[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

Gente, o G5 tem problemas de refrigeração também? E a queda do clock da cpu afeta mt pra jogos? to em duvida entre pegar ele ou o helios qual vs acham melhor?
 
Aqui o que eu falei. (Isso acontece tanto com o throttleStop ligado quanto com ele desligado... Simplesmente baixa a frequência para 1400Mhz e fica impossível de jogar.

Captura-de-Tela-37.png

Você está com ela em cima de uma mesa, superfície lisa etc?
 
Você está com ela em cima de uma mesa, superfície lisa etc?

Não. Ele está suspendo em um suporte para notebook (Que não é refrigerado na base). Eu acho q a pasta térmica já deve ter ido embora. Já estou indo pro décimo mês de uso intenso dele... Agora Só nao entendo o pq despencar a frequência para 1400Mhz... (Como se o limite fosse 80 Graus)
 
Não. Ele está suspendo em um suporte para notebook (Que não é refrigerado na base). Eu acho q a pasta térmica já deve ter ido embora. Já estou indo pro décimo mês de uso intenso dele... Agora Só nao entendo o pq despencar a frequência para 1400Mhz... (Como se o limite fosse 80 Graus)

Mesmo não estando no limite do prochot o sistema acaba gerando o throttling bem antes já para aliviar o calor, o pch por exemplo da linha G( pode variar de bios para bios) quando passa de 60 graus gera o aumento da velocidade dos coolers, mesmo com CPU e GPU com temperaturas baixas. Se a temperatura não baixar ao pode vir o Throttling, que normalmente é resolvido com o speedshift em 0 no TS.

Agora realmente te caso parece ser pasta térmica que já era, eu pegaria leve com o note até poder trocar (e com todo cuidado, relatos aqui no forum do povo trocando pasta e dando PT no note tem aumentado).
 
Galera, um conhecido meu adquiriu o G5 recentemente e me propus a ajuda-lo a fazer o undervolt, porém o notebook dele veio com a bios no 1.12 de fábrica. Ele tentou fazer o downgrade pra 1.10 e o factory reset, porem o undervolt dele continua bloqueado. Alguém sabe como isso possa ser resolvido?
 
Mesmo não estando no limite do prochot o sistema acaba gerando o throttling bem antes já para aliviar o calor, o pch por exemplo da linha G( pode variar de bios para bios) quando passa de 60 graus gera o aumento da velocidade dos coolers, mesmo com CPU e GPU com temperaturas baixas. Se a temperatura não baixar ao pode vir o Throttling, que normalmente é resolvido com o speedshift em 0 no TS.

Agora realmente te caso parece ser pasta térmica que já era, eu pegaria leve com o note até poder trocar (e com todo cuidado, relatos aqui no forum do povo trocando pasta e dando PT no note tem aumentado).

Rpz acabei comprando a garantia estendida até 2022, acho q nem posso eu mesmo trocar a pasta térmica sob risco de perder a garantia estendida. Quando essa pandemia reduzir drasticamente, vejo com a dell como posso fazer para realizar a troca!
 
Galera, um conhecido meu adquiriu o G5 recentemente e me propus a ajuda-lo a fazer o undervolt, porém o notebook dele veio com a bios no 1.12 de fábrica. Ele tentou fazer o downgrade pra 1.10 e o factory reset, porem o undervolt dele continua bloqueado. Alguém sabe como isso possa ser resolvido?

Tentar substituir o arquivo com o microcode que é usado pelo TS no undervolt

https://adrenaline.com.br/forum/thr...omo-usar-este-programa.661487/post-1074791931
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Rpz acabei comprando a garantia estendida até 2022, acho q nem posso eu mesmo trocar a pasta térmica sob risco de perder a garantia estendida. Quando essa pandemia reduzir drasticamente, vejo com a dell como posso fazer para realizar a troca!

Sim, só falar para eles que a máquina tá esquentando demais e desligando, ai eles vão acabar enviando um técnico para trocar a pasta.
 
Boa tarde galera, estou pensando em trocar a pasta térmica do notebook. Ja uso o notebook com undervolt e limitação nos clocks. Estou pensando em comprar a Cooler Master Mastergel Maker. Alguém aqui já utilizou ?
 
Vou sentir muita diferença no G5 utilizando memórias 2400MHz CL16 contra as 2666MHz que vem de fábrica? estou pensando em fazer um upgrade para 16GB (2x8GB)
 
Pessoal,

Algum de vocês utilizam algum profile de cores pra tela do dell g5? O que ocorre é que no linux, percebi que as cores ficaram bem melhores que no windows (porém o alienware command center não funciona) e queria ver a possibilidade de utilizar a mesma ou uma profile de cores melhores.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vou sentir muita diferença no G5 utilizando memórias 2400MHz CL16 contra as 2666MHz que vem de fábrica?
Acho que tu vai é ganhar velocidade com os 16gb, o S.O vai alocar mais memoria e trabalhar mais rápido. Acredito que essa diferença é igual nvme pra ssd. Tem diferença mais é difícil perceber no dia a dia.
 
Última edição:
Isso de cair a frequência pra 1400MHz mesmo com o ThrottleStop ligado está acontecendo aqui...
Acontece no Overwatch, ele fica em média a 75 graus, mas ainda sim a frequencia cai e o FPS fica bastante instável... Alguma solução?
 
Pessoal,

Algum de vocês utilizam algum profile de cores pra tela do dell g5? O que ocorre é que no linux, percebi que as cores ficaram bem melhores que no windows (porém o alienware command center não funciona) e queria ver a possibilidade de utilizar a mesma ou uma profile de cores melhores.

Cara, notei isso no G3 também. No Linux a tela fica linda, no Windows fica meio apagado as cores. Tentei fuçar no painel de controle da Intel mas achei ele meio zuadão, no fim acabei desistindo de ficar tentando ajustar.
 
Cara, notei isso no G3 também. No Linux a tela fica linda, no Windows fica meio apagado as cores. Tentei fuçar no painel de controle da Intel mas achei ele meio zuadão, no fim acabei desistindo de ficar tentando ajustar.

Bom eu não to com o windows aqui. Peguei o profile que uso aqui no linux com um simples find / -name *.icc. Vou compartilhar o arquivo se tu quiser testar.


Achei este tutorial de como colocar as cores.
https://www.windowscentral.com/how-configure-correct-color-profile-your-monitor-windows-10
 
Isso de cair a frequência pra 1400MHz mesmo com o ThrottleStop ligado está acontecendo aqui...
Acontece no Overwatch, ele fica em média a 75 graus, mas ainda sim a frequencia cai e o FPS fica bastante instável... Alguma solução?

Rpz aqui acabei instalando o Alienware Command Center e deu uma melhorada (agora normalmente fica travado em 2.4Ghz), que ao menos da pra jogar... E quando passar a pandemia vou ver com a dell para trocar a pasta térmica desse notebook.

EDIT: Na verdade mesmo com o Alienware Command Center, fui tentar jogar agora e fica a 1400mhz... a 79 graus.
 
Última edição:
Bom eu não to com o windows aqui. Peguei o profile que uso aqui no linux com um simples find / -name *.icc. Vou compartilhar o arquivo se tu quiser testar.


Achei este tutorial de como colocar as cores.
https://www.windowscentral.com/how-configure-correct-color-profile-your-monitor-windows-10

Olá amigo, qual o modelo da sua tela?
Tem como verificar para ver se é a mesma aqui?

Vi que o perfil que disponibilizaram no notebookcheck é para um modelo diferente do meu G5 (RTX tela 144hz)
 
Rpz aqui acabei instalando o Alienware Command Center e deu uma melhorada (agora normalmente fica travado em 2.4Ghz), que ao menos da pra jogar... E quando passar a pandemia vou ver com a dell para trocar a pasta térmica desse notebook.

EDIT: Na verdade mesmo com o Alienware Command Center, fui tentar jogar agora e fica a 1400mhz... a 79 graus.

Faz o seguinte, baixa o HWInfo, e verifica a temperatura do PCH quando você estiver jogando, só para tirar uma dúvida se o sistema não está baixando o clock com base na temperatura do PCH e não da CPU/GPU
 
acabei de adquirir um G3 com i7 9750h e 1660ti e até o momento estou gostando muito, só precisei fazer um undervolt -250mv no cpu que ficou 100%, alguem ai ja tentou trocar a pasta termica pra saber se faz muita diferença nas temperaturas?
 
Olá amigo, qual o modelo da sua tela?
Tem como verificar para ver se é a mesma aqui?

Vi que o perfil que disponibilizaram no notebookcheck é para um modelo diferente do meu G5 (RTX tela 144hz)

Auo23ED. (Link do Panelook. )

Então eu mandei aqui o link do teste do notebookcheck com a 1650 tela de 60hz. Tem um outro review do notebookcheck com o g5 e a rtx2060.

Mas como eu falei eu preferi o default do linux. O do notebookcheck ficou amarelado de leve.
 
Auo23ED. (Link do Panelook. )

Então eu mandei aqui o link do teste do notebookcheck com a 1650 tela de 60hz. Tem um outro review do notebookcheck com o g5 e a rtx2060.

Mas como eu falei eu preferi o default do linux. O do notebookcheck ficou amarelado de leve.

Ahh é diferente da minha tela:

Monitor Name: BOE [Unknown Model: BOE084A]
Monitor Name (Manuf): NV156FH [DELL P/N: F5T P]


Eu até procurei os outros reviews do G5 no Notebookcheck, mas nenhum tinha esse modelo de tela.
A que chega mais perto é a BOE084D do Legion Y540.

Tu usa qual distro Linux?
Fiquei curioso para ver a diferença nas cores em relação ao Windows.

Valeu.
 
Faz o seguinte, baixa o HWInfo, e verifica a temperatura do PCH quando você estiver jogando, só para tirar uma dúvida se o sistema não está baixando o clock com base na temperatura do PCH e não da CPU/GPU

Blz, farei esse teste mais tarde e posto o resultado aqui.

Enquanto isso vi esse caso aqui no youtube (Se vi bem é o mesmo modelo q o meu, o G3 3590)

 
Tu usa qual distro Linux?
Fiquei curioso para ver a diferença nas cores em relação ao Windows.


Eu uso o pop os 20.04. Tu pode tentar fazer aquele esquema q eu fiz mas com um um live usb, copia o .icc default (fica na pasta /var/lib/colord/icc/) e testa. Eu não to com windows instalado pra testar, daí não sei. Se tu puder fazer e ver se tem alguma diferença.
 
Faz o seguinte, baixa o HWInfo, e verifica a temperatura do PCH quando você estiver jogando, só para tirar uma dúvida se o sistema não está baixando o clock com base na temperatura do PCH e não da CPU/GPU

Pronto amigo, fiz oq vc pediu. Aparentemente o PCH tá com a temperatura boa. Aquele 101 que bateu ali foi logo quando iniciou o jogo, que o processador estava em 4GHZ... Aí bate 100 graus ele começa a reduzir a frequência. Nessa imagem aí tinha uns 30-40 minutos de jogo. Nessa jogatina não sei dizer o motivo, mas estabilizou nessa faixa aí dos 2000Mhz (Teve momentos que bateu 1700Mhz, mas rapidamente voltava a 2000mhz). O Alienware Command Center não estava ativado e nem o ThrottleStop (Ontem estava com os 2 ativados e não ta fazendo diferença... Ele continua reduzindo muito a frequência do processador).

Captura-de-Tela-39.png
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo