[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Sim, no meu caso aqui, crio a vlan no MK, mas não ta passando.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Isso ocorreu comigo, reseta as configurações da ONT Intelbras R1, quando for executar os comandos rode apenas os listado abaixo com as informações do seu Fast 5670V2

flash set GPON_PLOAM_PASSWD SMBSxxxxxxxx
flash set GPON_SN SMBSxxxxxx
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set PON_VENDOR_ID SMBS
flash set OMCI_SW_VER1 SGFA71000138
flash set OMCI_SW_VER2 SGFA71000138
flash set GPON_ONU_MODEL "F@st 5670"
flash set HW_HWVER 2.00
flash set OUI xxxxxx Aqui são os 4 primeiros digitos do MAC adress
flash set HW_SERIAL_NO N7222xxxxxxxxxx
flash set ELAN_MAC_ADDR E4xxxxxxxxxx
reboot

Não Execute o flash set OMCC_VER,.

Como vc esta usando firmware modificado, após o equipamentos reiniciar, execute os comandos abaixo, via telnet.

setcons -s - esse comando altera a saída dos demais comando para o bash do telnet e não mais via terminal.

omcicli mib get 84 - Execute para ver se aparece a VLAN, caso sim, a ONT autenticou com sucesso.

Agora verifique se pega IP no seu equipamento.

Caso não funcione faça o seguinte testes, altera o modo de operação da ONU R1 para ROTEAMENTO, ela deve reiniciar.

Execute novamente os comando abaixo:

flash set HW_HWVER 2.00
flash set OUI xxxxxx Aqui são os 4 primeiros digitos do MAC address
reboot

Quando o equipamento voltar do reboot, siga conforme a imagem abaixo, dai finalizando reiniciar novamente. Será necessário alterar o seu equipamento de roteamento para receber o IP por meio da interface sem tag de vlan. No caso como uma porta de acesso normal, sem vlan configurada nela.

Sobre OMCC Version​

O atributo OMCC version identifica a versão do protocolo OMCC utilizado pela ONU. Este recurso permite a OLT gerenciar uma rede com diferentes tipos de ONU que suportam diferentes tipos de OMCC.
As versões do OMCC suportadas são identificadas na forma ox8y e 0x9y, onde o y é um digito hexadecimal que varia de 0 até F.
As demais versões do protocolo são definidas dentro da faixa 0xAy e 0xBy.
Algumas características das versões do OMCC:
  • 0x80 ITU-T G.984.4 (junho/2004) (esta versão também pode aparecer em ONUs que suportam versões posteriores do ITU-T G.984.4)
  • 0x81 ITU-T G.984.4 Amd.1 (junho/2005)
  • 0x82 ITU-T G.984.4 Amd.2 (março/2006)
  • 0x83 ITU-T G.984.4 Amd.3 (dezembro/2006)
  • 0x84 ITU-T G.984.4 2008 (fevereiro/2008)
  • 0x85 ITU-T G.984.4 2009 Amd.1 (junho/2009)
  • 0x86 ITU-T G.984.4 2009 Amd.2 (2009). Somente conjunto de mensagens básicas, sem a opção de conjunto de mensagens estendidas
  • 0x96 ITU-T G.984.4 2009 Amd.2 (2009). Upgrade da versão anterior com suporte a mensagens estendidas
  • 0xA0 ITU-T G.988 (2010). Somente conjunto de mensagens básicas, sem suporte para mensagens estendidas
  • 0xA1 ITU-T G.988 Amd.1 (2011). Somente conjunto de mensagens básicas
  • 0xB0 ITU-T G.988 (2010). Suporte de mensagem nível básico e estendido
  • 0xB1 ITU-T G.988 Amd.1 (2011). Suporte conjunto de mensagens nível básico e estendido (R) (obrigatório) (1 byte)
Fonte: itu.int

NO seu caso ai, basta executar o comando para atualizar a informação de software da Fast 5670,

Pode rodar todos novamente e rebootar o ODI DFP-34X-2C2.

flash set HW_HWVER 2.00
flash set OUI xxxxxx Aqui são os 4 primeiros digitos do MAC address

Welinton, poderia me informar como realizou estes comandos FLASH SET?

Chegou meu R1, mas ao logar no Putty via TELNET com ele, fazer o login com admin e a senha que criei, quando digito o código flash ele diz que não é encontrado o comando..

Obrigado.

Chegou o TPLINK G6 com porta 2.5G, funcionando 100%, qual devo usar? VSOL ou TPLINK?
noQv9o6.jpeg

Alguém sabe qual a solução para falta de resposta do comando omcicli mib get 84 ?

# omcicli mib get 84
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
VlanTagFilterData

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Não consigo descobrir a VLAN através do comando via telnet na Vivo 1

Welinton, poderia me informar como realizou estes comandos FLASH SET?

Chegou meu R1, mas ao logar no Putty via TELNET com ele, fazer o login com admin e a senha que criei, quando digito o código flash ele diz que não é encontrado o comando..

Obrigado.

Quando vc acessa a R1 veja se aparece conforme o print abaixo?

Digite flash aperte ENTER, veja se aparece conforme a imagem que postei?

Boa noite, pessoal

Sou novo por aqui, gostaria de saber se é possível conectar a fibra da operadora diretamente em um roteador mikrotik com porta sfp(usando o PON STICK) ou somente com conversor de mídia ou onu ?

Quando vc acessa a R1 veja se aparece conforme o print abaixo?

Digite flash aperte ENTER, veja se aparece conforme a imagem que postei?

Muito obrigado por sua ajuda, meu erro estava sendo colocar os comandos em caixa alta... :scare:

Agora seguirei na luta para tentar configurar o Intelbras R1 v2 (Bridge) na Oi/Vtal (Rio Grande do Sul).. Segui o tutorial do colega @italicmew (https://forum.adrenaline.com.br/thr...dora-provedor.699243/page-190#post-1077115258), mas sem sucesso.

Se puder me ajudar com uma informação... pesquisei aqui mesmo neste tópico e encontrei que o comando:

"flash set OUI 123456"

Os dígitos do campo OUI, são os 6 primeiros números do MAC ADDRESS do meu modem da operadora (etiqueta que fica embaixo), estaria certa a informação?

Porque no restante fiz tudo conforme o tópico dele (citado o link acima), e mesmo assim, colocando meu Roteador AX3000 para ser responsável pelo DHCP, não funciona.

E uma outra dúvida que tbm tenho, seria referente ao R1, na aba AVANÇADO > VLAN, tem as opções de AUTO e MANUAL, sei que a princípio a VLAN daqui seria 210, colocaria esta configuração no modo MANUAL - MODO TAGGING 210 e Prioridade 0?

Grato!

Muito obrigado por sua ajuda, meu erro estava sendo colocar os comandos em caixa alta... :scare:

Agora seguirei na luta para tentar configurar o Intelbras R1 v2 (Bridge) na Oi/Vtal (Rio Grande do Sul).. Segui o tutorial do colega @italicmew (https://forum.adrenaline.com.br/thr...dora-provedor.699243/page-190#post-1077115258), mas sem sucesso.

Se puder me ajudar com uma informação... pesquisei aqui mesmo neste tópico e encontrei que o comando:

"flash set OUI 123456"

Os dígitos do campo OUI, são os 6 primeiros números do MAC ADDRESS do meu modem da operadora (etiqueta que fica embaixo), estaria certa a informação?

Porque no restante fiz tudo conforme o tópico dele (citado o link acima), e mesmo assim, colocando meu Roteador AX3000 para ser responsável pelo DHCP, não funciona.

E uma outra dúvida que tbm tenho, seria referente ao R1, na aba AVANÇADO > VLAN, tem as opções de AUTO e MANUAL, sei que a princípio a VLAN daqui seria 210, colocaria esta configuração no modo MANUAL - MODO TAGGING 210 e Prioridade 0?

Grato!
Sim, para esse comando "flash set OUI 123456" usado o 6 primeiros números do Mac Address da etiqueta do equipamento da operado.

Em relação a VLAN normalmente é a 210, e deve usar como AUTO quando R1 estive em Bridge.

No seu router chegou a configura a vlan? https://www.tp-link.com/br/support/faq/1585/

Se vc tiver acesso a porta serial do R1 consegue ver a saída do comando omcicli mib get 84 quanto executado via Telnet.

Esse comando deve mostrar a vlan, caso não, sua ONU não autenticou na rede, dai precisa verificar os parâmetros configurados.

Caso consiga ver a vlan e o tplink esteja configurado certinho, tente alterar a config da R1 conforme coloquei na imagem desse post (https://forum.adrenaline.com.br/thr...-da-operadora-provedor.699243/post-1077152464).

Sim, para esse comando "flash set OUI 123456" usado o 6 primeiros números do Mac Address da etiqueta do equipamento da operado.

Em relação a VLAN normalmente é a 210, e deve usar como AUTO quando R1 estive em Bridge.

No seu router chegou a configura a vlan? https://www.tp-link.com/br/support/faq/1585/

Se vc tiver acesso a porta serial do R1 consegue ver a saída do comando omcicli mib get 84 quanto executado via Telnet.

Esse comando deve mostrar a vlan, caso não, sua ONU não autenticou na rede, dai precisa verificar os parâmetros configurados.

Caso consiga ver a vlan e o tplink esteja configurado certinho, tente alterar a config da R1 conforme coloquei na imagem desse post (https://forum.adrenaline.com.br/thr...-da-operadora-provedor.699243/post-1077152464).
Meu roteador é um Xiaomi AX3000...

Estou tentando descobrir como faço esta configuração de VLAN nele. Não tem muito material sobre ele na internet.

Não tenho porta serial no meu R1.

Vou tentar reconfigurar o R1 e verificar se tenho sucesso.

Já que segui o tutorial a risca do @italicmew, até na parte da OUI, apesar que já modifiquei para os 6 primeiros dígitos do MAC ADDRESS do meu modem huawei e mesmo assim segue sem funcionar.

Valeu pela atenção Welinton.

Meu roteador é um Xiaomi AX3000...

Estou tentando descobrir como faço esta configuração de VLAN nele. Não tem muito material sobre ele na internet.

Não tenho porta serial no meu R1.

Vou tentar reconfigurar o R1 e verificar se tenho sucesso.

Já que segui o tutorial a risca do @italicmew, até na parte da OUI, apesar que já modifiquei para os 6 primeiros dígitos do MAC ADDRESS do meu modem huawei e mesmo assim segue sem funcionar.

Valeu pela atenção Welinton.
Me desculpe, não me atentei ao modelo do Router

Se quiser testar a ONU modo router vc também consegue fazer bridge da VLAN, dai não precisa ajustar a vlan no Xiaomi AX3000.

Tente alterar a config da R1 conforme coloquei na imagem desse post (https://forum.adrenaline.com.br/thr...-da-operadora-provedor.699243/post-1077152464).

Com isso a ONU R1 fará trabalho de tag de vlan com a OLT da Operadora, e a interface de rede da ONU R1 fica apena como porta de acesso, dai conecta na porta WAN, e deixa DHCP ativo para receber os IP da operadora.

Isso deve funcionar

Galera olhem esse caso!

Eu comprei um XZ000-G7 e fui igual um louco no site da TP-Link procurar o Firmware mais recente, baixei e instalei. Não verifiquei numeração nem nada, confiei que o site da TP-Link estaria como firmware mais recente, mas não estava. O firmware que estava no equipamento era o mais recente. Como pode isso acontecer? O meu é versão 1.0 BR.
O firmware que veio no equipamento é versão:
Versão de Firmware: 0.2.0 3.0.0 v6099.0 Build 230927 Rel.55237n

O firmware do site da TP-Link:
Versão de Firmware:0.1.0 3.0.0 v6099.0 Build 230815 Rel.54645n

Acontece que nem cheguei tentar conectar usando o firmware que veio no equipamento assim que chegou.
Agora estou tendo problemas porque aparece o status "Registrado (O5)" mas em "Downstream" está tudo zerado, em "Upstream" aparecem números em "Dados XPON (bytes)" e "Dados XPON (pacotes)".
Interessante que observando o tráfego nas interfaces em CLI TX e RX aparecem zerados.
Outro ponto é que, as interfaces pon0 (interface física) e pon0.0 (interface virtual) não constam com as VLAN 10 que eu defini na página de configuração do equipamento. Além de que, percebi que quando aplico as configurações pela página de configuração, no terminal pela linha de comando aparece mensagem de erro. Não sei se esse problemas é por causa desse firmware em especifico ou se isso é um bug.

k7W2CzK.png

Ao aplicar as configurações de VLAN ID na página web apresenta essa mensagem no terminal:
FKA1Lde.png

Olhando o processo PID 615, é o processo referente ao serviço httpd ,ou seja, parece que realmente as configurações aplicadas pela página de configuração não estão sendo aplicadas no sistema.

gWldKJp.png

Mesmo após aplicas as configurações na página e reiniciar o equipamento, ainda assim as interfaces pon continuan na VLAN ID 0:
n0XnFv1.png

Agora estou brigando com a Tp-Link para eles me fornecerem o firmware na versão que veio quando eu comprei, eles alegaram que pode ser uma versão beta, questionei como podem vender equipamentos com firmware em versão beta sem o conhecimento do consumidor e ainda não disponibilizar a tal versão beta no site para o consumidor poder escolher.

Vi o vídeo de um gringo deixando a opção de VLAN em "transparente" e definindo o ID da VLAN direto na placa de rede do computador. Depois vou tentar para ver se consigo alguma coisa.
Eu cometi o mesmo engano. Por acaso você conseguiu o firmware?

Eu cometi o mesmo engano. Por acaso você conseguiu o firmware?
olha o fórum da tplink a resposta da empresa, segundo a tplink esse firmware é destinado a ISP, mas vendem o equipamento com ele na amazon, mercado livre

olha o fórum da tplink a resposta da empresa, segundo a tplink esse firmware é destinado a ISP, mas vendem o equipamento com ele na amazon, mercado livre

XZ000-G7

Segue link da versão que veio com a ONT.
pedi no live suporte e eles me enviaram.
Segue versão correta.

fala pessoal, alguém com a TP-Link XZ005-G6 (2.5gbe) na vivo 2?
recebi ela essa semana e tava testando.
ela fica registered O5 mas não consigo conectar o pppoe (vlan 600 aqui).

Meu modem é um Askey RTF8225VW (REV 3) com firmware BR_SG_g1.13_RTF_TEF004_V2.35
notei que o SLID é vazio no /instalador e na pagina de estatisticas gpon
via ssh com `onu dev_info show` também, com o valor hex sendo só zeros

alguma ideia do que pode ser?

a g6 ta com esse firm
Firmware Version: 0.1.0 3.0.0 v6066.0 Build 231212 Rel.36338n
Hardware Version: XZ005-G6 v1.0 00000000

Fui vencido pela ZTE F6600P na Claro fibra! kk
Pessoal, o técnico veio fazer a troca do equipamento por conta do upgrade de 500 para 750Mbps e substituiu o HUMAX HP610 pelo ZTE F6600P, alguém aqui tem o caminho das pedras de como se configura os parâmetro no ODI ?

Ele até conecta e pega IPV4 e IPV6, mas a latência fica horrível e a velocidade de download fica 25Mbps e upload quase inexistente.
Consegui resolver graças a ajuda do @joaoview !! :joia:

Muito obrigado

Valeu!!!

Alguem que tenha OI e o modem huawei hg8145v5-v2 conseguiu alterar pro tplink g6?

Olá, Primeiramente muito bom fazer um video. vai testar quando? para saber si é melhor que VSOL ou não?;)
Já estou usando ele, está 100%, até guardei a VSOL, o que percebi é que parece ter menos opções de configuração mas no forum tripleoxy... parece ter adicionado ele, então deve já está em produção uma custom para ele... no ultimo test a VSOL levou 3 minutos para estabelecer a conexão, o TPLINK levou 1min20segun...

Mostra as páginas da interface web dele.
vou fazer um video esse final de semana mostrando por completo e comparando ele com VSOL

Users who are viewing this thread

Voltar