200 reais, que provavelmente fica mais barato do que comprar nos EUA. Tenho quase certeza que até desabilitando o boost você terá uma perfomance superior ao Intel 10750H por exemplo que equipa grande parte dos laptops gamers disponiveis no Brasil e que estão até mais caros do que o G15.
Cara mas a maioria dos laptop gamer se quiser trabalhar com temperaturas mais baixa você tem que fazer undervolt em alguns casos até desabilitar o boost, trocar a pasta térmica não esquecendo sempre da temperatura ambiente que também favorece, já testei inúmeros Laptops e para ter uma temperatura aceitável tive que fazer algum desses métodos, infelizmente não tem como não fugir disso, oque não pode é deixar chegar a 100°C constantemente.
 
Essa parada de temperatura da CPU é icógnita as vezes pra mim.
Os macbooks pro antigos operam em temperaturas altissimas porque a Apple prioriza silêncio e a longevidade deles é extrema.
 
Pessoal, alguém sabe me informar sobre como tá funcionando a devolução na submarino? Comprei um g15 dia 19, mas com esses novos preços, fiz outra compra contando que conseguirei devolver o primeiro e ter estorno integral do dinheiro. Tá funcionando assim mesmo?
 
Concordo mas Laptop gamer caso não fizer undervolt ou desabilitar o boost é sempre na casa dos 85~90°C o processador tanto AMD como Intel também acho um tapa na cara da sociedade rs mas se quiser temperaturas menores tem que fazer isso.


A minha preocupação é com clock....
Se bater 200 graus e continuar com desempenho top, nao tem problema....srsrs

é exatamente isso q eu quero ver...e outra..Caso o note pegue fogo, ainda tem garantia... haha


Enfim....se nao me preocupo se bater 100 graus e continuar com o mesmo desempenho..
o problema é qndo a temperatura começa a causar thermal throttling
 
Última edição:
A minha preocupação é com clock....
Se bater 200 graus e continuar com desempenho top, nao tem problema....srsrs

é exatamente isso q eu quero ver...e outra..Caso o note pegue fogo, ainda tem garantia... haha


Enfim....se nao me preocupo se bater 100 graus e continuar com o mesmo desempenho..
o problema é qndo a temperatura começa a causar thermal throttling
Mas em jogos difícilmente vai bater 100°C ou perto disso mas claro tomando os devidos cuidados como por exemplo, levantando um pouco o laptop vai ajudar na temperatura assim como um AC ligado também mas caso atingir frequentemente isso nesse caso ou desativa o boost ou faça o Undervolt.
 
limite de temp do ryzen é 105c e da nvidia é 85c
no video ele atingiu 103c usando menos de 45w na cpu e a gpu atingiu o limite de 85c e até passou as vezes
fiquei impressionado com isso, pasta termica que a dell usou é oq? pasta de dente?
Fala amigo! Onde encontrou a temperatura max da 3060? Não consegui achar esta informação em lugar nenhum
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Essa parada de temperatura da CPU é icógnita as vezes pra mim.
Os macbooks pro antigos operam em temperaturas altissimas porque a Apple prioriza silêncio e a longevidade deles é extrema.
Mas então, o grande lance é que de fato os processadores foram feitos pra atingir altas temperaturas - é igual na indústria, você tem maquinas feitas pra trabalhar em alitissimas temperaturas mas elas foram projetadas para funcionar assim. Já li em alguns lugares que o silício aguenta temperaturas de cerca de 120, 125 graus e de fato 100-105 é bem tranquilo. As fabricantes (intel e AMD) limitam o throttle nesse patamar exatamente pra ter uma margem de erro e evitar degradação antecipada.
Tive um macbook pro a um tempo atrás e em algumas tarefas o computador esquentava muito, inclusive o corpo dele ficava quente e chegava a incomodar durante o uso - pelo que li o G15 não esquenta muito no teclado, touchpad, etc, então em teoria não tem problema nenhum chegar em 100 graus.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, alguém sabe me informar sobre como tá funcionando a devolução na submarino? Comprei um g15 dia 19, mas com esses novos preços, fiz outra compra contando que conseguirei devolver o primeiro e ter estorno integral do dinheiro. Tá funcionando assim mesmo?
Oi amigo, eu fiz a compra usando Ame e pedi o cancelamento. Reembolsaram o saldo do Ame em menos de 1 dia e no cartão o estorno demorou uns 3 dias. Tudo tranquilo.
 
Última edição:
Fala amigo! Onde encontrou a temperatura max da 3060? Não consegui achar esta informação em lugar nenhum
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Mas então, o grande lance é que de fato os processadores foram feitos pra atingir altas temperaturas - é igual na indústria, você tem maquinas feitas pra trabalhar em alitissimas temperaturas mas elas foram projetadas para funcionar assim. Já li em alguns lugares que o silício aguenta temperaturas de cerca de 120, 125 graus e de fato 100-105 é bem tranquilo. As fabricantes (intel e AMD) limitam o throttle nesse patamar exatamente pra ter uma margem de erro e evitar degradação antecipada.
Tive um macbook pro a um tempo atrás e em algumas tarefas o computador esquentava muito, inclusive o corpo dele ficava quente e chegava a incomodar durante o uso - pelo que li o G15 não esquenta muito no teclado, touchpad, etc, então em teoria não tem problema nenhum chegar em 100 graus.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Oi amigo, eu fiz a compra usando Ame e pedi o cancelamento. Reembolsaram o saldo do Ame em menos de 1 dia e no cartão o estorno demorou uns 3 dias. Tudo tranquilo.


é vc q tá falando comigo através do meu canal do youtube né?


Eu vi os stories do dan no insta..

cara, tá mto estranho esse papo do intel ser mais frio.. Não pode ser possível. Só existem duas opções pra isso:
- curva de fan diferente no 11800h
- sistema de resfriamento mais parrudo no intel(eu já vi um fabricante fazendo isso...acho q foi na xmg... )


Tá parecendo q a Dell favoreceu Intel..
Eu tenho outro g15 vindo, mas é 5800h tb...... Se aparecer Intel com preço bom, vou comprar e devolver esse segundo pedido do amd..
QUero testar ambos aqui, lado a lado. E tirar minhas próprias conclusões..


PS.
a dell encurtou bastante o prazo de entrega...pode ver nos parceiros...
 
Última edição:
Fala amigo! Onde encontrou a temperatura max da 3060? Não consegui achar esta informação em lugar nenhum
é o limite na maioria das gpu mobile atuais
dá pra confirmar se a gpu está sofrendo throttling baixando o gpu-z e verificando o perfcap reason, se estiver verdinho esta ok, se estiver rosa é throttling
 
Galera, meu G15 chegou ontem e estou simplesmente amando! Nunca tive uma máquina potente como essa, e estou curtindo bastante as temps.

CONSIDERAÇÕES PARA QUEM FOR COMPRAR COM RYZEN: O programa do Radeon que vem de fábrica não atualiza sozinho e nem pelo Support Assist da Dell, tem que ir no próprio site da Radeon e baixar o Driver da 5800H. Pode parecer besteira mas não avisa no software que a CPU precisa de atualizações.

Percebi que as temps estavam muito altas, e com um pequeno throttle em jogos que utilizavam muito a CPU, mas após a atualização venho com temperaturas excelentes no Note.

DRIVER DA 5800H: https://www.amd.com/pt/support/apu/...-processors-radeon-graphics/amd-ryzen-7-5800h

Estou vendo uma galera do Youtube fazendo vídeos com as temperaturas do que parece ser sem essa atualização, saí de +93°C para 75-77°C na CPU, isso em um Laptop é simplesmente incrível, principalmente para mim que jogava em um que chegava fácil aos 100°C.

AC: Origins depois da atualização



EDIT: Jogo está capado no V-sync 60fps
 
A minha preocupação é com clock....
Se bater 200 graus e continuar com desempenho top, nao tem problema....srsrs

é exatamente isso q eu quero ver...e outra..Caso o note pegue fogo, ainda tem garantia... haha


Enfim....se nao me preocupo se bater 100 graus e continuar com o mesmo desempenho..
o problema é qndo a temperatura começa a causar thermal throttling
exatamente
ter que reduzir performance para que não sofra de throttling meio que faz toda a busca pelo "melhor gpu", "melhor ram", "tal modelo de ram melhor tem 50% mais desempenho", "tal processador tem 40% mais desempenho", "tela com 166hz" perder todo o sentido, já que limitando o desempenho vai cair e no final ser praticamente igual de modelos inferiores/antigos.
negócio é undervolt, melhor pasta térmica, base se precisar... Mas nada de desativar turbo ou enforcar o processador
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera, meu G15 chegou ontem e estou simplesmente amando! Nunca tive uma máquina potente como essa, e estou curtindo bastante as temps.

CONSIDERAÇÕES PARA QUEM FOR COMPRAR COM RYZEN: O programa do Radeon que vem de fábrica não atualiza sozinho e nem pelo Support Assist da Dell, tem que ir no próprio site da Radeon e baixar o Driver da 5800H. Pode parecer besteira mas não avisa no software que a CPU precisa de atualizações.

Percebi que as temps estavam muito altas, e com um pequeno throttle em jogos que utilizavam muito a CPU, mas após a atualização venho com temperaturas excelentes no Note.

DRIVER DA 5800H: https://www.amd.com/pt/support/apu/...-processors-radeon-graphics/amd-ryzen-7-5800h

Estou vendo uma galera do Youtube fazendo vídeos com as temperaturas do que parece ser sem essa atualização, saí de +93°C para 75-77°C na CPU, isso em um Laptop é simplesmente incrível, principalmente para mim que jogava em um que chegava fácil aos 100°C.

AC: Origins depois da atualização



EDIT: Jogo está capado no V-sync 60fps

excelente, ja vou divulgar pra todos isso
 


Não sei se já postaram esse video aqui, mas pra mim foi decisivo para escolher a versão intel, cujo pelo visto é consideravelmente mais fria que a versão AMD, tem melhor desempenho, bios, tecnologias e tals.
Não é de hoje que sabemos destas negligencias dos fabricantes com versões AMD dos produtos, nada de novo no front.
 
Galera, meu G15 chegou ontem e estou simplesmente amando! Nunca tive uma máquina potente como essa, e estou curtindo bastante as temps.

CONSIDERAÇÕES PARA QUEM FOR COMPRAR COM RYZEN: O programa do Radeon que vem de fábrica não atualiza sozinho e nem pelo Support Assist da Dell, tem que ir no próprio site da Radeon e baixar o Driver da 5800H. Pode parecer besteira mas não avisa no software que a CPU precisa de atualizações.

Percebi que as temps estavam muito altas, e com um pequeno throttle em jogos que utilizavam muito a CPU, mas após a atualização venho com temperaturas excelentes no Note.

DRIVER DA 5800H: https://www.amd.com/pt/support/apu/...-processors-radeon-graphics/amd-ryzen-7-5800h

Estou vendo uma galera do Youtube fazendo vídeos com as temperaturas do que parece ser sem essa atualização, saí de +93°C para 75-77°C na CPU, isso em um Laptop é simplesmente incrível, principalmente para mim que jogava em um que chegava fácil aos 100°C.

AC: Origins depois da atualização



EDIT: Jogo está capado no V-sync 60fps


travado e 60 vai ficar frio, certeza..
olha a clock da gpu, ta mto baixo tb...

vc desabilitou a vega na bios?


PS.
esse driver da amd é por causa da gpu vega.... não acredito q influencie em temps do cpu...
 
Parece que esse note tá rodando bem Linux. Se pá rola até fazer um GPU Passthrough, já que o Ryzen tem a Vega.
 


Não sei se já postaram esse video aqui, mas pra mim foi decisivo para escolher a versão intel, cujo pelo visto é consideravelmente mais fria que a versão AMD, tem melhor desempenho, bios, tecnologias e tals.
Não é de hoje que sabemos destas negligencias dos fabricantes com versões AMD dos produtos, nada de novo no front.



tem momentos que o 11800h fica quase 15 graus mais frio... na boa, isso não pode ser verdade...
5 graus, ok....mas 15?!
Vou olhar o data sheet de ambos e ver se a sistema de resfriamento é diferente
 
tem momentos que o 11800h fica quase 15 graus mais frio... na boa, isso não pode ser verdade...
5 graus, ok....mas 15?!
Vou olhar o data sheet de ambos e ver se a sistema de resfriamento é diferente
Estranho mesmo, um cara do M15 R6 tá falando que em jogos competitivos o 11800h dele tá batendo facil 95C.
"- Notebook quente.... bem quente. Jogos de mundo aberto ou competitivo o processador vai passar de 95 graus, mesmo limitando o fps. Quem não for se aventurar com undervolt e underclock, o ajuste do TCC Offset será seu amigo."
 
Estranho mesmo, um cara do M15 R6 tá falando que em jogos competitivos o 11800h dele tá batendo facil 95C.
"- Notebook quente.... bem quente. Jogos de mundo aberto ou competitivo o processador vai passar de 95 graus, mesmo limitando o fps. Quem não for se aventurar com undervolt e underclock, o ajuste do TCC Offset será seu amigo."


Pois é... no teste em video do adrena tb bateu 100 graus no m15 r6...

é impossível ter 15 graus de diferença para o 5800h....

isso ai tá cheirando a teste noob ou vendido...
O cara deve ter ligado o intel e capturado o video logo em seguida...enqnto o 5800h estava rodando ha mto mais tmpo...
ai obviamente vai ter mta diferença..


Acabei de olhar o data sheet de ambos e as fotos do sistema de resfriamento são idênticas...
nao consegui achar nenhum video de desmontagem do 5511, apenas do 5515 ryzen.. q bosta
 
Pow, mas da pra fazer undervolt sem ficar alterando a bios? No meu de 10th gen não da.

Eu acho que se tivesse que comprar novamente iria no Ryzen de novo, duração de bateria é uma boa vontangem pra quando eu estou viajando e trabalhando pois nem sempre estou perto da tomada.
 


no do video tem thermalpad

eu não entendo muito de fan, mas a parte que fica pra cima, a que fica aberta, não deveria ficar virada pro lado com melhor fluxo de ar, que no caso aqui é pro lado de baixo?
analisando o video novamente parece que as aberturas que ficam na parte de cima têm acesso pelas fan tbm
5ezeO3Y.png


onde circulei em vermelho
e os heatpipe percorrem +ou- por onde circulei em amarelo
de repente removendo o filtro que tem ali e quem sabe colocando um termalpad ou algo que melhore a dissipação naquela area pode ser que o resultado seja positivo
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo