[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Já estou usando ele, está 100%, até guardei a VSOL, o que percebi é que parece ter menos opções de configuração mas no forum tripleoxy... parece ter adicionado ele, então deve já está em produção uma custom para ele... no ultimo test a VSOL levou 3 minutos para estabelecer a conexão, o TPLINK levou 1min20segun...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

vou fazer um video esse final de semana mostrando por completo e comparando ele com VSOL

top!
comprei na nagem tb mas foi a maior novela pra fedex entregar,
seguraram o pacote por 1 semana na unidade da minha cidade.

ela liga rapidão mesmo! nem compara com a HGU da vivo que a pessoa liga,
vai fazer um café, arrumar a casa, tomar banho e só depois que ele conecta a internet kkkk

tais usando em qual provedor? aqui na vivo região 2 eu não consegui fazer funcionar ainda, só fake O5.
ia soldar a porta serial pra ver se conseguia acesso ao sistema interno, mas se ja tiver firm custom seria uma boa.

Pra quem usa udm-pro/SE com SFP ONU (ODI etc..) e quiser ter acesso à página do stick de maneira fácil e rápida é só logar no roteador via ssh e rodar os seguintes comandos.

ip addr add dev eth9 local 192.168.1.2/24

iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth9 -d 192.168.1.0/24 -j SNAT --to 192.168.1.2

O ip do meu ODI é 192.168.1.1 e a interface que ele está conectado é eth9, que pode ser descoberta através do comando "ip a", logo, façam as devidas substituições conforme o ip e porta que estiver atribuída para o seu módulo.

Lembrando que estes comandos não são permanentes, ou seja, se reiniciar o equipamento ou fizer atualização de software será necessário repetir o processo.

----------------------------------------------------------------------------edit-----------------------------------------------------------------------------------

Acredito que eu tenha conseguido fazer com que isso seja permanente no udm-pro/se com praticamente nenhuma grande intervenção no sistema, apenas criando um processo no systemd.

Só não sei se após atualização de firmware e do unifiOS ainda permanecerá funcionando, mas aos reboots está funcionando perfeitamente.

1- Crie um arquivo com o comando e a regra de iptables listadas no inicio do post com o comando -> sudo vi /usr/local/bin/iptables-gpon.sh

#!/bin/bash

# Allow access to ODI DFP-34X-2C2
ip addr add dev eth9 local 192.168.1.2/24
iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth9 -d 192.168.1.0/24 -j SNAT --to 192.168.1.2

2- Eleve os privilégios para o arquivo criado usando o comando -> sudo chmod +x /usr/local/bin/iptables-gpon.sh

3- Crie o arquivo referente ao processo do systemd e adicione o conteúdo abaixo -> sudo vi /etc/systemd/system/iptables-gpon.service

[Unit]
Description=Aplicar regras do iptables
After=network.target

[Service]
Type=oneshot
ExecStart=/usr/local/bin/iptables-gpon.sh
RemainAfterExit=yes

[Install]
WantedBy=multi-user.target

4- Execute -> sudo systemctl enable iptables-gpon.service e em seguida -> sudo systemctl status iptables-gpon.service para conferir se está tudo OK

lYX8Wd9.png

Última edição:
top!
comprei na nagem tb mas foi a maior novela pra fedex entregar,
seguraram o pacote por 1 semana na unidade da minha cidade.

ela liga rapidão mesmo! nem compara com a HGU da vivo que a pessoa liga,
vai fazer um café, arrumar a casa, tomar banho e só depois que ele conecta a internet kkkk

tais usando em qual provedor? aqui na vivo região 2 eu não consegui fazer funcionar ainda, só fake O5.
ia soldar a porta serial pra ver se conseguia acesso ao sistema interno, mas se ja tiver firm custom seria uma boa.
Minha experiência com a nagem foi ótima, mandou muito bem embalado, primeira compra de fiz nesse site, só que selecionei correios (SEDEX), entregou em 3 ou 4 dias, vi que FEDEX era mais em conta, mas nunca ouvir falar nessa empresa de entregas, fiquei com receio!

Buenas pessoal...

Estou usando uma placa PCI-E com 2 portas SFP+

Seguindo o post de sucesso do @tito89 tudo funciona.
Porém queria fazer o telefone funcionar tambem.

No meu OpnSense configurei a VLAN 210 e está tudo ok.
Agora preciso configurar a VLAN220 e ligar meu PAP2T de alguma forma ao OpnSense e meu telefone deve funcionar...
Se alguém tiver ideia de como fazer essa config, ficaria grato.

Última edição:
Boa tarde pessoal, sou um pouco leigo no assunto e estou buscando tirar algumas duvidas em 2 situações. Uma na minha casa e outra no meus pais.

Situação 1: Minha Residência.
Provedor: Brisanet Plano IP Fixo (600/300mb)
Aparelho: GPON ONU FiberHome AN5506-01-A + TP Link DECO x20 (Este faz a discagem do PPPOE e gerenciamento da rede)

Estou enfrentando alguns problemas de entrega de velocidade contratada e estava querendo eliminar o maximo de aparelhos do provedor, pois eles ja fizeram de tudo e não acharam o problema. Nesse caso seria substituir a ONU por uma propria. Alguem sabe se consigo fazer isso na brisanet? Como consigo os dados para configuração da ONU? Consigo acessar a ONU deles e pegar esses dados?

Situação 2: Residência do meus Pais.
Provedor: Alares 700/350mb
Aparelho: ONT NOKIA WIFI (Não sei o modelo)

No caso da residência dos meus pais, essa ONT fica em Bridge para conseguir usar os iptvs atraves do outro roteador. Porem queria eliminar o trambolho que é aquele roteador com antenas e trocar por uma ONU. Não preciso do wifi dela pois tenho varios pontos de acesso espalhado pela casa. Ao acessar a ONT de lá vi que a discagem é feita por iPOE. Seria possivel trocar essa ONT por uma ONU? Qual seria o procedimento?

Desde já agradeço a ajuda de todos.

fala pessoal, alguém com a TP-Link XZ005-G6 (2.5gbe) na vivo 2?
recebi ela essa semana e tava testando.
ela fica registered O5 mas não consigo conectar o pppoe (vlan 600 aqui).

Meu modem é um Askey RTF8225VW (REV 3) com firmware BR_SG_g1.13_RTF_TEF004_V2.35
notei que o SLID é vazio no /instalador e na pagina de estatisticas gpon
via ssh com `onu dev_info show` também, com o valor hex sendo só zeros

alguma ideia do que pode ser?

a g6 ta com esse firm
Firmware Version: 0.1.0 3.0.0 v6066.0 Build 231212 Rel.36338n
Hardware Version: XZ005-G6 v1.0 00000000
Mesma coisa aqui, e testei com 3 onu's diferentes a XZ005-G6, Intelbras R1 e XZ000-G7. Todas pegam a VLAN corretamente (600) pelo mib get 84, mas nao autenticam via PPPOE, consigo ver fabricante da OLT (alcatel) mas nao trafega nada na VLAN, parece ter alguma barreira posterior ao omci.

Mesma coisa aqui, e testei com 3 onu's diferentes a XZ005-G6, Intelbras R1 e XZ000-G7. Todas pegam a VLAN corretamente (600) pelo mib get 84, mas nao autenticam via PPPOE, consigo ver fabricante da OLT (alcatel) mas nao trafega nada na VLAN, parece ter alguma barreira posterior ao omci.

Pois é, minha OLT é alcatel tbm.
no O5 com SN e password zeros consigo ver a vlan (600) no omcicli (tabelas 84 e 171).

Soldei o header da serial pra poder ver isso, ja que o telnet fica preso naquela cli da tplink que nao faz nada
e ssh não ta habilitado no firm que instalei do site da tplink.

troquei os params da onu pra copiar o modem com o flash set,
mas ainda assim não rola.

to sem ideias já kk

Pois é, minha OLT é alcatel tbm.
no O5 com SN e password zeros consigo ver a vlan (600) no omcicli (tabelas 84 e 171).

Soldei o header da serial pra poder ver isso, ja que o telnet fica preso naquela cli da tplink que nao faz nada
e ssh não ta habilitado no firm que instalei do site da tplink.

troquei os params da onu pra copiar o modem com o flash set,
mas ainda assim não rola.

to sem ideias já kk

Uma coisa que percebi no z005-g6 é que os comandos via flash get/ flash set não estão atualizando efetivamente, se olhar na tabela 256/257 do omci o GPON_SN não altera, agora se fazer pelo painel web ele altera corretamente.

Acredito que o z005-g6 tenha potencial pra receber algum firmware melhor. Tentei importar as mesmas dependencias que tem no firmware da vsol, pra tentar fazer o flash get/set funcionar porque imagino que seja alguma personalização da tp-link para usar a comunicação entre o painel e o omci_app compatível com outros modelos (o xz000-g7 usa a mesma forma de definir os parametros) mas acabei batendo em algumas barreiras pra fechar o firmware com as ferramentas que tem hoje pro xz000-g3.

Uma coisa que percebi no z005-g6 é que os comandos via flash get/ flash set não estão atualizando efetivamente, se olhar na tabela 256/257 do omci o GPON_SN não altera, agora se fazer pelo painel web ele altera corretamente.

Acredito que o z005-g6 tenha potencial pra receber algum firmware melhor. Tentei importar as mesmas dependencias que tem no firmware da vsol, pra tentar fazer o flash get/set funcionar porque imagino que seja alguma personalização da tp-link para usar a comunicação entre o painel e o omci_app compatível com outros modelos (o xz000-g7 usa a mesma forma de definir os parametros) mas acabei batendo em algumas barreiras pra fechar o firmware com as ferramentas que tem hoje pro xz000-g3.

hm, não tinha conferido as tabelas 256/257,
notei que os valores que setei com "flash set" permaneceram depois de fazer um factory reset pela web.
tais acessando por serial tb?

Olá Galera gostaria de agradecer a todos que contribuíram com informações para este topico, através dele e dos videos dos canais Doutor Mikrotik, Pedro Pithan e Tito Tech
consegui eliminar até o momento Modem VIVO HGU 5, por hora parcialmente deixei de lado o RTF3507VW-N1 usando os seguintes equipamentos:

Conversor de Midia: Tp-Link MC220L

Modulo SFP: DFP-34X-2C2 (sem marca) China

Roteador: Tp-Link EX511 AX3000 (usei dois para ter uma rede MESH)

Switch: Tp-link LS1005G (Para os 4 pontos da IPTV)

Primeiramente o modulo foi configurado com as informações necessárias para Vivo1

PLOAM (Meu SLID que obtive no 192.168.15.1/instalador)

GPON SN (também obtido no /instalador)

Device Serial Number (MAC do RTF3507VW-N1)

Mackey (obtive usando o comando echo -n "hsgq1.9a*" | md5sum via telnet , no asterisco coloquei meu endereço MAC e obtive o retorno dê um código extenso

Com toda parte de Settings configurada usei o comando omcicli mib get 84 via telnel para identificar minha VLAN, o detalhe é que não obtive retorno de primeira e somente "spammando" o comando algumas vezes me retornou 3 (EntityID's) sendo a VLAN da Internet, IPTV e Telefone, com isso foi necessário apenas configurar o modulo em VLAN Transparent Mode e terminar as configurações no EX511

No Tp-link Ex511 configurei na WAN duas conexões: Principal sendo PPPoE com a VLAN 3884 prioridade 1 usando o padrão cliente@cliente, na segunda conexão (TV) usei IP Dinamico com a VLAN 5 prioridade 3, nessa habilitei as opções INTERNET e IPTV e as funções DHCPv6, IGMP, NAT e NAT /full-cone, no mesmo instante a internet passou a funcionar, mas a TV funcionou por apenas alguns minutos e após isso apareceu o código de erro GCN11, ainda estou a procura da solução para a TV funcionar 100%, detalhe é que o RTF3507VW-N1 tinha todos os 4 pontos conectados via HPNA com entrada coaxial e para conectá-los no EX511 tive que substituír todos por cabos CAT5, como o EX511 possui apenas 4 entradas usei um switch Tp-link LS1005G para conectar todos os pontos no roteador.

Quem tiver dicas para solução do erro GCN11 agradeço !!

Última edição:
IPV6 Funcionando Na Rede Da V.TAL(Oi RJ) após atualizaçao do firmware OPENWRT
3gvK9hw.jpeg
qOH5qo0.jpeg

ONU: V-SOL V2802RH com firmware 1.9.V
Router : Banana BPI-R3 com Firmware OpenWRT 23.05.4
Configurações padrões de fábrica do OpenWRT, Que já vem com IPOE Por padrao, nao precisa mudar o endereço MAC e Hostname só com letras.
VSOL Com os parametros do TRIPLEOXYGEN, obviamente com o serial do GPON e VLAN próprios,

Pessoal, alguém sabe como configurar a VLAN220 na Oi/Vtal para funcionar o VOIP?
A VLAN210 retorna IP pro meu OpnSense e tudo funciona.
Já a VLAN220 fica sem IP.

Abraços.

Rapaz, tô numa luta aqui viu...
Tenho Oi e Vivo, a que funcionar no meu Mikrotik com a ODI DFP-34x-2C2 eu vou cancelar a outra, mas nenhuma funcionou até agora.
Até consegui pegar o código O5, mas o Mikrotik não pega IP.
Engraçado que com o TX-6610 velho de guerra que tenho aqui a Vivo sobe fácil que é uma beleza, mas com a ODI não rola.

Aqui é região 2 da Vivo, Vlan 610, tem alguma especificidade? Achei poucos tutoriais da região 2, e os que eu achei não funcionaram, mas parece que tá quase! O Mikrotik até que conectou no PPPoE, mas não pegou IP, deu "Status: link established" no PPPoE, mas sem IP.

Já com a Oi, a principal dificuldade acredito que seja o meu equipamento, que é um ZTE 670L. Não achei nenhum tutorial pra ele aqui no tópico e não sei onde encontrar as informações dele pra colocar no ODI... O pessoal fala muito dos tutoriais da Triple Oxygen, mas ou eu sou muito burro ou só achei esse passo a passo, que é pra Huaweii:

• Em “Admin” > “OMCI Information”, preencha e então aplique/salve:
    • OMCI Vendor ID: HWTC
    • OMCI software version 1: V3R019C10S385
    • OMCI software version 2: V3R019C10S385
    • OMCC version: 0x80
    • Traffic Managament option: 2
    • CWMP Product Class: HG8245Q2
    • HW version: B99.A
  • Em “Advance” > “VLAN Settings”:
    • Marque “Manual
    • Marque PVID e preencha com 210.
    • Aplique/salve.

Eu devo procurar as informações do ZTE mesmo ou devo usar os dados do Huaweii mudando só o serial e o Mac? Isso tá confuso pra mim, parece que todo tutorial da Oi usa os dados do Huaweii.

Outra coisa, o Triple Oxygen fala pra configurar tudo com a fibra desconectada, mas quando desconecto a fibra do ODI não consigo acessar mais ele através do Mikrotik, então tenho que fazer todas as configurações com a fibra conectada. Isso é um grande problema ou é só reiniciar depois e tá safe? Não tenho um conversor de mídia.

Enfim, quando tiver tempo vou fuçar mais, mas se alguém tiver algum direcionamento pra me ajudar a conseguir mais rápido eu agradeceria muito!

Rapaz, tô numa luta aqui viu...
Tenho Oi e Vivo, a que funcionar no meu Mikrotik com a ODI DFP-34x-2C2 eu vou cancelar a outra, mas nenhuma funcionou até agora.
Até consegui pegar o código O5, mas o Mikrotik não pega IP.
Engraçado que com o TX-6610 velho de guerra que tenho aqui a Vivo sobe fácil que é uma beleza, mas com a ODI não rola.

Aqui é região 2 da Vivo, Vlan 610, tem alguma especificidade? Achei poucos tutoriais da região 2, e os que eu achei não funcionaram, mas parece que tá quase! O Mikrotik até que conectou no PPPoE, mas não pegou IP, deu "Status: link established" no PPPoE, mas sem IP.

Já com a Oi, a principal dificuldade acredito que seja o meu equipamento, que é um ZTE 670L. Não achei nenhum tutorial pra ele aqui no tópico e não sei onde encontrar as informações dele pra colocar no ODI... O pessoal fala muito dos tutoriais da Triple Oxygen, mas ou eu sou muito burro ou só achei esse passo a passo, que é pra Huaweii:

• OMCI Vendor ID: HWTC
    • OMCI software version 1: V3R019C10S385
    • OMCI software version 2: V3R019C10S385
    • CWMP Product Class: HG8245Q2
    • HW version: B99.A
    • Marque “Manual
    • Aplique/salve.

Eu devo procurar as informações do ZTE mesmo ou devo usar os dados do Huaweii mudando só o serial e o Mac? Isso tá confuso pra mim, parece que todo tutorial da Oi usa os dados do Huaweii.

Outra coisa, o Triple Oxygen fala pra configurar tudo com a fibra desconectada, mas quando desconecto a fibra do ODI não consigo acessar mais ele através do Mikrotik, então tenho que fazer todas as configurações com a fibra conectada. Isso é um grande problema ou é só reiniciar depois e tá safe? Não tenho um conversor de mídia.

Enfim, quando tiver tempo vou fuçar mais, mas se alguém tiver algum direcionamento pra me ajudar a conseguir mais rápido eu agradeceria muito!
VC Deve emular os dados do SEU MODEM ZTE, infelizmente vc deu azar nisso, pois tem pouco material sobre, pela breve pesquisa, eu encontrei algumas informações

Vendor List
    • OMCI Vendor ID: ZTEG ou ZTEL
    • OMCI software version 1: V9.0.11.P1N10B
    • OMCI software version 2: V9.0.11.P1N10B
    • CWMP Product Class: F670L
    • HW version: V9.0
    • Marque “Manual
    • Aplique/salve.
Na dúvida, loga no teu modem com o login que está na etiqueta do seu modem, para verificar a Versao de hardware , software e o Numero de serie.
O Vendor ID pode ser ZTEL , de acordo com o começo do numero de série.
Quanto ao serial, tenta de 2 formas :
digitando o numero completo ou começando a partir do ZTEL para frente

Exemplo de um modem ZTE
s65Q1km.jpeg

Última edição:

consegui extrair uma imagem da onu com serial e tftp.
peguei tbm os arquivos de config lastgood.xml e lastgood_hs.xml que ficam em /var/config (partição que persiste com reboot/power off)
a briga agora é conseguir fazer decrypt deles pra ver se editando os valores por la ela mostra na webui também.

consegui extrair uma imagem da onu com serial e tftp.
peguei tbm os arquivos de config lastgood.xml e lastgood_hs.xml que ficam em /var/config (partição que persiste com reboot/power off)
a briga agora é conseguir fazer decrypt deles pra ver se editando os valores por la ela mostra na webui também.

Então esse passo eu já tinha chego também! abri o binario do xmlconfig que faz os decrypts e ele usa a mesma chave dessa ferramenta https://github.com/sta-c0000/tpconf_bin_xml mas só funciona para o defaultconfig.xml. o lastgood_hs.xml parece usar alguma criptografia diferente e nao consegui achar as chaves! Inclusive li a flash dele com o gravador de eeprom e parece funcionar o flash get/set a suspeita que tenho é que o lastgood_hs.xml é usado como base para a config do omci, dando bypass na flash.

Vou dar mais uma investigada se consigo abrir o lastgood_hs.xml por aqui tb e te aviso.

Então esse passo eu já tinha chego também! abri o binario do xmlconfig que faz os decrypts e ele usa a mesma chave dessa ferramenta https://github.com/sta-c0000/tpconf_bin_xml mas só funciona para o defaultconfig.xml. o lastgood_hs.xml parece usar alguma criptografia diferente e nao consegui achar as chaves! Inclusive li a flash dele com o gravador de eeprom e parece funcionar o flash get/set a suspeita que tenho é que o lastgood_hs.xml é usado como base para a config do omci, dando bypass na flash.

Vou dar mais uma investigada se consigo abrir o lastgood_hs.xml por aqui tb e te aviso.
blz, vou puxar o default_config.xml pra ver o que tem nele, mas acho que o caminho é esse mesmo marretar o lastgood.xml

meti isso no /var/config pra setar os valores de uma vez só,
mas parece ser isso mesmo, quando apago o lastgood.xml ele seta tudo de volta para os dados da tplink
Código:
#!/bin/ash

flash set OUI 68D40C
flash set PON_VENDOR_ID TLCM
flash set GPON_ONU_MODEL RTF8225VW
flash set GPON_PLOAM_PASSWD 0000000000
flash set GPON_SN <XXXXXXXXXXXX>
flash set HW_HWVER RTF8225VW
flash set HW_SERIAL_NO <XXXXXXXXXXXX>
flash set OMCC_VER 128
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set OMCI_SW_VER1 P8225VWTEF004
flash set OMCI_SW_VER2 R8225VWTEF004
flash set OMCI_TM_OPT 1
flash set OMCI_FAKE_OK 0

VC Deve emular os dados do SEU MODEM ZTE, infelizmente vc deu azar nisso, pois tem pouco material sobre, pela breve pesquisa, eu encontrei algumas informações

Vendor List
    • OMCI Vendor ID: ZTEG ou ZTEL
    • OMCI software version 1: V9.0.11.P1N10B
    • OMCI software version 2: V9.0.11.P1N10B
    • CWMP Product Class: F670L
    • HW version: V9.0
    • Marque “Manual
    • Aplique/salve.
Na dúvida, loga no teu modem com o login que está na etiqueta do seu modem, para verificar a Versao de hardware , software e o Numero de serie.
O Vendor ID pode ser ZTEL , de acordo com o começo do numero de série.
Quanto ao serial, tenta de 2 formas :
digitando o numero completo ou começando a partir do ZTEL para frente

Exemplo de um modem ZTE
s65Q1km.jpeg
Muito obrigado, @Bt10. Realmente temos poucas informações sobre esse router, não consegui fazer o Mikrotik pegar IP nem com reza... Talvez no futuro eu tente novamente, mas vou deixar a Oi só de backup por enquanto mesmo.
Já com a Vivo deu certo, finalmente!
O segredo foi setar a Vlan do ODI em modo transparente e taggear a vlan no Mikrotik, ai deu certinho e a velocidade ficou MUITO boa mesmo (plano de 500/250). Tá com uns picos absurdos, chegou a bater 900 agora de madrugada.
Já posso dizer que troquei o Askey RTF8115VW pelo ODI-DFP-34X-2C2 com sucesso na Vivo 2!

blz, vou puxar o default_config.xml pra ver o que tem nele, mas acho que o caminho é esse mesmo marretar o lastgood.xml

meti isso no /var/config pra setar os valores de uma vez só,
mas parece ser isso mesmo, quando apago o lastgood.xml ele seta tudo de volta para os dados da tplink
Código:
#!/bin/ash

flash set OUI 68D40C
flash set PON_VENDOR_ID TLCM
flash set GPON_ONU_MODEL RTF8225VW
flash set GPON_PLOAM_PASSWD 0000000000
flash set GPON_SN <XXXXXXXXXXXX>
flash set HW_HWVER RTF8225VW
flash set HW_SERIAL_NO <XXXXXXXXXXXX>
flash set OMCC_VER 128
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set OMCI_SW_VER1 P8225VWTEF004
flash set OMCI_SW_VER2 R8225VWTEF004
flash set OMCI_TM_OPT 1
flash set OMCI_FAKE_OK 0

Consegui entender como o lastgood.xml é gerado (pelo Ghidra analisando o xmlconfig). Ele não possui nenhuma criptografia, apenas cada valor de byte do arquivo é acrescido em 1 para gerar esse arquivo e para "descriptografar" é apenas subtrair 1

Fiz um codigo simples aqui pra testar.

kadXbD0.png

Parece fazer sentido dado que todos os valores são compativeis com oque fala na GUI e no omci.

Vou editar as configurações e fazer os testes, dando certo temos uma alternativa para alterar alguns dados no XZ005-G6 (e possivelmente no xz000-g7, vou testar assim que validar)

Dando certo vou fazer uma ferramenta pra fazer esse processo de "criptografar"/"descriptografar" esse arquivo. Uma coisa que ainda ficaria melhor era conseguir acessar o ssh sem precisar via uart, acho que deve ser simples.

Consegui entender como o lastgood.xml é gerado (pelo Ghidra analisando o xmlconfig). Ele não possui nenhuma criptografia, apenas cada valor de byte do arquivo é acrescido em 1 para gerar esse arquivo e para "descriptografar" é apenas subtrair 1

Fiz um codigo simples aqui pra testar.

kadXbD0.png

Parece fazer sentido dado que todos os valores são compativeis com oque fala na GUI e no omci.

Vou editar as configurações e fazer os testes, dando certo temos uma alternativa para alterar alguns dados no XZ005-G6 (e possivelmente no xz000-g7, vou testar assim que validar)

Dando certo vou fazer uma ferramenta pra fazer esse processo de "criptografar"/"descriptografar" esse arquivo. Uma coisa que ainda ficaria melhor era conseguir acessar o ssh sem precisar via uart, acho que deve ser simples.
opa! ai sim.
sobre ssh nao sei se o firm que tenho instalado tem o dropbear, acho que não.
mas podiamos fazer o telnet apontar pro bash em vez do cli da tplink

tava olhando o codigo da webui pra ver o que podemos modificar pra adicionar mais campos editaveis

opa! ai sim.
sobre ssh nao sei se o firm que tenho instalado tem o dropbear, acho que não.
mas podiamos fazer o telnet apontar pro bash em vez do cli da tplink

tava olhando o codigo da webui pra ver o que podemos modificar pra adicionar mais campos editaveis
Fiz os testes e o lastgood também nao ajusta os dados do OMCI, inclusive ao modificar e subir o lastgood ele atualiza o flash get/flash set. Então o caminho não vai ser esse.

Olhei que na inicialização ele faz um log com a informação rsl_initDev2GponAuthObj. Esse log vem da libcmm.so, e ela pega as informações via ioctl do /dev/flash0, porém não estou conseguindo achar nenhuma forma de ler essa informação. Outra opção era encontrar algum lugar que conseguiriamos manipular ela, talvez pelo reset_default.

Fiz os testes e o lastgood também nao ajusta os dados do OMCI, inclusive ao modificar e subir o lastgood ele atualiza o flash get/flash set. Então o caminho não vai ser esse.

Olhei que na inicialização ele faz um log com a informação rsl_initDev2GponAuthObj. Esse log vem da libcmm.so, e ela pega as informações via ioctl do /dev/flash0, porém não estou conseguindo achar nenhuma forma de ler essa informação. Outra opção era encontrar algum lugar que conseguiriamos manipular ela, talvez pelo reset_default.

Interessante essas questões com o XZ005-G6, nesse caso ai teria possibilidade de surgir uma custom com essas modificações? no site tripleoxygen já apareceu o XZ005-G6 e fotos do PCB interno. (Estou usando o XZ005-G6, pois no meu provedor, mudei apenas SN e já funcionou de primeira)

pensei se isso n ta tb na nvram mas ta quebrado no firm da tplink. nv getenv nao funciona.
outra coisa que notei,
depois de apagar tudo no /var/config e fazer um reboot,
a onu continuou no mesmo ip de antes (eu seto .15.2, pra ficar não ter que ficar trocando ip ao sair do modem da vivo pra G6)
então devem armazenar isso em outro canto também

Interessante essas questões com o XZ005-G6, nesse caso ai teria possibilidade de surgir uma custom com essas modificações? no site tripleoxygen já apareceu o XZ005-G6 e fotos do PCB interno. (Estou usando o XZ005-G6, pois no meu provedor, mudei apenas SN e já funcionou de primeira)
tua olt nao deve ser chata como a da gente lol (alcatel)

Última edição:
Bom dia, comprei essa a onu XZ005-G6 para subsituir o modem da Tim Sagecom 5870v2 rede v.tal, na qual não consigo colocar em bridgue devido a nova atualizacao de firmware. Porém não consegui fazer funcionar fica Registrado O5 e não navega nem pega Ip no roteador que é um Ax9000, pelo que vi a rede da TIM V.Tal não usa autenticacao PPOE. Alguem tem alguma luz pra ajudar? Agradeço.

• Curtir
Reações: gkz

Users who are viewing this thread

Voltar