[TÓPICO DEDICADO] Dúvidas sobre upgrades e configurações gamer/profissional/escritório/etc - POSTE AQUI !

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
A escolha do processador é excelente, mas quanto à questão do preço, não espere que ele abaixe muito dos R$ 1000 num curto espaço de tempo:


Quanto ao gabinete:


Mais barato, de uma marca conceituada e já vem com 4 fans, sendo 3 RGBs (que são bem mais caras).

O que muda da ATX para a mATX é o comprimento da placa e, por consequência, a quantidade de slots PCI-E, portas SATA e entradas M.2 disponíveis, já que tudo isso precisa de espaço físico e a mATX possui uma redução nesse fator. Se você não tem restrição quanto à quantidade de HDs que pode conectar na placa, não terá placas expansoras para ligar nos slots PCI-E além da VGA, e não faz questão de usar um SSD M.2 limitado à velocidade do SATA no slot secundário (que irá desativar a porta SATA3 dessa placa, caso esse slot seja ocupado), então pode pegar de boa o modelo mATX da Steel Legend, porém o case que te indiquei suporta placas-mãe no formato ATX, mATX e mITX (são ainda menores, custam mais caro por causa disso e tem ainda menos recursos).

Se você quer mesmo uma placa ATX, pode optar por essa, por exemplo:


No quesito VRM, ela é melhor que a Steel Legend, mas do ponto de vista da estabilidade, aí eu já não sei confirmar. O que sei é que vi algumas pessoas reclamando dessa placa aqui no fórum, mas podia ser problema de BIOS que talvez a MSI tenha resolvido recentemente. Esse lote tem cara de ser novo, pois essa placa estava em falta há semanas.

Falouws :cool:

Muito bem explicado, valeu irmãozinho!
Mais uma coisa, que fonte vc recomendaria pra essa config?

valeu abraço
 
Sim, tenho visto o 3800x a quase o mesmo preço do 3700x, diferença de 50-100 pila.
Sobre as memórias, eu to ligado que 32Gb são desnecessários pros dias de hoje, mas como falei, paguei barato no exterior... Gastei menos que se tivesse comprado 16Gb 2400Mhz no Brasil.

Mas valeu pela resposta! To achando que vou de Aorus Elite mesmo, só espero não me arrepender de trocar a ASUS pela Gigabyte.



A diferença de performance do 3800X pro 3700X é basicamente irrisória, sendo que o 3800X é mais guloso energeticamente falando. Eu só pegaria o 3800X em caso de última necessidade mesmo...

Muito bem explicado, valeu irmãozinho!
Mais uma coisa, que fonte vc recomendaria pra essa config?

valeu abraço

Uma fonte de 500-650W, de marca renomada, já atende sua necessidade. Uma CX550 da Corsair seria uma boa pedida, mas se eu tivesse mais capital para gastar, compraria uma fonte com maior eficiência (80 Plus Gold ou superior), a fim de amenizar o desperdício de energia gerado pelo trabalho da fonte.

Falouws :cool:
 
A diferença de performance do 3800X pro 3700X é basicamente irrisória, sendo que o 3800X é mais guloso energeticamente falando. Eu só pegaria o 3800X em caso de última necessidade mesmo...

Acabei de boletar o 3800x na loja que explode. Tá 100 reais mais BARATO que o 3700x. GG demais
 


A diferença de performance do 3800X pro 3700X é basicamente irrisória, sendo que o 3800X é mais guloso energeticamente falando. Eu só pegaria o 3800X em caso de última necessidade mesmo...



Uma fonte de 500-650W, de marca renomada, já atende sua necessidade. Uma CX550 da Corsair seria uma boa pedida, mas se eu tivesse mais capital para gastar, compraria uma fonte com maior eficiência (80 Plus Gold ou superior), a fim de amenizar o desperdício de energia gerado pelo trabalho da fonte.

Falouws :cool:


Com uma 650w não corro o risco de ter uma fonte OVER p minha config?
 
Acabei de boletar o 3800x na loja que explode. Tá 100 reais mais BARATO que o 3700x. GG demais

Nesse caso, não tem muito o que pensar. O aumento de consumo nem de longe supera a economia que você terá comprando o 3800X.

Com uma 650w não corro o risco de ter uma fonte OVER p minha config?

Risco? Não tem risco ter uma fonte overpowered pro teu sistema, ah não ser "gastar demais", mas eu não negligenciaria a compra do item mais importante do PC, que garante o funcionamento e a estabilidade de todos os componentes enquanto eles funcionarem.

650W até pode ser mais que suficiente pro teu sistema, mas e quanto à upgrades futuros, ou mesmo overclock? Fora que fontes de maior potência tendem a trabalhar mais frias e gerar menos ruído de rotação da fan por estarem trabalhando longe do limite da sua potência nominal, além claro de trabalharem mais próximo do sweetspot de eficiência energética (onde a fonte é capaz de desperdiçar o mínimo de energia possível sob a forma de calor, energia que a concessionária ainda te cobra). Tem também a questão do ripple, que muitas vezes é negligenciado nas fontes mais baratas; por mais que o limite teórico para evitar problemas seja de 120 mV, ter uma fonte com ripple mais baixo possível, de preferência abaixo dos 20 mV, é essencial para manutenção da estabilidade do sistema, especialmente sob forte estresse/overclock (muitas vezes um valor de frequência não estabiliza não porque o chip chegou ao seu limite, mas por conta da grande variação de tensão gerada pelo .

Por que você acha que paguei caro numa fonte de 750W 80 Plus Platinum? Exatamente pelos motivos abordados: ela tem eficiência de uns 84-85% em baixa carga, 91-93% quando estou jogando, e a fan não gira enquanto o PC não puxar 300W ou mais de carga dela, além de ter um ripple muito baixo. Além disso, também precisava das conexões SATAs para poder ligar meus HDs, e ter alguma sobra caso precise ligar alguma coisa extra temporariamente.

A decisão final é sua, mas eu particularmente não gosto de negligenciar compra da fonte e nem da placa-mãe, pois são componentes que irão garantir o funcionamento estável do PC por anos a fio. Acredito que foi o investimento pesado que fiz em placa-mãe e fonte no meu PC anterior que fizeram ele viver por mais de 10 anos funcionando praticamente de forma ininterrupta.

Falouws :cool:
 
Galera, fiz a compra de um Ryzen 3600 com uma asrock steel legend b450, mas não faço a minima ideia de quais memorias RAM comprar.
Qual marca está com um custo benificio bom? e minha preferencia é colocar 16gb de ram.

Grato.
 
Nesse caso, não tem muito o que pensar. O aumento de consumo nem de longe supera a economia que você terá comprando o 3800X.



Risco? Não tem risco ter uma fonte overpowered pro teu sistema, ah não ser "gastar demais", mas eu não negligenciaria a compra do item mais importante do PC, que garante o funcionamento e a estabilidade de todos os componentes enquanto eles funcionarem.

650W até pode ser mais que suficiente pro teu sistema, mas e quanto à upgrades futuros, ou mesmo overclock? Fora que fontes de maior potência tendem a trabalhar mais frias e gerar menos ruído de rotação da fan por estarem trabalhando longe do limite da sua potência nominal, além claro de trabalharem mais próximo do sweetspot de eficiência energética (onde a fonte é capaz de desperdiçar o mínimo de energia possível sob a forma de calor, energia que a concessionária ainda te cobra). Tem também a questão do ripple, que muitas vezes é negligenciado nas fontes mais baratas; por mais que o limite teórico para evitar problemas seja de 120 mV, ter uma fonte com ripple mais baixo possível, de preferência abaixo dos 20 mV, é essencial para manutenção da estabilidade do sistema, especialmente sob forte estresse/overclock (muitas vezes um valor de frequência não estabiliza não porque o chip chegou ao seu limite, mas por conta da grande variação de tensão gerada pelo .

Por que você acha que paguei caro numa fonte de 750W 80 Plus Platinum? Exatamente pelos motivos abordados: ela tem eficiência de uns 84-85% em baixa carga, 91-93% quando estou jogando, e a fan não gira enquanto o PC não puxar 300W ou mais de carga dela, além de ter um ripple muito baixo. Além disso, também precisava das conexões SATAs para poder ligar meus HDs, e ter alguma sobra caso precise ligar alguma coisa extra temporariamente.

A decisão final é sua, mas eu particularmente não gosto de negligenciar compra da fonte e nem da placa-mãe, pois são componentes que irão garantir o funcionamento estável do PC por anos a fio. Acredito que foi o investimento pesado que fiz em placa-mãe e fonte no meu PC anterior que fizeram ele viver por mais de 10 anos funcionando praticamente de forma ininterrupta.

Falouws :cool:

Boa! Valeu, irmão. Não sabia de todos estes detalhes que giram em torno da fonte, esclareceu demais! Vou optar por uma boa fonte.
Obrigado novamente pela ajuda e esclarecimentos, brother!

Abraço!
 
Galera, fiz a compra de um Ryzen 3600 com uma asrock steel legend b450, mas não faço a minima ideia de quais memorias RAM comprar.
Qual marca está com um custo benificio bom? e minha preferencia é colocar 16gb de ram.

Grato.

3000-3200 MHz do mais barato que você encontrar, ou caso queira fazer overclock, pegue as Crucial Ballistix Sport LT 3000 MHz CL15 ou 3200 MHz CL16, que usam a sigla AES no codenome, indicando que acompanham chips Micron E-Die.

Falouws :cool:
 
3000-3200 MHz do mais barato que você encontrar, ou caso queira fazer overclock, pegue as Crucial Ballistix Sport LT 3000 MHz CL15 ou 3200 MHz CL16, que usam a sigla AES no codenome, indicando que acompanham chips Micron E-Die.

Falouws :cool:

Eagle, vou te incomodar mais um pouquinho.
Os processadores Ryzen 5 3600 e 3600x estão na promo na Kabum, ambos pelo MESMO valor de R$1.100,00 a vista.

O 3600x vem com um cooler, será que é bom ou melhor mesmo seria optar por um watercooler?

Outra coisa, minhas memórias são essas: link
Ela não aparece na Lista de Suporte da Steel Legend, acabei não achando a lista de suportes pra Tomahawk que você me indicou.
Pelo que pesquisei, a Steel Legend não suporta memória de 3000 mhz, como visto nessa comparação, enquanto que a Tomahawk suporta (me corrija se eu estiver errado).

Bom, visto que minha memória é 3000 mhz, devo optar pela Toma, certo?
Será que a Steel Legend suportaria essa ram em sua capacidade máxima?

Daria pra fazer OC em ambas as placas?

Não sei ao certo se essa linha de raciocínio está certa, estou comendo a mexer com hardware agora.
Valeu!
 
Olá,


Estou querendo comprar um kit upgrade com a Ryzen 5 3600, mas estou com dúvida em relação à placa mãe e às memórias.

Meu objetivo: comprar em 2021 uma RTX 2070 ou 2080.

Não entendo nada de hardwares, entao, nao pretendo fazer overclocks.

Vejam os kits e, se puderem, me aconselhem, pois sou completamente leigo em hardwares:


MD RYZEN 5 3600, ASROCK A320M-HD DDR4, 8GB 2666MHZ - Valor R$ 1.545,00



AMD RYZEN 5 3600, ASUS PRIME B450M GAMING/BR, 8GB 2666MHZ - VALOR: R$1.795,07



Placa Mãe MSI B450 Tomahawk AMD AM4 + Processador AMD Ryzen 5 3600 3.6GHz + Memória DDR4 8GB 3000MHz CÓD: Upgrade306 - VALOR: R$ 2.286,21



Placa Mãe MSI B450 Tomahawk AMD AM4 + Processador AMD Ryzen 5 3600 3.6GHz + Memória DDR4 16GB 3000MHz - VALOR: R$ 1.999,00




Placa Mãe Gigabyte B450 Aorus Elite AMD AM4 + Processador AMD Ryzen 5 3600 3.6GHz + Memória DDR4 8GB 3000MHz - VALOR: R$ 1.989,00



Placa Mãe ASRock B450M Steel Legend AMD AM4 + Processador AMD Ryzen 5 3600 3.6GHz + Memória DDR4 8GB 3000MHz - VALOR: R$ 1.739,00




Placa Mãe BIOSTAR B350GTX DDR4 + Processador AMD Ryzen 5 3600 3.6GHz + Memória DDR4 8GB 3000MHZ - VALOR: R$ 1.693,89



Placa Mãe Biostar Racing B350M DDR4 AMD AM4 + Processador AMD Ryzen 5 3600 3.6GHz + Memória DDR4 8GB 3000MHz - VALOR: R$ 1.650,39

 
Eagle, vou te incomodar mais um pouquinho.
Os processadores Ryzen 5 3600 e 3600x estão na promo na Kabum, ambos pelo MESMO valor de R$1.100,00 a vista.

O 3600x vem com um cooler, será que é bom ou melhor mesmo seria optar por um watercooler?

Outra coisa, minhas memórias são essas: link
Ela não aparece na Lista de Suporte da Steel Legend, acabei não achando a lista de suportes pra Tomahawk que você me indicou.
Pelo que pesquisei, a Steel Legend não suporta memória de 3000 mhz, como visto nessa comparação, enquanto que a Tomahawk suporta (me corrija se eu estiver errado).

Bom, visto que minha memória é 3000 mhz, devo optar pela Toma, certo?
Será que a Steel Legend suportaria essa ram em sua capacidade máxima?

Daria pra fazer OC em ambas as placas?

Não sei ao certo se essa linha de raciocínio está certa, estou comendo a mexer com hardware agora.
Valeu!

Tanto o 3600 quanto o 3600X acompanham cooler, só que o cooler que vem com o 3600X é um pouco melhor. De todo jeito, se você quiser tirar melhor proveito do Precision Boost, o ideal seria trocar o cooler BOX por outro que seja mais eficiente, seja do tipo torre ou WC. Eu só recomendo WC se for algum de 240 mm, mas se a intenção é usá-lo em stock, um bom cooler a ar do tipo torre, com fan de 120 mm, já dá conta do recado (como o Gammax 400, Gammax GTE, Hyper 212 Black e suas variantes, etc.). Como ambos estão no mesmo preço, então é melhor pegar o 3600X mesmo; só pegaria o 3600 se o 3600X estivesse mais caro, com uma diferença superior à 3%, que é o percentual médio de ganho que ele tem sobre o 3600.

As memórias não precisam estar inseridas no QVL para obrigatoriamente funcionarem. QVL é apenas um guia, uma garantia de que o que está posto naquela lista vai funcionar conforme o teste que eles fizeram, mas existem memórias fora dessa lista que irão funcionar perfeitamente. Minhas Corsair Dominator Platinum também não estavam no QVL da minha placa-mãe (que inclusive comprei depois de ter adquirido as memórias), mas funcionaram de boa, com XMP e tudo (o único item que ficou destoante foi o valor do CL, que ficou em 18 ns no lugar de 17 ns, mas é porque a controladora do Ryzen não gosta muito de CL ímpar); claro que o fato desses chips serem Samsung B-Die ajudam bastante, mas por mais que existam problemas de incompatibilidade, as chances deles ocorrerem estão ficando cada vez menores graças aos constantes updates de BIOS.

Na questão do comparativo, se a placa-mãe suporta memórias trabalhando a 3200 MHz e 3466 MHz, seria muito improvável que ela não reconhecesse e trabalhasse com memórias rodando numa frequência mais baixa que essa. Também lembro de ter testado uma B450M Pro4 com overclock nas memórias pra ver até onde os pentes do meu amigo chegavam e um dos pentes conseguiu trabalhar com 3000 MHz numa boa; como essa placa é bem similar à Steel Legend, acredito que o mesmo comportamento ocorrerá, ou seja, tuas memórias funcionarão de boa a 3000 MHz, mesmo que seja necessário você setar manualmente os parâmetros (o mesmo é válido para a Tomahawk).

Você pode optar por qualquer uma das duas, mas eu particularmente ficaria com a Tomahawk por ela ter um VRM melhor dimensionado, que é capaz de suportar CPUs com 12 e 16 núcleos sem necessitar de refrigeração ativa sobre os MOSFETs (isso no caso de você decidir por um upgrade no futuro). Não que a Steel Legend não seja capaz de rodar também, mas se você quiser que essas CPUs entreguem todo seu potencial, sem sofrer power throttling, é melhor providenciar uma fan soprando ar sobre o dissipador para ajudar na refrigeração. Agora, antes de decidir sobre a Tomahawk, eu daria uma pesquisada para confirmar se há alguma incidência recente de problemas envolvendo essa placa, só por precaução. Como você está mexendo com hardware agora, é sensato amenizar as chances de ter uma eventual dor de cabeça.

Olá,

Estou querendo comprar um kit upgrade com a Ryzen 5 3600, mas estou com dúvida em relação à placa mãe e às memórias.

Meu objetivo: comprar em 2021 uma RTX 2070 ou 2080.

Não entendo nada de hardwares, entao, nao pretendo fazer overclocks.

Vejam os kits e, se puderem, me aconselhem, pois sou completamente leigo em hardwares:


MD RYZEN 5 3600, ASROCK A320M-HD DDR4, 8GB 2666MHZ - Valor R$ 1.545,00



AMD RYZEN 5 3600, ASUS PRIME B450M GAMING/BR, 8GB 2666MHZ - VALOR: R$1.795,07



Placa Mãe MSI B450 Tomahawk AMD AM4 + Processador AMD Ryzen 5 3600 3.6GHz + Memória DDR4 8GB 3000MHz CÓD: Upgrade306 - VALOR: R$ 2.286,21



Placa Mãe MSI B450 Tomahawk AMD AM4 + Processador AMD Ryzen 5 3600 3.6GHz + Memória DDR4 16GB 3000MHz - VALOR: R$ 1.999,00




Placa Mãe Gigabyte B450 Aorus Elite AMD AM4 + Processador AMD Ryzen 5 3600 3.6GHz + Memória DDR4 8GB 3000MHz - VALOR: R$ 1.989,00



Placa Mãe ASRock B450M Steel Legend AMD AM4 + Processador AMD Ryzen 5 3600 3.6GHz + Memória DDR4 8GB 3000MHz - VALOR: R$ 1.739,00




Placa Mãe BIOSTAR B350GTX DDR4 + Processador AMD Ryzen 5 3600 3.6GHz + Memória DDR4 8GB 3000MHZ - VALOR: R$ 1.693,89



Placa Mãe Biostar Racing B350M DDR4 AMD AM4 + Processador AMD Ryzen 5 3600 3.6GHz + Memória DDR4 8GB 3000MHz - VALOR: R$ 1.650,39


O melhor kit ao meu ver seria esse:


Nele, você terá 16GB trabalhando em dual channel e terá uma placa-mãe com bom VRM.

Se quiser economizar um pouco mais, poderia optar pelo kit com a B450M Steel Legend, mas acho que nesse caso a economia não é bem vinda. Descarto completamente kits com placa-mãe A320 e Asus Prime B450, pois ou tem VRM tosco ou mal refrigerado, e as B350 da Biostar vão pelo mesmo caminho.

Falouws :cool:
 
Eagle, vou te incomodar mais um pouquinho.
Os processadores Ryzen 5 3600 e 3600x estão na promo na Kabum, ambos pelo MESMO valor de R$1.100,00 a vista.

O 3600x vem com um cooler, será que é bom ou melhor mesmo seria optar por um watercooler?

Outra coisa, minhas memórias são essas: link
Ela não aparece na Lista de Suporte da Steel Legend, acabei não achando a lista de suportes pra Tomahawk que você me indicou.
Pelo que pesquisei, a Steel Legend não suporta memória de 3000 mhz, como visto nessa comparação, enquanto que a Tomahawk suporta (me corrija se eu estiver errado).

Bom, visto que minha memória é 3000 mhz, devo optar pela Toma, certo?
Será que a Steel Legend suportaria essa ram em sua capacidade máxima?

Daria pra fazer OC em ambas as placas?

Não sei ao certo se essa linha de raciocínio está certa, estou comendo a mexer com hardware agora.
Valeu!

Pega o 3600x, também peguei esse porque estava o mesmo valor do 3600.
Mas como o amigo disse ai, melhor pegar um cooler, peguei o Gammaxx GTE pra não ter dor de cabeça com temperatura.
 
Pessoal, já estou finalizando o setup.
Setup: r7 3800x, 16gb vengeance pro 3600mhz (posteriormente mais 16gb), asus x570 tuf plus e uma 2070 super galax
Estou em dúvida em qual fonte 750 pegar:

Fonte Gigabyte 750W 80 Plus Gold Modular - G750H
Fonte EVGA 750W 80 Plus Bronze Modular

Fonte Riotoro Onyx 750W, 80 Plus Bronze
Fonte Cooler Master MWE Bronze, 750W

Fonte Corsair 750W 80 Plus Bronze CX750


Alguém com experiência para indicar?
 
Boa tarde,
Eu adquiri um Ryzen 7 3800x e uma TUF Gaming x570-PLUS/BR,
Só me falta escolher o par de memórias, pretendo utilizar 2x8gb. Pensei em escolher um par dessas https://www.kabum.com.br/produto/10...lt-8gb-3000mhz-ddr4-cl15-cinza-bls8g4d30aesbk , porém olhando o QVL da placa, essa memória não consta na lista. Gostaria de saber se será necessário alguma config da BIOS para rodar propriamente em Dual Channel, ou terei que escolher outro pente?
 
Pessoal, já estou finalizando o setup.
Setup: r7 3800x, 16gb vengeance pro 3600mhz (posteriormente mais 16gb), asus x570 tuf plus e uma 2070 super galax
Estou em dúvida em qual fonte 750 pegar:


Fonte Gigabyte 750W 80 Plus Gold Modular - G750H
Fonte EVGA 750W 80 Plus Bronze Modular

Fonte Riotoro Onyx 750W, 80 Plus Bronze
Fonte Cooler Master MWE Bronze, 750W

Fonte Corsair 750W 80 Plus Bronze CX750


Alguém com experiência para indicar?

Difícil escolha...

Todas as fontes aparentam ser muito boas e se diferem muito pouco entre si. Aparentemente as que entregam 750W na linha 12V são a CX750, a MWE 750W e a Onyx 750W, mas as demais entregam apenas 6W a menos nessa linha (62A contra 62.5A).

Descartaria a Corsair e a Cooler Master por não serem modulares (ter aquele ninho de gato dentro do PC ninguém merece!). Estaria tentado a pegar a fonte da Gigabyte pela melhor eficiência e ser a mais barata, mas não tenho ideia de como é a garantia (se tem tempo superior à 1 ano, se faz no Brasil). Entre a EVGA e a Riotoro, eu fico com a EVGA por ter mais saídas modulares para conectar mais periféricos (o que não sei se é a sua necessidade, mas é fato que a Riotoro só tem 6 conexões SATA, o que ao meu ver é ridículo para uma fonte de 750W).

Já entre a EVGA e a Gigabyte, difícil escolha... Pela eficiência, fico com a Gigabyte, mas pela conectividade e, talvez, por ter uma garantia melhor (ao menos no quesito tempo, pois se faz no Brasil são outros 500), pegaria a EVGA.

Boa tarde,
Eu adquiri um Ryzen 7 3800x e uma TUF Gaming x570-PLUS/BR,
Só me falta escolher o par de memórias, pretendo utilizar 2x8gb. Pensei em escolher um par dessas https://www.kabum.com.br/produto/10...lt-8gb-3000mhz-ddr4-cl15-cinza-bls8g4d30aesbk , porém olhando o QVL da placa, essa memória não consta na lista. Gostaria de saber se será necessário alguma config da BIOS para rodar propriamente em Dual Channel, ou terei que escolher outro pente?

Pode comprar tranquilo que vai funcionar de boa, já que é uma memória com chip Micron E-Die, que se dá muito bem com os Ryzen. Quanto ao Dual Channel, ele vai funcionar se você instalar os 2 pentes no segundo e no quarto slot da placa-mãe.

Falouws :cool:
 
Tanto o 3600 quanto o 3600X acompanham cooler, só que o cooler que vem com o 3600X é um pouco melhor. De todo jeito, se você quiser tirar melhor proveito do Precision Boost, o ideal seria trocar o cooler BOX por outro que seja mais eficiente, seja do tipo torre ou WC. Eu só recomendo WC se for algum de 240 mm, mas se a intenção é usá-lo em stock, um bom cooler a ar do tipo torre, com fan de 120 mm, já dá conta do recado (como o Gammax 400, Gammax GTE, Hyper 212 Black e suas variantes, etc.). Como ambos estão no mesmo preço, então é melhor pegar o 3600X mesmo; só pegaria o 3600 se o 3600X estivesse mais caro, com uma diferença superior à 3%, que é o percentual médio de ganho que ele tem sobre o 3600.

As memórias não precisam estar inseridas no QVL para obrigatoriamente funcionarem. QVL é apenas um guia, uma garantia de que o que está posto naquela lista vai funcionar conforme o teste que eles fizeram, mas existem memórias fora dessa lista que irão funcionar perfeitamente. Minhas Corsair Dominator Platinum também não estavam no QVL da minha placa-mãe (que inclusive comprei depois de ter adquirido as memórias), mas funcionaram de boa, com XMP e tudo (o único item que ficou destoante foi o valor do CL, que ficou em 18 ns no lugar de 17 ns, mas é porque a controladora do Ryzen não gosta muito de CL ímpar); claro que o fato desses chips serem Samsung B-Die ajudam bastante, mas por mais que existam problemas de incompatibilidade, as chances deles ocorrerem estão ficando cada vez menores graças aos constantes updates de BIOS.

Na questão do comparativo, se a placa-mãe suporta memórias trabalhando a 3200 MHz e 3466 MHz, seria muito improvável que ela não reconhecesse e trabalhasse com memórias rodando numa frequência mais baixa que essa. Também lembro de ter testado uma B450M Pro4 com overclock nas memórias pra ver até onde os pentes do meu amigo chegavam e um dos pentes conseguiu trabalhar com 3000 MHz numa boa; como essa placa é bem similar à Steel Legend, acredito que o mesmo comportamento ocorrerá, ou seja, tuas memórias funcionarão de boa a 3000 MHz, mesmo que seja necessário você setar manualmente os parâmetros (o mesmo é válido para a Tomahawk).

Você pode optar por qualquer uma das duas, mas eu particularmente ficaria com a Tomahawk por ela ter um VRM melhor dimensionado, que é capaz de suportar CPUs com 12 e 16 núcleos sem necessitar de refrigeração ativa sobre os MOSFETs (isso no caso de você decidir por um upgrade no futuro). Não que a Steel Legend não seja capaz de rodar também, mas se você quiser que essas CPUs entreguem todo seu potencial, sem sofrer power throttling, é melhor providenciar uma fan soprando ar sobre o dissipador para ajudar na refrigeração. Agora, antes de decidir sobre a Tomahawk, eu daria uma pesquisada para confirmar se há alguma incidência recente de problemas envolvendo essa placa, só por precaução. Como você está mexendo com hardware agora, é sensato amenizar as chances de ter uma eventual dor de cabeça.



O melhor kit ao meu ver seria esse:


Nele, você terá 16GB trabalhando em dual channel e terá uma placa-mãe com bom VRM.

Se quiser economizar um pouco mais, poderia optar pelo kit com a B450M Steel Legend, mas acho que nesse caso a economia não é bem vinda. Descarto completamente kits com placa-mãe A320 e Asus Prime B450, pois ou tem VRM tosco ou mal refrigerado, e as B350 da Biostar vão pelo mesmo caminho.

Falouws :cool:


É fácil fazer um overclock nessas memórias, pela bios da tomahawk mesmo? Usando o modo "automático" com A-XMP e tal. Boletei esse kit, até amanhã decido se pego (+100 de frete). Vi em outro post aqui do adrena que dá pra botar ela a 3200mhz cl14, o que levaria a responsividade dela de 10,67 pra 8,75 de acordo com essa tabela:



E uma diferença dessas é sensível nos jogos e uso em geral?

Obrigadão pela ajuda Eagle e toda galera!
 
É fácil fazer um overclock nessas memórias, pela bios da tomahawk mesmo? Usando o modo "automático" com A-XMP e tal. Boletei esse kit, até amanhã decido se pego (+100 de frete). Vi em outro post aqui do adrena que dá pra botar ela a 3200mhz cl14, o que levaria a responsividade dela de 10,67 pra 8,75 de acordo com essa tabela:



E uma diferença dessas é sensível nos jogos e uso em geral?

Obrigadão pela ajuda Eagle e toda galera!


Fazer overclock na memória é fácil, o problema é subir a frequência, sacrificando a latência, nem sempre é benéfico para a performance, então realizar o tuning manual nas latências acaba sendo necessário e é isso que toma bastante tempo das tentativas e erros até você encontrar o ponto de equilíbrio. Por isso que muita gente prefere comprar a memória mais rápida que seu dinheiro pode comprar, já pra evitar esses percalços.

Bem, talvez seja possível colocar essas memórias em 3200 MHz CL14 se você forçar a tensão de trabalho, mas garantir que todos os exemplares poderão trabalhar dessa forma, aí não é possível devido à loteria do silício.

A diferença nos jogos existe e é mais visível no FPS mínimo, porém o ganho em si varia de jogo para jogo.

Falouws :cool:
 
O meu é um comum da LG, 60hz. Deixando v-sync ligado, o fps vai ficar limitado a 60?
Dá uma olhada no Scanline Sync, é uma tecnologia muito boa do RTSS. Pra mim é imbatível, nada chega perto. Melhor que Scanline Sync só FreeSync/GSYNC mesmo.

 
Boa tarde,
Eu adquiri um Ryzen 7 3800x e uma TUF Gaming x570-PLUS/BR,
Só me falta escolher o par de memórias, pretendo utilizar 2x8gb. Pensei em escolher um par dessas https://www.kabum.com.br/produto/10...lt-8gb-3000mhz-ddr4-cl15-cinza-bls8g4d30aesbk , porém olhando o QVL da placa, essa memória não consta na lista. Gostaria de saber se será necessário alguma config da BIOS para rodar propriamente em Dual Channel, ou terei que escolher outro pente?
Se você já chegou no limite do orçamente estas memórias são ótimas. Creio eu que se você pegou um processador high end destes poderia investir mais nas ram. Peguei o mesmo processador e placamãe. Memórias peguei 3600mhz vengeance pro. Pelo que pesquisei dá pra por ela a 3600mhz com cl16 tranquilo.

Difícil escolha...

Todas as fontes aparentam ser muito boas e se diferem muito pouco entre si. Aparentemente as que entregam 750W na linha 12V são a CX750, a MWE 750W e a Onyx 750W, mas as demais entregam apenas 6W a menos nessa linha (62A contra 62.5A).

Descartaria a Corsair e a Cooler Master por não serem modulares (ter aquele ninho de gato dentro do PC ninguém merece!). Estaria tentado a pegar a fonte da Gigabyte pela melhor eficiência e ser a mais barata, mas não tenho ideia de como é a garantia (se tem tempo superior à 1 ano, se faz no Brasil). Entre a EVGA e a Riotoro, eu fico com a EVGA por ter mais saídas modulares para conectar mais periféricos (o que não sei se é a sua necessidade, mas é fato que a Riotoro só tem 6 conexões SATA, o que ao meu ver é ridículo para uma fonte de 750W).

Já entre a EVGA e a Gigabyte, difícil escolha... Pela eficiência, fico com a Gigabyte, mas pela conectividade e, talvez, por ter uma garantia melhor (ao menos no quesito tempo, pois se faz no Brasil são outros 500), pegaria a EVGA.

Falouws :cool:

Fiquei com a EVGA pela garantia e por ter uma 650w há 7 anos sem apresentar problema e a garantia é de 5 anos. Vi alguns reviews da gigagyte e não curti muito. Vlw pelo auxílio!
 
Aproveitando que vocês tão falando de temperaturas, fiz um teste de 40min com o Prime95 e meus resultados foram:

Temperatura mais baixa - Em idle, antes de iniciar o teste: 38.3ºC
Temperatura mais alta - Depois de 40min no Prime95: 85.1ºC
Temperatura média - Tempo de monitoramento = 2hrs12min, desde que liguei o PC até a hora que estou escrevendo essa mensagem. Inclui o teste de 40min do Prime95: 55.8ºC

Clock máximo: 4.392,1Ghz

Temperatura aqui em BH tá 29ºC. Meu gabinete possui um fan na frente jogando ar frio pra dentro e um fan na traseira jogando o ar quente pra fora e está com sem a janela de vidro lateral.

Processador: Ryzen 5 3600X
Pasta térmica utilizada: Cooler Master Gel Maker Nano
CPU Cooler: Cooler Master Hyper 212 RGB Black Edition
Placa-mãe: B450M Steel Legend


Ainda não tive como medir a temperatura em jogos porque tô sem meu controle pra jogar RDR 2, Need for Speed Heat e GTA V e eu não curto muito jogar esse tipo de jogo no teclado e mouse. O único jogo que joguei com teclado e mouse foi o CS:GO que eu jogo com tudo no Low pra ter perfomance e eu queria testar com uns jogos mais pesados.

Acho que tá tudo normal, né ?

Devo pegar meu controle hoje, ai amanha eu jogo esses jogos que citei e passo pra voces as temperaturas.

Vlw !

Qual a versão da bios da tua placa mãe?
 
Qual a versão da bios da tua placa mãe?


Bom dia,

Estou usando a versão 2.90 da BIOS da Steel Legend. Ela chegou na versão 2.60 e eu atualizei pra mais nova no site do fabricante, no caso a 2.90.

Ainda vou fazer os testes em jogos, só passar a correria do Natal.

Vlw !
 
1º PROJETO PC GAMER

Estou montando meu primeiro PC Gamer e após ler sobre muitas coisas e pegar algumas conf de set como base, criei minha configuração. Mas, ainda sou muito leigo e gostaria de opiniões dos mais experientes.

CPU: R5 3600X
P VIDEO: ESTOU TENDENDO A COMPRAR A RX590 8GB
P MÃE: PENSANDO NA X470
FONTE: 550W
RAM: PREDATOR 2X8 3000MHZ C15
HD: 2TB BARRACUDA
SSD: 250GB

AINDA FALTAM OS GABINETE, MOUSE, TECLADO E UM CONTROLE E MONITOR. MEU ORÇAMENTO ESTÁ ENTRE 4K A 5K.
 
1º PROJETO PC GAMER

Estou montando meu primeiro PC Gamer e após ler sobre muitas coisas e pegar algumas conf de set como base, criei minha configuração. Mas, ainda sou muito leigo e gostaria de opiniões dos mais experientes.

CPU: R5 3600X
P VIDEO: ESTOU TENDENDO A COMPRAR A RX590 8GB
P MÃE: PENSANDO NA X470
FONTE: 550W
RAM: PREDATOR 2X8 3000MHZ C15
HD: 2TB BARRACUDA
SSD: 250GB

AINDA FALTAM OS GABINETE, MOUSE, TECLADO E UM CONTROLE E MONITOR. MEU ORÇAMENTO ESTÁ ENTRE 4K A 5K.
A 590 embora esteja num bom preço, não terá uma boa longevidade, dependendo da sua exigência. Talvez trocando por no mín uma 1660S. Dá pra economizar um pouco no cpu trocando por um 3600 s/ "x", uma mobo MSI b450 Tomahawk seria uma boa. Quem sabe até pegando um kit 2x8gb 3000mhz cl15 Crucial Ballistic Sports, excelente cxb. É isso.
 
Bom pessoal, voltando a vida de pc gamer e meter a mão na massa, possuo a config da assinatura que é Dell Inspiron 3675.
Dele pretendo manter apenas o processador (vou fazer um pequeno over), e a placa de vídeo que trocarei em breve, uma 5600 XT (???) talvez, apenas para rodar tudo de boa em full hd com Free Sync que minha RX 570 já não está conseguindo.

Já comecei o upgrade e minha dúvida está principalmente na placa mãe, configuração pretendida ficará assim:
- CPU: R7 1700X (permanecerá, ainda o considero excelente)
- Memórias: 2x Geil Evo Potenza 8GB DDR4 3000mhz (já compradas por R$369,90)
- Placa mãe: Asrock Steel Legend B450M, Asrock B450 Pro 4, MSI B450 Gaming Plus, Asrock B450 Gaming Fat4l1ty K4... ou alguma outra que indicarem, não queria extrapolar os 700 reais, e queria permanecer o mais próximo possível dos 600 reais...
- Placa de vídeo: AMD Radeon RX 570
- Armazenamento: Raid 0 SSD 2x240gb Sandisk (já possuía) depois pretendo trocar por um NVME de mesma capacidade.
- Cooler processador: Water Cooler Gamerstorm Deepcool Maelstrom 120T (já comprado por R$149,00)
- Gabinete: Gamer Thermaltake V200 (já comprado por R$229,00)
- Fonte: Corsair CX550 (ja comprada R$259,90)
- Monitor: Samsung Led 24" Full Hd Preto Curvo LC24F390 FreeSync (comprado a alguns meses após morte precoce do meu ultrawide por R$459,90)
- Periféricos: Teclado Havit, Mouse Gamer Logitech G402 Hyperion Fury FPS

Se puderem me ajudar na placa mãe, como disse para over no R7 1770X, nada muito agressivo, mas que os VRM deem conta do recado. Queria alguma da MSI por conta da garantia no Brasil de 3 anos, mas tá escaço no mercado.

Vlw!
 
Última edição:
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo