[TÓPICO DEDICADO] Dúvidas sobre upgrades e configurações gamer/profissional/escritório/etc - POSTE AQUI !

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Valeu, show de bola, vou na sua indicação! Vou pegar o Samsung mesmo, além claro de ser mais barato! rsrsrs...
Como faço para utilizar esse esquema de vídeo VSR? Eu não conhecia, sempre tive monitor de 60hz, agora que estou tendo a condição de pegar uma coisa melhor!

Obrigado.



Não sei como está no driver mais novo, mas a opção tem o mesmo nome e é um toggle: ativou, basta ir no jogo e mudar a resolução (também funciona para a área de trabalho do Windows).

Eu também sempre tive monitor de 60 Hz, mas monitor com 144 Hz traz algumas vantagens mesmo para quem não é jogador competitivo profissional:



Queria poder trocar o meu atual monitor por um que tivesse 144 Hz e Freesync, mas infelizmente ainda preciso terminar de pagar o PC atual pra depois pensar num upgrade desse tipo :feelbad:

Falouws :cool:
 
Acredito que sim. A chave que usava no meu antigo PC era Retail e eu consegui carregar minha instalação antiga no PC novo sem problemas (ela permaneceu ativada). Comprei uma nova chave porque vendi o PC antigo e essa nova, Pro Retail, tem as mesmas características da minha chave anterior, então ela deve ser Retail também. Quando formatei o HD e instalei o Windows do zero na minha máquina antiga, ele reconheceu a serial que havia inserido nele sem precisar digitá-la na hora da instalação, então creio que o mesmo deve acontecer contigo no PC atual.

Instalar acho que não precisa, mas restaurar pras configurações de fábrica (que dá no mesmo que instalar do zero, só que sem precisar usar a mídia de instalação) talvez seja necessário para evitar bugs. Nesse processo, os arquivos são preservados se você marcar a opção, mas os programas devem ser reinstalados do zero.



Pra jogos? Muto pequeno... Esse seria para instalação do Windows, alguns programas leves e talvez um ou outro jogo, mas dedicado exclusivamente a jogos tem opções mais baratas e com maior capacidade.

Sim, essa Steel Legend é mATX.

Falouws :cool:
Então como estou na dúvida de SDD estou simulando vários tenho um evo de 120 GB para o SO será que troco por esse é compra outro para os games? Arrghhhquantas dúvidas .Além de ter 2 hrs normais já na máquina que deve. Fazer tudo ficar mais lento sei lá sabe.
 
Então como estou na dúvida de SDD estou simulando vários tenho um evo de 120 GB para o SO será que troco por esse é compra outro para os games? Arrghhhquantas dúvidas .Além de ter 2 hrs normais já na máquina que deve. Fazer tudo ficar mais lento sei lá sabe.

Só trocaria esse por outro se o mesmo estiver perto do fim da sua vida útil, ou esteja muito lotado e insuportavelmente lento. Caso contrário, a melhor opção é manter esse SSD para o Windows e programas leves e comprar um novo SSD apenas para instalar jogos/baixar arquivos. Acessar programas instalados em drives diferentes sempre trará uma sensação de maior fluidez pro sistema em comparação com que concentra tudo numa única unidade e que realizar diversas atividades que exigem constante acesso ao disco ao mesmo tempo (carregar um jogo enquanto você baixa arquivos, por exemplo).

Falouws :cool:
 
Galera, tô tento alguns perrengues jogando GTA V.

Fazia um tempo que não jogava e, nos últimos dias, percebi uns efeitos chatos e que não aconteciam antigamente. Então, resolvi investigar.

Botei pra rodar o MSI Afterburner e vejo muitos picos no uso da GPU (variação rápida de 30 a 90% em segundos e volta pra 50, 40%). A CPU tá no talo direto, isso eu já imaginava.

No print abaixo dá pra mostrar o que acontece: o cenário do jogo ''demora'' a aparecer, além das pequenas travadinhas que dão direto.



Já reduzi as configurações de vídeo do alto/muito alto para o médio e praticamente não percebi diferença.

O motivo disso é tão somente o gargalo que o CPU tá fazendo?
 
Galera, tô tento alguns perrengues jogando GTA V.

Fazia um tempo que não jogava e, nos últimos dias, percebi uns efeitos chatos e que não aconteciam antigamente. Então, resolvi investigar.

Botei pra rodar o MSI Afterburner e vejo muitos picos no uso da GPU (variação rápida de 30 a 90% em segundos e volta pra 50, 40%). A CPU tá no talo direto, isso eu já imaginava.

No print abaixo dá pra mostrar o que acontece: o cenário do jogo ''demora'' a aparecer, além das pequenas travadinhas que dão direto.



Já reduzi as configurações de vídeo do alto/muito alto para o médio e praticamente não percebi diferença.

O motivo disso é tão somente o gargalo que o CPU tá fazendo?


Gargalo na CPU, provavelmente pouca RAM e o fato de você estar trabalhando com ela em single channel pode estar influenciando também.

Falouws :cool:
 
MSI b450 tomahawk ou ASUS Rog b450-f?

Vou por uma 3600
 
Gargalo na CPU, provavelmente pouca RAM e o fato de você estar trabalhando com ela em single channel pode estar influenciando também.

Falouws :cool:

Show.

Obrigado pela resposta!
 
É bom providenciar mesmo o aterramento das tomadas. Não sei quanto é o custo, mas sei que é possível, com apenas uma barra de metal, aterrar todas as tomadas.



Interessante o teste e até faz sentido pro modelo de 4GB ter uma certa vantagem nesse caso. Já o modelo com 8GB não era pra ter ganho significativo de performance, mas mesmo assim ocorreu. Estranho, realmente estranho... Tomara que eles façam o teste com a 5700 também pra ver se o mesmo acontece.



Vá no campo de pesquisa do windows, digite CMD, clique sobre o prompt de comando e peça para que o mesmo seja executado em modo administrador. Feito isso, digite o comando slmgr /dlv e espere a janela carregar. Tem um campo lá que ele vai informar se a chave é RETAIL ou OEM.

OBS: NÃO PRINTE essa janela e cole aqui, pois ela tem informações completas da tua licença.

Falouws :cool:


Por enquanto só nas placas mae mais caras o PCIe 4.0, acho que vou dar uma segurada e ver se nao lança um modelo mais barato com ele ja... encontrei algumas fontes dizendo que a gigabyte atualizou a bios de algumas placas am4 para funcionar em PCIe 4.0, mas nao li a fundo pra confirmar se é real
 
MSI b450 tomahawk ou ASUS Rog b450-f?

Vou por uma 3600

Tomahawk sem dúvida.

Por enquanto só nas placas mae mais caras o PCIe 4.0, acho que vou dar uma segurada e ver se nao lança um modelo mais barato com ele ja... encontrei algumas fontes dizendo que a gigabyte atualizou a bios de algumas placas am4 para funcionar em PCIe 4.0, mas nao li a fundo pra confirmar se é real

Pra colocar o suporte ao PCI-E 4.0 de novo? Mas eles não tinham inserido e depois tiraram porque não havia garantia de que todas as placas funcionariam perfeitamente nesse modo? :hmm2:

Falouws :cool:
 
Sempre que abro um jogo pela primeira vez ele está com o fps normal, aí na segunda ele tá limitado ao meu monitor, que é 75 fps, alguém sabe o que pode ser?

Pensei que pudesse ser o Radeon software limitando, mas n sei onde mexe nisso.
 
Última edição:
Sempre que abro um jogo pela primeira vez ele está com o fps normal, aí na segunda ele tá limitado ao meu monitor, que é 75 fps, alguém sabe o que pode ser?

Pensei que pudesse ser o Radeon software limitando, mas n sei onde mexe nisso.

Controle de taxa de FPS no driver da AMD/Rivaturner/dentro do jogo, ou configuração de V-Sync no jogo ou driver da AMD. Só vejo essas possibilidades para a limitação do teu FPS.

Onde achar as opções? Não sei, não instalei o driver deles depois do overhaul no design do mesmo.

Falouws :cool:
 
Onde achar as opções? Não sei, não instalei o driver deles depois do overhaul no design do mesmo.
era isso que eu queria saber kkk, mas vlw vou tentar esses outros.
 
Até hj não entendo certo o V-Sync? É bom deixar ligado nos jogos?
 
V-sync irá fixar a taxa de FPS conforme a frequência do seu monitor.

Deixe sempre desligado, tanto no painel de configuração da placa de vídeo como nos games.
Quem usa monitor com gsync deve ligar o vsync no painel.
 
V-sync irá fixar a taxa de FPS conforme a frequência do seu monitor.

Deixe sempre desligado, tanto no painel de configuração da placa de vídeo como nos games.
O meu é um comum da LG, 60hz. Deixando v-sync ligado, o fps vai ficar limitado a 60?
 
O V-Sync limita fps? Ahhh, então deve ter sido isso. Quando chegar em casa eu vou testar no meu Pc pra ver e aviso aq.
 
Até hj não entendo certo o V-Sync? É bom deixar ligado nos jogos?
Deixe ligado no painel (AMD ou NVIDIA) e desligado nos jogos (nunca ligue nos jogos). Também limite o seu FPS (RTSS ou no jogo) pra 2 ou 3 a menos do que a taxa de atualização do seu monitor. NVIDIA tem a opção FastSync que é bem interessante e AMD tem o RES.
É o que recomendam.
 
Última edição:
Buenas gurizada, gostaria de saber a opinião de vocês sobre Placa Mãe para o PC que estou montando.

Pretendo colocar um Ryzen 7 3800x (ainda não comprei), 32Gb Ram 3200MHz (2x16, comprei barato no exterior), e uma RTX 2070 Super ou até mesmo uma RTX 2080 Super (ainda to na dúvida se vale o investimento)

A questão principal é: qual placa mãe vocês recomendam? Eu gosto muito da ASUS, mas to bem direcionado a pegar a X570 Aorus Elite, que eu consigo por R$ 1.370 numa loja de confiança... Vale a pena? Teria alguma alternativa melhor na mesma faixa de preço?

Detalhe: será meu primeiro AMD, então a BIOS já precisa vir atualizada.

Valeu
 


Não sei como está no driver mais novo, mas a opção tem o mesmo nome e é um toggle: ativou, basta ir no jogo e mudar a resolução (também funciona para a área de trabalho do Windows).

Eu também sempre tive monitor de 60 Hz, mas monitor com 144 Hz traz algumas vantagens mesmo para quem não é jogador competitivo profissional:



Queria poder trocar o meu atual monitor por um que tivesse 144 Hz e Freesync, mas infelizmente ainda preciso terminar de pagar o PC atual pra depois pensar num upgrade desse tipo :feelbad:

Falouws :cool:


Show man! Brigadão pela sua ajuda. Eu acredito que meu monitor esteja com defeito :( da para ver muito os pixels dele. Vou solicitar a troca para ver.
Estou com uma placa mãe da Asus Tuf x570 Gaming, uma Saphire Nitro+ e 6 coolers RGB (nunca tive também essas paradas coloridas...rs). Esses 6 coolers estão ligado na controladora que veio junto com eles, e da controladora vai para a placa mãe com aquele pino RGB de 5v. Eu baixei o programa Armoury Crate, mas ele só aparece o cooler da CPU para mudar a cor, você manja como faço para sincronizar todos?

Valeu
 
Pessoal, bom dia. Acabei de boletar uma Steel Legend mas percebi que trata-se de uma m-ATX.
Vejam as peças que ja possuo:

-> Placa de vídeo 1080 Superclocked;
-> Memória RAM XPG Spectrix D41 TUF 3000 mhz 2x8;
-> SSD Xpg Gammix (entrada m.2).

Processador: Estou aguardando promoção de Ryzen 5 3600.
Gabinete: Estou pensando em comprar o Nox Hummer Fusion, segue link p vocês terem noção de tamanho +/ :
link

A minha dúvida é: visto estes componentes, compensa mais pra mim comprar a m-ATX ou aguardar a promoção de alguma ATX?
Pelo que vi (não sou grande entendedor), a única coisa que muda mesmo entre as duas é o espaçamento de entradas e afins, mas não custa perguntar pra vocês hahahaa

Bom, então essa é a questão.. visto estes componentes, qual tamanho de placa cairia melhor?

(Se tiverem opiniões de outra placa mãe, processador ou afins, também aceito).

Valeu a ajuda, meu povo!
 
Buenas gurizada, gostaria de saber a opinião de vocês sobre Placa Mãe para o PC que estou montando.

Pretendo colocar um Ryzen 7 3800x (ainda não comprei), 32Gb Ram 3200MHz (2x16, comprei barato no exterior), e uma RTX 2070 Super ou até mesmo uma RTX 2080 Super (ainda to na dúvida se vale o investimento)

A questão principal é: qual placa mãe vocês recomendam? Eu gosto muito da ASUS, mas to bem direcionado a pegar a X570 Aorus Elite, que eu consigo por R$ 1.370 numa loja de confiança... Vale a pena? Teria alguma alternativa melhor na mesma faixa de preço?

Detalhe: será meu primeiro AMD, então a BIOS já precisa vir atualizada.

Valeu

3800X não vale à pena pegar em relação ao 3700X, só se estiver custando a mesma coisa ou a diferença de preço for bem pequena.

Perto da Aorus Elite acho que só tem a TUF Gaming, que custa menos e tem basicamente as mesmas funções e mesmo VRM.

32GB para trabalho ou jogos? Se for pra jogos, ainda não tem necessidade de tanta RAM.

Quanto à placa de vídeo, compre a melhor que couber no teu orçamento.

Show man! Brigadão pela sua ajuda. Eu acredito que meu monitor esteja com defeito :( da para ver muito os pixels dele. Vou solicitar a troca para ver.
Estou com uma placa mãe da Asus Tuf x570 Gaming, uma Saphire Nitro+ e 6 coolers RGB (nunca tive também essas paradas coloridas...rs). Esses 6 coolers estão ligado na controladora que veio junto com eles, e da controladora vai para a placa mãe com aquele pino RGB de 5v. Eu baixei o programa Armoury Crate, mas ele só aparece o cooler da CPU para mudar a cor, você manja como faço para sincronizar todos?

Valeu

Lembrando que existem 2 tipos de conectores RGB: o endereçável e o não-endereçável. Você só tem condições de sincronizar o RGB do conector não-endereçável, aquele que tem 4 pinos e trabalha com tensão 12V. O RGB endereçável, que tem 3 pinos e trabalha com tensão de 5V, só pode ser controlado por uma controladora externa à placa-mãe e até daria pra fazer uma sincronização com a configuração da placa-mãe, mas ela deve ser feita de forma manual.

LgzpUgs.png


Lá em cima marquei em amarelo o "strip" do meu cooler RGB. Para sincronizar com o RGB da mobo, essa corrente aí tem que estar "ligada".

Pessoal, bom dia. Acabei de boletar uma Steel Legend mas percebi que trata-se de uma m-ATX.
Vejam as peças que ja possuo:

-> Placa de vídeo 1080 Superclocked;
-> Memória RAM XPG Spectrix D41 TUF 3000 mhz 2x8;
-> SSD Xpg Gammix (entrada m.2).

Processador: Estou aguardando promoção de Ryzen 5 3600.
Gabinete: Estou pensando em comprar o Nox Hummer Fusion, segue link p vocês terem noção de tamanho +/ :
link

A minha dúvida é: visto estes componentes, compensa mais pra mim comprar a m-ATX ou aguardar a promoção de alguma ATX?
Pelo que vi (não sou grande entendedor), a única coisa que muda mesmo entre as duas é o espaçamento de entradas e afins, mas não custa perguntar pra vocês hahahaa

Bom, então essa é a questão.. visto estes componentes, qual tamanho de placa cairia melhor?

(Se tiverem opiniões de outra placa mãe, processador ou afins, também aceito).

Valeu a ajuda, meu povo!

A escolha do processador é excelente, mas quanto à questão do preço, não espere que ele abaixe muito dos R$ 1000 num curto espaço de tempo:


Quanto ao gabinete:


Mais barato, de uma marca conceituada e já vem com 4 fans, sendo 3 RGBs (que são bem mais caras).

O que muda da ATX para a mATX é o comprimento da placa e, por consequência, a quantidade de slots PCI-E, portas SATA e entradas M.2 disponíveis, já que tudo isso precisa de espaço físico e a mATX possui uma redução nesse fator. Se você não tem restrição quanto à quantidade de HDs que pode conectar na placa, não terá placas expansoras para ligar nos slots PCI-E além da VGA, e não faz questão de usar um SSD M.2 limitado à velocidade do SATA no slot secundário (que irá desativar a porta SATA3 dessa placa, caso esse slot seja ocupado), então pode pegar de boa o modelo mATX da Steel Legend, porém o case que te indiquei suporta placas-mãe no formato ATX, mATX e mITX (são ainda menores, custam mais caro por causa disso e tem ainda menos recursos).

Se você quer mesmo uma placa ATX, pode optar por essa, por exemplo:


No quesito VRM, ela é melhor que a Steel Legend, mas do ponto de vista da estabilidade, aí eu já não sei confirmar. O que sei é que vi algumas pessoas reclamando dessa placa aqui no fórum, mas podia ser problema de BIOS que talvez a MSI tenha resolvido recentemente. Esse lote tem cara de ser novo, pois essa placa estava em falta há semanas.

Falouws :cool:
 
3800X não vale à pena pegar em relação ao 3700X, só se estiver custando a mesma coisa ou a diferença de preço for bem pequena.

Perto da Aorus Elite acho que só tem a TUF Gaming, que custa menos e tem basicamente as mesmas funções e mesmo VRM.

32GB para trabalho ou jogos? Se for pra jogos, ainda não tem necessidade de tanta RAM.

Quanto à placa de vídeo, compre a melhor que couber no teu orçamento.

Sim, tenho visto o 3800x a quase o mesmo preço do 3700x, diferença de 50-100 pila.
Sobre as memórias, eu to ligado que 32Gb são desnecessários pros dias de hoje, mas como falei, paguei barato no exterior... Gastei menos que se tivesse comprado 16Gb 2400Mhz no Brasil.

Mas valeu pela resposta! To achando que vou de Aorus Elite mesmo, só espero não me arrepender de trocar a ASUS pela Gigabyte.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo