Bom dia meus amigos,
Já faz um tempo seguindo esse thread, tentando ligar a minha Fibra (TIM_Fibra, VTAL Rio de Janeiro), na ODI DFP-34X-2C3
Tentei todas as combinações possíveis dentro das informações que eu tenho da ONU da tim,Modelo: BC-UM221E (da Blu-castle).
Marca ainda não encontrada nesse fóruns, mas modelo parecido (de fora) como o ZTE F6600P.
Não me aventurei em nenhum flash do firmware ainda.
Dando umas fotos abaixo para vcs ver.
Me ajudem por favor.
Caros, sou novo no Forum, mas ja pesquisei bastante. Inclusive vi um caso semelhante aqui. Preciso de ajuda.
Hardware:
UDM PRO SE
XPON ODI DFP-34X-2C2
MITRASTAR GPT-2741GNAC-N1
Provedor:
Vivo Fibra 1Gb
Situacao:
Eliminar o equipamento da VIVO.
Ja consegui configurar o XPON corretamente ate o ponto de obter O5 mas nao consigo de jeito nenhum obter minha VLAN utilizando omcicli mib get 84.
Ja segui todas as dicas que achei e tentei todas as maneiras que pude imaginar. omcicli mib get 84 nao retorna NADA pelo SSH utilizando Termius, conectado corretamente no XPON.
Bom dia meus amigos,
Já faz um tempo seguindo esse thread, tentando ligar a minha Fibra (TIM_Fibra, VTAL Rio de Janeiro), na ODI DFP-34X-2C3
Tentei todas as combinações possíveis dentro das informações que eu tenho da ONU da tim,Modelo: BC-UM221E (da Blu-castle).
Marca ainda não encontrada nesse fóruns, mas modelo parecido (de fora) como o ZTE F6600P.
Não me aventurei em nenhum flash do firmware ainda.
Dando umas fotos abaixo para vcs ver.
Me ajudem por favor.
Gostaria de fazer duas pequenas observações nessa configuração.
A configuração “flash set GPON_ONU_MODEL F@st 5670 – Dica matadora do @pirate32” –> Vai gerar um erro dizendo que não reconheceu o que foi digitado, nessa parte é só ignorar.
Na parte “flash set ELAN_MAC_ADDR E4xxxxxxxxxx - (seu mac adress) --> Mac address completo, consegue embaixo do modem” –> O MAC Address que eu utilizei foi da GPON que é encontrado no menu do modem em Device Info > General na opção WAN MAC Address.
Eu utilizei a última versão do firmware 1.3-240719. Minha configuração foi feita em 05/09/2024.
Aproveito para agradecer as dicas do welinton.trigueiro pois, ajudou muito a substituir o modem Sagemcom F@st5670V2 da tim(vtal).
Amigo, eu segui esses passos mas sem sucesso, estou com algumas duvidas, no post dele ele fez uma vlan no mikrotik e colocou como cliente dhcp e recebeu direto o ip, voce tambem fez assim ou usou pppoe, e quando dou o comando "omcicli mib get 84" pelo ssh ou telnet ele não retorna nada ai nao tem como ver a vlan usada aqui, tentei com a 100 e com a 210 mas tb nao, pegou
o comando para clonar o MAC seria esse "flash set ELAN_MAC_ADDR E4xxxxxxxxxx" mas precisa seguir os demais comandos, no meu caso aqui, a TIM usa rede da Vtal (Rede Neutra) por isso a vlan identificada foi 210, pode ser que no seu ai mude, no meu caso não preciso autenticar com PPPOE. o comando omcicli mib get 84 caso tenha atualizado o firmware conforme o @CaEduardo comentou, via telnet terá a saída do comando. O comando omcicli mib get 84 só terá sucesso caso a ONU tenha autenticado com sucesso na rede, pelos foi isso que percebi aqui.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
De Sexta para Sábado acredito que a operadora aqui TIM/Vtal, fizeram alguma alteração na rede deles, pois a minha ONU intelbras não consegue receber o IP da operadora, como teste retornei com Fast5670V2, dai subiu perfeitamente, verifiquei as informações novamente da ONU F@st ela havia atualizado o SO, repliquei as configs para a Intelbras R1 e mesmo assim nada de IPs, ao executar o omcicli mib get 84 recebo a saída com a respectiva vlan. Ja mudei de tudo e nada de voltar a pegar IP no MK.
Após a atualização do Fast5670V2, ele passou mostrar as vlans, de dados, voip e tv, no caso voip e tv estavam disable no Fast.
Alguém passou por algo parecido?
oDownstream action:
uStag action: VS_TPID
tStag VID action: Assign
VStag VID: 210
lStag PRI action: Copy from 1st tag
aCtag action: No operation
nClassf PRI action: Follow switch core
ICF PRI: 0
nUNI action: Forward
fUNI ports: 1,3
oDSCP remarking action: DISABLE
1->vid = 210
pinnerVlanInfo0->vid = 210
poutVlanInfo0->vid = 4096
pinnerVlanInfo1->vid = 210
poutVlanInfo1->vid = 4096
pinnerVlanInfo0->vid = 4096
Estando a VSOL em modo bridge e em um range de IP diferente do que você usa no seu roteador, você vai precisar configurar uma ponte entre as duas redes para tornar a VSOL acessível.
Aqui eu fiz isso no PfSense:
Você precisa ver como configurar uma bridge para a VSOL no seu roteador.
Estando a VSOL em modo bridge e em um range de IP diferente do que você usa no seu roteador, você vai precisar configurar uma ponte entre as duas redes para tornar a VSOL acessível.
Aqui eu fiz isso no PfSense:
Você precisa ver como configurar uma bridge para a VSOL no seu roteador.
Você configurou o range de IP que a VSOL usa ou que eu postei? a VSOL usa por padrão 192.168.1.1 porém eu alterei para 192.168.2.1 para não entrar em conflito com o range de IPs que uso na minha rede.
Também configurei isso aqui na VSOL:
Você configurou o range de IP que a VSOL usa ou que eu postei? a VSOL usa por padrão 192.168.1.1 porém eu alterei para 192.168.2.1 para não entrar em conflito com o range de IPs que uso na minha rede.
Queria saber se tem alguma diferença de desempenho dos firmewares da versão custom/stock da VSOL ?
Antes eu tinha o TPLINK TX6610, troquei pelo VSOL, TPLINK tem CPU midiatek 648Mhz, VSOL tem Realtek de 300Mhz, isso da alguma diferença no desempenho em modo Bridge?
Queria saber se tem alguma diferença de desempenho dos firmewares da versão custom/stock da VSOL ?
Antes eu tinha o TPLINK TX6610, troquei pelo VSOL, TPLINK tem CPU midiatek 648Mhz, VSOL tem Realtek de 300Mhz, isso da alguma diferença no desempenho em modo Bridge?
Eu fiz tudo isso ai ontem, coloquei "192.168.10.1" está em bridge, desativei o DHCP, mesmo assim não consigo acessar pelo roteador a web nem telnet...
Ou seja, eu criei um Gateway chamando "MODEMGW" para a VSOL onde configurei o range de IPs da VSOL, que no meu caso é 192.168.2.1
Depois crie uma bridge chamada "MODEN" usando o Gateway "MODEMGW" e nesta bridge escolhi o IP 192.168.2.5 (o DHCP da VSOL está desativado). Este IP que escolhi será o IP desta nova interface
E no firewall criei uma regra para permitir a comunicação entre a interface LAN e a interface bridge "MODEN" para poder ter acesso a VSOL.
Pelo o visto você usa PROXMOX, pois eu tambem e um Mini-PC. de fato minhas configurações estão iguais. Até pensei poderia ser algo no provedor mas eles me liberaram para testar em qualquer ONU, como consigo ping para qualquer destino via telnet VSOL ou seja está tudo certo autenticando.
Ou seja, eu criei um Gateway chamando "MODEMGW" para a VSOL onde configurei o range de IPs da VSOL, que no meu caso é 192.168.2.1
Depois crie uma bridge chamada "MODEN" usando o Gateway "MODEMGW" e nesta bridge escolhi o IP 192.168.2.5 (o DHCP da VSOL está desativado). Este IP que escolhi será o IP desta nova interface
E no firewall criei uma regra para permitir a comunicação entre a interface LAN e a interface bridge "MODEN" para poder ter acesso a VSOL.
Pelo o visto você usa PROXMOX, pois eu tambem e um Mini-PC. de fato minhas configurações estão iguais. Até pensei poderia ser algo no provedor mas eles me liberaram para testar em qualquer ONU, como consigo ping para qualquer destino via telnet VSOL ou seja está tudo certo autenticando.
Fala galera, estive lendo esse forum por 1 mes +- e resolvi entao comprar 2 SFP XPON para substituir meus 2 modems Tim (KAON PG2447) 1Gbps de Link e Claro (ZTE ZXHN F689) 500Mbps de link (backup) e as SFP comprei deste modelo: XPON-Stick (APC) 1.25/2.5G 1310nm 20km - XPON24080195 estou conectando essas 2 sfps em uma Ubiquiti UDM-PRO
Tentei configurar os 2 links nelas porem ficam sempre
Segue uma configuração que fiz pro modem da ZTE Claro
Sera que alguem teria alguma dica para fazer o pon subir ?
Desde ja valeu galera e parabens pelo otimo forum com informacoes excelentes
Fala galera, estive lendo esse forum por 1 mes +- e resolvi entao comprar 2 SFP XPON para substituir meus 2 modems Tim (KAON PG2447) 1Gbps de Link e Claro (ZTE ZXHN F689) 500Mbps de link (backup) e as SFP comprei deste modelo: XPON-Stick (APC) 1.25/2.5G 1310nm 20km - XPON24080195 estou conectando essas 2 sfps em uma Ubiquiti UDM-PRO
Tentei configurar os 2 links nelas porem ficam sempre
Segue uma configuração que fiz pro modem da ZTE Claro
Sera que alguem teria alguma dica para fazer o pon subir ?
Desde ja valeu galera e parabens pelo otimo forum com informacoes excelentes
Fala galera consegui ajusta e fazer o modem da Claro (ZTE ZXHN F689) funcionar na XPON-Stick (APC) 1.25/2.5G 1310nm 20km - XPON24080195 com a
Ubiquiti UDM-PRO agora existe alguma configuracao que possa ser feita para que eu continue acessando a rede de gerencia da SFP ?
Pois quando ela ativou a rede claro a UDM-PRo matou a gerencia.
Cara, tanto faz o profile que você escolher já que você é região 2. Mas a maioria do pessoal coloca a da ZTE que libera mudar GPON SN e PLOAM/Slid, copia os mesmos da sua HGU Vivo pra UF-Loco, salva e reinicia que no próximo boot deve sincronizar. Se ficar com duas ou três barras brancas é que sincronizou com sucesso, aí só configurar VLAN ID que provavelmente deve ser 600 no seu roteador e ser feliz.
Muito obrigado pela ajuda! Coloquei no profile ZTE, inseri o GPON SN igual ao do meu modem da VIVO, deixei SLID em branco, deu duas barras brancas mas não consigo discar o PPPoE com a VLAN 600 no Unifi UCG Ultra.
Eu coloco o GPON SN como ele está no modem ou em HEX igual eu coloco no TP Link G3? Se eu deixo o SLID em branco, ele sempre muda pra ubntubnt quando reinicio, seria isso um problema? Meu modem VIVO não tem SLID, fica em branco, coloco 1234567890?
Vou testar mais hoje a noite e volto pra dar o feedback, vou tentar de tudo, pois se não conseguir, vou devolver no Mercado Livre.
Boa noite, tudo bom?
Baixe um programa que se chama "putty". Após a devida instalação você escolhe a opção de SSH e coloca o ip de acesso ao seu roteador, se tudo estiver correto ele vai abrir o prompt do dispositivo onde vc vai colocar o login e senha assim conseguindo acessar a ONU e rodar o comando pra listagem de Vlan.
Amigo @Cassius_rb , eu não tenho mais acesso ao XZ000-G7 por conta dele não estar habilitado o DHCP. SEGUNDO RELATOS, a VLAN do meu XZ000-G7 era 11. Precisei pesquisar muito aqui no fórum, pq eu não tenho essa habilidade e conhecimento para gerar essa listagem. De todo modo, agradeço a boa vontade de me ajudar.
Aqui pra mim não mudou nada em relação ao MODEM da CLARO, a velocidade (SpeedTest) é a mesma. Estou pensando em devolver esse XZ000-G7 e voltar usar o MODEM da CLARO.
Opa, blz? Conseguiu algo? Vou te falar a minha caminhada na Tim, rede própria - SP.
Eu tentei o Tp-Link G3, G7 e nada, só dava status Fake , porém não autenticava por discador windows ou roteador.
Aí fui para o Intelbras R1 v2, onde é possível clonar o Mac Address do Modem da Tim, e aí Pá! Funcionou de primeira, então, acredito que em algumas regiões, só clonando o Mac do modem mesmo.
SIM. No caso do SN já estava em HEXA e não precisei converter. Antes, eu não estava conseguindo porque estava convertendo o que já estava em HEXA. Só depois que me toquei, apenas coloquei o SN com 16 caracteres na coluna da senha e foi de boa.
Muito obrigado pela ajuda! Coloquei no profile ZTE, inseri o GPON SN igual ao do meu modem da VIVO, deixei SLID em branco, deu duas barras brancas mas não consigo discar o PPPoE com a VLAN 600 no Unifi UCG Ultra.
Eu coloco o GPON SN como ele está no modem ou em HEX igual eu coloco no TP Link G3? Se eu deixo o SLID em branco, ele sempre muda pra ubntubnt quando reinicio, seria isso um problema? Meu modem VIVO não tem SLID, fica em branco, coloco 1234567890?
Vou testar mais hoje a noite e volto pra dar o feedback, vou tentar de tudo, pois se não conseguir, vou devolver no Mercado Livre.
Tenta em Hex, sugiro também tentar trocar o profile pra Huawei e refaça o teste. Como região 2 não utiliza slid coloca algo tipo “9999999999” e tal. Fica a dúvida quanto ao VLAN Id pois não tenho certeza se é 600 mesmo na Vivo, tenta verificar na HGU se conseguir acesso ao /padrao.
No caso do flash set GPON_ONU_MODEL "F@st 5670", basta incluir as aspas que o comando será executado com sucesso.
Isso, crie uma vlan no MK e associei ela na interface física ligada no intelbras.
o comando para clonar o MAC seria esse "flash set ELAN_MAC_ADDR E4xxxxxxxxxx" mas precisa seguir os demais comandos, no meu caso aqui, a TIM usa rede da Vtal (Rede Neutra) por isso a vlan identificada foi 210, pode ser que no seu ai mude, no meu caso não preciso autenticar com PPPOE. o comando omcicli mib get 84 caso tenha atualizado o firmware conforme o @CaEduardo comentou, via telnet terá a saída do comando. O comando omcicli mib get 84 só terá sucesso caso a ONU tenha autenticado com sucesso na rede, pelos foi isso que percebi aqui.
De Sexta para Sábado acredito que a operadora aqui TIM/Vtal, fizeram alguma alteração na rede deles, pois a minha ONU intelbras não consegue receber o IP da operadora, como teste retornei com Fast5670V2, dai subiu perfeitamente, verifiquei as informações novamente da ONU F@st ela havia atualizado o SO, repliquei as configs para a Intelbras R1 e mesmo assim nada de IPs, ao executar o omcicli mib get 84 recebo a saída com a respectiva vlan. Ja mudei de tudo e nada de voltar a pegar IP no MK.
Após a atualização do Fast5670V2, ele passou mostrar as vlans, de dados, voip e tv, no caso voip e tv estavam disable no Fast.
Alguém passou por algo parecido?
oDownstream action:
uStag action: VS_TPID
tStag VID action: Assign
VStag VID: 210
lStag PRI action: Copy from 1st tag
aCtag action: No operation
nClassf PRI action: Follow switch core
ICF PRI: 0
nUNI action: Forward
fUNI ports: 1,3
oDSCP remarking action: DISABLE
1->vid = 210
pinnerVlanInfo0->vid = 210
poutVlanInfo0->vid = 4096
pinnerVlanInfo1->vid = 210
poutVlanInfo1->vid = 4096
pinnerVlanInfo0->vid = 4096
Aconteceu o mesmo problema aqui, sábado atualizaram o software version do Fast 5670 e o ODI DFP-34X-2C2 parou de funcionar, mesmo mudando a versão ainda não voltou. Conseguiu arrumar?