[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Ja li isso no forum mesmo assim nao mostra. Vou mandar o que lee informa no putty.
# setcons -s
# No lease, wait 30 second to retry.
[SYSTEMD] free memory is too small (5976 kB), drop caches !!!
omcicli mib get 84
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
VlanTagFilterData
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
#
só mostra isso..
Eu ja resolvi meu problema mas vejo q vc esta passando pela msm coisa q eu passei. Com o R1 q eu comprei eu so consegui pegar a VLAn com o firmware stock, dando o comando omcicli mib get 84 via telnet pelo prompt do windows e observando oq passava de msg pela porta serial usando o conector usb. Posso tirar fotos do meu aparelho e tenho as telas fotografadas do q acontecia.
Sou detalhista e fiz exatamente oq esta descrito aqui no forum e simplemente nao ia caso nao fosse conforme citei acima, e ainda assim nao autenticou Mesmo eu sabendo a vlan e clonando tudo. Se tinha um "pulo do gato" entao nao foi descrito aqui. Acredite li as 230 paginas deste forum. Meu palpite talvez e q haja duas versoes da R1, pelo menos ha versoes com carcacas diferentes. Solucao simples: VSOL branca (falei a branca pois tambem tem a versao com a carcaca preta e esta eu nao testei).

Galerinha, acabei de começar a ter problemas de conexão com a intelbras R1. Tava lendo os patch notes das atualizações da R1 pra tentar entender o que tava dando errado.
Tava absolutamente tudo parecendo bom na conexão pelo web gui da R1, mas aí fui tentar acessar, tava tudo lento, pegando pouca velocidade no nperf.
O que resolveu foi atualizar pro patch oficial mais recente de agosto da intelbras, depois disso atualizar para o ultimo da O3 labs.
Aí sim corrigiu.
Pelo que eu entendi foi o seguinte:

Questões resolvidas:

» Conformidade com o Ato 77;
» Alterado acesso telnet por SSH;
» Correção para firmware customizada;

Boa noite galera.
Comprei uma TP-Link XZ000-G7. Na esperança de substituir o modem da Oi(Nokia G-1425G-B).

Realizei a clonagem dos dados do Nokia na xpon da TPLink e ela apareceu como registrada O5.
Mas não consegui acessar a internet com a fibra plugada nela e a porta Lan conectada ao PC.

Isso quer dizer que não deu certo?
Alguém poderia me dar uma luz ?

Pessoal, já utilizei a ODI a um tempo atrás e agora não consigo mais acessar as configurações da ODI por nada, tentei vários IPs (192.168.1.1 - 192.168.0.1 etc), alguém poderia dar uma luz ?

Estou tentando entrar nas configurações sem a fibra estar conectada, a ODI está ligada num conversor de fibra.
Aconteceu comigo e consegui usando o método no link abaixo:
Faz o reset das configurações de rede do ODI.

Boa tarde pessoal.
Tenho um TP-Link XZ000-G7 e depois de configurado eu não consigo mais acessar a sua página de configuração.
Alguém sabe como resolver?

Boa tarde pessoal.
Tenho um TP-Link XZ000-G7 e depois de configurado eu não consigo mais acessar a sua página de configuração.
Alguém sabe como resolver?
Tenho esse mesmo problema, a solução foi conectar o cabo na porta da onu e no PC e acessar pelo IP normal, ou setar o roteador em vez de pppoe para ip estático e colocar o IP da ONU como gateway padrão, vai ficar sem internet, porém consegue acessar a página e depois coloca novamente em pppoe.

Operadora: Oi Fibra, roteador original Nokia. Usando VSOL v2802rh

Estava a quase dois meses sem mexer na Vsol. Precisei dar um reset nela pelo botão físico pois ACHO (sim, meio vergonhoso) que tinha mudado o IP dela e me esqueci qual era, então não conseguia entrar pelo gateway padrão dela.

Estranhamente, não precisei reconfigurar nada e ela entrou de boa pelo 192.168.1.1

Porém alguns sites não estão carregando, como o próprio forum do adrenaline e speedtest da ookla. O discord também não conecta. Estou usando 4g roteado do celular pra digitar esse post.
Mas consigo acessar o youtube e alguns outros sites sem problema.

Alguém tem noção do que pode ser? Já tentei reset de fabrica, firmware diferente, instalar novamente o mesmo firmware e não resolveu o problema.

Eu ativei o CLOUDFLARE Warp e ele voltou a funcionar normalmente. O que significa?

Coloquei novamente o modem original da Oi, modelo da Nokia e para minha surpresa, o mesmo problema: não conecta em alguns sites e aplicativos (Speedtest, forum do adrenaline e discord). Porém, liguei pra Oi e eles fizeram algum tipo de reset e com o modem original voltei a navegar tranquilamente com todos os sites funcionando, sem precisar ligar o Cloudflare Warp.

Tentei fazer a sagacidade de plugar a fibra na vsol de novo e solicitar o reset pra ver se funcionava mas mesmo eles dando o "reset" deles, os mesmos sites e aplicativos apresentavam o mesmo problema de não conectar. Amargamente estou usando o modem original de novo... alguém pode dar alguma luz?

Operadora: Oi Fibra, roteador original Nokia. Usando VSOL v2802rh

Estava a quase dois meses sem mexer na Vsol. Precisei dar um reset nela pelo botão físico pois ACHO (sim, meio vergonhoso) que tinha mudado o IP dela e me esqueci qual era, então não conseguia entrar pelo gateway padrão dela.

Estranhamente, não precisei reconfigurar nada e ela entrou de boa pelo 192.168.1.1

Porém alguns sites não estão carregando, como o próprio forum do adrenaline e speedtest da ookla. O discord também não conecta. Estou usando 4g roteado do celular pra digitar esse post.
Mas consigo acessar o youtube e alguns outros sites sem problema.

Alguém tem noção do que pode ser? Já tentei reset de fabrica, firmware diferente, instalar novamente o mesmo firmware e não resolveu o problema.

Eu ativei o CLOUDFLARE Warp e ele voltou a funcionar normalmente. O que significa?

Coloquei novamente o modem original da Oi, modelo da Nokia e para minha surpresa, o mesmo problema: não conecta em alguns sites e aplicativos (Speedtest, forum do adrenaline e discord). Porém, liguei pra Oi e eles fizeram algum tipo de reset e com o modem original voltei a navegar tranquilamente com todos os sites funcionando, sem precisar ligar o Cloudflare Warp.

Tentei fazer a sagacidade de plugar a fibra na vsol de novo e solicitar o reset pra ver se funcionava mas mesmo eles dando o "reset" deles, os mesmos sites e aplicativos apresentavam o mesmo problema de não conectar. Amargamente estou usando o modem original de novo... alguém pode dar alguma luz?

Talvez você esteja sem ipv4, chegou a ver isso?

Olá, todos bem?

Preciso de uma ajuda.

Sou do Rio de Janeiro e tenho duas internet Live Tim Fibra e Claro Net com coaxial, quero unir as duas internet em um único aparelho para gerenciar tudo e me livra no modem da tim.

Olhei algum videos do Tito Tec e ele comentou sobre o forum.

Comprei o TP-Link ROTEADOR VPN GIGABIT MULTI-WAN TL-ER7206 para gerenciar a rede as duas internet, vou colocar a fibra de tim direto nele e a outra via cabo na porta wan.

Gostaria de saber qual modulo modulo SFP eu uso para colocar a fibra direto neste aparelho?

Obrigado!

IMG-1311.jpg

Agora lá vamos nós quebrar a cabeça para tentar fazer funcionar em uma ISP regional que ninguém nunca postou aqui.

Vou testar hoje mais uma vez. Se for o caso, como eu soluciono? Quando não recebo um ipv4 o vpn (o cloud warp) ele contorna esse problema? Ainda sou um pouco leigo sobre redes.

Tem um post recente de um colega (Tim fibra V.tal) que estava passando por isso e descobriu que na madrugada foi feito algum update remoto no Ipv6 e isso estava conflitando tudo. Desabilitou e tudo ficou 100%. Quem sabe pode ser o seu problema.

Vou verificar e trago um feedback.

Precisei reconfigurar o gateway omada er7206 e tava desesperado pq nao anotei a vlan. Ai lembrei que como o ODI já estava todo certinho, era só dar o comando omcicli mib get 84 no ODI que apareceria a vlan. Então pra caso alguém precise (e pra mim no futuro), aqui no vale do paraiba, interior de SP na cidade de São José dos Campos, pra quem está ligado na central da rua humaitá, a vlan é 310.
Oi Marcelo, boa noite, tudo bem?

Também moro em SJC e comprei um ER706W. Atualmente estou usando o MitraStar da Vivo em Bridge, mas gostaria muito de eliminá-lo e usar a fibra diretamente no roteador.
Você poderia me informar qual modelo e onde comprou o módulo SFP/GBIC?
Muito obrigado!

Ricardo

IMG-1320.jpg

Pessoal aqui na ONU está OLT Mode X, como configuro isso na Vsol alguém poderia ajuda? Vi o pessoal comentando só de 1 a 3...

De fato, eu não estava recebendo endereço ipv4. Fui na gui da vsol e desativei o dhcp. Não funcionou logo de cara.
Agora a pouco eu executei manualmente os comandos por telnet:

Código:
omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 0x02
omcicli mib set 84 0xe103 FwdOp 0x15
omcicli mib set 84 0xe10b FwdOp 0x02

Em tese, o firmware que estou utilizando 1.9.V ele já executa esses comandos por padrão.

De qualquer forma, não funcionou, continuei sem ipv4.
Fui no windows, defini um ip pra máquina, não funcionou. Desativei e ele puxou um ipv4 automaticamente.

Reiniciei a vsol. Deixei uns 30min e agora esotu navegando normalmente.

Porque será que isso acontece?

De fato, eu não estava recebendo endereço ipv4. Fui na gui da vsol e desativei o dhcp. Não funcionou logo de cara.
Agora a pouco eu executei manualmente os comandos por telnet:

Código:
omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 0x02
omcicli mib set 84 0xe103 FwdOp 0x15
omcicli mib set 84 0xe10b FwdOp 0x02

Em tese, o firmware que estou utilizando 1.9.V ele já executa esses comandos por padrão.

De qualquer forma, não funcionou, continuei sem ipv4.
Fui no windows, defini um ip pra máquina, não funcionou. Desativei e ele puxou um ipv4 automaticamente.

Reiniciei a vsol. Deixei uns 30min e agora esotu navegando normalmente.

Porque será que isso acontece?
Aqui eu uso a última firmware 1.02A. Não tive experiências boas com versões anteriores.

Pessoal alguém teve problema com a VSol de não conectar mais via Telnet? Mesmo ele estando ativado?
Comigo as vezes acontece isso. A única solução no meu caso é alterar o IP que defino no bridge do PfSense para conseguir acesso a VSOL novamente:
2025-02-03-13-18-35-router-home-Interfaces-MODEM-bridge0-Mozilla-Firefox.png

No caso, é o IP 192.168.2.4. Quando dá este tipo de problema eu altero por exemplo para 192.168.2.5 e volto a ter acesso a VSOL.
NOTA: Uso a VSOL em modo bridge.

Comigo as vezes acontece isso. A única solução no meu caso é alterar o IP que defino no bridge do PfSense para conseguir acesso a VSOL novamente:
2025-02-03-13-18-35-router-home-Interfaces-MODEM-bridge0-Mozilla-Firefox.png

No caso, é o IP 192.168.2.4. Quando dá este tipo de problema eu altero por exemplo para 192.168.2.5 e volto a ter acesso a VSOL.
NOTA: Uso a VSOL em modo bridge.
Estou apanhando para subir o PPoE, sem telnet tinha que ficar mudando o arquivo de configuração base e subindo ele e resetando toda hora, fiz o que você falou e desativei o ACL em Firewall ACL Lan Switch e voltou...

Estou apanhando para subir o PPoE, sem telnet tinha que ficar mudando o arquivo de configuração base e subindo ele e resetando toda hora, fiz o que você falou e desativei o ACL em Firewall ACL Lan Switch e voltou...
Aqui também tenho o ACL desativado e mesmo assim acontece de perder conexão com a VSOL quando acesso ela várias vezes seguidas seja por telnet ou por WEB.
E quando cai o sinal da fibra também perco o acesso.

Aqui também tenho o ACL desativado e mesmo assim acontece de perder conexão com a VSOL quando acesso ela várias vezes seguidas seja por telnet ou por WEB.
Achei que o ACL tinha ajudado mas foi placebo, realmente perde...

Eu falei sobre isso faz um tempo. Aqui tenho a mesma bronca. Pra resolver eu desativo/ativo a conexão de rede e volta. Mas se eu passar muitos dias sem acessar, o problema retorna e tenho que refazer o processo. E já testei todas as versões de fw no tripleoxygen. É um bug que dá em algumas unidades e não sei pq

Boa tarde gente!

Estou testando umas ONU's para me livrar do roteador da vivo, testei primeiro a TP-Link XZ000-G7 e agora a TP-Link XZ005-G6 e ambas sem sucesso.

- Estou na vivo1
- setei o GPON e SLID
- desliguei o DHCP
- recebo o "fake" status registered 05
- mas nao recebo nada no XPON Data up e down steams
-- e tbm não consigo discar o ppoe (testei discando com o pc e com o roteador final que hj ja esta configurado para receber a bridge da HGU vivo)

testei setar a VLAN na ONU e no roteador final e nada de sucesso
testei a VLAN padrão 10 e a VLAN 863 que peguei por ssh na HGU e nada de sucesso

mais alguem passou por esse problema recentemente?

Boa tarde pessoal,

Tenho acompanhado esse tópico há alguns dias...
Possuo Vivo Fibra de 700/350M, com um MitraStar e um roteador TP-Link ER706W. Esse roteador tem entrada SFP para conectar a fibra diretamente e eliminar o modem da Vivo.
Pergunta honesta: há vantagem real de se fazer isso? Por exemplo, um ganho na banda de download/upload, delay menor, maior estabilidade...

Estou perguntando porque o investimento para adquirir um Stick XPON não é dos mais baratos hoje em dia, mesmo comprando no AliExpress (imposto).
E também, pelo menos no meu caso, o serviço é extremamente eficiente, tanto na entrega da banda contratada quanto na estabilidade. Abaixo um teste de casa:

speedtest.jpg

Obrigado.
Ricardo

Users who are viewing this thread

Voltar