[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

Faz o seguinte:

1. Muda o PLOAM para: 0123456789
2. Depois em device serial number, procura o o número de série do NOKIA, não estou certo que ele seja igual o GPON SN.

Depois disso faz aquele comando: omcicli mib get 84
Colocando os dados que você sugeriu, agora sim teve resultado:
image.png


Usei o SN destacado abaixo:


Peguei essa vlan, coloquei no lugar da 210 no XPON e pegou IPv4, IPv6 não. Mas não navega, não pinga, não faz nada pela rota da Oi.
image.png
 
Última edição:
Colocando os dados que você sugeriu, agora sim teve resultado:
image.png


Usei o SN destacado abaixo:


Peguei essa vlan, coloquei no lugar da 210 no XPON e pegou IPv4, IPv6 não. Mas não navega, não pinga, não faz nada pela rota da Oi.
image.png

Agora tem MAIS 2 comandos:

omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 0x02
omcicli mib set 84 0xe10b FwdOp 0x02
 
Agora tem MAIS 2 comandos:

omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 0x02
omcicli mib set 84 0xe10b FwdOp 0x02
Não mudou nada após executar esses comandos. A ONU reiniciou, mas continuou o mesmo comportamento, somente IPv4, sem navegação.

Observando agora, após reiniciar, as alterações do comando não foram aplicadas. Voltou a ficar identico a quando retornou pela primeira vez.
 
Última edição:
Não mudou nada após executar esses comandos. A ONU reiniciou, mas continuou o mesmo comportamento, somente IPv4, sem navegação.

Observando agora, após reiniciar, as alterações do comando não foram aplicadas. Voltou a ficar identico a quando retornou pela primeira vez.

Então, acho que esse comando não grava, precisa fazer ele toda vez que reiniciar. Faça o comando e mande o UDM tentar pegar IP.
 
Salve galera, tenho 700 Mbps da Vivo (Vivo2) e pretendo por 1Gbps em breve, queria sair do HGU Wifi 6 Mitra e colocar um roteador top com Wifi 6E ou 7, gostaria de saber a sugestão de equipamentos pra comprar e se uma boa ONU já resolveria colocando ela em modo Bridge.
 
Alguém poderia me dizer se já usou este stick com a Oi? E Obteve sucesso com a internet?
Se positivo, qual a topologia usada? Conversor de mídia (para configurar) ou Router com entrada SFP?
Obrigado
Se6c670f4935c4732be5b964ff198c6a5P.jpg
Comprei um da anddear no ali na última promoção, pela "bagatela" de 140 contos. Liguei no meu switch com 8 portas 2.5 + porta sfp+ e o menu não tinha a logo da odi. Resolvi atualizar para a versão do anime4000, com o fw hgu [que libera várias funções e ele trabalha como roteador] e funcionou 100%. Abri pra confirmar o chip 9601D, sendo o mesmo da vsol e do mais famoso DFP-34X-2C2. A única coisa que não resolvi foi fazer ele liberar a banda 2.5. Só funciona em gigabit, independe da configuração que eu fizer no parâmetro LAN_SDS_MODE. Usei outras fw pra ver se solucionava, já que em foruns diversas pessoas estão com o mesmo problema, porém, sem sucesso. Já na vsol, consigo liberar toda velocidade [o mesmo switch está ligado na porta 2.5 da onu], só que nesse caso eu fico com duplo nat, haja visto, que tenho o roteador ax3600 que gerencia somente a rede sem fio e não possui nenhuma porta 2.5. Postei as fotos dele acho que 1 ou 2 páginas atrás se quiser conferir. Esse ai deve ser a mesma coisa, só não vem a logo odi na interface ou até pode vir pq depende do fabricante.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Deu certo mesmo colega? Qual a tua topologia? Pra eu ter uma base de quanto vou gastar. Vou comprar então! @KILLME Poderia me ajudar na implementação?
Teu link é de quanto? Aqui tenho 1 giga, se eu habilitar ipv6 na vsol, a velocidade cai demais [tanto no up quanto no down], embora ainda funcione. Rede vtal
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Agora tem MAIS 2 comandos:

omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 0x02
omcicli mib set 84 0xe10b FwdOp 0x02
Se eu der esse comando, ele pega ipv6, mas as vezes a velocidade do down fica normal pro link de 1 giga, mas o up fica em 35. Já com ipv4 fica tudo perfeito.
 
Última edição:
Comprei um da anddear no ali na última promoção, pela "bagatela" de 140 contos. Liguei no meu switch com 8 portas 2.5 + porta sfp+ e o menu não tinha a logo da odi. Resolvi atualizar para a versão do anime4000, com o fw hgu [que libera várias funções e ele trabalha como roteador] e funcionou 100%. Abri pra confirmar o chip 9601D, sendo o mesmo da vsol e do mais famoso DFP-34X-2C2. A única coisa que não resolvi foi fazer ele liberar a banda 2.5. Só funciona em gigabit, independe da configuração que eu fizer no parâmetro LAN_SDS_MODE. Usei outras fw pra ver se solucionava, já que em foruns diversas pessoas estão com o mesmo problema, porém, sem sucesso. Já na vsol, consigo liberar toda velocidade [o mesmo switch está ligado na porta 2.5 da onu], só que nesse caso eu fico com duplo nat, haja visto, que tenho o roteador ax3600 que gerencia somente a rede sem fio e não possui nenhuma porta 2.5. Postei as fotos dele acho que 1 ou 2 páginas atrás se quiser conferir. Esse ai deve ser a mesma coisa, só não vem a logo odi na interface ou até pode vir pq depende do fabricante.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Teu link é de quanto? Aqui tenho 1 giga, se eu habilitar ipv6 na vsol, a velocidade cai demais [tanto no up quanto no down], embora ainda funcione. Rede vtal
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Se eu der esse comando, ele pega ipv6, mas as vezes a velocidade do down fica normal pro link de 1 giga, mas o up fica em 35. Já com ipv4 fica tudo perfeito.

Comprei um da anddear no ali na última promoção, pela "bagatela" de 140 contos. Liguei no meu switch com 8 portas 2.5 + porta sfp+ e o menu não tinha a logo da odi. Resolvi atualizar para a versão do anime4000, com o fw hgu [que libera várias funções e ele trabalha como roteador] e funcionou 100%. Abri pra confirmar o chip 9601D, sendo o mesmo da vsol e do mais famoso DFP-34X-2C2. A única coisa que não resolvi foi fazer ele liberar a banda 2.5. Só funciona em gigabit, independe da configuração que eu fizer no parâmetro LAN_SDS_MODE. Usei outras fw pra ver se solucionava, já que em foruns diversas pessoas estão com o mesmo problema, porém, sem sucesso. Já na vsol, consigo liberar toda velocidade [o mesmo switch está ligado na porta 2.5 da onu], só que nesse caso eu fico com duplo nat, haja visto, que tenho o roteador ax3600 que gerencia somente a rede sem fio e não possui nenhuma porta 2.5. Postei as fotos dele acho que 1 ou 2 páginas atrás se quiser conferir. Esse ai deve ser a mesma coisa, só não vem a logo odi na interface ou até pode vir pq depende do fabricante.
Para que um Stick SFP funcione a 2.5 Gbps, seu switch precisa ser compatível com o padrão 2500Base-X. Nem todos os modelos oferecem suporte para essa velocidade, sendo mais comum que negociem em 1 Gbps ou 10 Gbps na porta SFP, como é o caso do UDM.
 
FUNCIONOU \o/
image.png


Velho, valeu mesmo pela ajuda. Tu não sabe o quanto está me adiantando com isso. Preencho o formulário de sucesso ou você marca mais um pra conta?
POST de SUCESSO OI / V.Tal RJ (Plano de 500Mb)

ONU/ONT: Nokia G-1425G-B
ONU/ONT SFP: Xicom XPON ONU STICK (Aliexpress) | Adaptador APC/UPC (Aliexpress)
ROTEADOR: UDM Pro
CONFIGURAÇÕES XPON:
image.png


Comando executado no Ubuntu (WSL)
Código:
echo -n "hsgq1.9aMAC_ADDR_UPPERCASE" | md5sum

A pegadinha para funcionar aqui foi usar a senha PLOAM de 0 à 9 e Device Serial Number, usar o SN da ONT (Modem) Nokia, ao invés de repetir o serial number pego na configuração. Aqui deixo mais uma vez o agradecimento ao @KILLME, principalmente pela paciência kkkk \o/
Faz o seguinte:

1. Muda o PLOAM para: 0123456789
2. Depois em device serial number, procura o o número de série do NOKIA, não estou certo que ele seja igual o GPON SN.

Depois disso faz aquele comando: omcicli mib get 84
image.png


Rodando o comando omcicli mib get 84, passou a exibir as VLANs:
image.png


Mais dois comandos para ajustar as VLANs (Aqui vale um alerta, essas configurações não são persistidas, então ao reiniciar precisa executar de novo. E fica sem internet).
Agora tem MAIS 2 comandos:

omcicli mib set 84 0xe102 FwdOp 0x02
omcicli mib set 84 0xe10b FwdOp 0x02

Após rodar os 2 comandos, INTERNET (com IPv6).
image.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Preencher o formulário facilita pra mim hehe.
Respondido! Obrigado 👊

É um passo a passo que não tem segredo, basta seguir de acordo com quem teve sucesso com o mesmo equipamento que o seu.
Isso não é 100% verdade, no meu caso, se o killme não desse os dois "pulos do gato" para o PLOAM e Device Serial Number, nunca saberia, pois todos os posts da Oi / Vtal RJ falavam os mesmos dados, o que nesse caso, não era verdade. Então existem particularidades, não é receita de bolo.

Deu certo mesmo colega? Qual a tua topologia? Pra eu ter uma base de quanto vou gastar. Vou comprar então! @KILLME Poderia me ajudar na implementação?
Sim, está rodando certinho! Coloquei em cima o post do sucesso (inclui os equipamentos que usei) e já atualizei a planilha.
fica fico, grava a informação mesmo que desligue o vsol, ou se desligar tem que colocar novamente as configuraçoes??
No meu caso, não grava! Eu tinha visto em algum lugar alguém que trocou o HEX por decimal, mas não encontro.
Para que um Stick SFP funcione a 2.5 Gbps, seu switch precisa ser compatível com o padrão 2500Base-X. Nem todos os modelos oferecem suporte para essa velocidade, sendo mais comum que negociem em 1 Gbps ou 10 Gbps na porta SFP, como é o caso do UDM.
Então, pela própria comunidade da Ubiquiti, existem dezenas de pessoas usando 2.5Gbps no UDM Pro, a questão parece ser mais a outra ponta, do que ele. O pessoal teve muito problema com modems e SFPs que não subiam para 2.5Gbps.
 
Última edição:
POST de SUCESSO OI / V.Tal RJ (Plano de 500Mb)

ONU/ONT: Nokia G-1425G-B
ONU/ONT SFP: Xicom XPON ONU STICK (Aliexpress) | Adaptador APC/UPC (Aliexpress)
ROTEADOR: UDM Pro
CONFIGURAÇÕES XPON:
image.png


Comando executado no Ubuntu (WSL)
Código:
echo -n "hsgq1.9aMAC_ADDR_UPPERCASE" | md5sum

A pegadinha para funcionar aqui foi usar a senha PLOAM de 0 à 9 e Device Serial Number, usar o SN da ONT (Modem) Nokia, ao invés de repetir o serial number pego na configuração. Aqui deixo mais uma vez o agradecimento ao @KILLME, principalmente pela paciência kkkk \o/

image.png


Rodando o comando omcicli mib get 84, passou a exibir as VLANs:
image.png


Mais dois comandos para ajustar as VLANs (Aqui vale um alerta, essas configurações não são persistidas, então ao reiniciar precisa executar de novo. E fica sem internet).


Após rodar os 2 comandos, INTERNET (com IPv6).
image.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Respondido! Obrigado 👊


Isso não é 100% verdade, no meu caso, se o killme não desse os dois "pulos do gato" para o PLOAM e Device Serial Number, nunca saberia, pois todos os posts da Oi / Vtal RJ falavam os mesmos dados, o que nesse caso, não era verdade. Então existem particularidades, não é receita de bolo.


Sim, está rodando certinho! Coloquei em cima o post do sucesso (inclui os equipamentos que usei) e já atualizei a planilha.

No meu caso, não grava! Eu tinha visto em algum lugar alguém que trocou o HEX por decimal, mas não encontro.

Então, pela própria comunidade da Ubiquiti, existem dezenas de pessoas usando 2.5Gbps no UDM Pro, a questão parece ser mais a outra ponta, do que ele. O pessoal teve muito problema com modems e SFPs que não subiam para 2.5Gbps.
a oi usa ipv6 em qual barramento?
se for /64 não sei se traz vantagens...
a vivo mesmo eu nem uso ipv6 pois alem de ser /64 tem vazamentos de dados por vpn wireguard/openvpn
 
se for /64 não sei se traz vantagens...

Conte-me mais sobre isso... 🤔
Só vejo problema no fato de possibilitar usarmos apenas uma subnet (com o /64 inteiro delegado pelo ISP) com SLAAC na LAN, mas de resto me parece de boas.

a vivo mesmo eu nem uso ipv6 pois alem de ser /64 tem vazamentos de dados por vpn wireguard/openvpn

Isso não seria um problema de configuração da VPN? Mais provavelmente relacionado a tabela de roteamento?
 
Conte-me mais sobre isso... 🤔
Só vejo problema no fato de possibilitar usarmos apenas uma subnet (com o /64 inteiro delegado pelo ISP) com SLAAC na LAN, mas de resto me parece de boas.



Isso não seria um problema de configuração da VPN? Mais provavelmente relacionado a tabela de roteamento?
é que eu tenho um home lab em casa, e tenho problemas relacionado a criar redes internas com o /64, sai tudo como se fosse nat6 ou as vezes nem configurar eu consigo.
sobre o VPN tentei de tudo ja e sempre tem vazamentos de dados por ipv6, adguard home também não é muito compatível com esse protocolo
 
Para que um Stick SFP funcione a 2.5 Gbps, seu switch precisa ser compatível com o padrão 2500Base-X. Nem todos os modelos oferecem suporte para essa velocidade, sendo mais comum que negociem em 1 Gbps ou 10 Gbps na porta SFP, como é o caso do UDM.
O meu é esse - https://a.aliexpress.com/_mreuIQG

E nas especificações informa que suporta 2.5 tanto nas portas de rede quanto na sfp. E muitos relatos em outros foruns gringos com pessoas passando pelo mesmo tipo de problema, em vários modelos e marcas de switch. Ligando a vsol, este problema não acontece.
 
Olá pessoal,

Alguém recentemente conseguiu substituir HGU VIVO 1 pela TP Link XZ000-G3 ONU Terminal GPON?
Não houve mudança da rede da VIVO não? Pergunto, pois na minha cidade a VIVO está usando a estrutura da Vtal (ao menos é o burburinho do povo), assim como Oi, Sky e TIM. As únicas empresas que possuem rede fibra própria são a Oi e Claro (excluindo os provedores locais). Posso estar falando a maior besteira, mas vá saber.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo