[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

Printa tudo que puder, pega protocolo de ligação e vamo procurar o Procon (que faz acontecer) ou a Justiça mesmo, tipo o pequenas causas, caso escale pra um advogado tem que ser algum que entenda um pouco de computadores, e aí é só correr pro abraço.
Pior que não estou vendo outra solução.... que situação complicada, o pior que o problema é de nivel global pois tem em até foruns gringo o mesmo problema.... Muito amadorismo por parte da area tecnica da dell disponibilizar uma atualização sem ao menos testar ela....


Pior que sou cliente da dell a tempo, onde meu primeiro note foi um inspirion 1525, porém agora meu proximo note gamer, não sera mais um dell infelizmente....
 
Última edição:
Meu notebook entra em suspensão aleatoriamente e simplesmente não funciona qualquer comando. Só volta depois de desligor o notebook da fonte, ligar fonte, e fechar e abrir tela. Acho que foi depois da atualização da bios. Tá tenso.

O erro que fazia o computador simplesmente desligar tudo foi esse.

"O Power Manager solicitou supressão de todas as entradas (INPUT_SUPPRESS_REQUEST = 1)"

baixei o firmware de dezembro para 5520 e 5521 e instalei. Vou testar mais tarde o comportamento do notebook.


Pessoal realizei o teste aqui e graças a deus está tudo certo agora. Deu um calafrio aqui rs
 
Galera, meu G15 tá com as teclas descascando, tá horrível! Tem como trocar? Indicam algum kit ou sei la o que?

Valeu!
Na época o meu já estava do mesmo jeito, perguntei quando tinha garantia e eles não tinham e não sabia como repor, no aliexpress você deve encontrar só o teclado pra troca, porém tem que saber como abrir e trocar ou arrumar alguém que faça o serviço, o meu mesmo a carcaça descascou uma parte, as vezes penso em comprar uma de cor diferente lá no ali.
 
Meu notebook entra em suspensão aleatoriamente e simplesmente não funciona qualquer comando. Só volta depois de desligor o notebook da fonte, ligar fonte, e fechar e abrir tela. Acho que foi depois da atualização da bios. Tá tenso.

O erro que fazia o computador simplesmente desligar tudo foi esse.

"O Power Manager solicitou supressão de todas as entradas (INPUT_SUPPRESS_REQUEST = 1)"

baixei o firmware de dezembro para 5520 e 5521 e instalei. Vou testar mais tarde o comportamento do notebook.

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Na época o meu já estava do mesmo jeito, perguntei quando tinha garantia e eles não tinham e não sabia como repor, no aliexpress você deve encontrar só o teclado pra troca, porém tem que saber como abrir e trocar ou arrumar alguém que faça o serviço, o meu mesmo a carcaça descascou uma parte, as vezes penso em comprar uma de cor diferente lá no ali.
Galera, bom dia!

O meu Dell G15 5520 simplesmente morreu da noite para o dia também. A máquina não esboça nenhum sinal de vida (não acende o LED do teclado, não acende o LED de recarga quando eu conecto o carregador, não emite sons, literalmente nada). Sempre desliguei pelo Windows, nunca bateu e nem nada. Acredito que tenha sido alguma atualização da BIOS tendo em vista que o computador atualizou no dia anterior e da reclamação dos usuários aqui e de outros fóruns. Já tentei todas as soluções ditas por outros usuários e pela própria Dell, sem sucesso :(. Estou desesperado, a Dell quer cobrar 1720 pela placa mãe tendo em vista que já acabou a garantia. O notebook foi adquirido em novembro de 2022 com todas as peças que tem hoje.

Configuração: Dell G15 5520 I7-12700H |
RTX3060 | SSD 1TB | 16gb de memória.

Testes realizados:

1) retirar a bateria, esvaziar a carga de bateria segurando o Power por 20 segundos (fiz isso por mais tempo também conforme relato de outro usuário)

2) retirar o cabo do monitor e tentar usar somente um monitor externo (tanto via USB-c quanto HDMI)

3) retirar a bateria e tentar ligar direto na tomada

4) retirar todas as memórias RAM’s, SSD e placa wireless (um por um para verificar se havia alguma espécie de curto ou problema nos componentes)

5) segurar o CTRL+ESC e depois conectar o cabo do carregador (bateria conectada)

6) segurar o CTRL+ESC+botão Power com o cabo do carregador conectado (a bateria também deve estar plugada, segundo o funcionário da Dell, isso resetaria a BIOS)

7) segurar o END por 5 segundos e plugar o carregador (isso acusaria se fosse um erro no botão Power)

8) Verificar com o multímetro se o carregador está com a voltagem correta (esse está com a voltagem correta, o que descarta a possibilidade de um carregador quebrado)

Caso alguém consiga uma solução, por favor me ajude :’(
 
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Galera, bom dia!

O meu Dell G15 5520 simplesmente morreu da noite para o dia também. A máquina não esboça nenhum sinal de vida (não acende o LED do teclado, não acende o LED de recarga quando eu conecto o carregador, não emite sons, literalmente nada). Sempre desliguei pelo Windows, nunca bateu e nem nada. Acredito que tenha sido alguma atualização da BIOS tendo em vista que o computador atualizou no dia anterior e da reclamação dos usuários aqui e de outros fóruns. Já tentei todas as soluções ditas por outros usuários e pela própria Dell, sem sucesso :(. Estou desesperado, a Dell quer cobrar 1720 pela placa mãe tendo em vista que já acabou a garantia. O notebook foi adquirido em novembro de 2022 com todas as peças que tem hoje.

Configuração: Dell G15 5520 I7-12700H |
RTX3060 | SSD 1TB | 16gb de memória.

Testes realizados:

1) retirar a bateria, esvaziar a carga de bateria segurando o Power por 20 segundos (fiz isso por mais tempo também conforme relato de outro usuário)

2) retirar o cabo do monitor e tentar usar somente um monitor externo (tanto via USB-c quanto HDMI)

3) retirar a bateria e tentar ligar direto na tomada

4) retirar todas as memórias RAM’s, SSD e placa wireless (um por um para verificar se havia alguma espécie de curto ou problema nos componentes)

5) segurar o CTRL+ESC e depois conectar o cabo do carregador (bateria conectada)

6) segurar o CTRL+ESC+botão Power com o cabo do carregador conectado (a bateria também deve estar plugada, segundo o funcionário da Dell, isso resetaria a BIOS)

7) segurar o END por 5 segundos e plugar o carregador (isso acusaria se fosse um erro no botão Power)

8) Verificar com o multímetro se o carregador está com a voltagem correta (esse está com a voltagem correta, o que descarta a possibilidade de um carregador quebrado)

Caso alguém consiga uma solução, por favor me ajude :’(
Cara, o seu problema parece coisa mais pesada. como foram essas atualizações que você tá dizendo aí? o que parece simplesmente foi falha em atualizar a BIOS, logo o computador morre se falhou, isso aí não tem como te ajudar muito não. (revê esse passo do CTRL + ESC, desliga a maquina e tira o cabo, segura CTRL + ESC, pluga o cabo e depois de 10 segundos solta os botões, deixa o monitor na usb-c ligado por via das dúvidas também)
Se tu fez tudo isso e o computador literalmente não responde, é mandar numa assistência pra tentarem uma regravação de BIOS e olhe lá, acho bom tu procurar também um órgão do consumidor pra te ajudar.
 
Na época o meu já estava do mesmo jeito, perguntei quando tinha garantia e eles não tinham e não sabia como repor, no aliexpress você deve encontrar só o teclado pra troca, porém tem que saber como abrir e trocar ou arrumar alguém que faça o serviço, o meu mesmo a carcaça descascou uma parte, as vezes penso em comprar uma de cor diferente lá no ali.
Não po... trocar o teclado todo só por algumas teclas descascando.... muita grana e trabalho.... Não existem teclas avulsas de reposição? Tecla de notebook dá pra trocar, não dá?
 
Cara, o seu problema parece coisa mais pesada. como foram essas atualizações que você tá dizendo aí? o que parece simplesmente foi falha em atualizar a BIOS, logo o computador morre se falhou, isso aí não tem como te ajudar muito não. (revê esse passo do CTRL + ESC, desliga a maquina e tira o cabo, segura CTRL + ESC, pluga o cabo e depois de 10 segundos solta os botões, deixa o monitor na usb-c ligado por via das dúvidas também)
Se tu fez tudo isso e o computador literalmente não responde, é mandar numa assistência pra tentarem uma regravação de BIOS e olhe lá, acho bom tu procurar também um órgão do consumidor pra te ajudar.
A atualização foi feita 2 dias antes do computador morrer. No outro dia ainda ligou… eu liguei e desliguei normalmente. Aí simplesmente não ligou mais. Foi uma atualização normal do Windows, aqueles que atualizam, reinicia o computador e desliga sozinho. Vou levar em um técnico na segunda-feira, tá muito estranho o problema do nada. A Dell falou que pode estar em curto, mas eu questionei… como que uma máquina entra em curto desligada da tomada? O técnico não soube me responder.
Tentei esse procedimento que você falou e também nada… cara, muito triste pagar quase 7k em uma máquina e durar menos de dois anos. :(
 
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Galera, bom dia!

O meu Dell G15 5520 simplesmente morreu da noite para o dia também. A máquina não esboça nenhum sinal de vida (não acende o LED do teclado, não acende o LED de recarga quando eu conecto o carregador, não emite sons, literalmente nada). Sempre desliguei pelo Windows, nunca bateu e nem nada. Acredito que tenha sido alguma atualização da BIOS tendo em vista que o computador atualizou no dia anterior e da reclamação dos usuários aqui e de outros fóruns. Já tentei todas as soluções ditas por outros usuários e pela própria Dell, sem sucesso :(. Estou desesperado, a Dell quer cobrar 1720 pela placa mãe tendo em vista que já acabou a garantia. O notebook foi adquirido em novembro de 2022 com todas as peças que tem hoje.

Configuração: Dell G15 5520 I7-12700H |
RTX3060 | SSD 1TB | 16gb de memória.

Testes realizados:

1) retirar a bateria, esvaziar a carga de bateria segurando o Power por 20 segundos (fiz isso por mais tempo também conforme relato de outro usuário)

2) retirar o cabo do monitor e tentar usar somente um monitor externo (tanto via USB-c quanto HDMI)

3) retirar a bateria e tentar ligar direto na tomada

4) retirar todas as memórias RAM’s, SSD e placa wireless (um por um para verificar se havia alguma espécie de curto ou problema nos componentes)

5) segurar o CTRL+ESC e depois conectar o cabo do carregador (bateria conectada)

6) segurar o CTRL+ESC+botão Power com o cabo do carregador conectado (a bateria também deve estar plugada, segundo o funcionário da Dell, isso resetaria a BIOS)

7) segurar o END por 5 segundos e plugar o carregador (isso acusaria se fosse um erro no botão Power)

8) Verificar com o multímetro se o carregador está com a voltagem correta (esse está com a voltagem correta, o que descarta a possibilidade de um carregador quebrado)

Caso alguém consiga uma solução, por favor me ajude :’(

Percebo que a sua variação do G15 5520 teve um outro comportamento. Já que está com a máquina está totalmente parada segue esse tutorial.

When you experience a situation in which the computer does not start at all. Or it does turn on. (Lights turn on, and fans are spinning.) If the computer does not show any image, look at the Battery LED (on the left side of the computer).

When the Battery LED does not blink with an Amber and White pattern, perform the following steps:

  1. Press the power button for at least 15 s to ensure that the computer turns off.
  2. Disconnect all devices including the keyboard, mouse, and external monitor. Peripherals also include external storage devices such as flash drives, USB devices, printers, cards, so forth
  3. Remove the AC adapter from the computer and unplug the AC adapter from the electrical outlet.
  4. Ensure the connections on the power cable and AC adapter are firmly pressed together.
  5. Insert the AC into the computer and a good electrical outlet (not on a surge protector or power strip).
  6. Press the Power button to see if the computer turns on and boots correctly.
There are times when changes to the settings in the System Setup (BIOS) prevent the computer from booting into Windows correctly or do not display video or does not connect to the Internet. Setting the BIOS back to its defaults may help fix these issues.

  1. Reboot the computer.
  2. When you see the Dell logo during POST, press the F2 key to enter the setup screen.
  3. On the System Setup screen, click Load Defaults.
  4. Ensure that BIOS Defaults are selected and click OK (when asked).
  5. Click OK on the Warning window (when asked).
  6. Click Exit, and the computer restarts.
 
Percebo que a sua variação do G15 5520 teve um outro comportamento. Já que está com a máquina está totalmente parada segue esse tutorial.

When you experience a situation in which the computer does not start at all. Or it does turn on. (Lights turn on, and fans are spinning.) If the computer does not show any image, look at the Battery LED (on the left side of the computer).

When the Battery LED does not blink with an Amber and White pattern, perform the following steps:

  1. Press the power button for at least 15 s to ensure that the computer turns off.
  2. Disconnect all devices including the keyboard, mouse, and external monitor. Peripherals also include external storage devices such as flash drives, USB devices, printers, cards, so forth
  3. Remove the AC adapter from the computer and unplug the AC adapter from the electrical outlet.
  4. Ensure the connections on the power cable and AC adapter are firmly pressed together.
  5. Insert the AC into the computer and a good electrical outlet (not on a surge protector or power strip).
  6. Press the Power button to see if the computer turns on and boots correctly.
There are times when changes to the settings in the System Setup (BIOS) prevent the computer from booting into Windows correctly or do not display video or does not connect to the Internet. Setting the BIOS back to its defaults may help fix these issues.

  1. Reboot the computer.
  2. When you see the Dell logo during POST, press the F2 key to enter the setup screen.
  3. On the System Setup screen, click Load Defaults.
  4. Ensure that BIOS Defaults are selected and click OK (when asked).
  5. Click OK on the Warning window (when asked).
  6. Click Exit, and the computer restarts.
Sim, já testei o carregador e os passos mencionados acima também.
Inclusive, medi com o multímetro para saber se estava passando a voltagem correta. Sobre entrar na BIOS enquanto o computador inicia, infelizmente não é possível pois o computador não dá nenhum sinal de vida :(
 
Não po... trocar o teclado todo só por algumas teclas descascando.... muita grana e trabalho.... Não existem teclas avulsas de reposição? Tecla de notebook dá pra trocar, não dá?
Difícil de encontrar, não vi apenas a tecla avulsa.
Então tem que ficar preso na ideia de só trocar o teclado ou quem sabe colocar um adesivo em cima da tecla.
 
o meu atualizou a bios para 1.18 e parou de dar video no note. Tenho dell g15 5515. Retiraram do site a versão 1.18 e até agora nenhuma solução. Alguem conseguiu resolver? Não adianta regravar a bios que não rola. Já troquei até a peça da bios com uma nova regravada e mesmo assim nao deu, coloquei a peça da bios original de volta. Uso video externo, o que ta me salvando... ms é complicado ficar assim. Pagar 9 mil num pc e dar um problema ridiculo desse.
 
o meu atualizou a bios para 1.18 e parou de dar video no note. Tenho dell g15 5515. Retiraram do site a versão 1.18 e até agora nenhuma solução. Alguem conseguiu resolver? Não adianta regravar a bios que não rola. Já troquei até a peça da bios com uma nova regravada e mesmo assim nao deu, coloquei a peça da bios original de volta. Uso video externo, o que ta me salvando... ms é complicado ficar assim. Pagar 9 mil num pc e dar um problema ridiculo desse.
Nada ainda, vamos ter que esperar uma nova atualização e depois que "e se" for resolvido, nunca mais mexer nessa bomba que a Dell chama de serviço.
 
sinceramente, to passada com a Dell. Despreparo total. To aguardando resolverem, vamos torcer ne! Afinal, foram eles que causaram este problema.
 
sinceramente, to passada com a Dell. Despreparo total. To aguardando resolverem, vamos torcer ne! Afinal, foram eles que causaram este problema.
Inaceitável demais, tentei contato com o Procon da minha cidade, protocolo gigante, realmente é melhor ir até eles do que fazer qualquer reclamação via WhatsApp, essa semana provavelmente irei até o órgão responsável.
Busquem seus direito legais aí que isso ainda tá um pouco longe de ser resolvido, ou ao menos uma resposta de verdade por parte deles.
 
Pessoal, resumindo a minha situação.
Levei em um técnico próximo da minha residência e ele não conseguiu identificar o problema. Disse que poderia tentar arrumar por 580 reais e caso não desse certo devolveria o dinheiro, mas eu perderia o suporte da Dell. Resolvi trocar a placa com a Dell e para a minha surpresa, pelo fato de eu ter comprado o notebook no exterior, só poderia adquirir o serviço na minha casa. O que deixou o conserto por 2250. O notebook voltou a funcionar, mas sinceramente só comprarei um Dell novamente se for da linha alienware. Boa sorte para todos e espero que não tenham que pagar como eu!
 
Pessoal, resumindo a minha situação.
Levei em um técnico próximo da minha residência e ele não conseguiu identificar o problema. Disse que poderia tentar arrumar por 580 reais e caso não desse certo devolveria o dinheiro, mas eu perderia o suporte da Dell. Resolvi trocar a placa com a Dell e para a minha surpresa, pelo fato de eu ter comprado o notebook no exterior, só poderia adquirir o serviço na minha casa. O que deixou o conserto por 2250. O notebook voltou a funcionar, mas sinceramente só comprarei um Dell novamente se for da linha alienware. Boa sorte para todos e espero que não tenham que pagar como eu!
O técnico que levei disse que teria que trocar a placa mãe tbm, mas que tbm poderia acontecer da própria dell disponibilizar uma bios nova que arrumasse o defeito. Vou esperar mais um pouco, se nao der certo, vou levar pro tecnico trocar a placa. Acho um absurdo sem tamanho isso que a dell fez. Dell nunca mais.
 
G15 G5530 i5-13450HX 3050 6Gb - 8Gb Ram - 256Gb SSD
O preço está muito bom e nesta faixa de preço não tem nada que iguale o desempenho, mas a escolha depende do que você prioriza.

Esse G15 é bem grande e pesado e seu carregador de 240W também é enorme...fora que pode ocorrer o bug de 30W na GPU.

Se seu objetivo é jogar, caso esses "detalhes" lhe incomodem, uma boa opção é o Lenovo LOQ com a mesma RTX 3050 com 6gb.
É menor, mais leve, e sua CPU, apesar de muito mais fraca em comparação com o i5-13450HX, é suficiente para empurrar a GPU.
Um ponto negativo é a tela com apenas 60Hz.

Se for optar pelo G15 recomendo que pegue com Windows (a não ser que vá utilizar o Linux) pois qualquer problema que possa ter a assistência costuma jogar a culpa na troca do sistema operacional e você vai ter que reinstalar o Linux original.
Até uns 200 reais a mais acredito que vale para evitar dor de cabeça.

Uma outra solução é guardar o SSD original com o Linux instalado e usar outro SSD com o Windows. Caso tenha algum problema basta espetar o SSD original e acionar a garantia.
 

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