[Dica] Melhorar desempenho de HDs Sata

Comprei 1 hd sata 3, a placa mãe é gigabyte b75m-d3h, eu terei que habilitar AHCI ou ela já habilita automático ? Não há sistema operacional instalado , então é só habilitar na bios e já eras ?
, e, e,
 
Comprei 1 hd sata 3, a placa mãe é gigabyte b75m-d3h, eu terei que habilitar AHCI ou ela já habilita automático ? Não há sistema operacional instalado , então é só habilitar na bios e já eras ?
, e, e,

já que não tem sistema instalado, o ideal é vc habilitar na BIOS antes de instalar o sistema, é só ir na BIOS e selecionar o modo do controlador Sata em AHCI e já estará ativado.
 
já que não tem sistema instalado, o ideal é vc habilitar na BIOS antes de instalar o sistema, é só ir na BIOS e selecionar o modo do controlador Sata em AHCI e já estará ativado.

Mas tem que habilitar depois no SO ou não ?
Vou usar windows 7 ultimate
 
Mas tem que habilitar depois no SO ou não ?
Vou usar windows 7 ultimate

Se vc ativar o AHCI na BIOS antes de instalar o SO, o AHCI já estará ativado, não precisará mexer mais em nada, essa alteração no registro do windows descrita no tutorial é apenas para o caso de vc querer mudar para AHCI com o sistema já instalado
 
Será que um dos meus discos virou AHCI ??

59934_696480370377900_1207612923_n.jpg


Isto aconteceu após instalar uma placa PCI - SATA, similar a esta

placa-controladora-sata-esata-iii-3-pcie-curitiba-retirada_MLB-O-3891014446_022013.jpg
 
To tentando encontrar essa opcao na minha Gigabyte GA-G41MT-S2 e nao encontrei na BIOS... essa opcao tem nessa MOBO??? :nooo:
 
To tentando encontrar essa opcao na minha Gigabyte GA-G41MT-S2 e nao encontrei na BIOS... essa opcao tem nessa MOBO??? :nooo:

pelo que pesquisei aqui parece que a sua mobo não tem opção, vamos ver se aparece mais alguém aqui que tenha essa mobo e tenha achado a opção. Vc explorou todas as opções da BIOS da sua mobo? se sim acho que não deve ter suporte mesmo a essa função não.
 
pelo que pesquisei aqui parece que a sua mobo não tem opção, vamos ver se aparece mais alguém aqui que tenha essa mobo e tenha achado a opção. Vc explorou todas as opções da BIOS da sua mobo? se sim acho que não deve ter suporte mesmo a essa função não.

Pois eh mano, fucei tudo la, e nao vi. So se tiver escrito com outro nome... vi um negocio la meio suspeito, mas nada escrito com esse nome :/
 
up pra cima
 
Não tem um modo no windows de verificar se o hd está em Ahci? eu instalei o windows 8 aqui com ahci ativado na bios, mas quando fui olhar o registro no regedit, os dois números estavam em 3 invés de 0.
 
Amigo, aqui tenho raid0 entao já está com ahci. Mas em relaçao ao registro, preciso mudar o valor pra 0 (zero) mesmo com raid0 ? Muito obrigado pela dica!!
 
Não tem um modo no windows de verificar se o hd está em Ahci? eu instalei o windows 8 aqui com ahci ativado na bios, mas quando fui olhar o registro no regedit, os dois números estavam em 3 invés de 0.

se vc ativou o AHCI na BIOS antes de instalar o Windows então já está ativado, uma forma de confirmar que está ativado é vc ir naquele ícone na barra de tarefas "Remover Hardware com segurança" geralmente aparece os HDs lá devido ao recurso hot plug do AHCI, como na imagem abaixo:
59934_696480370377900_1207612923_n.jpg


Amigo, aqui tenho raid0 entao já está com ahci. Mas em relaçao ao registro, preciso mudar o valor pra 0 (zero) mesmo com raid0 ? Muito obrigado pela dica!!

ai vc tem que escolher ou o RAID ou AHCI, pois só tem como selecionar uma opção, se não me engano, HDs que estão em RAID já estão com AHCI ativado.
 
bom tópico vou ver se consigo fazer isso no meu notebook!!
 
No meu pc nunca aparecem os hds nesse ícone. Eu dei uma olhado pelo gerenciador de dispositivos, o meu Ahci acho que só ativa quando instalo o driver chipset da amd.
 
ai vc tem que escolher ou o RAID ou AHCI, pois só tem como selecionar uma opção, se não me engano, HDs que estão em RAID já estão com AHCI ativado.

Sei amigo, mas minha duvida é se mesmo com raid0 (que ja é achi) precisa fazer a alteraçao no registro (regedit) ?
 
Eu usava o modo AHCI nos hds aqui do pc, justamente também, para poder usar um hd e backup que eu espetava na baia do gabinete Cooler Master CM690.
Como passei a usar RAID 0, tive que desabilitar.
O AHCI não pode trabalhar junto com RAID correto? Se eu desabilitar o RAID na BIOS, vou perder o RAID? Vlw
 
Eu usava o modo AHCI nos hds aqui do pc, justamente também, para poder usar um hd e backup que eu espetava na baia do gabinete Cooler Master CM690.
Como passei a usar RAID 0, tive que desabilitar.
O AHCI não pode trabalhar junto com RAID correto? Se eu desabilitar o RAID na BIOS, vou perder o RAID? Vlw

Amigo, pelo que li aqui no tópico, ao ter RAID0 o AHCI ja está ativado, entao nao precisa mexer em mais nada, logo que se voce mudar o raid na Bios tal recurso será desmontado e nao conseguirá iniciar o windows. Espero ter ajudado, abraço!
 
up pra cima
 
mesmo procedimento no windows 8.1?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo