Depois de 10 anos só com notebook, montei um desktop!
Gastei cerca de R$ 3.500 nessa config:
Asus tuf b460m plus
Intel i5 10400
Crucial Ballistix 2x8gb DDR4 3000Mhx CL-15
RedDragon 500w
Netac SSD M2 NVMe 500gb
Netac SSD Sata 120GB (só para fazer o hackintosh)
Gabinete Mancer Stealth + 2 fans (frontal e traseiro)
Agora vem as dúvidas kkkkkk
1- como arrumar direito esses cabos na lateral do gabinete? kkkkkkkkkkkkk No interior até ficou bem clean, ali embaixo é pq eu liguei um HD velho provisório enquanto meu SSD ainda tá vindo da China pelos Correios, comprei dia 08/06 e já ta quase na minha cidade! Então aqueles cabos não ficarão ali. Preciso mesmo é arrumar os cabos pra conseguir fechar a tampa!
O gabinete é um Mancer Stealth, optei por ser compacto e sóbrio, vai ficar em cima da mesa e na sala, como não vou usar GPU por enquanto tá de boa.
2- Coloquei memória 3000Mhz sendo que o i5 10400 vai até 2666, e na Bios já aparece como 2666, mas fiquei na dúvida, preciso ativar o XMP mesmo assim?
3- A bios tem umas trocentas opções de configuração, maioria tá no AUTO, deixo assim ou preciso fazer algo específico? É uma Asus tuf b460m plus.
4- Como monitorar temperatura da cpu e mobo, e controlar os fans dentro do windows? Na bios eu vi que posso configurar perfis e controlar velocidade, mas e durante o uso do windows? Até coloquei pra baixar os utilitários da Asus mas estava demorando uma vida, aliás como coloquei HD mecânico a máquina tá uma carroça! kkkkkkkkkkkk
5- por enquanto é isso, mas aceito dicas que puderem dar, faz 10 anos que não configuro desktop, com notebook é tudo mais fácil, até a bios é simplificada!!!
Valeu!