O que eu comentei foi justamente o inverso, que a demanda não se manteve a mesma e nem cresceu na maioria das situações, mas que caiu. Obviamente o poder aquisitivo das pessoas não aumentou 100 vezes desde 2020 (seu salário aumentou 30%?) e o que ocorreu foram diversos lockdowns, empresas inúmeras fechando, desemprego, todos cada vez mais pobres (já que tudo subiu, além de itens de necessidade básica, gasolina, etc.) e muitos ficaram dependentes de subsídios estatais.
Então é ridículo afirmar (só pra citar um exemplo) que na maior crise da história do turismo as pessoas continuaram comprando carros como antes, ou mais ainda, e pior: que todos ficaram pianinhos e decidiram aceitar os aumentos, como no caso das TVs que dizem ter sido de 30%.
Não é assim que a banda toca, na chamada lei da oferta e procura. Quando a demanda é alta e a oferta é baixa os preços sobem. Quando a demanda cai os preços também caem.
Quando eu falo em escassez artificial é quando temos no mercado de home vídeo edições limitadas, moratória da Disney, e mesmo quando algo fica num limbo jurídico-legal do direito autoral, e não se pode reutilizar a obra sem que essas pendências se resolvam, criando uma expectativa a respeito, ou então são feitas 10 mil cópias de um livro que obviamente a editora sabe que venderá 1 milhão e idem pra quando antigamente faziam poucas cópias de DVDs e depois as que sobravam eram vendidas 10x mais caras em sites tipo Mercado Livre.
Aliás, esse ponto é engraçadíssimo, pois em todo o planeta as locadoras de discos fecharam em massa, eu diria que 99.9999…% das que existiam 20 anos atrás já foram pra cucuias, e hoje até mesmo nos EUA que lança mídia física muito mais que aqui (inclusive disco 4K) é inegável que virou algo mais focado pra colecionadores (uma fatia bem mais restrita da população) e vende cada vez menos. Assim como bem antes da pandemia o público que ia aos cinemas havia diminuído consideravelmente.
No entanto você entra num eBay ou Mercado Livre e constata que discos fora de catálogo custam bem mais que novos, idem pra jogos.
Então peraí, só o status de “raridade” foi capaz de conferir um tratamento especial àquele produto? Por quê? Será que não existe diferença entre nada nessa vida? O que faz um filme em DVD custar 10 reais na loja física das Americanas ou 200 só porque alguém achou que estava roub… ops, ganhando pouco?
Ahhhh, mas o filme do Mickey que a Disney só vendeu 500 cópias vale mais que 3000 outros melhores e mais bem elaborados (edições especiais) pelas distribuidora! Mas isso é totalmente subjetivo, não acha?
Se for assim eu vou vender minha placa de rede 56k por 2000 reais aqui no Adrena. Ah, mas por que vale isso e não 50, 100 reais? Porque eu quero, pô. E vou tirar do meu rabo uma historinha fantástica, divulgar em toda a grande mídia mundial que há uma escassez de fábricas que produzem esse tipo de placa (na verdade um monopólio, um cartel que se uniu e resolveu recuperar as perdas) e os incautos do Adrena que só sabem ler as desculpinhas pra enganar ingênuos vão acreditar piamente, e vou conseguir o meu intento, que é de criar demanda quando obviamente há encalhe.
Vou conseguir, já que o gaiato do fórum esqueceu de usar o pensamento crítico e questionar o que se esconde por trás das desculpas que todos tem acesso fácil e rápido. Esse é o mesmo usuário que até ontem chamava de teórico da conspiração quem falava que a China vazou de laboratório o coronga porque quando o resto do mundo estava se dando mal (e a China também) ao mesmo tempo a dependência de insumos e demais produtos do mercado asiático aumentava consideravelmente (todos empobreceram, mas alguns menos que os outros, alguns continuam lucrando mesmo numa catástrofe planetária), então mesmo que todos perdessem, alguns não teriam um revés igual. Ai foi só o presidente Biden levantar a bola de que foi do laboratório pra dois minutos depois ele passar a considerar essa hipótese.
Ou seja, o usuário do Adrenaline é incapaz de investigar por conta própria, é incapaz de enxergar além do próprio nariz e tal como um bebê de 3 meses se os pais não vigiarem ele 5 minutos depois vai botar o dedo na tomada e morrer, o cara simplesmente acredita 100% no que ele lê e pronto, ele precisa do melzinho colocado na chupeta pra não morrer de fome, já que não consegue descobrir onde o mel está, não é assim que o mundo funciona, meu amigo, eu e você devemos duvidar SEMPRE de toda e qualquer informação e eu tenho todo o direito de duvidar do porquê placas de vídeo estão sempre caras e há muitos anos, e minhas justificativas são plausíveis SIM.
Não se restringem somente a bitcoins e somente agora crise em chips. Presta atenção, não tem nem 6 meses que começaram a ventilar essa conversa fiada, já deve ter uns 3 anos que toda VGA custa os olhos da cara, você saiu do coma? Estava numa caverna e não viu que todas subiram de preço da forma mais retardada possível?
Ou então vamos fazer o seguinte, eu paguei por essa placa 56k 20 reais em 1999 e em valores ajustados pela inflação até 2021 vamos supor que ela deveria ser vendida a 100 reais. Ou talvez até menos, pois evidente que aquela TV de 10 mil reais de 2005 hoje você não vende nem por 1000, usada. Porque de 2005 pra cá tudo relativo a vídeo evoluiu muito, em 1995 uma câmera fotográfica que não tinha nem 100 MB de espaço deve ter custado 2000 dólares.
Mas não faremos isso, vamos bancar os espertos e querer vender bem mais caro.
É exatamente isso que ocorre quando se pede 250 dólares por VGA velha de 2013.
O valor de bens supérfluos (carro, televisão e videogame inclusos) é sempre subjetivo (sabiam que antigamente, nos anos 1990, um console/videogame custava mais caro que em 2021?) e na impossibilidade de se pagar o que está sendo praticado a pessoa simplesmente pode optar por uma alternativa tipo pegar ônibus, comprar carro usado, comprar videogame antigo/mais barato do concorrente ou só jogar no PC e adiar a compra do sonhado PlayStation 5, enfim, há trilhões de possibilidades e o boicote está nesse rol.
Eu se fosse trocar meu PC hoje não compraria placa de vídeo alguma.
É mentira dizer que o consumo permaneceu o mesmo ou subiu. É cascata da grossa! Vários fatores a essa altura do campeonato teriam estagnado as vendas e todos os preços teriam despencado ou no mínimo você estaria ouvindo que as pessoas pararam de comprar em comparação ao período pré-pandemia. No mínimo. Só que você não está lendo isso em lugar algum.
É o pernóstico do AtmosDolbysta que está te dizendo o óbvio, então deve ser mentira, pô. Se fosse a WIKIPEDIA seria verdade…
Porque não interessa falar a verdade, apenas ludibriar dizendo que todos estão alucinados comprando como gafanhotos todo tipo de bem. De onde saiu o poder aquisitivo? Todos ficaram ricos do dia pra noite?
Na indústria de direito autoral não pensam da forma correta (é o mesmo pessoal que diz que criar cópia é roubo, quando nenhum bem foi subtraído, apenas se aniquilou a escassez artificial ao se criar mais e mais cópias), pois acham que as pessoas não comprando isso significa necessariamente prejuízo imenso, e que todos comprariam independente do preço praticado caso não pudessem fazer uma cópia “gratuita” (leia-se piratear).
Esse raciocínio não faz o MENOR SENTIDO, não podendo piratear e usar algo mais em conta pode ser que as pessoas simplesmente não comprem o Windows vendido a 600 reais. Basta ver meu exemplo: eu não compro equipamento algum pra ser trocado todo ano, aliás, acho que 5 ou mais anos é até pouco. Porém iria trocar minha configuração inteira, inclusive fonte e gabinete. Tudo do zero.
Só que, olha só que interessante, enquanto peças como meu CPU i7 4770 vendem usadas a 700 reais (enquanto um i5 novo tá 1000 e pouco) tem placa de vídeo aí de 2013 sendo vendida a mais de 200 dólares. Se marcar o vídeo onboard do CPU i5 10400 dá um pau nessa VGA totalmente desatualizada de 2013 (o HDMI e DisplayPort já podemos dizer que é mais moderno em mobos recentes).
Ou seja, vai dar até pra jogar melhor nem que seja um tico do que nos últimos 6, 7 anos. Não no talo, mas da pra jogar alguma coisa.
Mas não, na fantasia dos loucos existe no mundo todo uma horda de pessoas comprando placas a esses preços aí.
Olha o delirio… desculpem, mas não está acontecendo isso MESMO. Com ou sem crise de chips. Até nos Estados Unidos eu cansei de ver o pessoal comentando que não está gastando os tubos nessas peças. Nos EUA, fera, onde o poder aquisitivo é muito maior que em pais lascado que gasta os tubos só na conversão do dólar.
Sobre o preço das placas de vídeo por anos antes da pandemia sequer começar: TODAS estavam extremamente caras, então não venham colocar pandemia e essa patacoada de escassez de chips na conta das mudanças de 2020 pra cá.
É só você ver que eu consigo montar uma nova máquina tanto comprando aqui do Brasil como dos EUA TODOS OS ITENS, exceto VGAs. TODOS! Até SSD e memória RAM. Ora, se eu acho fácil CPU e mobo em qualquer lugar a preços razoáveis e em estoque, como você vem falar em crise pra mim?
Todos eles não estão sem estoque, apenas placas de vídeo.
Sabem qual é o problema? É que a venda de desktops só cai, cada vez mais:
Um estudo da empresa de pesquisas de mercado IDC mostra que, no último trimestre de 2010, pela primeira vez, foram vendidos mais smartphones que PCs no mundo.
exame.com
Essa noticia é de 1 década atrás. Há exatos 10 anos smartphones vendiam mais que PCs pela primeira vez na história.
O smartphone ou tablet pra mim não substituem PCs, seria como dizer que maçãs são melhores que pêras. Uma tecnologia completa a outra.
Quando eu constato isso de queda nas vendas, no entanto, me questiono se a realidade não é encalhe e cada vez menos interesse, o que fatalmente também aumentaria os preços.
Ou não? Será mesmo que encalhes não levaram ninguém a supervalorizar nada?
Ora, se tudo está com preço razoável exceto placa de vídeo então a exemplo dos videogames estão de forma cartelizada empurrando os valores pra cima. Aliás o mesmo vale pra monitores, hoje um 4K extremamente limitado é caro, enquanto um de tecnologia mais apurada tem valores astronômicos que daqui a 5, 10 anos cairão pra menos que a metade. É sempre a mesma estratégia manjada, e da vontade de socar a mesa quando ninguém nesses fóruns enxerga o estelionato. A empresa já lança um produto sabendo que ele é inferior! Não há interesse em lançar o mais bem elaborado. Quer dizer, há, mas jogam o preço lá no alto do produto melhor que é vendido agora, pra criar frustração sua de comprar o fraco e barato e 2 anos depois ter de trocar.
Cara, é sempre assim, que nem quando lançavam SSD de 120 GB mesmo podendo disponibilizar de 1 TB ao mesmo preço, será que vocês não percebem que de propósito essas empresas jogam no mercado peças inferiores mesmo podendo já colocar melhores, tem também uma estratégia chamada ancoragem
https://ucj.com.br/blog/psicologia-ancoragem-de-preco/
E TV é que nem carro, a maioria de quem compra não troca com tanta frequência, se você sugerir a cada 5, 10 anos que alguém faça isso com carro vão dizer que isso é impensável. Então a crise aí é na esmagadora maioria das vezes retração das vendas.