Só me corrigindo: não tem essa de vídeo onboard mesmo de CPU recente (como i5 10400, obviamente melhor que meu i7 4770 de 2013) dar pau em placa de vídeo.
Mesmo minha antiga VGA R7 265 (de 2014) seria muito melhor que os gráficos integrados de um CPU novo. Abaixo dá pra ver que a diferença pra R7 fica em 228% A MAIS pra placa offboard, comparada com o UHD Graphics 730, se não me engano como se chama o vídeo onboard do i5 10400:
No caso do i7 4770 os gráficos integrados se chamam HD 4600, e vejam que o UHD 730 é apenas 121% mais rápido, apesar dos 8 anos de diferença:
Pior ainda é como fica o vídeo onboard do CPU i7 4770 contra essa placa R7 265:
Se for isso daí então o vídeo onboard é totalmente dizimado: 626%.
Eu não testei jogar ainda porque por vários anos ao menos de forma modesta consegui rodar até game recente, mas só de mandar abrir hoje um filme (remux) de UHD/4K meu CPU (e estou usando 16 GB de RAM) já foi pra 90% e começou a ficar lento. Lentidão nunca tinha ocorrido pra mim em todos esses anos.
O problema é que como eu disse todas as placas de vídeo estão sem estoque, uma velha ou qualquer outra mais recente, e no mundo todo.
Mas não é apenas isso: quando você encontra qualquer VGA os valores estão irreais, não apenas algumas específicas ou o fabricante A ou B. Basta uma rápida consulta em sites como BHPHotovídeo (esse é talvez o melhor de todos pra saber o quanto cada placa custava normalmente), Amazon e similares pra ver que algo que custava 200, 300 dólares dobrou de preço e não é espantoso achar placa de anos atrás a mais de 1000 dólares.
Supervalorização até mesmo de USADOS, como se nenhuma placa de vídeo nova estivesse sendo fabricada.
Então a pessoa que quer montar um computador hoje e planeje gastar digamos 3000, 3500 reais (trocando tudo), e depois cogite gastar 2-3 mil num monitor, terá que se contentar com VGA velha, ou então pegar todos esses valores e dedicar numa placa de vídeo nova.
Vai terminar pagando R$ 6000 numa placa de vídeo que até ontem custaria menos da metade disso.
Essa R7 265 usada custa quase R$ 1000 no ML.
Fiz uma pesquisa no site explosivo só pra poder comentar aqui o que se pode comprar sem ter que vender os rins:
Por R$ 1300 tem placa nova lá, uma GTX 750 Ti, de 2 GB. O resultado é que a R7 265 ainda assim ganha, mas não muito:
Já tudo que está abaixo desse valor por lá é trucidado também pela R7 265:
É o caso da GT 730, que a R7 seria 323% mais rápida.
Não tem nada intermediário depois da GTX 750? Ao menos nesse site NÃO.
De R$ 1300 você já parte pra R$ 3800.
É a GTX 1650, que tem DisplayPort 1.4, HDMI 2.0b, HDCP 2.2, e é de 4 GB
Vejam que ela é extremamente cara por aqui, mas não é muito melhor que a R7:
A RTX 2060 já poderiamos dizer que SIM, mas essa custaria R$ 5299. Em todos esses grandes sites não dá pra achar por menos de 500-600 dólares.
O eBay até agora foi o único que teve valores menores pra essa RTX, mas na melhor das hipóteses, com uso de redirecionador (e supondo que venha tudo OK, e lembre que vc está comprando de pessoa física, não de loja) se gastaria acima de US$ 400 e em reais não ficaria por menos de R$ 3 mil.
Em suma:
- R$ 1 a 2 mil pra placa velha
- Acima de R$ 3 mil fácil pra placa razoável
Entenderam por que eu desisti de cara e quis saber apenas do vídeo onboard? Olhem o delírio que está somente essa peça e no mundo todo.
A GTX 1650 que seria a razoável tem vendedor do eBay oferecendo a US$ 278 na condição de nova. Só na conversão do dólar isso dá R$ 1414. Como você sai disso pra R$ 4000 ?
Tem uma "Nvidia Galax EX GeForce GTX 16 Series GTX 1650 65SQL8DS66E6 4GB" a R$ 2790 no ML, mas ainda assim acho que deve ser possível gastar menos trazendo similar dos EUA.
Review dela: