[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Tim Ultra Fibra em São Paulo. Feito com sucesso a troca do Modem Kaon PG2447 pelo TP link XZ000-G7 Ver: 1.0.
Vou detalhar como eu fiz.
Acessei o modem da Tim e peguei as informações de PON ID, esse fica nas configuração do modem e também em uma etiqueta na parte de trás. Configurei o modem em Bridge e ele me deu as informações de usuário e senha no PPPoe. Usuário: guest Senha: guest

Conectei o PC ao TP link e configurei a rede para acessá-lo através do IP 192.168.1.1.

Nas configurações no TPlink, em GPON SN coloquei o PON ID do modem Kaon e deixei a senha em branco.

Configurei a VLAN 100 no TP Link.
Depois foi só configurar o Roteador em modo PPPoe e fazer a conexão.

15917119980.png

Eu ainda tenho dificuldade na VLAN que para aqui no Rio de Janeiro eu não sei e outra; as 4 luzes do GPON da Tp-Link precisam ficar acesas, correto @Belex ?

Sou da grande SP, região vivo 1 antiga telefônica, comprei a xz000-g7 tp-link, consegui fazer funcionar, foi bem simples, fácil e rápido. Apenas fiz a conversão, coloquei a SN da gpon e senha, depois a vlan 010 e deixei no modo olt tag mode e funcionou de primeira. Mas realmente não senti diferença na internet, ping continua baixo, velocidades exatamente iguais. Uso em conjunto com 2 tp-link ax72 em mesh.
Eu comprei esse G7 e sou da CLARO, Rio de Janeiro, RJ e não estou conseguindo. Já tentei de tudo. Também não consegui trocar o firmware mais atual, baixei na página oficial mas na hora de atualizar, não muda. Muito estranho.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Dá uma olhada aqui:
Eu segui o 'passo a passo' e tudo funcionou OK.

Eu usei o TP-LINK XZ000-G7, e fiz funcionar na VIVO (Vivo 1) - Discando PPPoE, e na TIMLIVE (rede própria) discando tbm PPPoE
A diferença, no link da Vivo vc tem q colocar o GPON SN (no XZ000-G7 você pode colocar em ASCII+HEX, ou seja não precisa converter nada), e o SLID vai no campo senha (ASCII), VLAN aqui é 10.
Na TIMLIVE só precisa do GPON SN (novamente no XZ000-G7 não há a necessidade de converter nada, só selecionar ASCII+HEX) e no campo senha, deixa em branco e VLAN 100.
@KILLME não se se interessa colocar na tabela da primeira página, mas sucesso tanto na VIVO1 quanto na TIMLIVE (Própria) o uso do XZ000-G7.

Considerando o consumo, acredito que em 9~10 meses paga o equipamento pela economia de energia.

Você conseguiu em duas operadora e eu aqui com a CLARO Rio de Janeiro e nada.

Última edição:
Boa noite pessoal, segui o plano tudo certinho, subiu todas as vlans, tudo show, mas tudo na vida tem um porém, minha velocidade de upload não passa de 2mb, não sei mais o que fazer estou há semanas nisso e perdendo os cabelos.

Resumão, troquei o modem KAON PG2449 pelo ODI:
PON Status
Temperature42.019531 C
Voltage3.146900 V
Tx Power2.888752 dBm
Rx Power-22.076083 dBm
Bias Current14.000000 mA

Registered Status
Registered StatusRegistered
Mackey Statussuccess

GPON Status
ONU StateO5
ONU ID14
Olt VendorIdHWTC

e achou todas as VLANS também:
Auto provided by ISP
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 10
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 12
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 13
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 14
FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 11

Espetei a ODI no switch TP-LINK TL-SG3428X e o ip configurado em uma Mikrotik CHR, trafega dados, mas não da confere a largura de download e upload, principalmente upload que não passa de 2mb, estou ficando maluco, alguem teria a disposição e boa vontade de me ajudar?

Pessoal, trocar o modem da Tim (F@st 5657) por uma ONU Intelbras R1 , seguindo os passos do @marcioquick , mas a tim ficou off aqui na sexta passada só retornando sábado a noite e a ONU não está autenticando, refiz todo o processo de configuração e nada. Autenticando somente com o modem F@st.

Aconteceu com mais alguém da Tim? Sou da Zona Sul de SP (rede própria da Tim)

Abs
Resolvido, passei a firmware da O3 Labs (para desbloquear algumas funções) , porém ao conectar a fibra e o roteador, conectou na hora.

Pessoal, volto a perguntar, alguma forma de resetar a ODI? Por algum motivo não consigo acessar pelo IP 192.168.1.1

Já tive acesso no passado, mas como mudei de Estado, consequentemente de provedor, precisarei refazer algumas configurações. Acredito eu que tenha mudado o ip de acesso pois era o mesmo da TimLive.

Meu vsol chega essa semana, comprei os adptadores de fibra verde para azul... assim q chegar vou iniciar os testes, mas padrão como meu ONU é bridge, só alterar serial n... e discar o ppoe no router?

só aparece 1 vlan a 10 e mesmo assim fica lento.. coloquei o modem da vivo em bridge e conectei direto no computador e continua bem lento..
Você deve estar com o mesmo problema que eu amigo,

Em modo router aqui, minha net bate quase 1 Gb de overhead, meu link é 700/350, estabiliza por volta dos 840 / 480...

Em bridge, não passa dos 350 / 350...

observe que as velcidades de up, estão praticamente corretas, mas as de down, em modo bridge está um lixo.

Eu abri uma visita técnica na Vivo para sexta-feira a tarde... vamos ver o que o Senhor Excelentíssimo técnico vai alegar. QUando meu link era 600 / 300, eu tive esse problema e isso se ajustou sozinho, mas agora nem com reza brava...

Se o técnico ramelar, vou abrir reclamação na Ouvidoria e no Consumidor.gov.br

Rodando o comando "omcicli mib get 84", eu tenho essa saída:

Código:
NumOfEntries: 1

=================================

EntityID: 0x05

FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 30

FwdOp:  0x10

EntityID: 0x06

AP#

Você deve estar com o mesmo problema que eu amigo,

Em modo router aqui, minha net bate quase 1 Gb de overhead, meu link é 700/350, estabiliza por volta dos 840 / 480...

Em bridge, não passa dos 350 / 350...

observe que as velcidades de up, estão praticamente corretas, mas as de down, em modo bridge está um lixo.

Eu abri uma visita técnica na Vivo para sexta-feira a tarde... vamos ver o que o Senhor Excelentíssimo técnico vai alegar. QUando meu link era 600 / 300, eu tive esse problema e isso se ajustou sozinho, mas agora nem com reza brava...

Se o técnico ramelar, vou abrir reclamação na Ouvidoria e no Consumidor.gov.br

Rodando o comando "omcicli mib get 84", eu tenho essa saída:

Código:

EntityID: 0x05

FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 30

EntityID: 0x06

AP#
Me parece mais que a cpu do roteador ligado na ONU não aguenta a taxa total usaqndo PPPoE. Qual a marca e moedelo do router ?
ps PPPoE só usa normalment 1 core dos roteadores.

Aguenta sim amigo...

É um miniPC ...
Intel(R) Celeron(R) CPU N2808 @ 1.58GHz
Possui 2 Gb de RAM e 32 Gb de armazenamento, roda Openwrt liso liso...
Funcionava beleza...

Se fosse assim, no modem da operadora , aquele lixo, funcionaria numa boa em bridge, mas só funciona em modo router

Aguenta sim amigo...

É um miniPC ...

Intel(R) Celeron(R) CPU N2808 @ 1.58GHz
Possui 2 Gb de RAM e 32 Gb de armazenamento, roda Openwrt liso liso...
Funcionava beleza...

Se fosse assim, no modem da operadora , aquele lixo, funcionaria numa boa em bridge, mas só funciona em modo router
Experimente clonar o mac do modem da operaqdoraq na discagem pppoe do mini pc.

Experimente clonar o mac do modem da operaqdoraq na discagem pppoe do mini pc.
Fiz por desencargo, mas não resolveu...
Sempre funcionou bem em bridge, deixa o povo da Vivo frita a cabeça...
Vamos aguardar sexta, depois eu atualizo vocês quando finalizar a visita técnica.

A vlan você verifica no modem da tim
Onde encontro isso? Só ajustando => é no modem da CLARO. ;)

Parece que vocês estão pegando a VLAN errada. Pode ser a VLAN da TV.
Eu sou do Rio de Janeiro, RJ e não sei ao certo a vlan daqui.
e como consigo saber a VLAN correta, meu modem vivo eh o RTF8225NW minha ODI eh a DFP-34X-2C2 com o conversor MC220L
O meu modem da CLARO é o Technicolor TCG2232 e o GPON é o TP-LInk XZ000-G7.
Tem este comando: omcicli mib get 84
Onde rodar esse comando. Tenho pouco conhecimento.
Tentei de tudo com a XZ000-G7.
GPON SN em Hex, em Ascii... Com senha, sem senha... Vlan em 10 e nada de autenticar o pppoe.

Se coloco o roteador da Vivo (Mitrastar 2742) em bridge, autêntica na mesma hora.

Pensando em pegar o Vsol 2802 que vi indicarem por aqui, pra ver se aceita.
Eu também já tentei de tudo, acho.
Pessoal, bom dia.

Sabem se consigo rodar o comando "omcicli get mib 84" no Mitrastar 2742?
Tentei pelo putty e telnet, e não conecta.

Tô achando que meu problema de não conectar a XZ000-G7, pode ser por causa da Vlan da Vivo.

Vi vários relatos que na interface aparecia 10 e o real não era.

Abs.
Será que rodando esse "omcicli get mib 84" eu consiga a vlan da claro? No meu caso é preciso aprender a rodar isso, não sei onde.

Última edição:
Alguém aqui usa Leste telecom e fez a substituição do modem?
Eu tentei com a Vsol mas não tive sucesso. Talvez falte a VLAN, mas não retornou via comando e são muitas pra testar.

Onde encontro isso? Só ajustando => é no modem da CLARO. ;)

Eu sou do Rio de Janeiro, RJ e não sei ao certo a vlan daqui.

O meu modem da CLARO é o Technicolor TCG2232 e o GPON é o TP-LInk XZ000-G7.

Onde rodar esse comando. Tenho pouco conhecimento.

Eu também já tentei de tudo, acho.

Será que rodando esse "omcicli get mib 84" eu consiga a vlan da claro? No meu caso é preciso aprender a rodar isso, não sei onde.
Esse comando da vlan, tu roda dentro da onu...
No caso, acessa ela por telnet através do cmd...

telnet (ip da ONU), se autentica com o usuário e a senha dela ou a que você mudou...
digita o comando e vai ter o resultado...

@KILLME @João Vitor de Souza
Preciso de ajuda na extração dos parâmetros relevantes do TCG2232.
Não localizei algo específico aqui no tópico. Têm uma luz? Abraços.
Esse é o meu (TCG2232) também.
Configurações avançadas, quase todas informações estão lá.

Vendor: TMBB
No meu não tem essas letras iniciando não. Começa com 544D4242 que na calculadora pra converter em HEXADECIMAL esse TMBB é o mesmo 544D4242.
Aí eu acabo ficando na dúvida. Fazer a conversão é somente para letras?
Pode, mas a VLAN de internet na Claro fibra é a 11 mesmo.
Essa vlan da CLARO é para todos os estados do Brasil? A prioridade seria 0 (zero)?

Bingo!!!

Senha = do sn gpon
(Não precisou converter)
Vlan 11

Notebook e desktop direto, sem passar pelo ER605 (ok).

Pessoal, bom dia...

Ao atualizar o firmware da VSol V2802RH, as configurações são mantidas ou perdidas?
Alguém se lembra?
Valeu!

Esse comando da vlan, tu roda dentro da onu...
No caso, acessa ela por telnet através do cmd...

telnet (ip da ONU), se autentica com o usuário e a senha dela ou a que você mudou...
digita o comando e vai ter o resultado...
Habilitei o TELNET mas não funcionou, dava falha na porta 23 e na 80 o prompt ficava em tela preta e não entrava na ONU. Mesmo sem apontar para uma porta, ficava em tela preta e depois dava timeout. Valeu pela ajuda mesmo assim.
Bingo!!!

Senha = do sn gpon
(Não precisou converter)
Vlan 11

Notebook e desktop direto, sem passar pelo ER605 (ok).
Usando o LOAD BALANCE (ER605) até o momento, só consegui colocando o IPv6 em "Pass-Through (Bridge).
EDITADO
No caso do IPv6 IPv4 segui firme em "IP Dinâmico".

Última edição:
Bom dia pessoal,

Alguém aí tem Timlive ZTE F680, não estou conseguindo obter acesso full ao roteador para obter os dados de services provider.

No stick consigo fazer autenticação da PON porém ppoe nao sobe, preciso obter os dados de autenticação.

Para os sticks é necessário clonar MAC ? estou com a versão XPON SFP GC1601

Última edição:
Habilitei o TELNET mas não funcionou, dava falha na porta 23 e na 80 o prompt ficava em tela preta e não entrava na ONU. Mesmo sem apontar para uma porta, ficava em tela preta e depois dava timeout. Valeu pela ajuda mesmo assim.

Usando o LOAD BALANCE (ER605) até o momento, só consegui colocando o IPv6 em "Pass-Through (Bridge). No caso do IPv6 segui firme em "IP Dinâmico".
Boa noite, tudo bom?
Baixe um programa que se chama "putty". Após a devida instalação você escolhe a opção de SSH e coloca o ip de acesso ao seu roteador, se tudo estiver correto ele vai abrir o prompt do dispositivo onde vc vai colocar o login e senha assim conseguindo acessar a ONU e rodar o comando pra listagem de Vlan.

Gente, essa vivo está de palhaçada com meu link em bridge heim...
Olhem só...

Amanhã vai ter guerra aqui em casa...
Pior de tudo que se colocar em modo router, tenho 175% da minha velocidade contratada.

🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬

Users who are viewing this thread

Voltar