[Dica] Melhorar desempenho de HDs Sata

Não achei essa pasta Star override
 
Última edição:
Última edição:
Olha.

84DLwqd.png
 
Pesquisei aqui e galera falou que quando não tem a pasta Star override é por que o PC já está no modo AHCI.

Só pode, quando eu botei o valor do error code em 0 perdi cerca de 20 fps em jogos
 
up pra cima
 
Pra quem vai ativar, o hirens boot tem um utilitário pra desativar a tela azul.
 
up pra cima
 
Aqui é windows 8.1, a minha mobo vem com modo AHCI habilitado por padrão, só para checar fui olhar no registro e meu storAHCI no registro está em 3. Mas no gerenciador de dispositivos está instalado Controlador AHCI SATA Padrão e Intel 8 Series SATA AHCI Controller.

Será que o windows 8.1 é diferente nos números?
 
Aqui é windows 8.1, a minha mobo vem com modo AHCI habilitado por padrão, só para checar fui olhar no registro e meu storAHCI no registro está em 3. Mas no gerenciador de dispositivos está instalado Controlador AHCI SATA Padrão e Intel 8 Series SATA AHCI Controller.

Será que o windows 8.1 é diferente nos números?

O procedimento é o mesmo tanto no windows 8 quanto no 8.1, esse tutorial confirma isso.
Muito estranho o seu estar com a chave setada em 3 e estar com o AHCI ativado.
 
Última edição:
up pra cima
 
Fiz aqui e deu tudo certo, não sabia que ativando essa função o desempenho do HD melhorava, outra dica que creio ser bastante útil é desativar a memória virtual do windows caso você tenha 8 GB ou mais de memória RAM.
 
E que programa uso pra medir o desempenho
um que seja bom e confiavel
 
E que programa uso pra medir o desempenho
um que seja bom e confiavel

Aqui eu utilizei o HDTune:

Sem o AHCI ativado:

2382239-albums976-picture132214.jpg


Com AHCI ativado:
ahci.jpg


A diferença não é grandes coisas, mas aqui onde fez diferença mesmo foi no carregamento do S.O., programas, mapas de jogos, etc.
 
Tudo balela... Diferença imperceptível. O q faz diferença mesmo é um ssd. Eu usava hd no notebook e Windows 7 levava quase 2 minutos pra ligar e ainda tinha q esperar os processos carregarem pra poder usar. Depois com ssd é outro nível. Da boot no Windows em 10-12 seg. Qdo entra no Windows não precisa mais esperar nada, ja pode sair usado. Sem contar q abre programas quase q instantâneos! Portanto esqueçam essas tranqueiras de HD, comprem um SSD e sejam felizes
 
Tudo balela... Diferença imperceptível. O q faz diferença mesmo é um ssd. Eu usava hd no notebook e Windows 7 levava quase 2 minutos pra ligar e ainda tinha q esperar os processos carregarem pra poder usar. Depois com ssd é outro nível. Da boot no Windows em 10-12 seg. Qdo entra no Windows não precisa mais esperar nada, ja pode sair usado. Sem contar q abre programas quase q instantâneos! Portanto esqueçam essas tranqueiras de HD, comprem um SSD e sejam felizes

Mas para quem não tem grana para comprar um SSD essa dica é válida, é claro que não faz milagre, mas faz diferença sim, pouca mas faz.
 
up pra cima
 
Fiz o procedimento certino, mais não deu certo no meu windows 8.1 pro, fiz tudo certo no registro do windows e depois reiniciei fui na bios e coloquei o hd pro modo AHCI quando eu liguei denovo o pc não conseguiu dar boot, deu uma tela azul com um erro lá e que eu tinha que reiniciar denovo, ai reiniciei e mudei pro ide denovo ai entrou normal o que será que deu?
 
1º passo: inicialize normalmente o windows
2º passo: Abra o editor de registros do windows pressionando as Windows+R e digitando regedit para entrar no editor de registros do windows
3º passo: navegue pelas seguintes chaves: HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\storahci.
4º passo: Localize o item “ErrorControl", dê um clique com o botão direito sobre ele e clique em “Modificar”.
5º passo: Em “Dados do valor” digite 0 e confirme.
6º passo: Em seguida, abra a pasta “StartOverride” no registro (ela deverá estar dentro da pasta “storahci”) e localize uma chave de nome “0”. Ela estará com valor “3”. Mude para 0, confirme e feche o editor de registro.
7º passo: Reinicie o Computador e mude na BIOS o modo da controladora sata que está em IDE para AHCI e depois salve as alterações.
8º passo: Depois de alterado na BIOS quando vc fizer o logon no windows ele irá instalar os drivers do modo AHCI automaticamente, talvez você precise reiniciar novamente o computador depois das configurações.

Pronto!! Seu (s) HD (s) já estará (ão) operando no modo AHCI

Fonte: http://www.gamevicio.com.br/i/noticias/33/33979-ahci-aprenda-a-sua-importancia/index.html
Parece difícil, mas não é...: Problema Boot - HDD Sata AHCI
Tecmundo

Fiz aqui e começou a dar BSOD. Passei momentos de tensão :D

Outro tutorial que vi e não testei: https://pricklytech.wordpress.com/2014/02/04/windows-8-1-enabling-ahci-after-installing-windows/
Outro ponto que vi e vou testar: tenho um dual boot com Windows 10, vi um usuário reportando que era esse o problema no caso dele. Será minha primeira tentativa.
 
Tudo balela... Diferença imperceptível. O q faz diferença mesmo é um ssd. Eu usava hd no notebook e Windows 7 levava quase 2 minutos pra ligar e ainda tinha q esperar os processos carregarem pra poder usar. Depois com ssd é outro nível. Da boot no Windows em 10-12 seg. Qdo entra no Windows não precisa mais esperar nada, ja pode sair usado. Sem contar q abre programas quase q instantâneos! Portanto esqueçam essas tranqueiras de HD, comprem um SSD e sejam felizes
Dicas que funcionam:

1- Desfragmentar, HD fragmentado mata desempenho.

2- Liberar um minimo de espaço, HD com mais de 80% do espaço ocupado compromete a performance.

3- Se livrar do bloatware e dos serviços desnecessários iniciando com o PC, o que você relata é um sintoma de muitos programas e serviços iniciando com o Windows.

4- Marcar a opção "Desativar liberação de buffer do cache" nas diretivas do hardware mas só é recomendado para notebooks que tem a bateria em caso de queda de energia, de modo similar o parâmetro barrier=0 no fstab se estiver usando Linux.
 
Dicas que funcionam:

1- Desfragmentar, HD fragmentado mata desempenho.

2- Liberar um minimo de espaço, HD com mais de 80% do espaço ocupado compromete a performance.

3- Se livrar do bloatware e dos serviços desnecessários iniciando com o PC, o que você relata é um sintoma de muitos programas e serviços iniciando com o Windows.

4- Marcar a opção "Desativar liberação de buffer do cache" nas diretivas do hardware mas só é recomendado para notebooks que tem a bateria em caso de queda de energia, de modo similar o parâmetro barrier=0 no fstab se estiver usando Linux.
boa noite. estamos em 2017 e nem me lembro mais o q é HD.
 
Up pra galera que joga Battlegrounds no HD.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo