[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

é difícil fazer essa instalação limpa? no caso ela só vai instalar o Windows, correto? os programas da Dell como fazer depois?

meu note começou a do nada o cooler disparar e para (coisa de segundos), isso deixando ele apenas ligado e parado sem usar na área de trabalho
to achando muito estranho isso, do nada ele dispara e silencia, isso repetidas vezes
fiz o procedimento no processador de underclock e undervolt mas a temperatura média beira os 60 graus

se alguém puder dar uma dica do que poderia ser e como resolver...
 
Última edição:
Galera, comprei um G5 5590 e deve chegar na próxima semana.

Tenho acompanhado o tópico mas sinceramente as vezes me confundo se estão falando do G5 ou G3.

Ambos os modelos precisam necessariamente de undervolt?
Para o G5, troca de pasta térmica tbm é essencial?
Queria saber quais medidas devo tomar logo de início, além da instalação limpa do Windows.

Valeu
 
Geralmente crio um perfil com porcentagem fixa, tipo 80% para games em geral, se precisar de mais que isso o sistema vai subir sozinho, mas o bom é que você já começa com uma boa rotação e assim o calor já é bem dissipado. Quando to fazendo conversão de video ou algo um pouco mais pesado, uso um perfil em 40-50%, só para deixar bem refrigerado.

Em uso normal só internet e afins depois do undervolt e underclock (escrevendo este post agora por exemplo) no G5 fico com 37 graus a temperatura em média (sem ar condicionado, em dia quente, Floripa-sc), só navegando youtube e afins, com picos de 45, máximo 50. To usando o note faz umas 3 horas e os coolers não precisaram ser ativados nenhuma vez. O segredo é o underclock claro, além do undervolt, a CPU fica em 800mhz no mínimo e se você precisa, rapidamente sobe, graças a velocidade em que o speedshift consegue mudar o clock.

Perfeito! Vou tentar uma configuração parecida e ver se melhora =D

Valeu Man!
 
é difícil fazer essa instalação limpa? no caso ela só vai instalar o Windows, correto? os programas da Dell como fazer depois?

meu note começou a do nada o cooler disparar e para (coisa de segundos), isso deixando ele apenas ligado e parado sem usar na área de trabalho
to achando muito estranho isso, do nada ele dispara e silencia, isso repetidas vezes
fiz o procedimento no processador de underclock e undervolt mas a temperatura média beira os 60 graus

se alguém puder dar uma dica do que poderia ser e como resolver...
Levando em conta que seu modelo seja o G3 3590, a instalação limpa do Windows é bem tranquila no meu eu fiz da seguinte forma:

Eu usei o próprio programa da microsoft (media creation tool https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10) e um pendrive. A licença se não me engano já fica atralada a placa-mãe então não precisa fazer nada em relação a isso.

Depois basta entrar na BIOS apertando a tecla F2 e colocar a unidade do pendrive em primeiro lugar (pra cima).

No meu caso também pediu pra desativar a criptografia do dispositivo antes de formatar (no caso formatei o ssd). Antes de iniciar a instalação você digita criptografia na busca do iniciar no Windows e vai em Configurações de Criptografia de Dispositivo e clica em desabilitar, depois da instalação limpa você pode habilitar novamente.

Quanto aos drives e programas da Dell recomendo você anotar a etiqueta de serviço do seu produto, basta entrar no programa Dell Update, o número fica no canto esquerdo em "Etiqueta de serviço".
Depois você pode baixar os drivers necessários direto no site da Dell usando esta etiqueta (https://www.dell.com/support/home/br/pt/brbsdt1/Products/?app=drivers). Por lá você também baixa os programas que quiser. Eu por hora só coloquei alguns. Não esqueça também de atualizar a BIOS se já não tiver feito.

Com relação as temperaturas:
Você está usando o Allienware Command Center pra configurar os perfis térmicos?
Quanto ao undervolt qual programa você usou ? como estão as configurações ? Consegue postar um print pra gente?
Você desabilitou o SpeedStep? Desabilitou na BIOS também?

Valeu.
 
é difícil fazer essa instalação limpa? no caso ela só vai instalar o Windows, correto? os programas da Dell como fazer depois?

meu note começou a do nada o cooler disparar e para (coisa de segundos), isso deixando ele apenas ligado e parado sem usar na área de trabalho
to achando muito estranho isso, do nada ele dispara e silencia, isso repetidas vezes
fiz o procedimento no processador de underclock e undervolt mas a temperatura média beira os 60 graus

se alguém puder dar uma dica do que poderia ser e como resolver...

essa temperattura de 45-50 graus é perfeitamente normal, ainda mais se você estiver utilizando em uma sala onde não há ar condicionado e etc.

Com relação aos Coolers disparando, não sei te informar, talvez há um processo por trás rodando que utilize bastante o processador, e nesse segundo que ele é utilizado dispara-se os coolers.

Veja os processos que estão rodando no Gerenciador de Tarefas (CTRL ALT DEL)
 
Levando em conta que seu modelo seja o G3 3590, a instalação limpa do Windows é bem tranquila no meu eu fiz da seguinte forma:

Eu usei o próprio programa da microsoft (media creation tool https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10) e um pendrive. A licença se não me engano já fica atralada a placa-mãe então não precisa fazer nada em relação a isso.

Depois basta entrar na BIOS apertando a tecla F2 e colocar a unidade do pendrive em primeiro lugar (pra cima).

No meu caso também pediu pra desativar a criptografia do dispositivo antes de formatar (no caso formatei o ssd). Antes de iniciar a instalação você digita criptografia na busca do iniciar no Windows e vai em Configurações de Criptografia de Dispositivo e clica em desabilitar, depois da instalação limpa você pode habilitar novamente.

Quanto aos drives e programas da Dell recomendo você anotar a etiqueta de serviço do seu produto, basta entrar no programa Dell Update, o número fica no canto esquerdo em "Etiqueta de serviço".
Depois você pode baixar os drivers necessários direto no site da Dell usando esta etiqueta (https://www.dell.com/support/home/br/pt/brbsdt1/Products/?app=drivers). Por lá você também baixa os programas que quiser. Eu por hora só coloquei alguns. Não esqueça também de atualizar a BIOS se já não tiver feito.


Com relação as temperaturas:
Você está usando o Allienware Command Center pra configurar os perfis térmicos?
Quanto ao undervolt qual programa você usou ? como estão as configurações ? Consegue postar um print pra gente?
Você desabilitou o SpeedStep? Desabilitou na BIOS também?

Valeu.

Meu Dell é o G3 3590 mesmo, com I7, GTX 1660TI, 128 SSD + 1tb HD

O Allienware Command Center está instalado mas eu nunca mexi em perfis térmicos, nem sei fazer isso, se puder me dar uma força
O undervolt usei o ThrottleStop e fiz o tutorial do Geekzila, você precisa que tire prints de qual parte do programa throttlestop exatamente?
O SpeedStep aparentemente está desabilitado mas não mexi em nada na BIOS

Vou aguardar sua resposta mas to achando que vou fazer essa formatação então, meu SSD tá com 40gb só dos 128 disponíveis (100 na verdade), não tá meio exagerado toda essa ocupação? Fora que ontem à noite começou esses ''disparos'' no cooler, tá me preocupando, melhor zerar tudo e reinstalar as coisas para deixar tudo novinho

essa temperattura de 45-50 graus é perfeitamente normal, ainda mais se você estiver utilizando em uma sala onde não há ar condicionado e etc.

Com relação aos Coolers disparando, não sei te informar, talvez há um processo por trás rodando que utilize bastante o processador, e nesse segundo que ele é utilizado dispara-se os coolers.

Veja os processos que estão rodando no Gerenciador de Tarefas (CTRL ALT DEL)

vi aqui e to com média de 3 a 6% de uso da CPU
55% de uso da memória, os mais pesados pelo que vi é o ''navegador'' que estou usando e um tal de ''antimalware service executable'', mas tem muita coisa rodando em segundo plano, será normal?
 
é difícil fazer essa instalação limpa? no caso ela só vai instalar o Windows, correto? os programas da Dell como fazer depois?

meu note começou a do nada o cooler disparar e para (coisa de segundos), isso deixando ele apenas ligado e parado sem usar na área de trabalho
to achando muito estranho isso, do nada ele dispara e silencia, isso repetidas vezes
fiz o procedimento no processador de underclock e undervolt mas a temperatura média beira os 60 graus

se alguém puder dar uma dica do que poderia ser e como resolver...

Estranho ele estar nos 60 graus, se vc seguiu o tutorial, tentou baixar o TS já configurado que tem ao final do tutorial? Nele você tem o perfil Internet que é o ideal para uso geral, a CPU vai variar o clock desde 800mhz até 2.8GHZ e com isso o note vai ficar sempre frio. O cooler está disparando porque automaticamente, quando o note atinge 60 graus ou pouco mais que isso, eles são ativados.
 
Meu Dell é o G3 3590 mesmo, com I7, GTX 1660TI, 128 SSD + 1tb HD

O Allienware Command Center está instalado mas eu nunca mexi em perfis térmicos, nem sei fazer isso, se puder me dar uma força
O undervolt usei o ThrottleStop e fiz o tutorial do Geekzila, você precisa que tire prints de qual parte do programa throttlestop exatamente?
O SpeedStep aparentemente está desabilitado mas não mexi em nada na BIOS

Vou aguardar sua resposta mas to achando que vou fazer essa formatação então, meu SSD tá com 40gb só dos 128 disponíveis (100 na verdade), não tá meio exagerado toda essa ocupação? Fora que ontem à noite começou esses ''disparos'' no cooler, tá me preocupando, melhor zerar tudo e reinstalar as coisas para deixar tudo novinho



vi aqui e to com média de 3 a 6% de uso da CPU
55% de uso da memória, os mais pesados pelo que vi é o ''navegador'' que estou usando e um tal de ''antimalware service executable'', mas tem muita coisa rodando em segundo plano, será normal?

Desculpe a demora, fim de ano foi puxado kkkkkk

Quanto ao Allienware Command Center tem um post desse mesmo tópico aqui explicando direitinho como fazer: https://adrenaline.uol.com.br/forum...-dell-g-series.634110/page-69#post-1074364324
Lembrando que é necessário ter instalado o Alienware-OC-Controls-Application pra que o Command Center funcione corretamente.

Quanto ao ThrottleStoptenta baixa e usa o perfil que tem na assinatura do @GeekZilla como ele mesmo comentou acima pra testar e vai vendo se dá diferença.
E depois se for o caso, nos mande os prints de todas as configurações que você mexeu, que imagino serem as Options, a da Tela Principal, do FIVR e talvezs do TPL caso tenha mexido também.

Mas deixa pra fazer tudo isso após a instalação mesmo, o meu aqui numa instalação bem simples só com os programas que considero essenciais ta sobrando 62Gb dos 128 do SSD.

Sobre desativar o SpeedStep na BIOS vi um pessoal comentando em outros lugares que era bom desativar lá e no ThrottleStop pra garantir.
Mas é bem fácil achar essa configuração na BIOS, é só ir olhando as abas que você encontra, dai é só desmarcar essa opção e quando sair salvar as configurações.
Lembrando que pra entrar na BIOS é a tecla F2 quando estiver ligando o note.

O antimalware service executable é do próprio antivirus do Windows, se tiver usando o Macfee que vem junto pode desativar o do Windows, caso não tenha nenhum outro antivirus rodando recomendo deixar assim mesmo.

Vai nos mantendo informado de como esta a instalação e afins
 
Boa noite pessoal e um feliz ano novo a todos.

Novo aqui no tópico. Adquiri um Dell G5 5590 com a 1660 TI. Notebook muito bom por sinal, esquentadinho, mas bom.

Algo que me preocupa é a tela. O meu veio com o que parece ser um IPS Glow bem ao lado esquerdo da camera, grandinho até. Tendo outro bem menor na borda inferior parte direita. Queria saber de vocês se alguém conseguiu tela praticamente livre de problemas com o G5 ? ( vou tirar fotos e deixar imagens aqui para fins de comparação)

Outro ponto que reparei foi um estalo ao pressionar o lado esquerdo do touchpad, logo acima do botão esquerdo de clique, algo que não acontece do lado direito. Vi alguns amigos ai falando de touchpad solto, mais alguém notou esse problema ?
 
Última edição:
Abaixo deixo imagens para fins comparativos.

Tentei deixar o mais fiel possível, mas acho que não ficou tão igual ao o que vejo pessoalmente, porém os pontos estão bem claros na imagem. Só ignorem o que parece ser um grande vazamento nas quinas superiores da tela, isso não é visto pessoalmente.


uc


E uma no automático:

uc


O que vocês me dizem...
 
Abaixo deixo imagens para fins comparativos.

Tentei deixar o mais fiel possível, mas acho que não ficou tão igual ao o que vejo pessoalmente, porém os pontos estão bem claros na imagem. Só ignorem o que parece ser um grande vazamento nas quinas superiores da tela, isso não é visto pessoalmente.


uc


E uma no automático:

uc


O que vocês me dizem...

Eu já troquei esse notebook 3x é ainda continua com vazamento de luz, o meu pelo menos fica no canto inferior e é pequeno.. para mim é um problema crônico do notebook por conta da sua carcaça de plastico fina, não adianta ficar trocando que é muito pequena a chance de receber um equipamento sem nada de vazamento, se não tiver incomodando fica com ele..
 
Vazamento de luz e IPS Glow são características da tecnologia da tela, infelizmente. Em maior ou menor grau, sempre vai ter. Se for muito perceptível, rola trocar, do contrário acho que não vale a pena , é difícil conseguir uma tela livre 100% desses probleminhas.
 
Eu já troquei esse notebook 3x é ainda continua com vazamento de luz, o meu pelo menos fica no canto inferior e é pequeno.. para mim é um problema crônico do notebook por conta da sua carcaça de plastico fina, não adianta ficar trocando que é muito pequena a chance de receber um equipamento sem nada de vazamento, se não tiver incomodando fica com ele..

Pior que o fato curioso é que quando o equipamento chegou, eu olhei a tela toda e só vi o IPS Glow de cima ao lado esquerdo da câmera, dois dias depois quando fui olhar de novo tinha um lá no canto inferior esquerdo da tela, esse que esta bem notável ai na imagem. Enquanto o de cima que eu vi, ficou menos notável do que vi na primeira vez. Vai entender esse parada! kkkkk

Acho que pegamos o notebook na mão e colocamos pressão na tela de alguma forma, o que acaba fazendo essas mudanças no quesito.

Você consegue postar fotos do seu para eu ter uma ideia ?
E quanto a questão do touchpad, o seu esta bem fixado ou consegue ouvir um pequeno barulho como se estivesse um pouco solto ?

Estou ainda no prazo de 7 dias para troca, queria ver se vale mesmo a pena arriscar uma, porque o medo é pegar um tela pior.

Dos três que você trocou, as outras duas tela estavam muito piores ?
 
Abaixo deixo imagens para fins comparativos.

Tentei deixar o mais fiel possível, mas acho que não ficou tão igual ao o que vejo pessoalmente, porém os pontos estão bem claros na imagem. Só ignorem o que parece ser um grande vazamento nas quinas superiores da tela, isso não é visto pessoalmente.


uc


E uma no automático:

uc


O que vocês me dizem...

Estou na mesma situação, entrei em contato com a Dell e eles disseram q podem trocar pq está dentro do prazo de 7 dias mas q é característica do aparelho e pode ser q eu pegue um do mesmo jeito...
Ainda estou pensando se vale a pena fazer a troca, pode ser q venha um com uma tela pior ou com algum outro defeito, ai é foda
 
Estou na mesma situação, entrei em contato com a Dell e eles disseram q podem trocar pq está dentro do prazo de 7 dias mas q é característica do aparelho e pode ser q eu pegue um do mesmo jeito...
Ainda estou pensando se vale a pena fazer a troca, pode ser q venha um com uma tela pior ou com algum outro defeito, ai é foda

O meu aconteceu igual ao @fjon, recebi um sem muito vazamento porem depois de alguns dias apareceram.. sinceramente é chato nos loadings de telas mas no uso é imperceptível, se o equipamento está funcionando pode ficar com ele.. só vale se for devolver para pegar outro modelo de notebook ou marca.
 
O meu aconteceu igual ao @fjon, recebi um sem muito vazamento porem depois de alguns dias apareceram.. sinceramente é chato nos loadings de telas mas no uso é imperceptível, se o equipamento está funcionando pode ficar com ele.. só vale se for devolver para pegar outro modelo de notebook ou marca.

De fato, só em tela escura para perceber. Mas quando se joga Outlast, Resident Evil e outros jogos do gênero fica complicado. Agora para jogar PUBG por exemplo, só em algumas telas de loading mesmo.

De qualquer forma, também estou preocupado com o touchpad, apesar de não usar muito porque prefiro o bom e velho mouse, fico com receio de piorar já que parece não estar bem fixo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estou na mesma situação, entrei em contato com a Dell e eles disseram q podem trocar pq está dentro do prazo de 7 dias mas q é característica do aparelho e pode ser q eu pegue um do mesmo jeito...
Ainda estou pensando se vale a pena fazer a troca, pode ser q venha um com uma tela pior ou com algum outro defeito, ai é foda

Rapaz, estou nesse período também e ai agente fica com aquele pensamento na cabeça né... se pedir para trocar pode vim melhor, mas também pode vim bem pior. o_O
 
O meu aconteceu igual ao @fjon, recebi um sem muito vazamento porem depois de alguns dias apareceram.. sinceramente é chato nos loadings de telas mas no uso é imperceptível, se o equipamento está funcionando pode ficar com ele.. só vale se for devolver para pegar outro modelo de notebook ou marca.

O meu aconteceu igual ao @fjon, recebi um sem muito vazamento porem depois de alguns dias apareceram.. sinceramente é chato nos loadings de telas mas no uso é imperceptível, se o equipamento está funcionando pode ficar com ele.. só vale se for devolver para pegar outro modelo de notebook ou marca.

Caramba. É foda q o valor que eu paguei nele, creio que eu n consiga nada melhor, por isso eu n queria pedir o reembolso. Nós primeiros dias encomodou mt, mas confesso que hoje me encomoda bem menos. Fora isso, está gostando do aparelho? Acha que está valendo a pena o que pagou nele?
E outra coisa que comentei aqui é no meu ter a opção de "120hz" e eu até perguntei no suporte técnico deles e eles enrolaram mas n souberam explicar direito o pq, falaram que todos os Dell G3 vem com tela apenas "60hz"
 
Caramba. É foda q o valor que eu paguei nele, creio que eu n consiga nada melhor, por isso eu n queria pedir o reembolso. Nós primeiros dias encomodou mt, mas confesso que hoje me encomoda bem menos. Fora isso, está gostando do aparelho? Acha que está valendo a pena o que pagou nele?
E outra coisa que comentei aqui é no meu ter a opção de "120hz" e eu até perguntei no suporte técnico deles e eles enrolaram mas n souberam explicar direito o pq, falaram que todos os Dell G3 vem com tela apenas "60hz"

Mas você consegue usar realmente esses 120Hz ?
 
Caramba. É foda q o valor que eu paguei nele, creio que eu n consiga nada melhor, por isso eu n queria pedir o reembolso. Nós primeiros dias encomodou mt, mas confesso que hoje me encomoda bem menos. Fora isso, está gostando do aparelho? Acha que está valendo a pena o que pagou nele?
E outra coisa que comentei aqui é no meu ter a opção de "120hz" e eu até perguntei no suporte técnico deles e eles enrolaram mas n souberam explicar direito o pq, falaram que todos os Dell G3 vem com tela apenas "60hz"
Usa um programa de teste para ver se realmente entrega os 120hz
 
lenovo l340 (3500$) ou Dell G3 (3200$), sendo ambos com a mesma configuração ? (i5 9G + GTX1050)?
Puta duvida... pra mim o que mata é esse vazamento de LCD do G3...
 
De fato, só em tela escura para perceber. Mas quando se joga Outlast, Resident Evil e outros jogos do gênero fica complicado. Agora para jogar PUBG por exemplo, só em algumas telas de loading mesmo.

De qualquer forma, também estou preocupado com o touchpad, apesar de não usar muito porque prefiro o bom e velho mouse, fico com receio de piorar já que parece não estar bem fixo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Rapaz, estou nesse período também e ai agente fica com aquele pensamento na cabeça né... se pedir para trocar pode vim melhor, mas também pode vim bem pior. o_O
Mas você consegue usar realmente esses 120Hz ?

Sim
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Usa um programa de teste para ver se realmente entrega os 120hz

Ja tentei testar em sites mas estou com o Linux e todos os sites que eu testei diz q n é compatível
 
Pessoal o g3 com 1050 também não tem "ç"?? Vi em um vídeo que tinha mas na descrição do anúncio não fala nada de abnt nem mostra o "ç" nas fotos
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo