Aconteceu o mesmo problema aqui, sábado atualizaram o software version do Fast 5670 e o ODI DFP-34X-2C2 parou de funcionar, mesmo mudando a versão ainda não voltou. Conseguiu arrumar?
Estou com o mesmo problema, no meu caso foi de domingo para segunda-feira que caiu tudo.
Também estava usando esse mesmo SFP (ODI DFP-34X-2C2) com o firmware original e ontem, dando uma olhada, reparei que assim que plugo a fibra o processador do SFP fica variando de 70% a 95% de uso, praticamente travando o SFP, tento entrar via telnet com a fibra plugada mas fica tudo travado.
Aconteceu o mesmo problema aqui, sábado atualizaram o software version do Fast 5670 e o ODI DFP-34X-2C2 parou de funcionar, mesmo mudando a versão ainda não voltou. Conseguiu arrumar?
Estou com o mesmo problema, no meu caso foi de domingo para segunda-feira que caiu tudo.
Também estava usando esse mesmo SFP (ODI DFP-34X-2C2) com o firmware original e ontem, dando uma olhada, reparei que assim que plugo a fibra o processador do SFP fica variando de 70% a 95% de uso, praticamente travando o SFP, tento entrar via telnet com a fibra plugada mas fica tudo travado.
Mais um caso de (quase) sucesso!
Operadora: V.tal (Oi) MG
Equipamento Original: Nokia G-240W-C
ONU nova: V-SOL V2802RH
Passos:
a) Firmware 1.A.2 do TripleOxygen funcionou apenas alterando o encaminhamento de VLAN manualmente. Assim, troquei para o 1.9.W, que também não ficou 100%, pois nem sempre quando reiniciava pegava IP público (às vezes pegava o 10.x.x.x). Assim, fiquei com o a versão 1.9.V.
b) Usei o tutorial do TripleOxygen e substituí os valores de serial, modelo, etc pelos valores do equipamento da Oi.
c) OMCC version: testei 0x80 e 0x86 e não notei diferença alguma. Aí deixei no 0x80.
d) VLAN: com o omcicli mib get 84, peguei a VLAN 1513 ("original" da Oi é a 210).
Detalhes do funcionamento:
1) Se coloco o VSOL para conectar em IPoE (router), ele recebe o IPv4 público, bem como o IPv6 e navega tranquilo em abos os protocolos (como já era antes, com o equipamento NOKIA original).
2) Se coloco em Bridge (meu objetivo), recebo na máquina conectada apenas o IPv4. O IPv6 recebo os endereços de DNS, mas apenas um endereço IPv6 de link local. Assim, em bridge, o IPv6 não funciona.
Alguém teria alguma idéia do que pode estar acontecendo?
EDIT:
IPv6 resolvido ao atualizar o firmware do roteador que liga ao V-SOL. Agora, modo bridge com IPv4 e IPv6 funcionando perfeitamente!
Olá, pessoal!
ONT substituída: Sagemcom f@st5670V2
ONU utilizada em Bridge: Intelbras R1
Roteador de serviço: MK RB450Gx4
Operadora: Tim/Vtal
Segue as configurações realizadas no Intelbras, praticamente todas as informações conseguir extrair via página do Sagemcom fast 5670v2, a única mudança foi no GPON_ONU_MODEL usando a dica do @pirate32 é funcionou 100%.
Basicamente essa é minha config:
flash set GPON_PLOAM_PASSWD SMBS00XXXX
flash set GPON_SN SMBSxxxxxxxx - Serial do seu GPON, está embaixo do modem (para essa ONU R1 não precisa ser em HEX), caso esteja com 16 caracteres, basta converter os 8 primeiros de Hex para Texto, o padrão é 534D4253 = SMBS, no adesivo da ONU tem a informação já no padrão correto.
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set PON_VENDOR_ID SMBS – Retirado da conversão dos 8 primeiros caracteres do GPON_SN
flash set OMCI_SW_VER1 SGFA71000109 - Consegue na página do modem Device Info
flash set OMCI_SW_VER2 SGFA71000109 – usar o mesmo da OMCI_SW_VER1
flash set GPON_ONU_MODEL F@st 5670 – Dica matadora do @pirate32
flash set HW_HWVER 2.00 - Consegue na página do modem Device Info
flash set OUI E4xxxx - Aqui são os 6 primeiros dígitos do Mac address (Consegue Adesivo Lateral do Modem)
flash set HW_SERIAL_NO N722265xxxxxxxx
flash set ELAN_MAC_ADDR E4xxxxxxxxxx - (mac adress ) --> Mac address completo, Consegue Adesivo Lateral do Modem.
flash set OMCC_VER 128
reboot - executado reboot na ONU Intelbras R1
A vlan usada aqui foi a 210, padrão mesmo, a R1 ficou em bridge, no mikrotik criei uma vlan, simples associei a interface ligada ao Intelbras, criado profile de dhcp cliente tanto ipv4 quanto ipv6, concluído com sucesso.
Após configurar corretamente, executei o comando "omcicli mib get 84" via cabo serial para validar a vlan apenas.
Ola Pessoal,
Sou de Recife e tenho a TimFibra(vtal), comprei uma ONU Intelbras R1 V2, segui todos esses passos e sem sucesso, assim que ligo a ONU com a fibra ela reinicia e volta para a versão 1.3 e so fica na versão 1.9 modificada sem a fibra conectada, assim que conecto e dou o comando flash set OMCC_VER 128 ela nao mostra a vlan e logo reinicia, alguem ja passou por isso ou pode dar uma ajuda, e se souber qual é a vlan daqui de recife. Fico muito grato que nao aguento mais usar esse modem sagemcom
Pelo que entendi isso ocorreu por conta da OLT enviar diversos comandos para atualizar o ONT/ONU, coloque a ONT/ONU da operadora, ela deve atualizar para nova versão, dai basta atualizar a sua config no (ODI DFP-34X-2C2) com a informação de nova versão OMCI_SW_VER1, e veja se volta a funcionar.
DEPOIS QUE COLOQUEI A VSOL SINTO QUE A CONEXÃO ESTÁ MELHOR QUE O ONU TPLINK TX6600, ALÉM DE TER GANHADO 100MEGAS, SÓ QUE QUANDO FAÇO UM TEST DE VELOCIDADE E ESTOU OBSERVANDO O PING, O PING FICA PRATICAMENTE A CIMA DE 100ms QUANDO USA A BANDA, ANTES NÃO ACONTECIA ISSO COM O TPLINK, ISSO PODE SER CONFIGURAÇÃO? ACONTECE COM MAIS ALGUÉM?
No caso do flash set GPON_ONU_MODEL "F@st 5670", basta incluir as aspas que o comando será executado com sucesso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Isso, crie uma vlan no MK e associei ela na interface física ligada no intelbras.
o comando para clonar o MAC seria esse "flash set ELAN_MAC_ADDR E4xxxxxxxxxx" mas precisa seguir os demais comandos, no meu caso aqui, a TIM usa rede da Vtal (Rede Neutra) por isso a vlan identificada foi 210, pode ser que no seu ai mude, no meu caso não preciso autenticar com PPPOE. o comando omcicli mib get 84 caso tenha atualizado o firmware conforme o @CaEduardo comentou, via telnet terá a saída do comando. O comando omcicli mib get 84 só terá sucesso caso a ONU tenha autenticado com sucesso na rede, pelos foi isso que percebi aqui.
De Sexta para Sábado acredito que a operadora aqui TIM/Vtal, fizeram alguma alteração na rede deles, pois a minha ONU intelbras não consegue receber o IP da operadora, como teste retornei com Fast5670V2, dai subiu perfeitamente, verifiquei as informações novamente da ONU F@st ela havia atualizado o SO, repliquei as configs para a Intelbras R1 e mesmo assim nada de IPs, ao executar o omcicli mib get 84 recebo a saída com a respectiva vlan. Ja mudei de tudo e nada de voltar a pegar IP no MK.
Após a atualização do Fast5670V2, ele passou mostrar as vlans, de dados, voip e tv, no caso voip e tv estavam disable no Fast.
Alguém passou por algo parecido?
oDownstream action:
uStag action: VS_TPID
tStag VID action: Assign
VStag VID: 210
lStag PRI action: Copy from 1st tag
aCtag action: No operation
nClassf PRI action: Follow switch core
ICF PRI: 0
nUNI action: Forward
fUNI ports: 1,3
oDSCP remarking action: DISABLE
1->vid = 210
pinnerVlanInfo0->vid = 210
poutVlanInfo0->vid = 4096
pinnerVlanInfo1->vid = 210
poutVlanInfo1->vid = 4096
pinnerVlanInfo0->vid = 4096
realmente, olhei aqui no meu Fast5670V2 e ele atualizou tambem e mostra a vlan 210, mas creio que devo ficar no mesmo problema que o seu, sem conectar, vc conseguiu resolver?
DEPOIS QUE COLOQUEI A VSOL SINTO QUE A CONEXÃO ESTÁ MELHOR QUE O ONU TPLINK TX6600, ALÉM DE TER GANHADO 100MEGAS, SÓ QUE QUANDO FAÇO UM TEST DE VELOCIDADE E ESTOU OBSERVANDO O PING, O PING FICA PRATICAMENTE A CIMA DE 100ms QUANDO USA A BANDA, ANTES NÃO ACONTECIA ISSO COM O TPLINK, ISSO PODE SER CONFIGURAÇÃO? ACONTECE COM MAIS ALGUÉM?
Simples, antes como o limite via hardware não atingia a velocidade total, logo não tinha como saturar totalmente a sua banda, ocasionando o bufferbloat. Como você mesmo disse, agora está conseguindo os 100 mega a mais, então agora você está desfrutando de toda a banda até a ultima gota, se quiser resolver isso, vai precisar limitar sua banda em 20/30 mega num QoS.
realmente, olhei aqui no meu Fast5670V2 e ele atualizou tambem e mostra a vlan 210, mas creio que devo ficar no mesmo problema que o seu, sem conectar, vc conseguiu resolver?
Ainda não conseguir evolui em nada rsrsr, ontem fiz alguns testes, até atualizei a ONU 1.3-240719, dai percebi que ao conectar a fibra ela reinicia e volta para firmware antigo.
Ola Pessoal,
Sou de Recife e tenho a TimFibra(vtal), comprei uma ONU Intelbras R1 V2, segui todos esses passos e sem sucesso, assim que ligo a ONU com a fibra ela reinicia e volta para a versão 1.3 e so fica na versão 1.9 modificada sem a fibra conectada, assim que conecto e dou o comando flash set OMCC_VER 128 ela nao mostra a vlan e logo reinicia, alguem ja passou por isso ou pode dar uma ajuda, e se souber qual é a vlan daqui de recife. Fico muito grato que nao aguento mais usar esse modem sagemcom
Ainda não conseguir evolui em nada rsrsr, ontem fiz alguns testes, até atualizei a ONU 1.3-240719, dai percebi que ao conectar a fibra ela reinicia e volta para firmware antigo.
ontem durante alguns testes, após atualizar a ONU para 1.3-240719, esse comportamento apareceu também.
Pode ser isso que está acontecendo com o meu, como estou com o firmware original fica tentando o tempo todo, o que aumenta o uso do processador até travar.
Simples, antes como o limite via hardware não atingia a velocidade total, logo não tinha como saturar totalmente a sua banda, ocasionando o bufferbloat. Como você mesmo disse, agora está conseguindo os 100 mega a mais, então agora você está desfrutando de toda a banda até a ultima gota, se quiser resolver isso, vai precisar limitar sua banda em 20/30 mega num QoS.
Realmente, obrigado!!!... acabei de fazer alguns testes aqui, quando limitei a internet em 850MB no QOS, e fiz o teste de ping... o ping se manteve o mesmo, sem aumentar, quando libero toda a banda 999MB , o ping começa a aumentar quando a banda está no máximo, nessa brincadeira eu acabei comprando um 2º ONU "TPLINK XZ005-G6" ainda não chegou, pensava que era algo na VSOL, apesar da VSOL ter melhorando minha conexão... então posso dizer que a migração para VSOL, está 100% perfeito, agora não sei se fico com o "TPLINK XZ005-G6" ou solicito a devolução...
Olá a todos, eu adquiri uma Intelbras R1 V2, para tentar colocar no lugar de uma HUAWEI da OI/Vtal, segui todos os paramentos a risca e obtenho O5 operation state, rodo o comando omcicli mib get 84, que não retorna um valor válido, as vezes quando troco a vlan para um valor diferente do padrão 210 recebo o valor 4096 que esta fora do range, alguém tem alguma ideia do que mais pode ser feito, para receber o IP?
Pode ser isso que está acontecendo com o meu, como estou com o firmware original fica tentando o tempo todo, o que aumenta o uso do processador até travar.
Não seria esse o caso, o firmware que digo é do equipamento da Operadora, quando estamos configurando nossa ONU, inserimos no comando OMCI_SW_VER1 a versão de software do equipamento da operadora, com objetivo de clonar ela. Quando a operadora gera uma atualização para esse equipamentos, temos que replicar essa configuração.
No seu caso, pode sim mudar a senha padrão, pois a operadora pode tentar rodar comandos OMCI, pouco provável mas pode ocorrer.
Em relação ao comportamento de alto CPU, isso ocorre pq a operadora acha que o equipamento da ponta é o dela e fica tentando atualizar o firmware/software. Dai o SFP recebe esses comandos e não sabe oq fazer.
Liga o equipamento da operadora, veja qual versão de software ela vai atualizar e reconfigura a SFP. No meu caso aqui do F@st 5670 V2, a versão mudou de SGFA71000109 para SGFA71000138.
Não seria esse o caso, o firmware que digo é do equipamento da Operadora, quando estamos configurando nossa ONU, inserimos no comando OMCI_SW_VER1 a versão de software do equipamento da operadora, com objetivo de clonar ela. Quando a operadora gera uma atualização para esse equipamentos, temos que replicar essa configuração.
No seu caso, pode sim mudar a senha padrão, pois a operadora pode tentar rodar comandos OMCI, pouco provável mas pode ocorrer.
Em relação ao comportamento de alto CPU, isso ocorre pq a operadora acha que o equipamento da ponta é o dela e fica tentando atualizar o firmware/software. Dai o SFP recebe esses comandos e não sabe oq fazer.
Liga o equipamento da operadora, veja qual versão de software ela vai atualizar e reconfigura a SFP. No meu caso aqui do F@st 5670 V2, a versão mudou de SGFA71000109 para SGFA71000138.
Aqui tb é flix e a mesma ont. consegui trocar pela onu vsol sem problemas, usando o fw do tripleoxygen versão 1.A.2. Por algum motivo, tive que desabilitar o ipv6, caso contrário, não pega a velocidade toda [1 giga]. Mas funciona bem em ipv4. Qual teu plano?
Aqui tb é flix e a mesma ont. consegui trocar pela onu vsol sem problemas, usando o fw do tripleoxygen versão 1.A.2. Por algum motivo, tive que desabilitar o ipv6, caso contrário, não pega a velocidade toda [1 giga]. Mas funciona bem em ipv4. Qual teu plano?
Então deve pegar tranquilo com a vsol. Basta fazer as configurações corretas como tem aqui no tópico. Tenta habilitar o ipv6 pra ver se fica bom na tua rede, já que meu caso pode ser isolado [se eu habilitar, funciona a internet, mas a velocidade cai para 50-250 mega de down e up não passa de 30] e apenas com ipv4 fica 1050/520 em média, ,mas isto usando placa de rede 2.5g e ligado na porta 2.5 da vsol. Tu já pegou o plano novo, por 140 que tá no site hj ou ainda é o de 170?
Então deve pegar tranquilo com a vsol. Basta fazer as configurações corretas como tem aqui no tópico. Tenta habilitar o ipv6 pra ver se fica bom na tua rede, já que meu caso pode ser isolado [se eu habilitar, funciona a internet, mas a velocidade cai para 50-250 mega de down e up não passa de 30] e apenas com ipv4 fica 1050/520 em média, ,mas isto usando placa de rede 2.5g e ligado na porta 2.5 da vsol. Tu já pegou o plano novo, por 140 que tá no site hj ou ainda é o de 170?