[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Boa noite, pessoal. Tudo bem? Eu aqui de novo...
Quem tiver experiência em como resolver, favor responder em cima desta mensagem:

1) Vamos ao meu cenário:
  • Vivo Fibra 600 - Zona Sul de SP - Região p/ a operadora = Vivo 1
  • Atual modem/roteador/HGU cedido em comodato pela Vivo = Askey RTF8225VW

2) O que já tentei:
  • Comprei um TP-Link XZ000-G7, que não funcionou, e devolvi!
  • Agora tentei comprar um TP-Link XPON XZ005-G6, imaginando que este tivesse a opção de Escaneamento de VLAN, igual ao que o criador deste vídeo exibiu (ao longo do vídeo).
    • Porém, não tem!
3) Já acessei o Askey por SSH, por TelNet, assim como pelas interfaces de configurações http://192.168.15.1/instalador e até http://192.168.15.1/padrao, depois de redefinir o equipamento... e, nada disso foi suciente para conseguir obter a informação de qual a VLAN a HGU em uso está assignada!

Ou seja, apesar de obter o status Registered (O5) nos 2 ONTs da TP-Link - tanto no que devolvi, quanto no atual - não completa o PPPOE (Dial-Up) criado usando o usuário cliente@cliente e a senha cliente, no Windows 11.
  1. Alguém que conseguiu usar um ONT TP-Link, sem VLAN Scan... mas, principalmente, conseguiu descobrir qual a VLAN em uso, de alguma manerira, no (maldito) Askey RTF8225VW?

2. E, mesmo sem saber a VLAN, se eu devolver o TP-Link e comprar uma ONT VSOL 2802RH, sabem dizer se tenho mais chances/probabilidades de conseguir fazer o a VIVO FIBRA funcionar passando o ONT, seja no Windows 11 ou num outro roteador (de minha escolha), configurando o PPPOE em qualquer 1 destes?

Agradeço desde já!
Como falei, seu caso é identico ao meu. testei todos da tp link praticamente e nada de dar certo, a VSOL vai funcionar com certeza. Quando chegar a Vsol, na aba Firewall, tem uma opcao que é marcada/desmarcada(nao lembro ao certo). Que só depois de alterar ela, vc consegue o Telnet pra saber sua Vlan.

Boa tarde, pessoal!
Comprei uma ONU da V-Sol V2802RH e queria substituir pela ONU da minha operadora, que é um Huawei EG8010H em Bridge.
Pedi pro pessoal pra trocar por ser mais potente, mas eles disseram que só trabalham com Huawei.

Alguém pode me ajudar, por favor? Já vi aqui que é possível, já até baixei o firmware do Oxygen, mas não faço a minha idéia de como configurar.

A VLAN padrão da Vivo é 10, tanto que as HGU ou Onu’s antigas(Blu Castle, Edgecore) mapeiam pra essa VLAN ID no Estado de SP, o que acontece quando se utiliza um ODI Stick ou Vsol é que uma VLAN aleatória é mapeada para cada SLID, ou seja, se eu te falar que para mim a VLaN é 136, dificilmente será a mesma para você.
Uma curiosidade é que se você usar uma Intelbras R1 por incrível que pareça, ela mapeia a VLAN ID 10 para conexão, mesmo aparecendo diferente no omcicli mib get 84.

Skull ao disse: O Askey consegue ser pior, ter uma firmware mais porca do que o Mitrastar, pelo "incresça que parível"...
Pode crer, @skullao !

Vamos de VSO, então... vou comprar (assim que possível) e posto mais informações quando chegar e eu testar novamente! Mas, primeiro vou devolver o TP-Link XPON XZ005-G6 (para já entrar o estorno no cartão de crédito, em algum momento).

Sobre o Askey, é bizzaro, mas foi o único que a conexão NÃO ficou caindo aqui na minha casa... com o Mitrastart Wi-Fi 6, deu alguns problemas de "do nada" cair e precisar desligar e religar a HGU p/ voltar a funcionar o Wi-Fi... eu sei, essas HGU são 'bem fraquinhas', mas o Askey ainda assim foi o mais estável, entre os 2 modelos de HGU Wi-Fi da VIVO!

Obrigado a todos pelas informações!

sera
Boa tarde pessoal se alguem puder me dar uma luz.
Segui o comandos dos colegar para substituir uma HUAWEI em um link da VTAL mas sem sucesso.
Ele informa isso
Status GPON: O5
ONU ID: 16
STATUS: Operation-State
A ONU que vai substituir a HUAWEI é a INTELBRAS R1. Ocorre que, quando eu vou tentar achar o VLANID ¨omcicli mib get 84¨ ou ¨omcicli mib get 171¨ não aparece nada.
Será que fiz algo de errado?
Comandos utilizados até agora.

flash set GPON_PLOAM_PASSWD HWTC********
flash set GPON_SN HWTC********
flash set HW_HWVER 313D.A
flash set GPON_ONU_MODEL HG8145V5-V2
flash set OMCC_VER 136
flash set PON_VENDOR_ID HWTC
flash set OMCI_OLT_MODE 1
flash set OMCI_TM_OPT 2
flash set OUI 00259E
flash set OMCI_VENDOR_PRODUCT_CODE 787
flash set OMCI_SW_VER1 V5R020C00S406
flash set OMCI_SW_VER2 V5R020C00S406

Será que alguém pode me ajudar?
Será que alguem tem mais alguma idéia?

Atualiza sua R1.
Do changelog da intelbras:
"Questões resolvidas:
Correção dhcpv6 para operar com múltiplas requisições simultâneas;
Correção no gerenciamento após aplicar alteração de IP quando em bridge e EPON. "
A correção diz ser no DHCPV6.

mas mesmo assim, minha R1 ja está na ultima versao, incluse a ultima versao com a alteração da O3 para rodar o comando de pegar ip e mesmo assim o problema do dhcp continua, estou usando ela em router e com dhcp desligado para o meu roteador fazer isso, se eu tirar o roteador e ligar o DHCP proprio da R1 ela me manda o IP real, ela nao manda os 192.168.1.2 .. 3.. 4.. e por ai vai.
Entao infelizmente uso meu DHCP da R1 desligado mesmo com a ultima atualização.

A correção diz ser no DHCPV6.

mas mesmo assim, minha R1 ja está na ultima versao, incluse a ultima versao com a alteração da O3 para rodar o comando de pegar ip e mesmo assim o problema do dhcp continua, estou usando ela em router e com dhcp desligado para o meu roteador fazer isso, se eu tirar o roteador e ligar o DHCP proprio da R1 ela me manda o IP real, ela nao manda os 192.168.1.2 .. 3.. 4.. e por ai vai.
Entao infelizmente uso meu DHCP da R1 desligado mesmo com a ultima atualização.
Dudu, me ajuda em uma coisa, a minha r1 até parece que esta autenticada na OLT, só que quando eu rodo o comando omcicli mib get 84 eu não consigo pegar a VLAN, tem alguma ideia de como resolver?

Boa noite. Alguém já conseguiu substituir a onu Nokia da oi fibra(G-1425G-B) pela tplink XZ000-G7?
Será que alguém pode me dar uma luz? Sou de Brasília. Se tiver alguém da minha localidade pra ajudar, posso até pagar pela ajuda se for o caso.

Instalei OI no apartamento novo, me entregaram um Nokia G1425G-B, vi alguns relatos que conseguiram fazer a substituição, mas queria saber se existe alguma alternativa 2.5gb
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Boa tarde, os links dos equipamentos que voce postou foram expirados, teria como me mandar? Tenho um UDM PRO SE e exatamente o mesmo modem Nokia, estou interessado em fazer esse mesmo processo. Se puder me passar teu whats por mensagem eu agradeço demais
Bom dia @matheusvp0 ,
Os links estão ativos novamente! Poderia testar?

Bom dia Senhores,
Recentemente fiz uma troca de operadoras e resolvi fazer um passo a passo das configurações que fiz em uma ODI DFP-34X-2C2 substituindo Nokia G-1425G-B

Rodar Via telnet para limpar a firmware antes de atualizar - flash_eraseall /dev/mtd3 após concluir - Reboot (Apaga o registro do MAK_KEY e não trava a atualização para uma firmware diferente)

Firmware utilizado: M114_sfp_ODI_hybrid_221209.tar

flash set OMCI_OLT_MODE 21
flash set OMCI_FAKE_OK 1
flash set OMCI_SW_VER1 3FE (pode ser encontrado na parte traseira do modem)
flash set OMCI_SW_VER2 3FE (14 digitos)
flash set GPON_ONU_MODEL G-1425G-B
flash set GPON_SN ALCLxxxxxxxx (pode ser encontrado na parte traseira do modem)
flash set GPON_PLOAM_PASSWD 10 primeiros digitos do SN
flash set PON_VENDOR_ID ALCL
flash set HW_CWMP_PRODUCTCLASS G-1425G-B
flash set HW_HWVER 3FE(Não é o mesmo do SW_VER, também está no modem)
flash set ELAN_MAC_ADDR (O Mac Addr do modem completo, sem pontos)
flash set MAC_KEY () ODI Mak Key generator
Reboot

A Maioria dessas informações podem ser editadas diretamente na GUI do modem porém gosto de setar essa primeira parte diretamente via Telnet.

Após salvar essas configurações, acesse o Telnet novamente e execute o comando:

- omcicli mib get 84

Irá retornar o código da VLAN utilizada para conexão, essa informação pode ser editada diretamente na configuração da ODI, setando a VLAN para manual, colocando o número da VLAN e prioridade 0;

Se todas as informações estiverem corretas, o Status do modem
ONU State 05
LOID Status - Initial State
Deverá ter IP de Internet

Já testei com 2 provedores diferentes que utilizam a rede V.Tal e as configurações são praticamente as mesmas;

O único detalhe do ODI é que, se for utilizar em um servidor PfSense, é preciso colocar a configuração da VLAN no ODI como transparente e criar a VLAN diretamente no PfSense, não entendi porque o PfSense não recebe IP da ODI sem essa configuração, utilziando a VSOL funciona normal.

Última edição:
Pessoal. Tudo bem?

Sabem me falar se na V-SOL 2802H é possível desligar os Leds através de algum comando?

Valeu

Última edição:
Bom dia gente, estou usando um TP-Link 6610 na vivo fibra 700 megas que dá picos de 800 megas até 1 giga, com roteador da huawei, só que esse modelo 6610 já tem pelo menos 7 anos que foi lançado, e já até saiu de linha, vocês sabem me dizer se ele já está ultrapassado? Devo trocar por um mais recente? Ou ele aguenta o tranco? Além disso, percebi que não configuração, colocando em modo transparente mesmo configurando a vlan no roteador o IPv6 não sobe, só sobe se colocar no modo tag Vlan colocando a Vlan da minha região 600 nele, direto no roteador só só sobe ipv4, alguém tem alguma explicação do porque acontece?

Fala pessoal. Tô com uma dúvida aqui.
Como já falei por aqui. Estou usando a V-Sol por aqui com a TIM 1G.

Optei pela última CfW do tripleoxygen. Porém preciso desabilitar o flow control pra fazer uns testes na porta 2.5g.

Esse comando seria pra habilitar:

• port set auto-nego port 0 ability 2500f asy-flow-control
Pra desabilitar serial qual? Alguém sabe?

Valeu

Fala pessoal. Tô com uma dúvida aqui.
Como já falei por aqui. Estou usando a V-Sol por aqui com a TIM 1G.

Optei pela última CfW do tripleoxygen. Porém preciso desabilitar o flow control pra fazer uns testes na porta 2.5g.

Esse comando seria pra habilitar:

• port set auto-nego port 0 ability 2500f asy-flow-control
Pra desabilitar serial qual? Alguém sabe?

Valeu
O controle de fluxo vem desabilitado por padrão, por isso que tem que habilitar ele toda a vez que liga a VSOL (a configuração não é salva).
O tripleoxygen criou um firmware customizado que faz este comando durante o boot da VSOL mas só é aplicável na rede GPON da Claro pelo que eu sei. Tem firmware que não roda este comando. É só usar ele.

O controle de fluxo vem desabilitado por padrão, por isso que tem que habilitar ele toda a vez que liga a VSOL (a configuração não é salva).
O tripleoxygen criou um firmware customizado que faz este comando durante o boot da VSOL mas só é aplicável na rede GPON da Claro pelo que eu sei. Tem firmware que não roda este comando. É só usar ele.
Opa. Então. Estou usando essa versão que ativa automaticamente toda vez que reinicia. Será que só é aplicável na rede da claro hein?

Vou rodar o comando aqui pra ver se tá habilitado. Mas acho que tá sim.
Valeu

Opa. Então. Estou usando essa versão que ativa automaticamente toda vez que reinicia. Será que só é aplicável na rede da claro hein?

Vou rodar o comando aqui pra ver se tá habilitado. Mas acho que tá sim.
Valeu
Verifique se a versão do firmware que você usa ai é que roda o comando no boot:
2025-01-29-21-48-06-V-SOL-V2802-RH-O3-Labs-Mozilla-Firefox.png

Pessoal, gostaria de saber como faço para clonar o mac de uma ont Huawei para outra, eu tenho a claro fibra aqui em casa, tenho um modem HG8245W5-6T-V2 da Claro bloqueada e quero colocar uma outra ONT desbloqueada EG8145V5, consegui clonar o Serial Number, mas o MAC não, gostaria muito dessa ajuda.

O problema que este comando resolve só são para provedores que utilizem IPOE (obtém IP via DHCP), quem utiliza PPPOE não muda nada.
Ah sim. Entendi. Estou querendo saber o comando pra desabilitar pra fazer uns testes pois meu upload ficou bem baixo e oscilando muito. Pra não ter que instalar o Fw oficial só pra isso. Valeu

Dudu, me ajuda em uma coisa, a minha r1 até parece que esta autenticada na OLT, só que quando eu rodo o comando omcicli mib get 84 eu não consigo pegar a VLAN, tem alguma ideia de como resolver?
Tá rodando o firmware da intelbras ou triple? pq se for da triple, tem que dar o comando setcons, algo assim, dá uma olhada no site da triple.

Pessoal, eu mudei recentemente de casa e tenho vivo fibra. Na minha casa antiga usava o VSOL 2802RH substituindo o modem vivo (MITRASTAR GPT-2741GNAC-N1). O VSOL conectava a fibra e estava configurado o VLAN ID 10 nele. O PPPoe era feito atraves do UDM PRO que uso de gerenciador de rede em casa. A unica configuracao que precisei fazer foi inserir o SLID da vivo no VSOL.

Mudei de casa faz umas 2 semanas, mesma cidade, mesmo bairro. Mantive a vivo fibra. Agora no endereço novo instalaram o modem vivo de outro modelo (MITRASTAR GPT2741GNAC-N1-SV. Atualizei o SLID no meu VSOL para o SLID do modem atual da vivo e nao consigo conectar mais atraves do VSOL.

Procurei varias alternativas e segui varias sugestões:

https://viniciuspaes.com/redes/tutorial-substituir-modem-fibra-ftth-modem-vsol-v2802rh/

Nessa confiuguração ele sugere mudar o GPON SN no VSOL, fiz isso e nao funcionou

https://forum.adrenaline.com.br/thr...dora-provedor.699243/page-192#post-1077122067

Nessa configuracao ele sugere inserir esses dados no OMCI, fiz todas as configuracoes sugeridas e tb nao funcionou. Ele tb sugere mudar o VLAN ID para 3857 para o vivo1. Tb nao funcionou.

Consegui acessar o /padrao no modem vivo e nele mostra q o meu VLAN ID da vivo para internet é mesmo o 10.

Não sei se esse modelo novo do Mitrastar ( -SV) tem alguma outra autenticacao que preciso atualizar no meu GPON da VSOL

Alem disso eu tenho tb um UFiber nano G da ubiquiti, ele tem mais limitação de configuracao, mas funcionava em profile 3 e com o SLID no meu endereco antigo (VLAN ID e PPPoe eram feitos no UDM). No endereco novo eu atualizei o SLID para o novo e ele tb nao funciona.

Espero que alguem tenha uma solucao para o meu problema, por favor.

Obrigado

Para caso alguem leigo como eu venha parar aqui com o mesmo problema: resumo - compre uma ONU/ modem vsol 2802rh (branca a q eu usei)
e siga o wiki do triple oxygen. nao tem misterio sem segredo. detalhe para quem for leigo como eu. acessar a ONU como admin.
usar putty telnet ou habiliar telnet no cmd do windows.
Eu ja to velho mas vim de um tempo onde era tudo DOS e FORTRAN, e principalmente tutoriais escritos. E depois de certa idade tudo da preguica principalmente nos dias de hoje onde a informacao acaba ficando pulverizada e todos pensam que ja se parte de um certo nivel de conhecimento. Levou umas 3 semanas, mas o aparelho da Nokia substituido aqui por um aparelho VSOL. Podem adicionar meu nome. PS o aparelho R1 intelbras nao funciona ou pelo menos eu nao consegui. Para aqueles que precisam so substituir o aparelho nokia pra usar um aparelho em bridge e usar o proprio roteador: va de VSOL. simples e rapido. abrcs a todos e obrigado pela ajuda

Users who are viewing this thread

Voltar