[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Bom dia pessoal! Para quem utiliza o vsol v2802rh, poderiam me tirar uma dúvida? Tô utilizando ele no último firmware oficial que é o 1.1.7. Vocês acham melhor atualizar para os firmwares customizados (1.9.x) ou não muda nada? As vezes sinto um pouco de inconsistência no upload... não sei se pode ser bug ou não.

Opa, testei com essa senha sim, tanto em modo ASCII (9999999999) quanto em modo HEX, que é o que consta via SSH no HGU da Vivo (39393939393939393939).

Você conseguiu fazer funcionar? Ainda não consegui por aqui.

Abs, Daniel

Fala Daniel, tudo certo ?

Consegui fazer funcionar por aqui ( Vivo 2, Brasília, XZ000-G7 [v1] ), em substituição ao ASKEY RTF8115VW. Utilizo um Deco X50 como router e autenticação PPPoE.

Basicamente, atualizei o dispositivo para última versão disponível no site do fabricante ( XZ000-G7(BR)_V1_Build 230818), atentar para a versão de hardware do seu gpon, no caso v1 aqui.

GPON SN - inseri o número gpon sn que está escrito atrás do modem da vivo.
Tipo de SN - ASCII+HEX
Senha GPON - inseri o SLID ( 10 números 9 - 9999999999)
Tipo de PW - ASCII
Modo OLT - Normal
Modo VLAN Tag
600
Prioridade 0

DHCP do GPON deve estar desativado. IP do GPON - 192.168.1.1 / IP do Deco : 192.168.68.1

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Última edição:
Sou assinante da Claro Fibra e comprei a ont vsol e estou com problema de acessar via telnet.

Estou seguindo o tutorial da net: Tutorial como substituir modem fibra FTTH do provedor pelo modem VSOL V2802RH do viniciuspaes...

Consigo acessar a ont e logar com usuário e senha setando o ip como no tutorial...

Ao tentar entrar via telnet aparecer o erro: Não foi possível abrir conexão com host, na porta 23: conexão falhou

Tudo executado como adm.
Já abri portas 23 no firewall de entrada e saída tcp/udp...
Já Desativei firewall e Antivírus.
Instalei ssh server e tentei via putty ssh e telnet.

Não sei como proceder, alguém pode me socorrer...

@KILLME Help!
Tem hora que a ONU "para de responder" . Deve ser isso... deixa um ping rodando pra ela

Eu estou com dificuldades pra fazer funcionar a VSOL na Vtal.

Fiz todos os comandos, clonei todas as informações, peguei o número da VLAN e inclusive consigo um IP dentro da interface web do VSOL se configurar como IPoE.

Para tentar usar em bridge eu mudei os filtros com os comandos
Código:
omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 0x02
omcicli mib set 84 0xe103 FwdOp 0x15
omcicli mib set 84 0xe10b FwdOp 0x02

Eu deveria conseguir um IP pela interface web depois de fazer isso? Ao conectar no meu roteador eu não consigo obter nenhum IP.

@andre.9912 e @Meritiboy Vice saque tiveram sucesso com VTAL em bridge, eu esqueci de alguma coisa.

Edit: Resolvi! Era só desligar o servidor DHCP do VSOL. O meu router tava pegando um IP interno do VSOL ao invés do externo do provedor!

Última edição:

Fiz todos os comandos, clonei todas as informações, peguei o número da VLAN e inclusive consigo um IP dentro da interface web do VSOL se configurar como IPoE.

Código:

Eu deveria conseguir um IP pela interface web depois de fazer isso? Ao conectar no meu roteador eu não consigo obter nenhum IP.

@andre.9912 e @Meritiboy Vice saque tiveram sucesso com VTAL em bridge, eu esqueci de alguma coisa.

Edit: Resolvi! Era só desligar o servidor DHCP do VSOL. O meu router tava pegando um IP interno do VSOL ao invés do externo do provedor!
Está funcionando direitinho, mas num reboot do VSOL tem que sentar as opções de filtro novamente.

Será que não tem uma forma de salvar na memória ou fazer um script que executa os comandos assim que a fibra conecta?

Baixa o firmware já com os filtros setados no boot e instala na sua vsol
É o firmware 1.9.4? Eu já instalei esse. Mesmo assim eu preciso setar os filtros depois de um reboot.

Edit: Achei! É o 1.9.V!

Acho que rola um delay pra aplicar as settings dos filtros então se o cabo estiver ligado ele pega um IP interno. Mas aí é só desconectar e conectar o cabo Ethernet que ele pega certinho!

Muito obrigado pelo trabalho aí pessoal. Eu tento resolver isso de colocar o ONT em bridge tem anos.

Última edição:
Boa noite senhores do conselho,

Infelizmente tenho mais questionamentos que respostas.

Estou trabalhando em uma V-SOL V2802RH (firmware 1.9.5V) em um link FlixFibra (V-tal)

No final acabei apagando tudo que digitei antes pq eu fiz a V-SOL Funciona, por incrível que pareça, depois de dias de fuçamento eu fiz funcionar.
Achei o Jump of the Cat, acredito que seja bug da V-SOL ou do firmware, não sei dizer; Esta funcionando em modo router.

Após clonar todas as opções padrão, a VSOL tinha Status 05, LOID Status Initial State e não pegava IP;
Fuçando nas configurações, fiz uma mudança totalmente aleatória; Nas configurações, Guia LAN, alterei Mac Based Tag Decision: para OFF e apliquei e quando voltei para a tela inicial eu tinha IP, pingava mas não navegava. Refiz a configuração de conexão da WAN sem sucesso, ai não pegou mais ip; Voltei na mesma opção e mudei para ON; Pegou o IP e navegou. (Imagina a felicidade)
Reiniciei o modem e percebi que ao iniciar ele não pega ip, eu preciso alterar alguma configuração para "subir" o ip do aparelho.

Agora só preciso resolver esse problema de não carregar o IP sem fazer alguma alteração.

Boa noite senhores do conselho,

Infelizmente tenho mais questionamentos que respostas.

Estou trabalhando em uma V-SOL V2802RH (firmware 1.9.5V) em um link FlixFibra (V-tal)

No final acabei apagando tudo que digitei antes pq eu fiz a V-SOL Funciona, por incrível que pareça, depois de dias de fuçamento eu fiz funcionar.
Achei o Jump of the Cat, acredito que seja bug da V-SOL ou do firmware, não sei dizer; Esta funcionando em modo router.

Após clonar todas as opções padrão, a VSOL tinha Status 05, LOID Status Initial State e não pegava IP;
Fuçando nas configurações, fiz uma mudança totalmente aleatória; Nas configurações, Guia LAN, alterei Mac Based Tag Decision: para OFF e apliquei e quando voltei para a tela inicial eu tinha IP, pingava mas não navegava. Refiz a configuração de conexão da WAN sem sucesso, ai não pegou mais ip; Voltei na mesma opção e mudei para ON; Pegou o IP e navegou. (Imagina a felicidade)
Reiniciei o modem e percebi que ao iniciar ele não pega ip, eu preciso alterar alguma configuração para "subir" o ip do aparelho.

Agora só preciso resolver esse problema de não carregar o IP sem fazer alguma alteração.

Tive esse mesmo problema usando a V-SOL na TIM (sem rede neutra), toda vez ela reiniciava preciso simular alguma alteração pra interface pegar IP, tentei com vários firmwares customizados mas nada resolveu, talvez só criando um script... Acabou que usando em bridge não tive esse bug.

Tive esse mesmo problema usando a V-SOL na TIM (sem rede neutra), toda vez ela reiniciava preciso simular alguma alteração pra interface pegar IP, tentei com vários firmwares customizados mas nada resolveu, talvez só criando um script... Acabou que usando em bridge não tive esse bug.
Uma Pena, preciso conseguir um Router que tenha portas 2.5g, a ideia era usar a porta 2.5g direto no meu PC e a outra porta de 1gb para o switch.

Uma pergunta pro pessoal, se é possível configurar a conexão IPoE como Bridge, porque as operadoras não liberam nativamente?

Última edição:
Uma Pena, preciso conseguir um Router que tenha portas 2.5g, a ideia era usar a porta 2.5g direto no meu PC e a outra porta de 1gb para o switch.

Uma pergunta pro pessoal, se é possível configurar a conexão IPoE como Bridge, porque as operadoras não liberam nativamente?
Por falar nisso, se eu coloco a V-SOL como router, ligo o PC na porta 2.5gb e os demais aparelhos na porta 1gb simplesmente mata a velocidade da porta 2.5gb;
É muito bugado essa V-SOL;

Você está em região de OLT ZTE, ela da esses problemas com IPv4. Um esquema que dá para fazer é ao receber o ipv4, vc anota os dados (IP, gateway e mascara de subrede), coloca eles manualmente na WAN do seu roteador e vai utilizando (talvez demore alguns dia). Vai chegar um momento que a sua internet vai parar de funcionar, aí vc volta a WAN para DHCP e vai começar a receber ipv4 normalmente.
Rapaz fiz isso e até hj está funcionando, vi em algumas postagem mais novas algo sobre desativar o DHCP da Vsol, acredito que não fiz isso, será q isso corrigi meu problema de fazer tudo automático? “Mas a desde o dia que coloquei manualmente não tive problemas”.

A e outra sabe pq não consigo acessar a Vsol usando meu roteador mesmo desativando: LAN ACL Switch: Disable? Preciso toda vez colocar o cabo diretamente na Vsol e no computador para ter acesso a ela

Kkkkkkkk, essa V SOL tá complicada pelo visto, alguém conhece a versão 2.5gb da R1? Achei trabalhar com ela a coisa mais simples.

Código:

Que bom que resolveu! 👏🏻👏🏻👏🏻
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Código:

Que bom que resolveu!
Vale a pena utilizar esses firmware custom no VSol?
Depende da sua operadora, na VTal você precisa usar pra conseguir o bridge.

Rapaz fiz isso e até hj está funcionando, vi em algumas postagem mais novas algo sobre desativar o DHCP da Vsol, acredito que não fiz isso, será q isso corrigi meu problema de fazer tudo automático? “Mas a desde o dia que coloquei manualmente não tive problemas”.
Você foi para o manual e nunca voltou? É claro fibra?

A e outra sabe pq não consigo acessar a Vsol usando meu roteador mesmo desativando: LAN ACL Switch: Disable? Preciso toda vez colocar o cabo diretamente na Vsol e no computador para ter acesso a ela

Para acessar ela através de um roteador precisa ter uma regra nele, o roteador precisa suportar esse tipo de regra. No meu que utiliza openwrt eu preciso estar numa faixa diferente do modem e colocar uma rede adicional com a mesma faixa de IP do modem.

Por falar nisso, se eu coloco a V-SOL como router, ligo o PC na porta 2.5gb e os demais aparelhos na porta 1gb simplesmente mata a velocidade da porta 2.5gb;
É muito bugado essa V-SOL;
Talvez utilizando as duas interfaces deve estourar a capacidade de roteamento/cpu da VSOL. O recomendável é deixar ela em modo bridge e usar outro roteador mais parrudo para gerir a rede. Aqui uso um MiniPC com 4 portas de 2.5Gb.

• Curtir
Reações: gkz
Talvez utilizando as duas interfaces deve estourar a capacidade de roteamento/cpu da VSOL. O recomendável é deixar ela em modo bridge e usar outro roteador mais parrudo para gerir a rede. Aqui uso um MiniPC com 4 portas de 2.5Gb.
Verdade, a ideia é essa, sai mais barato que comprar um switch 2.5gb

Verdade, a ideia é essa, sai mais barato que comprar um switch 2.5gb
Mas um switch não resolve a questão. Se a VSOL ficar em modo bridge você ainda vai precisar de um roteador com no mínimo duas portas de 2.5Gb. Uma sendo WAN e outra sendo LAN que ficaria ligada ao switch.

• Curtir
Reações: jpz
Mas um switch não resolve a questão. Se a VSOL ficar em modo bridge você ainda vai precisar de um roteador com no mínimo duas portas de 2.5Gb. Uma sendo WAN e outra sendo LAN que ficaria ligada ao switch.
Com certeza.

A minha dúvida a curto prazo é se fico na V-SOL ou se pego um ODI DFP-34X-2C2; Caso eu fique na V-SOL da pra pegar a placa de rede.

Tu trocaria a V-SOL pelo ODI DFP-34X-2C2?

Com certeza.

A minha dúvida a curto prazo é se fico na V-SOL ou se pego um ODI DFP-34X-2C2; Caso eu fique na V-SOL da pra pegar a placa de rede.

Tu trocaria a V-SOL pelo ODI DFP-34X-2C2?
Eu tenho os dois aqui, o ODI agrada mais pela interface simples e direta, além de ser um módulo SFP.

Users who are viewing this thread

Voltar