[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Bom dia, Galera me da uma ajuda por favor!

Vamos lá, atualmente tenho um plano da vivo Fibra Região 01 ( SP ) modem - MitraStar 2742Gx4x5 , configurado em Bridge ligado em um Archer AX6000! Porem vendo a galera comentar sobre o desempenho trocando o modem da vivo por uma ONU!

Comprei a ONU Xpon Xz000-g7, segui os tutoriais do forum de como configurar, peguei o SN e converti os 4 primeiros caracteres para hexadecimal, peguei tambem o SLID é coloquei no aparelho, entrei na parte de Vlan e configurei para Vlan 10 com prioridade 0 e o resultado foi esse :

5hDAYXs.png

a ONU Registrou corretamente! ( ao menos foi o que pensei )

Porem em um teste direto no Computador criando uma conexão PPPoe com usuário e senha : cliente@cliente cliente ja não tive sucesso!

Tt0ktSD.png

Mesmo assim, coloquei a cabo de rede em meu roteador para acompanhar o processo de autenticação e percebi que ele não obtem os Ips como deveria:

oLGBkHK.png

Diante disso, tentei diversas configurações, tirei a VLAn da GPON e configurei a Vlan direto no Roteador, clonei o MAC do Modem da vivo no roteador, desativei NAT... etc... fiz acredito de tudo!

Bom, diante disso gostaria de uma ajuda se possível! estou pensando se eu comprar uma Vsol não resolveria! ou é uma questão de config mesmo!!! quem puder me ajudar agradeço muito!
eu fiz duas alterações na minha ont, seja a g3, g7, vsol e por fim a g6 2.5g

GPON Numero de Serie: converti as 4 primeiras letras para HEX e joguei no campo la de GPON adicionando os números após as 4 letras.

e o SLID eu joguei conforme estava no modem da vivo.

essa parte de gpon nunca precisei usar, somente com o SLID já funcionava em todas as ont's que ja tive.
mas ja ouvi pessoas falando que possa ajudar.

Estou com Roteador com portas 2.5GB, queria um ONU 2.5GB qual devo pegar? V-SOL V2802RH ou TPLINK 2.5GB xz005-g6, meu provedor é local, plano de 1GB vou fazer up para 1.5GB, de momento eles disponibiliza "TPLINK TX6610" quando altera para 1.5GB eles colocam um NOKIA com WIFI... queria saber qual devo pegar "V-SOL V2802RH ou TPLINK 2.5GB xz005-g ?"
Estou querendo um roteador nesse perfil tambem, qual voce está usando?

Bom dia, Galera me da uma ajuda por favor!

Vamos lá, atualmente tenho um plano da vivo Fibra Região 01 ( SP ) modem - MitraStar 2742Gx4x5 , configurado em Bridge ligado em um Archer AX6000! Porem vendo a galera comentar sobre o desempenho trocando o modem da vivo por uma ONU!

Comprei a ONU Xpon Xz000-g7, segui os tutoriais do forum de como configurar, peguei o SN e converti os 4 primeiros caracteres para hexadecimal, peguei tambem o SLID é coloquei no aparelho, entrei na parte de Vlan e configurei para Vlan 10 com prioridade 0 e o resultado foi esse :

5hDAYXs.png

a ONU Registrou corretamente! ( ao menos foi o que pensei )

Porem em um teste direto no Computador criando uma conexão PPPoe com usuário e senha : cliente@cliente cliente ja não tive sucesso!

Tt0ktSD.png

Mesmo assim, coloquei a cabo de rede em meu roteador para acompanhar o processo de autenticação e percebi que ele não obtem os Ips como deveria:

oLGBkHK.png

Diante disso, tentei diversas configurações, tirei a VLAn da GPON e configurei a Vlan direto no Roteador, clonei o MAC do Modem da vivo no roteador, desativei NAT... etc... fiz acredito de tudo!

Bom, diante disso gostaria de uma ajuda se possível! estou pensando se eu comprar uma Vsol não resolveria! ou é uma questão de config mesmo!!! quem puder me ajudar agradeço muito!

Não sei se esse equipamento tem, creio que não, mas VSOL e ODI quando vc acessa via telnet, vc pode rodar o comando omcicli mib get 84, que reportaria a VLAN verdadeira.
Tem muitos casos aqui no forum aonde a VLAN do HGU é a "padrão" que conhecemos, mas quando vc roda o comando, outra vlan é reportada, pode ser o seu caso, pode ser que a VLAN não seja o 10.

Edit: não tem via telnet mas parece que tem no webgui uma ferramenta de varredura de VLAN, tenta ver se reporta outra VLAN que não seja 10

Se não reportar nada, é melhor comprar VSOL mesmo.

Pessoal, estou com o seguinte problema, eu tinha uma askey da vivo, ai passei para uma Edgecore comprada no mercado livre (também da vivo) onde alterei somente o SLID dentro do telnet, conectei ela a meu ASUS RT-AX82U (Faço a autenticação pppoe por ele junto da vlan 10).
Ai agora estou substituindo minha Edgecore por uma VSOL V2802RH, estou configurando seguindo este tópico: https://forum.adrenaline.com.br/thr...adora-provedor.699243/page-53#post-1076665900

Ai agora o problema, simplesmente ao conectar o cabo da fibra na VSOL ela fica reiniciando sem parar.

Já tentei ligar primeiro a fibra e depois a energia elétrica e mesmo assim ela fica reiniciando.

OBS:
Estou usando o firmware 1.1.8.
Já dei factory reset pelo site da vsol.

Pessoal, estou com o seguinte problema, eu tinha uma askey da vivo, ai passei para uma Edgecore comprada no mercado livre (também da vivo) onde alterei somente o SLID dentro do telnet, conectei ela a meu ASUS RT-AX82U (Faço a autenticação pppoe por ele junto da vlan 10).
Ai agora estou substituindo minha Edgecore por uma VSOL V2802RH, estou configurando seguindo este tópico: https://forum.adrenaline.com.br/thr...adora-provedor.699243/page-53#post-1076665900

Ai agora o problema, simplesmente ao conectar o cabo da fibra na VSOL ela fica reiniciando sem parar.

Já tentei ligar primeiro a fibra e depois a energia elétrica e mesmo assim ela fica reiniciando.

OBS:

faça downgrade para a versão 1.1.7.
essa versão está com esse problema e nem a Vsol resolve.

recomendo as versões do triple que tem correção do bug no upload da porta 2.5gb

Última edição:
Agradeço pela resposta, você me salvou muito agora. (Como pode uma empresa disponibilizar uma versão com problema? Incrível kkkk)
Outra coisa, seria melhor eu voltar para 1.1.7 mesmo ou usar a versão modificada do tripleoxygen 1.9.2?
Última coisa, para fazer downgrade posso utilizar o próprio lugar para fazer upgrade? Devo renomear o arquivo?
Desde já, obrigado.

Agradeço pela resposta, você me salvou muito agora. (Como pode uma empresa disponibilizar uma versão com problema? Incrível kkkk)
Outra coisa, seria melhor eu voltar para 1.1.7 mesmo ou usar a versão modificada do tripleoxygen 1.9.2?
Última coisa, para fazer downgrade posso utilizar o próprio lugar para fazer upgrade? Devo renomear o arquivo?
Desde já, obrigado.
acabei de editar e te recomendar a do triple kkkk
coloca a 1.9.G

Bom dia, Galera, estava pensando em me aventurar por motivos de minha internet não liberar Bridge no modem.
Tenho fibra da Tim Live com a ONU: Sagemcom F@st 5670V2.
Qual seria a melhor opção para mim? analisando o grupo aqui vi que o pessoal com tim obteve mais sucesso com ODI mas será que com a VSOL daria certo? Outro problema é que os dois routers que tenho hoje não tem como configurar VLAN.

Bom dia, Galera, estava pensando em me aventurar por motivos de minha internet não liberar Bridge no modem.
Tenho fibra da Tim Live com a ONU: Sagemcom F@st 5670V2.
Qual seria a melhor opção para mim? analisando o grupo aqui vi que o pessoal com tim obteve mais sucesso com ODI mas será que com a VSOL daria certo? Outro problema é que os dois routers que tenho hoje não tem como configurar VLAN.
voce iria dividir a sua rede interna?
pois acho que a vlan que o pessoal fala é sobre a wan que pode ser feito na ont seja essas duas ai ou a tp-link

coloca a 1.9.G
Opa amigo, então, em relação ao problema de reiniciar foi resolvido, problema que ela não ta conectando por nada, vou mandar um videozinho rápido de 2m para mostrar as configs.

Eu tentei varias vezes de formas diferentes, não sei se estou fazendo algo errado, mas quando eu configurei a Edgecore foi simplesmente colocar o SLID certo, ai no próprio windows eu fazia o login cliente@cliente senha cliente e ele funcionava.
Agora com a vsol estou tendo um pouco de dificuldade.
Eu também tentei de duas formas, bridge e pppoe. ACHO que no meu caso eu teria que usar bridge porque queria autenticar o pppoe pelo modem da asus.
Abaixo vou deixar algumas prints de quando eu usava o Askey da vivo antes da Edgecore:
OvZUn34.png

FQmOlif.png

Skbmqrh.png

Última edição:
Bom dia pessoal!
Desculpa minha ignorância, mas estava pesquisando e vi este modelo do VSOL e estou pensando em comprar para dar mais estabilidade na internet da Vivo. Minha dúvida é .... ao fazer os procedimentos e, se tudo ajudar funcionar a configuração do VSOL (ele já funciona logando como se fosse o da Vivo só transmitindo?), coloco o cabo de rede nele pro meu roteador ou teoricamente precisaria fazer alguma alteração no meu roteador? Comprei recentemente o Xiaomi Router 7000 que tem 4 portas de rede 2.5, ele é o inicial do Wifi 7 (padrão BE) e está em chinês, então me preocupa um pouco se tiver de fazer algo nele.
Obrigado.

OBS:

Desde já, obrigado.
Não é bug isso daí, é que se você mudar o MAC do ELAN_MAC_ADDR é preciso ter uma VS_KEY que corresponda ao MAC, ele verifica isso no exato momento que faz a sincronização quando conecta a fibra. O triple felizmente desativou essa porcaria.

coloca a 1.9.G
O usuário usa conexão PPPoE (Vivo) em vez do IPoE, o firmware com a regra automática do Flow Control não vai fazer diferença.

Opa amigo, então, em relação ao problema de reiniciar foi resolvido, problema que ela não ta conectando por nada, vou mandar um videozinho rápido de 2m para mostrar as configs.

Eu tentei varias vezes de formas diferentes, não sei se estou fazendo algo errado, mas quando eu configurei a Edgecore foi simplesmente colocar o SLID certo, ai no próprio windows eu fazia o login cliente@cliente senha cliente e ele funcionava.
Agora com a vsol estou tendo um pouco de dificuldade.
Eu também tentei de duas formas, bridge e pppoe. ACHO que no meu caso eu teria que usar bridge porque queria autenticar o pppoe pelo modem da asus.
Abaixo vou deixar algumas prints de quando eu usava o Askey da vivo antes da Edgecore:
OvZUn34.png

FQmOlif.png

Skbmqrh.png

Já viu no terminal o comando omcicli mib get 84?

Não é bug isso daí, é que se você mudar o MAC do ELAN_MAC_ADDR é preciso ter uma VS_KEY que corresponda ao MAC, ele verifica isso no exato momento que faz a sincronização quando conecta a fibra. O triple felizmente desativou essa porcaria.

O usuário usa conexão PPPoE (Vivo) em vez do IPoE, o firmware com a regra automática do Flow Control não vai fazer diferença.

Já viu no terminal o comando omcicli mib get 84?
Sim tentei o comando no terminal e não me retorna nada apenas
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
VlanTagFilterData

Alias uma pergunta, eu devo alterar o ELAN_MAC_ADDR para o mesmo que o meu antigo HGU?

Sim tentei o comando no terminal e não me retorna nada apenas
VlanTagFilterData

Alias uma pergunta, eu devo alterar o ELAN_MAC_ADDR para o mesmo que o meu antigo HGU?
Esse MAC é utilizado na identificação na discagem PPPoE, logo no modo Bridge é seu ASUS RT quem vai definir o MAC, a menos que deixe o Vsol em modo Router.

Caso ele for usar multicast essa alteração da problema.
alterando o mac depois para restaurar o default só por conexão serial pra voltar.
image.png

mas quando eu configurei a Edgecore foi simplesmente colocar o SLID certo
Basicamente é oque eu sempre fiz.
ja usei blu-castle, tp-link g3, g7, vsol e agora a g6 com porta 2.5 em todas eu sempre altero somente o slid que ele sincroniza.

não sabia que em conexões PPPoE não tem esse tipo de problema.

Caso ele for usar multicast essa alteração da problema.
alterando o mac depois para restaurar o default só por conexão serial pra voltar.
image.png

Basicamente é oque eu sempre fiz.
ja usei blu-castle, tp-link g3, g7, vsol e agora a g6 com porta 2.5 em todas eu sempre altero somente o slid que ele sincroniza.

não sabia que em conexões PPPoE não tem esse tipo de problema.
To começando a desistir, ta começando a aparecer umas parada em grego pra mim kkk, simplesmente ja tentei um monte de coisa.
Agora esse negócio do ELAN_MAC_ADDR não entendi, eu já alterei isso umas 2 vezes, quer dizer que depois que eu alterei isso posso ter parado de funcionar tudo?

To começando a desistir, ta começando a aparecer umas parada em grego pra mim kkk, simplesmente ja tentei um monte de coisa.
Agora esse negócio do ELAN_MAC_ADDR não entendi, eu já alterei isso umas 2 vezes, quer dizer que depois que eu alterei isso posso ter parado de funcionar tudo?
Voce fez o backup? se num tiver feito restaure com esses dados aqui

Código:
flash set ELAN_MAC_ADDR 1cef03cad69c
flash set HW_SERIAL_NO 1CEF03CAD69C
flash set VS_KEY 1D6D2FB52612E01303612E39F3A1B45CD3C5EF0CD60EB89AAB5000866AA6EFAC1362C93C2186EE55E12E0CA88228D055AF93CDCF321AD64629B8EDB8666A6572BF0BD42F91689A52EFC20B7147D6546A8ECABF397895DD6B9A51068A14501E42

Voce fez o backup? se num tiver feito restaure com esses dados aqui

Código:
flash set ELAN_MAC_ADDR 1cef03cad69c
flash set HW_SERIAL_NO 1CEF03CAD69C
flash set VS_KEY 1D6D2FB52612E01303612E39F3A1B45CD3C5EF0CD60EB89AAB5000866AA6EFAC1362C93C2186EE55E12E0CA88228D055AF93CDCF321AD64629B8EDB8666A6572BF0BD42F91689A52EFC20B7147D6546A8ECABF397895DD6B9A51068A14501E42
Basicamente só colar isso no telnet? Ou precisa fazer mais alguma coisa? (tipo resetar de fabrica)
Acabei de mandar fazer um reboot.

Não sei se esse equipamento tem, creio que não, mas VSOL e ODI quando vc acessa via telnet, vc pode rodar o comando omcicli mib get 84, que reportaria a VLAN verdadeira.
Tem muitos casos aqui no forum aonde a VLAN do HGU é a "padrão" que conhecemos, mas quando vc roda o comando, outra vlan é reportada, pode ser o seu caso, pode ser que a VLAN não seja o 10.

Edit: não tem via telnet mas parece que tem no webgui uma ferramenta de varredura de VLAN, tenta ver se reporta outra VLAN que não seja 10

Se não reportar nada, é melhor comprar VSOL mesmo.

Obrigado pela ajuda, Aliás parabéns pelo seu conteúdo, consumo muito ele... e aplico tecnologia e automação em áreas bem diversas como aquários por exemplo!

Em fim, eu pesquisei muito e a versão que eu tenho da ONU Xpon Xz000-g7 acredito que é mais atual, e tiraram essa função! a não ser que tenha um comando de Url para acessar um modo mais avançado do que a interface atual!

Só dar o reboot já é o suficiente.
Rapaz... Aparentemente deu certo, consegui conectar. Não sei ao certo o que realmente fiz, mas consegui rodar o comando omcicli mib get 84 e obtive a seguinte resposta:
AP#omcicli mib get 84 XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX VlanTagFilterData XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX ================================= EntityID: 0x1102 FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 3857 FwdOp: 0x10 NumOfEntries: 1 ================================= ================================= EntityID: 0x1103 FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 3004 FwdOp: 0x10 NumOfEntries: 1 ================================= ================================= EntityID: 0x110b FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 3004 FwdOp: 0x10 NumOfEntries: 1 =================================

Eu sempre usei a VLAN 10, mas parece que ela muda por algum motivo 🧐, eu chutei em usar a 3857, não sei se seria isso mesmo, mas conectou na rede.

Devo usar essa mesmo então né? 3857

Rapaz... Aparentemente deu certo, consegui conectar. Não sei ao certo o que realmente fiz, mas consegui rodar o comando omcicli mib get 84 e obtive a seguinte resposta:
AP#omcicli mib get 84 XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX VlanTagFilterData XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX ================================= EntityID: 0x1102 FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 3857 FwdOp: 0x10 NumOfEntries: 1 ================================= ================================= EntityID: 0x1103 FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 3004 FwdOp: 0x10 NumOfEntries: 1 ================================= ================================= EntityID: 0x110b FilterTbl[0]: PRI 0,CFI 0, VID 3004 FwdOp: 0x10 NumOfEntries: 1 =================================

Eu sempre usei a VLAN 10, mas parece que ela muda por algum motivo 🧐, eu chutei em usar a 3857, não sei se seria isso mesmo, mas conectou na rede.

Devo usar essa mesmo então né? 3857
Provavelmente, teste aí os dois.

Provavelmente, teste aí os dois.
Isso mesmo, to usando o 3857, deu certo. Os outros devem ser voip e iptv.
Agora uma pergunta, qual seria a melhor opção para deixar no Traffic Managament option?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Relato de sucesso para VSOL V2802RH trocada por GPT-2541GNAC-N1 (VIVO 1) - Achei que seria a VLAN 10, mas no caso tive que usar a 3857
Bom pessoal, no link do imgur abaixo, vai ter todas configurações (em imagens) que fiz na VSOL V2802RH.

1. Lembrando utilizei a firmware V1.9.G do tripleoxygen.net
  2. Meu maior problema imagino que foi a VLAN, onde eu achei que seria a 10 para vivo 1, mas na verdade é a 3857 (PARA MIM).
  3. Consegui essa VLAN depois de configurar a parte do GPON Settings e OMCI Informations (tudo no link do imgur)
  4. Após configurar, utilizei o comando omcicli mib get 84 via telnet (onde consegui ver a VLAN 3857)
  5. Ai sim eu criei a conexão na WAN via bridge, assim quem autentica é meu ASUS RT-AX82U.
Desde já, agradeço a todos que vieram respondendo minhas perguntas, todas foram ótimas para que eu conseguisse finalizar minha rede.

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar