[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Consegui fazer a configuração funcionar perfeitamente na VSOL V2802RH, conectada à OI FIBRA / VTAL, clonando os dados do modem Huawei HG8145V5, só observação não e a V2 e a primeira versão. mas conceito e o mesmo. Utilizei o método sugerido pelo @FelipeSS e não encontrei o problema de upload na porta 2.5Gb/s. Estou utilizando o firmware 1.9.G e coloquei a VSOL em modo bridge. Como roteador, estou usando o XIAOMI BE7000, que possui todas as portas operando a 2.5Gb/s.

VSOL-V2802-RH.jpg

Consegui fazer a configuração funcionar perfeitamente na VSOL V2802RH, conectada à OI FIBRA / VTAL, clonando os dados do modem HG8145V5. Utilizei o método sugerido pelo @FelipeSS e não encontrei o problema de upload na porta 2.5Gb/s. Estou utilizando o firmware 1.9.G e coloquei a VSOL em modo bridge. Como roteador, estou usando o XIAOMI BE7000, que possui todas as portas operando a 2.5Gb/s.

VSOL-V2802-RH.jpg

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Consegui fazer a configuração funcionar perfeitamente na VSOL V2802RH, conectada à OI FIBRA / VTAL, clonando os dados do modem HG8145V5. Utilizei o método sugerido pelo @FelipeSS e não encontrei o problema de upload na porta 2.5Gb/s. Estou utilizando o firmware 1.9.G e coloquei a VSOL em modo bridge. Como roteador, estou usando o XIAOMI BE7000, que possui todas as portas operando a 2.5Gb/s.

VSOL-V2802-RH.jpg
O plano de 1Gb da Oi entrega como se estivesse usando interface de 1Gb? Você conectou na porta de 2.5Gb (azul) da VSOL mesmo?

Consegui fazer a configuração funcionar perfeitamente na VSOL V2802RH, conectada à OI FIBRA / VTAL, clonando os dados do modem Huawei HG8145V5, só observação não e a V2 e a primeira versão. mas conceito e o mesmo. Utilizei o método sugerido pelo @FelipeSS e não encontrei o problema de upload na porta 2.5Gb/s. Estou utilizando o firmware 1.9.G e coloquei a VSOL em modo bridge. Como roteador, estou usando o XIAOMI BE7000, que possui todas as portas operando a 2.5Gb/s.

VSOL-V2802-RH.jpg
Como eu consigo o gpon password da GPON Nokia, pois gpon instalado aqui é um Nokia?

O plano de 1Gb da Oi entrega como se estivesse usando interface de 1Gb? Você conectou na porta de 2.5Gb (azul) da VSOL mesmo?
Olá correto esta conectado na porta azul, segue imagem.
VSOL-V2802-RH-02.jpg

Como eu consigo o gpon password da GPON Nokia, pois gpon instalado aqui é um Nokia?
Infelizmente, por enquanto, não poderei fornecer informações sobre o Nokia, pois adquiri recentemente o VSOL V2802RH para substituir meu Huawei. A transição ocorreu sem problemas e estou satisfeito com o resultado. Agora, pretendo configurar o Nokia G-1425G-A na casa da minha mãe. Precisarei de mais tempo para realizar os procedimentos com calma e detalhes na prática.

Última edição:
VSOL-V2802-RH-02.jpg

Infelizmente, por enquanto, não poderei fornecer informações sobre o Nokia, pois adquiri recentemente o VSOL V2802RH para substituir meu Huawei. A transição ocorreu sem problemas e estou satisfeito com o resultado. Agora, pretendo configurar o Nokia G-1425G-A na casa da minha mãe. Precisarei de mais tempo para realizar os procedimentos com calma e detalhes na prática.

Chegou a ver se a negociação das portas estão sendo feitas corretamente? Parece que tá tendo limite de porta giga.

Então, estou enfrentando um problema com a minha placa de rede, já que ela está limitada a 1Gb/s. Mesmo com um roteador de 2.5Gb/s, vou ter que substituir a placa de rede por uma PCI. Atualmente, minha velocidade máxima de download é de 940Mbps, enquanto o upload da Oi aqui é de 500Mbps. Se tiver alguma recomendação para me indicar, ficaria agradecido.

@KILLME Olha video que postei. Desliguei todos os equipamentos, deixando apenas o computador conectado ao roteador.

Última edição:
Então, estou enfrentando um problema com a minha placa de rede, já que ela está limitada a 1Gb/s. Mesmo com um roteador de 2.5Gb/s, vou ter que substituir a placa de rede por uma PCI. Atualmente, minha velocidade máxima de download é de 940Mbps, enquanto o upload da Oi aqui é de 500Mbps. Se tiver alguma recomendação para me indicar, ficaria agradecido.

@KILLME Olha video que postei. Desliguei todos os equipamentos, deixando apenas o computador conectado ao roteador.

Já tentou atualizar ou remover e instalar drive novo dela? Eu não tenho nenhuma recomendação de placa, mas ja testei duas: uma pcie baratinha chipset intel e uma usb 3.0 e ambas passaram dos 1 Gbps tranquilamente.

Como você pegou o gpon password da ONT Nokia?
Bom dia Lucas,
Pelo que eu entendi das operadoras que usam a rede neutra V.tal (Oi, Obvious, Flixfibra, algumas regiões a TIM) não utiliza a opção GPON Password pois eles se autenticam pelo MAC address entre outras informações do modem, logo o modem da TP-Link não nos dá opção para configura-lo para uso nessas redes.
A única alternativa é se um dia fizerem um firmware alternativo que libere alterar as opções de serial number, hardware version entre outras.

Bom dia,
Tenho o mesmo problema quando ligo a VSOL em um switch ou router 1gb. Ligando diretamente na placa 2.5gb ele fica com 1050 de download.
Vou fazer um pfsense utilizando uma placa com 4 portas Lan 2.5gb para resolver.

Testou com outro cabo de rede também?
Testou com o PC conectado diretamente na VSOL?

Testou com outro cabo de rede também?
Testou com o PC conectado diretamente na VSOL?
Aqui já utilizo toda rede com Cabo de Rede CAT6 Furukawa SohoPlus, infelizmente e a minha placa de rede mesmo, vou pegar nova hoje e volto aqui para dizer como ficou, valeu pelo comentários. Abs!

Já tentou atualizar ou remover e instalar drive novo dela? Eu não tenho nenhuma recomendação de placa, mas ja testei duas: uma pcie baratinha chipset intel e uma usb 3.0 e ambas passaram dos 1 Gbps tranquilamente.
Sim, mas infelizmente continua do mesmo jeito, vou comprar nova hoje e assim que chegar, faço teste para ver se resolveu. Obrigado pela dica!

Tenho TIM Live com modem ZTE em bridge e um UDM-PRO (discando e roteando) + UNIFI AP. Vale a pena substituir o modem nesse cenario?
Amigo, pode compartilhar como esta realizando a configuração PPoE do seu UDM?
Coloquei uma XZ000-G7, o sinal esta estável, no entanto, o UDM não pega IP e não da internet...

VSOL-V2802-RH-02.jpg

cara tem problema ligar o conector verde na porta azul?? aqui eu uso o conversor mas fiquei curioso

cara tem problema ligar o conector verde na porta azul?? aqui eu uso o conversor mas fiquei curioso
tem, basicamente alem de vc ferrar com os ferrolhos de cerâmica(a ponta branca da fibra), se tu der o azar de riscar no buraco que passa a luz já era o conector.
fora a questão de reflexão de sinal.

os conectores SC, basicamente são emendas mecânicas de alinhamento e fricção entre as pontas.
cada um dos conectores tem um polimento em ângulo diferente. basicamente o conector pc não é muito mais utilizado, o upc(azul) tem polimento de 180º com as pontas arredondadas, o apc(verde) tem polimento em ângulo de 8º com as pontas vivas.

pulido_fibra.jpg

perda-de-retorno___.png

th_meitu_2.jpg

The-PC-connectors-are-called-UPC-connectors-in-daily-life-e1668738333303.png

conectar fibra do jeito que o @danilostorm fez, é pedir pra não ferrar com o ferrolho do conector da onu, pq se ferrar só com fusão na fibra dentro do modem pra resolver, e mesmo assim ariscado, pq não tem fibra suficiente dentro dessas onu.
for a onu ODI ae que a galera usa, só jogando no lixo e comprando uma nova se der merda no ferrolho,

Última edição:
tem, basicamente alem de vc ferrar com os ferrolhos de cerâmica(a ponta branca da fibra), se tu der o azar de riscar no buraco que passa a luz já era o conector.

os conectores SC, basicamente são emendas mecânicas de alinhamento e fricção entre as pontas.
cada um dos conectores tem um polimento em ângulo diferente. basicamente o conector pc não é muito mais utilizado, o upc(azul) tem polimento de 180º com as pontas arredondadas, o apc(verde) tem polimento em ângulo de 8º com as pontas vivas.

pulido_fibra.jpg

perda-de-retorno___.png

conectar fibra do jeito que o @danilostorm fez, é pedir pra não ferrar com o ferrolho do conector da onu, pq se ferrar só com fusão na fibra dentro do modem pra resolver, e mesmo assim ariscado, pq não tem fibra suficiente dentro dessas onu.
for a onu ODI ae que a galera usa, só jogando no lixo e comprando uma nova se der merda no ferrolho,
Para não usar mais o adaptador Apc para Upc, pois o meu deu mer eu refiz a ponta da fibra colocando um conector novo Upc.
Sinal mesma coisa que estava no modem original da Vivo com Apc.

da muito trabalho p/ fzr isso?
Eu já tinha o kit FTTH.
Já fiz várias pontas, até a rede de alguns pcs aqui fiz com o cabo de fibra de rua pois com ele pode passar nas mangueiras e conduítes usando placa sfp. Já aqueles desgraçados que seria para rede interna é extremamente frágil.

Comprar o kit apenas para fazer uma ponteira não vale a pena.
Tem que ter essas ferramentas e os conectores.

pulido_fibra.jpg

perda-de-retorno___.png

th_meitu_2.jpg

The-PC-connectors-are-called-UPC-connectors-in-daily-life-e1668738333303.png

@Meritiboy Tudo isso mesmo, sou meio maluco kkkkkkkkk Mas como foi barato o VSOL, nem tô ligando tanto assim.

Amigo, pode compartilhar como esta realizando a configuração PPoE do seu UDM?
Coloquei uma XZ000-G7, o sinal esta estável, no entanto, o UDM não pega IP e não da internet...

Voce usa TIM? No XZ000-G7 voce precisa colocar o SN do pon que esta no modem e deixar a senha em branco e setar VLAN 100. No UDM basta configurar como PPPOE e usar login: cliente e senha: cliente.

Boa tarde a todos!

Tenho o combo uf-loco + TP-Link Archer C6 na rede própria Tim, funciona muito bem. Gostaria de ter somente um equipamento e fiquei interessado no TP-link XX230v, alguém já conseguiu que o mesmo funcione na TIM?

Pessoal to com algum problema aqui

ODI DFP-34X-2C2 Configurei para OI com VLAN 201
Setei o OMCI_OLT_MODE para 21 tambem
5ZQ19vN.png

Ele não distribui IP nem DNS
Mesmo setando DNS manual nao navega

Pessoal to com algum problema aqui

ODI DFP-34X-2C2 Configurei para OI com VLAN 201
Setei o OMCI_OLT_MODE para 21 tambem
5ZQ19vN.png

Ele não distribui IP nem DNS
Mesmo setando DNS manual nao navega
Você tem que verificar se não é O5 fake com o comando omcicli mib get 131.

Após isso, você tem que verificar a vLAN real, nunca é essas vlan baixa, sempre é de 4 dígitos porque o ODI normalmente não faz o remap do numero da vLAN. Você verifica com o comando omcicli mib get 84 e/ou omcicli mib get 171.

Caso tenha duvida, envie aqui o resultado dos comandos que podemos ver se da para te ajudar.

Você tem que verificar se não é O5 fake com o comando omcicli mib get 131.

Após isso, você tem que verificar a vLAN real, nunca é essas vlan baixa, sempre é de 4 dígitos porque o ODI normalmente não faz o remap do numero da vLAN. Você verifica com o comando omcicli mib get 84 e/ou omcicli mib get 171.

Caso tenha duvida, envie aqui o resultado dos comandos que podemos ver se da para te ajudar.
Opa consegui aqui.
1319 a vlan. No windows ele tá pegando IP porém via edgerouter ele não pega IP. Sabe o que pode ser ?

Users who are viewing this thread

Voltar