[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

O modelo é o 3590 (i5 + GTX1650). Curtindo muito.
Quanto as temperaturas sem undervolt jogando WoW no Ultra a temperatura chegava a 98, fiz um undervolt de -0,135V não passou de 82, Sem nenhuma refrigeração extra.
O acabamento é excelente. Até agora nada a reclamar, to achando ele bem silencioso. Não tive nenhuma oscilação de desempenho. Acho que por enquanto a única coisa que faria pra melhorar é trocar o HD de 1tb por um SSD.
Pra semana testo com jogos mais pesados pra poder comparar o desempenho.
Show! Undervolt é obrigatório nesses notebooks mesmo. Ficou numa temperatura boa, bem longe da máxima. O seu modelo tem suporte a ssd m.2? Se tiver vc pode deixar o HD e só adicionar um ssd, assim não falta espaço. Recomendo os ssd da crucial, melhor cxb na minha opinião.
 
O modelo é o 3590 (i5 + GTX1650). Curtindo muito.
Quanto as temperaturas sem undervolt jogando WoW no Ultra a temperatura chegava a 98, fiz um undervolt de -0,135V não passou de 82, Sem nenhuma refrigeração extra.
O acabamento é excelente. Até agora nada a reclamar, to achando ele bem silencioso. Não tive nenhuma oscilação de desempenho. Acho que por enquanto a única coisa que faria pra melhorar é trocar o HD de 1tb por um SSD.
Pra semana testo com jogos mais pesados pra poder comparar o desempenho.
Mesmo modelo que peguei. Acho que vai me satisfazer bem no CS GO.
Qual procedimento usou para o undervolt?
 
A previsão do meu é pra chegar até sexta, espero que cumpra o prazo.
Já chegou, fone, mouse pad, mouse, tudo novo :haha:
E quanto a questão pra digitar? Vi que é padrão americano.
 
Galera, o que vcs acham de abrir um tópico novo pros novos G3 e G5? Pra não atrapalhar a galera do G7 aqui...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O modelo é o 3590 (i5 + GTX1650). Curtindo muito.
Quanto as temperaturas sem undervolt jogando WoW no Ultra a temperatura chegava a 98, fiz um undervolt de -0,135V não passou de 82, Sem nenhuma refrigeração extra.
O acabamento é excelente. Até agora nada a reclamar, to achando ele bem silencioso. Não tive nenhuma oscilação de desempenho. Acho que por enquanto a única coisa que faria pra melhorar é trocar o HD de 1tb por um SSD.
Pra semana testo com jogos mais pesados pra poder comparar o desempenho.
Chegou a fazer uma formatação limpa quando chegou?
 
Usei desse video aqui:

Valeu mano. Irei fazer assim que chegar. Pode me tirar uma dúvida, na sua nota fiscal, vem discriminado o Windows 10 separado?
 
Valeu mano. Irei fazer assim que chegar. Pode me tirar uma dúvida, na sua nota fiscal, vem discriminado o Windows 10 separado?

Se tiver dúvidas ou alguma dificuldade disponibilizei o config pronto do ThrottleStop no tutorial. Recomendo também fazer o underclock (está no tutorial)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Pessoal estou postando a análise das opções atuais da linha G, é basicamente o mesmo conteúdo da análise que fiz no GeekZilla, mas para facilitar vou deixar o post aqui também.

* OBS * Hoje o melhor custo benefício para quem procura um notebook gamer é o Novo G3 com i5 9300H e GTX 1650. (ele sai por R$4380 com cupom)

Dell G3 3590

Hardware


Disponível com GTX 1650 ou GTX 1660 Ti (Max-Q) e CPU i5-9300H ou i7 9750H (ainda existe também uma opção com a boa e velha GTX 1050 com 3GB de RAM, mas que não vai dar conta de games como Battlefield V )



Portas e slots

1. Cartão SD padrão | 2. USB 2.0 | 3. Slot da trava de segurança Wedge | 4. Entrada de energia | 5. USB-C DisplayPort com modo alternativo para 1650 e superior | 6. HDMI 2.0 | 7. USB 3.1 SuperSpeed | 8. RJ45 | 9. Fone de ouvido/microfone
Bateria de 3 células e 51 Wh (integrada)

Novo Dell G5

CPU i5-9300H ou i7 9750H , GPU GTX 1650, GTX 1660Ti e RTX 2060


Portas e slots

1. Cartão MicroMedia/SD 2 em 1 | 2. USB 3.1 | 3. Alimentação | 4. HDMI 2.0 | 5. USB 3.1 | 6. Mini DisplayPort* | 7. Ethernet | 8. Slot de segurança Noble | 9. DisplayPort com USB-C™/Thunderbolt com USB-C™* | 10. USB 3.1 com PowerShare | 11. Entrada de fones de ouvido

*** Thunderbolt 3 apenas para os modelos com RTX, os demais possuem display port apenas.

Bateria de 4 células e 60Wh (integrada)

Comparativo GTX 1060 vs 1660Ti (lembrando que a 1050ti no Dell G7 com 16Gb pode conseguir até 7000 pontos (6957-7010) , no teste do passmark, vai muito do config do note).



Já a 1650 é um bom custo benefício, o G3 com este config está saindo por R$4380



Agora analisando o desempenho da RTX 2060, não existe muito o que justifique o seu investimento com a 1660 Ti sendo o ponto ideal em termos de performance.



Undervolt+ Underclock (Se desejar entender a teoria basta ler este artigo)

Como a grande maioria dos notebooks gamers você terá que fazer o Undervolt ( reduzir voltagem CPU ) e underclock (reduzir turbo boost) para que as temperaturas fiquem abaixo dos 90 graus, o G3 3590 pode chegar a 98 graus em benchmark e mais de 90 em games, dependendo do que você está jogando.

Bases coolers ajudam mas não fazem milagre o caminho é o undervolt mesmo.

Tutorial Undervolt (em breve estarei montando o tópico aqui no Adrena mesmo)

O tutorial sobre undervolt já cobre também o underclock, as novas CPUS são apenas o chamado refresh da linha 8300H e 8750H, então os valores de turbo serão parecidos

Para o i5 9300H o turbo deverá ficar entre 3.2 e 3.4 para games em geral, 3.2 GHZ irá dar conta do recado na grande maioria dos casos, BFV é que pode ser um pouco mais exigente e neste caso você terá que usar ele em 3.4 especialmente com apenas 8GB de ram.

Os valores para o 9750H são praticamente os mesmos, pelo fato dele ter dois núcleos a mais em 3.2 GHZ você também já tem o suficiente para a maioria dos games.
Com o undervolt e underclock você vai conseguir jogar games como Fortnite, BF1 , Apex etc com temps abaixo dos 70 graus (variando de 60 a 70).

Dicas
  1. Se você comprou com Windows pode remover a instalação e começar do zero, baixando a mesmo versão que você comprou a ativação é automática
  2. Procure comprar com mais um ano de garantia, na hora da compra direto no site da Dell o valor é bem menor
  3. Ao comprar no site da Dell você ganha um bonus que você ser usado em outras compras, como mochila, mouse etc
  4. Lembrando que o note vem com 2x4 GB de RAM ou seja, dois pentes de memória (opções com 8GB de ram), você não pode vende-los para comprar outro pois caso a máquina dê problema e você precise envia-la de volta para a Dell serã necessários os pentes originais, isso em caso de substituição do equipamento por um novo por exemplo, para o suporte normal não tem problema.
  5. Não remova a garantia no local, ela é barata e é a melhor coisa que você irá comprar, qualquer problema o técnico vai onde você estiver (eles falam apenas na sua residencia e cidade mas já me atenderam na cidade vizinha em meu local de trabalho sem problemas ).
Problemas Recorrentes na linha gaming
Em geral a linha G é relativamente livre de problemas crônicos, o único porém que você irá notar que se você receber um note com bateria LG pode haver uma rápida degradação da capacidade máxima da bateria quando em uso constante, em alguns casos o desgaste se estabiliza em 9-11 % . Para entender mais sobre o desgaste de baterias visite o artigo.
 
Última edição:
Pessoal, vamos acalmar os ânimos e manter a discussão da "série G " centralizada neste tópico, independentemente do modelo :joia:
 
GeekZilla estou para vender no final de semana meu notebook Dell 7520!
E estou tentando analisar um para pegar, estou na dúvida entre o G3 com a 1660TI ou G5 com 1660, qual vc recomendaria? O preço para o G5 está uma diferença boa!
O que eu quero é manter uma temperatura boa para ter bastante tempo de duração com o notebook mínimo 5 anos, o G3 é bem refrigerado ? Teria problema com ele? Por fotos vi que o G5 é bem mais "aberto"..
Outra dúvida, saberia me dizer se eu ligando para Dell conseguiria pedir para eles mandaram 1 pente de 8GB ao invés de 2x4gb, mandar sem SSD, mandar com sistema Linux.. essas coisas, para futuramente eu ter uma opção de upgrade melhor e economia ?
E ligando para eles consigo mais desconto ou utilizar o cupom 400PRAVOCE caso eles consigam as alterações que eu pedir?
Estou por fora nunca fiz contado com a Dell, na época comprei o meu com uns meses de uso.

Edit---
Ou seria mais vantagem pegar um G7 i7 8750, 16gb, GTX 1060,SSD por 4,5k à 5k com alguns meses de uso?
 
Última edição:
O modelo é o 3590 (i5 + GTX1650). Curtindo muito.
Quanto as temperaturas sem undervolt jogando WoW no Ultra a temperatura chegava a 98, fiz um undervolt de -0,135V não passou de 82, Sem nenhuma refrigeração extra.
O acabamento é excelente. Até agora nada a reclamar, to achando ele bem silencioso. Não tive nenhuma oscilação de desempenho. Acho que por enquanto a única coisa que faria pra melhorar é trocar o HD de 1tb por um SSD.
Pra semana testo com jogos mais pesados pra poder comparar o desempenho.

Que bom cara que está gostando! Pedi esse mesmíssimo note hoje (i5 + GTX 1650), negociei com uma mochila inclusive e estou bastante ansioso! Quais jogos você já testou nele? Qual a qualidade da tela? O seu veio só com o HD ou veio com SSD M2 também?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se tiver dúvidas ou alguma dificuldade disponibilizei o config pronto do ThrottleStop no tutorial. Recomendo também fazer o underclock (está no tutorial)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Pessoal estou postando a análise das opções atuais da linha G, é basicamente o mesmo conteúdo da análise que fiz no GeekZilla, mas para facilitar vou deixar o post aqui também.

* OBS * Hoje o melhor custo benefício para quem procurar um notebook gamer é o Novo G3 com i5 9300H e GTX 1650. (ele sai por R$4380 com cupom)

Dell G3 3590

Hardware


Disponível com GTX 1650 ou GTX 1660 Ti e CPU i5-9300H ou i7 9750H (ainda existe também uma opção com a boa e velha GTX 1050 com 3GB de RAM, mas que não vai dar conta de games como Battlefield V )



Portas e slots

1. Cartão SD padrão | 2. USB 2.0 | 3. Slot da trava de segurança Wedge | 4. Entrada de energia | 5. USB-C DisplayPort com modo alternativo para 1650 e superior | 6. HDMI 2.0 | 7. USB 3.1 SuperSpeed | 8. RJ45 | 9. Fone de ouvido/microfone
Bateria de 3 células e 51 Wh (integrada)

Novo Dell G5

CPU i5-9300H ou i7 9750H , GPU GTX 1650, GTX 1660 e RTX 2060


Portas e slots

1. Cartão MicroMedia/SD 2 em 1 | 2. USB 3.1 | 3. Alimentação | 4. HDMI 2.0 | 5. USB 3.1 | 6. Mini DisplayPort* | 7. Ethernet | 8. Slot de segurança Noble | 9. DisplayPort com USB-C™/Thunderbolt com USB-C™* | 10. USB 3.1 com PowerShare | 11. Entrada de fones de ouvido

Bateria de 4 células e 60Wh (integrada)

Comparativo GTX 1060 vs 1660Ti (lembrando que a 1050ti no Dell G7 com 16Gb pode conseguir até 7000 pontos (6957-7010) , no teste do passmark, vai muito do config do note).



Já a 1650 é um bom custo benefício, o G3 com este config está saindo por R$4380



Agora analisando o desempenho da RTX 2060, não existe muito o que justifique o seu investimento com a 1660 Ti sendo o ponto ideal em termos de performance.



Undervolt+ Underclock (Se desejar entender a teoria basta ler este artigo)

Como a grande maioria dos notebooks gamers você terá que fazer o Undervolt ( reduzir voltagem CPU ) e underclock (reduzir turbo boost) para que as temperaturas fiquem abaixo dos 90 graus, o G3 3590 pode chegar a 98 graus em benchmark e mais de 90 em games, dependendo do que você está jogando.

Bases coolers ajudam mas não fazem milagre o caminho é o undervolt mesmo.

Tutorial Undervolt (em breve estarei montando o tópico aqui no Adrena mesmo)

O tutorial sobre undervolt já cobre também o underclock, as novas CPUS são apenas o chamado refresh da linha 8300H e 8750H, então os valores de turbo serão parecidos

Para o i5 9300H o turbo deverá ficar entre 3.2 e 3.4 para games em geral, 3.2 GHZ irá dar conta do recado na grande maioria dos casos, BFV é que pode ser um pouco mais exigente e neste caso você terá que usar ele em 3.4 especialmente com apenas 8GB de ram.

Os valores para o 9750H são praticamente os mesmos, pelo fato dele ter dois núcleos a mais em 3.2 GHZ você também já tem o suficiente para a maioria dos games.
Com o undervolt e underclock você vai conseguir jogar games como Fortnite, BF1 , Apex etc com temps abaixo dos 70 graus (variando de 60 a 70).

Dicas
  1. Se você comprou com Windows pode remover a instalação e começar do zero, baixando a mesmo versão que você comprou a ativação é automática
  2. Procure comprar com mais um ano de garantia, na hora da compra direto no site da Dell o valor é bem menor
  3. Ao comprar no site da Dell você ganha um bonus que você ser usado em outras compras, como mochila, mouse etc
  4. Lembrando que o note vem com 2x4 GB de RAM ou seja, dois pentes de memória (opções com 8GB de ram), você não pode vende-los para comprar outro pois caso a máquina dê problema e você precise envia-la de volta para a Dell serã necessários os pentes originais, isso em caso de substituição do equipamento por um novo por exemplo, para o suporte normal não tem problema.
  5. Não remova a garantia no local, ela é barata e é a melhor coisa que você irá comprar, qualquer problema o técnico vai onde você estiver (eles falam apenas na sua residencia e cidadem mas já me atenderam na cidade vizinha em meu local de trabalho sem problemas ).
Problemas Recorrentes na linha gaming
Em geral a linha G é relativamente livre de problemas crônicos, o único porém que você irá notar que se você receber um note com bateria LG pode haver uma rápida degradação da capacidade máxima da bateria quando em uso constante, em alguns casos o desgaste se estabiliza em 9-11 % . Para entender mais sobre o desgaste de baterias visite o artigo.

Qual o problema desse desgaste da bateria? Isso foi mesmo com o processo de calibração sendo efetuado, certo? Porque se for, é sacanagem as baterias da Dell, e digo por experiência própria: meu Latitude 3540 com menos de 4 anos de uso a bateria dele morreu. Meu pai, que comprou um Dell Inspiron quase quatro meses depois do meu note, a bateria dele morreu dois meses depois do meu.

Esse item 1 eu teria que ativar o Windows primeiro antes de formatar, né? Ou a chave já está automaticamente salva na BIOS? Me explique isso.
 
Última edição:
GeekZilla estou para vender no final de semana meu notebook Dell 7520!
E estou tentando analisar um para pegar, estou na dúvida entre o G3 com a 1660TI ou G5 com 1660, qual vc recomendaria? O preço para o G5 está uma diferença boa!
O que eu quero é manter uma temperatura boa para ter bastante tempo de duração com o notebook mínimo 5 anos, o G3 é bem refrigerado ? Teria problema com ele? Por fotos vi que o G5 é bem mais "aberto"..
Outra dúvida, saberia me dizer se eu ligando para Dell conseguiria pedir para eles mandaram 1 pente de 8GB ao invés de 2x4gb, mandar sem SSD, mandar com sistema Linux.. essas coisas, para futuramente eu ter uma opção de upgrade melhor e economia ?
E ligando para eles consigo mais desconto ou utilizar o cupom 400PRAVOCE caso eles consigam as alterações que eu pedir?
Estou por fora nunca fiz contado com a Dell, na época comprei o meu com uns meses de uso.

Edit---
Ou seria mais vantagem pegar um G7 i7 8750, 16gb, GTX 1060,SSD por 4,5k à 5k com alguns meses de uso?

Então vamos por partes, a diferença da 1660 para 1660ti é razoável, clock de memória que é maior (de 8GHZ para 12GHZ) diferencial do G5 para o G3 está na tela , o G3 vem com uma Full HD WVA de 15,6" (1920 x 1080), antirreflexo, retroiluminada, e o G5 com Full HD IPS de 15,6" (1920 x 1080), 300 nits, tempo de resposta do WVA é menor, cores e definição do IPS são melhores.

Quanto a refrigeração, ainda não pude analisar uma unidade pessoalmente, mas pelos reviews já online tanto G3 quanto G5 passam dos 90 graus sem undervolt+underclock então, não me parece que o G5 tenha vantagem na refrigeração. Até porque se você notar eles mudaram o design do G3 para a tampa do note não ficar tão em cima da saida de ar na parte de trás dele.

Outra diferença entre G3 e G5 é que este último possui Thunderbolt (display port apenas) na USB-C enquanto o G3 não, O G3 também não possui o powershare na USB (carregar celular com note desligado etc).

A Dell não muda configuração, então eles não vão mandar com 8GB (pelo menos sempre foi a política deles, antes nós tentávamos justamente pedir para o 8GB vir com 2X4 pois na época as memórias estavam cara mas eles não aceitavam a mudança).

O cupom provavelmente vai ser o mais desconto que você vai conseguir.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Que bom cara que está gostando! Pedi esse mesmíssimo note hoje (i5 + GTX 1650), negociei com uma mochila inclusive e estou bastante ansioso! Quais jogos você já testou nele? Qual a qualidade da tela? O seu veio só com o HD ou veio com SSD M2 também?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Qual o problema desse desgaste da bateria? Isso foi mesmo com o processo de calibração sendo efetuado, certo? Porque se for, é sacanagem as baterias da Dell, e digo por experiência própria: meu Latitude 3540 com menos de 4 anos de uso a bateria dele morreu. Meu pai, que comprou um Dell Inspiron quase quatro meses depois do meu note, a bateria dele morreu dois meses depois do meu.

Esse item 1 eu teria que ativar o Windows primeiro antes de formatar, né? Ou a chave já está automaticamente salva na BIOS? Me explique isso.

A chave já está na bios, o Win reconhece automático por assim dizer. Só baixar a ISO e instalar. A ativação é automática.

Quanto a bateria, as da LG tem tido várias reclamação que após apenas alguns ciclos de carga/descarga completos ela apresenta desgaste prematuro. Já incomodei bastante a dell com isto e eles se recusam a trocar a bateria a não ser que esta esteja durante menos de uma hora.
 
Última edição:
Não tem G5 com a GTX 1660 non Ti, as opções são 1650, 1660Ti ou RTX 2060.

A 1050 do G3 é aquela versão que tem os mesmos 768 núcleos CUDA da 1050Ti, então seu desempenho é um pouco melhor que a GTX 1050 anterior, embora tenha 1GB a menos de VRAM.
 
Não tem G5 com a GTX 1660 non Ti, as opções são 1650, 1660Ti ou RTX 2060.

A 1050 do G3 é aquela versão que tem os mesmos 768 núcleos CUDA da 1050Ti, então seu desempenho é um pouco melhor que a GTX 1050 anterior, embora tenha 1GB a menos de VRAM.
A Dell parece que errou na hora de digitar no site, ai até surgiu a dúvida.
 
Se não me engano Thunderbolt na USB-C do modelo G5 é apenas com a RTX2060.
 
Se não me engano Thunderbolt na USB-C do modelo G5 é apenas com a RTX2060.
Pelo que entendi os que vem com as GTX tem display port e os com a RTX aí sim o thunderbolt. O site br da dell tá cheio de erros, tipo a 1660 "sem ti", que agora já corrigiram, então tá meio difícil ter certeza das coisas.
 
Pelo que entendi os que vem com as GTX tem display port e os com a RTX aí sim o thunderbolt. O site br da dell tá cheio de erros, tipo a 1660 "sem ti", que agora já corrigiram, então tá meio difícil ter certeza das coisas.
Foi o que entendi também, para ter Thunderbolt só com RTX.
 
Pessoal não existe a 1660 para notebooks. Apenas a 1660ti.
Eu achei uma pena o que o moderador fez. A série G tem muitos modelos e vai ficar confuso aqui com 4 notes diferentes lançados no Brasil em diferentes configurações.
O correto seria um tópico oficial para cada modelo, como foi com o 7567
Eu mesmo perguntei para o pessoal do G7 7588 se testaram o novo driver da nvidia e no meio das dúvidas dos novos G3 e G5, ninguém viu.
 
Pessoal não existe a 1660 para notebooks. Apenas a 1660ti.
Eu achei uma pena o que o moderador fez. A série G tem muitos modelos e vai ficar confuso aqui com 4 notes diferentes lançados no Brasil em diferentes configurações.
O correto seria um tópico oficial para cada modelo, como foi com o 7567
Eu mesmo perguntei para o pessoal do G7 7588 se testaram o novo driver da nvidia e no meio das dúvidas dos novos G3 e G5, ninguém viu.

Falando em driver to faz tanto tempo no 417.71 (uns dos mais estáveis, aqui pelo menos) que até esqueci de verificar novas versões, vou dar uma chance para a versão nova, ver se tem alguma melhora de performance.

Você tá no grupo do Telegram?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo