[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
já testou mudar a prioridade da vlan? Meu post de sucesso tem lá o print dos míseros 5mb q vinha quando a prioridade da vlan estava errada... Caso seu firmware e aparelho tenham a opção de mudar, tenta. Queimei alguns milhares de neurônios até encontrar a solução e o firmware correto para a ODI + as infos q a OLT autenticava a ODI kkkkkkkkk.
Vou verificar isso, no seu caso ficava 5mb tanto para up quanto pra down? Aqui o problema foi só no down.

Vou pedir ajuda nessa!
Tenho o dfp-34x-2c2 uso com o conversor de midia na Claro (SP).
Meu ODI sempre funcionou redondo.
Recentemente teve um problema na regiao e o tecnico veio e trocou a ONU antiga ZTE F689? (Nao lembro o modelo) pela F6600P.
Ai ai tudo bem fui la e copiei tudo os dados denovo da ONU nova, GPON_SN, MAC, (gerei com o md5sum) a KEY, SWVER, HWVER, Product Class
Perfeito, liguei tudo pegou IP na VLAN 11, quando fui fazer o speedtest nao passa de 20Mb! Se eu coloco a ONU nova (F6600P) fica normal.

Alguem sabe o que eu posso estar fazendo de errado?

Segui o @KILLME aqui https://forum.adrenaline.com.br/thr...adora-provedor.699243/page-21#post-1076529562
E sempre fica nessa...

Vou pedir ajuda nessa!
Recentemente teve um problema na regiao e o tecnico veio e trocou a ONU antiga ZTE F689? (Nao lembro o modelo) pela F6600P.
Ai ai tudo bem fui la e copiei tudo os dados denovo da ONU nova, GPON_SN, MAC, (gerei com o md5sum) a KEY, SWVER, HWVER, Product Class
Perfeito, liguei tudo pegou IP na VLAN 11, quando fui fazer o speedtest nao passa de 20Mb! Se eu coloco a ONU nova (F6600P) fica normal.

Segui o @KILLME aqui https://forum.adrenaline.com.br/thr...adora-provedor.699243/page-21#post-1076529562
E sempre fica nessa...

Verifica com este comando no ssh do ODI para ver quais VLAN's estão disponíveis, parece que você pegou a VLAN da TV.

Código:
omcicli mib get 84

Verifica com este comando no ssh do ODI para ver quais VLAN's estão disponíveis, parece que você pegou a VLAN da TV.

Código:
omcicli mib get 84
Eu testei todas la da 10 a 14, algumas nao pega IP no DHCP, uma pegou IP no CGNAT e a 11 que eu sempre usei pegou o ip normal.

Vou pedir ajuda nessa!

E sempre fica nessa...

Seu problema é semelhante ao meu, não faz sentido.

Código:
omcicli mib get 84
Vlan 10: IP do CGNat 5MB
Vlan 11: IP Publico 35MB/s
Vlan 12: Sem resposta DHCP
Vlan 13: Sem resposta DHCP
Vlan 14: IP do CGNat 5MB/s

Eu sempre usei a VLAN 11 aqui, isso so ta acontecendo depois que trocou a ONU aqui.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Seu problema é semelhante ao meu, não faz sentido.
Agora do nada, comeceu dar 80Mb/s hehe.. to brincando com todos os parametros para ir vendo as diferencas.

Última edição:
Vlan 10: IP do CGNat 5MB
Vlan 11: IP Publico 35MB/s
Vlan 12: Sem resposta DHCP
Vlan 13: Sem resposta DHCP
Vlan 14: IP do CGNat 5MB/s

Eu sempre usei a VLAN 11 aqui, isso so ta acontecendo depois que trocou a ONU aqui.

Agora do nada, comeceu dar 80Mb/s hehe.. to brincando com todos os parametros para ir vendo as diferencas.

Aqui ficou nos 50, o pior que peguei ONT igual, mudava só que uma era Wifi 5 e outra 6. Se descobrir algo reporta aqui.

Na minha VSOL conectei um roteador wifi e na outra porta, um openwrt x86 (um pc com openwrt). A conexão wireless está funcionando perfeitamente, sem problemas. Já a conexão cabeada, tanto plugando a vsol diretamente no pc quanto o openwrt no pc, não recebo ipv4.

Tentando pingar IPV4. Dessa vez receberam 2 packets, mas das outras vezes que pinguei não recebeu nenhum.

AaavNJV.png

Já pingando IPV6:

ZH8ULTR.png

Alguém consegue me apresentar uma solução? Estava com a internet funcionando perfeitamente ontem.

Boa tarde senhores, estou eu aqui mais uma vez tomando uma surra!

Dessa vez tentando substituir a Nokia G-240W-C da Oi (vtal) RJ pela intelbras R1 v2 (carcaça com detalhes black piano).

Ela veio na versão 1.3-220719. Não atualizei ainda com medo de piorar a situação. (Atualizo pra ultima disponível no site da intelbras, ONUR1V2H_1.3-240719.zip?)

Li todos as postagens relacionadas a intelbras R1, Nokia e vtal (fora as que eu já tinha lido pra substituir a Sagecom da TIM pela TP-Link G7).

Executei os seguintes comandos:

mib set LOID "" (tentei com e sem esse comando)
mib set LOID_PASSWD "” (tentei com e sem esse comando)
flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCLBXXXXXXX
flash set GPON_SN ALCLBXXXXXXX
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set PON_VENDOR_ID ALCL
flash set OMCI_SW_VER1 3FE46322BGBB25
flash set OMCI_SW_VER2 3FE46322BGBB25
flash set GPON_ONU_MODEL G-240W-C
flash set HW_HWVER 3FE46256AEAA
flash set OUI 743C18
flash set HW_SERIAL_NO 743C18XXXXXX
flash set ELAN_MAC_ADDR 743C18XXXXXX
flash set OMCC_VER 128
reboot

Coloquei em modo router (tem problema se alterar essa config antes ou depois dos comandos?) e tipo de conexão WAN em Bridged. Testei VLAN 210 e 1478 (que outro carioca postou) e não consigo subir de maneira nenhuma.

Estou um pouco enrolado nessa questão da VLAN. Não consegui usar o tutorial da Triple Oxygen para descobrir qual VLAN correta. Preciso criar algo relacionado a VLAN no roteador, no meu caso pfsense?

No status PON ele da O5, mas não sei oque fazer depois disso.

Alguma dica para o próximo passo?
Post de sucesso!

Consegui substituir a Nokia G-240W-C pela Intelbras R1 na Oi RJ (vtal).

Única coisa que fiz diferente do meu post anterior foi atualizar a firmware. Que inclusive eu curti muito o esquema da intelbras de reverter a firmware, soluciona exatamente meu medo relatado.

Gostei tanto que vou tentar substiuir minha G7 por uma R1 na TIM.

Obrigado a todos.

Post de sucesso!

Única coisa que fiz diferente do meu post anterior foi atualizar a firmware. Que inclusive eu curti muito o esquema da intelbras de reverter a firmware, soluciona exatamente meu medo relatado.

Obrigado a todos.
Você achou o desempenho da R1 melhor que da G7?

Post de sucesso!

Obrigado a todos.
que bom que deu certo, essa ONU R1 da Intelbras é uma boa coringa para links ate 1gb e tem varios vendedores no ML enviando rapido, a minha aqui com 500/250 ta tranquila.
Nao sei se foi necessário voce criar o script de inicializaçao conforme explica no site da oxygen, eu precisei criar pois quando desligava a R1 (simulando uma queda de energia) eu só conseguia IP denovo conectando o cabo diretamente nela pra entrar via ssh e realizar o comando omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 2 e com a ultima firmware da pra colocar pra fazer esse comando quando ela é desligada e religada novamente, que pra mim foi primordial.

POST de SUCESSO OI / V.Tal BH/MG (Plano de 700Mb)

ONU/ONT: Nokia G-1425G-B
ONU/ONT SFP: XPON ONU STICK | Adaptador APC/UPC
ROTEADOR: TP-Link ER7212PC

Para configurar o XPON eu segui exatamente todos os passos do @zardozsan em seu post de sucesso
Eu já tinha tentado de tudo, mas parece que o comando inicial via telnet pra limpar o mackey foi o segredo.
Vale ressaltar que eu não precisei atualizar o firmware, funcionou de primeira com o firmware de fábrica (V1.0-220923)
Para gerar o macKey eu utilizei esse site aqui que é um gerador de hash md5 (MD5 hash generator)

Pessoal bom dia,
Estou no grupo da galera q não consegue por o xz000-g3 pra funcionar, minha região é vivo 1 região de campinas,
Meu HGU vivo é um Askey RTF3507VW-N2, coloquei todos os dados pertinentes no xz000-g3 mas da registrado 05 e a luz do GPON fica piscando verde, consegui acesso ao menu oculto do xz000 mais não sei se falta alguma informação, se alguém puder me dar um help com as informações necessárias eu agradeço.
oOg3jVU.png

WqpBtqX.png

iqv09Yi.png

Fala rapaziada. Tudo bem?
Comprei uma vsol pra substituir a ONU Nokia da Oi.
Porém, a ONU da Nokia o conector é verde e o da vsol e azul.
Sabem me dizer se posso conectar normalmente ou tem diferença ?

Alguém aqui usa o conjunto Unifi Cloud Gateway Ultra + ODI DFP com conversor? Caso sim, queria saber se consegue acessar a ODI contado na UCG?

Tentei algumas configurações mas não consegui. Para eu acessar a ODI, ou eu fico sem internet(pq configuro a WAN com a faixa de ip dela) ou seto a vlan da Vtal, para navegar. Queria tanto acessar a ODI, quanto navegar, sem precisar ficar mexendo nas confs da wan.
Desculpe perguntar mas qual o benefício do ODI DFP com conversor, frente a um modem como o TP-Link?

Desculpe perguntar mas qual o benefício do ODI DFP com conversor, frente a um modem como o TP-Link?

Esse TP-Link seria um modelo ONT como o XX530v? Se for não tem muita diferença já que o xx530 ou XX230v tem o processamento muito robusto e já é tudo em um (fibra + roteador). Agora se for um roteador comum daqueles que a operadora entrega já foi falado uns motivos aqui.

Esse TP-Link seria um modelo ONT como o XX530v? Se for não tem muita diferença já que o xx530 ou XX230v tem o processamento muito robusto e já é tudo em um (fibra + roteador). Agora se for um roteador comum daqueles que a operadora entrega já foi falado uns motivos aqui.
Um modem simples mesmo como o XZ000-G7

Por aqui estou com problema na velocidade, operadora Claro.
Ta conectado, configurei a VLAN 11, mas Download travado em ~100 Mbps e Upload em ~0,62 Mbps.
Usando o SFP DFP-34X-2C3 (firmware que veio nele).
Alguma luz aí?

Salve pessoal!

Comprei um Huawei EG8010H no ML, na esperança de colocar no lugar do MitraStar GPT-2742GX4X5v6 que a Morta Vivo instalou aqui. Sou de MT!

Pelo que sei o EG8010H só funciona me bridge e é isso mesmo que quero, pois tenho um OPNsense e Asterisk, então quero colocar o PPPoE no OPNsense e a linha (SIP) no Asterisk.

Alguém tem o caminho das pedras ou a receita de bolo para configurar esse EG8010H e coloca-lo no lugar do MitraStar?

Valeu!

Salve pessoal!

Comprei um Huawei EG8010H no ML, na esperança de colocar no lugar do MitraStar GPT-2742GX4X5v6 que a Morta Vivo instalou aqui. Sou de MT!

Pelo que sei o EG8010H só funciona me bridge e é isso mesmo que quero, pois tenho um OPNsense e Asterisk, então quero colocar o PPPoE no OPNsense e a linha (SIP) no Asterisk.

Alguém tem o caminho das pedras ou a receita de bolo para configurar esse EG8010H e coloca-lo no lugar do MitraStar?

Valeu!
Não tem muito para onde correr, é ver o pessoal da vivo que postou aqui e olhar quais configurações a Vivo exige para autenticar, feito isso pegar essas infos e ver como coloca no EG8010H, esse ai não vi ninguém configurando mas basicamente é achar onde está cada opção ou colocar por telnet.

Por aqui estou com problema na velocidade, operadora Claro.
Ta conectado, configurei a VLAN 11, mas Download travado em ~100 Mbps e Upload em ~0,62 Mbps.
Usando o SFP DFP-34X-2C3 (firmware que veio nele).
Alguma luz aí?
Estou com o mesmo problema e outros também já tiveram, mas no meu caso foi com outra ONU, dizem que na maioria das vezes problema de travar velocidade assim é causado pela Vlan errada.

Pessoa, minha é vivo 1 região de campinas-sp, eu devo pegar essa da imagem 2C3 APC ou a outra 2C2 UPC?

Atualmente eu tenho um Askey RTF8225VW (conector verde)

image.png

Users who are viewing this thread

Voltar