[Dica] Melhorar desempenho de HDs Sata

bah, fiz tudo direitinho e.....:coolface:...funcionou perfeitamente, no meu caso acelerou pelo menos 10 seg no boot e o acesso aos programas ficou bem mais rápido...esta funcionou para mim perfeitamente:fuckyeah:
 
Oi leando , valeu kara
ent/ao vou te flar aqui como tá
usava os hds em modo IDE , segui o tutorial e coloquei eles em AHC1
ai como estou com 2 Hds seagate de 1tera quero por esses 2 em RAID ( 0 é isso ou 1 )
quando ponho na bios RAID , entro no meu com control + F consegui criar um raid , deu 2000GB sinal que foi , mas ai quando entra no primeiro boot do win7 ele vai que vai carregar e dá uma tela azul de 1 segundo e reseta a maquina
será que tenho que winstalar o win7 novamente , placa mãe msi 990Fx , 3 hds 1 de 500Gb somente com SO , e os outros 2 de 1 tera sem nada prontos para usar com RAID ( que no caso vão ficar em RAID )

Algum ideia ?

já instalei os arquivos via windows , via pendrive quando aperto F6 ele não faz nada, pendrive em FAT32
é isso

brother meu caso é praticamente igual ao seu, tenho 2 hds e + 2 de 1tb que fiz um raid 0, fui na bios mudei pra RAID e no utilitario montei o raid, na hora de bootar da BSOD e nao passa disso, sera que fazendo isso no registro vou conseguir bootar normalmente? Ou será que so vou conseguir usar o RAID depois que formatar e instalar o SO com o raid já montado?

Se for essa ultima opção to fu... pq nao tenho outro hd pra fazer backup aki.. e agora josé?:nooo:

abs a todos!
------------
per favore!!! rsrsrs
alguma alma caridosa que ja tenha passado por isso pode postar seu testemunho?
precisava tentar resolver isso hoje! :nooo:
 
sera que tenho que ficar bolado com o status do hd ?
90186979.png
 
sera que tenho que ficar bolado com o status do hd ?
http://img41.imageshack.us/img41/6513/90186979.png

já pode começar a fazer um backup dos seus arquivos, pois a qualquer hora ele pode morrer de vez e já era seus arquivos, há uns 5 meses atras um dos meus HDs estava parecido com o seu, ele começou com um setor realocado e foi aumentado até chegar em 500 setores realocados, não pensei duas vezes fiz backup e acionei a garantia, e antes mesmo de o pessoal da loja em que montei o PC mandarem eu enviar o HD para troca o HD morreu aqui
 
já pode começar a fazer um backup dos seus arquivos, pois a qualquer hora ele pode morrer de vez e já era seus arquivos, há uns 5 meses atras um dos meus HDs estava parecido com o seu, ele começou com um setor realocado e foi aumentado até chegar em 500 setores realocados, não pensei duas vezes fiz backup e acionei a garantia, e antes mesmo de o pessoal da loja em que montei o PC mandarem eu enviar o HD para troca o HD morreu aqui

o meu nei sei se ta na garantia ainda o outro que parece ser alto e o do cabo ja troqueu 3 vezes e so aumenta 2 dias atras tava levando 5 minutos pra sair da tele de carregando o windows e 3 pra ir pra area de trabalho mas fiz um chkdsk /r e ele voltou
mais no caso vale mais um de 1,5tb de 7200rpm ou 2.0tb 5900rpm?
 
o meu nei sei se ta na garantia ainda o outro que parece ser alto e o do cabo ja troqueu 3 vezes e so aumenta 2 dias atras tava levando 5 minutos pra sair da tele de carregando o windows e 3 pra ir pra area de trabalho mas fiz um chkdsk /r e ele voltou
mais no caso vale mais um de 1,5tb de 7200rpm ou 2.0tb 5900rpm?

o de 1,5 TB ganha do de 2 TB por conta da velocidade de rotação, ele vai ser mais rapido, vai ajudar a carregar o windows mais rapido, só que com a desvantagem de ter 500 GB a menos
 
500 giga a menos melhor a velocidade
ja apareceu 4k de setor defeituoso já ta chegando a hora de trocar
 
500 giga a menos melhor a velocidade
ja apareceu 4k de setor defeituoso já ta chegando a hora de trocar

falei para vc, quando aparece um setor reaocado pode esperar que vai aparecer mais, o melhor a fazer é providenciar o backup dos arquivos e o dinheiro para a troca, ou acionar a garantia
 
falei para vc, quando aparece um setor reaocado pode esperar que vai aparecer mais, o melhor a fazer é providenciar o backup dos arquivos e o dinheiro para a troca, ou acionar a garantia
garamtia acho que não tem
como eu veji o rma da samsung ?
raid acho que nei vale a pena fazer senão ano que vem são 2 discos pra trocar
 
garamtia acho que não tem
como eu veji o rma da samsung ?
raid acho que nei vale a pena fazer senão ano que vem são 2 discos pra trocar

acho que é melhor esperar alguem que já tenha tido esperiencia com RMA da Samsumg, pois não tenho e nunca tive nenhum produto da Samsumg, ai não sei dizer como funciona o processo de RMA deles
 
Cara valew a dica fiz aqui senti diferença ta instantaneo agora
 
aqui ouve uma pequena melhora.
 
Fiz isso e coloquei o driver do site da ecs da minha placa mãe
ficou a mesma coisa. como instalo esse driver do site da amd?
minha placa mãe: ecs a880gm-ad3
 
up pra cima
 
Nossa meu, aqui eu sei lá como está viw.
Tentei fazer o que o user jamestowers postou, de instalar o driver AHCI da AMD, e deu um rolo aqui.
Segundo o post dele, no Gerenciador de Dispositivos, em Unidades de disco, comprova-se que está em SATA o HD pq aparece o Nome do HD seguido de SATA DEVICE.
Pois bem, tinha feito o que vc indicou neste tutorial e instalou os drivers genéricos do AHCI, mas msmo assim, em Unidades de Disco, o meu ainda aparecia o nome do HD seguido de ATA DEVICE. Ou seja, ainda está em IDE o hd neh ? :feelbad:

Estou usando 2 hd's aqui, um Seagate para backup e um WD como padrão, mas não estão em RAID nem nada,só pluguei eles normal msmo... porem o Seagate tem 2 partições: 1 onde está o backup e outra onde o windows seven está instalado.
Quando instalei os drivers AHCI da AMD no WD e reiniciei, o HD Seagate não foi mais reconhecido, parecia que não havia outro hd instalado.
Fiz o msmo procedimento para o HD Seagate então, porem dps de instalado os drivers e reiniciado o pc, deu tela azul.
Voltei pro WD e desinstalei o driver da AMD e deixei o genérico msmo, ae sim reconheceu o HD Seagate, mas msmo assim, ainda consta os 2 hd's como ATA DEVICE...então acho que não tem ***** de SATA nenhum rodando aqui :S
 
Última edição:
Nossa meu, aqui eu sei lá como está viw.
Tentei fazer o que o user jamestowers postou, de instalar o driver AHCI da AMD, e deu um rolo aqui.
Segundo o post dele, no Gerenciador de Dispositivos, em Unidades de disco, comprova-se que está em SATA o HD pq aparece o Nome do HD seguido de SATA DEVICE.
Pois bem, tinha feito o que vc indicou neste tutorial e instalou os drivers genéricos do AHCI, mas msmo assim, em Unidades de Disco, o meu ainda aparecia o nome do HD seguido de ATA DEVICE. Ou seja, ainda está em IDE o hd neh ? :feelbad:

Estou usando 2 hd's aqui, um Seagate para backup e um WD como padrão, mas não estão em RAID nem nada,só pluguei eles normal msmo... porem o Seagate tem 2 partições: 1 onde está o backup e outra onde o windows seven está instalado.
Quando instalei os drivers AHCI da AMD no WD e reiniciei, o HD Seagate não foi mais reconhecido, parecia que não havia outro hd instalado.
Fiz o msmo procedimento para o HD Seagate então, porem dps de instalado os drivers e reiniciado o pc, deu tela azul.
Voltei pro WD e desinstalei o driver da AMD e deixei o genérico msmo, ae sim reconheceu o HD Seagate, mas msmo assim, ainda consta os 2 hd's como ATA DEVICE...então acho que não tem ***** de SATA nenhum rodando aqui :S
Eaw, ngm ?!
 

não entendi bem o seu problema, o que está acontecendo? os HDs ficaram mais lentos depois de ativado o AHCI? se possivel poste um print de como está o seu gerenciador de dispositivos
 
não entendi bem o seu problema, o que está acontecendo? os HDs ficaram mais lentos depois de ativado o AHCI? se possivel poste um print de como está o seu gerenciador de dispositivos

Assim, Segundo o post do amigo que explica sobre baixar os drivers Sata da AMD... no Gerenciador de Dispositivos, em Unidades de disco, comprova-se que está em SATA o HD pq aparece o Nome do HD seguido de SATA DEVICE certo ?
Pois bem, tinha feito o que vc indicou neste tutorial e dps de mudar para AHCI na bios, foi instalado os drivers genéricos do AHCI automaticamente, mas msmo assim, no Gerenciador de Dispositivos, em Unidades de Disco, o meu ainda aparece o nome do HD seguido de ATA DEVICE. Ou seja, ainda está em IDE o hd neh ?

Depois disso, tentei o tutorial que o amigo postou (de baixar os drivers da AMD e etc..), mas msmo assim, ainda aparece como ATA Device os meus discos, então acho que não está rodando em SATA, mas sim em IDE ainda.
 
Assim, Segundo o post do amigo que explica sobre baixar os drivers Sata da AMD... no Gerenciador de Dispositivos, em Unidades de disco, comprova-se que está em SATA o HD pq aparece o Nome do HD seguido de SATA DEVICE certo ?
Pois bem, tinha feito o que vc indicou neste tutorial e dps de mudar para AHCI na bios, foi instalado os drivers genéricos do AHCI automaticamente, mas msmo assim, no Gerenciador de Dispositivos, em Unidades de Disco, o meu ainda aparece o nome do HD seguido de ATA DEVICE. Ou seja, ainda está em IDE o hd neh ?

Depois disso, tentei o tutorial que o amigo postou (de baixar os drivers da AMD e etc..), mas msmo assim, ainda aparece como ATA Device os meus discos, então acho que não está rodando em SATA, mas sim em IDE ainda.

o meu aqui está em AHCI, mas não aparece nem SATA DEVICE nem ATA DEVICE, só aparece o nome do HD, acho que isso não tem nada a ver não, mas um forma de sabe se está em AHCI é verificar se aparece o icone para remover hardware com segurança perto do relogio com as opções para remover o HD, como se fosse um pen drive:
HD.jpg
 
o meu aqui está em AHCI, mas não aparece nem SATA DEVICE nem ATA DEVICE, só aparece o nome do HD, acho que isso não tem nada a ver não, mas um forma de sabe se está em AHCI é verificar se aparece o icone para remover hardware com segurança perto do relogio com as opções para remover o HD, como se fosse um pen drive:
http://i168.photobucket.com/albums/u186/MerlimBR/Pessoal/HD.jpg

Sim, vc ja postou isso aqui msmo!
Mas pelo post do outro user, msm o Hot Plug estando ativado, pode ser que o Hd não esteja em pleno funcionamento SATA, por causa desse driver genérico que é instalado automaticamente. Então, pensei que a unica forma de saber msmo, é aparecer SATA DEVICE no Gerenciador de Dispositivos, coisa que aqui não acontece :hmm:
 
Sim, vc ja postou isso aqui msmo!
Mas pelo post do outro user, msm o Hot Plug estando ativado, pode ser que o Hd não esteja em pleno funcionamento SATA, por causa desse driver genérico que é instalado automaticamente. Então, pensei que a unica forma de saber msmo, é aparecer SATA DEVICE no Gerenciador de Dispositivos, coisa que aqui não acontece :hmm:

pois é mas, se vc já setou na BIOS o modo AHCI, então é praticamente certeza que ele está em modo AHCI (a não ser que tenha algo errado ai no seu pc), não sei de onde vcs tiraram essa ideia de que no gerenciador de dispositivos tem que aparecer o nome do HD seguido de SATA DEVICE ou ATA DEVICE, outra forma também de vc saber se está em AHCI ou não é fazer benchmarks com o HD em programas como HD tune, entre outros, se vc já tiver feito um benchmark com o HD no modo IDE, agora faça outro teste e compare os se o resultado melhorou em comparação com o teste em modo IDE é por que está em AHCI, se continuar a mesma coisa ai é por que está como IDE ainda
 
Não sei se já postaram aqui, mas andei pesquisando um pouco mais e descobri que o drive AHCI do Windows 7 e Vista não é a melhor solução, pelo menos para que tem mobo com chipset AMD SB700:



Talvez seja por isso q para alguns usuários o desempenho tenha piorado ao invés de melhorar no HD Tune.

A melhor maneira de proceder é habilitar o AHCI e depois intalar o drive específico do chipset da mobo, no meu caso SB700 AMD Chipset Drivers.

Depois de instalar o driver, o windows faz trabalhar o HD em AHCI corretamente, reconhecendo-o como SATA e não mais como ATA:


Após a instalação do driver, o desempenho melhorou um pouco mais.

Fonte: DICA: Instalando driver AHCI para AMD SB770 no Windows 7 : Processadores, Placas Mãe e Memórias - AMD

______________
EDIT: Refiz a avaliação do Índice de Experiência do Windows e ganhei 0,2 pontos em "Gráficos de jogos", e 0,1 em "Disco Rígico Primário"

Olha a foto em spoiler.
Bom, mas aqui fiz sim Bench e ficou a msma coisa, na verdade meio confuso, fiz 2 benchs seguidos pra ver se dava a msma coisa, por conclusão, em IDE não dava quedas no gráfico, em AHCI ja dava quedas, mas ouve pequenas melhoras em algumas coisas..então sei la, vou deixar assim msmo! :poker:
 
Olha a foto em spoiler.
Bom, mas aqui fiz sim Bench e ficou a msma coisa, na verdade meio confuso, fiz 2 benchs seguidos pra ver se dava a msma coisa, por conclusão, em IDE não dava quedas no gráfico, em AHCI ja dava quedas, mas ouve pequenas melhoras em algumas coisas..então sei la, vou deixar assim msmo! :poker:

se vc acha que melhorou em alguma coisa então deve estar em AHCI, aqui por exemplo não melhorou muito as taxas de transferencia e leitura, os graficos nos testes também apresentaram uma quedas, o que melhou mesmo foi o carregamento do S.O, programas e jogos
 
up pra cima
 
Legal eu sabia que aumentava o desempenho em modo AHCI mas não tinha noção do porque.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo