[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Sim, aparece autenticado igual dos colegas, mas parece ser a tal autenticidade fake, estou tentando conectar PPPoE direto no Notebook conectado e direto, e nada, mudei tudo que é configuração conforme fui lendo aqui, mas não tem conversa, ao que tudo indica há mais dados necessário para o registro efetivo na rede da vivo, coisa que o TP-Link XZ000-G não tem. Esperando os amigos darem uma luz, se não vou devolver ele e ficar com o da vivo mesmo em bridge.
Por alguma razão na vivo, eu só consigo exclusivamente fazer a autenticação do PPPoE quando ou eu to no windows ou então a autenticação acontece na própria R1. Tentando com a 110B e um roteador fazendo esse PPPoE não dá certo.

Edit: testa a vlan 600

Por alguma razão na vivo, eu só consigo exclusivamente fazer a autenticação do PPPoE quando ou eu to no windows ou então a autenticação acontece na própria R1. Tentando com a 110B e um roteador fazendo esse PPPoE não dá certo.

Edit: testa a vlan 600
Eu tentei, mudei várias aqui… não deu jogo mesmo, vou devolver e pensar se pego uma vsol, será que é simples configurar como deve ser?

Outro detalhe é que mudando os dados do número da GPON e a SLID para qualquer coisa, o XZ000-G7 mostrava autenticado (esqueci o termo correto com o código), portanto só de ter a fibra conectada já dava autenticado.

Boa tarde,
Acompanho o fórum a bastante tempo e agora resolvi me arriscar em trocar o F6600P da operadora pelo meu XX530v da TPLink. O problema que toda vez que vou fazer a transferência fico preso no GPON Password que nao consigo encontrar em lugar algum. A empresa que e regional e tranquilo nessa questão de colocar meu produto.

imagem

Eu tentei, mudei várias aqui… não deu jogo mesmo, vou devolver e pensar se pego uma vsol, será que é simples configurar como deve ser?

Outro detalhe é que mudando os dados do número da GPON e a SLID para qualquer coisa, o XZ000-G7 mostrava autenticado (esqueci o termo correto com o código), portanto só de ter a fibra conectada já dava autenticado.
Recomendo tentar a intelbras R1 ao invés da vsol. Tá saindo muito cara a VSOL na minha opinião.

Recomendo tentar a intelbras R1 ao invés da vsol. Tá saindo muito cara a VSOL na minha opinião.
Concordo, pois a loja não facilita nos fretes, só utiliza os piores possíveis. Pra minha cidade o pac custa 100 reais, quase o preço da onu em si, não vale a pena, é foda não ter outras opções de transportadora lá.

Boa tarde,
Acompanho o fórum a bastante tempo e agora resolvi me arriscar em trocar o F6600P da operadora pelo meu XX530v da TPLink. O problema que toda vez que vou fazer a transferência fico preso no GPON Password que nao consigo encontrar em lugar algum. A empresa que e regional e tranquilo nessa questão de colocar meu produto.

imagem

Já testou sem? aqui uso sem e funciona tranquilamente, também é provedor local.

É a configuração, tranquilo e garantido para vivo 1 ? Não quero mais passar a raiva que passei com o TP-Link, isso que li que uma galera conseguiu subir a fibra nele …
Rapaz, garantido nunca vai ser, a unica coisa garantida é a ONT do próprio provedor, mas é aquilo, tem que ir testando até dá certo, meu próximo teste é tentar trocar a nokia da sumicity pela intelbras R1, o pior dos casos vai ser devolver pro ML.

Rapaz, garantido nunca vai ser, a unica coisa garantida é a ONT do próprio provedor, mas é aquilo, tem que ir testando até dá certo, meu próximo teste é tentar trocar a nokia da sumicity pela intelbras R1, o pior dos casos vai ser devolver pro ML.
Exatamente. Boa sorte aí, sinta-se livre pra me perguntar qualquer coisa, mas meu post já tive sucesso duas vezes com a sumicity, ex ligue e atual giga+.

Então vamos para a segunda tentativa, peguei no ML, chega amanhã, qualquer treta posto aqui, vamos ver qual é dessa ONU…

Edit: peguei certo?
https://www.mercadolivre.com.br/modem-optico-pon-1p-lan-1p-onu-r1-intelbras/p/MLB39357923

No meu caso são 2 os motivos.
A urgência (chega amanhã) e se não funcionar eu devolvo, coisa que não daria comprando em loja física …
exatamente, no ML da pra devolver, se comprar pessoalmente já era.

Oi @ArialCCAA,
Sabe dizer se o Intelbras R1 funciona, inclusive para VIVO Fibra aqui da zona sul de SP/capital (região Vivo 1)?

Grato
Deveria funcionar sem problemas...

Mas para saber, só testando mesmo, infelizmente.

Já testou sem? aqui uso sem e funciona tranquilamente, também é provedor local.
Bom dia, nao funciona. Ele nao registra na OLT. Fica pedindo esse codigo ai. Ja tenho a senha master do F6600P e mesmo assim nao consigo achar onde tem esse GPON Password. Ai continuo com essa ONT deles.

Uma coisa simples que percebi aqui e que me deixou incomodado.

Tenho instalado aqui um conjunto de TP-Link XZ000-G7 + Archer AX72pro, minha conexão é Vivo 1 em São Paulo.
A bateria da placa mãe descarregou e cada vez que ligo o PC preciso atualizar a data e hora, e sempre da erro. Quando conecto no roteador do celular atualiza normalmente. Liguei o modem da Vivo e atualizou normalmente.

O que está causando este erro?

Captura-de-tela-2025-01-19-125308.png

Chegou o intelbras ONU R1, configurando aqui para ver se vai, atualizei o firmware para a última do site, precisa usar a custom da oxigen para funcionar ?

boa tarde, pessoal
alguém tem ideia de como conseguir descobrir a VLAN que estou 'alocado' na minha conexão VIVO Fibra?

pelo HGU via SSH e via Tel Net não tão rolando... tem algum outro jeito, mais garanntido/fácil?!

Agradeço desde já

Boa noite, pessoal. Tudo bem? Como diria Jack, vamos por partes:
  • Consegui instalar o OpenSSHServer no meu Win11
  • Consegui também acessar o HGU Askey, modelo RTF8225VW, usando o seguinte comando:
    Código:
    ssh -oHostKeyAlgorithms=+ssh-rsa support@192.168.15.1
    e digitei a senha, depois dei Yes
    • Ah, usei support, e não admin, porque support é o root por aqui.
Aqui o negócio ficou embaçado... já nacesso ali por SSH, o Askey responde bem mal aos comandos, por exemplo:

Pelo o que entendi só "aceita" estes comandos:
sys_info:
mgmt:
onu:
rg:
diag:
pop_all:
pop:
exit:
virtualserver:
show:
set:
add:
remove:
dumpcfg:
aspcm_util:
tefapp:
cwmp_util:
bootenv_util:
rtm_util:
dpm_util:
vsm_util:
wdw_util:
ifconfig:
ls:
top:
free:
cat:
route:
nslookup:
lanhosts:
Estas pastas/arquivos:
> ls -l
---------- 1 support root 256 Dec 31 1969 7570_bob.conf
-rw-r--r-- 1 support root 364 Jan 16 22:22 client_db.txt
-rwsr-xr-- 1 support root 120 Jan 16 23:07 ddmi.txt
-rw-r--r-- 1 support root 2 Dec 31 1969 dpm_wlan_init_done
-rw-r--r-- 1 support root 2 Dec 31 1969 gponTrafficStatus.txt
srw-rw-rw- 1 support root 0 Jan 16 18:36 log
srwx------ 1 support root 0 Dec 31 1969 mapd_ctrl
-rw-r--r-- 1 support root 0 Dec 31 1969 omci_ctrl_QinQ
-rw-r--r-- 1 support root 62493 Jan 15 06:45 omci_message
-rw-r--r-- 1 support root 8 Jan 16 22:43 sta_steer_progress
drwxrwxrwx 2 support root 40 Dec 31 1969 var
srwxr-xr-x 1 support root 0 Dec 31 1969 wapp_ctrl
srwxr-xr-x 1 support root 0 Dec 31 1969 wapp_server
srwxr-xr-x 1 support root 0 Dec 31 1969 web_breakout_asp_mgt
srwxr-xr-x 1 support root 0 Dec 31 1969 web_breakout_ppp0
srwxr-xr-x 1 support root 0 Dec 31 1969 web_breakout_rbr2.2
srwxr-xr-x 1 support root 0 Dec 31 1969 web_breakout_rbr3.3
srwxr-xr-x 1 support root 0 Dec 31 1969 web_breakout_rbr4.0
>

E quando eu quero completar o comando show, só tem estas opções:
<5GHz_forbidden>
<upnp>
<BOSA_info>
<opah_agent>
<opah_agent_key>
<watchdog_status>
<priority>
<occupancy>
<domain_reputation>
<tef_ntp>
<ont>
<map_info>
<wifi>
<wifi_plus>
<second_wifi>
<second_wifi_plus>
<unique_SSID>
<primary_diagnosis>
<blacklist>
<whitelist>
<firewall_rule>
<firewall_exception>
<device_model>
<cli_version>
<country_code>
<dhcp_60>
<firmware_version>
<scan_wifi>
<Lan_IP>
<assia_cli_version>
<beacon_count>
<conntrack_info>
<cpe_info>
<cpu_stats>
<dhcp_lan_server>
<dns_count>
<dns_info>
<iptv_interface>
<led_count>
<led_info>
<persistent_storage_dir>
<sys_info>
<temperature>
<tr_info>
<tr_status>
<tr_value>
<voip_info>
<voip_interface>
<voip_line_count>
<voip_line_stats>
<wan_interface>
<wan_stats>
<device_info>
<dhcp_options>
<hpna_devices>
<iptv_channelheader>
<ppp_info>
<reboot_info>
<voip_dhcpclient>
<wan_pon_link>
<ont>
<roaming_status>
<roaming_role>

Aqui tanbém não tem o VLAN ID: https://192.168.15.1/instalador , logado como support), a VIVO claramente tá dificuldade o máximo para os clientes não mudarem as configas da HGU deles... tsc tsc tsc!

Logo, ajudas serão muito bem vindas para tentar resgatar a informação do VLAN ID.

Agradeço desde já.

Olá pessoal,

Gostaria de compartilhar que consegui me livrar da HGU Vivo (Mitrastar GPT-2741GNAC-N1) na região de Campinas (Vivo 1).

Faço parte do grupo da Vivo que não consegue discar PPPOE apenas com GPON SN e GPON password (SLID).

Aqui consegui conexão com o Intelbras ONU R1 em modo bridge (não tentei em router) e com os seguintes comandos em telnet:

# flash set PON_VENDOR_ID MSTC
# flash set GPON_PLOAM_PASSWD XXXXXXXXXX --> SLID em ASCII com 10 digitos na forma como consta na HGU Vivo
# flash set GPON_SN MSTCXXXXXXXX --> GPON Serial Number no format 4 ASCII + 8 Hex - mesma forma como consta na HGU Vivo
# flash set OMCI_OLT_MODE 3
# flash set OMCI_SW_VER1 GG-11000-C003
# flash set OMCI_SW_VER2 GG-11000-C003
# flash set GPON_ONU_MODEL GPT-2741GNAC-N1
# flash set HW_HWVER GG-GAPL100v02
# flash set HW_SERIAL_NO XXXXXXXXXXXX --> MAC address da HGU em letras MAIUSCULAS
# flash set ELAN_MAC_ADDR xxxxxxxxxxxx --> MAC address da HGU em letras minusculas
# flash set OMCC_VER 128
# flash set OMCI_FAKE_OK 1
# flash set HW_CWMP_MANUFACTURER MSTC --> Não tenho certeza se realmente é necessário...
# reboot

Detalhe importante: Na ONU Intelbras especifiquei VLAN 10/0 para internet, mas mesmo assim no PPPOE do roteador também tive que especificar a mesma VLAN para conseguir conexao...

Usei o último firmware disponível no site da Intel para realizar o procedimento.

Tomei como referência os posts do pessoal que conseguiu conexão com ODI e agradeço a todos!!
Bom, vamos lá, segui o tutorial do Bruno por duas vezes, na primeira coloquei o Mac do hgu da vivo sem os :, acho que tinha que colocar, e em uma das linhas de código ele coloca o modelo dele de hgu da vivo, nada de funcionar, depois de restaurar de fábrica, fiz a atualização de FW novamente, fiz os mesmos comandos no Putty mas dessa vez coloquei o modelo de hgu que uso, assim como o mac adress com os : nas duas linhas, maiúscula e minúscula, tentei fazer conexão PPPoE no Windows, nada, tentei no Deco X-50 que já está configurado para discar PPPoE pois estou usando o HGU em bridge, nada também e por fim tentei conectar no meu Xiaomi AX6000, ele não reconhece que é PPPoE, então forcei ele a conectar com cliente@cliente e senha cliente, não conecta.

Parei um pouco, se alguém tiver uma luz para ajudar, o engraçado que ele aparece o código de conectado ou registrado quando coloco a fibra no Z1… igual acontecia no da TP-Link… parece dar o logado fake…
E pelo que vi nos comentados no Putty, ele meio que clona a HGU da vivo com mac adress e modelo… já o tp-link não tinha isso … sigo pendurado no HGU da vivo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

boa tarde, pessoal
alguém tem ideia de como conseguir descobrir a VLAN que estou 'alocado' na minha conexão VIVO Fibra?

pelo HGU via SSH e via Tel Net não tão rolando... tem algum outro jeito, mais garanntido/fácil?!

Agradeço desde já
Sua HGU é uma das novas com WiFI 6?

Alguém já usou o EX511 no modo AP com o nokia G-140W-H? estou sentindo ele meio fraco, o roteador fica no andar de baixo e o 5ghz fica com 2/3 pontos no notebook com wifi 6 e bate cerca de 66.70 de download e 12.28 de UP, meu plano é 1GB da Sumicity e no 2.4 fica cerca de 17.76 de download e 16.58 de upload ás vezes fica forte e chega mais que o 5ghz.

É sim (WiFi 6), @victorforti. Pq a pergunta? Faz alguma diferença no processo da troca do HGU por um OLT particular??
Para troca acredito que não, mas para entrar no 192.168.15.1/padrao , esses estão bloqueados, para entrar, faz assim, com ele ligado, desconecta a fibra, aperta o botão reset até as luzes apagarem e carregar Wi-Fi novamente, conecte no Wi-Fi padrão dele ou por cabo de rede, acesse ele pelo endereço 192.168.15.1/padrao Login - Suport e Senha - da etiqueta, vai conseguir entrar no padrão dele, se quiser conectar a fibra pode, mas dá para configurar sem a fibra, terminando reinicia.

A troca de HGU está muito variável de região para região, eu mesmo tentei algumas outras vezes sem sucesso com o intelbras Z1…

Bom dia pessoal!
Estou em busca de um módulo Sfp para substituir o roteador da Tim fibra. Podem me orientar qual módulo comprar por gentileza?

Obrigado!

Users who are viewing this thread

Voltar