[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Pessoal estes parametros em tese a parte clonagem funcinou?

Pessoal veja meus parametros, consigo listar vlan corretamente está em BRIDGE, e via telnet consigo ping 1.1.1.1 mas já tentei todas formas PPOE,DHCP no pfSense e não funciona..alguma dica?

VSOL e ZTE F680

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Link Oi Fibra 1gb

Pessoal, tem alguma outra ONU que eu possa usar no lugar da V-SOl V2802RH?
Só encontro a V2802RH numa loja chamada "bios tech conecta" por 200 reais com frete, essa loja é confiável?

Comprei um Edgerouter X que não funciona com a Oi fibra nem com reza braba.
Comprei e chegou normal ok, demorou 5 dias

Pessoal veja meus parametros, consigo listar vlan corretamente está em BRIDGE, e via telnet consigo ping 1.1.1.1 mas já tentei todas formas PPOE,DHCP no pfSense e não funciona..alguma dica?

VSOL e ZTE F680

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Comprei e chegou normal ok, demorou 5 dias

Você está utilizando a VLAN 1012?

Tente fazer esse comando: omcicli mib set 84 0x101 FwdOp 0x02

Sim VLAN 1012, realizei o comando e rebotou automatico e testei sem sucesso. testei ping dentro da VSOL funciona de boa.

Esse comando não é para rebootar, na verdade ele nem fica salvo, se funcionar com este comando você terá que fazer ele toda vez que der um novo boot. Você tbm pode baixar o firmware customizado do https://www.tripleoxygen.net/wiki/ont/vsol/v2802rh que já vem com algumas "correções".

Qual comando para ver si deu certo o SET? em alguns print vejo quando tem VLAN é mostrado no ethernet interfaces ou estou enganado.

Bolado com isso, pois nem no pfSense e AX6000 sem sucesso. sendo que ping dentro da VSOL responde normalmente

image.png

XZ005-G6 na vivo 1, só joguei os mesmo comandos que tinha alterado na G7 e funcionou normal.
Quais comandos utilizou para subir na Vivo 1 amigo? Obg

Link Oi Fibra 1gb

Só encontro a V2802RH numa loja chamada "bios tech conecta" por 200 reais com frete, essa loja é confiável?

As minhas eu comprei nessa loja, 0 problemas.

Tô me aventurando esse final de semana e tô testando uma Ubiquiti UF-Loco aqui na VIVO 2. Ela tem profiles pre definidos de OLT: Ubiquiti, Huawei, FiberHome e ZTE.

A VIVO usa algumas dessas OLTs? Teria como eu descobrir qual OLT que atende minha região? Não tô muito esperançoso com essa ONU, mas vamos ver. Se alguém tiver alguma dica de configuração dela vai ajudar muito, só tem um vídeo no YouTube falando dela.

Vlw!

SUCESSO! - Huawei HG8145V5-V2 da Oi/V.tal trocada pela INTELBRAS R1

Esse é o meu primeiro post nesse forum. Os relatos aqui me ajudaram muito a conseguir fazer a substituição do equipamento. Abaixo vou mostrar um pouco dos procedimentos e do setup que estou usando.

1 - Configuração da ONU intelbras R1 por telnet (telnet 192.168.1.1)

Bash:
flash set GPON_PLOAM_PASSWD HWTC12XXXXXX
flash set GPON_SN HWTC12XXXXXX
flash set HW_HWVER 313D.A
flash set GPON_ONU_MODEL HG8145V5
flash set OMCC_VER 136
flash set PON_VENDOR_ID HWTC
flash set OMCI_OLT_MODE 1
flash set OMCI_TM_OPT 2
flash set OUI 00259E
flash set OMCI_VENDOR_PRODUCT_CODE 787
flash set OMCI_SW_VER1 V5R020C00S406
flash set OMCI_SW_VER2 V5R020C00S406

2 - Configuração modo bridge WAN

A intelbras está configurada como bridge no VLANID 210. O roteador que está ligado na ONU é responsável pelo DHCP.

3 - Setup final

- Intelbras R1 WAN modo bridge
- Archer AX23 com OpenWRT
- Raspberry pi 3 com PiHole, fileserver, ambiente de desenvolvimento, etc.

RFetb46.jpeg
Olá @italicmew, tudo bem?

Estou tentando fazer a substituição do HG8145V5-V2 (OI/Vtal) por uma Intelbras R1, fiz o mesmo procedimento que descreveu, mas sem sucesso.
Além dos comando que descreveu, rodei esses também para testar:

Bash:
nv setenv sw_custom_version0 V5R020C00S406
nv setenv sw_custom_version1 V5R020C00S406
flash set OMCI_FAKE_OK 1

Uma coisa que reparei, é que o GPON_PLOAM_PASSWD não fica com todos os caracteres, acaba no 10º.
O GPON_PLOAM_PASSWD seria exatamente o mesmo valor de GPON_SN?
Se tiver mais você ou alguém tiver mais alguma dica, fico muito grato.

Agora tem MAIS 2 comandos:

omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 0x02
omcicli mib set 84 0xe10b FwdOp 0x02

Depois de algum tempo, parando para analisar algumas questões da minha configuração, descobri que não é necessário rodar esses comandos sempre que a ONT SFP for reiniciada. Fiz o seguinte (estou usando um UDM PRO, mas deve ser possível fazer isso em qualquer roteador):

No módulo XPON SPF > VLAN Settings > Marquei a opção Auto.
image.png

No roteador (não é obrigatório ser UDM PRO) em configurações da WAN:

IPv4 > DHCP
VLAN ID > 1263 (VLAN da minha região, substituir pela que encontrar na sua).
image.png

Com estes dois ajustes aplicados, mesmo reiniando o roteador ou o SFP, a conexão é restabelecida automaticamente, incluindo IPv6.

Qual comando para ver si deu certo o SET? em alguns print vejo quando tem VLAN é mostrado no ethernet interfaces ou estou enganado.

Bolado com isso, pois nem no pfSense e AX6000 sem sucesso. sendo que ping dentro da VSOL responde normalmente

omcicli mib get 84

Esse comando só alterou essa opção aqui de 0x10 para 0x02:

vGcNuvX.png

Depois de algum tempo, parando para analisar algumas questões da minha configuração, descobri que não é necessário rodar esses comandos sempre que a ONT SFP for reiniciada. Fiz o seguinte (estou usando um UDM PRO, mas deve ser possível fazer isso em qualquer roteador):

No módulo XPON SPF > VLAN Settings > Marquei a opção Auto.
image.png

No roteador (não é obrigatório ser UDM PRO) em configurações da WAN:

IPv4 > DHCP
VLAN ID > 1263 (VLAN da minha região, substituir pela que encontrar na sua).
image.png

Com estes dois ajustes aplicados, mesmo reiniando o roteador ou o SFP, a conexão é restabelecida automaticamente, incluindo IPv6.

Tinha algumas pessoas (geralmente VTAL) que não conseguiriam fazer funcionar sem o comando de acordo com o resultado do omcicli mib get 84

Tô me aventurando esse final de semana e tô testando uma Ubiquiti UF-Loco aqui na VIVO 2. Ela tem profiles pre definidos de OLT: Ubiquiti, Huawei, FiberHome e ZTE.

A VIVO usa algumas dessas OLTs? Teria como eu descobrir qual OLT que atende minha região? Não tô muito esperançoso com essa ONU, mas vamos ver. Se alguém tiver alguma dica de configuração dela vai ajudar muito, só tem um vídeo no YouTube falando dela.

Vlw!
Cara, tanto faz o profile que você escolher já que você é região 2. Mas a maioria do pessoal coloca a da ZTE que libera mudar GPON SN e PLOAM/Slid, copia os mesmos da sua HGU Vivo pra UF-Loco, salva e reinicia que no próximo boot deve sincronizar. Se ficar com duas ou três barras brancas é que sincronizou com sucesso, aí só configurar VLAN ID que provavelmente deve ser 600 no seu roteador e ser feliz.

Link Oi Fibra 1gb

Essa é a loja que o pessoal costuma comprar...

A loja é segura e confiável sim.

Quando eu comprei a minha. comprei no Mercado Livre, por R$ 120,00 + R$ 15,00 de frete.

Você só precisou colocar o SN e VLAN para funcionar com a Claro RJ?
SIM. No caso do SN já estava em HEXA e não precisei converter. Antes, eu não estava conseguindo porque estava convertendo o que já estava em HEXA. Só depois que me toquei, apenas coloquei o SN com 16 caracteres na coluna da senha e foi de boa.

Agora vai....
/padrao na versão mais nova do HGU rtf8225vw (torradeira de pão)

Seguem os passos e algumas telas:
1 - SSH para o modem com usuario support e a senha é a mesma do HGU
2 - Digitar mgmt ENTER
3 - Digitar software ENTER
4 - Digitar show ENTER(mostra as versoes de firmware instaladas (ativa e inativa))
1vivo.png

5 - Digitar activate part0 ENTER para selecionar a imagem a ser ativada(a versão mais antiga de firmware(neste caso a versão g1.4))
2vivo.png

6 - Dar o commit ENTER
3vivo.png

7 - Digitar mgmt ENTER
4vivo.png

8 - Digitar reboot ENTER (o HGU irá rebootar e poderemos digitar o /padrão)
5vivo.png

NOTE a URL diferente

9 - Tela das configurações avançadas (foco no firmware que foi feito downgrade)
6vivo.png

10 - Importante desabilitar o tr-069(o radio button fica desabilitado, mas tem como habilitar ele no INSPECIONAR ELEMENTO do navegador e depois dar um APPLY) assim podem ser evitar que a vivo fique xeretando o HGU :)
7vivo.png

11 - Isso é tudo, pessoal;)

Em tempo: Eu tentei fazer o esquema de retirar a fibra, dar reset, virar e mexer e não rolou nada, somente esse lance que eu fiz que funcionou.
:yeah: :miau::yeah:

Tinha algumas pessoas (geralmente VTAL) que não conseguiriam fazer funcionar sem o comando de acordo com o resultado do omcicli mib get 84
A minha é Oi/VTAL usando uma ONU Nokia, sem nenhum outro serviço além da internet. Será que pode ter relação com isso?

Conseguir troca o "ONU TX-6610" da operadora local pelo VSOL

Tive que converter "SN" HEX para TEXT = Estava assim "54504C47MEUSERIAL" converti apenas o começo que fica "TPLG" adicionei o restante do serial ficando assim "TPLGMEUSERIAL"

Fiz o comando no telnet para a VSOL "flash set GPON_SN TPLGMEUSERIAL"

Coloquei vendedor id = "TPLG"
ONU Type = "1-Port Gigabit GPON Terminal"
Model Number = "V4.0"

Reiniciei a VSOL e já funcionou de primeira, disquei no PC e no Roteador e está tudo 99%

Antes pegava apenas 900Mb no speedtest agora está batendo 998Mb, meu rotador é full porta 2.5GB funcionou tudo OK (Plano de 1GB)

Estou fazendo observações, está tudo beleza, a única coisa que vi de diferente é quando o test bate 998Mb o ping sobe bastante, após o teste terminar o ping desce para o padrão, isso também acontecia com o "ONU TX-6610" porém apenas quando o upload está no máximo no speedtest, no VSOL notei que tanto em Download e Upload o ping sobe quando os MEGAS estão no máximo, acredito que seria normal apenas quando o upload está no máximo não? ou isso é normal?

EDIT= Versão "Custom 1.9.G"

Última edição:
Opa, blz? Conseguiu algo? Vou te falar a minha caminhada na Tim, rede própria - SP.

Eu tentei o Tp-Link G3, G7 e nada, só dava status Fake , porém não autenticava por discador windows ou roteador.

Aí fui para o Intelbras R1 v2, onde é possível clonar o Mac Address do Modem da Tim, e aí Pá! Funcionou de primeira, então, acredito que em algumas regiões, só clonando o Mac do modem mesmo.

Abs
Opa amigo, comprei a ONU R1 v2 da intelbras mas não encontrei onde clono o Mac, voce poderia me ajudar onde encontro esta opcao?

Opa amigo, comprei a ONU R1 v2 da intelbras mas não encontrei onde clono o Mac, voce poderia me ajudar onde encontro esta opcao?
Opa, blz?

Segui os passos do post do @marcioquick , segue, leia atentamente antes

Execute os comandos com o putty (conexão Telnet)

Abs

VSOL funcionando tudo ok
Fiz o procedimento de desativar "LAN ACL Switch"
Está conectado no roteador em bridge, porém não consigo acessar a interface web pelo roteador nem discar o telnet, algum dica para funcionar?

Opa, blz?

Segui os passos do post do @marcioquick , segue, leia atentamente antes

Execute os comandos com o putty (conexão Telnet)

Abs
Amigo, eu segui esses passos mas sem sucesso, estou com algumas duvidas, no post dele ele fez uma vlan no mikrotik e colocou como cliente dhcp e recebeu direto o ip, voce tambem fez assim ou usou pppoe, e quando dou o comando "omcicli mib get 84" pelo ssh ou telnet ele não retorna nada ai nao tem como ver a vlan usada aqui, tentei com a 100 e com a 210 mas tb nao, pegou

Amigo, eu segui esses passos mas sem sucesso, estou com algumas duvidas, no post dele ele fez uma vlan no mikrotik e colocou como cliente dhcp e recebeu direto o ip, voce tambem fez assim ou usou pppoe, e quando dou o comando "omcicli mib get 84" pelo ssh ou telnet ele não retorna nada ai nao tem como ver a vlan usada aqui, tentei com a 100 e com a 210 mas tb nao, pegou
Segui exatamente os passos dele, você conseguiu pegar as infos certinhas do seu modem da Tim?

Aqui deixei a ONU como bridge e faço a autenticação ppoe (usuário guest / senha guest) pelo roteador AX3000 da Xiaomi.

Sobre o comando omcicli mib get 84, atualiza a firmware da ONU com esse do link (não irá perder suas configurações), esse firmware ativa esse comando para responder via Telnet (no final da página tem o link para download e como fazer o comando)

Aqui em SP a VLAN é 100 prioridade 0, isso você configura via web na página da ONU (foi a única configuração que fiz pela página)

Última edição:
omcicli mib get 84

Esse comando só alterou essa opção aqui de 0x10 para 0x02:

vGcNuvX.png

Meu provedor é local em Goiânia, alguma outra sugestão do meu caso? si consigo realizar um ping pela VSOL quer dizer que está autenticado mas ao configurar tanto no pfsense ou ax6000 não funciona.
Na VSOL fiz testes habilitado o DHCP e desabilitado sem sucesso. na VSOL está como Bridge igual vejo nos posts aqui.

Amanhã vou atualizar firmware e validar, acha que mantenho a ultima versão oficial VSOL ou uso do TRIPLEOXIGEN

Meu provedor é local em Goiânia, alguma outra sugestão do meu caso? si consigo realizar um ping pela VSOL quer dizer que está autenticado mas ao configurar tanto no pfsense ou ax6000 não funciona.
Na VSOL fiz testes habilitado o DHCP e desabilitado sem sucesso. na VSOL está como Bridge igual vejo nos posts aqui.

Amanhã vou atualizar firmware e validar, acha que mantenho a ultima versão oficial VSOL ou uso do TRIPLEOXIGEN

Você está conseguindo realizar ping pela VSOL? Para qualquer IP? Como está a sua configuração em bridge na VSOL?

Users who are viewing this thread

Voltar