EDIT: Depois de ler mais algumas coisas, alterando um pouco o post.
Fala Povo.
Seguinte, to querendo fazer um upgrade nos próximos meses (entre setembro e novembro), e tô pesquisando sobre as peças.
Quero pegar 16GB + Placa Mãe + Processador + SSD M.2 + Gabinete. Com os preços atuais das VGAs, sem chance de trocar ela, atualmente tenho uma GTX 960 2GB
Estou querendo gastar na faixa de 3k pra isso, podendo aumentar pra 3,5k
Na minha mente, montei a seguinte configuração:
Gigabyte B450M
AMD Ryzen 5 3400G
Crucial 2x8GB DDR4 3000Mhz
SSD Corsair M.2 240GB
Gabinete CM na faixa de uns R$ 500
Isso atualmente tá saindo na faixa de uns 3,5k, aqui vão umas duvidas, se conseguirem me ajudar:
- Estou pegando o 3400G por conta do vídeo integrado, visto que minha VGA atualmente não tá aguentando mais quase nada. Estou entre ele o 3400G, o 2400G e o 4650G. Pelo que andei pesquisando, o 4650G seria a melhor opção para se ter com a possibilidade de ter uma VGA nova no futuro. Mas o preço ainda está bem salgado. Pegar o 3400 ou o 2400 vai tirar muito desempenho?
- Com essa MB, eu consigo fazer proveito dos 16GB de memória, compartilhando 4 ou até 6GB com o vídeo? Pq vejo em algumas especificações que o máximo de memória compartilhada dela é 2GB, não sabendo se deveria ir com uma MB que não tenha essa limitação, o que deixaria mais caro.
- Peguei de exemplo essa memória da crucial com 3000Mhz, mas vi que, principalmente pra usar vídeo integrado, quanto maior a frequência melhor. A melhor opção seria uma 3200Mhz? Não sei se pegar uma 3600Mhz pela diferença de preço teria tanto impacto no desempenho.
- Atualmente possuo uma fonte Corsair CX 500, que comprei em 2015 (quanto montei o meu PC atual), não devo me preocupar com isso até pegar uma VGA nova, certo? Ela deve dar conta do recado tranquilamente.
Obrigado a quem puder ajudar!