• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Dúvidas sobre upgrades e configurações gamer/profissional/escritório/etc - POSTE AQUI !

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
no caso eu iria lá na casa dele pegar, 85km só +/-

então, eu já encomendei a B450 (esperando chegar), e no caso a placa mãe A520 ficaria parada aqui, e vender seria impossível por aqui, então pensei em montar um pc melhor pro meu pai de aniversário, então no caso eu só compraria um processador, agora qual processador que eu estou em dúvida, já tive problemas em outras compras de terceiros, por isso estou receoso, coração diz pra ir no 3600x, a razão pra ir no safe do Ali 3500x kkk
Desculpe não tinha visto na primeira vez que li que a mobo vc já tinha.

Se está com medo não vai em nenhum deles...rsrs

Vai de 3600 do Ali tb

Não vejo vantagem nenhuma no 3500x (minha opinião), eu trocaria ele até por um 1600 "AF"
 
Man se tu quiser tu pode comprar um Acer Nitro 5 ou tu pode optar por um Ryzen 3 3200g ( Vega 8 ) ou um Ryzen 5 3400g ( Vgea 11 ) ou o Ryzen 5 4650g ( Vega 7 ) ) Mas e vc que decide '-'
A placa mãe só aceita serie 3xxx pra cima tirando 3200g e 3400g, R5 4650g é caro pra mim
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Desculpe não tinha visto na primeira vez que li que a mobo vc já tinha.

Se está com medo não vai em nenhum deles...rsrs

Vai de 3600 do Ali tb

Não vejo vantagem nenhuma no 3500x (minha opinião), eu trocaria ele até por um 1600 "AF"
No Ali eu pegaria tranquilo, mas é pq eu faria uma boa pra mim tbm com 3600x, leve upgrade no meu pc, 2 bolas com 1 tacada só

A Bios só aceita série 3xxx pra cima tirando 3200g e 3400g

Na real eu queria o mais barato possível, R3 3100, mas nem acho novo, ai o unico que serve é o 3500x o mais barato, por isso
 
Última edição:
Eu vou pegar no Paraguai a placa mãe, e a única acima dessa B560M-A, sem gastar muito, é uma TUF B560M, mas aí já acrescenta $25 doletas, ou R$125,00... já começa a se aproximar do preço dos Ryzen 5 5600X. O problema do 11400F que eu to vendo é que as Placas Mãe pra ele estão caras demais =/
Pois é, esse seria o "tendão de Aquiles" do 11400f.
Se puder pegar o 5600x pegue, msm saindo 1/2 caro no fim valerá a pena pensando a longo prazo.
Mas se quiser economizar um pouco + iria de 10400f + b460 como um outro colega citou aí. Tem desempenho do 3600(x) saindo até + barato. A única vantagem de ir de 3600x é poder fazer o upgrade pra (quem sabe) refinamento dos R5xxx's q virão c/ um cache 3d.
 
Então, tenho um 6700k + z170 Ranger e pintou oportunidade de fazer upgrade pra um 5600x e uma x570 TUF Plus por R$2900. (vou pegar o 5600x lá fora e ele vai sair 1500)

Foco é jogar em 1440p e melhorar o multitarefa, além de me livrar de um 6700k que quase não sobe no oc. Considerando que eu posso vender o meu kit atual assim que o ryzen chegar, está valendo a pena?
Sei que o ideal seria alterar a gpu, mas..... o valor de uma 3070, 3080 e etc estão muito fora da realidade pra qualquer pessoa que tenha o mínimo de sanidade :bem:
 
A placa mãe só aceita serie 3xxx pra cima tirando 3200g e 3400g, R5 4650g é caro pra mim
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


No Ali eu pegaria tranquilo, mas é pq eu faria uma boa pra mim tbm com 3600x, leve upgrade no meu pc, 2 bolas com 1 tacada só

A Bios só aceita série 3xxx pra cima tirando 3200g e 3400g

Na real eu queria o mais barato possível, R3 3100, mas nem acho novo, ai o unico que serve é o 3500x o mais barato, por isso
Nossa velho, eu entendi tudo errado seu post...kkkkkkkkkkk

Nesse caso eu pegaria o 3600x pra vc e deixava o outro pro seu pai

O 3500x eu descarto sem nem pensar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Então, tenho um 6700k + z170 Ranger e pintou oportunidade de fazer upgrade pra um 5600x e uma x570 TUF Plus por R$2900. (vou pegar o 5600x lá fora e ele vai sair 1500)

Foco é jogar em 1440p e melhorar o multitarefa, além de me livrar de um 6700k que quase não sobe no oc. Considerando que eu posso vender o meu kit atual assim que o ryzen chegar, está valendo a pena?
Sei que o ideal seria alterar a gpu, mas..... o valor de uma 3070, 3080 e etc estão muito fora da realidade pra qualquer pessoa que tenha o mínimo de sanidade :bem:
Eu trocaria.

Vai dar um gás legal ai, tanto em single quanto em multi tarefas.

Como subiu o preço dessa X570 TUF, ta doido.

Dá uma olhada tb nas novas X570s e tb nas B550
 
Nossa velho, eu entendi tudo errado seu post...kkkkkkkkkkk

Nesse caso eu pegaria o 3600x pra vc e deixava o outro pro seu pai

O 3500x eu descarto sem nem pensar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu trocaria.

Vai dar um gás legal ai, tanto em single quanto em multi tarefas.

Como subiu o preço dessa X570 TUF, ta doido.

Dá uma olhada tb nas novas X570s e tb nas B550

Então, como eu tenho muitos HDDs (6 dispositivos SATA no total) e pretendo adicionar um nvme de 256gb, não posso "sacrificar" nenhuma porta SATA para a adição do nvme. Salvo engano, essa é uma limitação do chipset b550, não?

E tem o fato de também não curtir placas mãe de formato mAtx, dentre outras coisas.


Sobre as x570s, elas ainda vão ser lançadas e sem previsão nenhuma de preços e disponibilidade no brasil né? Eu não me incomodo em ter um fan ativo na mobo, sendo sincero


Edit: A b550 Steel Legend (não M) por exemplo está 200 reais mais cara que a x570 TUF, b550 f gaming / e gaming nem se fala...
 
Última edição:
Então, como eu tenho muitos HDDs (6 dispositivos SATA no total) e pretendo adicionar um nvme de 256gb, não posso "sacrificar" nenhuma porta SATA para a adição do nvme. Salvo engano, essa é uma limitação do chipset b550, não?

E tem o fato de também não curtir placas mãe de formato mAtx, dentre outras coisas.


Sobre as x570s, elas ainda vão ser lançadas e sem previsão nenhuma de preços e disponibilidade no brasil né? Eu não me incomodo em ter um fan ativo na mobo, sendo sincero
Não consegue trazer a mobo de fora ou pelo tamanho complica?

Quanto ao formato tem B550 ATX, mas fui dar uma olhada nos preços e estão tão caras quanto as X570, descarta em dobro, pelo preço e pelas portas SATA a menos

Tb não me incomodo com o fan e te falo que nem dá pra ouvir direito ele
 
Não consegue trazer a mobo de fora ou pelo tamanho complica?

Quanto ao formato tem B550 ATX, mas fui dar uma olhada nos preços e estão tão caras quanto as X570, descarta em dobro, pelo preço e pelas portas SATA a menos

Tb não me incomodo com o fan e te falo que nem dá pra ouvir direito ele
Vou pegar o cpu no Ali e, por ser pequeno, é de boa. Já peguei placas mãe no Ali que bateram em curitiba e pesou demais. Por esse motivo prefiro pegar a mobo aqui e o cpu e coisas menores lá
 
Vou pegar o cpu no Ali e, por ser pequeno, é de boa. Já peguei placas mãe no Ali que bateram em curitiba e pesou demais. Por esse motivo prefiro pegar a mobo aqui e o cpu e coisas menores lá
Achei que alguém iria trazer ou vc mesmo.

Pra importar placa-mãe as chances de taxa são bem altas mesmo, melhor pegar aqui ainda mais pela garantia caso precise.
 
Nossa velho, eu entendi tudo errado seu post...kkkkkkkkkkk

Nesse caso eu pegaria o 3600x pra vc e deixava o outro pro seu pai

O 3500x eu descarto sem nem pensar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Hj ele possui um Core 2 Quad Q6600, então o 3500x seria da água pro vinho, mas vou pensar aqui, perguntei o cara do 3600x se ele tinha NF, ele falou que nao tem mais, perguntei sobre a caixa, falou que ia ver onde está... então, é sempre umas desculpas, ainda mais NF, quem perde NF de um processador? Por isso o medo de pegar
 
misteriosamente só VGA é vendida entre 250 a 600 dólares ou até mais, e em muitos casos usada e tomando pau do video onboard do CPU a míseros 200 dólares.

Nada disso está ocorrendo em junho de 2021, eu devo estar delirando forte que placa de vídeo já tem vários anos e muito antes de pandemia e crise de chips que custa os olhos da cara, mesmo sendo a mais vagabunda possível.
Só me corrigindo: não tem essa de vídeo onboard mesmo de CPU recente (como i5 10400, obviamente melhor que meu i7 4770 de 2013) dar pau em placa de vídeo.

Mesmo minha antiga VGA R7 265 (de 2014) seria muito melhor que os gráficos integrados de um CPU novo. Abaixo dá pra ver que a diferença pra R7 fica em 228% A MAIS pra placa offboard, comparada com o UHD Graphics 730, se não me engano como se chama o vídeo onboard do i5 10400:


No caso do i7 4770 os gráficos integrados se chamam HD 4600, e vejam que o UHD 730 é apenas 121% mais rápido, apesar dos 8 anos de diferença:


Pior ainda é como fica o vídeo onboard do CPU i7 4770 contra essa placa R7 265:


Se for isso daí então o vídeo onboard é totalmente dizimado: 626%.

Eu não testei jogar ainda porque por vários anos ao menos de forma modesta consegui rodar até game recente, mas só de mandar abrir hoje um filme (remux) de UHD/4K meu CPU (e estou usando 16 GB de RAM) já foi pra 90% e começou a ficar lento. Lentidão nunca tinha ocorrido pra mim em todos esses anos.

O problema é que como eu disse todas as placas de vídeo estão sem estoque, uma velha ou qualquer outra mais recente, e no mundo todo.

Mas não é apenas isso: quando você encontra qualquer VGA os valores estão irreais, não apenas algumas específicas ou o fabricante A ou B. Basta uma rápida consulta em sites como BHPHotovídeo (esse é talvez o melhor de todos pra saber o quanto cada placa custava normalmente), Amazon e similares pra ver que algo que custava 200, 300 dólares dobrou de preço e não é espantoso achar placa de anos atrás a mais de 1000 dólares.

Supervalorização até mesmo de USADOS, como se nenhuma placa de vídeo nova estivesse sendo fabricada.

Então a pessoa que quer montar um computador hoje e planeje gastar digamos 3000, 3500 reais (trocando tudo), e depois cogite gastar 2-3 mil num monitor, terá que se contentar com VGA velha, ou então pegar todos esses valores e dedicar numa placa de vídeo nova.

Vai terminar pagando R$ 6000 numa placa de vídeo que até ontem custaria menos da metade disso.

Essa R7 265 usada custa quase R$ 1000 no ML.

Fiz uma pesquisa no site explosivo só pra poder comentar aqui o que se pode comprar sem ter que vender os rins:

Por R$ 1300 tem placa nova lá, uma GTX 750 Ti, de 2 GB. O resultado é que a R7 265 ainda assim ganha, mas não muito:


Já tudo que está abaixo desse valor por lá é trucidado também pela R7 265:


É o caso da GT 730, que a R7 seria 323% mais rápida.

Não tem nada intermediário depois da GTX 750? Ao menos nesse site NÃO.

De R$ 1300 você já parte pra R$ 3800.

É a GTX 1650, que tem DisplayPort 1.4, HDMI 2.0b, HDCP 2.2, e é de 4 GB

Vejam que ela é extremamente cara por aqui, mas não é muito melhor que a R7:


A RTX 2060 já poderiamos dizer que SIM, mas essa custaria R$ 5299. Em todos esses grandes sites não dá pra achar por menos de 500-600 dólares.

O eBay até agora foi o único que teve valores menores pra essa RTX, mas na melhor das hipóteses, com uso de redirecionador (e supondo que venha tudo OK, e lembre que vc está comprando de pessoa física, não de loja) se gastaria acima de US$ 400 e em reais não ficaria por menos de R$ 3 mil.

Em suma:

- R$ 1 a 2 mil pra placa velha
- Acima de R$ 3 mil fácil pra placa razoável

Entenderam por que eu desisti de cara e quis saber apenas do vídeo onboard? Olhem o delírio que está somente essa peça e no mundo todo.

A GTX 1650 que seria a razoável tem vendedor do eBay oferecendo a US$ 278 na condição de nova. Só na conversão do dólar isso dá R$ 1414. Como você sai disso pra R$ 4000 ?

Tem uma "Nvidia Galax EX GeForce GTX 16 Series GTX 1650 65SQL8DS66E6 4GB" a R$ 2790 no ML, mas ainda assim acho que deve ser possível gastar menos trazendo similar dos EUA.

Review dela:

 
Última edição:
Estou montando um segundo PC e preciso de um kit de memórias.

Essas da China valem a pena ou é melhor pegar uma aqui? Vi da Gloway na Aliexpress por R$ 360 (16gb) ou da Crucial aqui por R$ 500.
 
Só me corrigindo: não tem essa de vídeo onboard mesmo de CPU recente (como i5 10400, obviamente melhor que meu i7 4770 de 2013) dar pau em placa de vídeo.

Mesmo minha antiga VGA R7 265 (de 2014) seria muito melhor que os gráficos integrados de um CPU novo. Abaixo dá pra ver que a diferença pra R7 fica em 228% A MAIS pra placa offboard, comparada com o UHD Graphics 730, se não me engano como se chama o vídeo onboard do i5 10400:


No caso do i7 4770 os gráficos integrados se chamam HD 4600, e vejam que o UHD 730 é apenas 121% mais rápido, apesar dos 8 anos de diferença:


Pior ainda é como fica o vídeo onboard do CPU i7 4770 contra essa placa R7 265:


Se for isso daí então o vídeo onboard é totalmente dizimado: 626%.

Eu não testei jogar ainda porque por vários anos ao menos de forma modesta consegui rodar até game recente, mas só de mandar abrir hoje um filme (remux) de UHD/4K meu CPU (e estou usando 16 GB de RAM) já foi pra 90% e começou a ficar lento. Lentidão nunca tinha ocorrido pra mim em todos esses anos.

O problema é que como eu disse todas as placas de vídeo estão sem estoque, uma velha ou qualquer outra mais recente, e no mundo todo.

Mas não é apenas isso: quando você encontra qualquer VGA os valores estão irreais, não apenas algumas específicas ou o fabricante A ou B. Basta uma rápida consulta em sites como BHPHotovídeo (esse é talvez o melhor de todos pra saber o quanto cada placa custava normalmente), Amazon e similares pra ver que algo que custava 200, 300 dólares dobrou de preço e não é espantoso achar placa de anos atrás a mais de 1000 dólares.

Supervalorização até mesmo de USADOS, como se nenhuma placa de vídeo nova estivesse sendo fabricada.

Então a pessoa que quer montar um computador hoje e planeje gastar digamos 3000, 3500 reais (trocando tudo), e depois cogite gastar 2-3 mil num monitor, terá que se contentar com VGA velha, ou então pegar todos esses valores e dedicar numa placa de vídeo nova.

Vai terminar pagando R$ 6000 numa placa de vídeo que até ontem custaria menos da metade disso.

Essa R7 265 usada custa quase R$ 1000 no ML.

Fiz uma pesquisa no site explosivo só pra poder comentar aqui o que se pode comprar sem ter que vender os rins:

Por R$ 1300 tem placa nova lá, uma GTX 750 Ti, de 2 GB. O resultado é que a R7 265 ainda assim ganha, mas não muito:


Já tudo que está abaixo desse valor por lá é trucidado também pela R7 265:


É o caso da GT 730, que a R7 seria 323% mais rápida.

Não tem nada intermediário depois da GTX 750? Ao menos nesse site NÃO.

De R$ 1300 você já parte pra R$ 3800.

É a GTX 1650, que tem DisplayPort 1.4, HDMI 2.0b, HDCP 2.2, e é de 4 GB

Vejam que ela é extremamente cara por aqui, mas não é muito melhor que a R7:


A RTX 2060 já poderiamos dizer que SIM, mas essa custaria R$ 5299. Em todos esses grandes sites não dá pra achar por menos de 500-600 dólares.

O eBay até agora foi o único que teve valores menores pra essa RTX, mas na melhor das hipóteses, com uso de redirecionador (e supondo que venha tudo OK, e lembre que vc está comprando de pessoa física, não de loja) se gastaria acima de US$ 400 e em reais não ficaria por menos de R$ 3 mil.

Em suma:

- R$ 1 a 2 mil pra placa velha
- Acima de R$ 3 mil fácil pra placa razoável

Entenderam por que eu desisti de cara e quis saber apenas do vídeo onboard? Olhem o delírio que está somente essa peça e no mundo todo.

A GTX 1650 que seria a razoável tem vendedor do eBay oferecendo a US$ 278 na condição de nova. Só na conversão do dólar isso dá R$ 1414. Como você sai disso pra R$ 4000 ?

Tem uma "Nvidia Galax EX GeForce GTX 16 Series GTX 1650 65SQL8DS66E6 4GB" a R$ 2790 no ML, mas ainda assim acho que deve ser possível gastar menos trazendo similar dos EUA.

Review dela:



Userbenchmark é o pior site que você poderia usar para comparar placas. Ele é totalmente incoerente, faz comparação apenas olhando specs.
 
Pessoal, qual é melhor? Comprar o Ryzen 3500x no Ali por R$ 750 mais ou menos com cupom ou Ryzen 3600x por R$900 aqui de um cara da cidade vizinha? Tá valendo esse Ryzen 3600x por 900? To com um put* medo de estar com problema esse processador, ele me garantiu que o dual channel está de boa, processador 100%, quero montar um pc pro meu pai, caso eu pegue o 3500x, será com essa placa mãe aqui na assinatura, e se eu pegar o 3600x, usarei com a B450 que está vindo do ALi e monto o 3600 da assinatura + A520 pro meu pai.

B450 + 3600x = meu pc
A520 + 3600 = pc do meu pai

ou

B450 + 3600
A520 + 3500x
Biostar A520 só aceita Ryzen série 3xxx pra cima
Se o cara garante que o cpu esta funcionando 100% então vale a pena.
É bem raro o cpu ter algum defeito, na verdade eu diria que é uma das peças mais duradouras no pc.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, da uma ajuda aí, já cansei de tanto pesquisar, mas queria ouvir a opinião de outros...

Da lista abaixo, o que acham mais vantajoso? Uso é para jogos, em 1440p, vez ou outra alguma edição de vídeo ou modelagem 3d.

AMD Ryzen 5 3600 + B450M Pro4$210 + 85 ($295)1.534,00 (+88,40)
AMD Ryzen 5 3600 + MSI B550M Pro-VDH$210 + 115 ($325)1.690,00 (+244,40)
AMD Ryzen 5 5600X + MSI B550M Pro-VDH$298 + 115 ($413)2.147,60 (+702,00)
Intel Core i5-10400F + ASUS Prime B460M-A$175 + 103 ($278)1.445,60
Intel Core i5-11400F + ASUS Prime B560M-A$190 + 150 ($340)1.639,10 (+193,50)
Eu diria que literalmente qualquer um já vai te fazer feliz, já que o foco é jogar em resoluções mais altas, o que tira stress do cpu qualquer um dos da lista vão ser bons.
Eu iria de 5600x, simplesmente por ser mais duradouro e ter BEM mais desempenho single core (Comparável com i9) por um preço um pouco mais elevado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bom noite galera beleza, sou meio leigo no assunto montar um PC para games queria saber sobre essa configuração o que vcs acham é bom ou ruim e também o que vcs me recomendaria? o meu orçamento inicial e de 4 a 5 mil mais se passar tbm não me preocupo pois estou querendo comprar as peças sem pressa de pouco em pouco.

Processador: AMD Ryzen 5 1600 3.2 GHz 6-Core
Placa de vídeo: GALAX GeForce GTX 1650 4 GB Super EX
Placa-mãe: Gigabyte B450M DS3H Micro ATX AM4
2 Memória: Corsair Vengeance Pro (RGB) 8 GB (1x8 GB) DDR4-3200
Armazenamento: Kingston SSD A400 240 GB 2.5"
Armazenamento: Seagate HDD Barracuda 1 TB 3.5"
Fonte: Corsair CV550 550 W Certificado 80+ Bronze ATX
Gabinete: Corsair Carbide SPEC-05 (Preto) ATX Mid Tower
Monitor: Monitor AOC 24B1H 23.6″ 1920 x 1080 60 Hz
Cooler do processador: Cooler Master Hyper H411R Fluido Dinâmico

valeu se puderem me dar uma luz eu fico agradecido 👍😊
Trocaria o cpu, eu iria em um 3300x, tem menos núcleos mas vai dar mais desempenho, tendo em vista que poucos jogos sabem utilizar todos os núcleos do cpu.
Tentaria trocar a mobo por uma mais parruda, steel legends por exemplo, pois a mobp vai regular o clock do cpu de acordo com a temperatura (da vrm), ou seja, quanto mais quente mais o clock desce, quanto mais frio mais o clock aumenta.
Quanto a memória o que eu entendi é que você vai comprar 2 memórias de 8, ou seja, 2x8. Se foi isso então esta certo, usar só um pente de ram tira performance, sempre se possível use 2.
As outras peças estão ok, eu só estranho o wc, já que eu dúvido que o 1600 ou 3300x vai precisar de um water cooler pra ficar frio. Com essa grana tu poderia tar comprado algum jogo ou periférico adicional.
Eu não manjo de monitor, me parece bom, mas fica de olho que eu já vi até monitores de 144 e 240hz ou com uma qualidade um pouco melhor por uma faixa de preço um pouco acima.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Depois de 10 anos só com notebook, montei um desktop!

Gastei cerca de R$ 3.500 nessa config:
Asus tuf b460m plus
Intel i5 10400
Crucial Ballistix 2x8gb DDR4 3000Mhx CL-15
RedDragon 500w
Netac SSD M2 NVMe 500gb
Netac SSD Sata 120GB (só para fazer o hackintosh)
Gabinete Mancer Stealth + 2 fans (frontal e traseiro)


Agora vem as dúvidas kkkkkk


JZ0Viej.jpg



1- como arrumar direito esses cabos na lateral do gabinete? kkkkkkkkkkkkk No interior até ficou bem clean, ali embaixo é pq eu liguei um HD velho provisório enquanto meu SSD ainda tá vindo da China pelos Correios, comprei dia 08/06 e já ta quase na minha cidade! Então aqueles cabos não ficarão ali. Preciso mesmo é arrumar os cabos pra conseguir fechar a tampa!
O gabinete é um Mancer Stealth, optei por ser compacto e sóbrio, vai ficar em cima da mesa e na sala, como não vou usar GPU por enquanto tá de boa.

3VyKFAT.jpg
wTh1Esa.jpg





2- Coloquei memória 3000Mhz sendo que o i5 10400 vai até 2666, e na Bios já aparece como 2666, mas fiquei na dúvida, preciso ativar o XMP mesmo assim?


mnxPw8d.jpg



3- A bios tem umas trocentas opções de configuração, maioria tá no AUTO, deixo assim ou preciso fazer algo específico? É uma Asus tuf b460m plus.

4- Como monitorar temperatura da cpu e mobo, e controlar os fans dentro do windows? Na bios eu vi que posso configurar perfis e controlar velocidade, mas e durante o uso do windows? Até coloquei pra baixar os utilitários da Asus mas estava demorando uma vida, aliás como coloquei HD mecânico a máquina tá uma carroça! kkkkkkkkkkkk

5- por enquanto é isso, mas aceito dicas que puderem dar, faz 10 anos que não configuro desktop, com notebook é tudo mais fácil, até a bios é simplificada!!!

Valeu!
Sobre os cabos eu diria pra simplesmente fechar a tanta e nem tentar porque a dor de cabeça não compensaria HDUASHUDHU
Eu acho que se você ativar o xmp as memórias vão ir pra 3000mhz, mas como o cpu só vai até 2666 isso provocaria um oc tanto no cpu (controlador da memória) quanto na mobo, mas não tenho certeza.
Se você não se interessa por oc ou alguma coisa mais avançada eu deixaria no auto mesmo, sempre deixei o meu assim e não via diferença por ajustar manualmente.
Controlar as fans eu não sei, só pela bios eu acho, mas monitorar a temperatura tem o riva tunner, tem alguns tutoriais na internet pra configurar, mas só mexendo eu acho que tu acha como fazer.
 
Última edição:
Passando aqui para agradecer a galera que ajudou nas ultimas 2 ou 3 semanas. Pela primeira vez montei um PC do zero, comprando as peças separadas e deu tudo certo.
Meu foco no momento foi para jogar FPS, principalmente CS GO e to rodando na média de 230 fps. Daqui talvez 1 ano, se os preços de placas de video voltarem a um patamar aceitável, eu troco a RX550

Ficou assim:
- i5 10400F 2.90GHz (4.30GHz Turbo), 10ª Geração
- Placa Mãe Asrock H410M-HDV/M.2
- Memoria Team Group T-Force Delta RGB 16GB (2x8) DDR4 2666MHz
- SSD WD Blue SN550 500GB, M.2 2280, NVME WDS500G2B0C
- Fonte Corsair VS Series VS500 80 Plus White 500W
- Gabinete Gamer Aerocool 63858 Com 1 Fan
- Rx 550 Biostar 2GB GDDR5

Whats-App-Image-2021-06-21-at-10-04-40.jpg

Whats-App-Image-2021-06-21-at-10-04-40-1.jpg
 
Só me corrigindo: não tem essa de vídeo onboard mesmo de CPU recente (como i5 10400, obviamente melhor que meu i7 4770 de 2013) dar pau em placa de vídeo.

Mesmo minha antiga VGA R7 265 (de 2014) seria muito melhor que os gráficos integrados de um CPU novo. Abaixo dá pra ver que a diferença pra R7 fica em 228% A MAIS pra placa offboard, comparada com o UHD Graphics 730, se não me engano como se chama o vídeo onboard do i5 10400:


No caso do i7 4770 os gráficos integrados se chamam HD 4600, e vejam que o UHD 730 é apenas 121% mais rápido, apesar dos 8 anos de diferença:


Pior ainda é como fica o vídeo onboard do CPU i7 4770 contra essa placa R7 265:


Se for isso daí então o vídeo onboard é totalmente dizimado: 626%.

Eu não testei jogar ainda porque por vários anos ao menos de forma modesta consegui rodar até game recente, mas só de mandar abrir hoje um filme (remux) de UHD/4K meu CPU (e estou usando 16 GB de RAM) já foi pra 90% e começou a ficar lento. Lentidão nunca tinha ocorrido pra mim em todos esses anos.

O problema é que como eu disse todas as placas de vídeo estão sem estoque, uma velha ou qualquer outra mais recente, e no mundo todo.

Mas não é apenas isso: quando você encontra qualquer VGA os valores estão irreais, não apenas algumas específicas ou o fabricante A ou B. Basta uma rápida consulta em sites como BHPHotovídeo (esse é talvez o melhor de todos pra saber o quanto cada placa custava normalmente), Amazon e similares pra ver que algo que custava 200, 300 dólares dobrou de preço e não é espantoso achar placa de anos atrás a mais de 1000 dólares.

Supervalorização até mesmo de USADOS, como se nenhuma placa de vídeo nova estivesse sendo fabricada.

Então a pessoa que quer montar um computador hoje e planeje gastar digamos 3000, 3500 reais (trocando tudo), e depois cogite gastar 2-3 mil num monitor, terá que se contentar com VGA velha, ou então pegar todos esses valores e dedicar numa placa de vídeo nova.

Vai terminar pagando R$ 6000 numa placa de vídeo que até ontem custaria menos da metade disso.

Essa R7 265 usada custa quase R$ 1000 no ML.

Fiz uma pesquisa no site explosivo só pra poder comentar aqui o que se pode comprar sem ter que vender os rins:

Por R$ 1300 tem placa nova lá, uma GTX 750 Ti, de 2 GB. O resultado é que a R7 265 ainda assim ganha, mas não muito:


Já tudo que está abaixo desse valor por lá é trucidado também pela R7 265:


É o caso da GT 730, que a R7 seria 323% mais rápida.

Não tem nada intermediário depois da GTX 750? Ao menos nesse site NÃO.

De R$ 1300 você já parte pra R$ 3800.

É a GTX 1650, que tem DisplayPort 1.4, HDMI 2.0b, HDCP 2.2, e é de 4 GB

Vejam que ela é extremamente cara por aqui, mas não é muito melhor que a R7:


A RTX 2060 já poderiamos dizer que SIM, mas essa custaria R$ 5299. Em todos esses grandes sites não dá pra achar por menos de 500-600 dólares.

O eBay até agora foi o único que teve valores menores pra essa RTX, mas na melhor das hipóteses, com uso de redirecionador (e supondo que venha tudo OK, e lembre que vc está comprando de pessoa física, não de loja) se gastaria acima de US$ 400 e em reais não ficaria por menos de R$ 3 mil.

Em suma:

- R$ 1 a 2 mil pra placa velha
- Acima de R$ 3 mil fácil pra placa razoável

Entenderam por que eu desisti de cara e quis saber apenas do vídeo onboard? Olhem o delírio que está somente essa peça e no mundo todo.

A GTX 1650 que seria a razoável tem vendedor do eBay oferecendo a US$ 278 na condição de nova. Só na conversão do dólar isso dá R$ 1414. Como você sai disso pra R$ 4000 ?

Tem uma "Nvidia Galax EX GeForce GTX 16 Series GTX 1650 65SQL8DS66E6 4GB" a R$ 2790 no ML, mas ainda assim acho que deve ser possível gastar menos trazendo similar dos EUA.

Review dela:


Userbenchmark é um site quebrado, foi banido de vários fóruns, entre eles o da intel, amd e se eu não me engano nvidia.
Ele tem pontuações ridículas, tendo vezes que cpus e gpus muito fracas ficavam a frente de opções obviamente muito melhores, simplesmente porque sim.
O site tinha credibilidade, mas mudou o sistema de pontuações para favorecer cpus com poucos núcleos e com mais clock, o que favoreceu cpus da intel e fez cpus da amd ficar atrás, o que é mentira, obviamente, os cpus da amd já batiam de frente em single core com a intel depois do lançamento da 3 geração.
O site tem um sistema de "E-fps" que só eles sabem calcular, ele tenta combinar timing com fps, mas ainda sim falha e demostra como muitas vezes cpus como uma 9600k ficam na frente de cpus como o 5600x, que são obviamente melhores.
Essas regras novas aplicam-se a gpus também, deixando o site inviável para qualquer tipo de análise.
Se manjar de inglês eu recomendo esse vídeo do 3klikphillip no qual ele fala exatamente sobre isso.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

As h410 aguentam tranquilamente o i5? sem gargalos nem nada do tipo?
Até aguentam, mas elas não tem margem de upgrade pois sua vrm é bem fraca, ou seja, comprou o i5 vai ficar com o i5 até trocar de mobo.
E provavelmente podem dar gargalos, mas nada muito frequente, depende da temperatura.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera, tempos atrás postei aqui sobre dar upgrade no PC, e já decidi boa parte dele, falta só a placa mãe.

Vou manter minha VGA GTX 960 e minha fonte da Corsair 500CX.

Vou comprar:

Ryzen 3600 (A não ser que um 3700X esteja muito barato na época que eu comprar)
2x8GB 3200Mhz
SSD M.2 500GB

Minha dúvida está na placa mãe. Qual a diferença real entre uma AB350 simples e uma Steel Legend, que é o que maioria recomenda? As vezes a diferença de preço chega na casa dos R$ 300 entre uma placa mais simples e a Steel. Vale realmente a pena essa diferença? Qual o ganho de ter essa placa?

Obrigado!
A ab350 não vai ser compatível com a 5 geração pra começar, a b450 steel legends tem a bios pra 5 geração e a bixinha aguenta até um 5800x suave.
A steel legends tem um dissipador de vrm MUITO bom para o preço dela, é raro ela não fazer um cpu chegar no máximo, e visto que os cpus da amd se fazem oc conforme a temperatura, eu diria que manter a vrm fria ajuda sim no desempenho.
Ela tem muitas portas para fans, mais de 6 se eu não me engano, e se for o modelo atx tem espaço pra 2 m2s.
Ela é mais parruda e vai aguentar upgrades, em resumo.
A ab350 é realmente boa pra custo benefício, mas se der eu pegaria a steel legens.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Então, tenho um 6700k + z170 Ranger e pintou oportunidade de fazer upgrade pra um 5600x e uma x570 TUF Plus por R$2900. (vou pegar o 5600x lá fora e ele vai sair 1500)

Foco é jogar em 1440p e melhorar o multitarefa, além de me livrar de um 6700k que quase não sobe no oc. Considerando que eu posso vender o meu kit atual assim que o ryzen chegar, está valendo a pena?
Sei que o ideal seria alterar a gpu, mas..... o valor de uma 3070, 3080 e etc estão muito fora da realidade pra qualquer pessoa que tenha o mínimo de sanidade :bem:
Já que o foco é jogar em resoluções mais altas eu não acho que melhoraria tanto o desempenho, mas daria margem para futuros upgrades.
Depende do jogo na real, se tu joga algum jogo pesado pra single ele vai fazer um diferença danada, se não eu diria que no máximo uns 15% de melhora.
Eu acho valido. Sair de uma plataforma velha e ir para uma mais recente é sempre bom.
 
Última edição:
Acabei pegando um 3600 no ali por 816,00... acho que no fim valeu a pena, já que quero economizar, e vou jogar em 1440p mesmo. Então optei pelo mais barato

Esse Processador + uma boa B450 vai custar em torno de R$1.250,00 contra R$1.700,00 de um 11400F + B560.
 
Galera preciso de um cooler para meu processador... É um ryzen 5 3600 placa mãe b450 steel legend o que vcs me recomendam ate 170 reais ?

tinha visto esse aki

e esse aki tbm

 
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Já que o foco é jogar em resoluções mais altas eu não acho que melhoraria tanto o desempenho, mas daria margem para futuros upgrades.
Depende do jogo na real, se tu joga algum jogo pesado pra single ele vai fazer um diferença danada, se não eu diria que no máximo uns 15% de melhora.
Eu acho valido, sair de uma plataforma velha e ir para uma mais recente é sempre bom.

Bom, sei que o ganho é pequeno / quase nulo (para jogos em 1440p) mas pelo menos vou melhorar meu multitask e renderizações que andam chorando ultimamente.


Creio que dê pelo menos uma melhorada nas mínimas e no 1% low também. Quanto a jogos, costumo jogar Raibow Six Siege, CSGO, RDR2, Far Cry, etc.


Já para as renderizações e o multitarefa, creio que vá ser um nível totalmente diferente.
 
Galera boa noite.
Pra quem tá montando do 0, tá valendo mais a pena intel ou amd?

tenho uns 2,5k pra gastar com cpu, mobo e memoria (vou aproveitar a rx570 e uma corsair cx500 do pc velho)

tenho pensado no seguinte:
R5 1600af (ou r5 3600?)
b450m steel legend
16gb ddr4 3000~3200

ou

i5 11400f
h510, h470 ou b560 (a que achar mais barata)
16 gb ddr4 3000~3200

o setup com o i5 tá uns R$ 300,00 mais caro e pelos testes que eu vi, ele trucida o r5 1600af e até mesmo o r5 3600. Mas acho que com minha vga atual, qualquer um que eu pegar vai levar numa boa.

O r5 3600, curiosamente, tá mais caro que o i5 e parece apanhar dele numa margem considerável também.

Acham que essa diferença de 300 reais vale economizar e ir de 1600af? ele segura até que VGA +/- sem dar gargalo?

Se tiverem alguma outra sugestão de setup, é bem vinda tb!
 
Galera preciso de um cooler para meu processador... É um ryzen 5 3600 placa mãe b450 steel legend o que vcs me recomendam ate 170 reais ?

tinha visto esse aki

e esse aki tbm

O melhor cxb é o gammax gte q custa em torno dos 150 contos.

Galera boa noite.
Pra quem tá montando do 0, tá valendo mais a pena intel ou amd?

tenho uns 2,5k pra gastar com cpu, mobo e memoria (vou aproveitar a rx570 e uma corsair cx500 do pc velho)

tenho pensado no seguinte:
R5 1600af (ou r5 3600?)
b450m steel legend
16gb ddr4 3000~3200

ou

i5 11400f
h510, h470 ou b560 (a que achar mais barata)
16 gb ddr4 3000~3200

o setup com o i5 tá uns R$ 300,00 mais caro e pelos testes que eu vi, ele trucida o r5 1600af e até mesmo o r5 3600. Mas acho que com minha vga atual, qualquer um que eu pegar vai levar numa boa.

O r5 3600, curiosamente, tá mais caro que o i5 e parece apanhar dele numa margem considerável também.

Acham que essa diferença de 300 reais vale economizar e ir de 1600af? ele segura até que VGA +/- sem dar gargalo?

Se tiverem alguma outra sugestão de setup, é bem vinda tb!
Acho q compensa os 300 a +, ele tem desempenho próximo do 5600x q custa qse o dobro. Uma outra dica seria ir de 10400f + b460 (daria pra economizar + ainda numa uma h410 se for usar 2x8gb) q deve sair + em conta q o kit do 11400f e tem desempenho do 3600, a vantagem de ir c/ o 3600 é poder fazer um upgrade futuro pulando direto pro refinamento dos R5xxx's.
Os rumores dizem q virão c/ um cache 3d q supostamente aumentariam o desempenho em uns 15% na média, mas aí só teria ctz dps de lançarem né.
 
Boa noite, tenho um PC com as seguintes configuraçoes:
i7 8700k + msi z370 gaming plus
rtx 3070 8gb
32gb ram 3000mhz
1tb hd + ssd 512gb
fonte corsair gs700

recentemente fiz o upgrade na placa de video e queria mais pra frente fazer um upgrade no processador e placa mae... qual voces me recomendariam para segurar a rtx 3070? vi o video de alguns comparativos com ryzen 9 e nao vi tanta diferença com o meu processador, mas posso estar enganado... outra duvida que eu nao sei se cabe aqui mas tenho essa fonte ja vai fazer 10 anos, nunca me trouxe problemas, mas agora que eu troquei a vga (tinha uma 1060 6gb antes), vale a pena investir na fonte tb?
 
Boa noite, tenho um PC com as seguintes configuraçoes:
i7 8700k + msi z370 gaming plus
rtx 3070 8gb
32gb ram 3000mhz
1tb hd + ssd 512gb
fonte corsair gs700

recentemente fiz o upgrade na placa de video e queria mais pra frente fazer um upgrade no processador e placa mae... qual voces me recomendariam para segurar a rtx 3070? vi o video de alguns comparativos com ryzen 9 e nao vi tanta diferença com o meu processador, mas posso estar enganado... outra duvida que eu nao sei se cabe aqui mas tenho essa fonte ja vai fazer 10 anos, nunca me trouxe problemas, mas agora que eu troquei a vga (tinha uma 1060 6gb antes), vale a pena investir na fonte tb?

Tem certeza que não viu tanta diferença de um 5900x e 5950x perto de um i7 8700k?

Aqui eles são comparados com os i7 de 10ª geração e a humilhação não foi pequena hein? Poder de processamento, consumo, produtividade, etc, imagina com um de 8ª geração?




Não estou dizendo que o 8700k é um cpu ruim. Ele ainda dá um bom gás por alguns anos, especialmente se você for jogar em 1440p mas dizer que não há tanta diferença entre ele e um ryzen 9 é um tanto insano.

O investimento na fonte seria interessante devido o fato da idade da mesma, vide relato do Faller que é especialista nessa área. Vou quotar um post dele em outro fórum:


Uma fonte pode perder sua capacidade de oferta de potência final ou máxima potência, pela perda da capacidade dos capacitores de entrada, mas não existe nenhuma ótima razão para que ela perca sua eficiência.
O que existe, assim de modo geral, é a errônea interpretação do que significa eficiência, que a maioria das pessoas imagina estar ligada a capacidade de entrega de potência mas que muito pouco ou nada tem a ver com isso dai..

Eficiência de uma fonte tem a ver com o quociente entre a energia entregue ao PC, pela fonte, dividida pela quantidade de energia consumida por essa fonte para poder realizar essa tarefa..

Se uma fonte, quando nova, solicitar da tomada que a alimenta um total de 625 Watts para poder entregar 500 Watts ao PC ela terá uma eficiência de 500/625 = 0,8 = 80%..

Ao ficar velha essa mesma fonte vai demandar uma energia muito próxima a esses mesmos 625 Watts para poder entregar os 500 Watts ao PC..
No entanto, se esses 500 Watts forem o máximo que ela consegue entregar quando nova é bem provável que quando velha ela já não mais consiga entregar todos esses 500 Watts. Se conseguir entregar somente 450Watts, digamos como exemplo, demandará da tomada da parede cerca de 450W/0,80 = 562,5 Watts, ou seja, com a mesma eficiência de 80%..
A idade da fonte atrapalha sua capacidade de entregar potência mas muito dificilmente sua eficiência..
A eficiência de uma fonte depende muito mais do projeto da mesma, da topologia eletrônica e da escolha de componentes, coisas que não mudam com o tempo..
A capacidade de entrega de potência essa sim está intimamente ligada com o tempo de uso dos componentes, com o desgaste dos mesmos e coisas do tipo..
 
Hj ele possui um Core 2 Quad Q6600, então o 3500x seria da água pro vinho, mas vou pensar aqui, perguntei o cara do 3600x se ele tinha NF, ele falou que nao tem mais, perguntei sobre a caixa, falou que ia ver onde está... então, é sempre umas desculpas, ainda mais NF, quem perde NF de um processador? Por isso o medo de pegar
Essas desculpas mata, eu nem sigo em frente com a compra.

Vai de 3600x pra vc e passa o seu pro seu pai, ele vai ficar feliz pra caramba
 
Bom, sei que o ganho é pequeno / quase nulo (para jogos em 1440p) mas pelo menos vou melhorar meu multitask e renderizações que andam chorando ultimamente.


Creio que dê pelo menos uma melhorada nas mínimas e no 1% low também. Quanto a jogos, costumo jogar Raibow Six Siege, CSGO, RDR2, Far Cry, etc.


Já para as renderizações e o multitarefa, creio que vá ser um nível totalmente diferente.
No cs eu sei que o 5600x estoura, roda pra lá de 300-500 fps.
Raibow Six também, já que também é um jogo competitivo ele deve saber se aproveitar de clock alto e latência baixa dos novos cpus da amd.
 
Última edição:
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo