[TÓPICO DEDICADO] Dúvidas sobre upgrades e configurações gamer/profissional/escritório/etc - POSTE AQUI !

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
de 120hz pra 144hz não tem diferença mesmo, mas pra 240hz tem diferença sim, outra questão é input lag, quanto mais fps menor vai ser a latencia...

Sim, diferença teórica, afinal, é o dobro (considerando 120 x 240hz). Mesma coisa de imput lag. Estamos falando de que? Uma diferença de alguns poucos milésimos de segundo. 60hz tem 17 milésimos de segundo de imput lag. 120hz é metade, ou seja, 8,5 milésimos. E de 120hz pra cima a diferença é bem menor. Se pegar 240hz, estamos falando de 4,25 milésimos de segundo de diferença que é metade do imput lag de 120hz. Tente pegar qualquer cronômetro e vai ser impossível vc marcar esse tempo. Então dizer que existe uma grande diferença na prática é impossível.

Se o cara não for um pro gamer muito bem treinado eu duvido que depois de certo ponto (arriscaria até os 120hz) ele perceba a diferença. Acho muita paranoia essa corrida por taxa de atualização por parte de jogadores comuns. Mas é assim que funciona o marketing das empresas e elas conseguem enganar direitinho muita gente.

Agora, 360hz beira a insanidade, mas a evolução é assim mesmo. Eles tentarão chegar no limite, tipo 0 imput lag ou o mais perto disso possível. Mas é algo que na prática serve mais pra pro player ostentar e empresas venderem produtos mais caros.
 
Sim, diferença teórica, afinal, é o dobro (considerando 120 x 240hz). Mesma coisa de imput lag. Estamos falando de que? Uma diferença de alguns poucos milésimos de segundo. 60hz tem 17 milésimos de segundo de imput lag. 120hz é metade, ou seja, 8,5 milésimos. E de 120hz pra cima a diferença é bem menor. Se pegar 240hz, estamos falando de 4,25 milésimos de segundo de diferença que é metade do imput lag de 120hz. Tente pegar qualquer cronômetro e vai ser impossível vc marcar esse tempo. Então dizer que existe uma grande diferença na prática é impossível.

Se o cara não for um pro gamer muito bem treinado eu duvido que depois de certo ponto (arriscaria até os 120hz) ele perceba a diferença. Acho muita paranoia essa corrida por taxa de atualização por parte de jogadores comuns. Mas é assim que funciona o marketing das empresas e elas conseguem enganar direitinho muita gente.

Agora, 360hz beira a insanidade, mas a evolução é assim mesmo. Eles tentarão chegar no limite, tipo 0 imput lag ou o mais perto disso possível. Mas é algo que na prática serve mais pra pro player ostentar e empresas venderem produtos mais caros.
Concordo, deu pra ver que tu entende do assunto e concordo que a diferença é minúscula pra não dizer imperceptivel em hertz acima de 120hz acho que o gargalo começa a ser nossos olhos acima disso kkkkkkk, mas eu não me sinto mais confortavel em jogar as coisas abaixo de 120~140 fps tanto é que to com um monte de jogo de história parado, a fluidez pra mim virou fundamental nesses ultimos anos mesmo eu não sendo pro player, muito pelo contrario, só casual mesmo, me arrisco um pouco nos comp da vida, mas nada sério.
 
pra mim fica em uns 400 fps a média jogando Valorant, mas as vezes vejo picos de 500 nas partidas, depende muito do mapa...
No cs, eu quis dizer. No valorant o meu sempre foi inconsistente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sério.... Pra que vcs querem rodar esses jogos a uma taxa de fps muito superior a taxa de atualização de qualquer monitor, mesmo o mais top de linha? :hmm:
Então, o cs, que é atualmente o úncio game que eu jogo, tem uma deficiência na engine dele, que é a source (sim a mesma engine do hl2 de 2004) :bem: na qual o game gera quadros com latências diferentes todas as vezes, então se o game gera 600 frames e o seu monitor consegue te mostrar 144, a experiência vai ser mais lisa e rápida do que se o seu game estivesse a 144 frames por segundo, porque o monitor pode escolher entre 600 frames os 144 que tem a latência mais baixa, é um jeito bem esfarrapado de explicar, mas dá pra entender. Nunca notei isso no valorant ou outro jogo competitivo, então acho que cs é o único game que tem essa "falha". Fora que 144hz é considerado baixo nos fatores atuais, o normal é ser 240 e vai chegar agora os 360, isso é pra galera competitiva, que um frame a mais faz diferença. Eu consigo notar sem ver o fps se o game está a 144 cravado ou a 500 solto, e também se a taxa de atualização do meu monitor está mais baixa que o normal, mesmo que seja por um número ridículo, tipo ir de 144 pra 130 sla, dá pra notar. Eu já testei um 240 também, é tão notável quanto sair de 60 pra 144, mas não é uma diferença tão grande, depende da pessoa também, algumas notam mais fácil outras nem veem a diferença. Por isso eu não acho que vou sair do 144 até achar algum 240 no precinho.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

pra mim pegando 60fps ta ótimo kkk
nunca usei um de 144hz mas dizem ser igual a ultrawide depois que usa não quer voltar pro wide XD
quem sabe no dia que eu achar um 2.5k ultrawide 144hz com um bom preço e boa qualidade de imagem
ta faltando no mercado br
único que achei que não é VA era um da gigabyte mas nunca mais achei disponível
Tu não tem ideia, é um caminho sem volta.
 
Última edição:
No cs, no valorant o meu sempre foi inconsistente.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Então, o cs, que é atualmente o úncio game que eu jogo, tem uma deficiência na engine dele, que é a source (sim a mesma engine do hl2 de 2004) :bem: no qual o game gera quadros com latências diferentes todas as vezes, então se o game gera 600 frames e o seu monitor consegue te mostrar 144, a experiência vai ser mais lisa e rápida do que se o seu game estivesse a 144 frames por segundo, porque o monitor pode escolher entre 600 frames os 144 que tem a latência mais baixa, é um jeito bem esfarrapado de explicar, mas dá pra entender. Nunca notei isso no valorant ou outro jogo competitivo, então acho que cs é o único game que tem essa "falha". Fora que 144hz é considerado baixo nos fatores atuais, o normal é ser 240 e vai chegar agora os 360, isso é pra galera competitiva, que um frame a mais faz diferença. Eu consigo notar sem ver o fps se o game está a 144 cravado ou a 500 solto, e também se a taxa de atualização do meu monitor está mais baixa que o normal, mesmo que seja por um número ridículo, tipo ir de 144 pra 130 sla, dá pra notar. Eu já testei um 240 também, é tão notável quanto sair de 60 pra 144, mas não é uma diferença tão grande, depende da pessoa também, algumas notam mais fácil outras nem veem a diferença. Por isso eu não acho que vou sair do 144 até achar algum 240 no precinho.

Pera aí amigo... De 144 pra 240hz obviamente não é tão perceptível (se for perceptível) quanto de 60 pra 120hz (ou 144hz). Mas vc falou e se contradisse logo em seguida rs.
Sobe o que vc falou, eu também consigo ver a diferença de 144 fps pra 500 fps. Se for num monitor de 144hz, acima disso com os fps soltos, vai ter aquela quebra na imagem (a não ser que já tenham inventado algo que acabe com essa quebra quando se joga acima da taxa de atualização da tela, já que não estou tão atualizado nesse assunto).

Um dia eu pretendo ter um monitor de no mínimo 32 polegadas com taxa de 120 ou 144hz (acima disso não quero porque não tenho e nem quero ter PC pra isso). Sei que é legal. Mas isso só quando eu tirar o PC da TV de 65 polegadas da sala. Quero ver se vou virar o matador do CS por causa de 10-15 milésimos de imput lag a menos. :haha: Na verdade nem ajudou muito quando tive um notebook Dell com tela de 120hz, mas aí eu culpava o tamanho da tela. :fail:
 
Pera aí amigo... De 144 pra 240hz obviamente não é tão perceptível (se for perceptível) quanto de 60 pra 120hz (ou 144hz). Mas vc falou e se contradisse logo em seguida rs.
Sobe o que vc falou, eu também consigo ver a diferença de 144 fps pra 500 fps. Se for num monitor de 144hz, acima disso com os fps soltos, vai ter aquela quebra na imagem (a não ser que já tenham inventado algo que acabe com essa quebra quando se joga acima da taxa de atualização da tela, já que não estou tão atualizado nesse assunto).

Um dia eu pretendo ter um monitor de no mínimo 32 polegadas com taxa de 120 ou 144hz (acima disso não quero porque não tenho e nem quero ter PC pra isso). Sei que é legal. Mas isso só quando eu tirar o PC da TV de 65 polegadas da sala. Quero ver se vou virar o matador do CS por causa de 10-15 milésimos de imput lag a menos. :haha: Na verdade nem ajudou muito quando tive um notebook Dell com tela de 120hz, mas aí eu culpava o tamanho da tela. :fail:
Eu falei que você consegue perceber tão bem quando se fosse sair de um 60 pra 144, mas que não faz tanta diferença, não quis dizer na questão de ser mais ou menos rápido, quis dizer que dá pra perceber facilmente a diferença. Gera quebra de imagens sim, mas geral joga em 4:3 com tudo no low no modo raiz, duvido que alguém se importe com isso hueheu.
E não vai te fazer instantaneamente melhor, mas ajuda, e MUITO.
 
Sim... E vcs falando de rodar a 400 fps. :haha:
Agora, 360 hz pra mim é só a boa e velha história do "precisamos fazer algo pra encher o bolso"

Sobre 144hz ser baixo, aí vc forçou....



Um dia eu gostaria de ver alguém fazer um teste cego de 120hz para 144hz e acima pra ver se os olhos de águia percebem a diferença mesmo. Porque de 60 para 120hz (ou mesmo pra 90hz) dá pra perceber bem a diferença. Agora, acima disso a diferença já é bem menor aos olhos.
Atualmente estou com um 60hz, já usei 120hz e sei bem a diferença.
Porem só vê diferença mesmo em fps rapido, como passei anos jogando ARPG não senti a menor necessidade, sentia falta quando ia jogar um csgo ou valorant. Agora que estou na pegada de jogar fps competitivo mais serio novamente vou adaptar meu setup pra isso e pegar um monitor de 144hz nos próximos dias e depois disso começar o upgrate de plataforma.
Já usei 240hz, não vi diferença alguma em relação ao 144hz, mas eu sou jogador de MM mediano, talvez um pro-player consiga sentir melhor a diferença.

Agora uma coisa que percebo claramente, usando meu atual dell S2419H, agora que estou treinando novamente a mira começo perceber tiro errado por input lag. Coisa que não sentia jogando TF2/Quake live no meu finado samsung 2233rz @120hz
 
Última edição:
Pessoal, atualmente o meu setup é esse:

- Intel Core i5 7400
- Asus Strix B250H Gaming
- NVIDIA GeForce GTX 970 4GB Mini OC
- 2x 8Gb Kingston 2666mhz DDR4 Hyperx Fury Black
- 512GB Samsung SSD PCIe 4.0 NVMe 980 PRO

Vou atualizar para o seguinte setup:

- Intel Core i7 10700K
- Water Cooler Corsair iCUE H100i RGB Pro XT

VGA e SSD vão ficar os mesmo por um bom tempo... Memórias acredito que vou ficar com as mesmas também... Agora preciso decidir qual placa mãe escolher... Quando fiz uma pesquisa há uns tempos atrás, tinha escolhido a placa mãe Asus ROG Strix Z490-E Gaming, porém não consigo encontra-la para comprar...

Como exemplo, a minha placa mãe atualmente me atende perfeitamente, pois tem os seguintes itens:

- Portas de saída de áudio ótica (Digital) S/PDIF no painel traseiro (NECESSÁRIO)
- Slot PCIe 3.0 x4 para o SSD NVMe (Se conseguir um slot que trabalhe com PCIe 4.0, melhor)

Alguém me recomenda alguma mobo da ASUS ou da Gigabyte (Marcas da minha preferência) com um bom custo x beneficio para o período que estamos passando e que tenha os requisitos acima ? Pode ser uma mobo que eu consiga comprar usada também !!! De preferência, que não tenha RGB ou que tenha, mas que possa ser desligado ?!?! Tamanho da mobo eu acho que não é problema, já que o gabinete é um Mid Tower (DeepCool Macube 310) !!! Vi um comentário que dependendo da VGA, parece que não funciona em algumas mobos !!!

[ ]s
 
Amigos, tenho um Nitro 5 com 1650 4gb + i5 9300h + 16GB Ram + HD 1Tb e SSD 128GB. Apareceu um cara querendo trocar num PC com Ryzen 5 3600 + RX 570 4GB + 16 Gb RAm + 1TB HD e 256 SSD e ainda com um monitor 22 Samsung. Acham que vale a pena essa troca? Peguei o Nitro 5 porque precisava de mobilidade, mas hoje não necessito tanto assim e gostaria de voltar para o PC pra ter opções de upgrade num futuro.
Alguém consegue me ajudar nessa dúvida?
 
Senhores podem ajudar ?
Estou montando um PC do zero para meu sobrinho.
É o primeiro PC dele, e será para jogos estudos. Ele tem 14.

Como tudo está caro, acho que vale a pena em investir em "APU" e depois fazer um Up de placa de vídeo.
Podem ajudar a escolher uma placa-mãe para o Ryzen? Ou indicar uma linha intel+vídeo offboard?

Já tenho Gabinete(Cougar mx331 mesh-g) , fonte(PC YES 650W ), monitor, mouse e teclado.
Pelo tanto de informação que vi... Acho que o momento é "Ryzen 5600G" e preciso escolher entre uma das placas mães abaixo.

A520
Asus PRIME A520M-A - R$ 750,00
GigaByte A520M H - R$ 438,90
Gigabyte A520M DS3H - R$ 670,00
GigaByte A520M S2H - R$ 593,00


B450
Prime B450M-Gaming/BR - R$ 598,80
GigaByte B450M DS3H - R$ 530,00
GigaByte B450M DS3H V2 - R$ 583,00
GigaByte B450M Aorus Elite - R$ 748,99
GigaByte B450M H (rev. 1.0) - R$ 619,00

B550
GigaByte B550M DS3H(rev.1.0)- R$ 750,00
GigaByte B550M H - R$ 885,00


Meus recursos são R$ 4500,00, pensei em comprar Gigabyte A520M DS3H(2) à GigaByte B450M DS3H(1) devido a ausência de sys fan. Ambas deixam a desejar no dissipador de VRM.
Posso tb tentar esticar para um GigaByte B450M Aorus Elite.
Como o 5600G será utilizado para jogar, considerei o gabinete que permite a instalação de 2 coolers frontais, 1 traseiro e 1 no teto para garantir um bom fluxo de ar e se possível add um water cooler(R$ 300,00) no processador, para conter o 5600g em períodos de jogatina(mlq novo é lasca né).

Será o primeiro PC dele, tudo está caro, é a mãe dele que tá financiando. Acho que é um bom início e depois se capitaliza para comprar uma placa de vídeo melhor. O que acham?
 
Trocaria essas memórias Fury pelas Crucial Ballistix Sports de 3000mhz 8gb cada (pentes individuais saem + baratos q o kit de 2x8gb). Pensa em fazer upgrade de um cpu + parrudo, tipo um 5900x + pra frente? Pq se não, economizaria um pouco na mobo trocando por uma Asrock b450m Steel Legend.
Sim, farei um upgrade de Gpu dedicada, ram com frequência maior e exatamente este processador que vc mencionou. Infelizmente já comprei essa configuração, se não teria aderido sua recomendação, mas obrigado!!
 
Galera uma MSI MAG B550M Bazooka suporta um R5 1600? To querendo trocar de mobo e pegar minha A320MK e botar com um Athlon 3000G (pra ficar como kit de mineracao)...

Alias, as lojas "alligatorshop.com" e "econogamer.com.br" sao confiaveis? achei o menor preço dos athlons lá... na loja que explode ta o dobro do preço...
 
Galera uma MSI MAG B550M Bazooka suporta um R5 1600? To querendo trocar de mobo e pegar minha A320MK e botar com um Athlon 3000G (pra ficar como kit de mineracao)...

Alias, as lojas "alligatorshop.com" e "econogamer.com.br" sao confiaveis? achei o menor preço dos athlons lá... na loja que explode ta o dobro do preço...
O Peper fez um vídeo de uma Gigabyte x570 rodando um ryzen 1ªG. Não sei se essa Bazooka vai suportar. Acho 1/2 arriscado, pegaria uma b450 pra ter ctz msm.


Qnt às lojas citadas nem arriscaria perder tempo c/ essas. Tem jeito de serem golpistas. Tentaria importar do Alie.
 
Última edição:
O Peper fez um vídeo de uma Asus TUF Gaming x570 Plus rodando um ryzen 1ªG. Não sei se essa Bazooka vai suportar. Acho 1/2 arriscado, pegaria uma b450 pra ter ctz msm.


Qnt às lojas citadas nem arriscaria perder tempo c/ essas. Tem jeito de serem golpistas. Tentaria importar do Alie.

Valeu, man!

Realmente importar do ali nao seria mais uma opcao pra mim, pois importei um kit xeon x99 que aparentemente veio com problema (alem de eu ter sido taxado em uns R$ 200) justamente para minerar, mas já é o segundo kit que veio com problema (o outro comprei usado no ML mesmo)... entao se for comprar algo agora vai ser algo novo, pois to perdendo muito tempo com placas paradas aqui...

Vou dar uma olhada no video, ja vi uns comentarios de uma galera que consegue fazer essa combinacao de ryzen primeira geracao com b550, mas a treta toda é que a AMD oficialmente nao deu o suporte, entao fica meio arriscado mesmo...

Vou procurar outra opcao B450 MSI, as outras marcas so me deram dor de cabeça... só que agora to atras de 1 placa mae pra substituir minha ASUS A320MK(aparentemente tambem problematica) e um kit pra minerar... as memorias (crucial ballistix) vou tirar o dual channel da minha maquina ja que mal jogo e vou tentar aproveitar 1 pente pra cada kit pra diminuir os prejuizos...
 
Putz q azar véio. Mas digo de pegar só o cpu msm, q como é pequeno dificilmente é taxado. Pelo - qnd leio do pessoal q importou apenas cpu não foi taxado. Bom, já q teve uma péssima xp então tvz fosse o caso de pegar aqui msm.
 
A única coisa que talvez eu ainda arriscaria a comprar no Ali Express seria processador. O meu eu comprei lá.

O resto eu não arriscaria. O site não é confiável pra hardware. Comprei uma GT 730 2gb, enviaram uma placa falsa e mesmo com todas as provas o Ali recusou o reembolso.
 
Putz q azar véio. Mas digo de pegar só o cpu msm, q como é pequeno dificilmente é taxado. Pelo - qnd leio do pessoal q importou apenas cpu não foi taxado. Bom, já q teve uma péssima xp então tvz fosse o caso de pegar aqui msm.
É, no caso eu acho que vou devolver o kit todo mesmo logo e solicitar o reembolso de tudo e comprar um kitzinho na loja dos 1000bytes com Athlong 3000G c/ biostar a320mh só pra ligar a rig. Pelo menos é tudo novo e tem garantia nacional, chega mais rapido etc...
A única coisa que talvez eu ainda arriscaria a comprar no Ali Express seria processador. O meu eu comprei lá.

O resto eu não arriscaria. O site não é confiável pra hardware. Comprei uma GT 730 2gb, enviaram uma placa falsa e mesmo com todas as provas o Ali recusou o reembolso.
Pois é cara, to com 1 fonte de servidor que deu defeito que ate agora nao recebi reembolso e 1 memoria tambem... e é mó confusao porque diz que a disputa ta 'aberta', mas em outra pagina diz que ta 'fechada' e só aguardar o reembolso cair (e ai no caso depende do banco o prazo)... entao to sem entender nada...

-------------------------------------- Edit

Aproveito pra perguntar se voces arriscariam pegar uma MSI B550M Bazooka (loja que explode) ou uma MSI B550M PRO DASH (1000bytes) pra usar no meu pc principal com o R5 1600 (nao-AF)???

Pois as unicas B450 disponivel com preço acessivel é a MSI PRO-VDH (apesar de me servir, acho ela muito simples, o que dificultaria um possivel upgrade de processador futuramente) ou entao uma B450 Tomahawk max II, mas que é muito mais cara e acabei de verificar no site que nao ta mais disponivel em estoque :haha:

Se a resposta for possitiva, acho que vou na B550M PRO DASH + Athlo 3000G c/ Biostar A320MH tudo na 1000bytes pra aproveitar o frete... o que ces acham?
 
Última edição:
É, no caso eu acho que vou devolver o kit todo mesmo logo e solicitar o reembolso de tudo e comprar um kitzinho na loja dos 1000bytes com Athlong 3000G c/ biostar a320mh só pra ligar a rig. Pelo menos é tudo novo e tem garantia nacional, chega mais rapido etc...

Pois é cara, to com 1 fonte de servidor que deu defeito que ate agora nao recebi reembolso e 1 memoria tambem... e é mó confusao porque diz que a disputa ta 'aberta', mas em outra pagina diz que ta 'fechada' e só aguardar o reembolso cair (e ai no caso depende do banco o prazo)... entao to sem entender nada...

-------------------------------------- Edit

Aproveito pra perguntar se voces arriscariam pegar uma MSI B550M Bazooka (loja que explode) ou uma MSI B550M PRO DASH (1000bytes) pra usar no meu pc principal com o R5 1600 (nao-AF)???

Pois as unicas B450 disponivel com preço acessivel é a MSI PRO-VDH (apesar de me servir, acho ela muito simples, o que dificultaria um possivel upgrade de processador futuramente) ou entao uma B450 Tomahawk max II, mas que é muito mais cara e acabei de verificar no site que nao ta mais disponivel em estoque :haha:

Se a resposta for possitiva, acho que vou na B550M PRO DASH + Athlo 3000G c/ Biostar A320MH tudo na 1000bytes pra aproveitar o frete... o que ces acham?
Acho arriscado pegar uma b550 pra por um 1600, e essa Pro Dash limita a ram até 2933mhz. Iria de b450 msm, às vezes aparece umas Gigabyte b450 Aorus M por uns 600 nas lojas, iria nela caso tenha má xp c/ outras marcas.
 
É, no caso eu acho que vou devolver o kit todo mesmo logo e solicitar o reembolso de tudo e comprar um kitzinho na loja dos 1000bytes com Athlong 3000G c/ biostar a320mh só pra ligar a rig. Pelo menos é tudo novo e tem garantia nacional, chega mais rapido etc...

Pois é cara, to com 1 fonte de servidor que deu defeito que ate agora nao recebi reembolso e 1 memoria tambem... e é mó confusao porque diz que a disputa ta 'aberta', mas em outra pagina diz que ta 'fechada' e só aguardar o reembolso cair (e ai no caso depende do banco o prazo)... entao to sem entender nada...

-------------------------------------- Edit

Aproveito pra perguntar se voces arriscariam pegar uma MSI B550M Bazooka (loja que explode) ou uma MSI B550M PRO DASH (1000bytes) pra usar no meu pc principal com o R5 1600 (nao-AF)???

Pois as unicas B450 disponivel com preço acessivel é a MSI PRO-VDH (apesar de me servir, acho ela muito simples, o que dificultaria um possivel upgrade de processador futuramente) ou entao uma B450 Tomahawk max II, mas que é muito mais cara e acabei de verificar no site que nao ta mais disponivel em estoque :haha:

Se a resposta for possitiva, acho que vou na B550M PRO DASH + Athlo 3000G c/ Biostar A320MH tudo na 1000bytes pra aproveitar o frete... o que ces acham?

Depois dessa sacanagem com a GT 730 falsa, Ali Express virou uma loteria pra mim. Continuo comprando, mas sabendo que não tem nada garantido.

Sobre placa-mãe, depende da necessidade. Eu não faço muita questão de certos recursos e iria na mais barata, desde que suportasse todas as gerações dos Ryzen (ao menos as mais novas). Vc só terá alguma dor de cabeça com essas placas mais baratas (tipo a minha da assinatura que nem existe mais) se quiser colocar um Ryzen 9 ou um 7 dos mais parrudos (esse nem tanto, eu colocaria). O problema é que vc quer usar um Ryzen muito antigo (1600), então essas B550 que vc citou não suportam. Tem algumas B450M que suportam todas as gerações de Ryzen. Seria a alternativa pra vc.
 
Só pra atualizar: meu amigo técnico conseguiu dar video na casa dele e entrar na BIOS com o kit xeon, mas estava sem mouse/teclado pra fazer mais testes. Aí eu trouxe o kit pra casa e consegui dar vídeo tambem, porem com o pc travando logo após o logo da placa mae (aquele pré-bios)... então vou fazer uns testes a mais essa semana antes de decidir comprar outro kit, pois vi alguns relatos na net que esse problema de ligar e desligar em seguida (com as fans da PV desligando) nessa mobo geralmente era problema na BIOS. Então essa semana vou atrás de alguma assistencia que tenha aquele aparelho adequado (acho que o nome é EPROM) pra regravar a BIOS e ver se resolve o problema. Até já baixei uma versão atualizada no site da fabricante se precisar... Caso não dê certo eu vejo o que vou fazer depois.

Acho arriscado pegar uma b550 pra por um 1600, e essa Pro Dash limita a ram até 2933mhz. Iria de b450 msm, às vezes aparece umas Gigabyte b450 Aorus M por uns 600 nas lojas, iria nela caso tenha má xp c/ outras marcas.
Entendi. Obrigado pela resposta. É que eu tenho uma preferencia pela MSI por conta dos 3 anos de garantia (até onde eu saiba é a única no BR que dá 3 anos), e como já tive muita dor de cabeça com outras marcas e eu confio na MSI (tanto por experiencia de precisar da garantia quanto por qualidade) eu acho que vou acabar indo nela, mesmo que seja uma placa mais simples. Mas agradeço a sugestão, vou dar uma olhada nas gibabyte e asrock (provavelmente steel legend b450, no caso) e ver se cabem no orçamento.

Ah... outra coisa que vi é que todas as fabricantes com exceção da Asus exigem que você faça o update de BIOS versão-por-versão, confere essa informacao? No caso, com as Asus eu posso 'pular' direto pra ultima BIOS sem problemas, mas nas outras fabricantes o recomendado é fazer o update de uma por uma.
Depois dessa sacanagem com a GT 730 falsa, Ali Express virou uma loteria pra mim. Continuo comprando, mas sabendo que não tem nada garantido.

Sobre placa-mãe, depende da necessidade. Eu não faço muita questão de certos recursos e iria na mais barata, desde que suportasse todas as gerações dos Ryzen (ao menos as mais novas). Vc só terá alguma dor de cabeça com essas placas mais baratas (tipo a minha da assinatura que nem existe mais) se quiser colocar um Ryzen 9 ou um 7 dos mais parrudos (esse nem tanto, eu colocaria). O problema é que vc quer usar um Ryzen muito antigo (1600), então essas B550 que vc citou não suportam. Tem algumas B450M que suportam todas as gerações de Ryzen. Seria a alternativa pra vc.
Entendo. Obrigado pela resposta. Eu também tive/tenho problemas até hoje não só com mobos mais baratas, mas com peças mais baratas no geral... antes eu sempre ia na mais barata, mas era o 'barato que sai caro', porque depois eu tinha problemas e precisava comprar outra peça melhor e acabava gastando o dobro ou mais só por ter sido mão de vaca demais... então aprendi/to aprendendo na pele essa lição até hoje... por isso não quero ir na mais barata possível, por medo de gastar dinheiro/tempo e ter dor de cabeça que não precisaria ter se tivesse investido um pouco a mais por algo melhor e de mais credibilidade.

Sobre as B550, mandei msg pra MSI e eles me responderam resumidamente que 'teoricamente' as B550 devem funcionar com o meu R5 1600, mas que eles não haviam testado isso e por isso sugeriram que eu checasse a lista de CPUs oficialmente compatíveis ou fosse numa B450, por exemplo, pra ter essa garantia... no entanto, como no meu PC de uso pessoal eu posso me de dar ao 'luxo' de comprar uma B550 e fazer o teste, pois posso devolver dentro do prazo de 7 dias, acho que vou acabar arriscando... mas ainda estou estudando o caso, pois caso nao desse certo teria o retrabalho de devolver a placa, receber o reembolso e pedir outra oficialmente compatível.

Enfim, essa semana vou dar uma pensada sobre isso, mas em relacao a pedir hardwares no aliexpress, hoje em dia tenho a mesma opinião sua... nao vou arriscar nada muito caro por lá ou que tenha muito risco de ser taxado (celular, placa mae etc)... vou ficar só em bugigangas ou coisas mais baratas mesmo, tipo carregador de celular e tal, mas mesmo assim sem contar muito com garantia. É o jeito.
 
Última edição:
Só pra atualizar: meu amigo técnico conseguiu dar video na casa dele e entrar na BIOS com o kit xeon, mas estava sem mouse/teclado pra fazer mais testes. Aí eu trouxe o kit pra casa e consegui dar vídeo tambem, porem com o pc travando logo após o logo da placa mae (aquele pré-bios)... então vou fazer uns testes a mais essa semana antes de decidir comprar outro kit, pois vi alguns relatos na net que esse problema de ligar e desligar em seguida (com as fans da PV desligando) nessa mobo geralmente era problema na BIOS. Então essa semana vou atrás de alguma assistencia que tenha aquele aparelho adequado (acho que o nome é EPROM) pra regravar a BIOS e ver se resolve o problema. Até já baixei uma versão atualizada no site da fabricante se precisar... Caso não dê certo eu vejo o que vou fazer depois.


Entendi. Obrigado pela resposta. É que eu tenho uma preferencia pela MSI por conta dos 3 anos de garantia (até onde eu saiba é a única no BR que dá 3 anos), e como já tive muita dor de cabeça com outras marcas e eu confio na MSI (tanto por experiencia de precisar da garantia quanto por qualidade) eu acho que vou acabar indo nela, mesmo que seja uma placa mais simples. Mas agradeço a sugestão, vou dar uma olhada nas gibabyte e asrock (provavelmente steel legend b450, no caso) e ver se cabem no orçamento.

Ah... outra coisa que vi é que todas as fabricantes com exceção da Asus exigem que você faça o update de BIOS versão-por-versão, confere essa informacao? No caso, com as Asus eu posso 'pular' direto pra ultima BIOS sem problemas, mas nas outras fabricantes o recomendado é fazer o update de uma por uma.

Entendo. Obrigado pela resposta. Eu também tive/tenho problemas até hoje não só com mobos mais baratas, mas com peças mais baratas no geral... antes eu sempre ia na mais barata, mas era o 'barato que sai caro', porque depois eu tinha problemas e precisava comprar outra peça melhor e acabava gastando o dobro ou mais só por ter sido mão de vaca demais... então aprendi/to aprendendo na pele essa lição até hoje... por isso não quero ir na mais barata possível, por medo de gastar dinheiro/tempo e ter dor de cabeça que não precisaria ter se tivesse investido um pouco a mais por algo melhor e de mais credibilidade.

Sobre as B550, mandei msg pra MSI e eles me responderam resumidamente que 'teoricamente' as B550 devem funcionar com o meu R5 1600, mas que eles não haviam testado isso e por isso sugeriram que eu checasse a lista de CPUs oficialmente compatíveis ou fosse numa B450, por exemplo, pra ter essa garantia... no entanto, como no meu PC de uso pessoal eu posso me de dar ao 'luxo' de comprar uma B550 e fazer o teste, pois posso devolver dentro do prazo de 7 dias, acho que vou acabar arriscando... mas ainda estou estudando o caso, pois caso nao desse certo teria o retrabalho de devolver a placa, receber o reembolso e pedir outra oficialmente compatível.

Enfim, essa semana vou dar uma pensada sobre isso, mas em relacao a pedir hardwares no aliexpress, hoje em dia tenho a mesma opinião sua... nao vou arriscar nada muito caro por lá ou que tenha muito risco de ser taxado (celular, placa mae etc)... vou ficar só em bugigangas ou coisas mais baratas mesmo, tipo carregador de celular e tal, mas mesmo assim sem contar muito com garantia. É o jeito.

Essa resposta da MSI é genérica e ridícula. Eles meio que concluíram que deve rodar por se tratar de um chipset mais atual, mas pediram pra verificar. Eles sequer se preocuparam em pesquisar o que eles próprios falam na lista de suporte de CPUs (que não inclui processadores de 1ª geração).

Sobre o Ali Express, eu tomei no ânus com uma placa que me custou R$ 220 com o frete. Não pagaria pra ver com algo mais caro porque já vi que são pilantras e não se responsabilizam pelo o que os lojistas fazem.
 
Pessoal,

Tem muito tempo que não atualizo o PC.

Estou querendo comprar um novo.

Quais sites estão com melhores preços?

Caso eu resolva fazer um upgrade no meu, o que recomendam trocar? Por quais peças?

Quero trocar processador, placa mãe e VGA.
 
Essa resposta da MSI é genérica e ridícula. Eles meio que concluíram que deve rodar por se tratar de um chipset mais atual, mas pediram pra verificar. Eles sequer se preocuparam em pesquisar o que eles próprios falam na lista de suporte de CPUs (que não inclui processadores de 1ª geração).

Sobre o Ali Express, eu tomei no ânus com uma placa que me custou R$ 220 com o frete. Não pagaria pra ver com algo mais caro porque já vi que são pilantras e não se responsabilizam pelo o que os lojistas fazem.
Concordo, acho que se 'esquivaram' da responsabilidade caso não dê certo.

To pensando em ir em uma MSI B450M PRO-M2 MAX ou na AsRock B450 MSteel Legend, vi que ambas tem compatbilidade pra tanto para o r5 1600 quanto para o r5 5600, entretanto naquela tabela de VRMs de placas-mae que rola pelos fóruns, vi que a MSI tem nivel de cor laranja para VRM a 75A (que seria o 5600x em overclock), coisa que a AsRock tem nivel verde. Entretanto nao pretendo fazer over, mas me preocupo pois utilizarei cooler box...
 
Pessoal,

Tem muito tempo que não atualizo o PC.

Estou querendo comprar um novo.

Quais sites estão com melhores preços?

Caso eu resolva fazer um upgrade no meu, o que recomendam trocar? Por quais peças?

Quero trocar processador, placa mãe e VGA.

Deixo para os mais otimistas, mas vc vai gastar pelo menos uns R$ 4000 pra ter um upgrade decente. Eu não faria isso jamais no atual momento. Daria preferência por manter o seu atual PC (que já roda emuladores e jogos leves ) e partiria pra um Xbox Series S. Vai ser muito mais feliz assim.

Concordo, acho que se 'esquivaram' da responsabilidade caso não dê certo.

To pensando em ir em uma MSI B450M PRO-M2 MAX ou na AsRock B450 MSteel Legend, vi que ambas tem compatbilidade pra tanto para o r5 1600 quanto para o r5 5600, entretanto naquela tabela de VRMs de placas-mae que rola pelos fóruns, vi que a MSI tem nivel de cor laranja para VRM a 75A (que seria o 5600x em overclock), coisa que a AsRock tem nivel verde. Entretanto nao pretendo fazer over, mas me preocupo pois utilizarei cooler box...

Só de curiosidade, que tabela é essa? Fiquei curioso pra ver. De qualquer forma, eu iria na que vai te dar mais folga, se essa tabela for realmente confiável. Se o preço for parecido, pegue essa da AsRock. Garantia de 1 ano é bem suficiente. Placa-mãe não é algo que dá muito defeito.
Não é a intenção no momento, mas vai que vc resolve querer ter um Ryzen 5800x? Vai que faça a diferença no futuro pro que vc quer e vc queira fazer esse upgrade? Então vai na placa que vai te dar mais folga.

Eu mesmo um dia (não sei quando) farei esse upgrade pro 5600x ou pro 5800x e não descarto fazer over porque pretendo espremer a plataforma AM4 o máximo de tempo possível.
 
Deixo para os mais otimistas, mas vc vai gastar pelo menos uns R$ 4000 pra ter um upgrade decente. Eu não faria isso jamais no atual momento. Daria preferência por manter o seu atual PC (que já roda emuladores e jogos leves ) e partiria pra um Xbox Series S. Vai ser muito mais feliz assim.



Só de curiosidade, que tabela é essa? Fiquei curioso pra ver. De qualquer forma, eu iria na que vai te dar mais folga, se essa tabela for realmente confiável. Se o preço for parecido, pegue essa da AsRock. Garantia de 1 ano é bem suficiente. Placa-mãe não é algo que dá muito defeito.
Não é a intenção no momento, mas vai que vc resolve querer ter um Ryzen 5800x? Vai que faça a diferença no futuro pro que vc quer e vc queira fazer esse upgrade? Então vai na placa que vai te dar mais folga.

Eu mesmo um dia (não sei quando) farei esse upgrade pro 5600x ou pro 5800x e não descarto fazer over porque pretendo espremer a plataforma AM4 o máximo de tempo possível.

Acredito que seja essa tabela:



Código:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1DiIS6MEfbWohuULg_thcqTVAkBGR4SMS9ujN0yFEEjw/edit#gid=519615420

Ou essa:

2iwdy5wrrly31.png
 
Acredito que seja essa tabela:



Código:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1DiIS6MEfbWohuULg_thcqTVAkBGR4SMS9ujN0yFEEjw/edit#gid=519615420

Ou essa:

2iwdy5wrrly31.png


Que legal essa tabela. Obrigado por postar. Curioso que essa minha plaquinha que comprei sem pretensão alguma em 2017 ainda dá um belo caldo, enquanto a revisão mais nova dela é pior de acordo com essa tabela.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo