• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Tentando a conexão PPPoE pelo seu roteador, você consegue visualizar o log PPP? Se possível, compartilha com a gente!
Uma dúvida:

Se eu estou com o DHCP Server desabilitado na GPON TP-Link (ip 192.168.15.1) e meu IP4 (192.168.15.100) configurado manualmente no meu notebook, ao fazer a conexão PPPoE, ele trocaria automaticamente um IP4 "público" mesmo a interface estando manualmente setada para um IP Fixo, definido manualmente?
 
Desse modo então colocando os dados manualmente eu consigo desligar e ligar os aparelhos sem ter esse BO de não recebe o IPV4 certo?, daí quando der ruim cair a internet eu volto para DHCP para ele puxar IP novamente certo?

Sim, mas não funciona com todo mundo isso, tem gente que não conseguiu depois que a internet parou de funcionar.
 
Tentando a conexão PPPoE pelo seu roteador, você consegue visualizar o log PPP? Se possível, compartilha com a gente!
@oVintin , no macOS aparece o seguinte no /var/log/ppp.log:

Wed Feb 21 22:54:12 2024 : publish_entry SCDSet() failed: Success!
Wed Feb 21 22:54:12 2024 : publish_entry SCDSet() failed: Success!
Wed Feb 21 22:54:12 2024 : PPPoE connecting to service '' [access concentrator '']...
Wed Feb 21 22:55:18 2024 : PPPoE connection failed, No route to host
 
Fala pessoal, estou na saga também aqui de trocar o meu modem da Vivo, um mitrastar por uma ONT SFT mas estou enfrantando alguns problemas, segue a lista de equipamentos que estou utilizando para testar as configurações:
  • GPON Ubiquiti UF-Loco
  • GPON TP-Link TX-6610
  • Roteador Linksys EA9500 Max-Stream™ AC5400 , SKU: EA9500​
A principio não estou utilizando os equipamentos acima no dia a dia, apenas para teste (O roteador é um reserva, adquiri outros equipamentos mencionados abaixo).
Sou de Barueri-SP, e utilizo um link Vivo Fibra de 500MB, logo sou da região 1 da Vivo, informação essa confirmada na página "instalador" do router.

Tenho também os seguintes equipamentos novos, que estou utilizando no momento, que será a configuração final caso eu consiga remover esse problema.

- Ubiquiti Dream Machine SE
- Wifi access point U6 Long Range.

A principio sei das dificuldades de se conectar a fibra da Vivo diretamente no UDM Pro, que nem é a ideia, mas gostaria de utilizar apenas umas das GPON mencionadas acima, e os aparelhos da Ubiquiti.

Nos meus testes obtive os seguintes resultados:

1. Utilizando a GPON da Ubiquiti, configurei a mesma de todas as maneiras possíveis, tentei utilizar todos os perfis (1,2,3,4) nas configurações, incluindo uma configuração efetuada através da aplicação disponibilidaza no github, https://github.com/Unifi-Tools/UFiber.Configurator, até consegui subir as configurações via SSH, porém o resultado é sempre o mesmo, o status incialmente é Discovered, e logo em seguida sempre aparece Registered, independentemente do perfil e informações fornecidas, mas os leds da GPON ficam alternando entre duas faixas laranjas com branco no meio, e depois as duas brancas no final, o que indica que não foi registrada corretamente no ISP.

2. Com a Tp-Link, apenas adicionei em GPON SN, o dados obtidos através do modem da vivo, convertendo os 4 primeiros caracteres que indicam a marca do dispositivo, no meu caso MSTC; Em Senha GPON, utilizei o SLID. Nesse caso, obtive o seguintes resultado: Authentication = Registered (O5), não foi possível fazer a busca pelas VLAN's, deixei o VLAN Mode em transparente para tentar pelo Router, mas em nenhum momento tive sucesso com a conexão PPPoE, nem via roteador nem no próprio Windows com VLAN Tag Mode no GPON.

Acredito que na minha região a VLAN de internet é a 10 em prioridade 0, consegui pegar essas informações no roteador da Vivo na rota "padrao".

Alguém obteve sucesso nesse cenário? Já tentei diversas opções e nada, já até pensei em mudar para um plano empresarial pra ver se muda algo, mas estou muito reticente quanto a isso.

Caso alguém puder dar uma luz ai agradeço!

Valeu.
 
Fala pessoal, estou na saga também aqui de trocar o meu modem da Vivo, um mitrastar por uma ONT SFT mas estou enfrantando alguns problemas, segue a lista de equipamentos que estou utilizando para testar as configurações:
  • GPON Ubiquiti UF-Loco
  • GPON TP-Link TX-6610
  • Roteador Linksys EA9500 Max-Stream™ AC5400 , SKU: EA9500​
A principio não estou utilizando os equipamentos acima no dia a dia, apenas para teste (O roteador é um reserva, adquiri outros equipamentos mencionados abaixo).
Sou de Barueri-SP, e utilizo um link Vivo Fibra de 500MB, logo sou da região 1 da Vivo, informação essa confirmada na página "instalador" do router.

Tenho também os seguintes equipamentos novos, que estou utilizando no momento, que será a configuração final caso eu consiga remover esse problema.

- Ubiquiti Dream Machine SE
- Wifi access point U6 Long Range.

A principio sei das dificuldades de se conectar a fibra da Vivo diretamente no UDM Pro, que nem é a ideia, mas gostaria de utilizar apenas umas das GPON mencionadas acima, e os aparelhos da Ubiquiti.

Nos meus testes obtive os seguintes resultados:

1. Utilizando a GPON da Ubiquiti, configurei a mesma de todas as maneiras possíveis, tentei utilizar todos os perfis (1,2,3,4) nas configurações, incluindo uma configuração efetuada através da aplicação disponibilidaza no github, https://github.com/Unifi-Tools/UFiber.Configurator, até consegui subir as configurações via SSH, porém o resultado é sempre o mesmo, o status incialmente é Discovered, e logo em seguida sempre aparece Registered, independentemente do perfil e informações fornecidas, mas os leds da GPON ficam alternando entre duas faixas laranjas com branco no meio, e depois as duas brancas no final, o que indica que não foi registrada corretamente no ISP.

2. Com a Tp-Link, apenas adicionei em GPON SN, o dados obtidos através do modem da vivo, convertendo os 4 primeiros caracteres que indicam a marca do dispositivo, no meu caso MSTC; Em Senha GPON, utilizei o SLID. Nesse caso, obtive o seguintes resultado: Authentication = Registered (O5), não foi possível fazer a busca pelas VLAN's, deixei o VLAN Mode em transparente para tentar pelo Router, mas em nenhum momento tive sucesso com a conexão PPPoE, nem via roteador nem no próprio Windows com VLAN Tag Mode no GPON.

Acredito que na minha região a VLAN de internet é a 10 em prioridade 0, consegui pegar essas informações no roteador da Vivo na rota "padrao".

Alguém obteve sucesso nesse cenário? Já tentei diversas opções e nada, já até pensei em mudar para um plano empresarial pra ver se muda algo, mas estou muito reticente quanto a isso.

Caso alguém puder dar uma luz ai agradeço!

Valeu.
Eu estou na mesma situação.

Pelo que entendi, o ONT tá entrando em Fake State 5 pq o OLT tá validando as infos usando OMCI e daí não fornece um ID, e o Ubiquiti UF Loco (que eu tenho) não tem jeito fácil de trocar as questões de software. Não sei o que fazer, mas tou pensando seriamente em comprar um VSOL que aparentemente dá pra trocar isso facilmente. Acho que no seu TP-Link tá sendo a mesma coisa, mas acho que vc consegue mudar as informações de OMCI pelo terminal

Sobre ver as VLANs: se vc acessar
Código:
/wanintf.asp
ele vai abrir a tela de VLANs, e dá pra ver elas antes de redirecionar. Tentei por SSH, mas as opções de
Código:
sysinfo show
me parece que não mostra mais as VLANs.

Eu também queria muito um plano empresarial, mas o endereço da empresa precisa ser o mesmo que o local de instalação, e eu moro em apartamento....

Enfim, vamos acompanhar aqui para ver se alguém tem sugestões, e no meio tempo vou ver se acho onde consigo alterar os parâmetros de OMCI na imagem do UF Loco.

Edit:
Deixa eu incluir mais informações aqui do meu lado:

Operadora/Região: VIVO 1 (com VLAN 10, 20 e 30)
HGU: Askey RTF8225VW (WiFi 6, e que não consigo acessar o /padrão mais, faço tudo por SSH)
Software: BR_SV_g1.7_RTF_TEF004_V2.24
ONT: UF Loco (v4.4.6)

Já tentei usar os Profiles 2, 3 e 4. Autenticação usando o SLID e tbm mudando o GPON S/N (INVP 12345678) e o MAC, que é o mesmo valor que encontro via SSH. Usei tanto o UFiber.Configurator (com Firmware do UF Loco v4.3.1) quanto o próprio console pelo gponctl. Nunca consegui receber um ID do OLT, sempre fica só Connected mas as luzes piscando com sinal de erro de autenticação.

Tenho um OPNSense rodando aqui para conectar PPPoE, e já configurado a WAN sobre VLAN 10. Tentei PPPoE sobre VLAN direto no Linux tbm, mas sem sucesso.
 
Última edição:
Boa noite, realmente, não consegui ativar a fibra vivo no TP-Link G7. Verifiquei que sou Vivo1, mas não faz a autenticação PPPoE.
 
Pessoal, boa noite

Pessoal, preciso de uma ajuda, assinei Vivo Fibra 500mbps, instalaram aqui em casa hoje, porém como uso um NanoPI R5S Openwrt, para fazer o roteamento, coloquei o Modem da Vivo em BRIDGE no menu dele, e fui discar PPPOE usando os seguintes dados
cliente@cliente
cliente

Porém, ele pega o IP Externo, porém não pinga, não navega não faz nada, tentei usar um discador no windows 10 e fazendo no Openwrt , nenhum nem outro funcionou.

Modem é um ASKEY RTF8115VW

Se alguém puder me ajudar por favor.

Em modo Router está normal.

print-11-vivo.png


print-3-vivo.png



print-2-vivo.png



Entrei pelo modo /instalador/ com usuario support

Ele chega a discar e tudo via PPPOE no windows, porém não navega.... não pinga...

alguma ideia?
 
Sou assinante da Claro Fibra e comprei a ont vsol e estou com problema de acessar via telnet.

Estou seguindo o tutorial da net: Tutorial como substituir modem fibra FTTH do provedor pelo modem VSOL V2802RH do viniciuspaes...

Consigo acessar a ont e logar com usuário e senha setando o ip como no tutorial...

Ao tentar entrar via telnet aparecer o erro: Não foi possível abrir conexão com host, na porta 23: conexão falhou

Tudo executado como adm.
Já abri portas 23 no firewall de entrada e saída tcp/udp...
Já Desativei firewall e Antivírus.
Instalei ssh server e tentei via putty ssh e telnet.

Não sei como proceder, alguém pode me socorrer...

@KILLME Help!
 
Última edição:
Bom dia,

Alguém consegue me auxiliar como resolvo essa questão do PPPoE - relacionando a vivo fibra, região 1 na ONU TP-LINK G7?

O HGU é totalmente bugado, nem pra ativar bridge ele vai. Vou ter que ligar na vivo pra trocar esse modem, pelo jeito...

Alguém que tenha conseguido, favor, me ensine como fazer, pois coloquei todos os campos como explicado (GPON S/N, SLID, Vlan TAG e DHCP no roteador TP-Link AX53) e nada de falar funcionar...
 
Nossa, a Vivo era das mais "fáceis" e está complicando a vida da galera.
Vocês devem ser da área 1?

Vi esses dias que para colocar em bridge agora deve iniciar sem a fibra conectada.
 
Bom dia, pessoal!

Minha operadora de fibra se chama GIGAMAIS e meu modem é um Nokia G-1425G-A. Como descobrir o ONU compatível? Seria tentativa e erro?
 
@oVintin , no macOS aparece o seguinte no /var/log/ppp.log:

Wed Feb 21 22:54:12 2024 : publish_entry SCDSet() failed: Success!
Wed Feb 21 22:54:12 2024 : publish_entry SCDSet() failed: Success!
Wed Feb 21 22:54:12 2024 : PPPoE connecting to service '' [access concentrator '']...
Wed Feb 21 22:55:18 2024 : PPPoE connection failed, No route to host
Fala Daniel,

Estou na vivo 2, Brasilia, XZ000-G7 também. Conseguiu fazer funcionar ? Chegou a testar com a senha : 9999999999 ?
 
Fala Daniel,

Estou na vivo 2, Brasilia, XZ000-G7 também. Conseguiu fazer funcionar ? Chegou a testar com a senha : 9999999999 ?
Opa, testei com essa senha sim, tanto em modo ASCII (9999999999) quanto em modo HEX, que é o que consta via SSH no HGU da Vivo (39393939393939393939).

Você conseguiu fazer funcionar? Ainda não consegui por aqui.

Abs, Daniel
 
ONT: UF Loco (v4.4.6)
Eu estou na mesma situação.

Pelo que entendi, o ONT tá entrando em Fake State 5 pq o OLT tá validando as infos usando OMCI e daí não fornece um ID, e o Ubiquiti UF Loco (que eu tenho) não tem jeito fácil de trocar as questões de software. Não sei o que fazer, mas tou pensando seriamente em comprar um VSOL que aparentemente dá pra trocar isso facilmente. Acho que no seu TP-Link tá sendo a mesma coisa, mas acho que vc consegue mudar as informações de OMCI pelo terminal

Sobre ver as VLANs: se vc acessar
Código:
/wanintf.asp
ele vai abrir a tela de VLANs, e dá pra ver elas antes de redirecionar. Tentei por SSH, mas as opções de
Código:
sysinfo show
me parece que não mostra mais as VLANs.

Eu também queria muito um plano empresarial, mas o endereço da empresa precisa ser o mesmo que o local de instalação, e eu moro em apartamento....

Enfim, vamos acompanhar aqui para ver se alguém tem sugestões, e no meio tempo vou ver se acho onde consigo alterar os parâmetros de OMCI na imagem do UF Loco.

Edit:
Deixa eu incluir mais informações aqui do meu lado:

Operadora/Região: VIVO 1 (com VLAN 10, 20 e 30)
HGU: Askey RTF8225VW (WiFi 6, e que não consigo acessar o /padrão mais, faço tudo por SSH)
Software: BR_SV_g1.7_RTF_TEF004_V2.24
ONT: UF Loco (v4.4.6)

Já tentei usar os Profiles 2, 3 e 4. Autenticação usando o SLID e tbm mudando o GPON S/N (INVP 12345678) e o MAC, que é o mesmo valor que encontro via SSH. Usei tanto o UFiber.Configurator (com Firmware do UF Loco v4.3.1) quanto o próprio console pelo gponctl. Nunca consegui receber um ID do OLT, sempre fica só Connected mas as luzes piscando com sinal de erro de autenticação.

Tenho um OPNSense rodando aqui para conectar PPPoE, e já configurado a WAN sobre VLAN 10. Tentei PPPoE sobre VLAN direto no Linux tbm, mas sem sucesso.
Não tenho muito conhecimento da área de redes, sou de sistemas kkkkk, mas acredito que entendi o que pode estar ocorrendo após os seus comentários, a OLT valida as info utilizando o protocolo OMCI que permite a interoperabilidade entre equipamentos diferentes presntes na rede.

Realmente não encontrei em lugar algum de como trocar essas informações no UF Loco e nem no TP Link, porém vi que na ONU GPON EPON Hibrida V-Sol 2.5GB + 1 GE V2802RH XPON é bem fácil de trocar. vou adiquirir (www.biostechconecta.com.br) os seguintes equipamentos para fazer um teste:

Adaptador SC-APC Simplex, ONU GPON EPON Hibrida V-Sol 2.5GB + 1 GE V2802RH XPON, Patch Cord SC-UPC SC-APC Single Mode 3.0MM 30CM

Pelo que percebi minha fibra utiliza SC/APC (Verde) e a VSOL utiliza SC/APC (Azul).

Outro ponto que estou muito na dúvida é em relação ao UDM Pro, encontrei muita informação de que ele não consegue receber mais de uma VLAN na porta WAN por vez, me impossibilitando de colocar a VLAN media room.

Agora preciso encontrar as informações (OMCI) que o meu Mitrastart da Vivo esta enviando para OLT para replicar no VSOL.

Vou te mantendo atualizado!
 
Não tenho muito conhecimento da área de redes, sou de sistemas kkkkk, mas acredito que entendi o que pode estar ocorrendo após os seus comentários, a OLT valida as info utilizando o protocolo OMCI que permite a interoperabilidade entre equipamentos diferentes presntes na rede.

Realmente não encontrei em lugar algum de como trocar essas informações no UF Loco e nem no TP Link, porém vi que na ONU GPON EPON Hibrida V-Sol 2.5GB + 1 GE V2802RH XPON é bem fácil de trocar. vou adiquirir (www.biostechconecta.com.br) os seguintes equipamentos para fazer um teste:

Adaptador SC-APC Simplex, ONU GPON EPON Hibrida V-Sol 2.5GB + 1 GE V2802RH XPON, Patch Cord SC-UPC SC-APC Single Mode 3.0MM 30CM

Pelo que percebi minha fibra utiliza SC/APC (Verde) e a VSOL utiliza SC/APC (Azul).

Outro ponto que estou muito na dúvida é em relação ao UDM Pro, encontrei muita informação de que ele não consegue receber mais de uma VLAN na porta WAN por vez, me impossibilitando de colocar a VLAN media room.

Agora preciso encontrar as informações (OMCI) que o meu Mitrastart da Vivo esta enviando para OLT para replicar no VSOL.

Vou te mantendo atualizado!
Tentei fazer muitos testes com a UF-Loco e não tive sucesso tb... me avise se conseguir com a ONU da biostechconecta! Abs
 
Opa, testei com essa senha sim, tanto em modo ASCII (9999999999) quanto em modo HEX, que é o que consta via SSH no HGU da Vivo (39393939393939393939).

Você conseguiu fazer funcionar? Ainda não consegui por aqui.

Abs, Daniel
Porventura, testei essas senhas e não obtive sucesso...

Vou ter que devolver o aparelho...
 
Alguém pode ajudar com a VSOL V2802RH ??

Ao tentar entrar via telnet aparecer o erro: Não foi possível abrir conexão com host, na porta 23: conexão falhou...

Já abri portas 23 no firewall de entrada e saída tcp/udp...
Já Desativei firewall e Antivírus.
Instalei ssh server e tentei via putty ssh/telnet porta 22 e 23.

Será problema na ont ?
Consigo acessar ela via ip...
 
Alguém pode ajudar com a VSOL V2802RH ??

Ao tentar entrar via telnet aparecer o erro: Não foi possível abrir conexão com host, na porta 23: conexão falhou...

Já abri portas 23 no firewall de entrada e saída tcp/udp...
Já Desativei firewall e Antivírus.
Instalei ssh server e tentei via putty ssh/telnet porta 22 e 23.

Será problema na ont ?
Consigo acessar ela via ip...
Ver a resposta abaixo para a mesma pergunta q vc fez lá no tópico da Claro....

 
Sou da grande SP, região vivo 1 antiga telefônica, comprei a xz000-g7 tp-link, consegui fazer funcionar, foi bem simples, fácil e rápido. Apenas fiz a conversão, coloquei a SN da gpon e senha, depois a vlan 010 e deixei no modo olt tag mode e funcionou de primeira. Mas realmente não senti diferença na internet, ping continua baixo, velocidades exatamente iguais. Uso em conjunto com 2 tp-link ax72 em mesh.
 
Última edição:
Eu utilizo em casa, tenho um ER605 v2, OC200, SG3210, SG2210P e EAP225 v3 (todos gerenciáveis através do omada). Criei algumas VLAN separando por tipos de "uso" da rede (dispositivos inteligentes, rede cabeada, rede wifi, etc...). Pra comportar a estrutura que tenho aqui em casa eu tenho dois links de internet, um da VIVO 500mb e outra da OI de 400mb porém o ER605 v2 não soma os dois link no full, na verdade ele soma o upload que da mais ou menos 480mb porém o download ele não chega a 900mb, chega apenas a 580mb, 600mb. Sei que a finalidade do Load and balance não é somar os links mas vi muitos vídeos onde isso ocorre na versão do equipamento que possuo.
A respeito do VPN eu utilizo sim e funciona 100%, uso o open VPN pra acessar os arquivos do meu servidor.
PPPOE perde um pouco de velocidade uma por causa do MTU que é mais baixo, se a duas rede usam PPOE se vai pegar no maximo 930Mb.

 
Pessoal me tirem uma dúvida, para Vivo Região 2,
Qual Conversor de midia + SFP vocês recomendam?

Já tenho roteador um nanopi r5s para fazer o pppoe.

Esse TP-Link XZ000-G7, já vem com o SFP embutido? funcionaria bem? é estável?

Minha região é a 2, pelo que li no tópico seria mais indicado a versão G3 ?

[edit]

Ou seria melhor comprar um Conversor de Mídia TP-Link SFP MC220L SMB + um modulo SFP XPON ?
 
Última edição:
Ver a resposta abaixo para a mesma pergunta q vc fez lá no tópico da Claro....

Consegui resolver o erro da porta 23 era devido estar entrando com o usuário user/user escrito na caixa da vsol e não me liberava todas configurações.
Depois fui descobrir o login admin/stdONUi0i libera todas opções de configuração, assim consegui o acesso via telnet e por via das dúvidas antes desabilitei LAN ACL Switch antes kkkk.
É algo simples, mas não imaginava, pois sempre usava o login de referência do produto.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo