[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Boa tarde pessoal,

Tenho acompanhado esse tópico há alguns dias...
Possuo Vivo Fibra de 700/350M, com um MitraStar e um roteador TP-Link ER706W. Esse roteador tem entrada SFP para conectar a fibra diretamente e eliminar o modem da Vivo.
Pergunta honesta: há vantagem real de se fazer isso? Por exemplo, um ganho na banda de download/upload, delay menor, maior estabilidade...

Estou perguntando porque o investimento para adquirir um Stick XPON não é dos mais baratos hoje em dia, mesmo comprando no AliExpress (imposto).
E também, pelo menos no meu caso, o serviço é extremamente eficiente, tanto na entrega da banda contratada quanto na estabilidade. Abaixo um teste de casa:

speedtest.jpg

Obrigado.
Ricardo
Vários motivos distintos:

1- ONU enviado pela operadora é ruim de processamento, então você ganha uma leve velocidade e um ping melhor(inclusive a relatos aqui dessa melhoria em respostas do Youtube e jogos por exemplo).
2- A pessoa tem uma internet de 1GB que fica limitada pela porta GB da ONU, colocando uma com porta 2.5GB você aproveita os megas a mais que a operadora acaba entregando.
3- ONU capada onde você fica limitado nas configurações, as vezes não pode configurar em bridge e se colocar um outro roteador com ela ainda fica com Nat Duplo o que causa um atraso na rede.
3 - Eu particularmente fiz para conectar meu Unifi para gerenciar a rede e por questão estética, deixei apenas uma ONU pequena e o Unifi no hack ficando bem melhor, muita gente faz isso para ter um equipamento que gerencia a rede.
4 - Operadora não ficar te monitorando e atualizando equipamento com tr069.

Lembre-se que isso é um hobby também e para hard user qualquer mega ou ms a menos no ping, você gerenciar sua própria rede já vale.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal report de sucesso na troca da ONU.

Operadora: Linq Telecom
ONU da operadora: Tplink XX230v
ONU utilizada: Intelbras XZ005-G6 (Bridge)
Roteador para discagem PPPoE: Tplink EX511

Configurações obrigatórias:
-Gpon SN:
Encontra na etiqueta da ONU ou nas configurações dela, ela vem em HEX mas se precisar configurar em ASCII+Hex basta converter as 4 primeiras duplas de caracteres, como usam no momento Tplink em ASCII ficaria de 54 50 4C 47 para TPLG.
-Mac Adress Wan: Deve se clonar/copiar o Mac Address que se encontra na etiqueta da ONU ou na pagina de configuração, detalhe que se deve mudar o final da Mac Adress para 3 casas depois, se isso não for feito o PPPoE não autentica, mac da etiqueta é XX-XX-XX-XX-XX-60, tive que colocar ele XX-XX-XX-XX-XX-63.
-OLT Mode: Deve colocar em X.
-Vlan Mode: Vlan Control.

Observações:

-Sem essas 4 opções não autentica o PPPoE .Tentei inicialmente usar a VSOL V2802RH mas nela não encontrava o OLT Mode X, apenas aquele huawei, zte, etc..., a única ONU que vi ter essa opção foi a da Tplink, se alguém souber outra ou como se configura isso na Vsol ou outra melhor...

-Como precisa desses detalhes para discagem não conseguir discar direto pelo sistema operacional, precisei do Tplink EX511.

-Fiz testes rápidos de velocidade usando o Speed Test e a Intelbras XZ005-G6 perdia uma média de 50/70 mbps nos testes comparados a XX230v , sendo assim vou continuar buscando formas de autenticar mudando esse OLT Mode, afinal depois que se encontra os itens obrigatórios teoricamente fica mais fácil.

Última edição:
Vários motivos distintos:

1- ONU enviado pela operadora é ruim de processamento, então você ganha uma leve velocidade e um ping melhor(inclusive a relatos aqui dessa melhoria em respostas do Youtube e jogos por exemplo).
2- A pessoa tem uma internet de 1GB que fica limitada pela porta GB da ONU, colocando uma com porta 2.5GB você aproveita os megas a mais que a operadora acaba entregando.
3- ONU capada onde você fica limitado nas configurações, as vezes não pode configurar em bridge e se colocar um outro roteador com ela ainda fica com Nat Duplo o que causa um atraso na rede.
3 - Eu particularmente fiz para conectar meu Unifi para gerenciar a rede e por questão estética, deixei apenas uma ONU pequena e o Unifi no hack ficando bem melhor, muita gente faz isso para ter um equipamento que gerencia a rede.
4 - Operadora não ficar te monitorando e atualizando equipamento com tr069.

Lembre-se que isso é um hobby também e para hard user qualquer mega ou ms a menos no ping, você gerenciar sua própria rede já vale.

Bom dia CaniBala,

1. Entendi. Geralmente equipamentos de operadora são ruins mesmo, hardware básico;
2. faz sentido. Pelo que vejo nos testes, a Vivo em especial entrega 10% a mais;
3. NAT sobre NAT é complicado mesmo, traz complicação desnecessária para a rede interna;
4. só por esse motivo já vale o investimento. Hahahaha... Me convenceu, vou comprar o módulo! :)

Sobre o último ponto, concordo plenamente. Além do desafio de fazer isso funcionar, ainda tem os benefícios técnicos.

Muito obrigado pela resposta!
Ricardo

Bom dia CaniBala,

1. Entendi. Geralmente equipamentos de operadora são ruins mesmo, hardware básico;
2. faz sentido. Pelo que vejo nos testes, a Vivo em especial entrega 10% a mais;
3. NAT sobre NAT é complicado mesmo, traz complicação desnecessária para a rede interna;
4. só por esse motivo já vale o investimento. Hahahaha... Me convenceu, vou comprar o módulo! :)

Sobre o último ponto, concordo plenamente. Além do desafio de fazer isso funcionar, ainda tem os benefícios técnicos.

Muito obrigado pela resposta!
Ricardo

O chato é que da uma dor de cabeça até descobrir os requisitos de validação que a operadora configurou, mas se for uma operadora que o pessoal já descobriu ai é tranquilo :).

O chato é que da uma dor de cabeça até descobrir os requisitos de validação que a operadora configurou, mas se for uma operadora que o pessoal já descobriu ai é tranquilo :).
Tem gente que já conseguiu aqui na minha cidade, então acho que consigo também.
A graça está no trabalho que dá e na satisfação quando funciona! :)

Qual a diferença da vsol V2802rh preta pra branca?
Somente a cor. Hardware até onde eu sei é o mesmo. E na de cor preta o Led é menos evidente comparada com a de cor branca.

Bom dia! Pessoal, a intelbras r1 tem modo https? Procurei na web gui dela, mas não achei nada, quero deixar ela com acesso https, como faço nos meus roteadores, mas não achei opção para isso. Por telnet é possível fazer esta alteração? Se sim, como seria o comando para isso?

Pessoal bom dia!
Estou na saga de substituição do meu ONU Nokia G-1425G-B da operadora Oi (Vtal).
Eu tenho o roteador TP-LINK ER7212PC e o ODI XPON ONU Stick.
Segui vários passos de vários posts de sucesso aqui porém sem sucesso.
Fiz exatamente os mesmo passos do @rasp no seu post de sucesso mas ainda sem sucesso.
O problema todo está no status do meu GPON depois de clonar os dados do ONU da operadora.
Ele sempre fica em WRONG. Sem a conexão da fibra fica O1 - Wrong, com a conexão da fibra fica O5 - Wrong.
Alguém sabe o que pode estar acontecendo?
Vale ressaltar que a versão do firmware do ODI é V1.0-220923

Bom dia! Pessoal, a intelbras r1 tem modo https? Procurei na web gui dela, mas não achei nada, quero deixar ela com acesso https, como faço nos meus roteadores, mas não achei opção para isso. Por telnet é possível fazer esta alteração? Se sim, como seria o comando para isso?

Se você por acaso tiver roteador com OpenWrt, pode usar o nginx como servidor web em vez do uhttpd que é o padrão (instala o pacote luci-nginx e remove o pacote luci e uhttpd).

Com nginx você pode configurar proxy reverso, criptografa pelo nginx, no proxy mesmo e acessa tudo numa URL bonitinha com cadeado... com a ONU, Adguard e os pontos de acesso WiFi....

Exemplo:

qV27ftq.png

j7i33t8.png

Vai de acordo com a sua configuração, tu pode fazer como subdominio (https://onu.dominio) ou como caminho (https://dominio/onu)

Tu não precisa ter certificado ou dominio próprio como na foto (eu uso minha própria cloud para armazenamento e outras coisas, por isso eu tenho).

Exemplo de proxy reverso no Nginx:

Código:
    location /adguard/ {
        proxy_pass http://127.0.0.1:8080/;
        proxy_redirect / /adguard/;
        proxy_cookie_path / /adguard/;
        proxy_ssl_server_name on;
        proxy_set_header Host $host;
        proxy_set_header X-Real-IP $remote_addr;
        proxy_set_header X-Forwarded-For $proxy_add_x_forwarded_for;
        proxy_set_header X-Forwarded-Proto $scheme;
        proxy_hide_header Alt-Svc;
        proxy_set_header Alt-Svc 'h3=":443"; ma=86400';
        }

IMG-1320.jpg

Pessoal aqui na ONU está OLT Mode X, como configuro isso na Vsol alguém poderia ajuda? Vi o pessoal comentando só de 1 a 3...

Galera ninguém tem pelo menos um norte sobre isso? Única que vi que mostra os modos assim em caracteres é a Tplink, mas depender dela limita de mais.

Boa tarde senhores, estou eu aqui mais uma vez tomando uma surra!

Dessa vez tentando substituir a Nokia G-240W-C da Oi (vtal) RJ pela intelbras R1 v2 (carcaça com detalhes black piano).

Ela veio na versão 1.3-220719. Não atualizei ainda com medo de piorar a situação. (Atualizo pra ultima disponível no site da intelbras, ONUR1V2H_1.3-240719.zip?)

Li todos as postagens relacionadas a intelbras R1, Nokia e vtal (fora as que eu já tinha lido pra substituir a Sagecom da TIM pela TP-Link G7).

Executei os seguintes comandos:

mib set LOID "" (tentei com e sem esse comando)
mib set LOID_PASSWD "” (tentei com e sem esse comando)
flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCLBXXXXXXX
flash set GPON_SN ALCLBXXXXXXX
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set PON_VENDOR_ID ALCL
flash set OMCI_SW_VER1 3FE46322BGBB25
flash set OMCI_SW_VER2 3FE46322BGBB25
flash set GPON_ONU_MODEL G-240W-C
flash set HW_HWVER 3FE46256AEAA
flash set OUI 743C18
flash set HW_SERIAL_NO 743C18XXXXXX
flash set ELAN_MAC_ADDR 743C18XXXXXX
flash set OMCC_VER 128
reboot

Coloquei em modo router (tem problema se alterar essa config antes ou depois dos comandos?) e tipo de conexão WAN em Bridged. Testei VLAN 210 e 1478 (que outro carioca postou) e não consigo subir de maneira nenhuma.

Estou um pouco enrolado nessa questão da VLAN. Não consegui usar o tutorial da Triple Oxygen para descobrir qual VLAN correta. Preciso criar algo relacionado a VLAN no roteador, no meu caso pfsense?

No status PON ele da O5, mas não sei oque fazer depois disso.

Alguma dica para o próximo passo?

Uso um G3 na Vivo 1 SP Capital, comprei um G7.

G7 não funcionou muito bem aqui.

Modo transparente, pega O5 e consigo conexão PPPoE mas só pega míseros 50 mega.

Modo VLAN Tag, pega O5 mas não consigo conectar no PPPoE.

No G3 vem no talo sem problemas de velocidade e funciona tanto transparente como vlan tag.

Será que é alguma coisa de sincronização de perfil ou nada a ver? Botei o G3 e já voltou a velocidade correta.

Esse G6 é problemático pelos relatos.

Amigo conseguiu resolver esse problema? Troquei uma ONU Tplink XX230v por ser Wifi 5 para uma XX530v que é Wifi 6, é tudo idêntico, deixei tudo idêntico mas a bendita da XX530v não passa de 50mbps de download...

Boa tarde senhores, estou eu aqui mais uma vez tomando uma surra!

Dessa vez tentando substituir a Nokia G-240W-C da Oi (vtal) RJ pela intelbras R1 v2 (carcaça com detalhes black piano).

Ela veio na versão 1.3-220719. Não atualizei ainda com medo de piorar a situação. (Atualizo pra ultima disponível no site da intelbras, ONUR1V2H_1.3-240719.zip?)

Li todos as postagens relacionadas a intelbras R1, Nokia e vtal (fora as que eu já tinha lido pra substituir a Sagecom da TIM pela TP-Link G7).

Executei os seguintes comandos:

mib set LOID "" (tentei com e sem esse comando)
mib set LOID_PASSWD "” (tentei com e sem esse comando)
flash set GPON_PLOAM_PASSWD ALCLBXXXXXXX
flash set GPON_SN ALCLBXXXXXXX
flash set OMCI_OLT_MODE 3
flash set PON_VENDOR_ID ALCL
flash set OMCI_SW_VER1 3FE46322BGBB25
flash set OMCI_SW_VER2 3FE46322BGBB25
flash set GPON_ONU_MODEL G-240W-C
flash set HW_HWVER 3FE46256AEAA
flash set OUI 743C18
flash set HW_SERIAL_NO 743C18XXXXXX
flash set ELAN_MAC_ADDR 743C18XXXXXX
flash set OMCC_VER 128
reboot

Coloquei em modo router (tem problema se alterar essa config antes ou depois dos comandos?) e tipo de conexão WAN em Bridged. Testei VLAN 210 e 1478 (que outro carioca postou) e não consigo subir de maneira nenhuma.

Estou um pouco enrolado nessa questão da VLAN. Não consegui usar o tutorial da Triple Oxygen para descobrir qual VLAN correta. Preciso criar algo relacionado a VLAN no roteador, no meu caso pfsense?

No status PON ele da O5, mas não sei oque fazer depois disso.

Alguma dica para o próximo passo?
vai precisar da VLAN amigo, e ela só vai aparecer usando firmware da oxygen, pois nesse firmaware foi adicionado o comando setcons -s que mostra na tela sua VLAN sem precisar abrir a ONU fisicamente.

tem tudo aqui sem erro https://www.tripleoxygen.net/wiki/ont/intelbras/r1-v2

Pedi a devolução para a loja do tp-link xz005-g6, que onu merda essa :mesa:

Além de ter um firmware capado, o acesso telnet é limitadíssimo, até fiz o processo do arquivo conf.bin, mas não faço ideia do que editar ali. Deveria era ter comprado era a TP-Link XZ000-G3 BR V1.0, pois tem até um hardware melhor e é mais compatível com a olt do meu provedor, pois a ont tinha esse mesmo chipset e era perfeita a estabilidade.

Vou voltar para a vsol v2801sg, é mais fraca mas pelo menos é decente, o download não fica capado como nessa xz005-g6.
Amigo a G3 tem hardware melhor que a G6? Comprei a G6 pela porta 2.5 fiz ela funcionar aqui mas ela fica em média de 70 à 150mbps mais lenta nos testes de conexão, a sua era assim também?

Alguém aqui usa o conjunto Unifi Cloud Gateway Ultra + ODI DFP com conversor? Caso sim, queria saber se consegue acessar a ODI contado na UCG?

Tentei algumas configurações mas não consegui. Para eu acessar a ODI, ou eu fico sem internet(pq configuro a WAN com a faixa de ip dela) ou seto a vlan da Vtal, para navegar. Queria tanto acessar a ODI, quanto navegar, sem precisar ficar mexendo nas confs da wan.

Amigo conseguiu resolver esse problema? Troquei uma ONU Tplink XX230v por ser Wifi 5 para uma XX530v que é Wifi 6, é tudo idêntico, deixei tudo idêntico mas a bendita da XX530v não passa de 50mbps de download...

Não consegui, vou devolver o aparelho.

Curioso que não é vlan masking pois no g3 funciona normalmente.

Não consegui, vou devolver o aparelho.

Curioso que não é vlan masking pois no g3 funciona normalmente.
Cara que estranho, igual aqui uma OLT teoricamente idêntica, não faz o menor sentido de limitar em 50mbps, e o up fica normal, parece como se a autenticação não validasse o perfil de velocidade na operadora, enfim o jeito vai ser devolver também.

Pessoal estou contratando a Vivo fibra em SP, qual seria a melhor ont para eu comrpar com maior chance de conseguir subistituir o modem deles?

IMG-1342.jpg

Vsol durou nem 2 dias, precisei resetar e após o reset não voltou mais :incri2:
Não levou nenhuma descarga elétrica? A minha segue funcionando a mais de um ano sem problema.

Não levou nenhuma descarga elétrica? A minha segue funcionando a mais de um ano sem problema.
Pior que não, mas foi um pouco de besteira minha, de madrugada testando e não autenticava o PPPoE pela porta 2.5G, apenas pela 1G (não me pergunte a lógica disso, e estava em bridge então nem era por não ter escolhido a porta na configuração de PPPoE dela), ai fui resetar acho que não esperei ela terminar de resetar e apertei para resetar novamente deve ter bugado o firmware nisso.

pessoal uma outra dúvida, considerando esses gpon da tplink, eles sao de boa qualidade? pergunto isso pois ele é a porta de entrada da internet para o resto do sistema, vale apena investir em modelos melhores ou to viajando/?

ola gente, estou tenho um tplink 6610 substituindo o Askey da vivo fibra e estou pensando em trocar pelo modelo mais recente o XZ000-G7, mas olhando os comentários vejo que o G7 não funciona na rede da vivo fibra região vivo 2, apenas na rede da vivo 1 em são paulo, queria saber se ele tem alguma incompatibilidade com com a vivo 2? ou só é alguma falta de configuração que o povo não fez.

Cara que estranho, igual aqui uma OLT teoricamente idêntica, não faz o menor sentido de limitar em 50mbps, e o up fica normal, parece como se a autenticação não validasse o perfil de velocidade na operadora, enfim o jeito vai ser devolver também.

Se for isso e ligar no 10315 informando que não esta chegando a velocidade contratada, será que não rola um reset remoto ali pra reaplicar o perfil?

Senão a unica certeza é comprar uma ONU ou um conversor de mídia + módulo sfp que permita alterar e clonar o mac de um equipamento que tu já tem e funciona normal.

já testou mudar a prioridade da vlan? Meu post de sucesso tem lá o print dos míseros 5mb q vinha quando a prioridade da vlan estava errada... Caso seu firmware e aparelho tenham a opção de mudar, tenta. Queimei alguns milhares de neurônios até encontrar a solução e o firmware correto para a ODI + as infos q a OLT autenticava a ODI kkkkkkkkk.

Users who are viewing this thread

• Voltar