Pessoal, como sou um tanto noob em questões de corridas e carros, queria pedir a ajuda de vocês pra configurar o carro pra determinadas pistas e condições delas.
Como costumam configurar estas opções e se não for pedir muito, gostaria que de maneira resumida, alguém que intende bem explicasse no que cada uma delas influencia, tipo estabilidade e velocidade.
vou tentar explicar bem por cima e de um jeito facil de se entender hehehe só cuidado com esse - e + pois o jogo coloca - para "mais forte" no diferencial, por exemplo.
Segui a ordem que aparece no jogo.
Lembrando que isso tudo é bem o basico de um setup de carro mas pode-se aplicar a qq outro jogo de carro. Ou seja, vale a pena dar uma lida
Obviamente considerando que tem jogos com fisicas e setups muito mais apurados/detalhados que o Dirt (que é bem basico) e, assim, necessitam de um aprofundamento maior de cada item.
Gear Ratio - Relação de marchas
[-][ SHORT ] marchas curtas. Menor velocidade final. Maior aceleração. Pistas travadas com muitas curvas e retas não tão longas.
[+][ LONG ] marchas mais longas. Maior velocidade final. Menor aceleração. Pistas que prevalecem retas e curvas longas.
Downforce - Pressão aerodinâmica
[-][ HIGH ] mais estavel e rapido nas curvas. Diminui a velocidade final.
[-][ LOW ] mais instavel e devagar em curvas. Maior velocidade final.
Suspension - Suspensão
[-][ STIFF ] Suspensão mais dura. Carro mais baixo e com respostas rapidas. Pistas mais planas.
[+][ SOFT ] Suspensão mais macia. Carro mais alto e com respostas lentas. Pistas muito onduladas.
uma suspensão muito mole fará o carro pular/quicar demais, ocasionando perda de velocidade. Uma muito dura, apesar de reduzir a altura e criar maior pressão aerodinamica, pode não absorver tanto os impactos em ondulaçoes ocasionando tbem perda de velocidade.
Ride Height - Altura do carro em relação ao solo
[-][ LOW ] Carro mais baixo. Pistas mais planas.
[+][ HIGH ] Carro mais alto. Pistas muito onduladas.
quando mais próximo ao solo o carro ficar, melhor será (passagem de ar, estabilidade, etc). Porém se ficar muito baixo vai bater o assoalho no solo perdendo velocidade.
Differential - Diferencial
[-][ STRONG ] Aumenta a saída de traseira (oversteer). Menor aceleração na saida de curva.
[+][ LOOSE ] Aumenta a saída de frente (understeer). Maior aceleração na saida de curva.
é o que permite, numa curva, que a roda externa gire mais rápido que a interna. Quanto mais forte, mais facilidade de realizar os Powerslides (deslizamento/derrapagem lateral).
Brake Bias - Balanço dos Freio
[-][ REAR ] Mais para tras. Aumenta a saída de traseira durante a frenagem.
[+][ FRONT ] Mais para frente. Aumenta a saída de frente durante a frenagem.
quando freia-se muito forte numa curva, um balanço mais dianteiro fará o carro seguir deslizando reto (de frente) para fora da curva. Já um balanço mais traseiro, poderá ocasionar em uma rodada.
Concluindo
Não tem setup padrão pra todas as pistas. Qualquer item q vc mexer trará vantagens e desvantagens. Assim vc deve fazer uma leitura breve do traçado e tentar aplicar, baseado em alguns dos fundamentos acima, o que te trará mais vantagem no percurso todo.
Claro que o seu estilo de pilotagem tbem influenciará em alguns itens. Por exemplo:
Se prefere carros com saida de traseira nas curvas (overster), com maior facilidade ao Powerslide, irá optar por menos asas, freios mais para tras, diferencial mais forte.
Se prefere carros com saida de frente nas curvas (underster), irá optar por mais asas, freios mais para frente.
Se prefere um carro mais estavel vai escolher mais downforce, molas mais moles.
Se prefere um carro mais arisco vai escolher menos downforce, molas mais duras.