[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Gente, essa vivo está de palhaçada com meu link em bridge heim...
Olhem só...

Amanhã vai ter guerra aqui em casa...
Pior de tudo que se colocar em modo router, tenho 175% da minha velocidade contratada.

🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬

Essa é fácil.

99.9% das vezes é problema no cabo de rede que faz negociar apenas 100 Mbps.

0.01% das vezes é algo diferente (algum contato quebrado ou oxidado na interface fêmea da conexão, por exemplo).

Dá uma olhada aqui:
Eu segui o 'passo a passo' e tudo funcionou OK.

Eu usei o TP-LINK XZ000-G7, e fiz funcionar na VIVO (Vivo 1) - Discando PPPoE, e na TIMLIVE (rede própria) discando tbm PPPoE
A diferença, no link da Vivo vc tem q colocar o GPON SN (no XZ000-G7 você pode colocar em ASCII+HEX, ou seja não precisa converter nada), e o SLID vai no campo senha (ASCII), VLAN aqui é 10.
Na TIMLIVE só precisa do GPON SN (novamente no XZ000-G7 não há a necessidade de converter nada, só selecionar ASCII+HEX) e no campo senha, deixa em branco e VLAN 100.
@KILLME não se se interessa colocar na tabela da primeira página, mas sucesso tanto na VIVO1 quanto na TIMLIVE (Própria) o uso do XZ000-G7.

Considerando o consumo, acredito que em 9~10 meses paga o equipamento pela economia de energia.

Eu sou de Recife, e tenho a TIMLIVE, comprei o XZ000-G7 ele mostra que ta autenticado na GPON mas nao conecta de jeito nenhum no pppoe, alguem ja passou por isso tb? estou colocando a Vlan 100

Essa é fácil.

0.01% das vezes é algo diferente (algum contato quebrado ou oxidado na interface fêmea da conexão, por exemplo).
Discordo amigo...

Mesmo equipamento, mesmos cabos em modo router, bate 840 / 480 megabits...

Não tem explicação.

Discordo amigo...

Mesmo equipamento, mesmos cabos em modo router, bate 840 / 480 megabits...

Não tem explicação.
No modo router, você ainda usa o segundo roteador?

Aquele cenário é claramente uma negociação do Ethernet para 100 Mbps, o que indica problema no cabo entre o modem em bridge e o roteador.

Não existe limitação em bridge (nem existe propósito em fazê-lo, na real).

No modo router, você ainda usa o segundo roteador?

Aquele cenário é claramente uma negociação do Ethernet para 100 Mbps, o que indica problema no cabo entre o modem em bridge e o roteador.

Não existe limitação em bridge (nem existe propósito em fazê-lo, na real).
Não...
Vamos lá...

Minha infra consiste em uma ONU VSOL e um minipc com Openwrt. Esse minipc tem uma interface de rede onboard, 10/100/1000 onboard, que é minha eth1 (rede local) e um adaptador usb 3.0 x RJ45 que é a minha eth0, ligada na porta 2.5 Gb da ONU...

No teste feito via speedtest, estou com meu note, com placa 10/100/1000 ligada na porta eth1 do minipc com um patch cord cat6, certificado, que opessoal do trabalho me deu.

No teste feito via ssh, estou conectado da mesa forma, porém testando por dentro do minipc...

Se eu pego a ONU e coloco em modo router, minha conexão sobe para 840/480, sendo que meu plano assinado é 700 / 350...

Se eu pego o modem oficial da Vivo e coloco em modo router, tenho a mesma velocidade acima... e em modo bridge, esse lixo aí de velocidade...

Portanto, o problema não esta na minha infra e sim na infra da Vivo... Amanhã a tarde vou ter que aguardar a choradeira do técnico da Vivo, no entanto, se não resolver, vou escalar, ouvidoria, consumidor, anatel...

Precisa funciona em modo bridge com a velocidade contratada de 700/350 no modem oficial, funcionando ali, nos meus equipamentos, eu me viro...

Não...
Vamos lá...

Minha infra consiste em uma ONU VSOL e um minipc com Openwrt. Esse minipc tem uma interface de rede onboard, 10/100/1000 onboard, que é minha eth1 (rede local) e um adaptador usb 3.0 x RJ45 que é a minha eth0, ligada na porta 2.5 Gb da ONU...

No teste feito via speedtest, estou com meu note, com placa 10/100/1000 ligada na porta eth1 do minipc com um patch cord cat6, certificado, que opessoal do trabalho me deu.

No teste feito via ssh, estou conectado da mesa forma, porém testando por dentro do minipc...

Se eu pego a ONU e coloco em modo router, minha conexão sobe para 840/480, sendo que meu plano assinado é 700 / 350...

Se eu pego o modem oficial da Vivo e coloco em modo router, tenho a mesma velocidade acima... e em modo bridge, esse lixo aí de velocidade...

Portanto, o problema não esta na minha infra e sim na infra da Vivo... Amanhã a tarde vou ter que aguardar a choradeira do técnico da Vivo, no entanto, se não resolver, vou escalar, ouvidoria, consumidor, anatel...

Precisa funciona em modo bridge com a velocidade contratada de 700/350 no modem oficial, funcionando ali, nos meus equipamentos, eu me viro...
Você consegue ver no OpenWrt que a porta WAN está negociada a 1 Gbps enquanto obtém esta velocidade de apenas 100 Mbps? (e verificar que os demais segmentos também estão negociados em Gigabit)

Como disse, não existe prática de limitar velocidade no modo bridge.

@yuripg1 , muito obrigado pela sua insistência!!

Me aguçou a ir mais fundo nos troubleshootings e você tinha razão! Cabo bixado entre a ONU e o minipc !!! 🤬 🤬 🤬

Fazendo os testes por dentro da Openwrt, eu obtive o seguinte:

Código:
root@horus:~# ethtool eth0
Settings for eth0:
        Supported ports: [ TP MII ]
        Supported link modes:   10baseT/Half 10baseT/Full
                                100baseT/Half 100baseT/Full
                                1000baseT/Half 1000baseT/Full
        Supported pause frame use: No
        Supports auto-negotiation: Yes
        Supported FEC modes: Not reported
        Advertised link modes:  10baseT/Half 10baseT/Full
        Advertised pause frame use: No
        Advertised auto-negotiation: Yes
        Advertised FEC modes: Not reported
        Link partner advertised link modes:  10baseT/Half 10baseT/Full
        Link partner advertised pause frame use: Symmetric Receive-only
        Link partner advertised auto-negotiation: Yes
        Link partner advertised FEC modes: Not reported
        Speed: 100Mb/s

Depois que eu mudei o cabo...
Código:
root@horus:~# ethtool eth0
Settings for eth0:
        Supported ports: [ TP MII ]
        Supported link modes:   10baseT/Half 10baseT/Full
                                1000baseT/Half 1000baseT/Full
        Supported pause frame use: No
        Supports auto-negotiation: Yes
        Supported FEC modes: Not reported
        Advertised link modes:  10baseT/Half 10baseT/Full
                                1000baseT/Full
        Advertised pause frame use: Symmetric
        Advertised auto-negotiation: Yes
        Advertised FEC modes: Not reported
        Link partner advertised link modes:  10baseT/Half 10baseT/Full
                                             1000baseT/Full
        Link partner advertised pause frame use: Symmetric Receive-only
        Link partner advertised auto-negotiation: Yes
        Link partner advertised FEC modes: Not reported
        Speed: 1000Mb/s
        Duplex: Full
        Port: MII
        PHYAD: 32
        Transceiver: internal
        Auto-negotiation: on
        Supports Wake-on: pumbg
        Wake-on: g
        Current message level: 0x00007fff (32767)
                               drv probe link timer ifdown ifup rx_err tx_err tx_queued intr tx_done rx_status pktdata hw wol
        Link detected: yes

Testando via Speedtest no Windows e no ssh da Openwrt: 😍😍

Sem palavras!!! Show de bola mesmo. Ficou o patch cord de 1 metro CAT6 lá entre a porta 2.5 Gb da ONU e a porta eth0 do minipc... mas vou comprar um patch cord certificado menor para ficar mais organizado...

Como eu estou trabalhando em home essa semana, amanhã pela manhã eu consigo testar e eventualmente cancelar a visita até umas 12:00 horas.

Bom dia pessoal, minha primeira postagem aqui. Estava lendo o tópico desde a primeira página antes de enviar qualquer dúvida (ainda estava na página 33), porém me surgiu a oportunidade de uma pessoa trazer do Paraguai hoje uma ONU. Há disponibilidade entre as duas opções V.Sol V2802RH e TP-Link XZ000-G7(BR). As duas são equivalentes em termos de permitir configurar todos os parâmetros similarmente ao ODI DFP-34X-2C2?

Particularmente tenho preferência pelo modelo da TP-Link, mas ainda não li o suficiente aqui no tópico para compreender se ela é ou não totalmente compatível com as nossas necessidades.

Desde já agradeço pela resposta.

Vamos lá, outra postagem, danifiquei meu odi, e não consigo achar para comprar outro no brasil, alguem tem isso pra vender por aqui já?

Essa é fácil.

Nem sempre, eu tive um problema assim que após alguns dias em gigabit caía para 100mb.
Troquei várias vezes o cabo, não era. O culpado era a placa de rede do roteador, que é um Mini Pc.

Troquei a placa, tudo resolvido.

Bingo!!!

Senha = do sn gpon
(Não precisou converter)
Vlan 11

Notebook e desktop direto, sem passar pelo ER605 (ok).
5e461f75-550a-428e-b2da-f48ae3a1345c.png

Habilitei o TELNET mas não funcionou, dava falha na porta 23 e na 80 o prompt ficava em tela preta e não entrava na ONU. Mesmo sem apontar para uma porta, ficava em tela preta e depois dava timeout. Valeu pela ajuda mesmo assim.

Usando o LOAD BALANCE (ER605) até o momento, só consegui colocando o IPv6 em "Pass-Through (Bridge).
EDITADO
No caso do IPv6 IPv4 segui firme em "IP Dinâmico".
O speedtest foi usando o LOAD BALANCE com a CLARO sozinha. Com mais calma (falta de tempo) eu irei realizar novos testes.
A vlan eu coloquei 11 e prioridade zero, conforme sugestão dos colegas. Pensei que as 4 luzes do XZ000-G7 (Tp-Link XPON) fossem acender.
Exatamente essa da foto que está apagada é a que não acende.
rXel1Ff.jpeg

Boa noite, tudo bom?
Baixe um programa que se chama "putty". Após a devida instalação você escolhe a opção de SSH e coloca o ip de acesso ao seu roteador, se tudo estiver correto ele vai abrir o prompt do dispositivo onde vc vai colocar o login e senha assim conseguindo acessar a ONU e rodar o comando pra listagem de Vlan.
Mesmo já conseguindo, eu vou tentar fazer o que me sugeriu. vlw

Nem sempre, eu tive um problema assim que após alguns dias em gigabit caía para 100mb.
Troquei várias vezes o cabo, não era. O culpado era a placa de rede do roteador, que é um Mini Pc.

Troquei a placa, tudo resolvido.
Isso é comum acontecer quando os pinos de conexão do RJ45 sofrem algum grau de oxidação, aí a conexão as vezes funciona como esperado e depois reduz para uma velocidade "de menor exigência do engate". Essa oxidação geralmente ocorre mais em conector de baixa qualidade (geralmente o do cabo).

Bom dia pessoal, minha primeira postagem aqui. Estava lendo o tópico desde a primeira página antes de enviar qualquer dúvida (ainda estava na página 33), porém me surgiu a oportunidade de uma pessoa trazer do Paraguai hoje uma ONU. Há disponibilidade entre as duas opções V.Sol V2802RH e TP-Link XZ000-G7(BR). As duas são equivalentes em termos de permitir configurar todos os parâmetros similarmente ao ODI DFP-34X-2C2?

Particularmente tenho preferência pelo modelo da TP-Link, mas ainda não li o suficiente aqui no tópico para compreender se ela é ou não totalmente compatível com as nossas necessidades.

Eu uso a Vsol aqui em Santo André, com Vivo Fibra 700/350 (agora sim rsrs) na Vivo região 1.
Recomendo você postar sua localidade e seu provedor atual e se possível, seus equipamentos atuais...

Minha VSOL chegou, conseguir entrar na tela de config, mas não tem nenhum local para coloca os dados da fibra, nem a aba configuração de gpon.... procurei em toda tela, mas não aparece...

Última edição:
Minha VSOL chegou, conseguir entrar na tela de config, mas não tem nenhum local para coloca os dados da fibra, acho configuração de gpon.... procurei em toda tela, mas não aparece...
Vai sem Setup->WAN
Tem as opções:
GPON Settings
OMCI Information

Tem também a parte de configurar via Telnet.

Vai sem Setup->WAN
Tem as opções:
GPON Settings
OMCI Information

Tem também a parte de configurar via Telnet.
tem como mandar print? aqui não aparece essas opções kkkk O.O

a Vsol veio na versão 1.1.6, procurei aqui e não achei a opções de atualizar

tem como mandar print? aqui não aparece essas opções kkkk O.O

a Vsol veio na versão 1.1.6, procurei aqui e não achei a opções de atualizar
Tem neste post:

Eu sou de Recife, e tenho a TIMLIVE, comprei o XZ000-G7 ele mostra que ta autenticado na GPON mas nao conecta de jeito nenhum no pppoe, alguem ja passou por isso tb? estou colocando a Vlan 100
Opa, blz? Conseguiu algo? Vou te falar a minha caminhada na Tim, rede própria - SP.

Eu tentei o Tp-Link G3, G7 e nada, só dava status Fake , porém não autenticava por discador windows ou roteador.

Aí fui para o Intelbras R1 v2, onde é possível clonar o Mac Address do Modem da Tim, e aí Pá! Funcionou de primeira, então, acredito que em algumas regiões, só clonando o Mac do modem mesmo.

Abs

Foi comprada a V.Sol V2803RH mesmo. Além disso, como na loja não tinha o adaptador APC -> UPC, efetuei logo a compra do adaptador pelo Ali. Agora é aguardar os 30 dias até chegar o adaptador. Enquanto isso vou lendo o restante das páginas do tópico...

Eu uso a Vsol aqui em Santo André, com Vivo Fibra 700/350 (agora sim rsrs) na Vivo região 1.
Recomendo você postar sua localidade e seu provedor atual e se possível, seus equipamentos atuais...
O ISP aqui é Alares (antiga Cabo Telecom). Ainda não faço ideia quais são os parâmetros que são necessários para fazer funcionar outra ONU.

Por acaso alguem de São Bernardo do Campo com Vivo fibra, que teve sucesso na troca poderia informa a vlan usada? Estou com xz000-g7 não consigo conexão somente o fake O5. Eu consegui entrar no modem da VIVO no /padrao e por lá a vlan cadastrada esta como 10, mas não funciona. Se algum puder ajudar agradeço.

Por acaso alguem de São Bernardo do Campo com Vivo fibra, que teve sucesso na troca poderia informa a vlan usada? Estou com xz000-g7 não consigo conexão somente o fake O5. Eu consegui entrar no modem da VIVO no /padrao e por lá a vlan cadastrada esta como 10, mas não funciona. Se algum puder ajudar agradeço.
Estou em Santo André, perto da Pirelli, região 1 aqui...

vlan10 para internet.

5e461f75-550a-428e-b2da-f48ae3a1345c.png

O speedtest foi usando o LOAD BALANCE com a CLARO sozinha. Com mais calma (falta de tempo) eu irei realizar novos testes.
A vlan eu coloquei 11 e prioridade zero, conforme sugestão dos colegas. Pensei que as 4 luzes do XZ000-G7 (Tp-Link XPON) fossem acender.
Exatamente essa da foto que está apagada é a que não acende.
rXel1Ff.jpeg

Mesmo já conseguindo, eu vou tentar fazer o que me sugeriu. vlw
Você só precisou colocar o SN e VLAN para funcionar com a Claro RJ?

Opa, blz? Conseguiu algo? Vou te falar a minha caminhada na Tim, rede própria - SP.

Eu tentei o Tp-Link G3, G7 e nada, só dava status Fake , porém não autenticava por discador windows ou roteador.

Aí fui para o Intelbras R1 v2, onde é possível clonar o Mac Address do Modem da Tim, e aí Pá! Funcionou de primeira, então, acredito que em algumas regiões, só clonando o Mac do modem mesmo.

Abs
Ola amigo, muito obrigado pela resposta, realmente nao consegui de jeito nenhum vou comprar uma o intelbras e lhe dou um retorno,

abs

Link Oi Fibra 1gb

Pessoal, tem alguma outra ONU que eu possa usar no lugar da V-SOl V2802RH?
Só encontro a V2802RH numa loja chamada "bios tech conecta" por 200 reais com frete, essa loja é confiável?

Comprei um Edgerouter X que não funciona com a Oi fibra nem com reza braba.

Users who are viewing this thread

Voltar