[TÓPICO DEDICADO] Depressão - Falar faz bem, procure também apoio especializado

................................. Com uma curiosidade absurda de saber o que tem pós vida?..................................
A bíblia diz que tem, mesmo assim é um desperdício "esperar" essa vida acabar pra viver a outra, que segundo dizem, a outra vida é a definitiva

Tem muitos no mesmo barco, não se sinta um alien, no Japão por exemplo, é campeão de pessoas solteiras, que venceram na vida material, mas não na afetiva
Aqui ainda é "facil" se relacionar, ja que nem todos estão no mesmo barco, o problema é a diferença de uma companheira pra um amor de verdade

Envelhecer sozinho assusta muita gente, nem precisa estar velho, só ficar doente e não ter ninguem (fora o hospital) pra te ajudar
Isso é que fode a cabeça
 
Tópico anda meio parado, mas vamos tentar dar uma revivida nele...

Vocês já se sentiram sem propósito nenhum de vida? Como se não tivessem mais razão de estar vivendo? Com uma curiosidade absurda de saber o que tem pós vida?

Eu nem deveria reclamar, afinal tenho um bom emprego em uma multinacional, com boa remuneração e uma ótima escala de trabalho onde folgo 4 dias, tenho saúde e ótimos amigos

Estou com 40 anos, solteiro e mesmo com os amigos e família sinto como se estivesse totalmente sozinho. Acabo ficando os 4 dias que tenho de folga só em casa. Meus amigos tem suas rotinas, suas famílias e óbvio não podem estar presentes a todo instante. E mesmo quando podem, ainda me sinto sozinho e perdido no meio deles...

Tudo que me vem em mente ultimamente é: "Poxa já alcancei tudo que eu queria de objetivos pessoais, e agora? Será que já chegou a hora de descobrir o que há do outro lado, se é que existe um outro lado?" Sempre falei que não queria ter uma vida longa, tenho um medo imenso da velhice, de ficar totalmente dependente de outros por alguma condição física... mas ainda assim, não esperava pensar que cheguei ao fim do "Jogo da Vida" aos 40 anos...

Já pensei em achar novos propósitos, mas nada me interessa. Até mesmo os hobbies atuais estou perdendo a vontade de fazer. Talvez constituir família fosse o próximo passo, mas 40 anos sendo uma pessoa introvertida, sem sair de casa, além da dificuldade de encontrar uma mulher bacana para relacionamento sério... é preciso ter os pés no chão de que essa oportunidade já passou e isso não vai mais ocorrer...

Bastante perdido por aqui, só sei que preciso tomar alguma atitude... seja ela qual for
Nunca é tarde pra conhecer alguém cara.

Seus hobbies não tem presença feminina por exemplo? Vida não é só bem material, se vc quer constituir família tem que realmente se arriscar.

Fácil falar e difícil fazer, claro, mas vc tem a oportunidade, tenta se abrir um pouco e vê onde dá
 
Pessoal, queria uma ajuda. Eu venho a uns 4 anos lutando contra problemas mentais, após eu ter tido uma doença rara no sangue onde me afetou muito - eu tenho 16 anos, recentemente tive o diagnóstico de TDAH e Autismo Leve e mesmo assim tô me reerguendo após uma adolescência TÃO conturbada! Mas recentemente estou sentindo algo estranho, mesmo fazendo as coisas do dia a dia, eu sinto um desânimo em TUDO, não me divirto jogando videogame, não consigo ver filme, ler um quadrinho... o que será que pode ser? Eu já tomo ritalina e antidepressivo, mas é uma sensação muito ruim, eu só queria conseguir jogar um jogo e zerar e me divertir nele.
 
Pessoal, queria uma ajuda. Eu venho a uns 4 anos lutando contra problemas mentais, após eu ter tido uma doença rara no sangue onde me afetou muito - eu tenho 16 anos, recentemente tive o diagnóstico de TDAH e Autismo Leve e mesmo assim tô me reerguendo após uma adolescência TÃO conturbada! Mas recentemente estou sentindo algo estranho, mesmo fazendo as coisas do dia a dia, eu sinto um desânimo em TUDO, não me divirto jogando videogame, não consigo ver filme, ler um quadrinho... o que será que pode ser? Eu já tomo ritalina e antidepressivo, mas é uma sensação muito ruim, eu só queria conseguir jogar um jogo e zerar e me divertir nele.

Então amigo, difícil dizer o que pode ser... desculpe a pergunta, mas já procurou auxílio profissional?
Aqui eu to consultando com um Psicoterapeuta e tem me ajudado. Talvez seja uma alternativa...
Tbm ando parado nos games pelo mesmo motivo... mas to tentando mudar isso.

Tenta descobrir um novo hobbie... foi a dica que me deram e resolvi me arriscar em coisas que me chamavam a atenção para ver se ajuda. Novos lugares e novas atividades podem te levar a conhecer novas pessoas, e às vezes só de se conversar com pessoas diferentes do seu ciclo já dá um ânimo diferente no dia a dia
 
Pessoal, queria uma ajuda. Eu venho a uns 4 anos lutando contra problemas mentais, após eu ter tido uma doença rara no sangue onde me afetou muito - eu tenho 16 anos, recentemente tive o diagnóstico de TDAH e Autismo Leve e mesmo assim tô me reerguendo após uma adolescência TÃO conturbada! Mas recentemente estou sentindo algo estranho, mesmo fazendo as coisas do dia a dia, eu sinto um desânimo em TUDO, não me divirto jogando videogame, não consigo ver filme, ler um quadrinho... o que será que pode ser? Eu já tomo ritalina e antidepressivo, mas é uma sensação muito ruim, eu só queria conseguir jogar um jogo e zerar e me divertir nele.
Tenta aprender sobre alexitimia. Você disse "algo estranho". Alexitimia é isso, não saber o que se sente.
 
Caras, vocês já chegaram no ponto de não ter mais expectativa nenhuma de melhora?

Atualmente tenho 30 anos, porém, desde que me lembre eu sempre tive meus problemas de cabeça. Sempre fui uma pessoa quieta, na minha, que prefere ficar sozinho e não gosta de incomodar. Sempre guardei absolutamente tudo pra mim, e sei que isso me complicou demais.
Já passei por 4 psicólogos mas todos eu termino largando. Sinto que sempre empaco no problema de: não consigo ser sincero com eles.
Simplesmente não consigo me abrir 100% com ninguém.

Estou em tratamento com antidepressivos a 5 anos e a única melhora que sinto é que minhas crises de ansiedade diminuíram consideravelmente.
Tomo diariamente 200mg de setralina e 100mg de trazodona. Sinto que jogo dinheiro no lixo com eles.

Sou casado, tenho um emprego bom e mesmo assim eu sinto que falta algo enorme dentro de mim.
Minha esposa não está muito bem de cabeça ultimamente também (por não arranjar trampo) e sinto que eu absorvo muito isso também e termino ficando ainda pior.

Sinto também que carrego o peso do mundo nas minhas costas. Se eu vacilar em qualquer aspecto tudo vai ruir.

Não sei... pra mim eu sinto que os únicos momentos que eu sou "feliz" são aqueles momentos de pura calma, sabe? Aquele raro instante que você consegue respirar fundo e não ter nada na cabeça...
O problema é que ultimamente até esses meus momentos estão extremamente raros.

Acredito que cheguei no ponto que não tem o que eu faça para que meu cérebro funcione como uma pessoa normal. Basicamente gostaria só de ter uma paz, sabe?

Enfim, penas um desabafo
 
Não sei... pra mim eu sinto que os únicos momentos que eu sou "feliz" são aqueles momentos de pura calma, sabe? Aquele raro instante que você consegue respirar fundo e não ter nada na cabeça...
O problema é que ultimamente até esses meus momentos estão extremamente raros.
Felicidade está na simplicidade das coisas e não na complexidade.
Agente que cria na mente que o "quando" conseguir o "X" serei feliz...e nisso se cria uma ilusão e dependência, porque felicidade não é uma troca de uma coisa por outra, como ir no supermercado e ir na prateleira felicidade e escolher o produto que quando tê-lo automaticamente se sentirá feliz.

Paz de espírito é o principio de tudo, estar na tranquilidade da mente, estar "zen" não depende de nada, só centrar no corpo e alma, desligar as interferências da cabeça e externas, meditar, ouvir, se transportar para um estado de equilibrio.

Para isso, cada um encontra o seu jeito, ouvindo uma música serena, contemplar a natureza, ficar isolado num canto, longe de celular, tv, pessoas, ter um momento só seu.
Criar uma rotina frequente para esse momento.
 
Caras, vocês já chegaram no ponto de não ter mais expectativa nenhuma de melhora?

................
Fui no psiquiatra essa semana, pra pega umas receita,
Tava meio depre, perguntei; ansiedade não tem cura né?
O dr. desviou o olhar, tipo, "fugindo", "se vc fizer o que eu mandar, tem"

Não tem, os remedios acalmam, mas passou efeito, saiu da rotina, ja era, ela vem com tudo
Depressão é a mesma coisa, se acontecer alguma merda, ela vem tambem

è tipo diabetes, tem controle, tem que monitorar, evitar o que provoca e tomar a medicação quando precisar
 
Semana passada tive muitos problemas no meu trabalho, coisas que já vinham acontecendo há algum tempo, mas que estourou na semana passada...

Durante a semana tive algumas crises de ansiedade e de pânico, com aquele grande medo de morrer, inclusive fui fazer caminhada 3x na semana, para ver se o exercício me fazia melhorar os pensamentos... na sexta após o serviço tive uma grande crise de choro que chegou me faltar o ar e o sentimento de tristeza manteve por todo final de semana.

Passei o fim de semana inteiro para baixo, foi horrível. Só fiquei um pouco melhor no sábado que sai com minha noiva para o ap de um casal de amigos, onde comemos pizza e ficamos jogando play 4.

Para tentar melhorar minha situação:

- Estou tentando resolver minha situação no serviço, tentando me impor mais, o que faz parte do meu cargo de supervisor;

- Vou manter a caminhada durante a semana, tanto para distrair a mente dos maus pensamentos, como também para minha saúde;

- Marquei um cardiologista. Quero ver como está meu sistema cardiológico, pois com todo nervosismo do trabalho acabei não me sentindo muito bem, e foi também o que acabou meu dando a crise de pânico. Achei que ia enfartar durante a semana passada;

- Pretendo conseguir um encaminhamento para começar terapia. Acredito que vai melhorar muito minha vida, dando alguma luz para meus problemas do dia-a-dia e também no serviço.
 
Última edição:
Semana passada tive muitos problemas no meu trabalho, coisas que já vinham acontecendo há algum tempo, mas que estourou na semana passada...

Durante a semana tive algumas crises de ansiedade e de pânico, com aquele grande medo de morrer, inclusive fui fazer caminhada 3x na semana, para ver se o exercício me fazia melhorar os pensamentos... na sexta após o serviço tive uma grande crise de choro que chegou me faltar o ar e o sentimento de tristeza manteve por todo final de semana.

Passei o fim de semana inteiro para baixo, foi horrível. Só fiquei um pouco melhor no sábado que sai com minha noite para o ap de um casal de amigos, onde comemos pizza e ficamos jogando play 4.

Para tentar melhorar minha situação:

- Estou tentando resolver minha situação no serviço, tentando me impor mais, o que faz parte do meu cargo de supervisor;

- Vou manter a caminhada durante a semana, tanto para distrair a mente dos maus pensamentos, como também para minha saúde;

- Marquei um cardiologista. Quero ver como está meu sistema cardiológico, pois com todo nervosismo do trabalho acabei não me sentindo muito bem, e foi também o que acabou meu dando a crise de pânico. Achei que ia enfartar durante a semana passada;

- Pretendo conseguir um encaminhamento para começar terapia. Acredito que vai melhorar muito minha vida, dando alguma luz para meus problemas do dia-a-dia e também no serviço.
Amigo, uma dica bem simples, que me ajudou muito foi regular meu ciclo circadiano. Acordar sempre no mesmo horário, fazer a higiene do sono a noite (nada de telas 2hrs antes do horário de dormir). Depois disso, comecei uma dieta (90% da serotonina, hormônio do bem-estar, é metabilizada no intestino) e exercício físico.

Não falo pra vc mudar a chave do dia pra noite, pq sei quando vc tá mal, essas mudanças são difíceis, mas tenha isso na cabeça e vá fazendo oq for possível.

Acho que abordando esses 4 pilares (sono, dieta, exercício e psico) com ajuda profissional em todos eles (sei que é tentador ir no youtube e ficar consumindo esses conteúdos, mas é 200% melhor procurar ajuda profissional) é impossível você não sentir uma melhora significativa.

Melhoras ai meu velho!
:thatfeel:
 
Amigo, uma dica bem simples, que me ajudou muito foi regular meu ciclo circadiano. Acordar sempre no mesmo horário, fazer a higiene do sono a noite (nada de telas 2hrs antes do horário de dormir). Depois disso, comecei uma dieta (90% da serotonina, hormônio do bem-estar, é metabilizada no intestino) e exercício físico.

Não falo pra vc mudar a chave do dia pra noite, pq sei quando vc tá mal, essas mudanças são difíceis, mas tenha isso na cabeça e vá fazendo oq for possível.

Acho que abordando esses 4 pilares (sono, dieta, exercício e psico) com ajuda profissional em todos eles (sei que é tentador ir no youtube e ficar consumindo esses conteúdos, mas é 200% melhor procurar ajuda profissional) é impossível você não sentir uma melhora significativa.

Melhoras ai meu velho!
:thatfeel:
Muito obrigado pelas dicas, maninho!!

Pretendo seguir uma vida mais saudável daqui em diante, acredito que o que disse já me norteou de alguma maneira!!
 
A um tempinho postei coisas aqui e fui melhorando, mas ... minha doença no sangue (pti) causa plaquetas mais baixas em mim normalmente, mas como eu tive uma infecção elas deram uma baixada considerável e agora vou ter que repetir os exames algumas vezes. Estou simplesmente desolado, com pavor da doença ter voltado (Na real ela é auto-imune e eu tenho ela para sempre, mas ela entra em recesso.) As chances de ter voltado são baixas, mas estou apavorado, não estou conseguindo comer, trabalhar direito. Nada! Eu tenho um puta trauma por conta dessa doença e mesmo só fazendo exames para acompanhar, eu já penso em situações ruins em que tudo vai dar errado. Minha cabeça está estranha, estou sentindo tudo avoado, sem sentido de nada. Já cogitei inúmeras vezes me jogar na frente de um carro e acabar com isso. E sim, tudo isso por conta de um exame e uma "provável" volta, mesmo sendo difícil ter voltado. Eu tinha ido na psicóloga segunda, e o exame foi na terça, então não tenho como voltar lá. Realmente estou me sentindo sem saída! Abraço por ler até aqui!
 
A um tempinho postei coisas aqui e fui melhorando, mas ... minha doença no sangue (pti) causa plaquetas mais baixas em mim normalmente, mas como eu tive uma infecção elas deram uma baixada considerável e agora vou ter que repetir os exames algumas vezes. Estou simplesmente desolado, com pavor da doença ter voltado (Na real ela é auto-imune e eu tenho ela para sempre, mas ela entra em recesso.) As chances de ter voltado são baixas, mas estou apavorado, não estou conseguindo comer, trabalhar direito. Nada! Eu tenho um puta trauma por conta dessa doença e mesmo só fazendo exames para acompanhar, eu já penso em situações ruins em que tudo vai dar errado. Minha cabeça está estranha, estou sentindo tudo avoado, sem sentido de nada. Já cogitei inúmeras vezes me jogar na frente de um carro e acabar com isso. E sim, tudo isso por conta de um exame e uma "provável" volta, mesmo sendo difícil ter voltado. Eu tinha ido na psicóloga segunda, e o exame foi na terça, então não tenho como voltar lá. Realmente estou me sentindo sem saída! Abraço por ler até aqui!
Força ai nesse momento difícil amigo! Tomara que seja só um momento.

:thatfeel:
 
Eu acho que a vida é uma eterna busca, você plantou e hoje colhe bons resultados com bom emprego, ser simples sem muitas ambições é algo positivo por um lado e negativo por outro, ambição em ter pode ser negativa, ambição em viver é sempre positiva.

O mundo é enorme, não é possível que não tenha nada ou nenhum hobby ou atividade que goste de fazer, desde esportes, caridade, grupo de estududos, jogar até viajar, conhecer novas culturas, etc... Se você ainda não tem sua independencia financeira (ter a garantia de dinheiro suficiente para sobreviver bem caindo na conta todos os meses) tenta buscar para você ficar livre para buscar novas experiencias e achar o que ama.

Eu acho que ter algo para fazer, ainda mais se for algo manual, ajuda muito a "aliviar" a mente. Meu exemplo pessoal:

Estava num trabalho bosta, metas sem fim, sentimento constante de incapacidade, incompetência e um "vazio interno". Comecei a cozinhar na pandemia e puff, esses sentimentos se amenizaram, pois cozinhar é uma atividade com começo, meio e fim! Existe um propósito, regras e métodos a serem seguidos, não se trata de vender o produto do dia para quem não precisa, apenas para engordar o bolso de um velho rico. Cozinhar é pegar um monte de itens não comestíveis e torna-los comestíveis. É prazeroso demais ver que vc pegou trigo, água e fermento e transformou num pão fofinho e bonito. Ainda é melhor quando se pode dividir e ter alegria de ver que outros gostaram do seu trabalho.

As vezes esse sentido está numas coisas aleatórias do dia a dia. Outro que funcionou para mim foi pintar miniaturas. Dá um sentimento de realização muito grande pegar um pedaço de plástico sem graça e perder algumas horas transformando num objeto cheio "de vida", cores e detalhes.

-----

Alguém já fez TCC?
 
Última edição:
Amigo, uma dica bem simples, que me ajudou muito foi regular meu ciclo circadiano. Acordar sempre no mesmo horário, fazer a higiene do sono a noite (nada de telas 2hrs antes do horário de dormir). Depois disso, comecei uma dieta (90% da serotonina, hormônio do bem-estar, é metabilizada no intestino) e exercício físico.
o q o povo esquece é de fazer os exames de testo total/livre, prolactina e estradiol.
 
Tópico anda meio parado, mas vamos tentar dar uma revivida nele...

Vocês já se sentiram sem propósito nenhum de vida? Como se não tivessem mais razão de estar vivendo? Com uma curiosidade absurda de saber o que tem pós vida?

Eu nem deveria reclamar, afinal tenho um bom emprego em uma multinacional, com boa remuneração e uma ótima escala de trabalho onde folgo 4 dias, tenho saúde e ótimos amigos

Estou com 40 anos, solteiro e mesmo com os amigos e família sinto como se estivesse totalmente sozinho. Acabo ficando os 4 dias que tenho de folga só em casa. Meus amigos tem suas rotinas, suas famílias e óbvio não podem estar presentes a todo instante. E mesmo quando podem, ainda me sinto sozinho e perdido no meio deles...

Tudo que me vem em mente ultimamente é: "Poxa já alcancei tudo que eu queria de objetivos pessoais, e agora? Será que já chegou a hora de descobrir o que há do outro lado, se é que existe um outro lado?" Sempre falei que não queria ter uma vida longa, tenho um medo imenso da velhice, de ficar totalmente dependente de outros por alguma condição física... mas ainda assim, não esperava pensar que cheguei ao fim do "Jogo da Vida" aos 40 anos...

Já pensei em achar novos propósitos, mas nada me interessa. Até mesmo os hobbies atuais estou perdendo a vontade de fazer. Talvez constituir família fosse o próximo passo, mas 40 anos sendo uma pessoa introvertida, sem sair de casa, além da dificuldade de encontrar uma mulher bacana para relacionamento sério... é preciso ter os pés no chão de que essa oportunidade já passou e isso não vai mais ocorrer...

Bastante perdido por aqui, só sei que preciso tomar alguma atitude... seja ela qual for


Credo kra, vai se divertir, tem um topico la nos GERAIS como arrumar namorada facil mesmo sendo timido etc.. da uma olhada e vai mudar essa rotina ai, vc nao vai tirar esse vazio mesmo tendo grana e um monte de amigos, te falta conhecer umas meninas legais pra te fazer feliz de verdade
 
Pessoal, queria uma ajuda. Eu venho a uns 4 anos lutando contra problemas mentais, após eu ter tido uma doença rara no sangue onde me afetou muito - eu tenho 16 anos, recentemente tive o diagnóstico de TDAH e Autismo Leve e mesmo assim tô me reerguendo após uma adolescência TÃO conturbada! Mas recentemente estou sentindo algo estranho, mesmo fazendo as coisas do dia a dia, eu sinto um desânimo em TUDO, não me divirto jogando videogame, não consigo ver filme, ler um quadrinho... o que será que pode ser? Eu já tomo ritalina e antidepressivo, mas é uma sensação muito ruim, eu só queria conseguir jogar um jogo e zerar e me divertir nele.
Esse sentimento de cinza como eu gosto de chamar, faz parte da depressão, seu ânimo se vai, você não vê beleza em nada, seus erros voltam a te assombrar e etc.
Procure um psiquiatra para ver como prosseguir.
 
Semana passada tive muitos problemas no meu trabalho, coisas que já vinham acontecendo há algum tempo, mas que estourou na semana passada...

Durante a semana tive algumas crises de ansiedade e de pânico, com aquele grande medo de morrer, inclusive fui fazer caminhada 3x na semana, para ver se o exercício me fazia melhorar os pensamentos... na sexta após o serviço tive uma grande crise de choro que chegou me faltar o ar e o sentimento de tristeza manteve por todo final de semana.

Passei o fim de semana inteiro para baixo, foi horrível. Só fiquei um pouco melhor no sábado que sai com minha noiva para o ap de um casal de amigos, onde comemos pizza e ficamos jogando play 4.

Para tentar melhorar minha situação:

- Estou tentando resolver minha situação no serviço, tentando me impor mais, o que faz parte do meu cargo de supervisor;

- Vou manter a caminhada durante a semana, tanto para distrair a mente dos maus pensamentos, como também para minha saúde;

- Marquei um cardiologista. Quero ver como está meu sistema cardiológico, pois com todo nervosismo do trabalho acabei não me sentindo muito bem, e foi também o que acabou meu dando a crise de pânico. Achei que ia enfartar durante a semana passada;

- Pretendo conseguir um encaminhamento para começar terapia. Acredito que vai melhorar muito minha vida, dando alguma luz para meus problemas do dia-a-dia e também no serviço.
Atualizando:

- Minha situação no serviço melhorou uns 80%, tem algumas situações que não depende só de mim, então...

- Caminhada eu já dei uma parada, mas por pura preguiça....mas depois dos últimos fatos vou voltar...

- Cardiologista: Minha consulta foi na quinta dia 20. Diagnóstico: Pressão Alta. Me receitou um remédio, mas andei acompanhando com o aferidor e mesmo com o remédio ainda se mantém nos 13~14.

Na terça foi meu aniversário, fiz 27 anos e na quinta tive essa noticia...passei o feriado e fds bem triste. Apesar de eu ter sobrepeso, minha saúde sempre foi intacta e perfeita...mas acho que os próprios acontecimentos da vida vão trazendo os problemas à tona...
 
Quando eu soube que não iria ser contratado pela oficina que estava fazendo o teste a algumas semanas atrás eu fiquei uns 2 dias querendo me matar fiquei depressivo mas aos poucos fui superando e esse "gatilho" passou. Por enquanto está tudo bem, mas lá no fundo ainda tenho esses desejos ruins mas evito comentar ou algo do gênero.
Essa semana tem uma feira relacionada a automóvel e vou tentar falar com algum dono de alguma oficina para tentar um emprego ou pelo menos um contrato PJ na área.
 
Última edição:
video de 1h mas vale a pena

 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo