[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

~$ hwinfo --monitor
32: None 00.0: 10002 LCD Monitor
[Created at monitor.125]
Unique ID: rdCR.58XRQwPZHx2
Parent ID: _Znp.WHITQp+n8W4
Hardware Class: monitor
Model: "6CG7W B156HAN LCD Monitor"
Vendor: AUO "6CG7W B156HAN"
Device: eisa 0x24ed
Resolution: 1920x1080@60Hz
Size: 344x194 mm
Year of Manufacture: 2018
Week of Manufacture: 45
Detailed Timings #0:
Resolution: 1920x1080
Horizontal: 1920 2028 2076 2100 (+108 +156 +180) -hsync
Vertical: 1080 1090 1100 1118 (+10 +20 +38) +vsync
Frequencies: 112.80 MHz, 53.71 kHz, 48.04 Hz
Year of Manufacture: 2018
Week of Manufacture: 45
Detailed Timings #1:
Resolution: 1920x1080
Horizontal: 1920 2028 2076 2100 (+108 +156 +180) -hsync
Vertical: 1080 1090 1100 1118 (+10 +20 +38) +vsync
Frequencies: 141.00 MHz, 67.14 kHz, 60.06 Hz
Config Status: cfg=new, avail=yes, need=no, active=unknown
Attached to: #29 (VGA compatible controller)

Vou olhar e te falo.
 
1- Os G5 vendidos na Dell Brasil, a tela é controlada por pwm ou isso mudou e agora só flickerfree?

2- GeekZilla disse que tendo uma tampa extra o pch, HDs e SSD e memórias teria uma redução de temperatura, no caso fazendo aberturas na tampa inferior. Qual teria uma temperatura melhor, jogando o ar dentro ou usando coolers pra tirar o ar quente? Pois penso em colocar uma tampa extra, e nela parafusar coolers.
Qual seria o tamanho de cooler ideal pra fixar na tampa inferior. Pq aí daria pra colocar o notebook naqueles suportes pra levar o notebook sem uma base com cooler.

3- Vcs tiveram problemas com USB? Com sobretensão? Colocar algo em uma USB e outra não funcionar? Compensa a troca?

4- A saída de áudio do headset tbm é problematica?


Obrigado
Meu G5 veio com tela flicker free, modelo AUO24ED, Full HD 60Hz.
Tive problema com o conector do headset, mas não tem outros relatos no fórum, então acredito que foi um defeito pontual na minha unidade. De qualquer forma, abri um chamado e a Dell trocou a placa-mãe inteira do note no dia seguinte.
 
Vou olhar e te falo.
Seu é qual modelo? 5590 qual processador?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Meu G5 veio com tela flicker free, modelo AUO24ED, Full HD 60Hz.
Tive problema com o conector do headset, mas não tem outros relatos no fórum, então acredito que foi um defeito pontual na minha unidade. De qualquer forma, abri um chamado e a Dell trocou a placa-mãe inteira do note no dia seguinte.

Li seu relato algumas páginas atrás. Me diz o que acha da tela do seu G5?
 
Alguém aqui saberia me informar, por favor, quais memórias DDR4 2666 são compatíveis com G5590 core i5 GTX 1650 são compativeis? E alguma já vem com dissipador?

Obrigado
 
Tive problema com o conector do headset, mas não tem outros relatos no fórum, então acredito que foi um defeito pontual na minha unidade. De qualquer forma, abri um chamado e a Dell trocou a placa-mãe inteira do note no dia seguinte.

Opa! Qual foi o problema com o seu conector do headset? Eu não consigo utilizar aqui o meu, só funciona o fone Ou o microfone, não consigo os 2...
 
Opa! Qual foi o problema com o seu conector do headset? Eu não consigo utilizar aqui o meu, só funciona o fone Ou o microfone, não consigo os 2...

Que coisa esquisita. Qual é o seu modelo? G3 ou G5? Caso seja G5, qual a configuração?

Obrigado
 
Opa! Qual foi o problema com o seu conector do headset? Eu não consigo utilizar aqui o meu, só funciona o fone Ou o microfone, não consigo os 2...

Tu está selecionando "Fone de ouvido (com microfone)" na notificação que aparece quando pluga o fone?
Caso não apareça a notificação é possível alterar no "Realtek Audio Console > Configurações avançadas do dispositivo" e selecionar o correto para o equipamento conectado (mic, fone, fone com mic, etc):

AqPiRKQ.png


Dell G5 aqui, mas deve se aplicar ao G3 também. (Até meu antigo Dell Gaming 7567 utilizava o mesmo esquema para detectar corretamente o fone, selecionando ao plugar ou no painel de áudio da placa).
 
Tu está selecionando "Fone de ouvido (com microfone)" na notificação que aparece quando pluga o fone?
Caso não apareça a notificação é possível alterar no "Realtek Audio Console > Configurações avançadas do dispositivo" e selecionar o correto para o equipamento conectado (mic, fone, fone com mic, etc):


Dell G5 aqui, mas deve se aplicar ao G3 também. (Até meu antigo Dell Gaming 7567 utilizava o mesmo esquema para detectar corretamente o fone, selecionando ao plugar ou no painel de áudio da placa).

Já tentei de tudo. O que eu gastei de horas tentando arrumar isso foi triste kkkk. Eu uso um headphone e um microfone independente, 2 equipamentos. Como o notebook só tem uma entrada, comprei um adaptador desses com 2 entradas p2 (uma rosa do mic e uma verde do fone) e uma saída p3, mas quando conecto no note, ele não reconhece o microfone externo, fica só saindo som no fone (sim, eu seleciono a opção fone de ouvido com microfone).

A única forma que consegui fazer funcionar o microfone externo foi ligar no notebook APENAS o microfone e selecionar essa opção "fone de ouvido com microfone". Se eu ligar só o microfone e selecionar a opção "entrada de microfone", ele não funciona.

Então, pra solucionar meu problema, eu uso como saída de som do notebook uma caixa de som bluetooth e conecto meu headphone nela através de um cabo. E o microfone eu ligo no notebook como informado acima.

Esse já é o segundo adaptador que testo, o primeiro deu a mesma coisa. Por isso quando li o colega aí dizendo que o conector dele tinha um problema, fiquei pensando se não seria o caso do meu.

O meu note é um G5 5590, i7 9750h.
 
Galera,

To precisando trocar de note futuramente e já monitoro alguns alguns modelos como o G5. Eu li a primeira página, mas tava querendo saber se ele é barulhento ou esquenta muito (claro que um note desse vai esquentar e/ou fazer um pouco de barulho). Eh o que o note que possuo atualmente as vezes faz barulho a ponto de incomodar. Quando o dólar melhorar eu tava pensando em pegar o G5 ou o Legion. Eu cogitei o Odyssey e Avell, mas esses 2 ultimos eu não sei se vou gostar.
 
Já tentei de tudo. O que eu gastei de horas tentando arrumar isso foi triste kkkk. Eu uso um headphone e um microfone independente, 2 equipamentos. Como o notebook só tem uma entrada, comprei um adaptador desses com 2 entradas p2 (uma rosa do mic e uma verde do fone) e uma saída p3, mas quando conecto no note, ele não reconhece o microfone externo, fica só saindo som no fone (sim, eu seleciono a opção fone de ouvido com microfone).

A única forma que consegui fazer funcionar o microfone externo foi ligar no notebook APENAS o microfone e selecionar essa opção "fone de ouvido com microfone". Se eu ligar só o microfone e selecionar a opção "entrada de microfone", ele não funciona.

Então, pra solucionar meu problema, eu uso como saída de som do notebook uma caixa de som bluetooth e conecto meu headphone nela através de um cabo. E o microfone eu ligo no notebook como informado acima.

Esse já é o segundo adaptador que testo, o primeiro deu a mesma coisa. Por isso quando li o colega aí dizendo que o conector dele tinha um problema, fiquei pensando se não seria o caso do meu.

O meu note é um G5 5590, i7 9750h.

Bem estranho isso, o meu é o G5 i7 9750H + RTX 2060 e sempre funcionou normalmente tudo que conectei na entrada/saída de áudio do notebook.

Você está usando os últimos drivers de áudio do site da Dell (com data de 20/08/2020)?
Eles corrigiram um bug que não deixava o Painel da Realtek atualizar pela loja do Windows, entre outras coisas.

Eu uso dois fones diferentes aqui normalmente, um com plug P3 (HyperX Cloud Earbuds) que tem o microfone no cabo dele e funciona tanto áudio quanto microfone dele.

E tenho um adaptador de P3 para duas entradas P2 que uso para conectar outro fone (Skullcandy Aviator) e microfone (genérico que comprei numa loja de rua tem uns 4 anos kkk) e uso igual tu, equipamentos separados.

O adaptador que uso aqui é este: https://www.amazon.com.br/gp/product/B07Z13J4MQ/?tag=mundoconectad-20
Comprei no começo do ano na Amazon (Estava R$16 e com frete grátis do Prime kkk)

Se tiver a possibilidade tenta usar um LiveUSB com uma distro Linux pra ver como vai se comportar o áudio pelo fone.
Acredito que se não for questão de driver, talvez seja o caso de acionar a garantia, pois até pela experiência aqui não é pra ter nenhuma restrição nesse sentido.
 
Li seu relato algumas páginas atrás. Me diz o que acha da tela do seu G5?
Antes do G5 tinha um Inspiron 7559 Gaming que já tinha tela IPS, mas acredito que era de entrada. Quando troquei pro G5, percebi que as cores estavam bem mais vivas; no LaptopMedia diz que esse painel alcança 91% sRGB. O brilho dela é bem forte, 400 nits, dentro de casa sempre uso com brilho na metade. Único problema ao meu ver é o tempo de resposta que é bem lento, se não me engano fica perto de 25ms, mas até ai todas as telas de notebooks tem tempo de resposta alto. E pro meu uso, que é mais jogo single player, não faz diferença.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Opa! Qual foi o problema com o seu conector do headset? Eu não consigo utilizar aqui o meu, só funciona o fone Ou o microfone, não consigo os 2...
Meu conector começou a dar mal contato, primeiro tinha uma posição certa que saia som dos dois lados do headset, depois de uns dias nenhuma posição dava certo, só saia do lado esquerdo.
Mas consigo usar fone e microfone junto, quando plugo o headset aparece uma notificação do driver pra escolher se eu quero fone ou fone+microfone, ai escolho o segundo e da certo. Meu headset é um HyperX Cloud Alpha, o cabo dele é P3 mesmo, fone e microfone junto.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém aqui saberia me informar, por favor, quais memórias DDR4 2666 são compatíveis com G5590 core i5 GTX 1650 são compativeis? E alguma já vem com dissipador?

Obrigado
Se for padrão SODIMM (aquela memória menor, para notebook), acredito que qualquer modelo DDR4 funcionará, até 32GB (2x16GB) que é o máximo que ele suporta, segundo a Dell.
Normalmente memória de notebook não tem dissipador para não ocupar muito espaço.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera,

To precisando trocar de note futuramente e já monitoro alguns alguns modelos como o G5. Eu li a primeira página, mas tava querendo saber se ele é barulhento ou esquenta muito (claro que um note desse vai esquentar e/ou fazer um pouco de barulho). Eh o que o note que possuo atualmente as vezes faz barulho a ponto de incomodar. Quando o dólar melhorar eu tava pensando em pegar o G5 ou o Legion. Eu cogitei o Odyssey e Avell, mas esses 2 ultimos eu não sei se vou gostar.
Em tarefas básicas ele nem liga a ventoinha, então é bem silencioso. Com as fans em 100% ele vai fazer barulho sim, agora se incomoda vai de cada pessoa. Eu jogo de Headset, então nem escuto o barulho.
Sobre a temperatura, se não fizer undervolt ele esquenta sim. Tem que gastar um tempinho ajustando ele, mas depois fica tranquilo.
 
Última edição:
Galera, boa tarde.

Tenho um G5 com RTX e, de uma semana pra cá, tenho notado que ele da uma travada em jogos leves, tipo Fall Guys. Deixei o afterbunner aberto pra ver se conseguia notar o motivo e o que eu vi foi que, por alguma razão que eu ainda não descobri, o clock da GPU diminui bruscamente, ficando indo pra 300Mhz, mesmo estando com temperaturas em torno de 60º.

Mais alguém tem passado por isso? ou sabe como possa ser resolvido? Drivers atualizados.
 
Em tarefas básicas ele nem liga a ventoinha, então é bem silencioso. Com as fans em 100% ele vai fazer barulho sim, agora se incomoda vai de cada pessoa. Eu jogo de Headset, então nem escuto o barulho.
Sobre a temperatura, se não fizer undervolt ele esquenta sim. Tem que gastar um tempinho ajustando ele, mas depois fica tranquilo.

Para tarefas básicas ele deve rodar lisinho. Agora em software pesados e em 100% inevitavelmente vai fazer barulho. Só fico com receio de ele ficar que nem um foguete quando estiver no 100%. (uso um note AMD que faz mais barulho que da Intel que uso como segundo pc).
Em questão de undervolting eu já ouvi falar e sei o que é, mas na prática sou meio leigo e pelo que já li se sair errado pode comprometer o pc inteiro, então eu ficaria com receio de fazer isso. Imagino que não seja muito complicado fazer undervolting dependendo do modelo e da marca.
 
Para tarefas básicas ele deve rodar lisinho. Agora em software pesados e em 100% inevitavelmente vai fazer barulho. Só fico com receio de ele ficar que nem um foguete quando estiver no 100%. (uso um note AMD que faz mais barulho que da Intel que uso como segundo pc).
Em questão de undervolting eu já ouvi falar e sei o que é, mas na prática sou meio leigo e pelo que já li se sair errado pode comprometer o pc inteiro, então eu ficaria com receio de fazer isso. Imagino que não seja muito complicado fazer undervolting dependendo do modelo e da marca.
Undervolt é bem tranquilo, se não quiser correr muito risco é só reduzir a tensão em -100mV que qualquer chip aguenta e já vai ter resultados. De qualquer maneira, se reduzir muito o que vai acontecer é dar tela azul, mas ai é só voltar pro valor anterior que estava estável e pronto.
 
Undervolt é bem tranquilo, se não quiser correr muito risco é só reduzir a tensão em -100mV que qualquer chip aguenta e já vai ter resultados. De qualquer maneira, se reduzir muito o que vai acontecer é dar tela azul, mas ai é só voltar pro valor anterior que estava estável e pronto.

Ah, é mais tranquilo do que imaginei, eu devo ter confundido com overclock. Vou fazer o undervolting logo que o note chegar quando o dólar der uma abaixada.
 
Galera, vê se alguém já passou por isso ou pode me ajudar. Eu tenho o G5 com a 1660ti. Roda tudo tranquilo de boa. Um dia fui instalar o warzone (logo que lançou) blz o jogo funcionou tranquilo durante alguns dias dps bufou o jogo e o Pc inteiro. O jogo passou a não carregar as texturas mais, uma queda de fds infernal, e não tinha nada que tava no talo (processador, temperatura, ou gpu). Aí você vai para outros jogos e eles começam a apresentar instabilidades da mesma forma, começa a travar frametime oscilando muito, tentei várias coisas mais só o que resolveu foi formatar, aí formatei fiquei sem instalar o warzone por mais de 1 mês e o Pc de boa. Instalei o warzone, passou uns dias aconteceu tudo de novo, a única solução é formatar tmb, enfim fiz isso umas 4 vezes, por fim desisti de jogar warzone. Alguém já passou por isso ou tem ideia do que pode ser?
 
Alguém já passou por isso ou tem ideia do que pode ser?

Tenta verificar no fórum do warzone se alguém passou por esse problema. As vezes instala algum anti-cheat ou coisa do tipo que atrapalha.
 
Galera, boa tarde.

Tenho um G5 com RTX e, de uma semana pra cá, tenho notado que ele da uma travada em jogos leves, tipo Fall Guys. Deixei o afterbunner aberto pra ver se conseguia notar o motivo e o que eu vi foi que, por alguma razão que eu ainda não descobri, o clock da GPU diminui bruscamente, ficando indo pra 300Mhz, mesmo estando com temperaturas em torno de 60º.

Mais alguém tem passado por isso? ou sabe como possa ser resolvido? Drivers atualizados.

Tambem estou com o mesmo problema, turbo boost ativado ou nao acontece a mesma coisa. A temperatura do processador e placa de video esta normal mas continua essa leve travada.
Reparei que cai media de 10fps porem de 144fps cai uns 10fps, nao deveria ser notavel essa queda porem parece ate uma travada.
 
Tambem estou com o mesmo problema, turbo boost ativado ou nao acontece a mesma coisa. A temperatura do processador e placa de video esta normal mas continua essa leve travada.
Reparei que cai media de 10fps porem de 144fps cai uns 10fps, nao deveria ser notavel essa queda porem parece ate uma travada.

O curioso é que isto aconteceria por exemplo se você tirasse o note da tomada, na bateria o comportamento é exatamente esse, a queda brusca de fps porque ele é totalmente limitado quando na bateria.

Vocês precisam verificar duas coisas

> Fonte, se ela está realmente fornecendo energia continuamente
> Temperatura do PCH se ele não está passando de 70 graus etc e causando uma redução geral de desempenho (pode ser verificado com o HWInfo, este também pode ser usado em conjunto com o afterburner para ter as informações no OSD.
 
Seguinte parece o 7567 e g5 tiveram atualizações de bios que não tah dando mais para fazer undervolt no mesmo. Alguém sabe como contornar a situação nos dois modelos para conseguir fazer undervolt novamente? desde já agradeço pela atenção.
 
Seguinte parece o 7567 e g5 tiveram atualizações de bios que não tah dando mais para fazer undervolt no mesmo. Alguém sabe como contornar a situação nos dois modelos para conseguir fazer undervolt novamente? desde já agradeço pela atenção.

No caso do G5 já tem alguns meses isso, umas 2 versões atrás da BIOS. Se der uma pesquisada no tópico aqui vai encontrar diversos posts sobre.

A solução mais básica é fazer um Factory Reset e volta a funcionar (aconteceu aqui na penúltima versão e se manteve funcionando na última).
Mas em alguns casos foi necessário fazer um downgrade da BIOS para uma das primeiras versões, antes de fazer o factory reset e atualizar para a última (1.13.2 no caso do G5) e repetir o processo.

Estou com a última versão aqui e o undervolt funcionando normalmente no ThrottleStop.
 
O curioso é que isto aconteceria por exemplo se você tirasse o note da tomada, na bateria o comportamento é exatamente esse, a queda brusca de fps porque ele é totalmente limitado quando na bateria.

Vocês precisam verificar duas coisas

> Fonte, se ela está realmente fornecendo energia continuamente
> Temperatura do PCH se ele não está passando de 70 graus etc e causando uma redução geral de desempenho (pode ser verificado com o HWInfo, este também pode ser usado em conjunto com o afterburner para ter as informações no OSD.
Certeiro comentario, PCH esta chegando em 65 e comeca os travamentos, o pico que chegou foi em 74.
 
Certeiro comentario, PCH esta chegando em 65 e comeca os travamentos, o pico que chegou foi em 74.

Não vai ajudar com a temperatura do PCH , mas na geral do sistema, CPU+GPU, crie um perfl no Alienware Command Center com os coolers em 85%, veja se dá alguma diferença, de resto Não tem muito o que fazer, mas a Dell sabe que o G5 tem este problema com a temperatura do PCH, tanto que na versão G5 SE, o PCH está sob o dissipador de calor e as memórias também possuem dissipador.
 
Última edição:
O modelo i5-9300H com GPU GTX 1650 com 4GB de GDDR5 e o i7-9750H com GPU GEFORCE® GTX 1660 Ti com 6GB de GDDR6 são todos 5590 com a mesma placa mãe e compatibilidade de memoria? As placas mae são as mesmas?

Sera que os notebooks 10300H e 10700H vem com dissipadores na memorias e PCB? Ou só a versão SE?
Parece que o estoque da geração 9 esta sendo reposta pela 10 do G3, provavelmente quando estoque acabarem do G5 tbm serão.


Vale a pena aguardar a 10 geração do G5 ou o sistema de refrigeração esta como a 9? Seria trocar 6 por meia dúzia?


Obrigado
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo