[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

estou vendo de pegar uma tampa que encontrei no aliexpress do dell g5 e seguir a sua idéia de fazer mais entradas de ar para evitar esses engasgos.

Você ta utilizando o G mode pra jogar? Coloca o jogo aperta fn+f7 (tem que ter o awcc e oc controls instalado) eu mesmo controlando a temp com o TS ativo o Gmode em todos os jogos. Funciona bem.
 
Realizei um teste com thermal pad e mais um dissipador no PCH com a tampa fechada e sem sucesso, chegou no pico de 73°C PORÉM com a tampa aberta já diminuiu bastante até os 60°C.
Infelizmente manteve as travadas que começam na faixa dos 60°C.

Uma duvida, revi os posts e verifiquei que o @GeekZilla fez com os coolers diretamente com a tampa aberta, @GeekZilla solucionou as travadas para voce?
estou vendo de pegar uma tampa que encontrei no aliexpress do dell g5 e seguir a sua idéia de fazer mais entradas de ar para evitar esses engasgos.

Aqui não tenho engasgos no G5, rodo sempre com vsync a 60fps, temperaturas em games como BFV e Ark Survival na casa dos 58 a 64 graus. Tanto CPU quanto GPU, PCH dependendo da temperatura ambiente vai de 50 a 70 graus.

O caminho realmente é uma tampa nova, já tentei comprar também, mas tá complicado esse povo da China nas entregas.


Quanto ao AWCC o ideal seria criar perfis com rpm fixo, se precisar de mais o sistema aumenta.
 
Última edição:
Você ta utilizando o G mode pra jogar? Coloca o jogo aperta fn+f7 (tem que ter o awcc e oc controls instalado) eu mesmo controlando a temp com o TS ativo o Gmode em todos os jogos. Funciona bem.
O meu é o dell g5, não cheguei a ver se tem mas acredito que não.

Aqui não tenho engasgos no G5, rodo sempre com vsync a 60fps, temperaturas em games como BFV e Ark Survival na casa dos 58 a 64 graus. Tanto CPU quanto GPU, PCH dependendo da temperatura ambiente vai de 50 a 70 graus.

O caminho realmente é uma tampa nova, já tentei comprar também, mas tá complicado esse povo da China nas entregas.


Quanto ao AWCC o ideal seria criar perfis com rpm fixo, se precisar de mais o sistema aumenta.
Aqui rodo com ts ativo e com temps de 60°c no processador e na rtx porém permanece o engasgo. Tem perfil com 80% de rotação das fans.
Até tentei sem ts e desabilitando o turbo boost mas passa dos 60°c no pch começa.
Com vsync, sem vsync a travada é a mesma.
O pior é que é meu segundo note na dell com o mesmo problema, tinha um g7 e devolvi por conta dessas travadas e a falta de solução da dell .-.
 
O meu é o dell g5, não cheguei a ver se tem mas acredito que não.


Aqui rodo com ts ativo e com temps de 60°c no processador e na rtx porém permanece o engasgo. Tem perfil com 80% de rotação das fans.
Até tentei sem ts e desabilitando o turbo boost mas passa dos 60°c no pch começa.
Com vsync, sem vsync a travada é a mesma.
O pior é que é meu segundo note na dell com o mesmo problema, tinha um g7 e devolvi por conta dessas travadas e a falta de solução da dell .-.

Outra coisa que parece esquentar mais o PCH é quando se está usando hds externos, smartphone conectado na usb etc. Mas realmente este é um problema crônico do G5, que a Dell reconheceu e resolveu no G5 Special Edition que conta com dissipador de fábrica no PCH e memórias.
 
Última edição:
Eu também tenho um G7 modelo 7588 e dependendo do jogo ele reduz o clock da GPU de ~1500mhz para ~1100Mhz ou da CPU.

Eu "descobri"* que o melhor é deixar no Dell Power Manager em Ultra desempenho, na bateria em "balanceado" é nas opções de energia deixar em "equilibrado". Assim ele faz um equilíbrio quando as temperaturas sobem muito, diminuindo o clock da GPU ou CPU, mesmo tendo o Speed Shitft EPP em 0, deve ser culpa do BDProcHot ou o ProcHot, mas isso deve ser entendido mais como uma proteção.
Meu undervolt foi de -142mv em CPU core/cache e -60mv em Intel GPU. limitei clock em perfis de full clock, 3.5ghz, 3.2ghz e 2.8ghz.
Acompanhei a temperatura média do meu PCH é de ~75° e que jogos que usam mais de 1 core, como GTA V e American Truck Simulator ou ET2, causam essas quedas nos dos fps quando as tenperaturas sobem muito (principalmente PCH passa de 75°), por conta da redução do clock da GPU ou da CPU, mas nada que interfira na jogabilidade.
Já em jogos que usam 1 core, como Farming Simulator, eu uso perfil com clock máx tanto CPU quanto GPU, coloco no game boost e ele se mantém assim o jogo inteiro. O jogo usa muito CPU por conta do mod CoursePlay que uso.

Notei que se eu colocar em Game Boost no modo da bateria, em todos os jogos acima ele vai usar clock máximo da CPU (setado do no perfil do TT) mas em jogos multicores, como GTA V, meu clock da CPU vai para 800Mhz é nada mais nada por um bom tempo até as temos baixarem para menos de 85°.

Parece que nas últimas bios (a minha deve ser a 1.12) a dell mudou a maneira do sistema tratar com as altas temperaturas quando CPU e GPU estão sendo muito utilizadas.
No mais, é um notebook bom. Mas gostaria de deixar meu relato e experiência.
Se alguém tiver uma ideia e queira compartilhar comigo, ou esteja tendo o mesmo problema, agradeço a atenção.

*
 
O meu é o dell g5, não cheguei a ver se tem mas acredito que não.

Tem sim, o meu é dell g5 tbm... Eu uso G mode pra jogar, fica mais frio e melhora o fps. Quando tu aperta fn+f7 mostra uma mensagem g mode ativado. Lembrando que tem que ter instalado o Alienware Command Center + OC Controls.
 
Atualização do meu caso.

Me ofereceram a troca do produto ou o reembolso. Escolhi o reembolso do produto e fiquei satisfeito com o valor ofertado. Então estou aguardando os novos trâmites para devolução do notebook. Pelo visto, estou pensando seriamente em adquirir o Lenovo Legion 5i ou um Avell. Foi isso o que aconteceu, @lucas_soma
 
Última edição:
Atualização do meu caso.

Me ofereceram a troca do produto ou o reembolso. Escolhi o reembolso do produto e fiquei satisfeito com o valor ofertado. Então estou aguardando os novos trâmites para devolução do notebook. Pelo visto, estou pensando seriamente em adquirir o Lenovo Legion 5i ou um Avell. Foi isso o que aconteceu, @lucas_soma

O valor que ofereceram foi em cima do que você pagou nele ou mais próximo do valor no qual ele é vendido hoje?

Esse Lenovo aí é bem fera, ótima opção.

----
O palmrest que comprei pelo ML chegou há pouco. Tirando um pequeno detalhe estético em um dos cantos (a tinta preta saiu e está exposto o plástico azul), aparentemente está perfeita a peça. Agora é montar ela pra conferir se o teclado e o backlight estão 100% . Se sim, terei resolvido o problema com 182 reais e algumas horas de trabalho pro transplante.
 
Outra coisa que parece esquentar mais o PCH é quando se está usando hds externos, smartphone conectado na usb etc. Mas realmente este é um problema crônico do G5, que a Dell reconheceu e resolver no G5 Special Edition que conta com dissipador de fábrica no PCH e memórias.

Somente nos processadores AMD, o G5 Especial Edition, intel não vem.
 
Somente nos processadores AMD, o G5 Especial Edition, intel não vem.

Sim, o G5 SE novO modelo é com AMD apenas, O 2019 é Intel, já é velho conhecido do público.
 
Pessoal, alguma boa alma para ajudar?
O meu G3 chegou hoje, fui instalar o windows 10 porque veio com ubuntu, mas quando executo com o pen drive para instalar aparece que nao é possivel instalar nessa partição pois deve ser instalado em partição tipo NFTS, alguma solução para isso?
Na bios nao achei nada relacionado a legacy mode que vi na internet que poderia ser a solução
 
Atualizando meu caso, troquei o SSD m2 por um sata da PNY e adivinha só?
parou de travar nos jogos... provavelmente esse SSD tosco da dell tava esquentando muito e travando tudo -.-
 
Atualizando meu caso, troquei o SSD m2 por um sata da PNY e adivinha só?
parou de travar nos jogos... provavelmente esse SSD tosco da dell tava esquentando muito e travando tudo -.-


Pode ser sim. Esquenta demais. No meu eu troquei por um samsung e coloquei um dissipador e está controlada a temperatura. Mas nunca travou com o da Dell.
 
Pessoal, alguma boa alma para ajudar?
O meu G3 chegou hoje, fui instalar o windows 10 porque veio com ubuntu, mas quando executo com o pen drive para instalar aparece que nao é possivel instalar nessa partição pois deve ser instalado em partição tipo NFTS, alguma solução para isso?
Na bios nao achei nada relacionado a legacy mode que vi na internet que poderia ser a solução
Fez o pen drive via rufus em modo UEFI ?
não tem erro, só fazer isso e dar boot pela tecla f12 que é gg
 
Fez o pen drive via rufus em modo UEFI ?
não tem erro, só fazer isso e dar boot pela tecla f12 que é gg
Pode detalhar um pouco isso?! Vou precisar instalar o windows também quando o meu chegar, que deve ser meio que em breve. Espero eu né... Comprei pela Shoptime dia 22. Não sei nem a transportadora que me enviou, não faço ideia de onde ele tá rodando nesse exato momento.
 
Sim, o G5 SE novO modelo é com AMD apenas, O 2019 é Intel, já é velho conhecido do público.
Geek tudo certo? Nada a ver com a postagem anterior mas queria tirar uma dúvida contigo. A algum tempo atras voce falou que iria comprar uma tampa inferior e fazer uma furação diferente. Voce chegou a comprar? Se sim, poderia postar uma foto de como ficou? Vlww
 
Pode detalhar um pouco isso?! Vou precisar instalar o windows também quando o meu chegar, que deve ser meio que em breve. Espero eu né... Comprei pela Shoptime dia 22. Não sei nem a transportadora que me enviou, não faço ideia de onde ele tá rodando nesse exato momento.

seguindo esse tutorial dá pra ir em frente tranquilo.
Só se atentar na criação do pendrive no Rufus, adicionar a opção UEFI no lugar de CSM.
 
Geek tudo certo? Nada a ver com a postagem anterior mas queria tirar uma dúvida contigo. A algum tempo atras voce falou que iria comprar uma tampa inferior e fazer uma furação diferente. Voce chegou a comprar? Se sim, poderia postar uma foto de como ficou? Vlww

É uma novela essa tampa nova, te dizer, já comprei já cancelaram 3x o envio, mas vou tentar de novo, tentei direto com a Dell mas eles não vendem carcaça/peças desta forma.
 
Atualizando meu caso, troquei o SSD m2 por um sata da PNY e adivinha só?
parou de travar nos jogos... provavelmente esse SSD tosco da dell tava esquentando muito e travando tudo -.-

Mas cara, SSD M2 NVME pra Sata muda bastante coisa no desempenho, então é meio óbvio que a temperatura vai ser diferente, sem contar o local aonde ele é montado. Aí é até uma comparação desleal.

Aqui no meu nunca tive problemas com isso. Inclusive, vem montado uma chapinha de cobre em cima do SSD que faz a função de ajudar na dissipação de calor.
 
Atualizando meu caso, troquei o SSD m2 por um sata da PNY e adivinha só?
parou de travar nos jogos... provavelmente esse SSD tosco da dell tava esquentando muito e travando tudo -.-
Olha só... Entrei aqui pra falar algo parecido
Meu G3 novo veio com um SSD m2 da SK Hynix e acho que ele não tá legal.

Quando uso demais o computador tá dando tela azul, um erro Store Dara Structure Corruption. Acontece principalmente jogando, mas já aconteceu num uso mais intenso. Achei algumas coisas na internet. Poderia ser o undervolt. Modifiquei, testei e não era. Poderiam ser qs memórias ram, fiz alguns testes e nada. Fiz uns testes nos SSDs e também não acusou problemas.

Minha desconfiança: as memórias eu comprei e usei fazem meses, desde meu primeiro G3. O SSD Sata também. A única coisa nova foi que deixei meu nvme da Hikvision guardado e usei o que já veio da Dell. Por isso tô achando que seja o nvme. Nunca tive esse tipo de problema.
 
Esse erro acontecia no meu e era undervolt muito forte... Principalmente em jogos full load. Ai diminui o undervolt pra -125 nunca mais tive.
Então, eu vi que poderia ser isso e na hora imaginei que seria. Diminui os valores e testei, funcionou normal, mesmo estressando. Deixei em -130 (no anterior usava -132, nesse estava usando -145) e apresentou erro novamente jogando por umas 2h. Foi aí que desconfiei ser o nvme esquentando demais e dando problema. Vou reinstalar o meu outro nvme que tá aqui e observar se acaba esse tipo de problema.
Obrigado!
 
Outra coisa que parece esquentar mais o PCH é quando se está usando hds externos, smartphone conectado na usb etc. Mas realmente este é um problema crônico do G5, que a Dell reconheceu e resolveu no G5 Special Edition que conta com dissipador de fábrica no PCH e memórias.

Colega o G5 5500 da intel, ao contrario do G5 Special Edition não usa um dissipador, mas um bloco "generoso" de thermalpad, este procedimento resolve a dissipação como G5 Especial Edition?

Obrigado
 
Colega o G5 5500 da intel, ao contrario do G5 Special Edition não usa um dissipador, mas um bloco "generoso" de thermalpad, este procedimento resolve a dissipação como G5 Especial Edition?

Obrigado

A questão toda é que é preciso um cooling ativo para dissipar o calor, somente um dissipador no pch não adianta, eu já fiz o outro e outros users aqui com dissipador de raspberry pi, só funciona se tiver para onde dissipar, o que não acontece porque a tampa inferior só tem as aberturas para os coolers.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo