[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Pessoa, minha é vivo 1 região de campinas-sp, eu devo pegar essa da imagem 2C3 APC ou a outra 2C2 UPC?

Atualmente eu tenho um Askey RTF8225VW (conector verde)

image.png
Whole difference between them out of box is basically 'name' and different optics.
vendor from china confirmed that that DFP-34X-2C2 use SC/UPC and DFP-34X-2C3 use SC/APC and that is all there is to it. both run Realtek nowaday, have supposed to have same firmware and internals beside optics ;)

Azul = UPC
Verde = APC

Após muito conhecimento absorvido desse tópico, venho compartilhar meu caso de sucesso!

Operadora: Ligga em Curitiba/PR
Roteador: TP-Link ER7212PC
ONU/ONT SFP instalada: ODI DFP-34X-2C3
ONU/ONT Substituída: Huawei EG8145V5-V2

Fiz quase todas as configurações pela interface, apenas duas configs pelo telnet.

Configurações do ODI:
SfDB4zs.png
Utilizei o MAC Address que encontrei nas informações do admin do ONU/ONT da Ligga, o que tinha na etiqueta era diferente. Não cheguei a testar com o da etiqueta.
Gerei o MACKEY com o comando que esta na primeira pagina.

Além das configs da imagem, também setei a VLAN para 10.

Via telnet (talvez nem precise, nesse momento eu ja tinha status O5 e estava me batendo nas configs de autenticação):
nv setenv sw_custom_version0 V5R0XXXXXX210
nv setenv sw_custom_version1 V5R0XXXXXX210

Configurações no Roteador:
InaGOPW.png
Autenticação PPPoE
A senha é o valor numérico do usuario, sem o @copeltelecom.com
Internet VLAN 10, sem marcar a opção "802.1Q Tag"

Última edição:
Olá,

Alguém obteve sucesso em configurar o XZ000-G7 na Vivo região 2 Vlan 600 ????
Coloquei todos os dados corretamente (GPON SN - SLID (testei com e sem), dá como registrado, porém ao tentar autenticar via PPOE não vai!

Está faltando alguma configuração? eu tenho o 6610 e ele funciona perfeitamente mas esse G7 não consegui.

Desde já agradeço!

Vlan 10: IP do CGNat 5MB
Vlan 11: IP Publico 35MB/s
Vlan 12: Sem resposta DHCP
Vlan 13: Sem resposta DHCP
Vlan 14: IP do CGNat 5MB/s

Eu sempre usei a VLAN 11 aqui, isso so ta acontecendo depois que trocou a ONU aqui.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Agora do nada, comeceu dar 80Mb/s hehe.. to brincando com todos os parametros para ir vendo as diferencas.

Fala aí @mdrjr
Alguma descoberta nova por aí?

Por aqui ta limitado ainda, não consegui avançar.
To na VLAN correta, prioridade 0 e tudo clonado.
Deve ter algum parametro novo aí pra ele "pegar" a velocidade contratada. Sei la..

Bom dia, boa tarde, boa noite.
Eu sou do RJ e minha operadora é a OI.
Tenho uma ONT ZTE 670L e quero substituir pelo TP link xx230v.
A ONT da Oi é bloqueada eu nem o modo bridge é possivel habilitar.
Como descubro usuário e senha da autenticação ?
É possível resolver e fazer a substituição ?

Olá pessoal,

Gostaria de compartilhar que consegui me livrar da HGU Vivo (Mitrastar GPT-2741GNAC-N1) na região de Campinas (Vivo 1).

Faço parte do grupo da Vivo que não consegue discar PPPOE apenas com GPON SN e GPON password (SLID).

Aqui consegui conexão com o Intelbras ONU R1 em modo bridge (não tentei em router) e com os seguintes comandos em telnet:

# flash set PON_VENDOR_ID MSTC
# flash set GPON_PLOAM_PASSWD XXXXXXXXXX --> SLID em ASCII com 10 digitos na forma como consta na HGU Vivo
# flash set GPON_SN MSTCXXXXXXXX --> GPON Serial Number no format 4 ASCII + 8 Hex - mesma forma como consta na HGU Vivo
# flash set OMCI_OLT_MODE 3
# flash set OMCI_SW_VER1 GG-11000-C003
# flash set OMCI_SW_VER2 GG-11000-C003
# flash set GPON_ONU_MODEL GPT-2741GNAC-N1
# flash set HW_HWVER GG-GAPL100v02
# flash set HW_SERIAL_NO XXXXXXXXXXXX --> MAC address da HGU em letras MAIUSCULAS
# flash set ELAN_MAC_ADDR xxxxxxxxxxxx --> MAC address da HGU em letras minusculas
# flash set OMCC_VER 128
# flash set OMCI_FAKE_OK 1
# flash set HW_CWMP_MANUFACTURER MSTC --> Não tenho certeza se realmente é necessário...
# reboot

Detalhe importante: Na ONU Intelbras especifiquei VLAN 10/0 para internet, mas mesmo assim no PPPOE do roteador também tive que especificar a mesma VLAN para conseguir conexao...

Usei o último firmware disponível no site da Intel para realizar o procedimento.

Tomei como referência os posts do pessoal que conseguiu conexão com ODI e agradeço a todos!!

Amigo desculpa REUPAR seu topico, uma duvida nos campos:
# flash set OMCI_SW_VER1 GG-11000-C003

Oq seria esse GG-11000-C003?

Se puder me ajudar eu agradeco

Qual a vantagem daquela porta ethernet na Vsol V2802RH?

Ela tem duas portas ethernet, uma de 1gb e outra de 2.5gb.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bom dia, boa tarde, boa noite.
Eu sou do RJ e minha operadora é a OI.
Tenho uma ONT ZTE 670L e quero substituir pelo TP link xx230v.
A ONT da Oi é bloqueada eu nem o modo bridge é possivel habilitar.
Como descubro usuário e senha da autenticação ?
É possível resolver e fazer a substituição ?
Você diz usuário e senha PPPoE? Se for ligando na operadora mesmo eles costumam dizer qual é. Agora as outras configurações necessários que eles validam para autenticar, tenta pegar exemplos de sucesso aqui da Oi ou tem que ir testando na sorte. Sobre o xx230v a vantagem é que ele deixa configurar praticamente tudo que precisar, menos aquela parte de versão de Firmware, ONU, etc...

Fala aí @mdrjr
Alguma descoberta nova por aí?

Por aqui ta limitado ainda, não consegui avançar.
To na VLAN correta, prioridade 0 e tudo clonado.
Deve ter algum parametro novo aí pra ele "pegar" a velocidade contratada. Sei la..
Nada.. mesma coisa... eu nao faco ideia do que possa ser..
Ja clonei tudo, ate o que nao usava antes e nada...

Sempre na mesma...

Nada.. mesma coisa... eu nao faco ideia do que possa ser..
Ja clonei tudo, ate o que nao usava antes e nada...

Sempre na mesma...
Eu também desisti, comprei uma OLT identica ambas TP-Link, diferença é que uma era até 80mhz no Wifi 5Ghz e outra 160mhz, não passou de 50mb...

Alguém sabe informar sobre esse bug e como corrigir? No caso isso aparece na página da vsol no 03 Labs. Se alterar o Mac dele depois não dá pra desfazer ou alterar novamente?
Ao alterar o endereço MAC principal da V2802RH (ELAN_MAC_ADDR), ela não valida corretamente o tipo de endereço antes de persisti-lo. Caso um endereço multicast seja definido (detalhes), ela passará a recusar os pacotes pois não são endereçadas exatamente para ela, impedindo totalmente qualquer acesso via rede. Um factory reset não resolverá pois este parâmetro permanece mesmo após a redefinição, sendo necessário conexão via UART/serial no aparelho para definir outro MAC (o original da etiqueta, por exemplo).

Alguém sabe informar sobre esse bug e como corrigir? No caso isso aparece na página da vsol no 03 Labs. Se alterar o Mac dele depois não dá pra desfazer ou alterar novamente?
Ao alterar o endereço MAC principal da V2802RH (ELAN_MAC_ADDR), ela não valida corretamente o tipo de endereço antes de persisti-lo. Caso um endereço multicast seja definido (detalhes), ela passará a recusar os pacotes pois não são endereçadas exatamente para ela, impedindo totalmente qualquer acesso via rede. Um factory reset não resolverá pois este parâmetro permanece mesmo após a redefinição, sendo necessário conexão via UART/serial no aparelho para definir outro MAC (o original da etiqueta, por exemplo).
Você não é o único que tem uma que virou peso de papel.

POST DE SUCESSO... SANGUE, SUOR E LAGRIMAS..

Vivo Regiao 1 (faco parte da galera da OLT Alcatel)
HGU Vivo Askey RTF3507VW-N1
ONT: Intelbras R1
Roteador: TPLINK EX511

DEpois de quase 2 semanas de muitas tentativas consegui achar os valores corretos para flashear o R1, o pulo do gato ficou por conta no VENDOR ID, eu colocava oq estava no meu modem da vivo na parte de instalação no caso TLCM, ai descobri que na verdade é ASKY,(hgu Askey) outro pronto o OMCI_SW_VER1 e OMCI_SW_VER2 eu estava colocando RTF3507VW-N1, sendo que o correto é R3505VWN1001 e esse mesmo valor tmb fica em GPON_ONU_MODEL o MAC adress, sempre considerar o que esta na etiqueta externa da HGU, o HW_SERIAL_NO tem que ser o MAC em maiúsculo e o ELAN_MAC_ADDR em minúsculo e é isso.

Assim consegui subir a vlan com o comando omcicli mib get 84 no meu caso deu 3339 ai so alegria...

No EX511, subiu as vlans de boa... porem, ainda não consegui fazer a TV funcionar, ela ate abre o decoder, mais os canais funcionam por 30 segundoa aproximadamente.

# flash set PON_VENDOR_ID ASKY
# flash set GPON_PLOAM_PASSWD 0003580***
# flash set GPON_SN TLCM005F5***
# flash set OMCI_OLT_MODE 3
# flash set OMCI_SW_VER1 R3505VWN1001
# flash set OMCI_SW_VER2 R3505VWN1001
# flash set GPON_ONU_MODEL R3507VWN1001
# flash set HW_HWVER RTF3505VW-N1
# flash set HW_SERIAL_NO 107223D1****
# flash set ELAN_MAC_ADDR 107223b1****
# flash set OMCC_VER 128
# flash set OMCI_FAKE_OK 1
# flash set HW_CWMP_MANUFACTURER ASKY
# reboot

Última edição:
galera, to tentando fazer tudo aqui e tem um passo inicial que eu to perdendo.. deve ser algo básico, mas que não consegui achar rsrs
eu vejo todo mundo falando de telnet, interface web pra configurar o stick pon, mas como eu acesso ele?
eu to com um tp-link ER7212PC e comprei um stick ODI DFP-34X-2C2.

eu conectei ele na porta SFP do roteador e deixei o roteador nas configuracoes padrao (192.168.0.1).. só alterei a sub rede para 255.255.0.0 para que eu conseguisse (em teoria) acessar o 192.168.1.1.. mas nao consigo acessar, nao consigo abrir por telnet nem nada..

também tentei alterar o ip do gateway para 192.168.1.2 com a subrede padrao e nada

oq eu estou perdendo? obrigado!

Última edição:
galera, to tentando fazer tudo aqui e tem um passo inicial que eu to perdendo.. deve ser algo básico, mas que não consegui achar rsrs
eu vejo todo mundo falando de telnet, interface web pra configurar o stick pon, mas como eu acesso ele?

eu conectei ele na porta SFP do roteador e deixei o roteador nas configuracoes padrao (192.168.0.1).. só alterei a sub rede para 255.255.0.0 para que eu conseguisse (em teoria) acessar o 192.168.1.1.. mas nao consigo acessar, nao consigo abrir por telnet nem nada..

também tentei alterar o ip do gateway para 192.168.1.2 com a subrede padrao e nada

já tentou colocar seu pc com ip estático com o gateway 192.168.1.1 do odi?

já tentou colocar seu pc com ip estático com o gateway 192.168.1.1 do odi?
aham.. tentei!

também tentei definir o SFP no roteador como IP estatico 192.168.1.3 e conectar nesse ip só por tentativa e erro.. vai que.. mas nada ainda

Bom dia pessoal.

Dei uma boa pesquisada aqui... Olhei na planilha do menino que está na página 1 e não consegui mapear o que eu estou precisando...

Atualmente estou para pegar uma internet da Desktop Internet (Aqui região do Vale do Paraíba).
É um plano de 1Gb, e acredito que eles coloquem um ONU GPON ZTE F601 v7.0 - RE905 em Bridge.
Alguém já tem as informações sobre essa ONU? Como que consigo extrair as informações dela ou da provedora?

consegui conectar no ODI com ele conectado ao roteador TP-Link.. tem que desativar a porta SFP como WAN.. assim ela fica como LAN e fica possível conectar no ODI tanto por telnet quanto pelo browser

A Intelbras R1 tem aquele comando que tem na Vsol pra salvar todas configurações?
unica coisa que nao fica automatico é o comando omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 2 para pegar ip válido
para esse comando ficar na inicialização da ONU voce tem que atualizar para a ultima versao da rom da oxygen, se nao me engano a versao é final 20 e criar um script, pesquisa la que tem ensinando, eu tive que fazer aqui na minha e está funcionando tudo ok.

Users who are viewing this thread

Voltar