[TÓPICO DEDICADO] Eliminar ou trocar ONU/ONT/HGU da operadora/provedor

To desistindo da TP Link já viu... E olha que sou carne de pescoço... kkkk estou com esse TP Link há uns 2 anos e de tempos em tempos tento... Acho que com ele (no meu caso), eu teria que fazer a conexão UART (solando os pinos) e subindo o mod TP Link XZ000-G3 ModiK (Firmware destravada) para conseguir fazer telnet e setar os params.

Mas uma solução mais fácil seria comprar uma XPON nova, como a VSOL V2802RH. Sabem se ela funcionaria bem com Vivo 1 independente da OLT?
Ja existe um firmware custom para o seu tplink no site do tripleoxygen
 
Ja existe um firmware custom para o seu tplink no site do tripleoxygen
Acabei de atualizar minha Gpon Onu Tp Link com esta firmware custom e ela liberou alguns recursos a mais.

Este do print, fiquei na duvida dos dados que preciso inserir.

Captura_de_tela_2024-07-02_091719.png
 
Olá pessoal,

Sou novo aqui no Fórum, mas já acompanho vocês a algum tempo, desde que começei a me planejar para substituir minha ONT da Boi, por um XPON no UDM Pro.

Segui todas as dicas das pessoas que conseguiram substituir aqui no RJ, mas mesmo assim, não conecta. Poderiam me ajudar?

Material:
Conversor
APC > UPC
XPON Stick
V1.0-220923
UDM ProSFP+ 10G

Configuração:
image.png

image.png

image.png


Gerei o MacKey através do comando
Código:
echo -n "hsgq1.9aMAC_ADDR_UPPERCASE" | md5sum
no Ubuntu.
Acabei esquecendo de colocar que é Oi Fibra / Vtal. Estou mandando como mensagem, pois não consigo editar meu post.
 
achei que fosse só comigo!!! ufa, 5 dias ja quebrando cabeça e configurando do mesmo jeito dos casos de sucesso aqui do fórum,

alguma solução ou teremos que ficar refém da vivo?!?!!

Tentei com um Ubiquiti UF-Loco e também não está mais funcionando (fiz igual ao caso de sucesso do fórum). Ele funcionou por alguns minutos e logo depois perdeu o sincronismo. Acho que a Vivo está identificando as ONUs com alguma configuração que ainda não sabemos.
 
Olá pessoal,

Sou novo aqui no Fórum, mas já acompanho vocês a algum tempo, desde que começei a me planejar para substituir minha ONT da Boi, por um XPON no UDM Pro.

Segui todas as dicas das pessoas que conseguiram substituir aqui no RJ, mas mesmo assim, não conecta. Poderiam me ajudar?

Material:
Conversor
APC > UPC
XPON Stick
V1.0-220923
UDM ProSFP+ 10G

Configuração:
image.png

image.png

image.png


Gerei o MacKey através do comando
Código:
echo -n "hsgq1.9aMAC_ADDR_UPPERCASE" | md5sum
no Ubuntu.

Entre via linha de comando e faça este comando para listar as VLAN's e cole aqui os resultados: omcicli mib get 84
 
Alguém poderia me dizer se já usou este stick com a Oi? E Obteve sucesso com a internet?
Se positivo, qual a topologia usada? Conversor de mídia (para configurar) ou Router com entrada SFP?
Obrigado
Se6c670f4935c4732be5b964ff198c6a5P.jpg
 
Alguém poderia me dizer se já usou este stick com a Oi? E Obteve sucesso com a internet?
Se positivo, qual a topologia usada? Conversor de mídia (para configurar) ou Router com entrada SFP?
Obrigado
Se6c670f4935c4732be5b964ff198c6a5P.jpg
veja este video
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Qual modelo Vsol que funciona na substituição do HGY VIVO1 ?
 
Por isso que ainda não comprei rrsrsr, na esperança que minha Gpon TpLink volte a funcionar e autenticar na vivo.
SFP 240 e pouco mais conversor de mídia chutando alto 500 na brincadeira... Vontade de arriscar. O Triple Oxigen disse para comprar Xpon DFP-34X-2C3 que é compativel com APC.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O meu é da XIPON e estou tentando configurar para OI Vtal, comprei esse pois ele é o mesmo hardware do ODI.
E tu conseguiu algum resultado satisfatório?
 
Entre via linha de comando e faça este comando para listar as VLAN's e cole aqui os resultados: omcicli mib get 84
Segue o resultado:
image.png

Vi que o pessoal sempre tem informações, mas está mostrando vazio.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

SFP 240 e pouco mais conversor de mídia chutando alto 500 na brincadeira... Vontade de arriscar. O Triple Oxigen disse para comprar Xpon DFP-34X-2C3 que é compativel com APC.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


E tu conseguiu algum resultado satisfatório?
Ainda não, o KILLME está me ajudando aqui. Ao menos o LOID está com Initial Status, que pelo que consegui ler, é um ponto "bom".
 
Segue o resultado:
image.png

Vi que o pessoal sempre tem informações, mas está mostrando vazio.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Ainda não, o KILLME está me ajudando aqui. Ao menos o LOID está com Initial Status, que pelo que consegui ler, é um ponto "bom".
Se ele está mostrando O5 fake, então tem alguma configuração faltando
 
Se ele está mostrando O5 fake, então tem alguma configuração faltando
Essa é a questão, qual? Os campos eu preenchi conforme o pessoal que teve sucesso na Oi / Vtal RJ publicou. A diferença é que nenhum deles usa a mesma ONT que a minha Nokia G-1425G-B, mas preenchi todos os campos. Até tentei ver as configurações que o @tito89 fez para o cenário dele de SP, mas não sei se é o caso do meu, pois apesar de ser RJ, estou em Petrópolis.

Complementando, este é o stick XPON que estou usando:
image.png
 
Última edição:
Oi é complicado, pode ser algum dado errado ou algo indo a mais, como PLOAM por exemplo.
Existe a chance de ser versão de firmware, por exemplo? Vi o pessoal de sucesso comentando que selecionou conexão IPOE ou TR-069, mas minha interface não mostra nada disso. E olhando minha ONT, existem essas configurações habilitadas.
image.png
 
Oi é complicado, pode ser algum dado errado ou algo indo a mais, como PLOAM por exemplo.
Tenho visto o pessoal falar bem de ti. Li o tópico de sucesso com a ONT Nokia G-240W-C. Mas não entendi muito bem, ele usou um Mikrotik... Desculpe a minha noobsse mas seria o que isso? Roteador? Sou da Região de Viamão/RS e uso a OI e queria me livrar desta ONT pois quando cai a conexão perco até minha rede interna. Obrigado
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Existe a chance de ser versão de firmware, por exemplo? Vi o pessoal de sucesso comentando que selecionou conexão IPOE ou TR-069, mas minha interface não mostra nada disso. E olhando minha ONT, existem essas configurações habilitadas.
image.png

Cara! Desabilita o TR69 é um protocolo de gerenciamento remoto da operadora. Ela pode mandar atualizações via TR69. Eu desabilitei inspecionando o código fonte.
 
Tenho visto o pessoal falar bem de ti. Li o tópico de sucesso com a ONT Nokia G-240W-C. Mas não entendi muito bem, ele usou um Mikrotik... Desculpe a minha noobsse mas seria o que isso? Roteador? Sou da Região de Viamão/RS e uso a OI e queria me livrar desta ONT pois quando cai a conexão perco até minha rede interna. Obrigado
Sim, Mikrotik é um roteador (famoso "RB" - Router Board).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cara! Desabilita o TR69 é um protocolo de gerenciamento remoto da operadora. Ela pode mandar atualizações via TR69. Eu desabilitei inspecionando o código fonte.
Então, eu estou dentro do periodo de cancelamento da Oi, comprei os equipamentos para instalar e tirar o modem, pois pra mim gerenciar dois NATs é complicado, mas estou vendo que o tanto de "sucesso", talvez seja duvidoso. Os posts de sucesso não tem tanta informação e pelos comentários fico com mais dúvidas ainda. Possivelmente vou acabar cancelando da Oi e desistindo.
 
Sim, Mikrotik é um roteador (famoso "RB" - Router Board).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Então, eu estou dentro do periodo de cancelamento da Oi, comprei os equipamentos para instalar e tirar o modem, pois pra mim gerenciar dois NATs é complicado, mas estou vendo que o tanto de "sucesso", talvez seja duvidoso. Os posts de sucesso não tem tanta informação e pelos comentários fico com mais dúvidas ainda. Possivelmente vou acabar cancelando da Oi e desistindo.

Eu estou na mesma. Lendo os "tópicos de sucesso" e lendo mais dúvidas do que respostas....
 
Última edição:
Segue o resultado:
image.png

Vi que o pessoal sempre tem informações, mas está mostrando vazio.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Ainda não, o KILLME está me ajudando aqui. Ao menos o LOID está com Initial Status, que pelo que consegui ler, é um ponto "bom".
Não está autenticando sua ONU na OLT, está faltando alguma configuração.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo