[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

so precisa saber se o seu e vivo regiao 1 ou regiao 2 mas em ambos o vsol vai funcionar
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Com fico sabendo se é Região 1 ou 2 ?
 
Última edição:
o ODI geralmente so server pra fazer um bridge entao em relacao as vlans voce tem que deixar em modo transparente e configurar as vlans no seu roteador tanto a de dados que se eu nao me engano voce ja recebe um ip publico e a vlan de voip
so precisa saber se o seu e vivo regiao 1 ou regiao 2 mas em ambos o vsol vai funcionar
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


tiago qual e a sua operadora
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


rapaz quando voce omcicli mib get 84 o que retorna

Isso é o que está chegando na MIB 84 e na 171.

Embora a VLAN de chegada do provedor seja a 1131, entendo que há uma diferenciação que não ocorre a nível de VLAN, mas sim do GPON. E as instruções de para qual VLAN cada fluxo de dados deve ir, está na MIB 171.

Eu consigo acessar o fluxo de dados de cada entidade descartando as demais através do FwdOP 0x01, sempre com a VLAN 1131 configurada no roteador (ou até mesmo configurando a remoção de tag e ficando sem tag no roteador também). Mas eu não consigo fazer o ODI enviar para fora as 2 VLANs (210 e 220) seguindo o descrito no MIB 171.

Captura-de-tela-2024-03-04-233744.png


Captura-de-tela-2024-03-04-233901.png

 
Mais um post de sucesso. Substituí um MitraStar GPT-2741GNAC-N1 na Vivo 1 por um ODI DFP-34X-2C2.

Segui os passos desse post:

Em especial


Também descobri que dando um
Código:
pon show me
(acho que era esse o comando) na Telnet/SSH do MitraStar vai retornar várias informações do modem, inclusive a VLAN vai estar escondida no texto ENORME que o comando retorna – sendo bem mais fácil usar o comando
Código:
omcicli mib get 84
como de costume.

Para gerar o MAC_KEY, utilizei o comando que está aba Comandos da planilha no primeiro post deste tópico:
Código:
echo -n "hsgq1.9a<MAC_ADDR_UPPERCASE>" | openssl md5

Apenas alterei o comando "md5sum" para "openssl md5" pois no macOS o comando md5sum não existe.

O teste (não houve mudança perceptível):
620852587.png
Estou há várias semanas revirando esse tópico atrás de informações, mas com dificuldade de configurar o que eu preciso. Tenho acompanhado o sucesso dos colegas aqui mas não consigo descobrir as configurações de VLAN corretas aparentemente.

Estou com:
- Vivo região 1
- Modem Askey RTF8115VW
- ONU SFP ODI DFP-34X-2C2

Tentei configurar a ONU com VLAN 10 (o que aparece na interface web do modem), e a SLID/PLOAM, mas só consegui um O5 aparentemente fake, pois não consigo autenticar.
Pelo que vi os resultados aqui de quem conseguiu, a VLAN "verdadeira" que devo configurar não é 10, mas sim algum número que eu conseguiria ver através de algum comando SSH.

Acredito que minha dúvida vai parecer muito amadora. Eu consigo acessar o modem por ssh com o usuário support, porém ele não aceita nenhum dos comandos postados aqui.
O único comando que consigo dar é show (ele traz algumas opções de informações, mas nada muito útil), e após entrar no modo sh, o comando find, que traz uma infinidade de informações aparentemente também sem muita utilidade. Também não consigo fazer ele mostrar uma lista dos comandos disponíveis.

Também cabe dizer que o modem já está configurado em modo bridge, mas não sei se isso alteraria alguma coisa.

Será que estou fazendo algo errado? Ou meu modem realmente que não está aceitando comandos?
 
Última edição:
Boa tarde. Eu tenho umas questões sobre tentar remover meu HGU da Mitrastar de wifi 5 na Vivo 1 (grande SP, região do ABC Paulista). Eu admito que sou completamente leigo no que se diz networking (descobri como usar o telnet no meio do processo) mas não sou completamente alheio a como usar um computador. Enfim, segui esse tutorial nesse equipamento da tp link querendo mais praticidade do que no tutorial por ter uma coisa só na mesa. O que aconteceu foi o mesmo que outro usuário relatou: o fake O5, o equipamento não registra. Eu fiz como no vídeo, copiei o Serial e a senha, converti a parte que precisava para hexadecimal e juntei com o resto, loguei na vlan 10 com cliente@cliente e cliente e nada. A questão é que não parece ter consenso se esse aparelho funciona na vivo 1 ou se conseguimos tirar o mitrastar e colocar outra coisa na internet. Tem esse outro tutorial que fala que não pode mudar o SN que já está no aparelho e colocar só a senha. E esse último que diz nos comentários ser possível mas que precisa ligar na vivo pedindo registro na OLT deles (o que parece um pesadelo já que os atendentes nem me conseguiam marcar visita técnica quando precisei). Os técnicos dizem que não pode ser um equipamento que não seja da vivo na rede deles e falam pra eu devolver o terminal. O criador do primeiro tutorial, no twitter, relatou que conseguiu logar um terminal idêntico ao meu na rede da vivo, mandei dm para pedir uma ajuda e nada até agora. Outros usuários daqui disseram que o vlan correto precisa ser acessado usando um comando de telnet e que esse terminal não serve pois não conseguimos colocar outras informações do modem da vivo como modelo de hardware, versão do firmware deles, etc. Queria saber qual é a versão correta de tudo isso. Procurei pelos youtubes da vida e os tutoriais estão cheios de gente comentando que não conseguiram ou que não conecta mais, isso de uns 5 meses pra cá. Tem a pessoa aí de cima que disse que brickou um equipamento da VSOL tentando clonar um endereço MAC (era o mesmo equipamento que eu pretendia comprar já que atendia a exigência do receptor de fibra ter os dados do HGU da operadora). Alguém tem uma única explicação sobre tudo isso que está acontecendo? Não sei se o fato de não morar na capital em si tem algo a ver com não conseguir registrar o tp link como as pessoas nos vídeos. Se for questão só de falar com a vivo acho mais fácil de resolver, aí não precisa de um aparelho que receba as informações do Hgu da operadora?
Entendo a sua luta, tenho passado por quase todos esses passos também.
Aparentemente estamos empacados no mesmo problema: a tal vlan 10 da Vivo região 1 na verdade não é 10, e sim um outro número que pode ser descoberto através de alguns comandos via cli no ssh do modem da Vivo.
Não sei se vai funcionar mas por tudo que já tentei até agora, é meu melhor palpite.

Como fazer isso é o que estou tentando descobrir ainda também (no meu caso, quase todos os comandos que tento retornam como inválido).
 
Estou há várias semanas revirando esse tópico atrás de informações, mas com dificuldade de configurar o que eu preciso. Tenho acompanhado o sucesso dos colegas aqui mas não consigo descobrir as configurações de VLAN corretas aparentemente.

Estou com:
- Vivo região 1
- Modem Askey RTF8115VW
- ONU SFP ODI DFP-34X-2C2

Tentei configurar a ONU com VLAN 10 (o que aparece na interface web do modem), e a SLID/PLOAM, mas só consegui um O5 aparentemente fake, pois não consigo autenticar.
Pelo que vi os resultados aqui de quem conseguiu, a VLAN "verdadeira" que devo configurar não é 10, mas sim algum número que eu conseguiria ver através de algum comando SSH.

Acredito que minha dúvida vai parecer muito amadora. Eu consigo acessar o modem por ssh com o usuário support, porém ele não aceita nenhum dos comandos postados aqui.
O único comando que consigo dar é show (ele traz algumas opções de informações, mas nada muito útil), e após entrar no modo sh, o comando find, que traz uma infinidade de informações aparentemente também sem muita utilidade. Também não consigo fazer ele mostrar uma lista dos comandos disponíveis.

Também cabe dizer que o modem já está configurado em modo bridge, mas não sei se isso alteraria alguma coisa.

Será que estou fazendo algo errado? Ou meu modem realmente que não está aceitando comandos?
Como fico sabendo a Região da VIVO?
 
Como fico sabendo a Região da VIVO?
basicamente, vivo 1 é região original da rede da telesp.
vivo 2 é aonde era rede da gvt.

vivo 1 só tem no estado de SP, e algumas cidades em sp tem rede vivo 2, que são poucas, mas são as que a gvt entrou antes da telefônica comprar ela.

tb tem na config de algumas hgu, a opção setada na quelas paginas /padrao ou /instalador:
image.png
 
Como fico sabendo a Região da VIVO?
Basicamente região 1é antiga Telesp, e 2 é antiga GVT.
Claro que nem sempre é fácil saber isso, mas tem como confirmar no seu modem/onu. Eu acessei o modem da Vivo pelo 192.168.15.1/instalador e lá tem alguns dados, inclusive a região.
Dependendo do seu modelo, também vale tentar o 192.168.15.1/support ou 192.168.15.1/padrao
 
Isso é o que está chegando na MIB 84 e na 171.

Embora a VLAN de chegada do provedor seja a 1131, entendo que há uma diferenciação que não ocorre a nível de VLAN, mas sim do GPON. E as instruções de para qual VLAN cada fluxo de dados deve ir, está na MIB 171.

Eu consigo acessar o fluxo de dados de cada entidade descartando as demais através do FwdOP 0x01, sempre com a VLAN 1131 configurada no roteador (ou até mesmo configurando a remoção de tag e ficando sem tag no roteador também). Mas eu não consigo fazer o ODI enviar para fora as 2 VLANs (210 e 220) seguindo o descrito no MIB 171.

Captura-de-tela-2024-03-04-233744.png


Captura-de-tela-2024-03-04-233901.png
pelo retorno so colocar no odi vlan transparente e no seui roteador configura as vlans de acordo com o retorno do comando colocar vlan de dados e de voip como 1131 e suas devidas configs
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Entendo a sua luta, tenho passado por quase todos esses passos também.
Aparentemente estamos empacados no mesmo problema: a tal vlan 10 da Vivo região 1 na verdade não é 10, e sim um outro número que pode ser descoberto através de alguns comandos via cli no ssh do modem da Vivo.
Não sei se vai funcionar mas por tudo que já tentei até agora, é meu melhor palpite.

Como fazer isso é o que estou tentando descobrir ainda também (no meu caso, quase todos os comandos que tento retornam como inválido).
eu consigo te ajudar
 
basicamente, vivo 1 é região original da rede da telesp.
vivo 2 é aonde era rede da gvt.

vivo 1 só tem no estado de SP, e algumas cidades em sp tem rede vivo 2, que são poucas, mas são as que a gvt entrou antes da telefônica comprar ela.

tb tem na config de algumas hgu, a opção setada na quelas paginas /padrao ou /instalador:
image.png
Perfeito!

Então aqui é em SSA é Região 2, pois era GVT. Depois vou confirmar.

Obrigado pela informação.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Basicamente região 1é antiga Telesp, e 2 é antiga GVT.
Claro que nem sempre é fácil saber isso, mas tem como confirmar no seu modem/onu. Eu acessei o modem da Vivo pelo 192.168.15.1/instalador e lá tem alguns dados, inclusive a região.
Dependendo do seu modelo, também vale tentar o 192.168.15.1/support ou 192.168.15.1/padrao
Mas isso muda algo em relação a configurar a ONU nova já que irei substituir a da própria VIVO?

É a questão da VLAN ?

Eu só tenho o serviço de Internet. Não tenho IPTV nem Tel fixo da VIVO.
 
Última edição:
Perfeito!

Então aqui é em SSA é Região 2, pois era GVT. Depois vou confirmar.

Obrigado pela informação.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Mas isso muda algo em relação a configurar a ONU nova já que irei substituir a da própria VIVO?

É a questão da VLAN ?

Eu só tenho o serviço de Internet. Não tenho IPTV nem Tel fixo da VIVO.
fica mais facil qual é a sua onu e odi ou vsol
 
assistir tito tech eh foda kk

mas fica a aqui a prova que substituir o roteador deve ser importante, por mais meme que seja pings icmp no proprio router.

modem SEM SER RECONDICIONADO da mitrastar, novinho, GPT-2741GNAC-N1-SV, acontecia no antigo tb, RTF3507VW-N1, que ambos passei pra ser direto na ccr.
Reply from 192.168.15.1: bytes=32 time<1ms TTL=64
Reply from 192.168.15.1: bytes=32 time=13ms TTL=64
Reply from 192.168.15.1: bytes=32 time<1ms TTL=64

Reply from 192.168.15.1: bytes=32 time<1ms TTL=64
Reply from 192.168.15.1: bytes=32 time<1ms TTL=64
Reply from 192.168.15.1: bytes=32 time=45ms TTL=64
Reply from 192.168.15.1: bytes=32 time<1ms TTL=64
Reply from 192.168.15.1: bytes=32 time<1ms TTL=64

enquanto eu faco o mesmo na minha CCR e o os pings sao de 0.050ms sendo o maximo de variacao 0.1 em 1000pings.

alem de possuir fastpath fasttrack e fq codel.

tito eh o palhaco e brasil eh o circo, o single thread performance desse roteador do video eh meme
mas obvio que ele so quer promover a marca que lambe o rabo dele. que nem ele fez com todas as outras
como xpg gigabyte etc.. vendendo ddr4 chip merda ate hj pra o brasileiro burro pagar 800 reais num kit inferior que 200 reais no ali(as vezes 300 no mercadolivre)

edit: esqueci de mencionar que testei o edgerouter-sfp que eh bem mais barato que uma RB5009(a opcao cara e boa) e foi uma experiencia excelente


Apenas reportando pro primeiro post do topico.
GPT-2741GNAC-N1-SV na vivo 1 Sao Paulo Campinas
com ODI DFP-34X-2C2

ELAN_MAC_ADDR=d8c678bfxxxx
GPON_ONU_MODEL=GPT-2741GNAC-N1-SV
GPON_PLOAM_FORMAT=0
GPON_PLOAM_PASSWD=30303032353432383730
GPON_SN=MSTC1BCAxxxx
HW_CWMP_MANUFACTURER=HWTC
HW_CWMP_PRODUCTCLASS=IGD
HW_HWVER=GG-GAPL100v02
HW_SERIAL_NO=000000000002
MAC_KEY=d5339edd41f564c7f0a8151b6a73xxxx
OMCC_VER=128
OMCI_FAKE_OK=1
OMCI_OLT_MODE=21
OMCI_SW_VER1=GG-11000-C003
OMCI_SW_VER2=GG-11000-C003
OMCI_VEIP_SLOT_ID=255
OUI=11,11,11
PON_VENDOR_ID=MSTC
Estou tentando remover GPT-2741GNAC-N1 da VIVO 1 (Sao Paulo/SP) com ODI DFP-34X-2C2, utilizei diversas configurações e o ONU State não sai de 03. Alguém consegue me da uma ajuda/luz?

Ultima tentativa deixei assim, utilizando seu exemplo, mas não funcionou.

flash set ELAN_MAC_ADDR c03dd9b6xxxx
flash set MAC_KEY 6fe89e24d57a9661e40650da4badxxxx

flash set OMCC_VER 128
flash set OMCI_FAKE_OK 1
flash set OMCI_OLT_MODE 21
flash set OMCI_SW_VER1 GG-11000-C003
flash set OMCI_SW_VER2 GG-11000-C003
flash set OMCI_VEIP_SLOT_ID 255

flash set HW_CWMP_MANUFACTURER HWTC
flash set HW_CWMP_PRODUCTCLASS IGD
flash set HW_HWVER GG-GAPL100v02
flash set HW_SERIAL_NO 000000000002

flash set GPON_ONU_MODEL GPT-2741GNAC-N1
flash set GPON_PLOAM_FORMAT 0
flash set GPON_PLOAM_PASSWD 30303036313538353133
flash set GPON_SN MSTC03A0xxxx

flash set OUI 11,11,11
flash set PON_VENDOR_ID MSTC
 
Estou tentando remover GPT-2741GNAC-N1 da VIVO 1 (Sao Paulo/SP) com ODI DFP-34X-2C2, utilizei diversas configurações e o ONU State não sai de 03. Alguém consegue me da uma ajuda/luz?

Ultima tentativa deixei assim, utilizando seu exemplo, mas não funcionou.

flash set ELAN_MAC_ADDR c03dd9b6xxxx
flash set MAC_KEY 6fe89e24d57a9661e40650da4badxxxx

flash set OMCC_VER 128
flash set OMCI_FAKE_OK 1
flash set OMCI_OLT_MODE 21
flash set OMCI_SW_VER1 GG-11000-C003
flash set OMCI_SW_VER2 GG-11000-C003
flash set OMCI_VEIP_SLOT_ID 255

flash set HW_CWMP_MANUFACTURER HWTC
flash set HW_CWMP_PRODUCTCLASS IGD
flash set HW_HWVER GG-GAPL100v02
flash set HW_SERIAL_NO 000000000002

flash set GPON_ONU_MODEL GPT-2741GNAC-N1
flash set GPON_PLOAM_FORMAT 0
flash set GPON_PLOAM_PASSWD 30303036313538353133
flash set GPON_SN MSTC03A0xxxx

flash set OUI 11,11,11
flash set PON_VENDOR_ID MSTC
amigo voce mudou uma muita coisa desnecessaria
eu sei como te ajudar
 
Pessoal,
Decidi remover o famigerado modem da vivo, nada pior que passar uns dias em casa com ele travando e link de 600 mb entregando apenas 90mb, iniciei utilizando o itens abaixo.
Vivo Fibra 600 Mb
Regiao 1 (São Paulo Capital ZN)
Uso somente a internet, sem telefone e sem tv. (Esse modem nao acessa mais a pagina /padrao, bloqueado pela vivo)
Modem: MitraStar
Modelo: GPT-2741GNAC-N1
Versão: BR_g7.9_1.11(WVK.0)b42

Novos equipamentos
Mikrotik: RB760iGS
Modulo SFP: DFP-34X-2C2

Configurei o SFP da conforme abaixo.

GPON_PLOAM_FORMAT" Value="1"/>
GPON_PLOAM_PASSWD" Value="3030303XXXXXX0343033"/>
flash set OMCI_FAKE_OK 1
flash set OMCI_OLT_MODE 21
flash set GPON_ONU_MODEL GPT-2741GNAC-N1
flash set GPON_SN MSTCXXXXXX85
flash set PON_VENDOR_ID MSTC
flash set HW_HWVER GG-GAPL100v02
flash set OMCI_SW_VER1 GG-11000-C003
flash set OMCI_SW_VER2 GG-11000-C003
flash set ELAN_MAC_ADDR dbfb000000000 (Usei o MAC da interface PON do mitrastar, IFCONFIG interface PON)
flash set MAC_KEY xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
echo -n "hsgq1.9aD8C6781C2520" | md5sum

O modulo SFP subiu normalmente, status 05.
A VLAN irei manter transparente pois prefiro ajustar no mikrotik.

Após configurar o mikrotik nao conectava nao a pau na VLAN 10

Executei o comando MIB 84 e 171 no modulo SFP.
Para minha surpresa somente listou as VLANs 1693 e 3020.

Voltei para o famigerado modem da vivo, como ele não acessa mais a pagina PADRAO, acessei por SSH.

>vlantable
Upstream:
TCONT_number GEMport VLAN_id UNI_interface Service Name
303 303 1693 Internet
306 306 3012
Downstream:
GEMport VLAN_id UNI_interface Service Name
303 1693 Internet
306 3012
2046 3012

Fiz o teste conectando o MK pela VLAN 1693, a conexão foi feita, navegou, porem ficou bem lento.

Voltei tudo para o modem da vivo e vou manter os estudos.

Sobre a VLAN 10 vi algumas pessoas tambem relatando no fórum, alguem sabe se temos alguma pegadinha da vivo?

Caso tenha alguem que possa contribuir com alguma dica como melhorar as configuracaoes e novidades sobre a vlan10 agradeço.

Ah lembro que quando o modem ainda tinha acesso a pagina padrao o perfil estava configurado como VLAN10.

vlw

Decio
 
Última edição:
amigo voce mudou uma muita coisa desnecessaria
eu sei como te ajudar
Basicamente, nosso amigo @Psygod, resetou a configuração de fabrica e configurou esse passsos:

flash set OMCI_FAKE_OK 1
flash set OMCI_OLT_MODE 21
flash set OMCI_SW_VER1 GG-11000-C003
flash set OMCI_SW_VER2 GG-11000-C003

flash set HW_HWVER GG-GAPL100v02

flash set GPON_ONU_MODEL GPT-2741GNAC-N1
flash set GPON_PLOAM_FORMAT 0
flash set GPON_PLOAM_PASSWD 000615XXXX [ONT VIVO - SLID no VIVO1]
flash set GPON_SN MSTC03A0XXXX [ONT VIVO]

flash set PON_VENDOR_ID MSTC

@Psygod, Muito Obrigado!!!
 
Estou há várias semanas revirando esse tópico atrás de informações, mas com dificuldade de configurar o que eu preciso. Tenho acompanhado o sucesso dos colegas aqui mas não consigo descobrir as configurações de VLAN corretas aparentemente.

Estou com:
- Vivo região 1
- Modem Askey RTF8115VW
- ONU SFP ODI DFP-34X-2C2

Tentei configurar a ONU com VLAN 10 (o que aparece na interface web do modem), e a SLID/PLOAM, mas só consegui um O5 aparentemente fake, pois não consigo autenticar.
Pelo que vi os resultados aqui de quem conseguiu, a VLAN "verdadeira" que devo configurar não é 10, mas sim algum número que eu conseguiria ver através de algum comando SSH.

Acredito que minha dúvida vai parecer muito amadora. Eu consigo acessar o modem por ssh com o usuário support, porém ele não aceita nenhum dos comandos postados aqui.
O único comando que consigo dar é show (ele traz algumas opções de informações, mas nada muito útil), e após entrar no modo sh, o comando find, que traz uma infinidade de informações aparentemente também sem muita utilidade. Também não consigo fazer ele mostrar uma lista dos comandos disponíveis.

Também cabe dizer que o modem já está configurado em modo bridge, mas não sei se isso alteraria alguma coisa.

Será que estou fazendo algo errado? Ou meu modem realmente que não está aceitando comandos?
Para achar a VLAN você tem que rodar omcicli mib get 84 no ODI.

Mas acho que seu problema não é esse.

Você rodou esses comandos no ODI também?

Código:
flash set OMCI_SW_VER1 GG-11000-C003
flash set OMCI_SW_VER2 GG-11000-C003
flash set HW_HWVER GG-GAPL100v02

Só consegui o O5 depois de rodar esses comandos.

Acho que na Vivo 1 não funciona só com SLID e Serial Number, precisa configurar versão de hardware e software também.
 
Última edição:
Para achar a VLAN você tem que rodar omcicli mib get 84

Mas acho que seu problema não é esse.

Você rodou esses comandos no ODI também?

Código:
flash set OMCI_SW_VER1 GG-11000-C003
flash set OMCI_SW_VER2 GG-11000-C003
flash set HW_HWVER GG-GAPL100v02

Só consegui o O5 depois de rodar esses comandos.

Acho que na Vivo 1 não é funciona só com SLID e Serial Number, precisa configurar versão de hardware e software também.
Você é vivo região 1
 
Eu estou na mesma situação.

Pelo que entendi, o ONT tá entrando em Fake State 5 pq o OLT tá validando as infos usando OMCI e daí não fornece um ID, e o Ubiquiti UF Loco (que eu tenho) não tem jeito fácil de trocar as questões de software. Não sei o que fazer, mas tou pensando seriamente em comprar um VSOL que aparentemente dá pra trocar isso facilmente. Acho que no seu TP-Link tá sendo a mesma coisa, mas acho que vc consegue mudar as informações de OMCI pelo terminal

Sobre ver as VLANs: se vc acessar
Código:
/wanintf.asp
ele vai abrir a tela de VLANs, e dá pra ver elas antes de redirecionar. Tentei por SSH, mas as opções de
Código:
sysinfo show
me parece que não mostra mais as VLANs.

Eu também queria muito um plano empresarial, mas o endereço da empresa precisa ser o mesmo que o local de instalação, e eu moro em apartamento....

Enfim, vamos acompanhar aqui para ver se alguém tem sugestões, e no meio tempo vou ver se acho onde consigo alterar os parâmetros de OMCI na imagem do UF Loco.

Edit:
Deixa eu incluir mais informações aqui do meu lado:

Operadora/Região: VIVO 1 (com VLAN 10, 20 e 30)
HGU: Askey RTF8225VW (WiFi 6, e que não consigo acessar o /padrão mais, faço tudo por SSH)
Software: BR_SV_g1.7_RTF_TEF004_V2.24
ONT: UF Loco (v4.4.6)

Já tentei usar os Profiles 2, 3 e 4. Autenticação usando o SLID e tbm mudando o GPON S/N (INVP 12345678) e o MAC, que é o mesmo valor que encontro via SSH. Usei tanto o UFiber.Configurator (com Firmware do UF Loco v4.3.1) quanto o próprio console pelo gponctl. Nunca consegui receber um ID do OLT, sempre fica só Connected mas as luzes piscando com sinal de erro de autenticação.

Tenho um OPNSense rodando aqui para conectar PPPoE, e já configurado a WAN sobre VLAN 10. Tentei PPPoE sobre VLAN direto no Linux tbm, mas sem sucesso.
Anota aí mais um suceso @KILLME

Comprei o VSOL 2802RH na Biostech Conecta (loja confiável, demoraram um pouco pra mandar, mas tudo dentro do prazo estipulado).
O problema que eu tive era de VLAN, a VIVO tá zoando a gnt. Rodando omcicli get mib 84 descobri que a VLAN aqui é 1133, aí não tinha jeito de conectar mesmo. Mas o Askey não tem omcicli, e na interface mostrava como se tivesse na VLAN 10.

Configs:
O OLT da VIVO era um Askey RTF8225VW, mas eu acabei usando as mesmas configs do @Psygod (no firmware custom 1.9.4 do Vsol).

1. Aba GPON Settings
LOID User: SLID
LOID Pass: SLID
PLOAM: SLID
Serial Number: troquei para o mesmo do Askey com o comando flash set GPON_SN INVP12345678

2. Aba OMCI Information:
OMCI Vendor ID: INVP (no meu caso, por conta do Askey)
OCMI Software V1: GG-11000-C003
OCMI Software V2: GG-11000-C003
OMCC Version: 0x80
Traffic Mgmt Option: 0
CWMP Product Class: IGD
CWMP Product Version: GG-GAPL100v02

15994307592.png
 
Última edição:
Estou tentando remover GPT-2741GNAC-N1 da VIVO 1 (Sao Paulo/SP) com ODI DFP-34X-2C2, utilizei diversas configurações e o ONU State não sai de 03. Alguém consegue me da uma ajuda/luz?

Ultima tentativa deixei assim, utilizando seu exemplo, mas não funcionou.

flash set ELAN_MAC_ADDR c03dd9b6xxxx
flash set MAC_KEY 6fe89e24d57a9661e40650da4badxxxx

flash set OMCC_VER 128
flash set OMCI_FAKE_OK 1
flash set OMCI_OLT_MODE 21
flash set OMCI_SW_VER1 GG-11000-C003
flash set OMCI_SW_VER2 GG-11000-C003
flash set OMCI_VEIP_SLOT_ID 255

flash set HW_CWMP_MANUFACTURER HWTC
flash set HW_CWMP_PRODUCTCLASS IGD
flash set HW_HWVER GG-GAPL100v02
flash set HW_SERIAL_NO 000000000002

flash set GPON_ONU_MODEL GPT-2741GNAC-N1
flash set GPON_PLOAM_FORMAT 0
flash set GPON_PLOAM_PASSWD 30303036313538353133
flash set GPON_SN MSTC03A0xxxx

flash set OUI 11,11,11
flash set PON_VENDOR_ID MSTC
Postei aqui no forum há uns dias atrás, eu não tava conseguindo tirar a ODI de O3 de jeito nenhum e a unica coisa que eu fiz pra sair do O3 (com as config todas padrão que mostrei no print ali) foi desligar a ODI e subir minha internet pelo um Askey RTF-7000 (que tinha jogado aqui em casa) e ligar a ODI novamente, magicamente saiu de O3 pra O5 e consegui pegar a VLAN aqui da região (sou do ABC, aqui em SP) pelo que entendi não funcionava clonar o modem de Wifi 6 da Vivo que tava aqui, por que eu colocava tudo na ODI e não saia de O3...

Estou há várias semanas revirando esse tópico atrás de informações, mas com dificuldade de configurar o que eu preciso. Tenho acompanhado o sucesso dos colegas aqui mas não consigo descobrir as configurações de VLAN corretas aparentemente.

Estou com:
- Vivo região 1
- Modem Askey RTF8115VW
- ONU SFP ODI DFP-34X-2C2

Tentei configurar a ONU com VLAN 10 (o que aparece na interface web do modem), e a SLID/PLOAM, mas só consegui um O5 aparentemente fake, pois não consigo autenticar.
Pelo que vi os resultados aqui de quem conseguiu, a VLAN "verdadeira" que devo configurar não é 10, mas sim algum número que eu conseguiria ver através de algum comando SSH.

Acredito que minha dúvida vai parecer muito amadora. Eu consigo acessar o modem por ssh com o usuário support, porém ele não aceita nenhum dos comandos postados aqui.
O único comando que consigo dar é show (ele traz algumas opções de informações, mas nada muito útil), e após entrar no modo sh, o comando find, que traz uma infinidade de informações aparentemente também sem muita utilidade. Também não consigo fazer ele mostrar uma lista dos comandos disponíveis.

Também cabe dizer que o modem já está configurado em modo bridge, mas não sei se isso alteraria alguma coisa.

Será que estou fazendo algo errado? Ou meu modem realmente que não está aceitando comandos?
Os comandos tem que ser rodado na ODI, além do Painel Web da ODI você consegue conectar por Telnet ou SSH na ODI e rodar os comandos lá... aqui na região do ABC em SP (Santo André) consegui na VLAN 3356 autenticar no PPPoE, pra você ver o da sua região se for diferente e só rodar "omcicli mib get 84" no terminal da ODI :)

xDqgsOE.png
 
Perfeito!

Então aqui é em SSA é Região 2, pois era GVT. Depois vou confirmar.

Obrigado pela informação.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Mas isso muda algo em relação a configurar a ONU nova já que irei substituir a da própria VIVO?

É a questão da VLAN ?

Eu só tenho o serviço de Internet. Não tenho IPTV nem Tel fixo da VIVO.
Sim, exatamente a questão da VLAN, mas também das outras configurações. Por exemplo, pelo que eu sei, região 1 precisa do SLID, e a 2 não.
 
Para achar a VLAN você tem que rodar omcicli mib get 84 no ODI.

Mas acho que seu problema não é esse.

Você rodou esses comandos no ODI também?

Código:
flash set OMCI_SW_VER1 GG-11000-C003
flash set OMCI_SW_VER2 GG-11000-C003
flash set HW_HWVER GG-GAPL100v02

Só consegui o O5 depois de rodar esses comandos.

Acho que na Vivo 1 não funciona só com SLID e Serial Number, precisa configurar versão de hardware e software também.
Na verdade nem estou mexendo no ODI no momento.
Tentei configurar ele via web com VLAN 10 e o SLID no campo PLOAM, somente.

Estou meio perdido sobre que comandos dar em qual equipamento, sinceramente.

Eu achei que para achar a VLAN, eu teria que dar o comando no Askey da Vivo, e depois configurar essa VLAN no ODI (via web mesmo), estou enganado?
Não preciso fazer nada no Askey?
 
Na verdade nem estou mexendo no ODI no momento.
Tentei configurar ele via web com VLAN 10 e o SLID no campo PLOAM, somente.

Estou meio perdido sobre que comandos dar em qual equipamento, sinceramente.

Eu achei que para achar a VLAN, eu teria que dar o comando no Askey da Vivo, e depois configurar essa VLAN no ODI (via web mesmo), estou enganado?
Não preciso fazer nada no Askey?
sim voce quer uma ajuda eu consigo configurar pra voce
 
Estou há várias semanas revirando esse tópico atrás de informações, mas com dificuldade de configurar o que eu preciso. Tenho acompanhado o sucesso dos colegas aqui mas não consigo descobrir as configurações de VLAN corretas aparentemente.

Estou com:
- Vivo região 1
- Modem Askey RTF8115VW
- ONU SFP ODI DFP-34X-2C2

Tentei configurar a ONU com VLAN 10 (o que aparece na interface web do modem), e a SLID/PLOAM, mas só consegui um O5 aparentemente fake, pois não consigo autenticar.
Pelo que vi os resultados aqui de quem conseguiu, a VLAN "verdadeira" que devo configurar não é 10, mas sim algum número que eu conseguiria ver através de algum comando SSH.

Acredito que minha dúvida vai parecer muito amadora. Eu consigo acessar o modem por ssh com o usuário support, porém ele não aceita nenhum dos comandos postados aqui.
O único comando que consigo dar é show (ele traz algumas opções de informações, mas nada muito útil), e após entrar no modo sh, o comando find, que traz uma infinidade de informações aparentemente também sem muita utilidade. Também não consigo fazer ele mostrar uma lista dos comandos disponíveis.

Também cabe dizer que o modem já está configurado em modo bridge, mas não sei se isso alteraria alguma coisa.

Será que estou fazendo algo errado? Ou meu modem realmente que não está aceitando comandos?
Atualizando o tópico:

Resolvido o problema graças à inestimável ajuda do @Psygod que reservou um tempo pra me auxiliar a acessar o ssh do ODI e configurar. Depois de descobrir a VLAN correta, funcionou perfeitamente. Eu estava tentando configurar o roteador Askey da Vivo, enquanto o correto era conectar o ODI na fibra da Vivo mesmo, fechar um ssh nele e aí sim inserir os comandos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo