[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Boa tarde!

Consegui a conversão da Blink Telecom, de Belo Horizonte. Eles usam o ONT Huawei OptiXstar EG8145X6-10. Pessoalmente utilizei um xPON stick DFP-34X-2C3. Antes do processo, eu já usava a ONT em modo bridge, já tinha minhas credenciais de PPPoE.

A Blink usa autenticação por serial, que está impresso no próprio ONT em hexadecimal. Não é necessário clonar o MAC. Pluguei na porta SFP+ do meu roteador, e conecto PPPoE por ele.

Minha VLAN é 1011, não sei se a Blink usa outras. Descobri a minha exportando a configuração do ONT. Eles mudam as credenciais de usuário, mas não do admin (Epadmin / adminEp foi o que funcionou pra mim). Pra conectar enquanto ele tá em modo bridge, eu pluguei direto por cabo, e fixei o IP do meu computador pra 192.168.18.50, roteador 192.168.18.1, subnet /24. Loga no admin, System information > WAN.

Seu serial é HWTC + 8 últimos dígitos hexadecimais do serial impresso na etiqueta. A configuração no meu stick foi somente:
LOID / LOID PWD: vazios
PLOAM type: ASCII
PLOAM password: HWTCFxxxx0 (sem os dois últimos dígitos, limite de 10 caracteres)
GPON SN: HWTCFxxxx010
Vendor ID: HWTC
VLAN Settings > Manual > PVID: 1011

Tudo funcionando OK. Agradeço o sangue, suor e sofrimento dos guerreiros anteriores que postaram as experiências aqui.

alguem conseguiu usar a R1 em router e modo IPOE igual o modem nokia usa ????

ou em Router com o DHCP ativado ? aqui se eu ligar ela nao manda os ips do 192.168.1.2 em diante, fica toda doida, nao fica online nem nada, só funciona com o cabo do pc direto nela, se jogar em um switch nao distribui os IP's.

só fica normal em router, modo internet e desligando o DHCP, ai jogo em um roteador pra ai sim fazer o trabalho do DHCP, o seja, se quiser ter só a R1 como modem/router e swith pra uma rede só cabeada sem wifi nao consegue com a R1, tem que ter um roteador a parte pra fazer o trabalho dos ips.

Última edição:
alguem conseguiu usar a R1 em router e modo IPOE igual o modem nokia usa ????

ou em Router com o DHCP ativado ? aqui se eu ligar ela nao manda os ips do 192.168.1.2 em diante, fica toda doida, nao fica online nem nada, só funciona com o cabo do pc direto nela, se jogar em um switch nao distribui os IP's.

só fica normal em router, modo internet e desligando o DHCP, ai jogo em um roteador pra ai sim fazer o trabalho do DHCP, o seja, se quiser ter só a R1 como modem/router e swith pra uma rede só cabeada sem wifi nao consegue com a R1, tem que ter um roteador a parte pra fazer o trabalho dos ips.
Atualiza sua R1.
Do changelog da intelbras:
"Questões resolvidas:
Correção dhcpv6 para operar com múltiplas requisições simultâneas;
Correção no gerenciamento após aplicar alteração de IP quando em bridge e EPON. "

Olá amigos, boa noite!

Recentemente realizei a compra do módulo SFP ODi DFP-34X-2C2 para substituir a ONU da operadora da minha cidade.
Infelizmente, realizei a troca da senha e agora nenhuma das senhas que uso está dando certo. Alguém sabe como posso restaurar o módulo SFP para o padrão de fábrica?

Olá amigos, boa noite!

Recentemente realizei a compra do módulo SFP ODi DFP-34X-2C2 para substituir a ONU da operadora da minha cidade.
Infelizmente, realizei a troca da senha e agora nenhuma das senhas que uso está dando certo. Alguém sabe como posso restaurar o módulo SFP para o padrão de fábrica?
retira e coloca a fibra de 5-6 vezes no intervalo de 30 segundos que ele irá resetar

Olá
retira e coloca a fibra de 5-6 vezes no intervalo de 30 segundos que ele irá resetar
Olá amigo, recorri ao vendedor e foi exatamente isso que ele me indicou. muito obrigado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Alguém aqui teve algum sucesso em se livrar da ONU da provedora brisanet?

Oi @ArialCCAA,
Sabe dizer se o Intelbras R1 funciona, inclusive para VIVO Fibra aqui da zona sul de SP/capital (região Vivo 1)?

Grato
Funciona sim, siga o tutorial da planilha da primeira página do usuário reminho. São os mesmos comandos, não é necessário alterar o GPON_SN, MAC e VS_KEY. Mas o OMCI_SW é HW_HWVER é mandatório. Uma curiosidade é que com essa Intelbras R1 você consegue autenticar configurando a VLAN padrão da Vivo que é 10, sem precisar utilizar o omcicli mib get 84 para ver qual VLAN está sendo marcada para você, mas é bom testar o comando pois se você estiver recebendo um VLAN ID, significa que configurou com sucesso.

Boa tarde pessoal se alguem puder me dar uma luz.
Segui o comandos dos colegar para substituir uma HUAWEI em um link da VTAL mas sem sucesso.
Ele informa isso
Status GPON: O5
ONU ID: 16
STATUS: Operation-State
A ONU que vai substituir a HUAWEI é a INTELBRAS R1. Ocorre que, quando eu vou tentar achar o VLANID ¨omcicli mib get 84¨ ou ¨omcicli mib get 171¨ não aparece nada.
Será que fiz algo de errado?
Comandos utilizados até agora.

flash set GPON_PLOAM_PASSWD HWTC********
flash set GPON_SN HWTC********
flash set HW_HWVER 313D.A
flash set GPON_ONU_MODEL HG8145V5-V2
flash set OMCC_VER 136
flash set PON_VENDOR_ID HWTC
flash set OMCI_OLT_MODE 1
flash set OMCI_TM_OPT 2
flash set OUI 00259E
flash set OMCI_VENDOR_PRODUCT_CODE 787
flash set OMCI_SW_VER1 V5R020C00S406
flash set OMCI_SW_VER2 V5R020C00S406

Será que alguém pode me ajudar?

Boa tarde pessoal se alguem puder me dar uma luz.
Segui o comandos dos colegar para substituir uma HUAWEI em um link da VTAL mas sem sucesso.
Ele informa isso
Status GPON: O5
ONU ID: 16
STATUS: Operation-State
A ONU que vai substituir a HUAWEI é a INTELBRAS R1. Ocorre que, quando eu vou tentar achar o VLANID ¨omcicli mib get 84¨ ou ¨omcicli mib get 171¨ não aparece nada.
Será que fiz algo de errado?
Comandos utilizados até agora.

flash set GPON_PLOAM_PASSWD HWTC********
flash set GPON_SN HWTC********
flash set HW_HWVER 313D.A
flash set GPON_ONU_MODEL HG8145V5-V2
flash set OMCC_VER 136
flash set PON_VENDOR_ID HWTC
flash set OMCI_OLT_MODE 1
flash set OMCI_TM_OPT 2
flash set OUI 00259E
flash set OMCI_VENDOR_PRODUCT_CODE 787
flash set OMCI_SW_VER1 V5R020C00S406
flash set OMCI_SW_VER2 V5R020C00S406

Será que alguém pode me ajudar?
PLOAM costuma ser o mesmo que SLID é formado por 10 números, sem carácteres. Não me lembro da Oi usar PLOAM_PASSWD mas sugiro você usar a mesma configuração que o pessoal usa pra Vsol 2802rh. Tenta dar uma olhada no wiki do tripleoxygen que ele dá um exemplo de configuração pra Oi fibra usando a Vsol, basicamente é o mesmo.
Outra coisa é você logar pelo navegador nela e mudar a OLT pra Huawei, assim ele vai suportar os ME’s proprietários da Huawei.

PLOAM costuma ser o mesmo que SLID é formado por 10 números, sem carácteres. Não me lembro da Oi usar PLOAM_PASSWD mas sugiro você usar a mesma configuração que o pessoal usa pra Vsol 2802rh. Tenta dar uma olhada no wiki do tripleoxygen que ele dá um exemplo de configuração pra Oi fibra usando a Vsol, basicamente é o mesmo.
Outra coisa é você logar pelo navegador nela e mudar a OLT pra Huawei, assim ele vai suportar os ME’s proprietários da Huawei.
Então, eu coloquei os *** para não informar as informações do meu modem ONT, estranho que não consigo pegar a VLAN com os comandos mencionados...

Então, eu coloquei os *** para não informar as informações do meu modem ONT, estranho que não consigo pegar a VLAN com os comandos mencionados...
Tenta replicar o que ele mencionou aqui mas utilizando os comandos que você comentou anteriormente: https://www.tripleoxygen.net/wiki/ont/vsol/v2802rh

Tem um seção da R1, talvez ele tenha colocado um exemplo de configuração, quase sempre ele testa na Oi os equipamentos.

Tenta replicar o que ele mencionou aqui mas utilizando os comandos que você comentou anteriormente: https://www.tripleoxygen.net/wiki/ont/vsol/v2802rh

Tem um seção da R1, talvez ele tenha colocado um exemplo de configuração, quase sempre ele testa na Oi os equipamentos.
Fiz conforme esta lá, realmente a ONU esta como operacional, o unico problema que eu acredito estar é, não estar achando a VLAN para fixar...

Fiz conforme esta lá, realmente a ONU esta como operacional, o unico problema que eu acredito estar é, não estar achando a VLAN para fixar...
Lembrei de uma coisa, a R1 só retorna no terminal os resultados do omcicli pela porta serial, se quiser que ela retorne esses resultados pelo terminal via Telnet ou Ssh vai precisar flashear a custom firmware que o tripleoxygen fez e usar os setcons. Vê se isso produz resultado diferente.

Lembrei de uma coisa, a R1 só retorna no terminal os resultados do omcicli pela porta serial, se quiser que ela retorne esses resultados pelo terminal via Telnet ou Ssh vai precisar flashear a custom firmware que o tripleoxygen fez e usar os setcons. Vê se isso produz resultado diferente.
opa! já fiz o update, mesmo assim sem retorno algum...

Boa noite, pessoal. Tudo bem? Eu aqui de novo...
Quem tiver experiência em como resolver, favor responder em cima desta mensagem:

1) Vamos ao meu cenário:
  • Vivo Fibra 600 - Zona Sul de SP - Região p/ a operadora = Vivo 1
  • Atual modem/roteador/HGU cedido em comodato pela Vivo = Askey RTF8225VW

2) O que já tentei:
  • Comprei um TP-Link XZ000-G7, que não funcionou, e devolvi!
  • Agora tentei comprar um TP-Link XPON XZ005-G6, imaginando que este tivesse a opção de Escaneamento de VLAN, igual ao que o criador deste vídeo exibiu (ao longo do vídeo).
    • Porém, não tem!
3) Já acessei o Askey por SSH, por TelNet, assim como pelas interfaces de configurações http://192.168.15.1/instalador e até http://192.168.15.1/padrao, depois de redefinir o equipamento... e, nada disso foi suciente para conseguir obter a informação de qual a VLAN a HGU em uso está assignada!

Ou seja, apesar de obter o status Registered (O5) nos 2 ONTs da TP-Link - tanto no que devolvi, quanto no atual - não completa o PPPOE (Dial-Up) criado usando o usuário cliente@cliente e a senha cliente, no Windows 11.
  1. Alguém que conseguiu usar um ONT TP-Link, sem VLAN Scan... mas, principalmente, conseguiu descobrir qual a VLAN em uso, de alguma manerira, no (maldito) Askey RTF8225VW?

2. E, mesmo sem saber a VLAN, se eu devolver o TP-Link e comprar uma ONT VSOL 2802RH, sabem dizer se tenho mais chances/probabilidades de conseguir fazer o a VIVO FIBRA funcionar passando o ONT, seja no Windows 11 ou num outro roteador (de minha escolha), configurando o PPPOE em qualquer 1 destes?

Agradeço desde já!

Quem tiver experiência em como resolver, favor responder em cima desta mensagem:

1) Vamos ao meu cenário:

2) O que já tentei:
  • Agora tentei comprar um TP-Link XPON XZ005-G6, imaginando que este tivesse a opção de Escaneamento de VLAN, igual ao que o criador deste vídeo exibiu (ao longo do vídeo).
    • Porém, não tem!
3) Já acessei o Askey por SSH, por TelNet, assim como pelas interfaces de configurações http://192.168.15.1/instalador e até http://192.168.15.1/padrao, depois de redefinir o equipamento... e, nada disso foi suciente para conseguir obter a informação de qual a VLAN a HGU em uso está assignada!

Ou seja, apesar de obter o status Registered (O5) nos 2 ONTs da TP-Link - tanto no que devolvi, quanto no atual - não completa o PPPOE (Dial-Up) criado usando o usuário cliente@cliente e a senha cliente, no Windows 11.
  1. Alguém que conseguiu usar um ONT TP-Link, sem VLAN Scan... mas, principalmente, conseguiu descobrir qual a VLAN em uso, de alguma manerira, no (maldito) Askey RTF8225VW?

2. E, mesmo sem saber a VLAN, se eu devolver o TP-Link e comprar uma ONT VSOL 2802RH, sabem dizer se tenho mais chances/probabilidades de conseguir fazer o a VIVO FIBRA funcionar passando o ONT, seja no Windows 11 ou num outro roteador (de minha escolha), configurando o PPPOE em qualquer 1 destes?

Agradeço desde já!

Eu uso aqui numa boa o TP-Link XZ000-G7

Você ainda mora na ponte rasa, amigo?

1) Vamos ao meu cenário:

2) O que já tentei:
    • Porém, não tem!

Agradeço desde já!
Com a Vsol provavelmente vai dar certo, só precisa ver os passos que quem configurou utilizou pra fazer na sua. O que acontece que é no Estado de SP a vivo não utiliza a mesma fornecedora de OLT para todos locais. Algumas como as da Huawei permitem subir quase qualquer equipamento só tendo o SLiD, daí funciona as tplink. Mas parece que de uns anos pra cá estão usando Alcatel em peso e essas só rola se comprar alguma ONU que a vivo forneceu antigamente ou a Vsol 2802rh ou o ODI Stick, pois nas OLT alcaltel mais parâmetros são utilizados pra não dar Fake O5.

Precisei reconfigurar o gateway omada er7206 e tava desesperado pq nao anotei a vlan. Ai lembrei que como o ODI já estava todo certinho, era só dar o comando omcicli mib get 84 no ODI que apareceria a vlan. Então pra caso alguém precise (e pra mim no futuro), aqui no vale do paraiba, interior de SP na cidade de São José dos Campos, pra quem está ligado na central da rua humaitá, a vlan é 310.

E qual era o HGU que usava?
Conseguiu fácil fácil a informação da VLAN, @Belex?

Você ainda mora na ponte rasa, amigo?

Com a Vsol provavelmente vai dar certo, só precisa ver os passos que quem configurou utilizou pra fazer na sua. O que acontece que é no Estado de SP a vivo não utiliza a mesma fornecedora de OLT para todos locais. Algumas como as da Huawei permitem subir quase qualquer equipamento só tendo o SLiD, daí funciona as tplink. Mas parece que de uns anos pra cá estão usando Alcatel em peso e essas só rola se comprar alguma ONU que a vivo forneceu antigamente ou a Vsol 2802rh ou o ODI Stick, pois nas OLT alcaltel mais parâmetros são utilizados pra não dar Fake O5.
Obrigado pelas valiosas informações, @skullao !
Tentarei com um VSOL, então!
Mas que é bizarro como a VIVO não permite usuários com mais conhecimento ou meramente curiosos obtenham determinadas informações da HGU, como por exemplo a VLAN.

Ola boa noite. Gostaria da ajuda de qualquer um que possa. Resolvi embarcar nessa tentativa de trocar o modem da operadora oi por um intelbras r1.
Li muito aprendi muito mas agora nao sei bem cm prosseguir. instalei um cabo serial na pcb.
Situacao: modem nokia g-1425-b operadora oi fibra na regiao dos lagos RJ

alterei os parametros:

mib set LOID ""

mib set LOID_PASSWD ""

flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCLFCF3XXXX
flash set GPON_SN ALCLFCF3XXXX

flash set OMCI_OLT_MODE 3

flash set PON_VENDOR_ID ALCL

flash set OMCI_SW_VER1 3FE49568IJXXXX

flash set OMCI_SW_VER2 3FE49568IJXXXX

flash set GPON_ONU_MODEL G-1425G-B

flash set HW_HWVER 3FE49937XXXX

flash set OUI 3CBD69

flash set HW_SERIAL_NO 3CBD698CXXXX

flash set ELAN_MAC_ADDR 3CBD698CXXXX

flash set OMCC_VER 128

apos isso, com o "omcicli mib get 84" consegui contatar a vlan verdadeira vlan 1387
20250126-190732.jpg

tambem alterei os filtros conforme falado aqui: https://github.com/Anime4000/RTL960x/issues/195

tudo tentado tanto no modo router como bridge, sempre com o cabo ligado direto ao desktop.
tambem testei usando a custom firmware o que curiosamente piorava a situacao pois o comando "omcicli mib get 84" nao me retornava nenhuma vlan.

pela porta serial observei, creio eu, algum erro de "autenticacao?" em negrito vermelho quando observando o boot pelo serial. em tempo todas as configuracoes realizadas com o cabo de fibra despuglado.

E isso aprendi muito acho q avancei mas ainda sem internet. a gpon fica em onu 05 status operation state.

Caso alguem tenha algum norte ou sugestao ficaria imensamente grato

20250126-191217.jpg

Mas que é bizarro como a VIVO não permite usuários com mais conhecimento ou meramente curiosos obtenham determinadas informações da HGU, como por exemplo a VLAN.

É só entrar nas configurações, a vlan está lá

A VLAN padrão da Vivo é 10, tanto que as HGU ou Onu’s antigas(Blu Castle, Edgecore) mapeiam pra essa VLAN ID no Estado de SP, o que acontece quando se utiliza um ODI Stick ou Vsol é que uma VLAN aleatória é mapeada para cada SLID, ou seja, se eu te falar que para mim a VLaN é 136, dificilmente será a mesma para você.
Uma curiosidade é que se você usar uma Intelbras R1 por incrível que pareça, ela mapeia a VLAN ID 10 para conexão, mesmo aparecendo diferente no omcicli mib get 84.

As configurações são as mesmas que tem aqui.

A diferença é que a vlan é 10 e tem a senha slid

O firmware dessas HGUs são um lixo completo meu caro, se ela retornasse essas informações, seria algo muito simples de se configurar....
Mas não, eles preferem usar esses lixos para não terem dor de cabeça...Lembro que quando eu migrei meu plano de 300 para 600 e usava essa HGU ASkey, até o téncio sofreu para fazer ele subir no perfil de 600, não ia nem a pau... ai ele tinha uma Mitrastar no carro, com 2 portas lan queimadas... usou para testes, subiu imediatamente...

O Askey consegue ser pior, ter uma firmware mais porca do que o Mitrastar, pelo "incresça que parível"...

A VLAN padrão da Vivo é 10, tanto que as HGU ou Onu’s antigas(Blu Castle, Edgecore) mapeiam pra essa VLAN ID no Estado de SP, o que acontece quando se utiliza um ODI Stick ou Vsol é que uma VLAN aleatória é mapeada para cada SLID, ou seja, se eu te falar que para mim a VLaN é 136, dificilmente será a mesma para você.
Uma curiosidade é que se você usar uma Intelbras R1 por incrível que pareça, ela mapeia a VLAN ID 10 para conexão, mesmo aparecendo diferente no omcicli mib get 84.
Na rede Vtal a mesma coisa. Aqui em Porto Alegre usando uma R1 Intelbras a Vlan era padrão 210. Migrei para uma Vsol e não tinha Cristo que fazia subir. Fui mapear e a Vlan era totalmente diferente: 1776. Pus a Vlan correta e na mesma hora subiu. Fica a dica.

Users who are viewing this thread

Voltar