[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

Galera, quando conecto o meu G7 na minha TV LG (através da entrada HDMI), há queda brusca de fps.

Quando não está conectado, o jogo crava em 60 fps. (O jogo é PES 2019). Ao conectar na TV, cai pra uns 15 ou 20 fps... Fica impossível de jogar.

Duas dúvidas:

1. Há alguma coisa que eu possa fazer para manter o mesmo fps quando conectado na TV?

2. O fato do jogo cravar em 60 fps (não mais que isso) quando jogo diretamente no notebook, é uma característica do jogo ou do notebook que não consegue rodar acima de 60 fps?

Obrigado!
 
Galera, quando conecto o meu G7 na minha TV LG (através da entrada HDMI), há queda brusca de fps.

Quando não está conectado, o jogo crava em 60 fps. (O jogo é PES 2019). Ao conectar na TV, cai pra uns 15 ou 20 fps... Fica impossível de jogar.

Duas dúvidas:

1. Há alguma coisa que eu possa fazer para manter o mesmo fps quando conectado na TV?

2. O fato do jogo cravar em 60 fps (não mais que isso) quando jogo diretamente no notebook, é uma característica do jogo ou do notebook que não consegue rodar acima de 60 fps?

Obrigado!

Selecione a saída para ser apenas a TV e na hora de executar o game clique com o botão direito e selecione a Geforce para rodar o game só para garantir, faça um teste e veja como fica.

* Você também pode abrir o control panel da Nvidia e verificar os configs para o game.
 
Última edição:
Galera, quando conecto o meu G7 na minha TV LG (através da entrada HDMI), há queda brusca de fps.

Quando não está conectado, o jogo crava em 60 fps. (O jogo é PES 2019). Ao conectar na TV, cai pra uns 15 ou 20 fps... Fica impossível de jogar.

Duas dúvidas:

1. Há alguma coisa que eu possa fazer para manter o mesmo fps quando conectado na TV?

2. O fato do jogo cravar em 60 fps (não mais que isso) quando jogo diretamente no notebook, é uma característica do jogo ou do notebook que não consegue rodar acima de 60 fps?

Obrigado!

Fala Diego, blz?

No tela do note e na TV as resoluções ( no windows e/ou jogo ) são as mesmas?

O limite de 60fps geralmente é uma opção no jogo ou algum software externo, mas é configurável.
 
Boa tarde, pessoal! Gostei muito do fórum e do tópico, esta é a minha primeira participação.
Comprei o G7 1060, e fiz alguns upgrades:
HDD SSD Kingstom A400 960GB
HDD M.2 Samsung 970 1TB
2x Memória HyperX Impact, 16GB, 2666MHz, DDR4
Aguardando chegar também o display 120 hz 15.6 "LED Tela LCD Exato N156HCE-GA2 IPS FHD 1920x1080 72% NTSC eDP 30 PINOS Do Painel substituição N156HCE GA2
Também uso um cooler 1STPLAYER BLACK SIR C6 LaptopCooling Pad 1800 - 2500RPM.
Costumo jogar usando Shield TV numa Sony 55´4K.
A experiência tem sido muito boa com o notebook. Recomendo que, se forem priorizar algo para fazer upgrade, a memória RAM deve ser a primeira coisa.

Tenho uma dúvida sobre performance do SSD Samsung 970 no AHCI. Após alguns benchmarks pelo próprio Samsung Magician, percebi que o HD estava reconhecido à 6GB/s, com AHCI habilitado e TRIM também, mas não permitiu opção para habilitar o RAPID da SAMSUNG. No benchmark, em comparação com o RAID, o modo de escrita reduziu de 3200 para 1100 na AHCI. Com isso, decidi voltar para o RAID, pois ele pelo menos reconhece o 970 no Rapid da Intel.
Alguém está tendo essa mesma experiência? Hoje pretendo tentar novamente outro passo-a-passo que encontrei na internet para tentar habilitar o Rapid da Samsung no 970 Evo Pro. Se alguém puder dar uma luz, é bem-vindo! Aí vai um link sobre o problema https://appuals.com/fix-samsung-magician-doesnt-recognize-ssd/
 
Boa tarde, pessoal! Gostei muito do fórum e do tópico, esta é a minha primeira participação.
Comprei o G7 1060, e fiz alguns upgrades:
HDD SSD Kingstom A400 960GB
HDD M.2 Samsung 970 1TB
2x Memória HyperX Impact, 16GB, 2666MHz, DDR4
Aguardando chegar também o display 120 hz 15.6 "LED Tela LCD Exato N156HCE-GA2 IPS FHD 1920x1080 72% NTSC eDP 30 PINOS Do Painel substituição N156HCE GA2
Também uso um cooler 1STPLAYER BLACK SIR C6 LaptopCooling Pad 1800 - 2500RPM.
Costumo jogar usando Shield TV numa Sony 55´4K.
A experiência tem sido muito boa com o notebook. Recomendo que, se forem priorizar algo para fazer upgrade, a memória RAM deve ser a primeira coisa.

Tenho uma dúvida sobre performance do SSD Samsung 970 no AHCI. Após alguns benchmarks pelo próprio Samsung Magician, percebi que o HD estava reconhecido à 6GB/s, com AHCI habilitado e TRIM também, mas não permitiu opção para habilitar o RAPID da SAMSUNG. No benchmark, em comparação com o RAID, o modo de escrita reduziu de 3200 para 1100 na AHCI. Com isso, decidi voltar para o RAID, pois ele pelo menos reconhece o 970 no Rapid da Intel.
Alguém está tendo essa mesma experiência? Hoje pretendo tentar novamente outro passo-a-passo que encontrei na internet para tentar habilitar o Rapid da Samsung no 970 Evo Pro. Se alguém puder dar uma luz, é bem-vindo! Aí vai um link sobre o problema https://appuals.com/fix-samsung-magician-doesnt-recognize-ssd/

Eu tenho um 970 EVO, estes hds NVME não utilizam o RAPID.
RAPID é só para SSDs mais lentos em que precisam fazer cache.
Isso, se não me engano, está também relacionado ao RAID, como não faz cache não se usa em RAID.
O correto é usar em AHCI.
No Samsung MAgician em Interface tem que aparecer PCIe Gen. 3 x 4
Aqui velovidades normais.

Outra coisa desinstala qualquer coisa de controle de HD da Intel, não precisa.
 
Eu tenho um 970 EVO, estes hds NVME não utilizam o RAPID.
RAPID é só para SSDs mais lentos em que precisam fazer cache.
Isso, se não me engano, está também relacionado ao RAID, como não faz cache não se usa em RAID.
O correto é usar em AHCI.
No Samsung MAgician em Interface tem que aparecer PCIe Gen. 3 x 4
Aqui velovidades normais.

Outra coisa desinstala qualquer coisa de controle de HD da Intel, não precisa.

Eita Jvtrigo, bem que eu desconfiava. Obrigado pelas orientações. Voltei pro AHCI agora. Mas só que tem o seguinte, o outro HD é SSD da Kingstom A400. Ele está apontando no Rapid da Intel como controlado por ela. Desinstalar o gerenciador da Intel não irá afetá-lo? Ele não é controlado pelo Magician.
 
Pessoal!

Saiu BIOS nova, versão 1.10.0

Alguém já testou? Ou viu algo em algum fórum gringo falando sobre as novidades?
 
Eita Jvtrigo, bem que eu desconfiava. Obrigado pelas orientações. Voltei pro AHCI agora. Mas só que tem o seguinte, o outro HD é SSD da Kingstom A400. Ele está apontando no Rapid da Intel como controlado por ela. Desinstalar o gerenciador da Intel não irá afetá-lo? Ele não é controlado pelo Magician.

O rapid storage da Intel é para aceleração do sistema também através de cache.
Não tem necseeidade nenhuma de utilizar se você está com NVMe.
Já para controlar o segundo HD, não vejo o por quê de utilizar se você está utilizando só para dados e não para o sistema.
 
Pessoal!

Saiu BIOS nova, versão 1.10.0

Alguém já testou? Ou viu algo em algum fórum gringo falando sobre as novidades?

Estou baixando agora :) . Vou instalar e depois comento a respeito.
 
Maravilha, estou tendo queda de frames constante no Bf1, (possuo um g7 1050ti), fiz o undervolt da cpu mas acho que agora o problema é na gpu... Instalei o msi afterburner como manda o figurino e... "can't connect to gpu1". Algupem já teve esse mesmo erro? não consegui encontrar nada na internet sobre ele
 
@GeekZilla Amigo estou com um problema, gostaria de saber se você ou alguém do fórum poderia me ajudar. Configurei throttlestop como você ensinou no seu site, so que eu reparei que a frequencia no bf V por exemplo fica oscilando entre 2.9ghz a 3.2ghz, e isso causa umas quedas de fps, antes do throttlestop, ficava a 3.9ghz direto e chegando a 90 graus kkk, reparei tb que no FFXIV isso tambem nao acontecia, nesse jogo fica pior ainda oscila de 1000mhz ate 3.2ghz, gostaria de saber se nao tem como deixar a 3.2ghz sem mudar a frequencia do CPU quando for jogar, é possivel
 
@GeekZilla Amigo estou com um problema, gostaria de saber se você ou alguém do fórum poderia me ajudar. Configurei throttlestop como você ensinou no seu site, so que eu reparei que a frequencia no bf V por exemplo fica oscilando entre 2.9ghz a 3.2ghz, e isso causa umas quedas de fps, antes do throttlestop, ficava a 3.9ghz direto e chegando a 90 graus kkk, reparei tb que no FFXIV isso tambem nao acontecia, nesse jogo fica pior ainda oscila de 1000mhz ate 3.2ghz, gostaria de saber se nao tem como deixar a 3.2ghz sem mudar a frequencia do CPU quando for jogar, é possivel

Tem sim, basta você selecionar o perfil Battlefield, para garantir que realmente não irá ocorrer oscilação, mude o speedshift deste perfil para 0 (eu deixo em 32 para o processador respirar um pouco, mas aqui jogando BF1 com o config do jeito que está no site não tenho problemas). Alguns mapas do BF são mais pesadas então é normal cair um pouco de 60 o FPS, você pode usar ele em 3.6GHZ também nestes casos mas as temperaturas irão chegar a 74-78 por alguns momentos. Com ele em 3.2GHZ você fica abaixo de 70 tranquilo.
 
Pessoal, eu tive um problema e não tenho mais minhas config's de undervolting.

Dessa vez eu queria fazer novamente, mas usando critérios melhores, já que na última vez acabei tendo algumas telas azuis beeeeem raras, que não sei se tinham relação com a prática ou não.

Como vocês fazem o procedimento e quando testam (e o que usam para testar) a estabilidade? Mudam uma config por vez e vão testando? Quanto tempo de stability test?
 
Pessoal, eu tive um problema e não tenho mais minhas config's de undervolting.

Dessa vez eu queria fazer novamente, mas usando critérios melhores, já que na última vez acabei tendo algumas telas azuis beeeeem raras, que não sei se tinham relação com a prática ou não.

Como vocês fazem o procedimento e quando testam (e o que usam para testar) a estabilidade? Mudam uma config por vez e vão testando? Quanto tempo de stability test?

Não tem mistério, você pode usar o próprio TS Bench do ThrottleStop para verificar se o undervolt está funcionando 100%, agora se além do TS você quiser um teste mais complete baixa o Passmark CPU Benchmark, ele testa todos os recursos do processador e se o under estiver forte demais ele trava.
 
Tem sim, basta você selecionar o perfil Battlefield, para garantir que realmente não irá ocorrer oscilação, mude o speedshift deste perfil para 0 (eu deixo em 32 para o processador respirar um pouco, mas aqui jogando BF1 com o config do jeito que está no site não tenho problemas). Alguns mapas do BF são mais pesadas então é normal cair um pouco de 60 o FPS, você pode usar ele em 3.6GHZ também nestes casos mas as temperaturas irão chegar a 74-78 por alguns momentos. Com ele em 3.2GHZ você fica abaixo de 70 tranquilo.
deu certo, obrigado
 
Caros Foristas: Sou do grupo G7 1060. Queria relatar minha insatisfação com o caixas de som originais. estou usando 2 caixas de nome Eplay, mas só tá saindo som forte em apenas um dos lados, o outro lado e so chiadeira....... Estas mesmas caixas caixas quando plugadas em outro Dell notebook executa o som igual nas 2 caixas. Pergunto será incompatibilidade deste G7 1060 com as essas caixas de som ? qual seria a dupla de caixas que devo comprar, nao quero caixas grandes.... ?
 
E ae Galera, meu G7 está apresentando um problema no audio quando vai para caixa de som, fica aumentando e diminuindo, isso não acontece nos fones de ouvido, alguém já teve esse problema?
 
Estou baixando agora :) . Vou instalar e depois comento a respeito.

Eu instalei a BIOS nova, mas não notei muita diferença não...

De toda forma, não explorei as funcionalidades também...
 
Uma dúvida meio boba...

O led indicador do notebook vem configurado pra mostrar o status da bateria, e se pressionar "Fn+H" ela altera pra monitorar o funcionamento do processador/HD...

Tem como deixar configurada pra essa função nativamente? Ou tem que ficar trocando toda vez que ligar o notebook?
 
Boa tarde, Pessoal uma dúvida ?

A placa mãe do G7/G3 tem suporte automático para dual chanel ? ou precisar fazer alguma configuração

E a memória RAM que vem nele é a Smart ?
 
Última edição:
Boa tarde, Pessoal uma dúvida ?

A placa mãe do G7/G3 tem suporte automático para dual chanel ? ou precisar fazer alguma configuração

E a memória RAM que vem nele é a Smart ?

A resposta é sim, automático. Não lembro de alguma placa onde tivesse que ativar dual channel manualmente, somente disposição dos pentes ( quando há mais de dois slots, obviamente ).

Sobre a marca da memória, olhe no CPU-Z ou abra pra ver. No G7 é só 1 parafuso.

No meu veio SK Hynix, o que não é garantia de ser a mesma em outros notes.
 
olá pessoal.
Não li tudo, e na verdade nem sei se o notebook que vou falar, é o mesmo do tópico. Faz tempo que não uso o fórum, então perdoem.

Estou para receber um notebook desses G7 ai, que tem o processador i7-8750H, 16gb ram, 120 de ssd HD primaria, 1TB no secundario, e vga gtx 1060 sei la oque o modelo...
Enfim.

Li algumas coisas que o trem esquenta mesmo, que é normal, e tudo bem... mas que tem quedas nos jogos, uns congelamentos, ou sei la oque
devido ao notebook ficar gerenciando N coisas por causa da relação potencia x temperatura e bla bla bla...

Alguem aqui tem esse note, e já fez os passo a passo pro Undervolt, e Throttle Stop?
Fica show de bola? perde performance, ou só fica mais frio e "liso" mesmo na jogatina pesada?

Caso já tenham falado, perdão.
Vou testar o note no FDS, e não quero DERRETER ele jogando heuheuehue

[]s mes amis.
 
Galera, gostaria de compartilhar um pouco da minha experiência com o notebook, tenho o modelo G7 i5. Com menos de 2 semanas de uso, a tinta do botão power começou a descascar. Chamei o técnico, desmontou todo o note até a última peça mas no final deu tudo certo. Porém, passado 1 mês, a tinta voltou a descascar e tive que colocar um papel contact para evitar estrago maior. Pelo o jeito vou ter que chamar o técnico novamente.
Outra coisa que reparei, a fonte que veio é de 130w e infelizmente ela não é o suficiente, quando vou rodar jogos ou softwares mais pesados acaba puxando a carga da bateria. Será que a Dell troca a fonte ou vou ter que adquirir uma nova de 180w ?
No restante, está funcionando tudo certo, acabei colocando um SSD Nvme e ficou perfeito.
Gostaria de umas sugestões de mochilas ou capas para ele, será que aquela mochila da Dell de 15,6" é o suficiente ?
 
Galera, sou um novo proprietário de um Dell G7 e estou enfrentando um problema com ele.

Eu adiquiri a versão U20P, preto e com linux. Eu fiz um disco de backup do linux e passei para o Windows 10 original. Nesse momento, começaram os meus problemas. Acredito que foi mais ou menos no décimo dia da compra, ocorreu tela azul (BSOD, blue screen of death). Não dei muita bola, fiz algumas correções de drivers, usei o support assist pra corrigir e bola pra frente. Depois disso, começou a ficar mais frequente. Eu uso o note principalmente para trabalho e uso máquina virtual em cima do Windows para trabalhar com desenvolvimento de software, pois, tenho que desenvolver tanto em windows quanto em linux.

Toda a vez que eu estou com a máquina virtual ativa, a memória chega em 95% de uso, o que é normal, entretanto, se o note suspender/hibernar com a máquina virtual, na hora de voltar, ele vai dar BSOD. Entrei em contato com a Dell, eles falaram que com o windows eles não poderiam me dar assistência remota, pois, havia uma quebra de contrato, uma vez que comprei com o Linux.

Restaurei o Linux, entrei em contato com a Dell, prestaram a assistência e não encontraram nada. Pensei comigo mesmo, que pudesse ser uma configuração mal feita do windows 10.

Reinstalei ele, fiz algumas alterações na BIOS e bola pra frente. Uma semana depois, BSOD novamente. E o erro é sempre diferente, uma hora é VGA, outra é memória, ontem foi A WIFI (Qualcomm Atheros), e assim por diante.

Conversei com um colega de trabalho, ele tem o Inspiron Gaming, versão antecessora desse G7 e acontece a mesma coisa com ele. Uma vez por semana, BSOD.

Agora é que eu questiono, como no Linux pode não ocorrer nenhum problema de hardware e no Windows ocorre. O hardware é o mesmo para ambos os casos. O Windows 10 é original, todos os drivers foram instalados via SupportAssist, com exceção do driver Nvidia, que tinha que ser pelo GeForce Experience. Windows Update está atualizado.

Tentei realizar a troca/devolução do equipamento, mas já havia passado os 7 dias da compra.
 
Galera, gostaria de compartilhar um pouco da minha experiência com o notebook, tenho o modelo G7 i5. Com menos de 2 semanas de uso, a tinta do botão power começou a descascar. Chamei o técnico, desmontou todo o note até a última peça mas no final deu tudo certo. Porém, passado 1 mês, a tinta voltou a descascar e tive que colocar um papel contact para evitar estrago maior. Pelo o jeito vou ter que chamar o técnico novamente.
Outra coisa que reparei, a fonte que veio é de 130w e infelizmente ela não é o suficiente, quando vou rodar jogos ou softwares mais pesados acaba puxando a carga da bateria. Será que a Dell troca a fonte ou vou ter que adquirir uma nova de 180w ?
No restante, está funcionando tudo certo, acabei colocando um SSD Nvme e ficou perfeito.
Gostaria de umas sugestões de mochilas ou capas para ele, será que aquela mochila da Dell de 15,6" é o suficiente ?

Este problema ocorre infelizmente com o G7 e na verdade não é um problema, é o modo híbrido, quando a fonte não dá conta, ele usa a bateria para compensar, especialmente se você jogar um game como Battlefield 1, que usa tudo que pode da CPU+GPU e estiver com um hd externo, celular etc conectado no note, mas as vezes mesmo sem nada ele ativa o modo híbrido .

Já questionei a Dell sobre isto e eles não fornecem a fonte de 180W para o G7 pois dizem que não é homologada.

Segue as soluções que passei no outro post.

Só tem três formas de você resolver isto

* Reduzir o turbo boost para 3.2GHZ (que é o ideal tanto para i5 ou i7 de oitava geração) e fazer undervolt.
* Comprar o dockstation da Dell que vem com fonte de 180W e de quebra você ganhar mais umas USB, dá para usar a fonte do note no Dock e a deste, que é de 180W você usa no notebook.
* Comprar a fonte de 180w compatível

Lembrando que é tudo por sua conta e risco, mas os relatos em relação as fontes é que funciona.

Agora a grande ironia? O G3 com a mesma configuração, mesma fonte, não precisa do modo híbrido.
 
Puta que me pariu hein?
Quer dizer, quem comprou pq achou que era uma config parruda pra trampo, edicao de video / 3d / coisa do tipo tomou um 7x1 bonito.
Eu tava a 1 passo de comprar, mas depois dessa...

Para uso pesado com a fonte atual realmente não recomendo, é mais para quem curte jogar mas sabendo que precisa do undervolt+underclock. (No caso da versão com a 1050Ti, não lembro agora se o com a 1060 vem a fonte de 130W também).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo