• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Dúvidas sobre upgrades e configurações gamer/profissional/escritório/etc - POSTE AQUI !

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Consegue refinar esses parâmetros ai um pouco? Diminuindo manualmente ou até usando o Ryzen Calculator? eu vi um review do Tom's Hardare onde ele conseguiu em 3200MHz 21-21-21-42. Já vi até (provavelmente chip gold) preset em outro review em 16-18-18-38 há 3200MHz da BallistiX 3000MHz base block.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@Foks O último review foi há 3600 16-18-18-38 com memórias com 3000MHz base clock.
 
Consegue refinar esses parâmetros ai um pouco? Diminuindo manualmente ou até usando o Ryzen Calculator? eu vi um review do Tom's Hardare onde ele conseguiu em 3200MHz 21-21-21-42. Já vi até (provavelmente chip gold) preset em outro review em 16-18-18-38 há 3200MHz da BallistiX 3000MHz base block.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

@Foks O último review foi há 3600 16-18-18-38 com memórias com 3000MHz base clock.

Consegui melhorar. DOCP estava desativado.

 
Consegui melhorar. DOCP estava desativado.


Tá vendo garoto!!! Falei que era só apertar um pouco mais os times que o bichinho ia voar! Tá praticamente 1/1 meu parceiro. Agora é só se divertir!

PS: Se vc for perfeccionista como eu vai querer tirar o talo e ver até onde consegue com timings baixos, mas ai é ficar toda hr testando.
 
Tá vendo garoto!!! Falei que era só apertar um pouco mais os times que o bichinho ia voar! Tá praticamente 1/1 meu parceiro. Agora é só se divertir!

PS: Se vc for perfeccionista como eu vai querer tirar o talo e ver até onde consegue com timings baixos, mas ai é ficar toda hr testando.

Pois é!
Vou pesquisar mais sobre o assunto...testar mais e ver o CxB.
Por ora, fiquei satisfeito.
De quebra, fiz um over leve na 1080ti e, também, ficou estável.
 
Guys, qual dessas duas memórias se encaixaria melhor num 3800x/3900x? (MOBO: Asus TUF Gaming X570-PLUS)




ou




Aquele tal de Infinity Fabric funciona perfeitamente até 3600MHz ou 3733MHz? Pra ativar essa frequência é só ir na BIOS e ativar o DOCP?
 
Última edição:
Guys, qual dessas duas memórias se encaixaria melhor num 3800x/3900x? (MOBO: Asus TUF Gaming X570-PLUS)




ou




Aquele tal de Infinity Fabric funciona perfeitamente até 3600MHz ou 3733MHz? Pra ativar essa frequência é só ir na BIOS e ativar o DOCP?


Memórias de altíssima frequência e latência muito alta, entregam na prática, um resultado similar (inferior até, dependendo da aplicação) ao de memórias com clock um pouco inferior e latência menores.

Se dinheiro não for o problema, pode unir as duas coisas, frequência + baixa latência.
É caro e nem sei se é fácil achar nestas bandas...

Se o objetivo for jogos, memórias 3200 CL 16, ou, 3000 CL 15, são o sweet spot.

Dá uma olhada no YT. Há muito material comparativo.
 
Guys, qual dessas duas memórias se encaixaria melhor num 3800x/3900x? (MOBO: Asus TUF Gaming X570-PLUS)




ou




Aquele tal de Infinity Fabric funciona perfeitamente até 3600MHz ou 3733MHz? Pra ativar essa frequência é só ir na BIOS e ativar o DOCP?


Você precisa obrigatoriamente comprar na Kabum? Porque assim, apesar de terem uma boa oferta de produtos, a maioria custa muito caro comparada com as demais lojas, e as memórias que você citou possuem latências relativamente altas (CL17-21-21 para o modelo 3600 MHz e CL19-23-23 para o modelo 3733 MHz; nada confirmado, mas essas memórias devem usar IC da Hynix e, aparentemente, os modelos com serial de final "CJR" são melhores para OC, mas não sei se esses modelos que você citou possuem tais chips), apesar de serem menores que alguns modelos 3600 MHz, que vem com CL18-22-22.

Diante do aumento de latência para o pequeno ganho na frequência, acredito que essas memórias utilizem os mesmos chips de memória, então não creio que seja vantajoso pagar mais caro pra levar o modelo de 3733 MHz pra casa. Além disso, como disseram, aumentar muito a frequência e afrouxar as latências para atingir essa maior velocidade acaba meio que anulando esse benefício, especialmente em jogos (eles gostam de um menor tempo de acesso aos dados presentes na memória RAM). Pelo preço, realmente não sei se compensa, mesmo considerando que seria possível reduzir a frequência de trabalho e tunar as latências para valores mais apertados.

Ao meu ver, ao menos na Kabum, a melhor relação entre performance e preço é essa memória aqui:


Elas são conhecidas por overclockar muito bem, apesar do processso de tuning ter que ser feito manualmente e variar conforme a qualidade do silício, mas elas possuem ICs Micron E-Die e tem muita gente aqui no forum (que tiveram a paciência de tunar cada detalhe) atingindo 3600 MHz ou mais com esse mesmo modelo. Basta comprar 2 pentes pra formar os 16GB e está tudo certo :joia:

Quanto à questão do Infinity Fabric, ele é o barramento interno responsável por conectar o IO Die (que contém o controlador de memória, PCI-E, etc.) aos chiplets do Ryzen (que contém os núcleos). Esse barramento, até 3733 MHz, trabalha em modo síncrono com a memória RAM, ou seja, na mesma velocidade (razão 1:1). A partir do momento que você supera os 3733 MHz de frequência, o IF passa a trabalhar em modo assíncrono com a memória na razão 2:1, ou seja, na metade da velocidade nominal de trabalho da memória. Com isso, há um aumento na latência de comunicação entre a CPU e a RAM e isso acaba reduzindo a performance nos cenários que se beneficiam de uma menor latência, como os jogos. É possível fazer OC para 3800 MHz e, manualmente, setar o multiplicador do IF para que ele trabalhe em sincronia com a memória RAM, mas nem todos os chips Ryzen tem essa capacidade, então vai depender da loteria do silício nesse caso (meu 3600, por exemplo, não consegue trabalhar em 3800 MHz em ambos os casos, então tive que configurar, no máximo, a 3733 MHz, que é o máximo permitido para se usar a razão 1:1).

E sim, pra ativar essa frequência, basta carregar o perfil XMP (ou DOCP, no caso da BIOS da Asus) e sair da BIOS salvando os dados. Talvez o tCL não fique exatamente em 17 ns, pois o IMC do Ryzen é meio frescurento com números ímpares, então ele deve subir para CL18, assim como aconteceu com a minha memória e foi por causa disso que resolvi descer um pouco a frequência e tunar as latências para melhorar a velocidade da mesma.

Falouws :cool:
 
A diferença de performance do 3600 para o 3600X é de 3% em média, mas essa diferença nem sempre se traduz na mesma proporção no quesito preço. Quanto à questão de overclockar melhor, isso vai depender mais da qualidade do silício do que qualquer outra coisa, como pode ser visto no vídeo abaixo:




No mais, overclock na plataforma Ryzen, no momento, não tem muito proveito já que as CPUs saem de fábrica entregando basicamente a totalidade da performance que de fato teriam, graças ao algoritmo (Precision Boost) que overclocka a CPU de forma automática. Na verdade, dependendo do clock que você consiga atingir em todos os núcleos, algumas atividades podem acabar perdendo performance pelo fato dos núcleos não atingirem o valor máximo do boost quando apenas 1 ou 2 deles estão executando esta atividade. Você com certeza tirará mais performance fazendo OC na memória RAM (ou usar memórias mais rápidas logo de cara) que OC na CPU :true:

Quanto à questão de economizar na placa-mãe, é possível pegar uma boa B450 que rodará tranquilamente o 3600; porém, se lá na frente você decidir por fazer um upgrade para, digamos, um 3900X, o VRM dessa placa pode não aguentar o o rojão dele mesmo trabalhando em stock. Tendo isso em mente, e sabendo que todas as X570 possuem VRM potente o suficiente para levar tanto o 3900X quanto o 3950X em stock, eu não vejo o investimento nelas como desperdício (não só pela questão do VRM, como pela questão das features extras também oferecidas graças às linhas extras PCI-E do novo chipset e da maior banda que elas comportam), pensando obviamente à longo prazo. De todo jeito, se decidir por realizar essa economia, e caso deseje realizar o dito upgrade no futuro, a placa-mãe com especificações mínimas que recomendo seria a Asrock B450M Pro4, que infelizmente só pode ser encontrada no Mercado Livre; outra opção, que também tem bom VRM mas custa mais caro, é a MSI B450 Gaming Plus. Existem outras opções também, mas ou elas sumiram do mercado ou estão cobrando um preço absurdamente elevado, o que acaba não compensando (como é o caso da B450 Tomahawk da MSI). Ambas as placas citadas seguram de boa o 3900X sem necessitar de ventilação extra, mas por utilizarem um chipset intermediário, podem apresentar limitações no que diz respeito à ajustes na BIOS, seja ausência de ajustes finos para overclocking, ou limitação no valor máximo que pode ser configurado em uma determinada opção (como no caso da Pro4, que limite a tensão máxima que se pode colocar à memória para 1.4V).

No tocante à fonte, sabendo que você pretende usar uma 5700 XT nessa configuração, eu sinceramente não recomendo economia na fonte por 2 motivos: primeiro, você dificilmente vai achar algo similar, em termos de projeto/eficiência, custando mais barato (mesmo sendo semi-modular); segundo, apesar de existirem fontes mais baratas que o modelo de 650W que citei, a economia ao meu ver é pequena para justificar o downgrade. Enfim, a decisão é sua, eu no seu lugar não faria a economia em um dos itens mais importantes do PC, mas caso você opte por isso, tem uma fonte da Sharkoon (650W 80 Plus Gold, semi-modular) que foi testada recentemente pelo TecLab em, na avaliação deles, passou "na bucha": a fonte cumpriu a eficiência, porém no limite do padrão 80 Plus. Tensões estáveis e próximas dos valores nominais. Apesar de estar dentro do padrão da Intel, o ripple o da linha 12V ficou um pouco acima do valor que o TecLab considera aceitável (60 mV) e o das demais linhas foi considerado normal. No teste de sobrecarga, a fonte aguentou um percentual bacana e depois desligou, sem elevar tanto o ripple (que subiu de 65 mV para algo próximo de 80 mV).

Outra opção na mesma faixa de preço seria a Gigabyte G750H, que também é Gold e semi-modular, mas acredito que o TecLab não a testou. Mesmo assim, segundo esse site, o projeto dela é da CWT (a mesma fabricante da minha HX750i); uma pena que não tenha reviews para atestar a sua qualidade, mas tomara que ela se comporte melhor que a Gigabyte B700H, fonte que o TecLab teve a oportunidade de testar nesse vídeo e que, apesar do ripple na linha 12V ter ficado abaixo de 60 mV, ele não era lá essas coisas todas; além disso, as tensões da linha 12V, apesar de estarem acima do mínimo aceitável (11.40V), não estavam próximas de 12V, mesmo mantendo uma certa estabilidade. No teste de sobrecarga, apesar de ter superado os 10%, as tensões nas linhas caíram demais e o ripple na linha 12V bateu 951 mV de pico ( :mother: ), o que poderia fatalmente ter levado uma CPU, GPU, placa-mãe embora... Acredito que o projeto do modelo Gold seja melhor, mas, de novo, como não há qualquer review desse modelo, não há como dar certeza.

Enfim, para a RX 5700 XT, eu não recomendo fontes inferiores à 650W, e se você futuramente decidir fazer a permuta do 3600 por uma CPU mais gulosa, economizar na fonte nesse momento também não é uma boa opção. Quanto à questão de ser ou não modular, por mais que possa parecer ser apenas uma questão estética, a modularidade permite a utilização apenas dos cabos que sua máquina irá de fato utilizar, além de facilitar e muito a instalação da fonte dentro do case e o cable management dos cabos (não vai precisar ficar escondendo cabos e conectores que você não pretende utilizar). Como a maioria dos cases hoje é pequeno, e com janela em vidro, quanto menos cabos você tiver para esconder, mais fácil será o trabalho de deixar a build esteticamente agradável aos olhos.

No quesito gabinetes, prefiro não opinar porque não pesquiso muito sobre esses itens. O máximo que posso fazer é tentar comparar 2-3 modelos e escolher o que, em teoria, seria a melhor opção. Quanto ao WC, não há necessidade de ser usar um para refrigerar o 3600 ou mesmo o 3900X; comprando um bom air cooler do tipo torre, com pelo menos 4 heatpipes e fans de 120 mm, já é suficiente pra refrigerá-los em stock. Eu mesmo decidi ir por esse caminho e não me arrependo nenhum pouco.



Falouws :cool:



Novamente, muito obrigado pelo tempo que dedicou me passando essas informações.
Eu acredito que estou chegando no meu setup final:
  • Ryzen 3600
  • Asus TUF Gaming X570-PLUS
  • RX 5700 XT ou RX 5700 - Não sei qual ta compensando mais para 1440p 60 Hz e UWFHD >100
  • XFX XTR2
  • Memórias 3200Mhz CL 16
Sobre as memórias, componentes de refrigeração e outros componentes, vou buscar integração com o Aura Sync... porque sim :D
Obrigado por toda a ajuda!
 
Novamente, muito obrigado pelo tempo que dedicou me passando essas informações.
Eu acredito que estou chegando no meu setup final:
  • Ryzen 3600
  • Asus TUF Gaming X570-PLUS
  • RX 5700 XT ou RX 5700 - Não sei qual ta compensando mais para 1440p 60 Hz e UWFHD >100
  • XFX XTR2
  • Memórias 3200Mhz CL 16
Sobre as memórias, componentes de refrigeração e outros componentes, vou buscar integração com o Aura Sync... porque sim :D
Obrigado por toda a ajuda!
Vai de RX 5700 XT, vai te dar mais gás pra 1440p.
 
Novamente, muito obrigado pelo tempo que dedicou me passando essas informações.
Eu acredito que estou chegando no meu setup final:
  • Ryzen 3600
  • Asus TUF Gaming X570-PLUS
  • RX 5700 XT ou RX 5700 - Não sei qual ta compensando mais para 1440p 60 Hz e UWFHD >100
  • XFX XTR2
  • Memórias 3200Mhz CL 16
Sobre as memórias, componentes de refrigeração e outros componentes, vou buscar integração com o Aura Sync... porque sim :D
Obrigado por toda a ajuda!

Segundo o TechPowerUp, a 5700 XT é 14% mais rápida que a 5700, então para 1440p@60FPS ou para UW1080p>=100FPS, todo poder adicional ajuda, especialmente se você puder cobrir a diferença no preço e ela não for tão grande. Se ainda tiver o modelo Sapphire Pulse da 5700 XT por R$ 2100, melhor ainda.

Quanto às memórias, apesar de não fazer questão das luzinhas (exceto no teclado, que ajuda bastante quando usamos o PC à noite), não faço objeção para quem curte.

Não pesquisei à fundo, mas vendo na Pichau, que é uma das lojas com maior variedade de kits de memória, encontrei 2 exemplares da Corsair, mudando apenas a cor:



Tem também esse da G.Skill, com as mesmas especificações, mas ao meu ver não compensa o adicional cobrado:


Se for pra pagar tudo isso numa memória, eu prefiro pegar a Corsair abaixo que, apesar de mais cara, roda numa frequência maior e vem com chips Samsung B-Die:


Ou, se você faz questão do modelo preto:


Tá bem mais caro, mas é B-Die também, só que tunada para baixas latências. Não sei se seria melhor que o pente indicado acima, em termos de qualidade de silício para overclocking, mas você sem dúvida não iria errar se comprasse qualquer uma delas :true:

Falouws :cool:
 
Você precisa obrigatoriamente comprar na Kabum? Porque assim, apesar de terem uma boa oferta de produtos, a maioria custa muito caro comparada com as demais lojas, e as memórias que você citou possuem latências relativamente altas (CL17-21-21 para o modelo 3600 MHz e CL19-23-23 para o modelo 3733 MHz; nada confirmado, mas essas memórias devem usar IC da Hynix e, aparentemente, os modelos com serial de final "CJR" são melhores para OC, mas não sei se esses modelos que você citou possuem tais chips), apesar de serem menores que alguns modelos 3600 MHz, que vem com CL18-22-22.

Diante do aumento de latência para o pequeno ganho na frequência, acredito que essas memórias utilizem os mesmos chips de memória, então não creio que seja vantajoso pagar mais caro pra levar o modelo de 3733 MHz pra casa. Além disso, como disseram, aumentar muito a frequência e afrouxar as latências para atingir essa maior velocidade acaba meio que anulando esse benefício, especialmente em jogos (eles gostam de um menor tempo de acesso aos dados presentes na memória RAM). Pelo preço, realmente não sei se compensa, mesmo considerando que seria possível reduzir a frequência de trabalho e tunar as latências para valores mais apertados.

Ao meu ver, ao menos na Kabum, a melhor relação entre performance e preço é essa memória aqui:


Elas são conhecidas por overclockar muito bem, apesar do processso de tuning ter que ser feito manualmente e variar conforme a qualidade do silício, mas elas possuem ICs Micron E-Die e tem muita gente aqui no forum (que tiveram a paciência de tunar cada detalhe) atingindo 3600 MHz ou mais com esse mesmo modelo. Basta comprar 2 pentes pra formar os 16GB e está tudo certo :joia:

Quanto à questão do Infinity Fabric, ele é o barramento interno responsável por conectar o IO Die (que contém o controlador de memória, PCI-E, etc.) aos chiplets do Ryzen (que contém os núcleos). Esse barramento, até 3733 MHz, trabalha em modo síncrono com a memória RAM, ou seja, na mesma velocidade (razão 1:1). A partir do momento que você supera os 3733 MHz de frequência, o IF passa a trabalhar em modo assíncrono com a memória na razão 2:1, ou seja, na metade da velocidade nominal de trabalho da memória. Com isso, há um aumento na latência de comunicação entre a CPU e a RAM e isso acaba reduzindo a performance nos cenários que se beneficiam de uma menor latência, como os jogos. É possível fazer OC para 3800 MHz e, manualmente, setar o multiplicador do IF para que ele trabalhe em sincronia com a memória RAM, mas nem todos os chips Ryzen tem essa capacidade, então vai depender da loteria do silício nesse caso (meu 3600, por exemplo, não consegue trabalhar em 3800 MHz em ambos os casos, então tive que configurar, no máximo, a 3733 MHz, que é o máximo permitido para se usar a razão 1:1).

E sim, pra ativar essa frequência, basta carregar o perfil XMP (ou DOCP, no caso da BIOS da Asus) e sair da BIOS salvando os dados. Talvez o tCL não fique exatamente em 17 ns, pois o IMC do Ryzen é meio frescurento com números ímpares, então ele deve subir para CL18, assim como aconteceu com a minha memória e foi por causa disso que resolvi descer um pouco a frequência e tunar as latências para melhorar a velocidade da mesma.

Falouws :cool:
Vou dar uma boa economizada com essa crucial ai, valeu pela dica!

Manos, o que vocês tem a dizer sobre esse vídeo forjado da Pichau onde eles mostram um ryzen supostamente em stock dando pau em um 8700K stock?



Engraçado que de todos os canais de hardware, tanto gringo, até mesmo o Adrenaline, apenas o teste da Pichau deu pau no i7, de resto, o 3600 leva pau até do 9400F (O Adrenaline mostra bem isso). Eles claramente forjaram os resultados, fizeram OC no Ryzen (reparem que a frequência fica travada) E a frequência do i7 também está adulterada, mais de 200 mil visualizações, mais de 200 mil pessoas enganadas, 200 mil pessoas podem comprar um 3600 achando que vão dar pau em um 8700K. Que empresa lixo, sinceramente.

Vídeo do Adrenaline provando que o 3600 perde pro 9400F:
 
Última edição:
Vou dar uma boa economizada com essa crucial ai, valeu pela dica!

Manos, o que vocês tem a dizer sobre esse vídeo forjado da Pichau onde eles mostram um ryzen supostamente em stock dando pau em um 8700K stock?



Engraçado que de todos os canais de hardware, tanto gringo, até mesmo o Adrenaline, apenas o teste da Pichau deu pau no i7, de resto, o 3600 leva pau até do 9400F (O Adrenaline mostra bem isso). Eles claramente forjaram os resultados, fizeram OC no Ryzen (reparem que a frequência fica travada) E a frequência do i7 também está adulterada, mais de 200 mil visualizações, mais de 200 mil pessoas enganadas, 200 mil pessoas podem comprar um 3600 achando que vão dar pau em um 8700K. Que empresa lixo, sinceramente.

Vídeo do Adrenaline provando que o 3600 perde pro 9400F:

Acreditar em review de loja é furada...:if:
 
Vou dar uma boa economizada com essa crucial ai, valeu pela dica!

Manos, o que vocês tem a dizer sobre esse vídeo forjado da Pichau onde eles mostram um ryzen supostamente em stock dando pau em um 8700K stock?



Engraçado que de todos os canais de hardware, tanto gringo, até mesmo o Adrenaline, apenas o teste da Pichau deu pau no i7, de resto, o 3600 leva pau até do 9400F (O Adrenaline mostra bem isso). Eles claramente forjaram os resultados, fizeram OC no Ryzen (reparem que a frequência fica travada) E a frequência do i7 também está adulterada, mais de 200 mil visualizações, mais de 200 mil pessoas enganadas, 200 mil pessoas podem comprar um 3600 achando que vão dar pau em um 8700K. Que empresa lixo, sinceramente.

Vídeo do Adrenaline provando que o 3600 perde pro 9400F:


Eu realmente não vi forjação nos testes da Pichau. Primeiramente, o Ryzen não está com overclock, pois tem testes onde o clock do mesmo oscila para baixo (como no caso do Rise of the Tomb Raider e no gráfico que eles mostram da variação do clock com o passar do tempo, que não é uma linha reta, mesmo quando em full load); o que pode ter acontecido é que a Pichau usou um sistema de refrigeração decente (em comparação com o cooler BOX) e deve ter maximizado as opções do PBO na BIOS ou no Ryzen Master e, talvez, ativado o AutoOC no RM, enquanto que no 8700K eles rodaram ele em "stock", sem ativar o MCE (que é uma opção da placa-mãe, não da CPU), que faria o clock automaticamente subir para além dos 4.3 GHz, valor referente ao boost para todos os núcleos. Em segundo lugar, os resultados do CB15 e 20 que eles obtiveram são bem próximos dos resultados que eu pessoalmente obtive no meu 3600. Em terceiro lugar, o teste deles consegue mostrar algo bem interessante: o IPC do Zen2 é superior ao IPC do Coffee Lake, pois num cenário onde a diferença no clock das CPUs é de apenas 100 MHz em desfavor da AMD, o 3600, que custa menos, consegue empatar ou mesmo superar o 8700K em alguns testes (não há como vencer em tudo, pois é fato conhecido que há jogos que tem seu código muito mais otimizado para a plataforma Core da Intel (por ter mais tempo de mercado) do que para os Ryzen da AMD).

Por fim, como os testes não possuem metodologias parecidas (mesmo hardware, mesma BIOS/drivers, mesma versão do Windows e testes feitos exatamente nos mesmos trechos de gameplay), não há como comparar ambos diretamente. Porém, fico MUITO com o pé atrás no teste do Adrenaline, ao menos com relação ao BF5: além deles terem testado o jogo no DX12, que é nitidamente mais bugado que a versão dele rodando DX11, não faz o menor sentido o 3600 tem frames mínimos piores que o 9400F, que tem metade das threads (e que, mesmo no single player, estão basicamente maximizadas, por sinal), e que o 2600X. O teste do AC Odyssey também teve resultados bem esquisitos: como é que pode o 9400F, que tem menos threads, roda num clock menor, tem menos cache e usa basicamente a mesma arquitetura que o 8700K, conseguir um valor de FPS mínimo maior que esse [fora que esse teste do TechSpot mostra o 3600 tecnicamente empatado com o 8700K, que está rodando sem qualquer restrição de TDP (idem para as demais CPUs da marca), e ficando à frente do 9600K, que é o 9400F com mais clock]? O CSGO também não me cheirou muito bem: nesse vídeo, mesmo no momento mais intenso (dentro da primeira fumaça), o FPS do Ryzen foi maior que o do 9400F (94 x 92 FPS), enquanto que no teste que o Adrenaline fez, o 9400F ficou 11 FPS à frente do 3600 (99 x 110 FPS), sendo que, durante o gameplay, o menor valor que consegui encontrar pro Ryzen foi 118 FPS nesse mesmo trecho, contra 127 FPS do 9400F. Enfim, acredito que tenham mais discrepâncias, mas essas foram as que mais saltaram aos meus olhos.

Por essas e outras que prefiro olhar vários testes/resultados, fazer uma média geral e tirar conclusões somente depois disso...

Falouws :cool:
 
Eu realmente não vi forjação nos testes da Pichau. Primeiramente, o Ryzen não está com overclock, pois tem testes onde o clock do mesmo oscila para baixo (como no caso do Rise of the Tomb Raider e no gráfico que eles mostram da variação do clock com o passar do tempo, que não é uma linha reta, mesmo quando em full load); o que pode ter acontecido é que a Pichau usou um sistema de refrigeração decente (em comparação com o cooler BOX) e deve ter maximizado as opções do PBO na BIOS ou no Ryzen Master e, talvez, ativado o AutoOC no RM, enquanto que no 8700K eles rodaram ele em "stock", sem ativar o MCE (que é uma opção da placa-mãe, não da CPU), que faria o clock automaticamente subir para além dos 4.3 GHz, valor referente ao boost para todos os núcleos. Em segundo lugar, os resultados do CB15 e 20 que eles obtiveram são bem próximos dos resultados que eu pessoalmente obtive no meu 3600. Em terceiro lugar, o teste deles consegue mostrar algo bem interessante: o IPC do Zen2 é superior ao IPC do Coffee Lake, pois num cenário onde a diferença no clock das CPUs é de apenas 100 MHz em desfavor da AMD, o 3600, que custa menos, consegue empatar ou mesmo superar o 8700K em alguns testes (não há como vencer em tudo, pois é fato conhecido que há jogos que tem seu código muito mais otimizado para a plataforma Core da Intel (por ter mais tempo de mercado) do que para os Ryzen da AMD).

Por fim, como os testes não possuem metodologias parecidas (mesmo hardware, mesma BIOS/drivers, mesma versão do Windows e testes feitos exatamente nos mesmos trechos de gameplay), não há como comparar ambos diretamente. Porém, fico MUITO com o pé atrás no teste do Adrenaline, ao menos com relação ao BF5: além deles terem testado o jogo no DX12, que é nitidamente mais bugado que a versão dele rodando DX11, não faz o menor sentido o 3600 tem frames mínimos piores que o 9400F, que tem metade das threads (e que, mesmo no single player, estão basicamente maximizadas, por sinal), e que o 2600X. O teste do AC Odyssey também teve resultados bem esquisitos: como é que pode o 9400F, que tem menos threads, roda num clock menor, tem menos cache e usa basicamente a mesma arquitetura que o 8700K, conseguir um valor de FPS mínimo maior que esse [fora que esse teste do TechSpot mostra o 3600 tecnicamente empatado com o 8700K, que está rodando sem qualquer restrição de TDP (idem para as demais CPUs da marca), e ficando à frente do 9600K, que é o 9400F com mais clock]? O CSGO também não me cheirou muito bem: nesse vídeo, mesmo no momento mais intenso (dentro da primeira fumaça), o FPS do Ryzen foi maior que o do 9400F (94 x 92 FPS), enquanto que no teste que o Adrenaline fez, o 9400F ficou 11 FPS à frente do 3600 (99 x 110 FPS), sendo que, durante o gameplay, o menor valor que consegui encontrar pro Ryzen foi 118 FPS nesse mesmo trecho, contra 127 FPS do 9400F. Enfim, acredito que tenham mais discrepâncias, mas essas foram as que mais saltaram aos meus olhos.

Por essas e outras que prefiro olhar vários testes/resultados, fazer uma média geral e tirar conclusões somente depois disso...

Falouws :cool:
Poderia então tirar uma conclusão vendo esse vídeo aqui?:



Pra mim ficou claro que a Pichau fez over no 3600 e downgrade no i7, ou seja, teste lixo, fizeram só pra vender mais amd. Não gasto meu dinheiro lá nem a pau.
 
O negocio é bem simples , onde clock alto faz diferença entre 1 e 4 nucleos , intel ainda leva pequena vantagem ( em queda no futuro ).
Em multi tarefa , no trabalho em equipe acima de 6 nucleos AMD leva vantagem ( em alta no futuro ).
O cenario do futuro parece previsivel , intel tentando tirar leite de pedra numa litografia de 14 onde ate podem conseguir maiores clock's , mas com uma produção de calor muito alta .
Ja no lado da AMD em litografia de 7 parece ter folga para refinamentos e no futuro vai alcançar maiores clock's com mais eficiencia energetica .
Quem opta por intel tem que investir mais em sistemas de refrigeração e na hora de pular geração precisa de outra placa mãe junto .
Quem opta por AMD não precisa de um sistema de refrigeração tão forte e na hora de pular de geração tem mais chances de so precisar fazer um up na bios da placa mãe .
Entre 2010 e 2019 intel dominou , agora de 2020 em diante parece que o dominio sera da AMD por pelo menos 5 anos , pois parece que a proxima geração da intel se mantem em 14nn e não tem como segurar o avanço da AMD em 7nn .
 
Novamente, muito obrigado pelo tempo que dedicou me passando essas informações.
Eu acredito que estou chegando no meu setup final:
  • Ryzen 3600
  • Asus TUF Gaming X570-PLUS
  • RX 5700 XT ou RX 5700 - Não sei qual ta compensando mais para 1440p 60 Hz e UWFHD >100
  • XFX XTR2
  • Memórias 3200Mhz CL 16
Sobre as memórias, componentes de refrigeração e outros componentes, vou buscar integração com o Aura Sync... porque sim :D
Obrigado por toda a ajuda!
RX 5700 roda 1440p de boa, eu tive uma...roda com folga, nao vejo motivos pra investir a mais na XT ainda mais agora que a AMD ja anunciou que esse ano chegam as novas Navi!
E se for comprar a RX 5700 e encontrar aquelas modelo de referencia, pode comprar se estiver bem mais barata (até uns 1500-1600 reais) porque eu tive exatamente uma dessas, e vc pode fazer undervolt nela pra deixar ela bem fria e silenciosa e com os clocks do boost bem mais altos, a minha rodava com undervolt em fullload a 68-70 graus e com cooler silencioso ainda!
 
Poderia então tirar uma conclusão vendo esse vídeo aqui?:



Pra mim ficou claro que a Pichau fez over no 3600 e downgrade no i7, ou seja, teste lixo, fizeram só pra vender mais amd. Não gasto meu dinheiro lá nem a pau.


A Pichau não fez "downgrade" no i7 pelo simples fato do processador, no teste deles, ter rodado exatamente com o mesmo clock do teste do Adrenaline, ou seja, em stock. E a Pichau também não fez overclock no 3600 porque o boost clock máximo dele é de 4200 MHz e o valor não permaneceu constante tanto em idle quanto em full load (algo que era necessário acontecer caso eles tivessem alterado manualmente o multiplicador da CPU); além disso, revendo com mais calma o vídeo da Pichau, ela só informou apenas o clock da CPU no Afterburner, não o clock individual das threads, e esse valor da CPU mostra o clock máximo atingido pelo processador, que pode ter sido atingido apenas por uma thread, ou duas, mas não por todos os núcleos (ao menos não o valor de 4200 MHz). O que realmente me deixou intrigado ao rever o vídeo foi que eles disseram que usaram o cooler BOX para o 3600, enquanto que no 8700K eles usaram o cooler Pichau Sage; se eles realmente não mentiram e usaram o cooler BOX, eles só podem ter rodado os testes num ambiente com temperatura muito baixa para conseguir atingir os 4200 MHz, mesmo que numa única thread... Aqui, eu só conseguia 4200 MHz, nesse cooler, no ambiente Windows (em idle), mas também moro numa região onde é normal bater 30°C ou mais no verão.

No mais, eu não estou aqui dizendo que o 3600 é melhor que o 8700K em jogos, pois é nítido que, além de existirem engines que rodam melhor na Intel (Far Cry 5, alguém?), se você ativar o MCE na BIOS da placa-mãe ou fizer OC manual, ele vai performar melhor que o 3600, ponto. Agora, vale à pena investir pesado numa plataforma morta (boa placa-mãe, fonte e sistema de refrigeração), pagando mais caro só pra ter, sei lá, 5-10% a mais de performance que, caso você desligue o medidor de FPS, nem irá notar a diferença? Ao meu ver, nem vale à pena pegar o 8700K e MUITO MENOS o 9400F, que até pode custar mais barato que o 3600, mas não performa melhor do que esse nos cenários CPU bound, e está com os dias contados exatamente pela falta das threads extras, presentes tanto no 8700K, quanto no 3600, quanto no futuro i5 de 10ª geração.

Se teve alguma má índole por parte da Pichau nesse vídeo, foi talvez não ter dado detalhes sobre a temperatura ambiente durante o teste, se usaram de fato o cooler BOX no mesmo e se fizeram algum tipo de alteração na BIOS ou modificação no Ryzen Master, mas eu só deixaria de comprar com eles se tivesse tido algum tipo de problema com RMA, devolução de valores devidos, essas coisas. Se você julga que o conteúdo que eles produziram é tendencioso, é muito simples resolver: basta, a partir desse momento, não dar mais bola pro que eles fazem, seja assistir, dar like, compartilhar, etc., porém acho prudente separar a Pichau, canal do Youtube, da Pichau, loja de informática, pois ao meu ver são entidades diferentes, apesar de compartilharem o mesmo nome.

Falouws :cool:
 
Poderia então tirar uma conclusão vendo esse vídeo aqui?:



Pra mim ficou claro que a Pichau fez over no 3600 e downgrade no i7, ou seja, teste lixo, fizeram só pra vender mais amd. Não gasto meu dinheiro lá nem a pau.

kkkk teste da pichau fala serio em...so banana pra levar a serio!
Alias ta cheio de carcamanos nesse youtube, tipo Ronaldo Buassari (sei la como escreve o sobre nome desse chato e arrogante), se eu fosse responsável do depto da Galaxy pelas representações internacionais eu tirava a representação da empresa das mãos dele aqui no brasil, pq ele é um carcamano safado e babaca, tipo é um cara que age por trás e na frente da camera ele da uma de legalzinho corretinho, pra ter ideia esse fdp fez maior propaganda e levou la o tal de Wanderlei JPAD (churrasqueiro, fritador de placa de video) e suas ideias mirabolantes de reparos, ai a turma começou enviar placa de video pra esse tal de JPAD...vish foi so treta, o cara roubava componente, nao devolvia equipamentos, fazia merda estragando as placas, fazia reflow que ja e um crime e fazia da pior forma possivel, ai comecou vender curso de manutençao enganando a galera que pagava 2 mil reais no curso pra ficar la numa bancada com ferro de solda soltando componentes de placa e colocando no pote, enfim....youtube hoje ta cheio de bait , vacilou cai e se fode!
 
Galera uma Fonte de de 450w 80 plus bronze segura essa conf ?

Ryzen 5 1600 AF
Rx 570 4gb XFX
Memoria RAM 8GB 3000MHZ
SSD 240GB

Sera que segura?
 
Segundo o TechPowerUp, a 5700 XT é 14% mais rápida que a 5700, então para 1440p@60FPS ou para UW1080p>=100FPS, todo poder adicional ajuda, especialmente se você puder cobrir a diferença no preço e ela não for tão grande. Se ainda tiver o modelo Sapphire Pulse da 5700 XT por R$ 2100, melhor ainda.

Quanto às memórias, apesar de não fazer questão das luzinhas (exceto no teclado, que ajuda bastante quando usamos o PC à noite), não faço objeção para quem curte.

Não pesquisei à fundo, mas vendo na Pichau, que é uma das lojas com maior variedade de kits de memória, encontrei 2 exemplares da Corsair, mudando apenas a cor:



Tem também esse da G.Skill, com as mesmas especificações, mas ao meu ver não compensa o adicional cobrado:


Se for pra pagar tudo isso numa memória, eu prefiro pegar a Corsair abaixo que, apesar de mais cara, roda numa frequência maior e vem com chips Samsung B-Die:


Ou, se você faz questão do modelo preto:


Tá bem mais caro, mas é B-Die também, só que tunada para baixas latências. Não sei se seria melhor que o pente indicado acima, em termos de qualidade de silício para overclocking, mas você sem dúvida não iria errar se comprasse qualquer uma delas :true:

Falouws :cool:

Obrigado.
Vou levar essa do primeiro link mesmo

Tbm vi umas da kingston, não sei se vale

Meu PC é o mesmo desde 2014/2015 e nunca mudei nada nele, a não ser um ssd que coloquei
Então confio muito nas marcas que to usando: Fonte da Sharkoon, Memoria Kingston, placa mãe Gigabyte, Placa de vídeo Gigabyte (sim, da época que a gigabyte prestava)

Minha ultima dúvida, haha
Audio:
Na Tv que irei jogar (1440p), o audio sairá pelo HDMI e utilizo um sistema de som surround 5.1, então esse pra mim nao muda.
No monitor Ultra Wide FHD, usarei fones de ouvido ligados no PC, um SuperLux HD681, de qualidade satisfatória (Ja deve ta defazado no CxB, como falei minha conf é de no minimo 2015).
Hoje, estou muito feliz com o audio que minha placa mãe fornece, é uma Gigabyte Gaming 3, (Realtek ALC1150 115dB SNR HD Audio with built-in rear audio amplifier)
Queria saber se o audio dessas placas que me mostraram é equivalente, pois estou muito satisfeito com o da gaming 3

Obrigado.
 
Uma dúvida curiosidade...
Eu uso Intel há muitos anos e o fato de ter vídeo onboard me ajudou em algumas ocasiões: se meu vídeo está piscando, eu consigo alternar entra a offboard e onboard para saber se é a VGA ou o monitor; se a offboard quebra de vez, eu consigo usar a onboard durante o período que eu precisar até comprar uma placa nova.
Estão falando tanto em geração morta da Intel, que estão me convencendo a comprar AMD, mas como é a vida dos que não possuem vídeo onboard? O que fazem nessas pequenas situações? Ficam sem PC mesmo, e compram logo a VGA nova, às vezes mesmo sem certeza se é ela que está morrendo, ou acabam tendo uma offboard mais barata possível para aguentar nesses momentos?
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo