[TÓPICO OFICIAL] Dell G Series

Pessoal, meu G15 (i7+3060) comprado na casas bahia chegou em 1 semana.

Ainda não fiz nenhum teste no notebook mas preciso pontuar algumas coisas.

1. O notebook está todo default, incluindo as temps absurdamente altas SEM LIGAR as ventoinhas de maneira automática (isso eu não ligo pois depois irei arrumar).

2. Logo quando tirei o notebook da caixa eu percebi um bend na estrutura da tampa, ela esta ligeiramente curva. Duvida: Isso é o próprio design da maquina ou tenho um eventual problema?


3.O notebook veio com as RAMs Smart, SSD Adata e Memoria da Samsung na RTX. Infelizmente minha tela veio o modelo chines AU Optronics AUOAE8B e portanto tenho um problema sério aqui.
Como trabalho eventualmente com edição de vídeos e motion design percebo que a tela esta COMPLETAMENTE puxada para o amarelo. (Não tenho problema com isto pois irei reconfigurar a calibração de cores). Entretanto, a minha tela veio com pontos de luz vazadas, mais de 4 pontos. Tela sem dead pixel.



A dúvida que tenho é se com esta tela toda vazada, eu posso acionar garantia? Vale a pena acionar garantia, do ponto de vista, que existe alguma maquina neste modelo que de fato a tela esteja vindo 100%? Se eu acionar a garantia direto pela Dell, irei perder meu cashback da meliuz?

1 - O notebook é um problema vindo de fábrica. É preciso atualizar tudo e fazer as configurações necessárias. O único que chega redondo para o consumidor é o Legion 5i.
2 - Sim, ela é ligeiramente curva, eu acredito que seja design do produto ou faz parte por ter construção em policarbonato.
3 - Vazamento de luz é normal em telas IPS/WVA. Muitas empresas não consideram vazamento de luz como um problema, isso se tiver em uma porcentagem aceitável.
Só troca se tiver muito ruim. A minha tela veio em cores mais quentes, mas resolveu sozinho atualizando o drive da placa integrada.
Depois desativa o Optimus e usa calibração do painel da NVIDIA.

(Eu acho que perde cashback se devolver, mas não tenho certeza. Se não devolver.. espera cair o cashback pra acionar a garantia da Dell)
 
Fala hoguga, beleza? O meu chegou aqui também, ainda estou preparando e testando, mas pode me dizer quais configurações vc está usando no ryzen controller, ubdervolt de gpu e se tem alguma configuração diferente no alienware Command center?? Valeu!

Buenas

No rysen controller eu liberei o tdp em 80w no long e short..
Limitei a temperatura em 100 graus tb..

undervolt estou usando 0.800 para 1800mhz..

eu criei um perfil de fan no comand center, mas somente isso..

Foi quanto esse de 2tb?

Paguei em torno de 1070
 
O pessoal que vai tirar o G15 da caixa e não sabe mexer com certos programas, eu recomendo o vídeo do Lucas Daves. Ele irá postar outros vídeos em breve.
 
Alguém teve problema pra rodar o Shadow of the Tomb Raider em DX12? Aqui em DX11 o jogo abre e roda normal, mas em DX12 o jogo crasha na abertura e retorna esse erro:

0x887A0020: DXGI_ERROR_DRIVER_INTERNAL_ERROR​

 
Buenas

No rysen controller eu liberei o tdp em 80w no long e short..
Limitei a temperatura em 100 graus tb..

undervolt estou usando 0.800 para 1800mhz..

eu criei um perfil de fan no comand center, mas somente isso..



Paguei em torno de 1070

Eu fiquei na duvida entre o 8200PRO e S11 Pro, acabei comprando um S11 Pro que vai no pc, e um S11 Lite pro notebook mesmo, ja ta bom.
 
Alguém teve problemas com a conexão de fone/microfone?

Aqui nunca funciona o microfone do headset conectado na porta p3, independente da opção que eu escolho no popup (se é headset, microfone, saída de áudio, etc). Testei com dois fones diferentes já... e o áudio as vezes funciona as vezes não =/
Aqui o que eu tive foi mal encaixe, quando eu pluguei meu fone dava a impressão de estar bem encaixado, mas precisava empurrar mais, precisa colocar um pouco de força mesmo pra ficar 100%, ele só está encaixado quando aparece um aviso do painel de som informando que algum dispositivo foi plugado, espero ter ajudado.
 
Eu fiquei na duvida entre o 8200PRO e S11 Pro, acabei comprando um S11 Pro que vai no pc, e um S11 Lite pro notebook mesmo, ja ta bom.

Eu dei uma pesquisada no s11 pro..
São iguais, mas o s11 tem dissipador..

Acabei pegando o 8200 por causa do preço.. promoção de 2tb por 1070 foi matadora kkkk
 
undervolt estou usando 0.800 para 1800mhz..

eu criei um perfil de fan no comand center, mas somente isso..
Se puder compartilhar o perfil de fan, agradeço kk
Só por curiosidade, a curva de 1800@0.800 ficou assim?
 
Se puder compartilhar o perfil de fan, agradeço kk
Só por curiosidade, a curva de 1800@0.800 ficou assim?


Isso mesmo...kkk

Amanhã tem o vídeo tb :coolface:






Estou sem o note agora, mas gravei um vídeo sobre o perfil de fan.. em breve vou liberar..kkk
Mas é bem simples pra fazer.. vc só precisa escolher a curva conforme o gosto pessoal...
 
Utilizar um perfil bacana pras fans tem resolvido o meu problema. Por enquanto o comand center tem me obedecido bem, até 70% as vetoinhas são praticamente inaudíveis, então dá pra explorar bastante.

Tive um problema com o driver de video da AMD. Instalei direto do site e deu conflito com o instalado pelo Windows update, alguém mais já passou por isso?
 
Utilizar um perfil bacana pras fans tem resolvido o meu problema. Por enquanto o comand center tem me obedecido bem, até 70% as vetoinhas são praticamente inaudíveis, então dá pra explorar bastante.

Tive um problema com o driver de video da AMD. Instalei direto do site e deu conflito com o instalado pelo Windows update, alguém mais já passou por isso?
Pra mim estava baixando e instalando um driver de maio desse ano, mesmo tendo o mais atual. No DDU (Display Driver Uninstaller) tem uma opção que impede do Windows Update realizar a atualização de drivers, porém isso não funcionou.
Tive que desativar nas políticas de grupo do Windows para que o Windows Update não faça atualizações de drivers.
 
Pra mim estava baixando e instalando um driver de maio desse ano, mesmo tendo o mais atual. No DDU (Display Driver Uninstaller) tem uma opção que impede do Windows Update realizar a atualização de drivers, porém isso não funcionou.
Tive que desativar nas políticas de grupo do Windows para que o Windows Update não faça atualizações de drivers.
Encontrei essa opção mas tive receio de com o passar do tempo perder algumas atualizações por não ficar monitorando
 
Utilizar um perfil bacana pras fans tem resolvido o meu problema. Por enquanto o comand center tem me obedecido bem, até 70% as vetoinhas são praticamente inaudíveis, então dá pra explorar bastante.
Tb notei q 70% ainda é bem silencioso..

Tive um problema com o driver de video da AMD. Instalei direto do site e deu conflito com o instalado pelo Windows update, alguém mais já passou por isso?

Deixou optimus ativo?


Pra mim estava baixando e instalando um driver de maio desse ano, mesmo tendo o mais atual. No DDU (Display Driver Uninstaller) tem uma opção que impede do Windows Update realizar a atualização de drivers, porém isso não funcionou.
Tive que desativar nas políticas de grupo do Windows para que o Windows Update não faça atualizações de drivers.

Não era chipset mesmo?

Pode tentar isso
- Deixa ele instalar
- baixa o driver atualizado
- desliga a net e desinstala esse de maio, usando o ddu
- instala o driver atualizado
- liga a Internet e testa o Windows update de novo.. veja se vai pedir novamente


Eu fiz toda a instalação de drivers com a Internet desligada..
Depois de fazer tudo, eu liguei a Internet e chamei o.windows uptade
 
Pode tentar isso
- Deixa ele instalar
- baixa o driver atualizado
- desliga a net e desinstala esse de maio, usando o ddu
- instala o driver atualizado
- liga a Internet e testa o Windows update de novo.. veja se vai pedir novamente


Eu fiz toda a instalação de drivers com a Internet desligada..
Depois de fazer tudo, eu liguei a Internet e chamei o.windows uptade
Pelo que eu me lembre eu havia feito isso. Mesmo assim ao procurar ele reinstalava.
Não sei se isso está ocorrendo para você, mas quando deixo em 1800@0.800, após 2 minutos em um jogo da um pico de 100% de uso na GPU e acaba crashando.
 
Pelo que eu me lembre eu havia feito isso. Mesmo assim ao procurar ele reinstalava.

Q doideira..Windows 11?
A

Não sei se isso está ocorrendo para você, mas quando deixo em 1800@0.800, após 2 minutos em um jogo da um pico de 100% de uso na GPU e acaba crashando.

Tenta fazer 1800@0.825 então..
 
Vocês estão usando qual driver gráfico da AMD?

O que veio com o G15 no Windows 11 deixava a tela com cores amareladas e pouco brilho. Depois que instalei o W11 do zero o driver inicial ainda não estava legal. Baixei o driver mais novo do site da AMD e a qualidade da imagem e brilho melhorou tremendamente, porém não sei pq aparece como Adaptador gráfico génerico e o monitor desabilita a opção de 165hz.

Depois instalei o driver do site da Dell que é de Maio de 2021. Ele reabilitou os 165hz e o adaptador de video aparece como Radeon Graphics. O monitor aparece como genérico - no de vcs fica assim também?

Este driver deixa as cores um pouco mas lavadas do que o Adrenaline mais atual do site da AMD mas o brilho fica legal também.
 
Q doideira..Windows 11?
A



Tenta fazer 1800@0.825 então..
Não, Windows 10 Pro. Amanhã eu tento novamente.
Creio que 1800@0.825 ficou estável agora.

Vocês estão usando qual driver gráfico da AMD?

O que veio com o G15 no Windows 11 deixava a tela com cores amareladas e pouco brilho. Depois que instalei o W11 do zero o driver inicial ainda não estava legal. Baixei o driver mais novo do site da AMD e a qualidade da imagem e brilho melhorou tremendamente, porém não sei pq aparece como Adaptador gráfico génerico e o monitor desabilita a opção de 165hz.

Depois instalei o driver do site da Dell que é de Maio de 2021. Ele reabilitou os 165hz e o adaptador de video aparece como Radeon Graphics. O monitor aparece como genérico - no de vcs fica assim também?

Este driver deixa as cores um pouco mas lavadas do que o Adrenaline mais atual do site da AMD mas o brilho fica legal também.
Aqui está identificando normalmente e funcionando os 165Hz.

 
Pessoal, esse G15 com i7... pra eu ligar ele em um monitor que tenha displayport, eu apenas preciso de um cabo com entrada USB C e saída displayport né?
 
Não, Windows 10 Pro. Amanhã eu tento novamente.
Creio que 1800@0.825 ficou estável agora.


Aqui está identificando normalmente e funcionando os 165Hz.


E o monitor no gerenciador de dispositivos? Tem algum nome ou aparece como monitor genérico?
 
Algumas dicas pro pessoal que está tendo problemas:
-O note vem com Windows 11 Home, como todo mundo sabe. Por algum motivo, se você instalar o Windows 10 Pro ele ativa assim mesmo, só não refiz o update pro 11 pra ver se mantém a mesma versão.
-Em relação às cores quentes da tela, você pode ajustar pelo painel da Nvidia se estiver com o Optimus desabilitado. No meu caso que vai ficar habilitado, você baixa o driver mais novo da AMD, desconecta da internet, desinstala o do Windows, e instala o mais novo. Depois, dentro do próprio painel do Radeon tem uma opção de gerenciamento de cores baseado em Kelvin, por padrão estará em 6500, achei que em 7000 ficou bom. Você pode ajustar/desabilitar também o Vari-Bright, ele ajusta o brilho/contraste/gama da tela, no padrão acho uma porcaria também porque deixa todas as cores lavadas e estouradas pro branco.
-Por causa do item acima, o Windows vai ficar insistindo em instalar o driver dele pelo Windows Update. Você pode usar um programa da Microsoft que se chama WUShowHide pra desabilitá-lo, mas como ele já foi retirado do site deles, você ainda acha links do Internet Archive pra ele fácil no Google.
-Como estou com o Optimus, Afterburn não rola também, então só consegui fizer uma curva no ACC que as ventoinhas não fazem tanto barulho e limitei a temperatura da CPU pelo Ryzen Controller em 88ºc e TDP+Boosts em 70w.
-Se quiser um caminho rápido pra trocar a taxa de atualização da tela (pra economia de bateria), é só criar um atalho com este comando: C:\WINDOWS\system32\rundll32.exe display.dll,ShowAdapterSettings 0

Como vocês viram estou dando preferência a vida útil e bateria o máximo possível sem perder tanta potência, no Cinebench ainda faço 11100-11400 pontos assim, com o ícone da bateria (ao lado do relógio) setada em 3/4 da barra. Ainda falto testar jogos..
 
Ouvi boatos que a Dell em notebook com RTX 3050 está colocando RTX 3050 TI. Eu acredito que seja por falta de peças. Belo upgrade.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo