[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Depois de alguma luta venho informar que substitui com sucesso a ONT da Vero aqui no RS, na cidade de Tramandai, originalmente a ONT fornecida pela Vero foi uma Zyxel PX3321-T1, onde eu não tinha acesso nenhum, nem mesmo trocar a senha do wifi. acabei comprando uma VSOL v2801SG, que era o que tinha disponivel na hora, (pretendo trocar pela V2802RH)

basicamente precisei configurar o GPONID, e a VLAN, junto das credenciais de PPPoE que a Vero me forneceu.
Eu consegui acessar as credenciais PPPoE, quais sao GPONID, e a VLAN? (se puder passar, claro). Tbem nao achei a V2802RH

Resolvido!!
Modifiquei os parametros para bater com os do G-2425G-A como consta no tripleoxygen.net.
  • OMCI Vendor ID: ALCL
  • OMCI software version 1: 3FE49025JJII03
  • OMCI software version 2: 3FE49025JJII03
  • Traffic Managament option: 2
  • OMCC version: 0x80
  • CWMP Product Class: G-2425G-A
  • HW version: 3FE48299BFAA
Mesmo sendo outro modem da Nokia, com outro SW etc, usei todos os parametros como no tripleoxygen e pegou VLAN. Tudo resolvido, pegando um overhead pequenininho da Oi com 520Mbps.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Resolvido!!
Modifiquei os parametros para bater com os do G-2425G-A como consta no tripleoxygen.net.
  • OMCI Vendor ID: ALCL
  • OMCI software version 1: 3FE49025JJII03
  • OMCI software version 2: 3FE49025JJII03
  • Traffic Managament option: 2
  • OMCC version: 0x80
  • CWMP Product Class: G-2425G-A
  • HW version: 3FE48299BFAA
Mesmo sendo outro modem da Nokia, com outro SW etc, usei todos os parametros como no tripleoxygen e pegou VLAN. Tudo resolvido, pegando um overhead pequenininho da Oi com 520Mbps.

Boa tarde tem como da mais detalhes de como você fez?

Cara estou tentando seguir esse tutorial, mas estou tendo um pouco de dificuldade. O meu setup é muito similar, mas com algumas diferenças. Meu ONU é o 110B intelbras, muito similar ao R1, meu roteador é o w2100G e o ONT do meu provedor (ligue) é um G-0425G-C. Como que ficaria diferente esse comando para esse modelo de ONT? Como descubro essas informações?
Pelo visto o PPPOE da LIGUE é sem senha msm. Criei outro aqui e ficou normal, mas o duro é q o roteador da intelbras coloca o campo de senha como obrigatório.
Alguém aqui sabe me dizer se tem como eu substituir o modem da Oi G-1425-GA, pelo Tp-link XZ005-G6? E o como fazer? Se alguém puder me ajudar agradeço muito

Amigos, bom dia.

Estou extremamente insatisfeito com o serviço de fibra da Oi e quero sair fora. Sou do interior do Paraná.

Qual é o modem que tem sido fornecido nos últimos meses pela Vivo? É possível deixá-lo em bridge facilmente?

Ou, na pior das hipóteses, é possível substituir o modem fornecido usando os métodos deste tópico aqui?

Obrigado!

Mais um caso de (quase) sucesso!
Operadora: V.tal (Oi) MG
Equipamento Original: Nokia G-240W-C
ONU nova: V-SOL V2802RH

Passos:
a) Firmware 1.A.2 do TripleOxygen funcionou apenas alterando o encaminhamento de VLAN manualmente. Assim, troquei para o 1.9.W, que também não ficou 100%, pois nem sempre quando reiniciava pegava IP público (às vezes pegava o 10.x.x.x). Assim, fiquei com o a versão 1.9.V.
b) Usei o tutorial do TripleOxygen e substituí os valores de serial, modelo, etc pelos valores do equipamento da Oi.
c) OMCC version: testei 0x80 e 0x86 e não notei diferença alguma. Aí deixei no 0x80.
d) VLAN: com o omcicli mib get 84, peguei a VLAN 1513 ("original" da Oi é a 210).

Detalhes do funcionamento:
1) Se coloco o VSOL para conectar em IPoE (router), ele recebe o IPv4 público, bem como o IPv6 e navega tranquilo em abos os protocolos (como já era antes, com o equipamento NOKIA original).
2) Se coloco em Bridge (meu objetivo), recebo na máquina conectada apenas o IPv4. O IPv6 recebo os endereços de DNS, mas apenas um endereço IPv6 de link local. Assim, em bridge, o IPv6 não funciona.

Alguém teria alguma idéia do que pode estar acontecendo?

EDIT:
IPv6 resolvido ao atualizar o firmware do roteador que liga ao V-SOL. Agora, modo bridge com IPv4 e IPv6 funcionando perfeitamente!

Última edição:
Olá!!
Por gentileza se alguém puder me dar uma ajudar fico grato:

Comprei o modulo DFP-34X-2C3 no Alliexpress e o conversor de mídia.
Tenho que comprar o quê agora para ter o básico? Digo: router ou switch com porta SFP e Acess Point já seria o bastante?
Pergunto porque vejo muita gente usando o UDM Pro e/ou Microtik para gerenciar e fazer balanceamento de carga e Vlans e gera dúvida sobre quais equipamentos comprar.
Quero montar um pequeno home lab. Futuramente um NAS.
Pensei em começar com um Router TP-LINK TL-ER7206 e um acess point pra começar.
Aqui no quarto tenho um numero considerável de equipamentos conectados seja via Wileress ou cabo; 8/9 mais ou menos (seja sensores de IR, interruptor de luz, Computadores, etc.)
Gostaria de ter um controle de acesso, fazer um controle de banda entre dispositivos.

Quem puder ajudar agradeço. Atualmente estou com uma conexão da OI/V.tal com uma ONT Nokia G-240W-C.
Estou em processo de troca de provedor por isso estou comprando.

Fico grato quem puder ajudar.

Última edição:
Aliás, uma dúvida: qual a diferença entre Vivo 1 e Vivo 2?

Interior do Paraná é Vivo 2?

Interior do Paraná é Vivo 2?
Sim, antiga rede GVT = Vivo 2.
Vivo 1 é região SP.

Na região 1 é mais complicado trocar a HGU por uma ONU, mas na região 2 é tranquilo, só é necessário copiar o serial GPON e SLID. (Em quase todos os casos.)

Sim, antiga rede GVT = Vivo 2.
Vivo 1 é região SP.

Na região 1 é mais complicado trocar a HGU por uma ONU, mas na região 2 é tranquilo, só é necessário copiar o serial GPON e SLID. (Em quase todos os casos.)
Caso eu queira só deixar o modem fornecido pela Vivo em bridge... é possível?

Fala Daniel, tudo certo ?

Consegui fazer funcionar por aqui ( Vivo 2, Brasília, XZ000-G7 [v1] ), em substituição ao ASKEY RTF8115VW. Utilizo um Deco X50 como router e autenticação PPPoE.

Basicamente, atualizei o dispositivo para última versão disponível no site do fabricante ( XZ000-G7(BR)_V1_Build 230818), atentar para a versão de hardware do seu gpon, no caso v1 aqui.

GPON SN - inseri o número gpon sn que está escrito atrás do modem da vivo.
Tipo de SN - ASCII+HEX
Senha GPON - inseri o SLID ( 10 números 9 - 9999999999)
Tipo de PW - ASCII
Modo OLT - Normal
Modo VLAN Tag
600
Prioridade 0

DHCP do GPON deve estar desativado. IP do GPON - 192.168.1.1 / IP do Deco : 192.168.68.1

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Caso eu queira só deixar o modem fornecido pela Vivo em bridge... é possível?

É possível sim. Na própria configuração do modem existe a opção de deixar o modem em bridge.

Para velocidades acima de 700M a Vivo anda fornecendo o HGU com wifi6. Já para velocidades de até 500M eles fornecem os HGUs mais antigos com wifi5.

Última dúvida: tentei atendimento via WhatsApp, mas sou atendido somente por um robô. Não consegui entender: também são fornecidos telefone fixo e TV por assinatura?

Eu só quero a fibra. 😂

Última dúvida: tentei atendimento via WhatsApp, mas sou atendido somente por um robô. Não consegui entender: também são fornecidos telefone fixo e TV por assinatura?

Eu só quero a fibra. 😂

Liga no atendimento pra comprar só a fibra
Ou compra pelo site só a fibra
ou vai em uma loja fisica e faz a compra só da fibra

é melhor

Recentemente troquei minha Claro internet fibra por uma operadora regional: G6 Internet

Consegui substituir o modem AN5506-01-A da Fiberhome pela VSOL V2802RH

• Clonei o Pon Serial e o Vendor ID do Modem fiberhome para VSOL
  • Tive que configurar o login e password do LOID
  • Com o LOID configurado, consegui escutar a rede e pegar o ID da VLAN de internet
  • Configurei conexão PPoE no meu roteador

Na troca de operadora a principal vantagem foi a latência bem mais baixa da G6 Internet, visível no ping para servidores no exterior.

Porém a G6 Internet faz um controle de banda bem mais preciso que a Claro, mesmo tendo um plano 1Gbps a velocidade foi a mesma tanto utilizando o modem da Fiberhome quanto na VSOL V2802RH utilizando a porta 2.5GbE (flow control habilitado também).

Pode adicionar mais um caso de sucesso @KILLME e @_Piccini_ !
Opa... Boa tarde.
Eu tenho um modem semelhante ao teu, um AN5506-02-B.
Até consigo logar nele com o usuario:senha "admin:admin".
Mas não consegui fazer ele funcionar em meu setup.
Poderia me da uma luz do que posso fazer para funcionar melhor?
Vi que tem uma senha de superadmin que vê mais dados, você usou essa senha?
Obrigado

Boa tarde, galera
Tenho aqui um mk 760igs ligado em uma onu tplink g7, porém com o MK tem entrada stick odin, queria saber qual modelo posso comprar.. alguma indicação?

se quiser posso te ajudar mas se quiser outra onu recomendo vsol
Olá Amigo, conseguiria me ajudar ? Acabei de trocar a TIM FIBRA por VIVO 1 e estava usando a onu tp link xz000-g7 e fui tentar usar e não deu certo, pelo que vi mais ou menos se entendi, pode ser a VLAN não ser 10 e o tem q colocar o Mac no modem ? Vi q tem q rodar uns comandos pra isso, mas não manjo.... Se pudesse me ajudar

Pessoal, estou suspeitando que o TR069 da Algar está derrubando minha VSOL se eu não reporto a cada 12h, faz sentido? Eu configurei a VSOL e a internet funciona durante um tempo, aproximadamente 12h. Ai depois cai o PPPOE e não conecta mais! Tento voltar ao modem original e mesmo assim não conecta. Estou supondo isso porque olhando no modem original, o TR069 está setado para auto informar periodicamente, a cada 43200 segundos (que dá 12hrs)

Faz sentido?

Outra coisa, em um modem BRIDGE, o ACS status é failed mesmo?

Pessoal, estou suspeitando que o TR069 da Algar está derrubando minha VSOL se eu não reporto a cada 12h, faz sentido? Eu configurei a VSOL e a internet funciona durante um tempo, aproximadamente 12h. Ai depois cai o PPPOE e não conecta mais! Tento voltar ao modem original e mesmo assim não conecta. Estou supondo isso porque olhando no modem original, o TR069 está setado para auto informar periodicamente, a cada 43200 segundos (que dá 12hrs)

Faz sentido?

Outra coisa, em um modem BRIDGE, o ACS status é failed mesmo?
Desabilita o TR-69.

Mas se eu desabilitar, lá na algar vai ver que eu não reportei status nas últimas 12hrs e irá bloquear, não? Na VSOL eu não tenho ele habilitado
Eu consegui desabilitar no meu Nokia G-240W-C da bOI/V.tal e até hoje não aconteceu nada. Eu sei que existem outros protocolos de monitoramento/gerenciamento mas pelo menos o TR-69 está desabilitado.

image.png

XZ005-G6 na vivo 1, só joguei os mesmo comandos que tinha alterado na G7 e funcionou normal.

Estou com Roteador com portas 2.5GB, queria um ONU 2.5GB qual devo pegar? V-SOL V2802RH ou TPLINK 2.5GB xz005-g6, meu provedor é local, plano de 1GB vou fazer up para 1.5GB, de momento eles disponibiliza "TPLINK TX6610" quando altera para 1.5GB eles colocam um NOKIA com WIFI... queria saber qual devo pegar "V-SOL V2802RH ou TPLINK 2.5GB xz005-g ?"

Liga no atendimento pra comprar só a fibra
Ou compra pelo site só a fibra
ou vai em uma loja fisica e faz a compra só da fibra

é melhor
Bom dia, Galera me da uma ajuda por favor!

Vamos lá, atualmente tenho um plano da vivo Fibra Região 01 ( SP ) modem - MitraStar 2742Gx4x5 , configurado em Bridge ligado em um Archer AX6000! Porem vendo a galera comentar sobre o desempenho trocando o modem da vivo por uma ONU!

Comprei a ONU Xpon Xz000-g7, segui os tutoriais do forum de como configurar, peguei o SN e converti os 4 primeiros caracteres para hexadecimal, peguei tambem o SLID é coloquei no aparelho, entrei na parte de Vlan e configurei para Vlan 10 com prioridade 0 e o resultado foi esse :

5hDAYXs.png

a ONU Registrou corretamente! ( ao menos foi o que pensei )

Porem em um teste direto no Computador criando uma conexão PPPoe com usuário e senha : cliente@cliente cliente ja não tive sucesso!

Tt0ktSD.png

Mesmo assim, coloquei a cabo de rede em meu roteador para acompanhar o processo de autenticação e percebi que ele não obtem os Ips como deveria:

oLGBkHK.png

Diante disso, tentei diversas configurações, tirei a VLAn da GPON e configurei a Vlan direto no Roteador, clonei o MAC do Modem da vivo no roteador, desativei NAT... etc... fiz acredito de tudo!

Bom, diante disso gostaria de uma ajuda se possível! estou pensando se eu comprar uma Vsol não resolveria! ou é uma questão de config mesmo!!! quem puder me ajudar agradeço muito!

Users who are viewing this thread

Voltar