Vários motivos distintos:Boa tarde pessoal,
Tenho acompanhado esse tópico há alguns dias...
Possuo Vivo Fibra de 700/350M, com um MitraStar e um roteador TP-Link ER706W. Esse roteador tem entrada SFP para conectar a fibra diretamente e eliminar o modem da Vivo.
Pergunta honesta: há vantagem real de se fazer isso? Por exemplo, um ganho na banda de download/upload, delay menor, maior estabilidade...
Estou perguntando porque o investimento para adquirir um Stick XPON não é dos mais baratos hoje em dia, mesmo comprando no AliExpress (imposto).
E também, pelo menos no meu caso, o serviço é extremamente eficiente, tanto na entrega da banda contratada quanto na estabilidade. Abaixo um teste de casa:
![]()
Obrigado.
Ricardo
1- ONU enviado pela operadora é ruim de processamento, então você ganha uma leve velocidade e um ping melhor(inclusive a relatos aqui dessa melhoria em respostas do Youtube e jogos por exemplo).
2- A pessoa tem uma internet de 1GB que fica limitada pela porta GB da ONU, colocando uma com porta 2.5GB você aproveita os megas a mais que a operadora acaba entregando.
3- ONU capada onde você fica limitado nas configurações, as vezes não pode configurar em bridge e se colocar um outro roteador com ela ainda fica com Nat Duplo o que causa um atraso na rede.
3 - Eu particularmente fiz para conectar meu Unifi para gerenciar a rede e por questão estética, deixei apenas uma ONU pequena e o Unifi no hack ficando bem melhor, muita gente faz isso para ter um equipamento que gerencia a rede.
4 - Operadora não ficar te monitorando e atualizando equipamento com tr069.
Lembre-se que isso é um hobby também e para hard user qualquer mega ou ms a menos no ping, você gerenciar sua própria rede já vale.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Pessoal report de sucesso na troca da ONU.
Operadora: Linq Telecom
ONU da operadora: Tplink XX230v
ONU utilizada: Intelbras XZ005-G6 (Bridge)
Roteador para discagem PPPoE: Tplink EX511
Configurações obrigatórias:
-Gpon SN: Encontra na etiqueta da ONU ou nas configurações dela, ela vem em HEX mas se precisar configurar em ASCII+Hex basta converter as 4 primeiras duplas de caracteres, como usam no momento Tplink em ASCII ficaria de 54 50 4C 47 para TPLG.
-Mac Adress Wan: Deve se clonar/copiar o Mac Address que se encontra na etiqueta da ONU ou na pagina de configuração, detalhe que se deve mudar o final da Mac Adress para 3 casas depois, se isso não for feito o PPPoE não autentica, mac da etiqueta é XX-XX-XX-XX-XX-60, tive que colocar ele XX-XX-XX-XX-XX-63.
-OLT Mode: Deve colocar em X.
-Vlan Mode: Vlan Control.
Observações:
-Sem essas 4 opções não autentica o PPPoE .Tentei inicialmente usar a VSOL V2802RH mas nela não encontrava o OLT Mode X, apenas aquele huawei, zte, etc..., a única ONU que vi ter essa opção foi a da Tplink, se alguém souber outra ou como se configura isso na Vsol ou outra melhor...
-Como precisa desses detalhes para discagem não conseguir discar direto pelo sistema operacional, precisei do Tplink EX511.
-Fiz testes rápidos de velocidade usando o Speed Test e a Intelbras XZ005-G6 perdia uma média de 50/70 mbps nos testes comparados a XX230v , sendo assim vou continuar buscando formas de autenticar mudando esse OLT Mode, afinal depois que se encontra os itens obrigatórios teoricamente fica mais fácil.
Última edição: