[TÓPICO DEDICADO] Dúvidas sobre upgrades e configurações gamer/profissional/escritório/etc - POSTE AQUI !

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Onde conseguiu essa x470 pelo msm preço da b450m Steel Legend :olho:, não está confundindo c/ a Steel Legend "normal"? A maioria das lojas custa + de 1k. Se vc encontrou essa x470 (mas valerá a pena caso esteja por - de 900 conto, oq acho bem pouco provável), é bem superior à ela. Pode levar.
Também queria uma x470 por preço de Steel legend, avisa onde tem que vou atrás kkk
 
Não sabia que tinha limite de frequência de memória no processador. Obrigado!
No site da Intel, diz:

Especificações de memória
  • Tamanho máximo de memória (de acordo com o tipo de memória)128 GB
  • Tipos de memóriaDDR4-2666
  • Nº máximo de canais de memória2
Melhor mudar para 2x8gb de 2666mhz?

Acredito que sim, vou ser sincero, não entendo muito desta área, mas olhando as especificações é jogar dinheiro fora, a menos que de para fazer um Overclock para aumentar a frequência da memoria do processador, mas ai é coisa que eu não curto e nem fazer.

Aqui no meu PC é assim, funciona tudo 100%, mas pelo que eu percebi, sempre está em 1333Mhz, sendo que é 1866Mhz. Lembrando que nas DDR3, tinha que setar a Mhz correta pela BIOS, pois por padrão fica setado no mais baixo, não sei se mudou alguma coisa com DDR4, mas configure lá na BIOS o Mhz correto das memoria.
 
Primeira coisa se quer uma CPU com vídeo on-board, é pegar uma CPU com vídeo on-board... Como o 3400G. E pegue um chipset B450.

Oi João, blz?

Entendi.
Quando ainda curtia muito hardware e tals, nem tinham lançado as CPU com VGA integrada, então, estou totalmente por fora do assunto.
Achei esse kit abaixo na Pichau, acha que vale a pena?
Seria essa uma combinação boa?



Obrigado!
 
Não sabia que tinha limite de frequência de memória no processador. Obrigado!
No site da Intel, diz:

Especificações de memória
  • Tamanho máximo de memória (de acordo com o tipo de memória)128 GB
  • Tipos de memóriaDDR4-2666
  • Nº máximo de canais de memória2
Melhor mudar para 2x8gb de 2666mhz?

Estou montando uma PC também, porem AMD, e o Processador suporte até 2933Mhz, sendo que as memoria é 3000Mhz, kkkkkkkkk Acho que vou ariscar e pegar.
 
Oi João, blz?

Entendi.
Quando ainda curtia muito hardware e tals, nem tinham lançado as CPU com VGA integrada, então, estou totalmente por fora do assunto.
Achei esse kit abaixo na Pichau, acha que vale a pena?
Seria essa uma combinação boa?



Obrigado!

E aí amigo, tudo bem?
Cara, certeza que você não tem um pouco mais de grana para investir em um AMD Ryzen 5 3600 e uma placa mãe um pouco melhor? Seria um investimento que duraria bem mais que o 3400g e uma placa limitada como essa aí... É uma opinião particular de cada um, mas é uma dica caso tenha grana sobrando
 
E aí amigo, tudo bem?
Cara, certeza que você não tem um pouco mais de grana para investir em um AMD Ryzen 5 3600 e uma placa mãe um pouco melhor? Seria um investimento que duraria bem mais que o 3400g e uma placa limitada como essa aí... É uma opinião particular de cada um, mas é uma dica caso tenha grana sobrando

Oi Rodrigo.

Agradeço sua sugestão. Para entender melhor meu "problema", leia meus post inicial aqui, por favor.


Abraço!
 
Olá pessoal! Sou novo no mundo do hardware e depois de muitas pesquisas e dúvidas, defini o setup do meu novo PC gamer. Confesso que ainda estou um pouco inseguro por ser a primeira vez, então queria saber a opinião de vocês sobre:

Placa de vídeo (já tenho): Gigabyte RTX 2060 Super
Processador: I7-9700KF
Placa mãe: Gigabyte Aorus Z370M
RAM: 2x16 Corsair Vengeance 3200Mhz
SSD: HP S700 PRO 1 tb
Fonte: Corsair 80 Plus Bronze 550w
Water Cooler: Master Liquid Lite 240mm

Mudariam algo?

Então, o que mais fiquei com dúvida foi sobre a placa mãe, que eu não entendo muito. Essa z370 daria muita diferença pra uma z390?
Também fiquei na duvida se esse water cooler encaixa bem com o restante do setup, meu PC vai ficar num lugar quente e sem ar
 
Oi Rodrigo.

Agradeço sua sugestão. Para entender melhor meu "problema", leia meus post inicial aqui, por favor.


Abraço!
Desculpe não ter prestado atenção amigo

Para o objetivo que você quer esse 3400g da muita conta, inclusive é muito bom, mas a placa acho que tu poderia pegar uma mais legalzinha para ter um pouco mais de qualidade para seu filho e ter certeza que não irá se incomodar, talvez uma Steel Legend por exemplo e acabaria até economizando talvez
 
Oi Rodrigo.

Agradeço sua sugestão. Para entender melhor meu "problema", leia meus post inicial aqui, por favor.


Abraço!
Esse kits montados dessas loja(e da maioria) é bucha.
Como vc quer algo simples, vc pode pegar o 3200G no ML por 540 reais
Mobo Gigabyte GA-A320M-S2H = 370 reias (Kabum)
memórias XPG Gammix d30 16gb(2x8) 2666 = 320
(Kabum)
total =1230 reais.
Se quiser uma mobo B450 tem a Gigabyte GA-B450M-S2H = 485 reias
(Kabum)
total = 1345 reais.


Mesmo tendo 16gb de memória esses kits acima são mais baratos que o da Pichau.
 
Olá pessoal! Sou novo no mundo do hardware e depois de muitas pesquisas e dúvidas, defini o setup do meu novo PC gamer. Confesso que ainda estou um pouco inseguro por ser a primeira vez, então queria saber a opinião de vocês sobre:

Placa de vídeo (já tenho): Gigabyte RTX 2060 Super
Processador: I7-9700KF
Placa mãe: Gigabyte Aorus Z370M
RAM: 2x16 Corsair Vengeance 3200Mhz
SSD: HP S700 PRO 1 tb
Fonte: Corsair 80 Plus Bronze 550w
Water Cooler: Master Liquid Lite 240mm

Mudariam algo?

Nas suas pesquisas, você por acaso não esbarrou nos Ryzen da AMD? Acredito que você teria condições de montar um PC com performance similar, porém oferecendo mais threads e com consumo de energia menor que a solução da Intel, além de ter a possibilidade de upgrades futuros, seja para uma CPU com mais núcleos e/ou maior performance por núcleo (quando surgir a quarta geração).

Em termos de CPU, recomendaria tanto o 3600 quanto o 3700X, o que melhor encaixar no teu orçamento. Independente da escolha, você terá uma CPU com mais threads que a concorrência, que vai consumir menos energia e terá maior longevidade em detrimento da maior quantidade de threads e do melhor desenvolvimento de jogos para essa arquitetura, que será a mesma usada nos futuros consoles.

Problema é se no futuro tu for fazer um upgrade, é a peca que menos se troca no PC.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vi que no site da AMD que o Ryzen 7 2700x suporta até 2933Mhz, enquanto as memoria que eu escolhi são 3000Mhz, será que vou ter algum tipo de problema? Já que os Ryzen são famosos por terem esse problema? Poderia fazer um mini overclock e setar para 3000Mhz?

Pior é meu TOC...

O que o IMC da CPU suporta nativamente é 2933 MHz, mas você pode overclockar sim para 3000-3200 MHz sem maiores problemas. Você só teria bronca a partir dos 3400 MHz, pois nessa frequência em diante a sorte do silício do IMC da CPU/chips de memória e a qualidade da placa-mãe entram em ação.

E aí pessoal

Escolhi uma placa mãe Asus Rog Strix B450 E Gaming porque achei muito bom para o que preciso, um Ryzen 3600 porque acredito ser um ótimo custo-benefício e que alcance um bom desempenho em games, uma RTX 2060 (estou em dúvida se é um bom casamento com o 3600 pra talvez usar Ray Trancing).

De resto eu estava pensando em focar no custo-benefício daqueles não tão caros pra montar um PC que rode jogos a pelo menos 75fps e Competitivo até 240 fps.

Queria recomendação de boas memórias e fonte para completar esse setup e uma análise dos entendedores sobre o que já mencionei querer.

Valeu pessoal

Sinceramente, eu não pegaria uma RTX 2060 pensando em usá-la com Ray Tracing por 2 motivos: primeiro, ela não tem núcleos dedicados suficientes para rodar RT sem sacrificar muito da performance (ah não ser que você use DLSS junto, que reduzirá a qualidade da imagem por meio do downgrade na resolução interna de renderização). Segundo, não sabemos como será o hardware responsável por rodar RT nos consoles, mas sem dúvida não será igual ao que a nVidia usa; se por acaso o hardware dos consoles puder processar RT sem uso de funções fixas, como ocorre hoje no hardware da nVidia, todas as placas RTX da atual geração poderão se tornar obsoletas para rodar esta feature com a qualidade/performance que desejamos nos futuros jogos pós-lançamento da nova geração (talvez com exceção da 2080 TI, pelo poder bruto que ela tem, mas nem por ela eu poria a mão no fogo)

Também, dependendo do preço cobrado por essa STRIX B450, talvez fosse possível pegar algo melhor pelo menos do ponto de vista do VRM. As placas da Asus costumam custar mais caro que suas rivais e não tendem a oferecer mais features por isso.

Falouws :cool:
 
Última edição:
Boa noite, amigos!
Tô precisando de uma ajuda:
Dei um upgrade no meu PC e agora tô com ASUS B450F, RTX 2070S, 32GB RAM 3200MHZ, monitor 1440p/144hz e um Ryzen 5 2600x. O problema é que tinha 16GB (2x8GB) de RAM e rodava sussa nos 3200MHZ, mas troquei por 32GB (2x16GB) e não consigo deixar estável em 3200MHZ, em 3000MHZ fica sussa, mas com 3200MHZ não fica (já tentei usar o DRAM Calculator, mas não funcionou (pode ser também pq não tinha ideia do que metade daquelas coisas eram lol)
Vi agora que consigo passar meu 2600x por uns 700 no ML e um 3600 tá 1,1k.
Vale a pena esse upgrade? Pensei tambem no 3700x, mas ele tá 1,7k e só uso o PC pra jogar mesmo.
 
O que o IMC da CPU suporta nativamente é 2933 MHz, mas você pode overclockar sim para 3000-3200 MHz sem maiores problemas. Você só teria bronca a partir dos 3400 MHz, pois nessa frequência em diante a sorte do silício do IMC da CPU/chips de memória e a qualidade da placa-mãe entram em ação.

Opa, Vlw, vou fazer isso, meu TOC vai me incomodar com isso, kkkk.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Então, o que mais fiquei com dúvida foi sobre a placa mãe, que eu não entendo muito. Essa z370 daria muita diferença pra uma z390?
Também fiquei na duvida se esse water cooler encaixa bem com o restante do setup, meu PC vai ficar num lugar quente e sem ar

Aqui diz as diferenças da Z370 para Z390: https://ugle.com.br/blog/hardware/diferenca-chipset-z370-z390

Eu estava me atualizando sobre as placa mãe, e pelo que eu vi, algumas tem péssima ventilação, sendo necessário o uso de cooler, pois acredite se quiser, a longo prazo dará problema. Então por via das duvidas, coloque alguns cooler em cima, na frente e atras, acredito que 1 em cada parte mais seu water cooler de conta, tem também alguns cooler que "puxam e jogam", são trambolhos grande, tem que ver se não terá problemas em bater nas memoria RAM.


Verifique no seu gabinete, que tipo de placa mãe ele suporta(encaixes), geralmente são letrinhas como "ATX" que a mais comum, mas tem também outros encaixes, como (SUPORTE PARA PLACA-MÃESSI EEB, SSI CEB, XL-ATX, E-ATX, ATX, Mini ITX).


Dando uma olhada por cima no Site da Gigabyte e do seu Water Cooler são compatíveis, resta saber se o seu gabinete suporta a placa mãe, é bem provável que sim.
 
Última edição:
daqui uns meses vou para o EUA e estou pensando em fazer um UP no PC, mas até agora não vi nada interessante, alguém poderia recomendar algo para mudar
meu uso do PC é apenas para jogos.
jogo muito PUBG e quando não estou jogando pubg é Cod:mw.
games single player eu travo o fps em 60 pq jogo com controle.
só quero trocar por causa da oportunidade de ir no EUA e achei alguém para comprar minhas peças antiga.
PC atual é o da assinatura e minha resolução é 3440x1440p
 
Boa noite, amigos!
Tô precisando de uma ajuda:
Dei um upgrade no meu PC e agora tô com ASUS B450F, RTX 2070S, 32GB RAM 3200MHZ, monitor 1440p/144hz e um Ryzen 5 2600x. O problema é que tinha 16GB (2x8GB) de RAM e rodava sussa nos 3200MHZ, mas troquei por 32GB (2x16GB) e não consigo deixar estável em 3200MHZ, em 3000MHZ fica sussa, mas com 3200MHZ não fica (já tentei usar o DRAM Calculator, mas não funcionou (pode ser também pq não tinha ideia do que metade daquelas coisas eram lol)
Vi agora que consigo passar meu 2600x por uns 700 no ML e um 3600 tá 1,1k.
Vale a pena esse upgrade? Pensei tambem no 3700x, mas ele tá 1,7k e só uso o PC pra jogar mesmo.
Valer vale, mas eu tentaria antes fazer um over na memória já que em 1440p a diferença é mínima(já tive o 2600X).
Qual é o chip da sua memória nova?
edit: 3700x para jogos é besteira.
 
Última edição:
Boa noite, amigos!
Tô precisando de uma ajuda:
Dei um upgrade no meu PC e agora tô com ASUS B450F, RTX 2070S, 32GB RAM 3200MHZ, monitor 1440p/144hz e um Ryzen 5 2600x. O problema é que tinha 16GB (2x8GB) de RAM e rodava sussa nos 3200MHZ, mas troquei por 32GB (2x16GB) e não consigo deixar estável em 3200MHZ, em 3000MHZ fica sussa, mas com 3200MHZ não fica (já tentei usar o DRAM Calculator, mas não funcionou (pode ser também pq não tinha ideia do que metade daquelas coisas eram lol)
Vi agora que consigo passar meu 2600x por uns 700 no ML e um 3600 tá 1,1k.
Vale a pena esse upgrade? Pensei tambem no 3700x, mas ele tá 1,7k e só uso o PC pra jogar mesmo.

Você roda em 1440p, Suas memorias em 3000 ou 3200, além do seu processador ser 2600 ou 3600 não fará quase nenhuma diferença. O peso está todo na GPU. Pra melhorar seu desempenho melhor vender sua placa de video e comprar uma superior. Se colocar o 3700X e 32gb @ 3200mhz ganhar 5~7 fps vai ser muito.

Se fosse em 1080p a historia seria outra...
 
Última edição:
Valer vale, mas eu tentaria antes fazer um over na memória já que em 1440p a diferença é mínima(já tive o 2600X).
Qual é o chip da sua memória nova?
edit: 3700x para jogos é besteira.
Pelo Taiphoon sao Samsungs B-Die (Corsair Vengeance Pro), mas não consegui nem jogar pros 3200MHz “de fabrica” da memoria (oc de fabrica, mas deu pra entender hahah), imagina tentar aumentar.
Pensei no up como algo pra garantir o PC por um anos. Sei que o 2600x é um belo processador, mas o cxb do 3600 é ridiculo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Você roda em 1440p, Suas memorias em 3000 ou 3200, além do seu processador ser 2600 ou 3600 não fará quase nenhuma diferença. O peso está todo na GPU. Pra melhorar seu desempenho melhor vender sua placa de video e comprar uma superior. Se colocar o 3700X e 32gb @ 3200mhz ganhar 5~7 fps vai ser muito.

Se fosse em 1080p a historia seria outra...
Superior a minha vga atual só se eu for pagar 1k a mais pra 10% numa 2080s ou o dobro do que paguei pra uma 2080ti, ou seja, jamais.

E uma dúvida agora:
Meu pc ficar instavel com over da memoria é culpa da cpu ou da mobo?
Procurei no google e parece ser da cpu, mas não achei nada claro.
Rodei o memtest e as memorias passaram todas (rodando a 3000mhz), mas se tentar 3200mhz ela nem boota/fica dando bsod direto.
 
Aqui diz as diferenças da Z370 para Z390: https://ugle.com.br/blog/hardware/diferenca-chipset-z370-z390

Eu estava me atualizando sobre as placa mãe, e pelo que eu vi, algumas tem péssima ventilação, sendo necessário o uso de cooler, pois acredite se quiser, a longo prazo dará problema. Então por via das duvidas, coloque alguns cooler em cima, na frente e atras, acredito que 1 em cada parte mais seu water cooler de conta, tem também alguns cooler que "puxam e jogam", são trambolhos grande, tem que ver se não terá problemas em bater nas memoria RAM.


Verifique no seu gabinete, que tipo de placa mãe ele suporta(encaixes), geralmente são letrinhas como "ATX" que a mais comum, mas tem também outros encaixes, como (SUPORTE PARA PLACA-MÃESSI EEB, SSI CEB, XL-ATX, E-ATX, ATX, Mini ITX).


Dando uma olhada por cima no Site da Gigabyte e do seu Water Cooler são compatíveis, resta saber se o seu gabinete suporta a placa mãe, é bem provável que sim.

Pelo que vi, as diferenças entre a Z370 e Z390 são poucas (USB 3.1 e Wi-fi 802.11 ac). A questão é que a diferença de preço é de, pelo menos R$ 300,00.
No meu ponto de vista não parecem ser diferenças que compensam o valor, certo? Ou estou deixando de levar algo em consideração?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, estou com uma outra dúvida que é a seguinte: depois que entendi que minhas memórias precisam ter uma frequência máxima de 2666mhz, percebi que está um pouco difícil de achá-las das marcas que havia pensado (Corsair Vengeance ou HyperX Fury). Encontrei as seguintes opções, para os 16gb que eu preciso:

- 1 memória HyperX Fury de 16gb/2666Mhz R$ 589,00 (Terabyte)
- 2 memórias Corsair Vengeance LPX de 8gb/2666Mhz R$ 540,94 (Kabum)
- 2 memórias Corsair Vengeance LPX de 8gb/2666Mhz R$ 588,12 (Kabum)
- 2 memórias Corsair Vengeance LPX de 8gb/2666Mhz (RGB) R$ 590,80 (Pichau)

Eu peguei essas marcas como referência por indicação, mas se acharem que há outras marcas tão boas quanto, fiquem a vontade para indicar.
 
Última edição:
Pelo que vi, as diferenças entre a Z370 e Z390 são poucas (USB 3.1 e Wi-fi 802.11 ac). A questão é que a diferença de preço é de, pelo menos R$ 300,00.
No meu ponto de vista não parecem ser diferenças que compensam o valor, certo? Ou estou deixando de levar algo em consideração?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal, estou com uma outra dúvida que é a seguinte: depois que entendi que minhas memórias precisam ter uma frequência máxima de 2666mhz, percebi que está um pouco difícil de achá-las das marcas que havia pensado (Corsair Vengeance ou HyperX Fury). Encontrei as seguintes opções, para os 16gb que eu preciso:

- 1 memória HyperX Fury de 16gb/2666Mhz R$ 589,00 (Terabyte)
- 2 memórias Corsair Vengeance LPX de 8gb/2666Mhz R$ 540,94 (Kabum)
- 2 memórias Corsair Vengeance LPX de 8gb/2666Mhz R$ 588,12 (Kabum)
- 2 memórias Corsair Vengeance LPX de 8gb/2666Mhz (RGB) R$ 590,80 (Pichau)

Eu peguei essas marcas como referência por indicação, mas se acharem que há outras marcas tão boas quanto, fiquem a vontade para indicar.

Sim, está deixando de levar em consideração a opção do Ryzen da AMD, seja lá por qual motivo. Apenas gostaria de saber o motivo que te levou a ignorar uma CPU (Ryzen 7 3800X, mais precisamente) com o dobro de threads, que tem performance bastante similar, custa mais barato e com certeza terá maior longevidade que o seu "rival" direto...

Mas enfim, no que diz respeito às diferenças entre a Z370 e 390, lembre-se que não é só de recursos que vive a placa-mãe: VRM, para alimentar adequadamente essa criança gulosa, também é MUITO importante, especialmente em overclock (que acredito ser o seu caso, senão você não estaria pegando uma CPU com final K e uma placa com chipset Z, a única combinação possível que permite esta prática).

Com relação à RAM, você não precisa pegar necessariamente memórias nessa frequência, pois placas-mães com chipset Z permitem overclock na memória RAM também. De todo modo, as memórias que você citou estão caras pro que oferecem, então recomendo 2 pentes do modelo abaixo:


São boas para overclock, até mesmo com o Ryzen, e 16GB dela fica abaixo dos R$ 500.

Falouws :cool:
 
Pessoal

Até qual frequência de memória ram, essa placa mãe aguenta?

Quando ela diz 3200mhz (OC), ela só vai funcionar em 3200mhz, eu fazendo overclock?

Comprei um R7 2700X, vale a pena trocar as memórias de 2133mhz para 3200mhz?
Os ganhos serão substanciais para Render/Autocad/Sketchup/Lumion/Games ?
 
Pelo Taiphoon sao Samsungs B-Die (Corsair Vengeance Pro), mas não consegui nem jogar pros 3200MHz “de fabrica” da memoria (oc de fabrica, mas deu pra entender hahah), imagina tentar aumentar.
Pensei no up como algo pra garantir o PC por um anos. Sei que o 2600x é um belo processador, mas o cxb do 3600 é ridiculo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Superior a minha vga atual só se eu for pagar 1k a mais pra 10% numa 2080s ou o dobro do que paguei pra uma 2080ti, ou seja, jamais.

E uma dúvida agora:
Meu pc ficar instavel com over da memoria é culpa da cpu ou da mobo?
Procurei no google e parece ser da cpu, mas não achei nada claro.
Rodei o memtest e as memorias passaram todas (rodando a 3000mhz), mas se tentar 3200mhz ela nem boota/fica dando bsod direto.

Infelizmente essa é a condição. No seu caso como usa 1440p é jogar dinheiro no lixo mudando de 2600X para 3600 e de 3000mhz para 3200mhz.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pra quem quiser comprar agora é o momento kkk

 
Pessoal

Até qual frequência de memória ram, essa placa mãe aguenta?

Quando ela diz 3200mhz (OC), ela só vai funcionar em 3200mhz, eu fazendo overclock?

Comprei um R7 2700X, vale a pena trocar as memórias de 2133mhz para 3200mhz?
Os ganhos serão substanciais para Render/Autocad/Sketchup/Lumion/Games ?

Eu cheguei a rodar um valor entre 3300-3400 MHz nessa placa usando minhas memórias Corsair (Samsung B-Die), num 3200G (Zen+). Portanto, é possível sim ultrapassar os 3200 MHz, mas aí vai depender se os chips de memória suportam trabalhar com uma frequência acima do listado nominalmente e se o silício da controladora de memória suporta trabalhar acima dos 2933 MHz nativos (a maioria consegue chegar nos 3200 MHz pelo menos).

Tudo que for acima de 2933 MHz, frequência nativa de trabalho da RAM para o 2700X, é considerado OC, portanto entra no barco da loteria do silício. Entretanto, a grande maioria das configurações consegue rodar memórias a 3000-3200 MHz bastando carregar o XMP da memória na BIOS e salvando a alteração.

Sim, com toda certeza vale à pena investir em memórias mais rápidas, pois além do salto de frequência ser substancial, o pulo na performance também o será. Recomendo pelo menos 3000 MHz CL15, como as Crucial que indiquei no post anterior, mas se você encontrar 3200 MHz CL16 por um preço parecido, também pode ser.

Falouws :cool:
 
Fala aí pessoal, beleza?

Então, eu tava dando uma olhada no grande Ray Trancing e achei sensacional de primeira impressão, queria saber a opinião de vocês sobre a tal tecnologia monstra hehe

Outro ponto que quero impor aqui para se encaixar no fórum é a questão de que se eu comprasse a queridinha RTX 2060 super eu conseguiria aplicar Ray Trancing com um 3600 ou se o processador não interfere nisso?

Valeu gurizada
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo