Fala pessoal, estou na saga também aqui de trocar o meu modem da Vivo, um mitrastar por uma ONT SFT mas estou enfrantando alguns problemas, segue a lista de equipamentos que estou utilizando para testar as configurações:
A principio não estou utilizando os equipamentos acima no dia a dia, apenas para teste (O roteador é um reserva, adquiri outros equipamentos mencionados abaixo).
Sou de Barueri-SP, e utilizo um link Vivo Fibra de 500MB, logo sou da região 1 da Vivo, informação essa confirmada na página "instalador" do router.
Tenho também os seguintes equipamentos novos, que estou utilizando no momento, que será a configuração final caso eu consiga remover esse problema.
- Ubiquiti Dream Machine SE
- Wifi access point U6 Long Range.
A principio sei das dificuldades de se conectar a fibra da Vivo diretamente no UDM Pro, que nem é a ideia, mas gostaria de utilizar apenas umas das GPON mencionadas acima, e os aparelhos da Ubiquiti.
Nos meus testes obtive os seguintes resultados:
1. Utilizando a GPON da Ubiquiti, configurei a mesma de todas as maneiras possíveis, tentei utilizar todos os perfis (1,2,3,4) nas configurações, incluindo uma configuração efetuada através da aplicação disponibilidaza no github,
https://github.com/Unifi-Tools/UFiber.Configurator, até consegui subir as configurações via SSH, porém o resultado é sempre o mesmo, o status incialmente é Discovered, e logo em seguida sempre aparece Registered, independentemente do perfil e informações fornecidas, mas os leds da GPON ficam alternando entre duas faixas laranjas com branco no meio, e depois as duas brancas no final, o que indica que não foi registrada corretamente no ISP.
2. Com a Tp-Link, apenas adicionei em GPON SN, o dados obtidos através do modem da vivo, convertendo os 4 primeiros caracteres que indicam a marca do dispositivo, no meu caso MSTC; Em Senha GPON, utilizei o SLID. Nesse caso, obtive o seguintes resultado: Authentication = Registered (O5), não foi possível fazer a busca pelas VLAN's, deixei o VLAN Mode em transparente para tentar pelo Router, mas em nenhum momento tive sucesso com a conexão PPPoE, nem via roteador nem no próprio Windows com VLAN Tag Mode no GPON.
Acredito que na minha região a VLAN de internet é a 10 em prioridade 0, consegui pegar essas informações no roteador da Vivo na rota "padrao".
Alguém obteve sucesso nesse cenário? Já tentei diversas opções e nada, já até pensei em mudar para um plano empresarial pra ver se muda algo, mas estou muito reticente quanto a isso.
Caso alguém puder dar uma luz ai agradeço!
Valeu.