Eu te confesso q eu gostei MUITO do Tree of Savior, e eu conheci um carinha q me ajudou a upar, entao eu peguei lvl 230 em questao de algumas horas, mas ai eu tive uns problemas, fiquei um tempo sem jogar e perdi contato com ele, ai eu ate tentei voltar a jogar, mas eu encontrei uma certa dificuldade pra upar e progredir, pq me faltava DANO, nos mobs q eu tinha q matar pra upar (mesmo q com quest) eu dava muito pouco dano e tomava muito dano, entao meio q nao consegui progredir, e isso me broxou com o jogo.
tambem encontrei uma certa dificuldade de encontrar builds atualizadas e conteudo atualizado sobre o jogo, pra aprender as coisas e tal, mas tambem eu comecei a jogar cerca de 2 dias depois q lançou a atualizaçao do Rebuild, entao o pessoal ainda nao conhecia muito tudo q tinha mudado no game, acredito q agora q ja passou um certo tempo da atualizaçao, isso ja esteja um pouco mais facil, mas sei la eu acabei desanimando na epoca e tenho certo receio de tentar jogar denovo e me decepcionar novamente com essas dificuldades iniciais q encontrei.
Mas te confesso q o pouco q joguei eu gostei bastante, eu upei uma parte solo em demon prison (esse carinha me levou ate la) e cara foi uma das coisas mais divertidas q eu ja fiz, o respawn tem bastante mob, as skills tinham uma AoE legal e tals.
Eu gosto muito desse tipo de joguinho q tem muito mob na tela e as skills dao dano numa area grande, e começa a "explodir" um monte de numero na sua tela com o dano q vc causa nos mobs.
Sobre o Guild Wars 2, eu acho um jogo bem legal, só q como eu disse eu ainda nao consegui encontrar minha classe no jogo, eu gosto de classes q sao mais ranged e que tem skills q atacam numa Area grande, pegando varios mobs de uma vez e tals, e q principalmente tenha um cooldown baixo entre as skills, eu ODEIO esses sistemas de cooldown q demora 30 segundos, 1 min pra vc poder usar a skill novamente, pra mim passou de 5 segundos (10 no max pra skills fortes) ja é muita coisa e ja começa a me dar raiva.
Outra coisa q eu acho o mundo do jogo muito artificial muito sem vida, vc vai andando e nao ve praticamente NADA no mapa, ai chega na area que tem as quests, tem la 2~3 mobs pra vc concluir as quests e ja era só isso, as cidades mesmo sao meio "roboticas" sem vida, só tem o NPC parado la pras quests e tal e pronto. (pelo menos nos mapas iniciais q foram oq eu fiz ate cerca do lvl 40 eram assim).
Mas to pensando seriamente em dar uma outra chance a algum desses 2 jogos, só nao consegui me decidir ainda qual dos dois
Então, isso das builds é o principal problema do jogo que nunca resolveram. É muito confuso decidir. Todos os meus amigos que iriam jogar simplesmente desistiram porque não conseguiram decidir o que fazer de build. Quando teve o Re:Build eu fiquei perdido por vários dias e tive que testar e resetar inúmeras vezes, mesmo tendo mais de 1000 horas de jogo. Não tem como saber apenas lendo as skills, pois na realidade várias coisas influenciam, como animação, range, múltiplos hits e algumas interações escondidas. E não tem como testar sem colocar um ponto permanente. O Re:Build permite mudar o rank mas ainda não tem uma forma fácil de resetar e testar as skills, que ao meu ver é o principal problema atualmente.
Quando o jogo lançou, era bem demorado de upar. O que eu fazia era completar todos os mapas (quests e exploração), assim eu pegava as cartas de exp que ganhava, upava até o nível do próximo mapa e ia completar aquele mapa, e assim por diante. Era algo bem lento, demorava umas 3 semanas jogando bastante pra chegar no rank 6 (quase level 180), e quase um mês pra pegar rank 7 (level 220+), que ganhava o último costume. Algumas classes tinham mais dificuldade, mas no geral após o nível 200 geralmente precisava fazer grupos pra matar de forma satisfatória. Todos os mapas tinham gente, principalmente por causa do leveling mais lento, e se o cara quisesse sempre achava grupos. Era muito gratificante poder habilitar as skills e usar o costume do rank 7 depois de tanto esforço.
Mas aí começaram os problemas relacionados às builds. O cara passava por todo esse trabalho pra descobrir que a build que ele escolheu era uma porcaria. E não tinha como resetar, ou o cara criava outro char e upava por mais 150 ou 200 horas ou parava de jogar. Depois de um tempo devido aos pedidos colocaram itens de reset, porém eram dados apenas em eventos esporadicamente. Como isso não resolveu o problema, decidiram facilitar o leveling, começaram a dar equips overpower pra contas novas, e assim o leveling ficou zuado. Outra coisa que hoje tem são as lojinhas de buff dos Pardoners nas cidades. Você pega os buffs e vai até o level 200 de boa só no auto attack dando hit kill independente da build. Ou seja, ao invés de resolverem colocando um sistema de reset e mudança de build e skills, quiseram resolver da pior forma possível forçando o jogador a criar um novo char.
Realmente é uma pena, porque o jogo tem um monte de mapas legais de explorar, trilhas sonoras absurdas, e até puzzles em alguns mapas, e hoje em dia isso tudo se perdeu porque o cara não pisa em nem metade dos mapas.
Sobre o Guild Wars 2, talvez Elementalist de Staff seja o que você procura. Tem aoe, ataca de longe, cooldowns bem baixos. Deve ter alguma spec possível com o jogo base. No geral acho que nenhuma classe possui cooldown realmente alto, a maioria é baixo mesmo pra focar nas 5 skills principais.
Sobre os mapas, no geral o jogo é focado na exploração mesmo, não tem NPCs e coisas acontecendo a todo momento. O melhor a fazer é completar o mapa fazendo os corações, descobrindo o próprio mapa, descobrindo os waypoints, vistas e pontos de interesse, coletando madeira e minérios pelo caminho, matando monstros, e fazendo os eventos aleatórios (marcações laranja). Parece artificial porque o mundo do jogo é feito pra comportar os eventos aleatórios que acontecem, entradas de jumping puzzles, eventos de guilda e world bosses. Porém como geralmente essas coisas não estão sempre acontecendo, parece que boa parte são áreas grandes e vazias.
Eu tentei umas 2 ou 3 vezes voltar pro Guild Wars 2 mas sempre acabo parando. Parece que o jogo parou no tempo. As fractals são legais mas são as mesmas que já fiz centenas de vezes há anos atrás com só uma ou duas novas, e principalmente as campanhas e conteúdos pra liberar as masteries das expansões possuem muita coisa instanciada solo que parece um jogo singleplayer, e eu detesto fazer isso em mmorpgs. Além disso as classes estão praticamente iguais, com exceção das specs novas. É um jogo que gosto mas que me esgotou. Pra players novos ou que jogaram pouco como no seu caso é um jogo muito bom e recomendo, mas pra quem já jogou milhares de horas e quer voltar a jogar não passa a sensação de novidade. Por um lado é bom pois os equips ascended que eu usava há anos atrás continuam os mesmos usados hoje, não perco o tempo investido como geralmente acontece nos mmorpgs, mas o ponto ruim é isso que falei que parece que não tem uma progressão nova e tudo parece igual e sem um gás novo.