[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos _Piccini_
  • Data de Início Data de Início
Não houve mudança da rede da VIVO não? Pergunto, pois na minha cidade a VIVO está usando a estrutura da Vtal (ao menos é o burburinho do povo), assim como Oi, Sky e TIM. As únicas empresas que possuem rede fibra própria são a Oi e Claro (excluindo os provedores locais). Posso estar falando a maior besteira, mas vá saber.
que eu saiba não, mas acho que a vivo bloqueou diversas fabricantes de Gpon para os clientes não conseguir se livrar do HGU deles.

que eu saiba não, mas acho que a vivo bloqueou diversas fabricantes de Gpon para os clientes não conseguir se livrar do HGU deles.
Então, mas aí não faz sentido, já que é possível mascarar os dados para o teu substituto "fornecer" as mesmas coisas. O @tito89 publicou algo há algum tempo sobre colocar mibs da Huawei no equipamento dele, não seria o seu caso ?

Aqui:
Fala pessoal, primeiro gostaria de agradecer ao @Psygod pelo tempo em que ele tentou fazer funcionar a Oi/V.Tal aqui em casa usando o módulo SFP da ODI, não tivemos sucesso, ele me sugeriu comprar uma VSOL V2802RH, consegui encontrar o modelo novo que a carcaça é preta, chegou hoje, fiz o "básico do básico" aqui e a principio não funcionou, porém após mandar os comandos que o @FelipeSS utilizou na região dele aonde é tudo Huawei, deu tudo certo por aqui também.

Aqui na minha cidade só usam HGU Huawei, as OLT pelo visto são Huawei também, e só funcionou a VSOL com o firmware modificado pelo triple oxygen aonde conseguimos setar

Huawei​

• Setup > GPON Settings
    • OMCI OLT Mode: Huawei OLT Mode
Agora sim, finalmente dispenso e guardo na caixa a HGU que a Oi mandou.

Fica o alerta, pra vcs que de repente tem o VTAL e não conseguiram usar o ODI, pode ser que a sua região tenha essa característica de ser apenas Huawei, acredito que até daria pra fazer a mesma modificação no firmware da ODI, mas o anime4000 não tem tanto interesse quanto o Triple Oxygen, ainda bem que o Triple Oxygen existe.

Ah e detalhe:
VLAN 210 mesmo, no ODI fizemos de tudo e nunca conseguiamos retornar nenhuma VLAN com ele.

Resumo:
Região com OLT huawei apenas:
é usar VSOL + Firmware do tripleoxygen 1.9.4, colocar a configuração "HUAWEI OLT MODE"
Usar esses comandos:
flash set GPON_SN HWTCxxxxxxxx - seu GPON SN do seu modem.
flash set PON_VENDOR_ID HWTC
cfgmib set OMCI_OLT_MODE 1
cfgmib set OMCC_VER 0x86
cfgmib set OMCI_TM_OPT 2
cfgmib save
restart

Sucesso, está tudo certo.

Mas fica o questionamento:
Não sei o que teria nesse firmware modificado para região com OLT huawei, fico curioso para saber se seria possivel inserir/fazer essas modificações na ODI via telnet mesmo dando comandos.

Um abraço a todos.

vlan.jpg

No fim ficou assim:
Vivo Fibra 500mbps - R$ 96,92 por mês
Oi Fibra 500mbps - R$ 89,90 por mês
usando:
Filtro Clamper:
Roteador ER7206 TP Link
ODI SFP na Vivo, ligado direto no SFP/WAN do roteador
VSOL na Oi, ligado na porta WAN do roteador via ethernet
Load balance entre os dois
switch tp link 2500mbps de 8 portas.

setup.jpg

Então, mas aí não faz sentido, já que é possível mascarar os dados para o teu substituto "fornecer" as mesmas coisas. O @tito89 publicou algo há algum tempo sobre colocar mibs da Huawei no equipamento dele, não seria o seu caso ?

Aqui:
Modelo atual do HGU da vivo que tenho é Wi-Fi 6 MitraStar GPT - 2742GX4X5 e o modelo da minha Gpon TP link XZ000-G3

Eu usava antes normal essa Gpon TP link, ai quando mudei de endereço que não funcionou mais, não sei se a Gpon não consegui autenticar na vivo 1 ou é outra coisa.

eu configurei ele fazendo as etapas de conversão hexadecimal e até tentei conectar direto na maquina criando a conexão PPoE mas sem sucesso.

Modelo atual do HGU da vivo que tenho é Wi-Fi 6 MitraStar GPT - 2742GX4X5 e o modelo da minha Gpon TP link XZ000-G3

Eu usava antes normal essa Gpon TP link, ai quando mudei de endereço que não funcionou mais, não sei se a Gpon não consegui autenticar na vivo 1 ou é outra coisa.

eu configurei ele fazendo as etapas de conversão hexadecimal e até tentei conectar direto na maquina criando a conexão PPoE mas sem sucesso.
Pô, então. Se você mudou de endereço, provavelmente existem particularidades nessa rede "nova". Se bobear é algo parecido com o que aconteceu comigo, uma informação é diferente em relação a rede de outro local. O teu GPON está comunicando com a rede ou também não autentica, como estava acontecendo comigo?

Pô, então. Se você mudou de endereço, provavelmente existem particularidades nessa rede "nova". Se bobear é algo parecido com o que aconteceu comigo, uma informação é diferente em relação a rede de outro local. O teu GPON está comunicando com a rede ou também não autentica, como estava acontecendo comigo?
Pode ser então o mesmo cenário que o seu.

eu até atualizei a firmware da GPON por esta aqui https://www.tripleoxygen.net/post/tp-link-xz000-g3-br-v1-custom-firmware/ mas mesmo assim sem sucesso.

Tem campos novos agora na GPON mas não sei as informações corretas a ser inseridas.

achei que fosse só comigo!!! ufa, 5 dias ja quebrando cabeça e configurando do mesmo jeito dos casos de sucesso aqui do fórum,

alguma solução ou teremos que ficar refém da vivo?!?!!
Vou continuar tentando... Hoje devo receber minha vsol, vou tentar com ela tb.. Dizem que com ela funciona tudo... De repente ela funcione na vivo 2. Esse G7 eu usava na tim de boa, so configurando o gpon sn, mas na vivo nao rola nem por decreto

Vou continuar tentando... Hoje devo receber minha vsol, vou tentar com ela tb.. Dizem que com ela funciona tudo... De repente ela funcione na vivo 2. Esse G7 eu usava na tim de boa, so configurando o gpon sn, mas na vivo nao rola nem por decreto
Qual modelo desta Vsol? vou ver de comprar para ver se funciona na Vivo1

acredito que ele não esta se autenticando.

POST de SUCESSO OI / V.Tal RJ (Plano de 500Mb)

ONU/ONT: Nokia G-1425G-B
ONU/ONT SFP: Xicom XPON ONU STICK (Aliexpress) | Adaptador APC/UPC (Aliexpress)
ROTEADOR: UDM Pro
CONFIGURAÇÕES XPON:
image.png

Comando executado no Ubuntu (WSL)
Código:
echo -n "hsgq1.9aMAC_ADDR_UPPERCASE" | md5sum

A pegadinha para funcionar aqui foi usar a senha PLOAM de 0 à 9 e Device Serial Number, usar o SN da ONT (Modem) Nokia, ao invés de repetir o serial number pego na configuração. Aqui deixo mais uma vez o agradecimento ao @KILLME, principalmente pela paciência kkkk \o/

image.png

Rodando o comando omcicli mib get 84, passou a exibir as VLANs:
image.png

Mais dois comandos para ajustar as VLANs (Aqui vale um alerta, essas configurações não são persistidas, então ao reiniciar precisa executar de novo. E fica sem internet).

Após rodar os 2 comandos, INTERNET (com IPv6).
image.png

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Respondido! Obrigado 👊

Isso não é 100% verdade, no meu caso, se o killme não desse os dois "pulos do gato" para o PLOAM e Device Serial Number, nunca saberia, pois todos os posts da Oi / Vtal RJ falavam os mesmos dados, o que nesse caso, não era verdade. Então existem particularidades, não é receita de bolo.

Sim, está rodando certinho! Coloquei em cima o post do sucesso (inclui os equipamentos que usei) e já atualizei a planilha.

No meu caso, não grava! Eu tinha visto em algum lugar alguém que trocou o HEX por decimal, mas não encontro.

Então, pela própria comunidade da Ubiquiti, existem dezenas de pessoas usando 2.5Gbps no UDM Pro, a questão parece ser mais a outra ponta, do que ele. O pessoal teve muito problema com modems e SFPs que não subiam para 2.5Gbps.
Infelizmente, a UDM não suporta negociação de 2.5Gbps na porta SFP; ela funciona apenas em 1Gbps ou 10Gbps. O que ocorre é que alguns módulos operam a 10Gbps na porta SFP e a 2.5Gbps na outra ponta. Esse é o caso dos módulos SFP/Ethernet: https://br.store.ui.com/br/pt/pro/c...ducts/uacc-cm-rj45-mg?variant=uacc-cm-rj45-mg

Também possuo uma UDM SE e já considerei comprar um módulo da Hisense que negocia a 10Gbps, mas é XGSPON. Li em algum lugar que é possível configurá-lo para GPON. Mas gastar mil reais com o risco de não funcionar é complicado.
O meu é esse - https://a.aliexpress.com/_mreuIQG

E nas especificações informa que suporta 2.5 tanto nas portas de rede quanto na sfp. E muitos relatos em outros foruns gringos com pessoas passando pelo mesmo tipo de problema, em vários modelos e marcas de switch. Ligando a vsol, este problema não acontece.
A descrição está confusa, pois em algumas partes ela se refere à porta SFP como 1/10Gbps e em outras menciona 2.5Gbps. Acredito que a limitação seja a mesma da UDM, ou seja, a porta SFP suporta apenas 1Gbps ou 10Gbps. Sem intermediários.

CONFIGURAÇÕES XPON:
image.png

Código:

A pegadinha para funcionar aqui foi usar a senha PLOAM de 0 à 9 e Device Serial Number, usar o SN da ONT (Modem) Nokia, ao invés de repetir o serial number pego na configuração. Aqui deixo mais uma vez o agradecimento ao @KILLME, principalmente pela paciência kkkk \o/

image.png

image.png

Mais dois comandos para ajustar as VLANs (Aqui vale um alerta, essas configurações não são persistidas, então ao reiniciar precisa executar de novo. E fica sem internet).

image.png

Respondido! Obrigado 👊

Isso não é 100% verdade, no meu caso, se o killme não desse os dois "pulos do gato" para o PLOAM e Device Serial Number, nunca saberia, pois todos os posts da Oi / Vtal RJ falavam os mesmos dados, o que nesse caso, não era verdade. Então existem particularidades, não é receita de bolo.

Sim, está rodando certinho! Coloquei em cima o post do sucesso (inclui os equipamentos que usei) e já atualizei a planilha.

No meu caso, não grava! Eu tinha visto em algum lugar alguém que trocou o HEX por decimal, mas não encontro.

Então, pela própria comunidade da Ubiquiti, existem dezenas de pessoas usando 2.5Gbps no UDM Pro, a questão parece ser mais a outra ponta, do que ele. O pessoal teve muito problema com modems e SFPs que não subiam para 2.5Gbps.
Duvidas que surgiram durante a leitura do post:

1. 1.0Gb 1.5Gb e 2.5Gb são referentes à conexão de rede interna? Não tem nada haver com a comunicação com a OLT?
2. É realmente necessário um UDM? Sim é uma maquina espetacular mas aqui seria uma rede doméstica... Pensei nos TPs Links com suporte aos SFPs. Funcionaria?
3. Sobre o command line relatado toda vez que reiniciar... é para o seu modelo ou é geral?
4. Pega ipv6 publico? Porque a Oi usa CGNAT para os V4.... Impossibilita uso para aplicações de servidor e outras...
Parabéns! Vou tentar "arrancar" este meu nokia G-240w-c todo bloqueado.....

O meu é esse - https://a.aliexpress.com/_mreuIQG

E nas especificações informa que suporta 2.5 tanto nas portas de rede quanto na sfp. E muitos relatos em outros foruns gringos com pessoas passando pelo mesmo tipo de problema, em vários modelos e marcas de switch. Ligando a vsol, este problema não acontece.

Mas passa pela fiscalização da aduana isso? Não tem a frescura da omologação da ANATEL?

@cowboype este teu SFP aceita conector APC(Verde)?

Aproveitando o gancho.... como manusear o conector APC de maneira que possa ter o mínimo de risco possível de danificar a fibra?
Alguém poderia me detalhar como é feito o uso de "cordão" neste caso para proteger o conector?

Obrigado, e desculpem o exesso de dúvidas.

Duvidas que surgiram durante a leitura do post:

1. 1.0Gb 1.5Gb e 2.5Gb são referentes à conexão de rede interna? Não tem nada haver com a comunicação com a OLT?
2. É realmente necessário um UDM? Sim é uma maquina espetacular mas aqui seria uma rede doméstica... Pensei nos TPs Links com suporte aos SFPs. Funcionaria?
3. Sobre o command line relatado toda vez que reiniciar... é para o seu modelo ou é geral?
4. Pega ipv6 publico? Porque a Oi usa CGNAT para os V4.... Impossibilita uso para aplicações de servidor e outras...
Parabéns! Vou tentar "arrancar" este meu nokia G-240w-c todo bloqueado.....

Mas passa pela fiscalização da aduana isso? Não tem a frescura da omologação da ANATEL?

Aproveitando o gancho.... como manusear o conector APC de maneira que possa ter o mínimo de risco possível de danificar a fibra?
Alguém poderia me detalhar como é feito o uso de "cordão" neste caso para proteger o conector?

1. É a velocidade máxima de comunicação, seja entre equipamentos ou para o provedor. Tipo, se a porta for 10Gbps, você poderia ter uma conexão de até 10Gbps, mas quanto menor a velocidade e meior teu link, podem acontecer "capadas" nas velocidades. Aqui pra mim está de boa, pois meu plano é de 500.
2. Não, não é necessário, pois você pode usar um TPLink com suporte ou até mesmo um conversor de mídia (prefira o roteador). Eu uso UDM pois sou maluco kkkkk
3. Pelo que pude entender, é com os SFPs e parece que é para todos. Não encontrei uma forma de gravar ainda (desde ontem quando o killme falou que precisava fazer sempre).
4. Sim, IPv6 público, sem problema algum. Aqui a rede da Oi não funciona CGNAT, o v4 roda liso, por isso contratei. CGNAT eu passo longe.

E sim, passa pela aduana sem problemas, o meu Xipom comprei no Ali e chegou em 3 dias.

Sobre o conector APC, ele tem uma trava na ponta (a parte verde), basta puxá-la para trás, o conector fica "solto" na porta e você o puxa, sempre pegando pela parte plástica. O cordão ótico, normalmente é usado quando sua fibra chega em uma caixinha (tipo uma emenda com "tomada"), daí você liga o cordão dela até teu sfp. Isso é comum em contratos empresariais, nos residenciais, tem que desenrolar com o técnico para as vezes conseguir. Se você conseguir, basta comprar um cordão que possui uma ponta UPC e a outra APC, aí não precisa do conversor.

Não houve mudança da rede da VIVO não? Pergunto, pois na minha cidade a VIVO está usando a estrutura da Vtal (ao menos é o burburinho do povo), assim como Oi, Sky e TIM. As únicas empresas que possuem rede fibra própria são a Oi e Claro (excluindo os provedores locais). Posso estar falando a maior besteira, mas vá saber.
Aqui em Santo André não... ao menos no meu bairro.

Minha Vsol continua linda linda...

Então. Tenho um plano da Oi Fibra de 1GB, mas a ONT deles que tenho aqui (huawei HG8145V5-V2) é muito ruizinha e segundo eles era a única disponível e tal.
Comprei uma TPLINK XX230V por conta pra tentar configurar na minha Oi, tem diversos tutoriais de como fazer isso na VIVO, mas na Oi, já tentei de diversar formas e nada, já peguei minha SN da GPON em HEX, mas não tenho o password que pede na TPLINK, já liguei pra Oi no suporte técnico avançado, já solicitei técnico local, e nada, ninguém sabe configurar.
Sabem de algum tutorial que possa me ajudar, ou alguém aqui teria como me prestar o serviço pra desenrolar isso? Grato desde já.

A descrição está confusa, pois em algumas partes ela se refere à porta SFP como 1/10Gbps e em outras menciona 2.5Gbps. Acredito que a limitação seja a mesma da UDM, ou seja, a porta SFP suporta apenas 1Gbps ou 10Gbps. Sem intermediários.
Faz sentido. Eu não sabia que tinha essa diferença no sfp, haja visto, que com a vsol no mesmo switch, tudo nas portas rj45 2.5 funciona normalmente. O bom é que paguei "barato" no sfp. Vai ficar de reserva. Não sei se vale a pena investir muito mais nisso, a não ser que eu tivesse link de 2 giga.

Aqui passou normal. Tava no remessa e liberaram ligeiro. O conector do sfp geralmente é UPC (azul), mas já há modelos com APC, que custam um pouco mais caro. Pode usar um cordão óptico que foi o que fiz ou mesmo o adaptador 0db. O cordão é mais barato e fácil de encontrar na shopee.

CONFIGURAÇÕES XPON:
image.png

Código:

image.png

image.png

image.png

Respondido! Obrigado 👊
As imagens não aparecem. Tu apagasse?

@guilhermediniz achei essa imagem do anúncio intrigante. Informa que suporta 2.5 na porta sfp. No anúncio tá escrito isso, tradução meio complexa, mas deu a entender que o led estando verde [no meu caso] indica suporte a 2.5 e azul 10g. Esse switch é padrão, mudando somente a carcaça e várias marcas utilizam, entre elas a horaco, que é mais divulgada. Rodando o comando "port get status port all" via diag, aparecem somente 2 portas gigabit e nenhuma 2.5, como acontece com a vsol, por exemplo. Mas o led fica verde. Tentei usar uma fw do anime4000, onde habilita a possibilidade de forçar o sfp a reconhecer os 2.5 e quase deu brick. Consegui salvar a tempo.

"9 porto BIue sobre: a relação 10G conecta o normal
Verde sobre: 2.5G Link conectar normal
Desligado: Link desligado
Piscando: Dados transmitindo"
tFL5Ats.jpeg

As imagens não aparecem. Tu apagasse?
Não! Estão aparecendo normalmente aqui.

Atualizando:
Testei em outro equipamento e ao clicar nos links as imagens sumiram, parece que alguém solicitou a remoção 🙄 Vá saber o motivo!

Algum admin poderia editar meu post para atualizar os links? Eu tenho as imagens e posso subí-las novamente.

Última edição:
ALguem teve sucesso em configurar o Voip da ClaroRJ? se sim, qual seria a vlan/servidor? a senha eh unica? pois o modem que tenho nao consigo acessar essas infos, e queria substituir ele por uma odi e ter o telefone SIP no meu gateway da cisco.

Explicando de uma forma mais técnica, o que acontece é que a estrutura da rede de fibra é muito similar entre as operadoras e o que muda é o tipo de equipamento que eles utilizam nessa estrutura. Normalmente a OLT e ONU são da mesma marca para que os equipamentos se comuniquem entre si a fim de controlar a rede e usuários, na minha região por exemplo (rede Vtal - OI) eles usam Nokia onde a mesma requer parâmetros de autenticação específicos, já a Vivo só preciso do SLID e Gpon serial number. Na rede OI uso o ODI e na rede Vivo uso o tplink G3.
Então cada operadora adota o sistema que vai proporcionar maior controle. No sistema da LOGA e giga+ (provedores de internet da regiao) a conexão é autenticada por pppoe, onde precisa de login e senha pra autenticar e liberar a rede, sendo assim antes de contrar o serviço vc precisa saber se vai ter o conhecimento e recursos pra trocar o equipamento que a operadora te da.

Pessoal.. Chegou minha VSOL... Fiquei alegre pelo recebimento, mas triste por nao ter conseguido sucesso na configuração VIVO 2
Seguem os prints da minha configuração da VSOL. Se vocês puderem me ajudar, eu ficaria bastante agradecido.

vsol1.png

As configurações do GPON settings. O LOID password e o PLOAM password eu não consegui achar no modem da vivo, entao coloquei o que vi várias pessoas usando aqui no forum. O LOID coloquei com base no GPON S/N, convertendo o VENDOR para HEXA.

vsol2.png

As configurações OMCI.
O OMCI software version 1 e 2 eu copiei da image version do HGU da Vivo na verdade o image version de lá é: g1.13_RTF_TEF004_V2.35
O OMCC version eu nao faço ideia, mas ja deixei default (0x86) e como alguns sugeriram no forum 0x80
Product class
coloquei o modelo
HW Ver, clonei do HGU

vsol3.png

vsol4.png

Profile da WAN com a VLAN 600 da Vivo 2 e demais configurações

vsol5.png

Tela inicial com o MAC clonado do mac do HGU da vivo

E mesmo assim fico com fake O5 e LOID Status: Initial Status

E não consigo sair dessa situação de forma alguma. Se alguém puder me ajudar, eu ficaria bastante agradecido, pois não sei mais o que fazer.
Em tempo,
Coloquei a versao stock da Vsol 1.1.8 (S893)
Coloquei a versão custom do TripleOxygen 1.A.2

E NADA disso resolveu.... :pepe2:
@RiX
@KILLME
Será que alguém poderia dar umas dicas 🙏🙏🙏

Última edição:
Pessoal.. Chegou minha VSOL... Fiquei alegre pelo recebimento, mas triste por nao ter conseguido sucesso na configuração VIVO 2
Seguem os prints da minha configuração da VSOL. Se vocês puderem me ajudar, eu ficaria bastante agradecido.

vsol1.png

As configurações do GPON settings. O LOID password e o PLOAM password eu não consegui achar no modem da vivo, entao coloquei o que vi várias pessoas usando aqui no forum. O LOID coloquei com base no GPON S/N, convertendo o VENDOR para HEXA.

vsol2.png

As configurações OMCI.
O OMCI software version 1 e 2 eu copiei da image version do HGU da Vivo na verdade o image version de lá é: g1.13_RTF_TEF004_V2.35
O OMCC version eu nao faço ideia, mas ja deixei default (0x86) e como alguns sugeriram no forum 0x80
Product class
coloquei o modelo
HW Ver, clonei do HGU

vsol3.png

vsol4.png

Profile da WAN com a VLAN 600 da Vivo 2 e demais configurações

vsol5.png

Tela inicial com o MAC clonado do mac do HGU da vivo

E mesmo assim fico com fake O5 e LOID Status: Initial Status

E não consigo sair dessa situação de forma alguma. Se alguém puder me ajudar, eu ficaria bastante agradecido, pois não sei mais o que fazer.
Em tempo,
Coloquei a versao stock da Vsol 1.1.8 (S893)
Coloquei a versão custom do TripleOxygen 1.A.2

E NADA disso resolveu.... :pepe2:
Que firmware e esse que tem a logo?

VSOL, custom Triple Oxygen 1.A.2
Na última versão oficial a logo aparece então agora?

Sobre seu problema, quando eu utilizava a Vivo que era região 2 também na Vlan 600, eu utilizava o parâmetro da Huawei no Vsol igual como está na sua print, estranho não ter funcionado ainda.

Na última versão oficial a logo aparece então agora?

Sobre seu problema, quando eu utilizava a Vivo que era região 2 também na Vlan 600, eu utilizava o parâmetro da Huawei no Vsol igual como está na sua print, estranho não ter funcionado ainda.
Qual parametro??? podes dizer??
Sobre a Logo VSOL, com o firmware que veio com ele 1.6.1, tb aparecia a logo..

Não! Estão aparecendo normalmente aqui.

Atualizando:
Testei em outro equipamento e ao clicar nos links as imagens sumiram, parece que alguém solicitou a remoção 🙄 Vá saber o motivo!

Algum admin poderia editar meu post para atualizar os links? Eu tenho as imagens e posso subí-las novamente.
Tu mesmo pode editar a postagem e alterar os links. Seria importante pra quem tem dúvidas.

Users who are viewing this thread

Voltar